domingo, 10 de abril de 2011

Análise: Portimonense 2 – FC Porto 3

Estava difícil!
O regresso ao campeonato depois da conquista do mesmo fez-se com mais uma vitória, a décima quarta consecutiva, a vigésima quarta da prova. Antes de mais, não gostei nada da primeira parte, foi lenta, completamente desinteressante. O segundo tempo foi o oposto, foi mais rápido, houve golos e indefinição no resultado. Hulk, Falcao e Maicon marcaram os golos portistas, pelo meio, o portimonense empatou por duas vezes. Em suma, se não gostei da primeira parte, gostei da segunda. O FC Porto continua a conquistar vitórias e a manter a invencibilidade.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Análise: FC Porto 5 – Spartak de Moscovo 1

Grande Resultado!
Se havia dúvidas que os jogadores portistas pudessem ter exagerado nos festejos do título, elas dissiparam-se com 5 respostas eficazes. Se um resultado positivo era conseguir ganhar em casa, ganhar por 5-1 é fantástico. Diria que temos a passagem para as meias numa mão, só falta agarrá-la com as duas! Os marcadores deste jogo, Falcao; por três vezes; Varela e Maicon deixaram o Dragão ao rubro! Destaque para o avançado colombiano, muito bem Falcao, marcar três golos não acontece sempre! Agora na segunda mão o relvado sintético vai ser mais um adversário, mas a vantagem é boa, é preciso geri-la bem.

PS. Grande ambiente nas bancadas do Dragão!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Reacções Em Grande

O FC Porto, felizmente, tem feito ouvir-se com comunicados a desmentir falsas informações. É de louvar os comunicados directos. À já muito tempo que esperávamos por isto.
Aqui ficam alguns exemplos desses comunicados.

06/04/2011
“OS MENTIROSOS

Pode enganar-se toda a gente durante um certo tempo, pode mesmo enganar-se algumas pessoas todo o tempo, mas nunca se conseguirá enganar toda a gente sempre.
Vem isto a propósito de mais uma mentira cirurgicamente posta a circular nos últimos dias pelo habitual ministério da propaganda com o simples objectivo
de limpar a imagem de quem não tem vergonha e, ao mesmo tempo, manchar a imagem do FC Porto.

E o que diz a nova propaganda que na noite de segunda-feira chegou ao programa Dia Seguinte da SIC Notícias e que ontem prosseguiu no programa Trio de
Ataque da RTPN? Simples, que o FC Porto apagou a iluminação do Estádio do Dragão logo após o final do jogo com o Benfica, para a Taça de Portugal, disputado
a 2 de Fevereiro, com o objectivo de impedir os jogadores adversários de festejar a vitória com os seus adeptos.

É mentira e quem o diz, caso não se retrate, só tem um nome: mentiroso. O objectivo, está bom de ver, é mitigar os efeitos da transformação do Estádio
da Luz no Estádio das Trevas no último domingo. Correu-lhes mal, queriam impedir a festa, mas apenas a tornaram ainda mais inesquecível e planetária, tantas
as notícias que correram o mundo, porque, como diz o outro, para alguns “o fair play é uma treta”. Agora, andam desesperados, a inventar mentiras. Só que
nós estamos atentos e vigilantes e havemos de os denunciar sempre.

A atestar a verdade podem ser questionados os senhores Álvaro Albino, secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol e benfiquista, e Rui Pereira,
chefe de segurança do Benfica. Ambos, na companhia de Luís Silva, Director de Campo do FC Porto, deslocaram-se mais de uma hora depois do final do jogo
e já depois da saída do estádio dos adeptos do Benfica, ao sector visitante para contabilizarem os estragos causados pelas claques ilegais do Benfica.
Estes senhores podem atestar que nessa altura as luzes continuavam ligadas. Mas com certeza que também os próprios jogadores do Benfica – ou a polícia
–, podem atestar que a iluminação se manteve a funcionar.

