quarta-feira, 22 de maio de 2019

Crónica de Um Campeonato Perdido em Casa


Bem sei que a época ainda não terminou e que, muito provavelmente, esta não é a melhor altura para se analisar o que se passou durante o campeonato e, dessa forma, encontrar a explicação para o facto do FC Porto ter perdido o título. Ainda assim, decidi que estava na altura de publicar este post, talvez na tentativa de procurar refletir para entender e aceitar este segundo lugar que tem tanto de amargo quanto de desolador.
Na minha perspetiva é fácil resumir o que se passou neste campeonato. O FC Porto fez uma boa primeira volta, em que perdeu em casa frente ao Vitória de Guimarães e fora frente ao Benfica. Depois da derrota na Luz, os Dragões embalaram para uma boa sequência de jogos a vencer que só terminou com um empate em Alvalade. Na segunda volta os azuis e brancos escorregaram em quatro partidas: três empates fora, frente ao Vitória de Guimarães, Moreirense e Rio Ave; e a derrota caseira frente ao Benfica. Analisando friamente estes resultados, poderíamos dizer que não seria impossível reverter a perda de pontos. No entanto, tal como disse um dia destes Miguel Guedes, “Depois do FC Porto ter perdido no Dragão e de se ter deixado ultrapassar na classificação, nunca nos deixariam ganhar esta Liga. (…) nunca nos deixariam recuperar dos erros próprios.”. Pois é, o FC Porto errou, mas não lhe foi dada a possibilidade de conseguir reverter ou remediar os erros. É que o Benfica, que não fez uma boa primeira volta, recuperou terreno na segunda, sendo que contou com a ajuda de terceiros quando os jogos pareciam complicar-se, como aconteceu em Braga ou em Vila do Conde, por exemplo.
Ainda assim é impossível não deixar de pensar que o FC Porto deixou escapar por entre os dedos um título que teve possibilidade de segurar. É que na minha opinião, os Dragões perderam este campeonato quando receberam o Benfica no Estádio do Dragão, num jogo em que não podiam de forma alguma ter perdido pontos, muito menos perder o jogo.  E é isso que mais me custa, é que o FC Porto perdeu o título por culpa própria. É certo, o adversário recuperou terreno com ajudas de terceiros em alguns momentos, mas o jogo chave foi o FC Porto quem o perdeu.
Hoje, olhando para o que foi a época, digo que se fosse possível escolher uma competição em favor da outra, diria que trocaria, sem pensar duas vezes, a vitória do FC Porto frente ao Benfica na meia final da Taça da Liga, pela vitória frente aos encarnados no Dragão para o campeonato. Acredito que faria toda a diferença. Bem sei que não vale a pena fazer este exercício, porque não é possível saber se uma vitória azul e branca no Dragão teria, de facto, feito toda a diferença; nem é possível alterar o rumo das coisas. Contudo, não consigo deixar de pensar nisto…
Mas a época ainda não acabou e por isso, caros jogadores do meu FC Porto – que é meu FC Porto nos bons e nos maus momentos – só vos peço que conquistem a Taça de Portugal para, dessa forma, atenuar este amargo que nos ficou por não termos conquistado o campeonato. Façam-no por vocês; por nós adeptos; e pelo Iker, o Corona e o Aboubakar que, por razões diferentes, não vão poder lá estar. Procurem as forças onde quiserem, mas tragam essa Taça para a invicta. Todos nós merecemos isso. Vamos Porto!


Sem comentários: