quarta-feira, 18 de maio de 2011

Análise: FC Porto 1 – Sporting de Braga 0

A Liga Europa é Portista!
Diz o poeta que o sonho comanda a vida, e o FC Porto desde bem cedo colocou a fasquia bem alta nesta Liga Europa, sem dar de barato o favoritismo, sempre a respeitar cada adversário, foi dando paços seguros até Dublin, e voltou a ganhar o troféu que em 2003 tinha vencido em Sevilha, e o sonho portista realizou-se.
Felicidade e orgulho é o que sinto neste momento, tenho dificuldade em encontrar as palavras certas… mas creio que todos os portistas percebem perfeitamente o que quero dizer… Quero agradecer aos jogadores; principalmente ao Falcao, pelo golo da vitória de hoje, bem como todos os outros que fez durante a caminhada nesta competição; e ao Helton, pela grande defesa que hoje fez. Quero também agradecer ao nosso treinador, André Villas-Boas, por conduzir estes talentos tão sabiamente. Quero agradecer ao presidente, pelas escolhas sempre acertadas que faz. Em suma, quero agradecer a todos por mais esta grandiosa vitória internacional, por mais esta noite de glória que vai ficar escrita com letras de ouro no livro de honra das vitórias do FC Porto. Haverá neste país adeptos mais felizes que os portistas?
A final; a primeira entre equipas portuguesas; não foi um jogo fantástico, creio que talvez foi tal como eu esperava, um jogo muito calculista, onde o receio de errar por vezes foi grande, a vontade de agarrar a vitória por vezes levou a que se cometessem erros. É preciso não esquecer que do outro lado estava uma equipa que derrubou alguns dos favoritos, e que por isso a cautela teria de ser maior. Falcao felizmente aproveitou a oportunidade que teve e carimbou o nome do FC Porto como vencedor, ainda antes do intervalo. No segundo tempo, Helton também carregou no marcador que carimbou o nome do vencedor, ao evitar que o Braga chegasse ao empate. E assim o FC Porto voltou, tal como em 2003, a vencer a Liga Europa.

Vencemos, vencemos, vencemos outra vez, o Porto ganhou a taça como em 2003!

PS 1. Parabéns a todos aqueles que estiveram em Dublin, a apoiar estas duas grandes equipas portuguesas. Parabéns ao Braga pela presença.

PS 2. Amanhã espera-se mais festa na baixa portuense, vou acompanhar tudo na TV, mas o que eu queria era estar lá …

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Falcao, Belluschi E … A Final De Dublin

“DUBLIN: TERCEIRA FINAL EUROPEIA NO SÉCULO XXI

O FC Porto disputa esta quarta-feira, frente ao SC Braga, a sua quinta final europeia, a terceira nos últimos oito anos. Os Dragões são, a par de Manchester
United, FC Barcelona, Milan e Liverpool, o clube com mais presenças em finais europeias no século XXI: três.

O número global de cinco finais europeias exclui as três presenças dos Dragões na Supertaça Europeia (em 1987/88, 2003 e 2004). Para além disso, poderíamos
falar em finais internacionais, o que nos levaria a adicionar as duas vitoriosas participações na Taça Intercontinental (1987 e 2004), chegando a um total
de 10 presenças.

Em Dublin, os azuis e brancos vão procurar o seu sétimo troféu em competições organizadas pela UEFA, num “ranking” em que se encontram no nono lugar (seis
títulos), a par do Manchester United, que estará presente na final da Champions League. Face à impossibilidade de ultrapassarem, esta época, Bayern de
Munique e Inter, com oito títulos, ingleses e portugueses vão assim disputar o nono lugar desta honrosa classificação.”

Em
www.fcporto.pt


Falcao

“Falcao assume conversas para renovar

HUGO SOUSA

A renovação de Falcao é capaz de ser a notícia mais esperada pelos adeptos do FC Porto, mas, para já, fica só a certeza de que o assunto está mesmo a ser
tratado. Numa longa entrevista ao jornal colombiano "El Tiempo", publicada ontem, o avançado admitiu que tem havido conversas com o clube nesse sentido
e, apesar das notícias que o dão como alvo dos mais variados emblemas europeus, não descarta a possibilidade de prolongar uma ligação que, a continuar
como está, é válida por mais duas épocas. "A única coisa certa é que tenho mais dois anos de contrato com o FC Porto. Tento alhear-me de todas as notícias,
porque estou muito concentrado em terminar bem a época e em conquistar as duas competições que ainda temos pela frente. Há, de ambas as partes, boas intenções
de aumentar o vínculo contratual, mas essas são decisões que a Direcção terá de tomar no momento certo", disse Falcao, confessando-se rendido ao carinho
recebido no clube e na cidade: "Trataram-me sempre muito bem desde que cheguei. O carinho das pessoas tem sido maravilhoso, fazendo-me sentir confortável.
É natural que esse tratamento esteja ligado ao meu rendimento desportivo, e isso é claro para mim, mas tanto as pessoas do clube como os adeptos, ou simples
habitantes da cidade, expressam o seu carinho e esforçam-se por servir-me da melhor maneira. Por vezes, espanta-me tanta amabilidade, mas só tenho palavras
de agradecimento".

A enviada especial do "El Tiempo" ao Porto esforça-se por contar aos colombianos a dimensão da popularidade de Falcao, alvo também de todas as atenções
mediáticas no seu país. Aliás, ainda ontem, outro jornal - "Semana" - procurava retratar o "fenómeno Falcao", com a ajuda de treinadores, amigos e jornalistas.
Em Portugal, El Tigre permanece tranquilo, com dias serenos que ele próprio relata. "Treino de manhã e tenho as tardes livres; estudo inglês três vezes
por semana, descanso, vou ao cinema ou leio. Estou sempre ocupado". Não contem com ele para filmes de ficção científica; Ronaldo (o Fenómeno brasileiro)
foi a principal referência. Nos livros, destaca a biografia de Dostoievski, escritor russo, Paulo Coelho e Ernesto Sábato; García Márquez, também colombiano,
"é complexo, mas interessante"; esforça-se por falar português - "um idioma lindo" - continua profundamente religioso e espera a chegada dos familiares
a Portugal nos próximos dias. O pai, que até costuma - ou costumava, pelo menos - falar de assuntos relacionados com a carreira desportiva, e com os contratos,
chega brevemente ao Porto, informa o "El Tiempo".”

"O jogo chega à área; só tenho de estar lá..."