Sejamos razoáveis. Alguém no seu perfeito juízo acredita que caso a iluminação do Estádio do Dragão tivesse sido desligada um décimo de segundo antes do
habitual o assunto não tivesse sido de imediato denunciado à UEFA, à FIFA e ao Conselho de Segurança das Nações Unidas? Que não tivesse reunido o comité
de emergência, constituído por notáveis das artes, do jornalismo, da política (só faltam mesmo os entendidos em futebol), que um ou mais ministros não
tivessem já recebido em pomposa audiência o presidente e o seu arcanjo da guarda? Claro que não.

Já não há pachorra para estas mentiras sucessivas, num decalque da propaganda nazi que acreditava que uma mentira repetida mil vezes se tornava verdade.
Não torna, nunca tornará, e o FC Porto não permitirá que uns quaisquer que não sabem perder – apesar da vasta experiência na matéria – possam beliscar
o clube que tanto invejam.

A vida é como os interruptores, uns dias para cima, outros para baixo, mas no FC Porto continuamos “on” como o clube de toda a Europa com mais troféus
no sec. XXI.

PS: O FC Porto equipa de azul e branco, toda a gente o sabe. Recusou, é verdade, entrar em campo com crianças equipadas à Benfica, porque, também toda
a gente o sabe, sempre que se faz este género de iniciativas, equipam-se as crianças com os equipamentos dos dois clubes e cada um entra em campo com as
crianças com as cores adversárias. O Benfica recusou-o, como confirmou através da chamada telefónica que fez ontem para o programa Trio de Ataque. E dizer
que tinha proposto, como alternativa, camisolas brancas ou cinzentas só mostra hipocrisia. A última coisa que esperávamos era que se instrumentalizassem
crianças, mas há, de facto, quem não tenha limites à estupidez.”


03/04/2011
“A MÁSCARA CAIU

O FC Porto é campeão nacional. Um campeão justo. Um campeão invicto em 25 jogos, com 16 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. No jogo da consagração
mostrou, como em todos os outros, que é de longe a melhor equipa da competição.

No desporto há que saber ganhar e há que saber perder. O que aconteceu hoje no Estádio da Luz, quando se apagaram as luzes e se accionou o sistema de rega,
é o exemplo mais vivo do fair-play de alguma gente que gosta de parecer muito educada, mas a quem, mais tarde ou mais cedo, cai a máscara. Ela iria sempre
cair, foi hoje como podia ser noutro dia qualquer.

Estamos certos de que a maioria dos benfiquistas não se reconhece neste comportamento, mas o FC Porto, sempre na vanguarda, deixa um conselho: a luz devia
ter sido desligada duas horitas mais cedo, sempre dava para escapar a mais um banho de bola.”


01/04/2011
“SÓ NO DIA 1 DE ABRIL

O FC Porto não pode deixar de manifestar estranheza quando se anuncia publicamente que a lei será desrespeitada, como hoje mesmo fez o Benfica através
da publicação de uma nota no seu site oficial, em que anuncia como irreversível o impedimento de os adeptos do FC Porto e das suas claques oficiais entrarem
no Estádio da Luz com adereços alusivos ao nosso clube.

Facto I: Segundo o regime jurídico do combate à violência, à xenofobia e à intolerância nos espectáculos desportivos, apenas os grupos de adeptos legalizados
podem ser alvo de apoio por parte dos clubes.

Facto II: Hoje mesmo, em entrevista a um jornal desportivo, João Pestana, Chefe do Núcleo de Informações Policiais do Comando Metropolitano de Lisboa da
Polícia de Segurança Pública, confirma que as claques do FC Porto estão devidamente legalizadas, enquanto as do Benfica continuam à margem da Lei.

Facto III: O FC Porto impede adereços alusivos a claques ilegais, inclusivamente com símbolos de inspiração neo-nazi, mas permite todos os alusivos ao
clube adversário.

Facto IV: O Benfica pretende impedir adereços alusivos às claques devidamente legalizadas, mas também ao próprio clube.

Só mesmo no dia 1 de Abril se pode invocar o princípio de reciprocidade, quando estamos a comparar a legalidade com a ilegalidade.

O FC Porto exige que as autoridades façam cumprir a Lei da República.”

Todas em
www.fcporto.pt

Continuem assim, não deixem que as mentiras e calúnias prevaleçam, façam com que seja a verdade sempre a vir ao de cima.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ser Portista

O prometido é devido, aqui está o que para mim é ser portista.

A primeira coisa que publiquei neste blog foi:
Para mim ser portista é um estado de alma, é uma paixão, tenho orgulho no FC Porto, orgulho nas vitórias, nacionais e internacionais, sofro com os jogos e sinto-me impotente nas derrotas. Quando ao meu lado dizem mal do FC Porto, sinto a necessidade de defender o meu clube contra tudo e contra todos.

Hoje, vou acrescentar mais umas coisas a esta definição.

Ser portista é sentir um imenso orgulho;
Ser portista é sentir uma imensa felicidade;
Ser portista é vibrar com as vitórias;
Ser portista é apoiar nas derrotas;
Ser portista é querer sempre mais e mais;
Ser portista é defender sempre o clube;
E, como diz a letra dos Filhos do Dragão:
“ser portista é uma bênção que não se pode partilhar…”

Pelo FC Porto sempre portista a cem por cento!

domingo, 3 de abril de 2011

Análise: Benfica 1 – FC Porto 2

CAMPEÕES!!!!!!! CAMPEÕES!!! NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!!
Devo confessar, antes de mais, que é para mim complicado usar palavras que possam descrever realmente o que sinto, mas creio que todos vós portistas sabem bem do que estou a falar, simplesmente não há palavras para descrever a imensa alegria, o imenso orgulho que sinto nesta equipa. Obrigado ao Guarin e ao Hulk pelos golos que permitiram a vitória na Luz e com ela a confirmação de algo que já à muito que era sabido, o título não ia fugir a esta equipa que tem feito um campeonato muito, mas muito bom. Obrigado ao André Vilas Boas e a toda a equipa técnica, a todo o plantel e a direcção por mais esta alegria. Não queria falar deste assunto, mas é inevitável, o senhor árbitro ainda tentou evitar a vitória dos dragões, primeiro com uma grande penalidade inexistente, e depois a expulsão de Otamendi que não fez nada para merecer ser expulso. O importante é que contra a verdade desportiva o FC Porto mostrou porque é o maior, porque é o justo campeão. Ah, estava escrito nas estrelas que íamos ser campeões no estádio do nosso maior rival, só não sei se estava escrito nas estrelas que os primeiros festejos portistas iam ser feitos aos escuros, e que os jogadores iam ser brindados com o sistema de rega! É preciso ter muita lata, esta foi a maior prova de desportivismo que aqueles senhores tiveram nos últimos tempos.
No dia 3 de Abril de 2011, à jornada 25, o FC Porto conquistou o 25º título de campeão, no estádio da Luz, mais um capítulo da história deste clube. 23 vitórias e dois empates são o saldo desta equipa de campeões.
Neste momento estou a assistir, no Porto Canal e na RTPN, aos festejos portistas, como eu queria estar ali!

E ninguém cala este nosso amor!

PS. Amanhã vou escrever o que para mim é ser portista.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Varela Ao OJOGO

“"Festejar na Luz é especial para os adeptos"
PEDRO MARQUES COSTA / TOMAZ ANDRADE
Varela é o jogador do momento. Marcou um golo no último jogo do FC Porto, à Académica, e também foi dele o único golo da Selecção Nacional, anteontem, com o Chile. A O JOGO, abre o livro de uma época.

Já imaginou como é que vai festejar o titulo?
Mais ou menos... Aliás, até já sei. [risos] Mas não vou dizer o que vou fazer, porque primeiro é preciso ser campeão.Neste momento não adianta estar a fazer previsões do que vai acontecer.
Mas não lhe passa pela cabeça perder o título?
Não, claro que não. Isso não passa pela cabeça de ninguém. Só nos falta uma vitória, e sabemos que temos vários jogos para garantir esse triunfo.
Como se sente em vésperas de ser campeão pela primeira vez?
É um sonho que vai ser tornado realidade. Como devem imaginar, vou ficar extremamente feliz. Mas neste momento é difícil antecipar o que de facto vou sentir no dia em que formos matematicamente campeões. No entanto, já me imaginei a festejar com os adeptos, com aquele mar de gente que costuma encher as ruas do Porto. Até agora, só assisti a esses momentos à distância, através da televisão, mas sei que vou ficar radiante quando estiver lá no meio.
E há, no seio do plantel, um sentimento especial se o FC Porto for campeão no Estádio da Luz?
Na Luz ou noutro estádio qualquer, o importante é ganhar mais um jogo para ser campeão. O local em que isso vai acontecer não nos interessa muito.
Mas tem consciência de que, para os adeptos, seria um acontecimento especial fazer a festa em casa do Benfica...
Não tenho dúvidas de que é especial, mas queremos apenas vencer esse jogo, como qualquer outro, sem pensar em tudo o resto.
A equipa está preparada para o ambiente que se vai viver na Luz?
Temos de estar tranquilos. Sabemos o excelente trabalho que temos realizado, e os resultados comprovam-no, nomeadamente no campeonato, onde ainda não perdemos. Estamos confiantes e tranquilos para fazer um bom jogo.
Teme que possa haver problemas no túnel, tendo em conta os episódios mais recentes nos jogos entre as duas equipas?
Acho que não vai chegar a esse ponto...
Qual vai ser o resultado e quem marcará os golos?
Aposto na nossa vitória. Depois, quem marca interessa-me pouco. Seja eu, Falcao, Hulk, James ou Cristian, é igual; o importante é vencer.
Qual é a mais-valia desta equipa relativamente ao Benfica?
É o nosso colectivo. A equipa esteve sempre unida, mesmo nos momentos mais difíceis. Temos superado tudo. Para além disso, o treinador está sempre a motivar-nos e nós temos tido um grande querer em tudo o que fazemos, porque jogamos sempre com amor à camisola.
Terminar o campeonato sem derrotas é um objectivo?
Pensamos ganhar jogo a jogo e, no final, logo veremos... É um objectivo bonito, mas veremos se é possível concretizá-lo.
Durante esta época temos assistido a várias trocas de palavras entre André Villas-Boas e Jorge Jesus. Como é que os jogadores recebem essas declarações?
Eu, pelo menos, não ligo a isso. [risos] São situações que não me dizem respeito. Acho piada a essas conversas, mas passam-me completamente ao lado. Mesmo nós, os jogadores, não comentamos muito esse assunto no balneário. Acho que as pessoas que estão fora, como os adeptos, dão mais importância a essas trocas de palavras do que propriamente os jogadores das duas equipas. Mas compreendo que este aspecto também faz parte do jogo.
Ainda falta disputar seis jornadas, mas já ninguém duvida de que o FC Porto será campeão. O campeonato português é pouco competitivo ou o FC Porto é que está muito forte?
Acredito que somos nós que estamos muito fortes, quando comparados com as outras equipas do nosso campeonato. Temos de valorizar o trabalho que estamos a realizar, porque, de facto, a nossa época tem sido extraordinária.
Acreditava se lhe dissessem, no início da época, que o FC Porto ia chegar à 24ª jornada sem derrotas e com apenas dois empates?
Os resultados foram aparecendo, e agora resta-nos continuar no mesmo caminho para terminarmos a época em grande. A verdade é que poucas equipas conseguiram chegar ao final do campeonato sem derrotas... Esse é um feito fantástico e difícil de repetir. Mas vamos tentar.


"Villas-Boas é próximo dos jogadores"
O onze mais utilizado não é muito diferente da última época, mas os resultados sim. Afinal, o que mudou de um ano para o outro?
O míster trouxe um querer enorme à nossa equipa e incutiu um grande espírito de sacrifício em todos. Ele é um treinador próximo dos jogadores e conversa muito connosco. Está sempre interessado em saber a nossa opinião sobre todos os assuntos e oferece uma maior liberdade aos jogadores.
Sendo assim, há muitas diferenças entre André Villas-Boas e Jesualdo Ferreira?
Diferenças? [grande pausa] Como já disse, o André trouxe um grande querer à equipa, porque é muito ambicioso. Está sempre atento aos jogadores, ao que fazemos.
E em termos tácticos?
Por acaso, acho que o nosso estilo não foge muito ao que apresentávamos no ano passado.
Alguma vez encarou com desconfiança a idade de André Villas-Boas?
Não, não. Além disso, ele sempre soube lidar com essa situação e é um excelente treinador. Quando soube que ia ser ele, fiquei curioso. Felizmente correspondeu às minhas expectativas, e sinto que ele pode ter uma grande carreira como treinador, não só no FC Porto, onde já provou o seu valor, mas também lá fora, se assim o entender.


“Moutinho foi a melhor contratação da época”

A chegada de João Moutinho foi importante para o FC Porto?
Para mim, foi a melhor contratação desta época. Sem dúvida. É um grande jogador e veio dar muita qualidade à nossa equipa. Está a fazer uma grande temporada e tem sido muito importante para os nossos sucessos.
O que sentiu quando soube da notícia?
Fiquei surpreendido, porque não estava à espera. Saiu de um grande clube como o Sporting para jogar num rival, algo que não é muito normal acontecer em Portugal. Foi uma grande surpresa.
Como é que ele reagiu, na altura, às acusações vindas do Sporting?
Esteve sempre tranquilo. Costumo partilhar o quarto com Moutinho nos estágios e sei que ele tem uma personalidade muito forte. Aguentou tudo isso com relativa facilidade.
Já agora, como tem seguido o actual momento do Sporting?
O Sporting é um clube grande que está a passar por um momento complicado. Deveria estar a discutir o título... Mas não está, e de certeza que vão chegar dias melhores. É lógico que faz falta um Sporting forte, até para tornar o campeonato mais interessante e competitivo.

PORTO » VARELA

Taça: porque não marcar mais de dois golos na Luz?
Numa época que parece estar destinada ao sucesso, com o campeonato quase ganho e a presença nos quartos-de-final da Liga Europa, escolher um momento difícil pode mesmo ser complicado. "O mais difícil? [pausa] Acho que não há nenhum. Tem sido uma época fantástica", atirou o extremo portista. O JOGO ripostou com a derrota sofrida em casa com o Benfica, a contar para a Taça de Portugal, mas Varela não se intimidou. A eliminatória está a meio e, mesmo que a viagem à Luz se afigure como muito complicada, face aos dois golos de diferença, perdida é que não está de certeza. "Não vejo essa derrota com o Benfica como o momento mais difícil da temporada. Nada está perdido na Taça de Portugal." Da mesma forma que a equipa encarnada conseguiu marcar dois golos no Estádio do Dragão, Varela também confia que é possível fazer o mesmo em casa dos rivais lisboetas. "Acreditamos que é possível dar a volta à eliminatória. Podemos ganhar no Estádio da Luz por mais de dois golos, até porque, como se costuma dizer, o futebol é uma caixinha de surpresas", afirmou. Seja como for, um finalista da Taça de Portugal já está encontrado: o Guimarães. E se o FC Porto não for à final, interrompe um ciclo de três temporadas consecutivas com presenças no Jamor.

Hulk brilha e Rolando ofusca
Varela tinha a resposta na ponta da língua quando surgiu a pergunta sobre quem está a ser o melhor jogador da Liga ZON Sagres: "Hulk, claro." Habituado a vê-lo fazer diabruras nos treinos, nos jogos são os adeptos que ficam extasiados com os arranques, as fintas e a velocidade estonteante do internacional brasileiro. "Escolho Hulk como o melhor do campeonato por tudo o que já fez, os golos, as assistências... Ele tem mesmo feito a diferença durante esta época", explicou Varela.
A sorte de Hulk é ter Rolando na mesma equipa. É que Varela garante que o defesa-central português é mesmo o mais difícil de ultrapassar. No Olival, o extremo sente as dificuldades na pele; e nas pernas. "O defesa mais difícil? Bem, vou escolher um que encontro todos os dias nos treinos. É Rolando. É muito complicado passar por ele", conta, sem conter um sorriso.


“Gosto da liga inglesa mas estou bem aqui
aqui"
Que balanço faz da época a nível individual?
Tem sido uma época muito boa, sobretudo para quem veio de uma lesão complicada, como foi o meu caso. Sinto que estou a a ter um ano espectacular, embora haja sempre margem para melhorar.
Já marcou nove golos. Tem a meta de ultrapassar os 11 da última temporada?
Nunca coloco os meus interesses pessoais em primeiro lugar. Com isto, quero dizer que em primeiro lugar penso sempre nos objectivos da equipa e depois encaro tudo o que vier como um extra. Apesar disso, seria bom ultrapassar essa marca, até porque era sinal de que tinha ajudado o FC Porto com os meus golos.
E como tem convivido com a concorrência de James?
Tenho aproveitado a concorrência, seja de James ou de Rodríguez, para tentar melhorar o meu jogo. É sempre bom ter grandes jogadores no plantel, porque faz aumentar o nível de exigência interna. E nós temos muitos: James, Rodríguez, Mariano ou Hulk, todos somos importantes para a equipa.
Está surpreendido com o rendimento de James?
É um miúdo com muito valor e que se adaptou bem ao clube. No entanto, ele ainda tem muito para crescer e, por isso, acredito que vai ser ainda melhor no futuro.
Fala-se do interesse de clubes estrangeiros em vários jogadores do plantel, mas nunca se ouve nada sobre o Varela. Consegue perceber porquê?
Não sei... [risos]. É uma pergunta difícil de responder, porque não faço a mínima ideia de como isso acontece.Ainda assim, acho perfeitamente normal que se fale lá fora de clubes interessados nos jogadores do FC Porto, porque isso só serve para comprovar a qualidade individual dos jogadores que formam esta equipa. No entanto, essas situações passam-me completamente ao lado. Quero é trabalhar bem e estar concentrado no FC Porto.
Já teve uma experiência no estrangeiro. Pensa lá voltar?
Neste momento sinto-me bem no FC Porto e só penso em continuar por aqui. Não estou obcecado com grandes voos, só em ser campeão. Sou ambicioso, gosto muito do campeonato inglês, mas sinto que ainda tenho muito tempo para lá chegar. Actualmente, só quero saber do FC Porto e nada mais.
Como é que o balneário encara o facto de, provavelmente, o FC Porto voltar a perder alguns dos jogadores mais influentes no final da época?
É uma situação normal... Os jogadores são ambiciosos e também querem dar o salto para os maiores clubes do mundo. Felizmente, o FC Porto sempre soube lidar bem com essa situação e acredito que continuará assim no futuro.


"Seria uma desilusão não chegar à final da Liga Europa"
Depois do CSKA, o FC Porto volta a Moscovo na Liga Europa. O que espera desta eliminatória com o Spartak?
Vamos defrontar uma equipa complicada e sabemos que teremos dois jogos muito difíceis pela frente. Para passarmos mais esta eliminatória, vamos ter de lutar muito. Por acaso, conheço relativamente bem o plantel do Spartak de Moscovo, e temos de ser cuidadosos na forma como vamos abordar este confronto, porque eles têm excelentes jogadores.
Como vai ser voltar a jogar num relvado sintético?
Pelo menos temos uma certeza: jogar num sintético nunca será uma vantagem para nós, mesmo que já lá tenhamos defrontado o CSKA. Nunca treinamos naquele tipo de piso, e é muito complicado jogar lá. A bola prende e salta muito, para além de que o terreno é mais duro. Mas não devemos perder muito tempo com isso.
O que sente quando se fala na final de Dublin?
É um sonho, claro. Jogar uma final de uma competição europeia é sempre um momento especial na carreira de um jogador e eu gostaria de experimentar essa sensação. E, de preferência, gostava de sair de lá com um sorriso. [risos]
Gostava de encontrar o Benfica ou o Braga na final?
O que me interessa é que o FC Porto esteja lá. Não estou preocupado com o eventual adversário, apesar de considerar que, para o futebol português, seria bom ter uma final entre dois dos nossos clubes.
Está surpreendido com a carreira do Braga na Liga Europa?
O Braga está a surpreender tudo e todos, mas a mim nem por isso; eles têm uma excelente equipa, composta por jogadores de grande qualidade e muita experiência.
Para as casas de apostas, para a Imprensa internacional e até para os adeptos, o FC Porto é o grande favorito a vencer a Liga Europa. Isso representa uma motivação ou uma pressão extra?
É uma motivação; só pode ser. Esse facto é apenas mais um sinal de que as pessoas, seja em Portugal ou lá fora, valorizam o nosso trabalho e que estamos a realizar uma grande temporada.
Tendo em conta as circunstâncias, será uma desilusão para os adeptos se o FC Porto não chegar à final. E para os jogadores?
Confesso que seria uma desilusão se não conseguíssemos lá chegar. Honestamente, todos pensamos em atingir a final, apesar de sabermos que temos adversários complicados para ultrapassar até chegar a Dublin.
Das equipas que estão em prova, qual é o adversário mais forte?
Para se chegar a esta fase da Liga Europa, tem de se ter qualidade. Não há forma de fugir a esta realidade. Por isso sabemos que qualquer jogo será difícil.
E como encara o regresso do FC Porto à Liga dos Campeões?
Isso é só para o ano... [risos] Já temos a garantia de que vamos lá estar na próxima época, mas, sinceramente, ainda nem penso nisso. Para já, quero é pensar no que ainda temos para conquistar esta temporada, antes ainda de pensar na próxima. Queremos, por exemplo, vencer a Liga Europa.


Todo-o-terreno
À procura do golo
Sintéticos, com neve ou encharcados, Varela tem sido decisivo em vários pisos europeus. Só lhe falta mesmo marcar na Liga Europa, porque os nove golos que tem foram todos conseguidos em competições internas.

Iturbe? Dizem que é o novo Messi"
A próxima época já começou há muito tempo nos gabinetes da SAD. Iturbe e Kelvin estão assegurados e, mesmo com a quantidade de tinta que o craque argentino faz correr, Varela não sente curiosidade em dar uma espreitadela no YouTube. "Confesso que não vi vídeos do Iturbe [risos]." Mas já ouviu falar dele? "Claro que sim. Dizem que é o novo Messi... O importante é que continuem a chegar jogadores jovens e com qualidade ao FC Porto, de forma a mantermos o hábito de vencer mais vezes do que os nossos adversários."”

Em
www.ojogo.pt

quarta-feira, 23 de março de 2011

Belluschi Ao OJOGO

“"Volta olímpica já na Luz"

CARLOS GOUVEIA

Belluschi já se imagina a dar a volta de consagração pelo título em pleno Estádio da Luz. Mas sabe que do outro lado estará um rival complicado que tudo
vai fazer para evitar os festejos. Tal como o FC Porto fez na época passada, de resto. Em declarações exclusivas a O JOGO, antes de partir para a seleção,
o médio disse acreditar que pode ajudar esta equipa a entrar para a história do clube.

Conquistar o título na Luz é a prioridade?

Sim. Estamos a um jogo de sermos campeões, mas primeiro vamos desfrutar desta semana nas selecções e depois voltaremos com a cabeça no título, para o qual
temos trabalhado tanto tempo.

