domingo, 30 de novembro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 5 – Rio Ave 0



1 – Crónica

No Último dia de Novembro, Uma Mão Cheia de Golos

No início de noite deste Domingo o FC Porto recebeu o Rio Ave em jogo a contar para a 11ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 5-0.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Marcano, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Tello, Jackson e Brahimi.
O FC Porto entrou bem em jogo, os dragões dominaram e controlaram as operações, mas faltou a pontaria na hora de rematar à baliza. Danilo deu o primeiro aviso, mas viu o seu remate ser travado pelo guarda-redes adversário; seguiu-se um remate de Jackson que um defensor contrário impediu de levar o caminho desejado pelo capitão portista; Danilo, por duas vezes, voltou a demonstrar que queria marcar. Com o passar do tempo o Rio Ave foi crescendo e, de quando em vez aproximou-se da área portista, sem contudo oferecer real perigo para a baliza de Fabiano. Desta forma, o intervalo chegou com um nulo no marcador.
No início do segundo tempo, o FC Porto chegou a vantagem através de um golo de Tello, ao minuto 47. Os de Vila do Conde não baixaram os braços e procuraram aproximar-se da baliza portista em busca do empate. Mas o golo surgiu na baliza contrária. Ao minuto 78, Jackson ampliou a vantagem portista. Já antes, outra vez Danilo, Marcano e Casemiro voltaram a ameaçar a baliza dos de Vila do Conde. O Rio Ave ainda esteve perto do golo, mas a bola acabou por ir ao poste. Quando muitos esperavam que o resultado estava feito, eis que chegam os 5 minutos de pontaria portista afinada. Ao minuto 89, Alex Sandro, Quase sem querer, fez o terceiro da noite. Depois veio o golo de Óliver, ao minuto 91. E, por fim, ao minuto 93, o golo de Danilo, que depois de tanto ameaçar, finalmente acertou na baliza fixando o resultado final nos 5 golos sem resposta. Talvez um resultado demasiado pesado para o Rio Ave.
Com este resultado o FC Porto mantêm-se no terceiro lugar do campeonato, a 3 pontos da liderança, que é ocupada pelo Benfica e a 1 ponto do Vitória de Guimarães.



2 – Análise

Após a garantia do primeiro lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, os dragões regressaram ao campeonato. Para este encontro já eram esperadas dificuldades, mas esperava-se que a equipa de Lopetegui desse a volta às dificuldades.
O treinador portista apostou praticamente no mesmo onze que na passada Terça venceu na Bielorrússia, apenas fez entrar Tello para o lugar de Quaresma. Sendo que o português entrou no decurso da partida, já perto do final. Tal como Ruben Neves e Quintero. Na minha opinião, Lopetegui procurou equilibrar e refrescar a equipa.
O  FC Porto entrou bem, mas aos poucos o encontro foi tornando-se um tanto ou quanto dividido. No segundo tempo chegaram os golos, primeiro Tello e Depois Jackson, sendo que até ao golo do número 9, ou seja, o segundo, poucos imaginariam o resultado final. É que o Rio Ave procurou nunca baixar os braços. Alex Sandro, Óliver e Danilo marcaram e ajudaram a “engordar” a vitória portista. Resultado exagerado? Talvez, mas é por isso que o futebol é imprevisível.
Em suma, esta foi uma vitória importante, na medida em que permitiu manter as contas do campeonato exatamente como estava à partida para esta jornada.

PS. O FC Porto associou-se a uma ação da Liga Portuguesa Contra o Cancro e, por isso, neste encontro os dragões vestiram o equipamento rosa.

sábado, 29 de novembro de 2014

Lopetegui em Antevisão da 11ª Jornada da Liga e Convocados



1 – Aqui está a antevisão de Lopetegui do jogo da 11ª jornada da Liga, frente ao Rio Ave.

“LOPETEGUI: “TEMOS DE FAZER UM GRANDE JOGO”
​Técnico espanhol perspectiva dificuldades na recepção ao Rio Ave (domingo, 20h15)

​Encerrado mais um capítulo da história portista na UEFA Champions League, o FC Porto volta a centrar atenções nas competições internas e prepara-se para receber o Rio Ave na 11.ª jornada da Liga portuguesa, este domingo, às 20h15. No lançamento do desafio com os vila-condenses, Julen Lopetegui garantiu concentração máxima para o compromisso que se segue, deixando elogios ao próximo opositor dos Dragões.