Falcao tentou explicar o êxito do FC Porto para colombiano entender. "É um clube com uma organização de muitos anos e com esquema táctico definido. Tem
mantido a coluna vertebral da equipa e, se sai um jogador, basta a quem chega encaixar e fazer o trabalho do anterior. O plantel não se desfaz e tem uma
ideia clara de jogo. Foi um detalhe importante quando cheguei: bastou-me entrar numa equipa que já se conhecia; tratei de aprender com rapidez e fazer
o meu trabalho. Entendi o sistema de jogo, a ambição ofensiva e vi que chegavam muitas vezes à área e percebi que só tinha de estar no lugar certo. Cada
um cumpre a sua função em campo. Numa equipa, quando todas as peças estão bem, as individualidades sobressaem; é um trabalho conjunto: sem eles, não poderia
fazer o que tenho feito". Na selecção, diz, é mais difícil porque as rotinas são menos treinadas.”

Em
www.ojogo.pt


Belluschi

“"Temos de provar o favoritismo"

HUGO SOUSA

Belluschi percebe que o FC Porto seja encarado como favorito à vitória na final de Dublin, mas garante que essa ideia, no que toca aos jogadores portistas,
entra por um ouvido e sai pelo outro. "Temos de provar em campo que somos os favoritos. Se não o fizermos, não ganharemos. De nada adianta sermos favoritos
se não o confirmarmos em campo", disse o argentino, em entrevista ao "Eleftheros Typos", jornal grego que quis tomar pulso ao êxito dos dragões e em particular
ao de Belluschi, que jogou no Olympiacos antes de se transferir para Portugal. "Oxalá que possamos repetir o que se passou em 2003; esse é o nosso sonho.
A nossa caminhada tem sido feita passo a passo e agora temos a final".

Explicar aos gregos o perigo representado pelo Braga foi uma tarefa a que Belluschi dedicou algum tempo. "É uma equipa muito boa, joga bem em contra-ataque,
porque tem jogadores perigosos. Não é uma coincidência que tenha chegado à final e não será também um adversário fácil", diz, acrescentando uma visão curiosa.
"O bom é que, ao contrário da maioria das finais europeias, as duas equipas não terão segredos uma para a outra; conhecemo-nos bem e não haverá surpresas,
porque sabemos o que esperar deles."

Ainda que não tenha trabalhado com José Mourinho, Belluschi arriscou uma análise na sempre batida comparação com Villas-Boas. "Pelo que vejo de Mourinho
na televisão, são treinadores diferentes. Mourinho aposta mais em defesas muito fechadas, contra-ataque e procura ganhar de uma maneira prática. Villas-Boas
não é assim: quer que joguemos um futebol de ataque, de pressing alto e posse de bola; Barcelona serve de modelo", reforça o argentino, com o objectivo
de vincar as diferenças entre os dois treinadores mais comparados dos últimos tempos. Sobre o trabalho diário, Belluschi revela que a equipa se aplica
em treinos diários "muito duros", mas compensadores. "Os resultados falam por si", remata. "A minha melhor recordação europeia foi um jogo que fiz pelo
Olympiacos, em 2008, no campo do Chelsea, com um remate ao poste. Espero que a minha melhor recordação passe a ser esta final", disse ainda.

El Samurai diz que pretende cumprir o contrato

Recuperado de lesão, Belluschi ainda vai a tempo de participar em duas conquistas: a Liga Europa e a Taça de Portugal. El Samurai perdeu algum protagonismo
nos últimos jogos para Guarín, mas o balanço da segunda época no FC Porto continua a ser francamente favorável. Numa altura em que vários jogadores têm
sido apontados aos mais diversos clubes, Belluschi tem conseguido escapar desse mediatismo. "Sou jovem, tenho 27 anos e contrato com o FC Porto que pretendo
cumprir. O meu objectivo é ficar", disse. Voltar à Grécia, porque a entrevista foi a um jornal grego, é uma hipótese a que responde com diplomacia. "Não
fecho portas, mas só se for para o Olympiacos, que foi o clube que me abriu as portas da Europa". Jogar contra o Olympiacos na próxima Champions "seria
difícil, mas sou profissional", disse ainda Belluschi.”

Em
www.ojogo.pt

sábado, 14 de maio de 2011

Análise: Marítimo 0 – FC Porto 2

Campeões Sem Derrotas!
O FC Porto terminou esta época sem derrotas, em 30 jogos somou 27 vitórias e 3 empates. Quem sonhava com uma coisa destas? Julgo que nem dirigentes, nem equipa técnica, nem jogadores sonhavam com tal coisa, mas foi possível, e a distância entre o primeiro e o segundo é completamente abismal, 21 pontos. Orgulho, é o que sinto nesta equipa, obrigada campeões por este campeonato maravilhoso, acho que vai ser complicado repetir uma proeza destas.
O jogo de hoje teve uma primeira parte aceitável; momento do jogo em que surgiram os dois golos portistas; e uma segunda um pouco mais fraca, grande Beto que segurou a vitória. O último jogo da época foi jogado nos Barreiros, mas com o pensamento já na final de Dublin, mesmo assim mais uma vez o FC Porto venceu, Varela e Walter foram os marcadores e os responsáveis pela explosão de alegria dos adeptos portistas na bancada. Eu era uma delas, com todo o prazer deste mundo estive lá a apoiar, a aplaudir e a gritar pelos campeões de Portugal.
Quarta é a final da Liga Europa, e aconteça o que acontecer esta equipa vai ficar na história de ouro do nosso FC Porto.
Força campeão!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Declarações de Lucho

Depois de ter reposto dois posts que perdi devido a um problema no blogger, publico declarações de um ex-jogador do FC Porto, Lucho.

“"Se há quem merece ganhar é o FC Porto"

VALTER MADUREIRA

Lucho não esquece o FC Porto. Nem quer. Deixou o clube há dois anos para ser campeão pelo Marselha e continua a dizer que tem a porta do Dragão aberta para
um eventual regresso. Mas prefere não antecipar cenários que não pode confirmar. Em entrevista a O JOGO, o médio falou de Villas-Boas, de Falcao e de Otamendi
e, naturalmente, da final da Liga Europa. Considera o FC Porto favorito na partida com o Braga e admite que a qualidade de jogo da sua antiga equipa é
uma das grandes surpresas desta temporada a nível europeu.


A época que o FC Porto está a realizar surpreende-o?