Há um ano era o Benfica que estava nesta situação e perdeu de forma categórica no Dragão...

O futebol é assim. Cabe-nos agora a nós essa possibilidade e vamos tentar aproveitá-la. Vamos defrontar um adversário complicado que não nos quer deixar
fazer as coisas como pretendemos.

Mas admite que será especial para os jogadores e, sobretudo, para os adeptos festejar no estádio do maior rival?

Sim. Isso é algo que não acontece muitas vezes e que marca uma era. Seria fantástico. Mas se não acontecer nesta jornada será noutra. Claro que queremos
dar a volta olímpica o mais cedo possível...

A questão da invencibilidade mexe com o grupo de trabalho?

Estamos invictos, a campanha tem sido excelente e seria fantástico terminar dessa forma. Seria uma pena perder um jogo.

Existe a consciência de que esta equipa do FC Porto pode entrar para a história do clube?

Lutamos em várias frentes e para ganhar. Seria histórico ser campeão invicto e na Luz. Vamos trabalhar para isso.

Qual é o segredo deste FC Porto?

Jogamos bem colectivamente, com bom controlo de bola e somos fortíssimos do meio-campo para a frente. As individualidades têm estado bem e isso ajuda. É
um bom grupo, dentro e fora dos relvados. O que não se passa em muitas equipas. É excelente estar num grupo destes.

Portanto, não pensa em sair?

Não. Penso é em ser campeão.

"Final portuguesa seria bom"
Por capricho do sorteio, o FC Porto vai ter de regressar a Moscovo, a 14 de Abril, para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Belluschi espera que esta seja mais uma escala para Dublin, palco da final da competição. "Cada prova que disputamos é para ganhar e não para ver jogar. Esperemos que corra tudo bem, porque a ideia é chegar à final", sublinhou, considerando que uma final totalmente portuguesa seria "muito boa para o prestígio do país".
O próximo obstáculo é o Spartak de Moscovo, onde actua o brasileiro Ibson, que passou pelo Dragão em 2004/05. "Todas as equipas russas são difíceis e duras. Temos de fazer o nosso jogo e conseguir um bom resultado cá para depois ir a Moscovo definir a eliminatória", referiu, apontando o relvado sintético como mais um obstáculo. "É difícil de jogar, diferente do que estamos habituados, mas já lá jogámos e temos de estar preparados para qualquer campo. Há que ganhar e seguir em frente", acrescentou.

Golos e assistências marcam os confrontos com o Benfica
Belluschi tem-se dado bem com o Benfica, contra quem tem assumido um papel determinante. Seja com golos ou assistências. Esta época, bateu o canto que resultou no 1-0 na Supertaça e fez duas assistências na goleada do Dragão. Na época passada, foi ainda mais decisivo no triunfo que adiou o título do Benfica: marcou o canto para o 1-0, assistiu Farías para o 2-1 e encerrou as contas com um golaço de fora da área.

"Entendo-me bem com Moutinho"
No início da época passada, Belluschi assumiu grande protagonismo no FC Porto, ao ponto de ser uma espécie de talismã porque a equipa não perdia com ele em campo. Porém, aos poucos foi perdendo fulgor e presença no onze. Esta época a regularidade tem sido maior e Villas-Boas praticamente não abdica dele. O argentino diz que é tudo uma questão de confiança." Mudou um monte de coisas de um ano para o outro. Desde logo, a confiança em mim próprio, a confiança da família e do treinador. Sinto que estou melhor, mas a equipa ajuda porque está a ter uma época brilhante. E se a equipa está bem, isso favorece o rendimento individual", sublinhou.
Além disso, houve mais uma mudança que Belluschi considera ter sido favorável: a entrada de João Moutinho. "Entendemo-nos muito bem. Sinto-me muito cómodo a jogar com ele, mas também com o Guarín e o Rúben Micael", referiu.”

Em
www.ojogo.pt