“Vamos defrontar uma equipa muito boa, que este ano tem demonstrado que tem bons jogadores e que é muito bem orientada. O Rio Ave possui jogadores experientes, que sabem o que querem nos variados momentos do jogo. Além disso, acredito que a equipa que jogou em Kiev não será a mesma que vai jogar no Estádio do Dragão. Temos de fazer um grande jogo para conseguirmos vencer o Rio Ave, uma equipa que vai exigir o máximo de nós. Os jogadores sabem perfeitamente que queremos vencer todos os jogos. Estão preparados e totalmente focados no próximo jogo. Quando termina um jogo, começamos imediatamente a pensar no jogo seguinte”, afirmou o treinador basco na conferência de imprensa de antevisão do FC Porto-Rio Ave, que decorreu no Olival após mais uma sessão de trabalho.

O triunfo em Borisov ainda está fresco na memória, mas Julen Lopetegui sublinhou que “isso é passado”, até porque se avizinham novas exigências no embate com o Rio Ave. “Não pensamos em nada que esteja relacionado com a Champions League. A única coisa que temos na cabeça é dar uma boa resposta e fazer um bom jogo frente ao Rio Ave - uma equipa que, repito, tem muita qualidade”. A três pontos do primeiro lugar, o técnico espanhol acredita que ainda é cedo para fazer contas. “O campeonato é muito longo e, por vezes, fazem-se análises prematuras e precipitadas. Encaramos cada jogo como se fosse o último, e é dessa forma que entraremos em campo frente ao Rio Ave”, assegurou.

Considerando que os Dragões têm sido “menos eficazes” na Liga do que na UEFA Champions League, ainda que a forma de jogar seja “igual”, Julen Lopetegui mostrou-se satisfeito com o crescimento de Héctor Herrera e pediu tempo para a afirmação de Adrián López. “O Héctor está a fazer uma boa época e a crescer. Tem dado uma excelente resposta, tal como os seus companheiros, e estamos satisfeitos por isso. Quanto ao Ádrian, está a viver uma realidade diferente e isso requer uma adaptação. Trabalha bem todos os dias e, quando chegar o momento, tenho a certeza que dará uma excelente resposta”.”

Em



2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Fabiano, Andrés Fernández, Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Tello, Herrera, Adrián López, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves e Aboubakar.


3 – O meu palpite para a equipa titular é:

Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro/Ruben Neves, Herrera e Óliver; Tello, Jackson e Brahimi


4 – Sobre o jogo
Depois de garantir o primeiro lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, é hora de regressar ao campeonato. Espera-se que o FC Porto encontre dificuldades no jogo frente ao Rio Ave, mas também se espera que a equipa de Lopetegui seja capaz de dar a volta às dificuldades. É que é muito importante somar os três pontos neste encontro. Para tal, terá de estar em campo uma equipa solidária a defender e a atacar; coesa; lutadora; aguerrida; e com pontaria bem afinada.
Força FC Porto!


terça-feira, 25 de novembro de 2014

Crónica e Análise: BATE Borisov 0 – FC Porto 3



1 – Crónica

O FC Porto Venceu e Cumpriu O Objetivo

No final de tarde desta Terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do BATE Borisov em jogo a contar para a quinta jornada da fase de grupos, grupo H, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-3.
Para este encontro, Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Marcano, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Quaresma, Jackson e Brahimi.
O primeiro tempo foi morno, muito morno. O FC Porto demorou a aproximar-se da área, e consequentemente da baliza bielorrussa, muito por culpa da preção exercida pelos bielorrussos. Mas se o FC Porto demorou a criar perigo, o BATE Borisov também não fez melhor do que um remate torto que nem representou perigo iminente para a à baliza de Fabiano. Só mais próximo do intervalo é que o FC Porto rondou a baliza adversária, através de um remate de Brahimi, que passou ao lado. Assim, foi com um nulo no marcador que chegou o intervalo.
O FC Porto entrou melhor no segundo tempo e, ao minuto 56, Herrera, com um remate certeiro, ativou o marcador. Menos de 10 minutos depois, minuto 65, Jackson ampliou o resultado. E, já perto do final do encontro, minuto 89, Tello fechou as contas do jogo.
Com esta vitória o FC Porto soma 13 pontos e lidera o grupo H.