Claro que não. Sei a classe dos jogadores, conheço a maioria deles, e não me surpreende o nível que têm apresentado. Tive a possibilidade de conhecer o
Villas-Boas e vê-se que é um treinador muito ambicioso, jovem, mas uma pessoa que trabalha muito. Conhecendo as gentes do clube, a equipa técnica e os
jogadores, ninguém pode ficar surpreendido.

O que é que o FC Porto tem de especial que faz com que seja tantas vezes vencedor em Portugal?

É sobretudo a estrutura e a mentalidade das pessoas que trabalham no clube. Saem jogadores importantes todos os anos, vendem a um bom preço, mas encontram
sempre o substituto certo e a equipa continua competitiva. Além disso, os jogadores só têm de se preocupar em treinar e jogar bem. É essa a base do sucesso
do FC Porto.

E vai ganhar a Liga Europa contra o Braga?

Penso que sim, já era um dos candidatos à vitória final antes do início da prova e ao longo da época demonstrou isso fazendo grandes partidas, como com
o Villarreal no Dragão em que foi amplamente superior. As finais são jogos diferentes dos outros, mas se há quem merece ganhar é o FC Porto.

Quer aproveitar para deixar uma mensagem aos antigos companheiros?

Que desfrutem deste momento que estão a viver, podem ficar na história do clube. Isso é o mais bonito que pode acontecer na carreira de um jogador, ser
recordado por algo grande quando deixar de jogar.

É um clube que lhe deixou boas recordações?

Obviamente. Nem se pode colocar em causa isso. Tenho amigos no plantel e no clube e estou sempre atento a tudo o que se passa com o FC Porto, leio nas notícias
e vejo os jogos. Estarei sempre agradecido.

Considera que, a seguir ao Barcelona, é a equipa mais forte na Europa como já foi dito?

Não sei se é a mais forte, mas é uma das que melhor jogam e que demonstrou estar mais sólida. Não se pode dizer dessa maneira, obviamente que é das grandes
surpresas desta época a nível europeu.

"Villas-Boas está sempre bem disposto"

Lucho saiu de Portugal há quase dois anos numa altura em que Villas-Boas ainda não se tinha sentado num banco técnico - com a curta excepção da passagem
pelas Ilhas Virgens Britânicas - mas tem acompanhado com particular atenção a carreira do sucessor de Jesualdo Ferreira no FC Porto. Além de ver os jogos
pela televisão - tem os canais nacionais na sua casa do Sul de França - o argentino deu um salto a Portugal em Janeiro para matar saudades e rever os amigos,
tendo aproveitado para ir a Aveiro assistir ao jogo com o Beira-Mar. Aí, conheceu pessoalmente o jovem treinador do FC Porto. "Pelo pouco que pude ver
e pelo que conversei com ele nesse dia parece-me um treinador muito aberto, que está sempre bem disposto, que fala com os jogadores e ter uma óptima relação
com eles é fundamental", referiu. Lucho defende que isso se tem reflectido nas vitórias dos azuis e brancos. "Quando assim é os resultados dentro do relvado
são ainda mais positivos. A carreira dele ainda agora começou, mas começar desta maneira ganhando o campeonato e tendo ainda a hipótese de vencer a Liga
Europa e a Taça de Portugal é fantástico", frisou. Mais difícil para Lucho é entrar na inevitável e repetida comparação com José Mourinho. "Não segui o
começo da carreira dele como treinador. É verdade que ouço muita gente a fazer essa comparação e se o fazem deve ser por alguma coisa. Mas eu não o posso
fazer para não cometer qualquer injustiça. Sei só que o Mourinho ganhou o campeonato e a Taça UEFA e depois a Liga dos Campeões pelo FC Porto", atirou.

"Não há muitos goleadores como o Radamel Falcao"

Os últimos grandes goleadores do FC Porto cruzaram-se com Lucho. Um viajou com ele do outro lado do Atlântico para jogar no Dragão, o outro foi seu companheiro
de equipa no River Plate, durante duas temporadas. Falámos de Lisandro e de Falcao, naturalmente. Desde Marselha, Lucho, que não esconde o seu "portismo",
tem vibrado com os golos do colombiano, a quem não poupou nos elogios, ainda que admita que o nível de facturação do avançado esteja um pouco acima das
suas expectativas. "A carreira do Falcao não me surpreende porque sei o que ele vale. Tive a possibilidade de jogar ao lado dele e na Argentina já era
um goleador. É um daqueles jogadores que hoje em dia já não há muitos. Dentro da área, geralmente, não falha, mas claro que ninguém contava que fizesse
tantos golos como está a fazer na Europa. Fico contente por ele porque o conheço e sei que trabalha duro para merecer este momento", sublinhou, El Comandante.

"Manifestei vontade de voltar e sei que é uma porta que está aberta"

Se pudesse escolher, Lucho acabava a carreira na Argentina, dentro de uns anos. Mas antes voltava a pisar o relvado do Estádio do Dragão com a camisola
8 do FC Porto. Só que o argentino sabe que o futuro é imprevisível, ainda mais no futebol, pelo que prefere não fazer grandes vaticínios. "É difícil ter
uma opinião exacta sobre o futuro. Desde que saí do FC Porto que manifestei a vontade de um dia voltar, é uma porta que está aberta, mas não sei o que
vai acontecer. O meu pensamento é terminar a carreira na Argentina, mas também não sei se isso é possível", atirou o sócio número 103 052 do FC Porto.


Para já, está no Marselha a cumprir a segunda das quatro temporadas que assinou e ainda pode render mais algum dinheiro aos cofres da SAD azul e branca
se voltar a vencer o campeonato. E garante que não está arrependido da mudança. "Foi um passo importante. Cheguei a um clube que não ganhava nada há 18
anos e na época passada conseguimos três títulos. Este ano voltamos a vencer a Taça da Liga ao Montpellier e ainda estamos na luta pelo campeonato. O balanço
é mais do que positivo e não estou nada arrependido de ter saído do FC Porto. Creio que foi um passo à frente e não para trás", considerou.

"Otamendi parece que anda nisto há muito tempo"

Lucho deixou de ir à selecção da Argentina, mais ou menos, na altura em que saiu do FC Porto, há quase dois anos, para jogar no Marselha. Uma coincidência
que o impediu de jogar ao lado de Otamendi, o defesa que os dragões contrataram esta temporada, depois de ter sido titular no Mundial da África do Sul
pelas mão de Maradona. "Dios" saiu da alviceleste, mas o central/lateral continua nas escolhas de Sergio Batista e Lucho tem acompanhado a sua carreira.
"É um jogador com experiência, muito seguro, que jogou competições internacionais como o último Mundial. Trata-se de um jovem [23 anos], mas com trajectória
e que parece que já anda nisto há muitos anos", referiu.”

Em
www.ojogo.pt


Grande Lucho!

Declarações De Villas-Boas e Dos Jogadores E Comunicados Do FC Porto

1 – Declarações de Villas-Boas

““NÃO NOS COLOCAMOS EM BICOS DE PÉ”

No “Media Open Day”, dedicado à antevisão da final da UEFA Europa League, André Villas-Boas recusou assumir o favoritismo para o encontro em Dublin, frente
ao SC Braga. A exactamente uma semana da partida, o treinador garantiu que os Dragões vão procurar “controlar o jogo”, face a um adversário “rigoroso na
organização e rápido no contra-ataque”.

Final sem favorito
“Não temos o hábito de nos colocarmos em bicos de pés nem de assumir favoritismos. Não tem sido o nosso estilo este ano. Estamos motivados para disputar
uma grande final europeia, contra uma equipa que não se cansa de derrotar grandes clubes europeus, e também super-motivada para conseguir o título. Será
um desafio em que tudo pode acontecer. Estamos confiantes na nossa identidade e estilo jogo e esperançosos que isso seja suficiente para nos levar ao sucesso.
Isso é muito mais importante do que qualquer mensagem de favoritismo.”

Adversário rigoroso
“O SC Braga, para o campeonato, sofreu duas derrotas com o FC Porto e seguramente conhece-nos muito bem. Para eles, estamos piores. Não sei onde o Domingos
viu isso, mas disse-o com algum sentido. Tivemos uma parte final de época estrondosa, de Fevereiro até agora. O SC Braga também vai querer transcender-se,
trata-se de uma final em que tudo pode acontecer e que nada tem a ver com o campeonato. O SC Braga estuda bem os adversários e vai criar-nos problemas
porque tem esse perfil: concede iniciativa ao adversário, mas é eficaz, rigoroso na organização, forte colectivamente e capaz de finalizar cada ataque
com perigo.”

Análise ao rival
“O SC Braga não está muito diferente daquele que defrontámos para o campeonato. Talvez tenha agora mais confiança. Estão numa boa fase. Ambicionam ficar
no terceiro lugar da Liga e serão uma equipa ultra-motivada. Encontram-se numa fase excelente e merecem estar na final. Têm um percurso muito bonito na
competição. O ano passado lutaram pelo título, este ano tentaram sempre andar nos quatro primeiros lugares.”

Três objectivos
“Tenho a certeza de que o SC Braga quer fechar a época com um título europeu, mas nós também esperamos terminar em beleza com a conquista dos dois últimos
troféus. Ainda temos três jogos e três objectivos diferentes para conquistar (Europa League, Taça de Portugal e invencibilidade na Liga portuguesa). A
equipa está confiante e motivada. Treinamos com rigor e desejo e o que fazemos em treino é o que queremos fazer em jogo.”

Estilo de jogo
“Não gostamos de especular com o jogo. Gostamos de ter a bola e criar oportunidades. É certo que podemos pagar caro por isso e no futebol nem sempre ganha
quem joga melhor. As estratégias são decisivas e é claro que o SC Braga nos obriga a ter cautelas, mas nunca desvirtuaremos o nosso estilo. Posso assegurar
que o FC Porto vai tentar controlar o jogo.”

Vencedor português
“Penso que, pela primeira vez na história, Portugal ficará satisfeito com qualquer um dos vencedores, o resto pouco me interessa. Importante é que os nossos
adeptos fiquem satisfeitos. Vai ser um jogo único.””

Em
www.fcporto.pt


2 – Declarações de Jogadores

“Helton

"Se precisar, peço ajuda para levantar a taça"

Helton, o capitão, tem a tarefa de dizer aqueles palavras especiais antes de um jogo como o da próxima quarta-feira. Mas, afinal, quais serão? "Sabem o
que é um ovo Kinder? É um chocolate que tem uma surpresa lá dentro... Pois bem, o que eu vou dizer aos meus companheiros será uma surpresa." A boa disposição
do guarda-redes prosseguiu quando se perguntou se sempre estava a treinar os músculos dos braços para levantar a taça no final. "Estão a ser trabalhados
[risos]. Mas primeiro é preciso ganhar o jogo dentro do campo. Depois, se vencermos e se precisar de ajuda, peço um reforço [risos]." Helton confessou
ainda que, depois dos muitos campeonatos conquistados, assim como da Taça Libertadores, pelo Vasco, a vitória na Liga Europa seria "fantástico". "Era uma
prenda fantástica. Mas numa final não há favoritos. Primeiro temos de vencer", explicou.

João Moutinho
"Se não ganharmos nada será lembrado"

João Moutinho ainda não treinou ontem, limitou-se a espreitar o treino depois de fazer tratamento, mas tudo se encaminha para que possa estar disponível
a tempo da final de Dublin. "A lesão está a melhorar, espero poder treinar já amanhã ou depois, por isso espero estar na final", confessou. Frente ao Braga,
Moutinho vai cruzar-se com vários antigos companheiros de Alvalade, e até já houve apostas. "Falei com Miguel Garcia, não muito sobre o jogo. Mas apostámos
um jantar", revelou. "Quem perder, paga, e espero que seja ele a pagar", acrescentou. Destacando sempre o colectivo do Braga como principal força do adversário,
o médio aposta num FC Porto igual a si próprio para vencer: "Temos três jogos, duas finais e, se não ganharmos, nada será lembrado, por isso temos de fazer
tudo o que estiver ao nosso alcance para conquistar estas Taças."

Otamendi
"Podemos dizer que o Falcao é o nosso Messi"

Falcao é mesmo o Messi colombiano, como escreveu a Imprensa sul-americana? A pergunta foi feita a Otamendi, que já jogou com os dois. "Ainda há uma diferença
importante [risos]... Falcao é um goleador, e é importante tê-lo connosco. Espero que continue a marcar muitos golos e a dar-nos alegrias. Temos de aproveitar
o seu grande momento, e espero que ele esteja inspirado em Dublin. Bem, mas podemos dizer que ele é o nosso Messi [risos]." O defesa confessou ainda que
espera encontrar-se nos próximos dias com o seleccionador argentino, tendo em vista a participação na Copa América, antes ainda de voltar a ser confrontado
com uma comparação: na Argentina, Mascherano é conhecido como Chefe; e no FC Porto, quem é o chefe? "Aqui não há chefes. Temos um grupo muito forte, e
todos valorizam o que os outros dizem."”

Em
www.ojogo.pt


3 – Comunicados do FC Porto

3.1 – Primeiro comunicado

“JUSTIÇA

O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa decidiu a favor de Jorge Nuno Pinto da Costa e, por consequência, a favor do FC Porto. Mais uma vez – e
já não são poucas – um tribunal, desta vez um colectivo de juízes, deu razão à argumentação do FC Porto e pôs a nu os atropelos à lei cometidos por uma
certa “justiça desportiva”.

O acórdão conhecido esta quarta-feira vem, mais uma vez, reforçar o que o FC Porto sempre disse, que as decisões da justiça desportiva foram ilegais e
parciais, tomadas, todos sabem, por alguém que perseguiu o FC Porto do primeiro ao último dia do seu mandato e sustentadas por um profissional de pareceres
“à la carte”, que fica agora muito mal na fotografia.

À Federação Portuguesa de Futebol cabe agora acatar a decisão do colectivo de juízes do Tribunal Administrativo de Lisboa, ou, em alternativa, recorrer.


O FC Porto manterá a serenidade de quem sabe que a razão está do seu lado, como já antes tinha ficado provado nos diferentes acórdãos/sentenças, designadamente
do Tribunal Arbitral do Desporto, em Lausanne, dos tribunais Criminais, da Relação e por todos aqueles a quem a cegueira da paixão clubística não impede
uma análise distante e imparcial.

Este caso ficará para sempre na história como a derrota dos que quiseram fazer mal ao futebol português. O FC Porto ganha e perde no campo e defende o
nosso futebol como ninguém e na próxima semana irá disputar, no campo, mais duas finais de duas importantes competições, enquanto os invejosos continuarão
a vê-las pela televisão.”


3.2 – Segundo comunicado

“O DESESPERO

Com papas e bolos se enganam os tolos. Os invejosos voltaram à única coisa em que se distinguem – a maledicência –, com a insipiência do costume, é certo,
para tentarem, fora do campo, o que não conseguem dentro das quatro linhas. Um clássico.

Ontem mesmo, no dia em que foi conhecida mais uma sentença da Justiça, favorável a Jorge Nuno Pinto da Costa e ao FC Porto, foram colocados no YouTube
dois áudios (um em português, outro em inglês, e viva o luxo) do ex-árbitro Jacinto Paixão, em que este acusa o FC Porto de o contactar para prejudicar
o Benfica num jogo no Estádio da Luz, com o Moreirense, disputado no final de Fevereiro de 2004.

Ainda hoje o FC Porto agradece às alminhas que esse jogo tenha terminado 1-1, pois foi esse resultado que permitiu uma vantagem na classificação de 14
pontos sobre o terceiro classificado, contra os escassos 12 antes da jornada se disputar, isto à 24.ª ronda. Um alívio.

Jacinto Paixão é mentiroso. Mente com todos os dentes e a ficção voga à medida dos interesses momentâneos dos desesperados desta vida. Em Dezembro de 2010,
Jacinto Paixão foi entrevistado na BenficaTV e o que disse ele então? "Ouvi falar de viagens pagas, não sei se é verdade", mas agora, numa alegada gravação
de 2004, ontem cirurgicamente divulgada, diz que o FC Porto lhe pagou uma viagem a Marrocos... Curiosamente, Jacinto Paixão apresenta-se na dita gravação
de 2004 como ex-árbitro, função que abandonou em Março de 2006. Um visionário, portanto. Até a mentir são muito fraquinhos.

Não nos espanta que estas notícias surjam a menos de uma semana do FC Porto disputar mais uma final europeia, o mesmo já tinha acontecido aquando das meias-finais,
com uma notícia do jornal Marca, sabe-se com que intuito. Para os mais esquecidos, sabem qual foi o resultado? Quem foi possível identificar vai ser processado
e o FC Porto apurou-se para a final, enquanto outros acabaram envergonhados, a pedir desculpas aos próprios adeptos.

Se alguém tem dúvidas da origem destas sucessivas mentiras basta recordar quem foi, em tempos, o advogado que representou Jacinto Paixão. António Pragal
Colaço, conhecido por apelar à violência contra os adeptos do FC Porto em plena Benfica TV.

Como ainda a semana passada cantava uma claque ilegal, quando uma equipa chegou de mais uma derrota: "Joguem à bola..."

PS: O jornal i noticiou hoje que o Benfica suspeita de espionagem e que o FC Porto leia os seus mails. Descansem, não somos assim tão perversos, para nossa
diversão basta ler os jornais "A Bola" e "Correio da Manhã".”

Em
www.fcporto.pt

Declarações de Mariano

“"Fico triste por não continuar"

PEDRO MARQUES COSTA

Quatro anos depois de ter chegado, Mariano está de saída do FC Porto. No final da festa dos campeões, o argentino não escondeu a emoção que lhe invadiu
a alma, depois de uma época preenchida por contrastes acentuados. Por um lado, foi um dos capitães de uma equipa que se prepara para entrar para a história;
por outro, teve uma lesão grave e acabou por jogar pouco com André Villas-Boas. "Tudo o que se está a passar é um pouco estranho... Fiquei emocionado com
a conquista deste campeonato, que, estou certo, ficará na memória de todos e também fiquei muito feliz por ser um dos capitães desta equipa. Isso deixa-me
muito orgulhoso. Mas, por outro lado, joguei pouco". Mariano não culpa ninguém por um ano menos participativo na equipa e anuncia, em declarações a O JOGO,
que vai abandonar o FC Porto no final da época, altura em que termina o contrato que o liga aos dragões. "Parece que o jogo com o Paços de Ferreira foi
o meu último no Dragão... Ainda ninguém falou comigo e, como tal, esta foi a minha última época no FC Porto. Fico triste por não continuar, mas a vida
é mesmo assim... Tenho de seguir em frente. Mas uma coisa é certa: vou levar o FC Porto no meu coração".

Apesar de não ter sido convidado a renovar - nem espera ser, confessa -, Mariano não parte com mágoa de ninguém, até porque só guarda boas recordações dos
quatro anos que viveu no Porto. "Vai ser difícil a despedida. Passei quatro anos fantásticos aqui, as minhas filhas nasceram no Porto e fiz sempre parte
de grupos de trabalho maravilhosos. Acredito que toda a gente que trabalhou directamente comigo gosta de mim e isso, pelo menos a nível pessoal, é muito
importante". O argentino, que faz sempre questão de espalhar simpatia e simplicidade, reconhece ainda que tem sido importante ouvir as mensagens de alguns
companheiros de balneário, que não se cansam de lhe elogiar as qualidades humanas. "Todos reconhecem que fui importante no balneário e isso é o que fica.
Ficará na memória de todos, mas também na minha".

Apesar de ainda haver duas finais para disputar - Mariano não poderá jogar em Dublin, por não ter sido inscrito nas competições europeias -, o extremo parece
falar como se o jogo no Dragão, frente ao Paços de Ferreira, tivesse sido o último. Provavelmente não foi, mas o argentino não se cansa de falar em jeito
de despedida. "Foi óptimo partilhar esta época com todos estes jogadores. É lógico que queria jogar mais... Foi uma época muito difícil para mim. Tive
a lesão e depois perdi espaço na equipa. Para além disso, foi muito complicado não ter tido a oportunidade de participar na Liga Europa. Mas a equipa esteve
sempre muito bem e também não houve muitas possibilidades de regressar".

119 | Ao longo das últimas quatro temporadas, Mariano realizou 119 jogos oficiais pelo FC Porto. Só no campeonato participou em 72, seguindo-se ainda uma
contribuição importante nas últimas participações na Liga dos Campeões, com 18 jogos contabilizados. Este ano não foi inscrito para a Liga Europa, mas
ainda há registo para mais dois jogos na Supertaça, 17 na Taça de Portugal e 10 na Taça da Liga.”

Em
www.ojogo.pt

terça-feira, 10 de maio de 2011

O Jantar Dos Campeões E Declarações de Deco

1 – O Jantar

“Palácio dos campeões

ANTÓNIO M. SOARES

Depois da festa popular no estádio, com caras e cabelos pintados para a ocasião, os jogadores do FC Porto trajaram a rigor para o jantar dos campeões, que
ontem reuniu no Palácio da Bolsa, no Porto, cerca de 500 convidados. Pinto da Costa, André Villas-Boas, assim como os jogadores e respectivas esposas,
foram as estrelas principais da passadeira azul estendida à entrada, por onde desfilaram personalidades das mais diversas áreas - de empresários a presidentes
de câmara, passando por ex-jogadores portistas, treinadores e presidentes de clubes adversários, com natural destaque para António Salvador, do Braga,
com quem o FC Porto discute no próximo dia 18, em Dublin, a conquista da Liga Europa. Ausência notada foi a do vice-presidente Reinaldo Teles, hospitalizado
ontem, segundo explicou Pinto da Costa.

Numa zona central da sala, como que a contrabalançar com a formalidade da ocasião, destacava-se o troféu que assinala a conquista do 25º título nacional,
permitindo ao FC Porto recuperar a tradição de organizar o jantar de campeões numa altura em que está a apenas 90 minutos de terminar o campeonato sem
derrotas e ainda com a hipótese de juntar mais dois troféus ao cardápio de títulos da temporada. Garantido, pelo menos, está o regresso dos dragões a uma
final europeia, sete anos depois da última, em Gelsenkirchen. Dublin é, agora, a nova paragem no roteiro dos campeões, num ano de estreia perfeito para
Villas-Boas. Ontem, o treinador preferiu ceder o protagonismo das declarações aos quatro adjuntos. A ideia era que também eles tivessem o devido reconhecimento,
mas Vítor Pereira, José Mário Rocha, Pedro Emanuel e Wil Coort uniram-se num elogio unânime ao líder, reforçado também no discurso de Pinto da Costa.

Com dois títulos saboreados à mesa, o plantel descansa hoje e começa amanhã a contagem decrescente para o primeiro dos três objectivos desejados: acabar
o campeonato sem derrotas, conquistar a Liga Europa e também a Taça de Portugal.

"André, quero-te na tua cadeira de sonho durante muitos anos"

"No dia em que André Villas-Boas foi apresentado, já sabia que íamos estar aqui, hoje, a festejar o título", garantiu Pinto da Costa ontem à noite, no final
do Jantar dos Campeões que reuniu a família portista no Palácio da Bolsa. Num discurso que deliberadamente evitou polémicas, o presidente portista desmistificou
a sua premonição com uma mão-cheia de outras certezas. "Sabia que íamos festejar porque o conhecia, porque o vi nascer para o futebol e conhecia a sua
capacidade. Sabia que tinha tudo o que é preciso para ter sucesso como treinador, e ainda juntava a tudo isso o facto de ser tão dragão como todos nós",
explicou, estendendo a sua admiração "à equipa técnica que ele teve a inteligência de formar". E porque nunca duvidou de Villas-Boas, Pinto da Costa fez
questão de vincular o técnico a uma das frases mais marcantes do técnico portista esta temporada, quando lhe perguntaram se admitia sair. "Ele disse: 'Porquê?
Estou na minha cadeira de sonho!' Pois bem, André, é nessa cadeira de sonho que te quero ver muitos anos e é nela que quero que sejas muito feliz muito
tempo. É aí que te queremos proporcionar todas as condições para que esta não seja apenas uma época, mas a primeira de muitas."

E porque nenhum treinador é campeão sem jogadores, Pinto da Costa não esqueceu o plantel, classificando-o como "um grupo de jogadores à Porto". "Um grupo
com um grande espírito de colectivo, rigor, uma grande ambição e, acima de tudo, enorme paixão pela camisola que enverga", frisou, creditando-lhe uma "vitória
que é dos milhões que gostam do FC Porto, mas também daqueles que se revêem no nosso clube e no nosso exemplo de luta e de afirmação". Mais concretamente,
porém, Pinto da Costa fez questão de dedicar a conquista do 25º título da história do clube a José Maria Pedroto e Pôncio Monteiro, bem como às respectivas
famílias, presentes no jantar de ontem. Ainda antes disso, o presidente do FC Porto quis envolver António Salvador, presidente do Braga, numa promessa
dirigida a Cavaco Silva, que felicitara os dois clubes pela presença em Dublin. "Quero dar-lhe a garantia de que a final da Liga Europa será disputada
com garra e querer, mas também com muito fair play."

