quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Faleceu Pôncio Monteiro

A família portista está de luto, pois ontem faleceu Pôncio Monteiro, um grande defensor do clube, um homem que nunca teve medo de dar a cara pelo FC Porto nem o corpo às balas, mesmo em situações complicadas.
Tenho a certeza que todos os portistas agradecem, ao SR. DR. Pôncio Monteiro, do fundo do coração, todas as vezes que defendeu o clube que tanto amou. E tenho também a certeza que não será esquecido.
À sua família as minhas condolências.
Que descanse em paz DR. Pôncio Monteiro

domingo, 19 de dezembro de 2010

Análise: Paços de Ferreira 0 – FC Porto 3

Terminar o ano com uma vitória
E vão 36 vitórias! E esta esteve meio complicada!
Estava à espera de um pouco mais, de qualquer forma, foi aceitável. Otamendi marcou o primeiro golo aos 11 minutos, outras vezes o segundo esteve à vista, mas não aconteceu. No segundo tempo a vantagem esteve em risco, mas Helton segurou a margem mínima. E, depois de fazer os portistas quase desesperar; pelo menos eu já estava a ficar um tanto ou quanto irritada com o facto do Paços estar a chegar perto da baliza portista com relativa facilidade, no entanto compreende-se que os pacenses tenham tentado atacar, já que estavam a jogar em casa e a bem dizer a lógica do futebol é ambas as equipas darem o melhor para tornar o jogo dinâmico. Mas o melhor é eu voltar ao jogo. Quase no final, apareceu a grande penalidade que deu origem ao segundo golo, Hulk foi o autor do mesmo e por fim, Walter fez o terceiro. Foi pena os dois golos não terem aparecido mais cedo.
E este ano de 2010 está desportivamente fechado e com mais uma vitória.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

FC Porto e Sevilha encontram-se nos dezasseis-avos

Hoje; na sede da UEFA, na Suíça; realizou-se o sorteio da Liga Europa. Sorteio que ditou o confronto entre o FC Porto e o Sevilha, cujo vencedor defrontará, nos oitavos de final ou os gregos do PAOK ou os russos do CSKA de Moscovo.
Assim, os dragões vão regressar a mais um palco de glória na sua história, o estádio onde em 2003 venceram a Taça UEFA.

Calendário de jogos:
Sevilha-FC Porto, 17 de Fevereiro, 20h05
FC Porto-Sevilha, 22 de Fevereiro, 17h00

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Análise: FCPorto 3 – CSKA Sófia 1

E vão 35 vitórias!
Este jogo já não mudava nada, a passagem à próxima fase já estava garantida e o primeiro lugar do grupo L assegurado. Por isso houve algumas mexidas no onze inicial, situação que já era de todo esperada.
Não vi a totalidade do jogo, quando entrei no carro o FC Porto marcou o golo, pelos vistos comecei a ouvir na hora h! Foi Otamendi a activar o marcador, praticamente a meio do primeiro tempo. No início da segunda parte os Búlgaros empataram, mas o empate não durou muito, Ruben Micael tratou de desfazer esse empate. Falcão voltou a falhar uma grande penalidade, ai, ai! as grandes penalidades e o colombiano parece que não se dão lá muito bem! E finalmente ao cair do pano James marcou o terceiro. Quase que as contas não ficavam por aqui. O jogo não foi nada assim de muito especial, mas não foi mau de todo.
Agora é esperar pelo sorteio de Sexta para ver quem será o próximo adversário.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Bicampeão do Mundo, A Seis Anos

Seis anos, faz hoje seis anos que o FC Porto sagrou-se bicampeão do mundo. Recordo-me perfeitamente desse jogo. Levantei-me cedo, preparei-me para sofrer um bocadinho, mas nunca pensei que fosse tão complicado. A bola teimava em não entrar, o tempo ia passando e o prolongamento aproximava-se. Até Vítor Baía deu-nos um grande susto. Depois vieram as grandes penalidades, mais uma grande doze de sofrimento. Confesso que já estava à beirinha do desespero, quando Pedro Emanuel acabou com aquele jogo. Nesse momento o sofrimento e os nervos deram lugar à festa e às lágrimas de alegria.
Vou sempre recordar este jogo como um dos jogos que mais sofri até hoje.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Análise: FC Porto 4 – Joventude de Évora 0

FC Porto nos quartos de final da Taça.
Infelizmente não pude ver o jogo na TV, nem acompanhá-lo, na totalidade, através da rádio, quando comecei a ouvir o FC Porto chegou ao terceiro golo minutos depois, até ao final ouvi-o. E é com base naquilo que ouvi, e na crónica do amigo Vila Pouca bem como a crónica do site oficial que digo que me parece que os dragões ganharam com toda a justiça. Falcão abriu o activo, João Moutinho; finalmente marcou com a camisola dos dragões; fez o segundo golo da noite, Álvaro Pereira elevou a vantagem para três e Walter fechou as contas do jogo.
Parece-me que perdi um jogo agradável.

PS.
Um recorde foi hoje batido, o FC Porto não perde à 34 jogos, esperemos que este número continue a crescer.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Análise: FC Porto 1 – Vitória de Setúbal 0

Vitória … contra o Vitória.
Depois de um jogo disputado num terreno super complicado, o FC Porto regressou a casa e ao campeonato português. Os dragões ganharam, mas não foi um jogo brilhante, como aliais já se esperava.
Infelizmente não pude assistir à primeira parte, e pelos vistos perdi o melhor, já que pelo que ouvi dizer a primeira parte foi melhor que a segunda. O que diga-se que não é totalmente estranho, visto que o jogo de Viena foi complicado, era de supor que durante a primeira parte as forças chegassem para fazer algo razoável. Hulk voltou a marcar, de grande penalidade, um golo que deu a vitória. No segundo tempo as forças baixaram e o rendimento também, o Vitória cresceu um pouco e criou alguns problemas, mas o FC Porto pareceu-me que nunca deixou de tentar contrariar esse ascendente sadino.
Este jogo não foi bom, acreditaremos que o próximo vai ser melhor.