2 – Análise

Para este encontro eram esperadas dificuldades, a começar pelo frio, temperaturas negativas. Para além disso, esperava-se que o BATE Borisov procurasse defender e aproveitasse para contra-atacar sempre que tivesse hipóteses para o fazer. É que nas restantes contas do grupo, ainda havia possibilidade do BATE lutar pela entrada na Liga Europa.
Ora, o frio marcou presença, e os Bielorrussos tentaram por em campo a sua estratégia, sem contudo, criar real perigo para a baliza portista. No entanto, parecia claro que se o FC Porto acelerasse o jogo, deitava por terra essa estratégia. Contudo o FC Porto pareceu ter demorado a entrar em jogo, melhorando um pouco no final da primeira parte e entrando melhor na segunda. Herrera, Jackson e Tello fizeram os golos num segundo tempo mais agradável.
Em suma, o FC Porto foi a Bielorrússia fazer o que lhe competia, ou seja, venceu o jogo; somou 3 pontos, que lhe permitem cimentar a liderança do grupo H; e arrecadou mais um milhão de euros.



PS. Não é que quando liguei o rádio para seguir o jogo, estava o comentador a fazer uma espécie de crítica a Lopetegui por, imaginem só, não fazer rotatividade. Ou seja, o homem é preso por ter cão e por não ter. Até posso concordar que o treinador portista poderia, talvez, ter feito as substituições mais cedo, sobretudo as duas últimas, mas daí até criticar por não fazer algo que já tanto foi criticado por fazer. Enfim.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Lopetegui e Alex Sandro Em Antevisão da 5ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões e Convocados



1 – Aqui está a antevisão de Lopetegui e de Alex Sandro do jogo da quinta jornada da fase de grupos, grupo H, da Liga dos Campeões, frente ao BATE Borisov.

“LOPETEGUI: “SERÁ MAIS DIFÍCIL DO QUE MUITOS PENSAM”
​Técnico espanhol afasta cenário de facilidades frente ao BATE Borisov (terça-feira, 17h00)

​Com a qualificação para os oitavos-de-final da UEFA Champions League garantida, Julen Lopetegui não esconde que o objectivo passa agora por manter a liderança do Grupo H. Para que isso seja possível, o técnico espanhol considera essencial sair do terreno do BATE Borisov com a vitória, mas alerta para as dificuldades que esperam os Dragões neste jogo da quinta jornada, marcado para terça-feira, às 17h00 (em Portugal Continental), na Arena Borisov. Será um confronto "mais difícil do que muitos pensam".

“Os jogos chegam quando chegam, mas é verdade que temos muita vontade de competir. Já passou algum tempo desde o nosso último jogo, mas já temos todos os jogadores 100 por cento incorporados, física e mentalmente preparados. Existe uma grande vontade de voltar a jogar a UEFA Champions League, com uma boa exibição, frente a um adversário exigente e que ainda tem possibilidades matemáticas de lutar pelo apuramento. Temos de estar concentrados e ter uma atitude forte para conseguirmos vencer”, afirmou Julen Lopetegui ao Porto Canal e www.fcporto.pt, no lançamento do embate com os bielorrussos, terceiros classificados, com quatro pontos, e ainda a sonhar com uma vaga na fase seguinte. O FC Porto é líder do grupo, com dez pontos, mais dois do que o Shakhtar Donetsk.

A vitória por 6-0 na primeira volta, no Estádio do Dragão, faz parte do passado, até porque a distância que separa ambos os jogos traz novos desafios para os azuis e brancos. “Não podemos fazer análises de ânimo leve, e tudo o que conseguimos é resultado do nosso mérito dentro de cada jogo. Vamos ter pela frente uma equipa que foi capaz de bater o Athletic Club e que ainda luta para passar à fase seguinte, por isso respeitamos o BATE Borisov como respeitamos todas as outras equipas. Vai ser um jogo de exigência máxima, mas vamos lutar pelos três pontos com a consciência das dificuldades que nos esperam. Temos de encontrar respostas para os problemas que vamos encontrar e de fazer um bom jogo, pois só assim conseguiremos sair da Bielorrússia com o resultado que pretendemos, a vitória”, prosseguiu Julen Lopetegui.

Ao contrário do que é habitual, o FC Porto viajou no dia anterior ao jogo e abdicou do tradicional treino de adaptação ao relvado no qual vai jogar. Julen Lopetegui explicou porquê. “Fizemo-lo porque consideramos este jogo importantíssimo para nós. Por questões logísticas, achámos que seria melhor para os jogadores sair na véspera, para não se ressentirem tanto do desgaste de uma viagem longa”, esclareceu o técnico dos Dragões, que exige ambição máxima para o compromisso europeu que segue, até porque ainda há objectivos a cumprir. “Já concretizámos o objectivo de nos qualificarmos para a fase seguinte, agora queremos fazê-lo em primeiro lugar. Para isso temos de levar algo positivo de Borisov e o jogo será mais difícil do que muitos pensam. Para nós, é muito importante estarmos em primeiro lugar no final dos seis jogos desta fase”, concluiu.”