Pinto da Costa agradeceu ainda aos dirigentes dos outros clubes presentes na festa, bem como aos autarcas - lamentando não poder contar com nenhum deles
na Câmara do Porto -, aos presidentes das associações e aos "sponsors" do clube. A terminar, o presidente do FC Porto estendeu as felicitações aos campeões
do andebol, desejando ainda felicidades aos atletas do hóquei e do basquetebol e recordando que são as vitórias do clube que "fazem com que muita gente
sinta vontade de sorrir numa altura complicada". Envolvendo todos os portistas "num abraço", Pinto da Costa encerrou a noite com um grito: "Viva o FC Porto!"

Adjuntos falam de Villas-Boas

Vítor Pereira, treinador-adjunto

"Está no FC Porto pela qualidade, princípios e ideias que defende"

Vítor Pereira, número dois da hierarquia da equipa técnica liderada por André Villas-Boas, destacou ontem a qualidade do grupo de trabalho, verdadeiro segredo,
disse, do êxito portista. "Esta época tem sido brilhante, e esperamos acabá-la com mais dois títulos para a tornar excepcional", disse à entrada para o
jantar dos campeões, aproveitando para elogiar o trabalho desenvolvido pelo chefe de equipa. "André Villas-Boas está no FC Porto pela qualidade, pelos
princípios e pelas ideias que defende. É um líder inteligente. Com um plantel de qualidade e o treinador que temos, é natural disputarmos estes títulos."



José Mário Rocha, preparador-físico

"Conheço-o há anos e tem capacidade de aprendizagem"

José Mário Rocha, responsável pela parte física do plantel portista, foi o único que acompanhou Villas-Boas na transferência de Coimbra para o Dragão. O
convívio próximo com o treinador portistas faz dele voz autorizada para resumir a ascensão meteórica. "Conheço-o há muitos anos, já desde a formação do
FC Porto. Tenho dele uma opinião positiva, pelo trabalho desenvolvido com José Mourinho e também pela capacidade de aprendizagem que faz dele o treinador
com a qualidade de trabalho que todos conhecemos", disse, reforçando que conquistar mais dois títulos faria desta uma "época perfeita"


Pedro Emanuel, treinador-adjunto

"Surpreendeu-me pelo à-vontade com que supera as exigências"

Depois de uma bem-sucedida passagem pelos juniores B, Pedro Emanuel voltou ao grupo principal, agora como adjunto, para voltar a ser campeão. "Não estou
surpreendido, porque sabia que este era um grupo com ambição. Villas-Boas é um líder com personalidade forte. Impõe-se naturalmente e consegue impor com
simplicidade o seu trabalho para que os títulos apareçam. Fiquei surpreendido pela personalidade e o à-vontade com que consegue superar as exigências",
disse, embalando para as duas finais por disputar. "Quero vê-los levantar mais troféus. O grupo tem a noção e a responsabilidade que isso implica."


Wil Coort, treinador de guarda-redes

"Ele é um espectáculo, trabalha a 100 por cento e exige o mesmo"

Wil Coort começou com Adriaanse, integrou-se na equipa de Jesualdo Ferreira e continuou com André Villas-Boas, de quem diz ter excelente impressão. "É um
espectáculo. Surpreendeu-me, porque não o conhecia bem. Trabalha sempre a cem por cento e exige o mesmo dos outros." Sobre os guarda-redes, diz que "Kadu
pode chegar ao plantel principal" e deixou elogios aos três elementos com que trabalha diariamente. "Esta não é a melhor época de Helton. A primeira e
a segunda também foram boas; esta está ao nível dessas. Beto e Pawel [Kieszek] também estão a fazer um bom trabalho."

João Moutinho

"Jogando no FC Porto, títulos são possíveis. Por isso mudei..."

João Moutinho confirmou que deverá recuperar sem problemas da lesão que o obrigou a sair mais cedo do jogo com o Paços de Ferreira. Sobre a época, Moutinho
não podia ter sido mais claro no entusiasmo. "Só jogando no FC Porto é possível ganhar títulos. Por isso mudei." E não travou nos elogios ao que encontrou.
"Vi a organização, todo o grupo, e percebi que era possível atingir os objectivos. A união do grupo tem sido muito importante", destacou. "Ganhar o campeonato
no primeiro ano de FC Porto é extraordinário, depois de seis anos como profissional. É também um orgulho estar nas duas finais que aí vêm, ou três, se
contarmos o jogo com o Marítimo, onde queremos manter a invencibilidade. Já ganhei dois títulos pelo FC Porto, e há mais dois que quero ganhar. Só me preocupo
em ajudar", rematou.

Otamendi

"O importante agora é ganhar as finais"

Otamendi estreou-se no futebol europeu com a conquista de um campeonato, mas diz que não ficou nada surpreendido. "Sabia para o clube que vinha e estou
feliz com a decisão tomada", disse, manifestando um desejo simples: "Este foi o primeiro campeonato conquistado pelo FC Porto, espero que seja o primeiro
de muitos." E apontou objectivos bem concretos: "O importante é ganhar as finais". O argentino sublinha que o plantel está focado nesse desejo. "O grupo
está cada vez mais forte e concentrado para as finais que faltam". Sobre os momentos mais marcantes da época, Otamendi destacou "os clássicos", um em particular:
"O 5-0 com o Benfica marcou-me. Os clássicos foram jogos-chave, ainda que diferentes, e tornaram-nos mais fortes." O argentino tornou-se goleador em Portugal,
com cinco golos na Liga.”

Em
www.ojogo.pt

2 – Declarações de Deco

“"É muito difícil serem tão felizes noutro clube"

PEDRO MARQUES COSTA

A história está prestes a repetir-se. Oito anos depois da vitória em Sevilha, o FC Porto volta a ter hipótese de conquistar a Liga Europa - na altura, denominada
Taça UEFA -, numa época com contornos cada vez mais épicos. No meio de tantas vitórias, sobra, pelo menos para já, apenas uma certeza: os principais clubes
europeus voltam a piscar o olho à grande maioria dos jogadores do FC Porto. Sobra a pergunta: como é que um jogador consegue resistir a tão grandes promessas?
Deco, que até ficou mais um ano pelo Dragão depois de conquistar a Taça UEFA em 2003, conta como tudo se passou depois da conquista de Sevilha. Directamente
do Rio de Janeiro para o jornal O JOGO, o médio reconheceu, no entanto, que esse não é um trabalho fácil para os dirigentes, até porque o assédio aos principais
jogadores do plantel vai aumentar nos próximos tempos. Afinal, dinheiro é sempre dinheiro. Não é fácil resistir à tentação de um contrato milionário, mas
Deco acabou por ficar. E até conseguiu o que lhe parecia impossível: vencer a Liga dos Campeões. Por tudo o que viveu em Portugal, o "mágico", que também
passou pelo Barcelona e Chelsea antes de voltar ao Brasil (está no Fluminense), avisa Hulk, Falcao e companhia que, dinheiro à parte, não há melhor clube
do que o FC Porto.


