sábado, 31 de agosto de 2013

Paulo Fonseca em Antevisão da 3ª Jornada da Liga e Convocados



1 – Aqui está a antevisão de Paulo Fonseca do jogo da terceira jornada da Liga, frente ao Paços de Ferreira.

“"O QUE ESPERO É QUE O FC PORTO GANHE"

Paulo Fonseca fez esta sexta-feira a antevisão do encontro com o Paços de Ferreira, a disputar domingo, pelas 17h45, a contar para a terceira jornada da Liga. Em conferência de imprensa, o treinador dos Dragões assegurou que a equipa está preparada para continuar na senda das vitórias na deslocação a Felgueiras, terreno emprestado a uma equipa do Paços "agressiva e solidária".

"As deslocações a Paços de Ferreira - neste caso, a Felgueiras - são tradicionalmente difíceis”: assim começou o treinador do FC Porto a abordagem ao encontro em que os azuis e brancos vão defrontar o 3.º classificado da época 2012/13. Perspectivando um jogo difícil, mas encarado com “atenção e seriedade" por parte da equipa dos Dragões, Paulo Fonseca desvalorizou o facto de o jogo ser jogado em Felgueiras (em vez do Estádio da Mata Real) e teve amplos elogios para o adversário: "É uma boa equipa que, neste momento, ainda não conseguiu qualquer vitória nos encontros que disputou mas que, a meu ver, tem sido infeliz, alcançando resultados que não traduzem minimamente o que a equipa vem produzindo. Tive oportunidade de assistir aos jogos e o Paços de Ferreira apresenta uma excelente qualidade de jogo, assumindo as despesas do jogo e que tem sido ofensiva. Tem defrontado grandes equipas, demonstrando bom futebol e deixando uma excelente imagem. Aquela casa tem características muito próprias: é sempre uma equipa agressiva e solidária. Vai ser um jogo muito difícil para o FC Porto", revelou.

O facto de ter sido, na época passada, treinador do adversário deste domingo tem, na perspectiva de Paulo Fonseca, vantagens e desvantagens – mas tem, obrigatoriamente, diferenças: "É um passado que me orgulha imenso do ponto de vista sentimental. É especial defrontar o Paços de Ferreira, estão ali pessoas que marcaram para sempre a minha vida. Por outro lado, queremos vencer, independentemente de ser o Paços de Ferreira ou outro adversário. O ano passado era eu o treinador, este ano é o Costinha, certamente com ideias diferentes sobre o jogo. O Paços de Ferreira continua a ser uma equipa muito forte", referiu.

Quanto ao sorteio da Champions League, tornado público na quinta-feira passada, Paulo Fonseca foi sucinto: "Fiquei satisfeito com o calendário. Em relação
às equipas, todas elas são fortes, a escolha era reduzida", comentou, com um sorriso. "Estamos optimistas para a Champions, como estamos para as outras competições em que estamos inseridos", afirmou.

Desmentindo as notícias sobre a saída de Izmaylov e abordando o fecho de mercado "com tranquilidade", o treinador portista demonstrou-se "confiante em relação a permanência dos jogadores” que têm sido falados pela imprensa: “O mercado fecha segunda-feira e há coisas que vão ficar mais esclarecidas. É importante reduzir o plantel e penso que vai ser conseguido". A última nota da conferência de imprensa foi para Marko Pavlovski, jogador associado aos Dragões: "Para vir para o FC Porto é, certamente, um jovem com grande valor e em quem depositamos grandes esperanças a longo prazo. Pode desempenhar a função de n.º 10 ou jogar nas alas", finalizou.”

Em



2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Fucile, Josué, Jackson, Quintero, Ghilas, Herrera, Licá, Ricardo, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Otamendi e Defour.

3 – O meu palpite para o onze inicial é:

Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Licá, Jackson e Josué.


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sorteio da Fase de Grupos da Liga dos Campeões 2013-2014



Realizou-se na tarde desta quinta-feira o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2013-2014. O sorteio realizou-se, como habitualmente, no Mónaco, e o mesmo ditou que o FC Porto, que se encontrava no pote 1, ficou no grupo G, e que terá como adversários os espanhóis do Atletico de Madrid, os russos do Zenit  de S. Petersburgo e os austríacos do Austria de Viena.

O calendário desta fase da prova ficou assim ordenado:
1.ª jornada (18 Setembro)
Áustria Viena-FC PORTO
Atl. Madrid-Zenit

2.ª jornada (1 Outubro)
FC PORTO-Atl. Madrid
Zenit-Áustria Viena

3.ª jornada (22 Outubro)
FC PORTO-Zenit
Áustria Viena-Atl. Madrid

4.ª jornada (6 Novembro)
Zenit-FC PORTO
Atl. Madrid-Áustria Viena

5.ª jornada (26 Novembro)
FC PORTO-Áustria Viena
Zenit-Atl. Madrid

6.ª jornada (11 Dezembro)
Atl. Madrid-FC PORTO
Áustria Viena-Zenit

Não há muito a dizer deste sorteio, visto que na Liga dos Campeões não há equipas fáceis e aquelas que supostamente são mais acessíveis, tornam-se verdadeiros bicos de obra. Contudo, sabe-se que as deslocações à Rússia são complicadas, devido ao clima e não só. E também sabemos que Hulk será um adversário que conhece bem os dragões, no entanto, os ex-colegas também o conhecem bem. Quanto à deslocação a Viena, será sempre um misto de emoções, por tudo o que representa aquela cidade na história do FC Porto. E, finalmente, a deslocação a Madrid também não se revelará fácil. É certo e sabido que não haverá facilidades, mas também é certo e sabido que o principal objetivo do FC Porto é passar aos oitavos de final da prova.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Deco Vai Pendurar As Chuteiras



“É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. Os últimos minutos na quarta-feira pelo Fluminense foram os últimos dos 17 anos dentro de campo como jogador de futebol. Gostaria muito de continuar até o final deste Brasileiro e ajudar a colocar a equipe novamente
Na Libertadores, mas não estou conseguindo. Quero agradecer ao Fluminense, ao Celso Barros (presidente do patrocinador do Fluminense) e todos que trabalharam comigo nestes três anos e me deram a oportunidade de jogar no futebol brasileiro. Mais do que isso, pude participar e ajudar a conquistar dois títulos Brasileiros e mais o Campeonato Carioca. Fui muito feliz neste período no clube. Gostaria muito de ter ajudado muito mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu. Deixo claro que me dediquei, esforcei e muitos me apoiaram para que eu seguisse até o final de ano. Fisicamente poderia jogar, mas os
meus músculos não suportam mais. Obrigado a todos e pela confiança e carinho”.


Esta foi uma das notícias desportivas desta Segunda-feira. Deco, um grande jogador, vai por termo à carreira de futebolista profissional devido a problemas físicos. Do seu currículo constam clubes como o FC Porto, o Barcelona, o Chelsea e o Fluminense, onde conquistou títulos.
Esteve para envergar a camisola do Benfica, mas por sorte, ou talvez porque o seu destino era vencer, acabou por vir para o FC Porto. Em boa hora o fez. É que Deco faz parte de um grupo de jogadores que tem o nome escrito num dos ciclos dourados da história do FC Porto. Teve participação ativa em duas finais europeias, sendo o marcador de um dos golos na final da Liga dos Campeões de 2004. E a participação nesse ciclo dourado portista abriu-lhe as portas do clube onde sonhava jogar, o Barça. Seguramente Deco não chegou ao FC Porto portista, mas, ao longo do tempo em que vestiu a camisola dos dragões, aprendeu a sê-lo.
É, por isso, um nome inesquecível para os adeptos portistas, para quem Deco será sempre o mágico número dez, que finta com os dois pés e que é melhor que o pelé.
Por certo o luso brasileiro não se afastará do futebol, assim sendo, boa sorte Deco para esta nova etapa.