“ALEX SANDRO: “CADA JOGO É UMA HISTÓRIA”
​Lateral encara encontro com o BATE Borisov como “decisivo” para garantir o primeiro lugar do Grupo H

​Alex Sandro afirmou, na antevisão da partida com o BATE Borisov (terça-feira, 17h00, horário de Portugal Continental), que os portistas não esperam facilidades frente ao eneacampeão bielorrusso, que ainda pode chegar à qualificação para os oitavos-de-final. O brasileiro assumiu que este será “um jogo decisivo” com vista a garantir o primeiro lugar no Grupo H da Champions League e garantiu que a equipa terá apenas um objectivo em mente: “Vamos entrar em campo a pensar no nosso trabalho e não no deles”.

“Sabemos que temos de vencer para poder atingir o primeiro lugar do grupo. Acho que esta paragem por causa das selecções não desconcentrou a equipa e estamos todos focados para chegar lá e vencer. Nunca entramos a pensar em facilidades. Eles são campeões bielorrussos e têm mérito. Cada jogo é uma história: se nos jogos passados eles foram infelizes, vão fazer de tudo para serem felizes contra o FC Porto. Vamos respeitar o BATE Borisov, independentemente dos resultados que alcançaram até agora”, referiu Alex Sandro ao Porto Canal.

O facto de o campeão bielorrusso “ainda poder alcançar a qualificação”, adicionado ao facto “de jogar em casa”, são factores que, para Alex Sandro, dificultarão a missão portista. "Estamos sempre motivados, quer seja a Champions League, o campeonato português ou outra competição. Acho que o mais importante é termos a consciência de que fizemos um bom trabalho e é isso que esperamos sempre”.

Destacando o aumento de confiança que a chamada às selecções dá aos atletas, Alex Sandro desvalorizou o cansaço que os internacionais possam sentir: “Acredito que a pausa, pelo motivo que foi, deixou o grupo mais confiante, quer os que foram, quer os que ficaram. Já estamos acostumados a viagens, a fusos horários diferentes e penso que isso não nos vai afectar”.”

Em


2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Fabiano, Andrés Fernández, Ricardo Nunes, Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Tello, Evandro, Herrera, Adrián López, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves e Aboubakar.


3 – O meu palpite para a equipa titular é:

Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Tello, Jackson e Brahimi


4 – Sobre o jogo
É o regresso do FC Porto à competição após interrupção para jogos das seleções e Taça de Portugal. É um jogo em que é importante o FC Porto conquistar uma vitória, para assim cimentar o primeiro lugar no grupo. Haverá, por certo, dificuldades a enfrentar, a começar pela temperatura. Contudo, espera-se que a equipa de Lopetegui faça tudo para transformar as dificuldades em facilidades.
Força FC Porto!

domingo, 23 de novembro de 2014

O Que Gostava Que a Imprensa Portuguesa Escrevesse E Dissesse Sobre o FC Porto



A propósito da visita de uma delegação portista, liderada pelo Presidente Pinto da Costa, a Angola, eis o que o Jornal de Angola publicou no seu editorial.