Segundo o jornal OJOGO, o empresário de Deco proferiu as seguintes palavras à Rádio Renascença: "Ele [Deco] tem um carinho muito grande pelo FC Porto e diz-se adepto do clube. Conquistou onze títulos pelo clube e, se houver alguma possibilidade para um jogo de despedida, com certeza que o FC Porto estará incluído". Visto que o presidente Pinto da Costa referiu que Deco: «É um jogador que fica na história do FC Porto, será um das lendas do FC Porto. Foi um jogador fantástico e que ainda hoje sente o clube. Foi um vencedor no FC Porto, pelo sucesso que alcançou com a conquista de vários títulos, e será lembrado como um jogador fabuloso». Será possível o tal jogo? Seria um momento bonito para a família portista.


domingo, 25 de agosto de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Marítimo 0



1 – Crónica

Primeiro jogo no Dragão, Segunda vitória no Campeonato

No início de noite deste Domingo, o FC Porto recebeu o Marítimo em jogo a contar para a segunda jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 3-0.
Para o primeiro jogo do campeonato em casa, Paulo Fonseca apostou nos mesmos onze jogadores que na jornada passada defrontaram o Vitória de Setúbal. Assim sendo, sem mais demoras, avancemos para a história do jogo.
O FC Porto entrou determinado em derrubar a moral dos insulares que chegou ao Dragão em alta, depois de na primeira jornada terem derrotado o Benfica. E dessa forma, aos 9 minutos Licá deu o primeiro aviso, reforçado posteriormente por Jackson. Mas ao minuto 27, a ameaça concretizou-se. Jackson concluiu com êxito uma jogada que começou em Otamendi e que passou por Lucho e Licá. O segundo golo da noite surgiu minutos depois, mais concretamente ao minuto 37. Desta vez foi Licá a concretizar da melhor forma uma jogada iniciada por Josué e que contou com o contributo de Danilo. Foi com este resultado  que chegou o intervalo.
No regresso para o segundo tempo, o treinador portista viu-se forçado a realizar uma substituição, visto que Mangala saiu lesionado cedendo o seu lugar a Maicon. E se os dragões traziam uma vantagem de dois golos do primeiro tempo, ampliaram-na pouco depois de começar o segundo. É que ao minuto 49 foi assinalada uma grande penalidade a castigar uma falta sofrida por Otamendi e que Josué se encarregou, tal como havia acontecido em Setúbal, de a converter. O Marítimo tentou reagir à desvantagem, mas a defesa portista esteve sempre atenta. Até ao final o FC Porto controlou o jogo e podia ter ampliado a vantagem, por intermédio de Jackson, Quintero ou Lucho, mas como  tal não aconteceu, fica para a história o registo de mais esta vitória por 3-0 sobre o Marítimo.
Com este resultado o FC Porto soma seis pontos, e permanece no grupo que lidera o campeonato.



2 – Análise

Segundo jogo do campeonato, segunda vitória. Infelizmente não me foi possível assistir ou acompanhar o relato da primeira parte, mas pelo que percebi o FC Porto apresentou-se com bons pormenores. Consegui acompanhar o relato do segundo tempo e gostei do que ouvi. Em suma, foi um bom jogo, com bons pormenores, que originaram uma boa vitória, no primeiro jogo em casa. Contudo, a vitória poderia ter sido mais expressiva.

sábado, 24 de agosto de 2013

Paulo Fonseca em Antevisão da 2ª Jornada da Liga e Convocados



1 – Aqui está a antevisão de Paulo Fonseca do jogo da segunda jornada da liga, frente ao Marítimo.


““SOMOS UMA EQUIPA SERENA, TRANQUILA E MORALIZADA”

Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, perspectivou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, o encontro com o Marítimo de domingo, às 19h45, no Estádio do Dragão, a contar para a segunda jornada da Liga. O treinador do tricampeão nacional reforçou a vontade de vencer o desafio, ciente das dificuldades que o adversário pode colocar ao FC Porto, num jogo encarado “sem descompressões nem descontracções”.

O treinador do FC Porto espera uma equipa do Marítimo disposta a lutar pelo resultado no primeiro desafio oficial dos Dragões frente ao seu público: “Espero um Marítimo moralizado e motivado em função do que fez no primeiro jogo. Certamente não vai fugir daquilo que é normalmente uma equipa do Pedro Martins – fortes na troca de bola e rápidos a sair para o contra-ataque. Temos noção que vai ser um jogo complicado, com um sério candidato aos lugares cimeiros da classificação”, referiu, com esperança que se possa ver bom futebol no Dragão: “Todas as equipas que procuram jogar o jogo pelo jogo podem contribuir significativamente para a qualidade da partida. Espero que tanto nós como o Marítimo possamos providenciar um bom espectáculo”.

Segundo Paulo Fonseca, o FC Porto está numa boa fase: “Somos uma equipa feliz, até porque vencemos todos os jogos nas competições que tínhamos de disputar. O FC Porto é, neste momento, uma equipa serena, tranquila e moralizada – mas ciente das dificuldades que vai encontrar”, comentou. Independentemente do que fazem os adversários, declarou: “Se há algo que todos temos de saber num clube como o FC Porto não pode haver lugar a descompressão nem a descontracção. Temos de entrar em qualquer jogo para vencer, algo que é ainda mais importante no primeiro jogo em casa, com o excelente apoio que temos vindo a receber dos adeptos nas partidas que já disputamos. Esperemos que eles possam estar em massa neste jogo, é importante para nós e temos a obrigação, perante as exigências do jogo, do campeonato e dos nossos adeptos, estar ao nível que possa contribuir para mais uma vitória do FC Porto”.

Josué foi o marcador do penálti do FC Porto no jogo com o Vitória de Setúbal, algo que Paulo Fonseca considera normal: “A questão do marcador de penaltis parecia que estava a assombrar esses momentos. Trabalhamos todos os dias com os jogadores, avaliamos em função da resposta que tem sido dada nos treinos e decidimos por um jogador que bate bem os penáltis. Mas outros atletas poderão assumir essa responsabilidade, incluindo, naturalmente, os que marcavam anteriormente. Ninguém passou para segundo plano”, revelou.

O treinador dos tricampeões nacionais abordou também a ausência de Iturbe nas recentes convocatórias, referindo que “é um jogador que está a trabalhar bem”, mas que só pode “escolher 18 para cada jogo”, tendo ainda comentado as possibilidades de Quintero se afirmar num futuro próximo: “É um jogador em que acreditamos muito. Pode ainda não estar no seu melhor momento em termos físicos, mas está num patamar muito elevado e vai ser, com certeza, importante no FC Porto. Pelo meio ou pelas alas”, declarou.

Fugindo a polémicas e mostrando-se despreocupado em relação a entradas e saídas, Paulo Fonseca está confiante de que vai manter o núcleo-duro do plantel para o resto da época: “Acredito que é isso que vai acontecer, pese embora as notícias que têm vindo a público. Os plantéis de clubes como o FC Porto nunca estão fechados, mas estou satisfeito com o plantel à minha disposição. Claro que se houver algum negócio vantajoso para o FC Porto estamos abertos a isso. O que posso confidenciar é que estou ansioso que chegue o dia 31 para terminarem as notícias que podem, em determinados momentos, mexer com os jogadores”, completou.”

Em



2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Iturbe, Josué, Jackson, Quintero, Ghilas, Fucile, Herrera, Licá, Mangala, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Otamendi e Defour.



3 – O meu palpite para o onze inicial é:

Helton; Danilo, Mangala, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Quintero, Jackson e Licá.