«Uma embaixada do Futebol Clube do Porto está em Angola chefiada por Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente dos “Dragões”.
No campo desportivo, já registámos a grande vitória: uma das mais importantes instituições desportivas do mundo vai participar na formação dos jovens futebolistas angolanos, através de um protocolo de cooperação com a Academia de Futebol de Angola.
Este acontecimento mostra que em Portugal há quem passe rapidamente das palavras aos actos. Nem todos se ficam pelas boas intenções, por reuniões fastidiosas e promessas que saem da boca para fora e morrem logo a seguir nas gavetas de um qualquer ministério do Terreiro do Paço.
Jorge Nuno Pinto da Costa, com o seu proverbial sentido de humor, vincou isso mesmo. Em declarações à imprensa angolana, disse que se as relações e as realizações que delas decorrem, entre o F. C. Porto e as autoridades angolanas, tivessem igual expressão no poder político e económico de Portugal, os dois povos estariam hoje mais próximos e seguramente a viver muito melhor. Nós temos matérias-primas estratégicas que fazem muita falta ao desenvolvimento da economia portuguesa e Portugal tem “know-how”, investigação e quadros especializados que podem suprir de uma forma eficaz e célere as nossas carências mais gritantes.
Tudo isto é verdade e tão visível que ninguém contesta. Mas a dimensão afectiva é ainda mais importante. A inteligência emocional precisa de afectos e de memórias, de caminhos percorridos lado a lado, de projectos comuns que reforcem os laços entre dois povos que se conhecem e convivem há 500 anos. O presente só faz sentido se formos capazes de criar relações mais duradouras e justas, que vão suportar um futuro promissor e próspero para os dois povos.
Numa entrevista à rádio Luanda Antena Comercial (LAC), Jorge Nuno Pinto da Costa recordou o dia em que o Presidente José Eduardo dos Santos lhe pediu que localizasse em Portugal o seu treinador no F. C. Luanda, quando ainda era júnior e um dos mais promissores futebolistas angolanos. Esse gesto simples tem a grandeza do que liga angolanos e portugueses. Em primeiro lugar, o que significa no campo dos afectos. E depois, o que existe de positivo num passado que a dominação colonial inquinou, envenenou, mas não foi capaz de se erigir como um a muralha de frieza e distanciamento.
O F. C. Porto é um dos maiores clubes do mundo. Desde o tempo de Feliciano ou Baeta que dá cartas no campo da formação. Das escolas dos “Dragões” saíram alguns dos melhores futebolistas do universo do futebol. A cooperação que agora começou com a Academia de Futebol de Angola vai seguramente ajudar a fortalecer as bases do nosso meio futebolístico, cheio de talentos mas que precisam de orientação. São autênticos diamantes por lapidar.
A intervenção de técnicos qualificados do F. C. Porto é fundamental para transmitir novos conhecimentos aos técnicos angolanos e dar novas perspectivas aos jovens atletas. A metodologia do treino nas camadas jovens é crucial. Nos escalões de formação é que se moldam os grandes atletas do futuro. Pelo percurso do nosso futebol sénior, é fácil perceber que a motricidade dos atletas foi descurada na fase inicial e que o treino específico falhou. Com a parceria agora estabelecida, esse quadro vai mudar. Só por isso, foi importante a visita a Angola da embaixada desportiva do F. C. Porto.
Mas há também o jogo dos afectos. Milhares de angolanos andam pelas ruas das nossas vilas e cidades com as suas camisolas “azuis à Porto”. O grande clube português tem entre nós muitos milhares de adeptos. Para esses, mas também para todos os desportistas angolanos, a visita a Angola da comitiva dos “Dragões” presidida por Jorge Nuno Pinto da Costa foi motivo de alegria e felicidade. O futebol continua a ser entre nós, o desporto das multidões. F. C. Porto, Benfica, Sporting e Belenenses continuam a ter muitos adeptos em Angola. Ainda que o emblema da “Cruz de Cristo” já não tenha ao seu serviço o grande Matateu, o seu irmão Vicente, ou Laurindo e Godinho, os nossos craques que foram jogar para Portugal.
A embaixada desportiva dos “Dragões” trouxe consigo e pela voz do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa o Portugal afectuoso, amigo e solidário que os angolanos gostavam de ver a todos os níveis e muito especialmente ao nível do poder político cujos actores se esforçam (e conseguem) para ensombrar as nossas relações fraternas, que todos queremos ver mais estreitas e fortes. Mas temos a certeza de que um dia, de Portugal só vão chegar bons ventos e a amizade contagiante e afectuosa que a embaixada dos “Dragões” agora nos trouxe. O tempo vai acabar por fazer vir ao de cima, o bom senso e a inteligência.»

Retirado de:

Gostava que muita da imprensa portuguesa fosse capaz de dar mérito ao FC Porto. Mas em vez disso, neste retângulo à beira mar plantado só há anti portistas a escrever e pior, a dirigir órgãos de comunicação social. Esses, diariamente, destilam ódio e criticam tudo o que o FC Porto faz de bom. Pior ainda, muitos desses órgãos de comunicação social, quando o FC Porto conquistou provas importantes, relegou o feito para um cantinho da página. Estou a referir-me, concretamente, à capa do jornal? Abola, no dia seguinte à vitória portista na Taça Intercontinental.
Fico, por isso, muito feliz com o reconhecimento de órgãos de comunicação social internacionais aos feitos do FC Porto.