Como é que se convence os principais jogadores do FC Porto a ficarem mais um ano depois de conquistarem uma competição europeia?

Vou ser sincero: não é fácil convencer... Os jogadores têm ambições. Por exemplo, o Hulk e o Falcao têm, de certeza, muitos clubes interessados por essa
Europa fora. Para além disso, é natural que os jogadores queiram ir para outro clube, de outro campeonato. Faz parte do futebol.

E como é que o convenceram a ficar? Afinal, continuou por mais um ano depois de ganhar a Taça UEFA...

Fui convencido pelo presidente e pelo próprio Mourinho. Vieram falar comigo e disseram-me que queriam montar uma grande equipa, para vencer a Liga dos Campeões.
Na altura, achei que era ambição a mais, pensei que estavam doidos... Mas não e acabou por ser comprovar. Se os jogadores estiverem felizes, como eu acredito
que estejam, e dependendo da idade, até podem ficar por mais um ano. Eu fiquei e não me arrependi.

O FC Porto terá condições para rivalizar com os principais clubes europeus e manter os seus jogadores?

O FC Porto tem uma história fantástica e os jogadores sentem-se bem no clube. Posso garantir uma coisa por experiência própria: é muito difícil algum jogador
sentir-se tão feliz noutro clube como no FC Porto. É verdade que o aspecto financeiro é importante, mas o FC Porto só perde mesmo nisso para os maiores
da Europa. Em tudo o resto - condições, nível humano, etc., etc. - é melhor ou, na pior das hipóteses, é igual. Mas esta é também a história do clube:
formar grandes equipas, fazer grandes jogadores e, depois, vendê-los para começar tudo de novo.

"Afirmação de Hulk na selecção é uma questão de oportunidade"

Hulk já explodiu em Portugal - até mais do que uma vez... -, mas continua sem ter grandes oportunidades de se mostrar na selecção brasileira. As convocatórias
têm sido esporádicas, as hipóteses de jogar ainda pior. Deco não concorda com a ideia de que o Brasil ainda não conhece o verdadeiro Hulk e acredita que
tudo não passa de uma questão de oportunidade. "Os jogos do campeonato português passam na televisão e, agora, os treinadores nem têm de se deslocar aos
estádios para ver os jogadores. Aqui, todos sabem o que ele vale. Para mim, a questão essencial passa pelo facto de ele ainda não ter tido uma verdadeira
oportunidade na selecção. Já foi convocado mais do que uma vez, mas nunca chegou a ser uma aposta definitiva. Apesar disso, não tenho dúvidas de que tem
capacidade para se afirmar na selecção. É uma questão de tempo", confessou.


"Falcao está a fazer história"

Depois da partida com o Paços de Ferreira, Falcao chegou aos 37 golos esta temporada, depois de ter feito 34 no primeiro ano em Portugal. "Ele é fantástico.
Faz golos com uma grande facilidade", comentou Deco, que também encontrou no FC Porto um goleador "inesquecível": Jardel. "É difícil comparar os dois.
O Jardel tem uma história em Portugal muito boa para contar, não só pelo que fez no FC Porto, mas também pela sua passagem no Sporting. Hoje é a vez de
Falcao estar a fazer história. São dois grandes jogadores."

"Esta equipa tem capacidade para ser superior à de Mourinho"

Apesar da distância física que o separa de Portugal, Deco confessa que faz questão de continuar a acompanhar o campeonato português; afinal, as ligações
são grandes e continuam intensas. Por isso, ficou feliz por a final da Liga Europa ser disputada entre dois clubes portugueses. "Ainda mais com o FC Porto
lá..." Para Dublin, aponta um favorito e diz mesmo que esta equipa de André Villas-Boas pode ser melhor do que a de Mourinho.


Que opinião tem sobre esta época do FC Porto?

Tenho visto muitos jogos e o FC Porto é, actualmente, muito superior a todas as outras equipas em Portugal; joga mais e melhor futebol, não só no campeonato,
mas até na Liga Europa. Tem uma equipa muito forte, de gente nova, com muita qualidade. São muito competitivos. O presidente está de parabéns. Ele e todo
o seu staff.

Pode-se depreender das suas palavras que considera o FC Porto favorito a vencer a final da Liga Europa...

Se olharmos para as duas equipas, para a sua qualidade individual e colectiva, mas também para a sua história, o FC Porto é mais forte e deverá ser considerado
o favorito no plano teórico. Mas uma final é sempre especial. Sendo apenas um jogo, tudo pode acontecer, até porque o Braga também está forte e tem uma
equipa experiente. Vai ser um jogo diferente.

E onde vai assistir ao jogo?

Gostava muito de ir a Dublin, mas infelizmente o campeonato estará a começar e não me posso ausentar do Brasil. Fico com pena, mas vou acompanhar o jogo
pela televisão.

Pinto da Costa afirmou recentemente que esta equipa é melhor do que a de Mourinho. Concorda?

Concordo com a ideia de que esta equipa tem capacidade para ser superior à de 2003 e 2004. Sem dúvida. Mas só o tempo dirá se foi... No entanto, a história
é mesmo assim; é escrita para depois aparecer alguém a tentar fazer melhor. Apesar disso, é difícil comparar, até porque são duas grandes equipas. A realidade
mostra que a equipa actual está a fazer um campeonato absolutamente fantástico, uma temporada fora do comum; têm muita qualidade e um treinador que surpreendeu
muita gente.

"Selecção precisava de uma pessoa como Paulo Bento"

Deco abandonou a Selecção Nacional depois de ter participado no último campeonato do mundo, uma despedida que esteve longe de ser a desejada. Os problemas
com Carlos Queiroz fazem parte do passado - "Não quero falar sobre o assunto", atirou -, até porque o médio preferiu apontar ao presente, que se faz com
Paulo Bento. "Tenho acompanhado os jogos da Selecção e estão novamente a jogar bem. Paulo Bento é o treinador certo no momento certo. Portugal tem uma
geração nova, com muito talento, e o Paulo Bento conhece a maior parte deste jogadores, com quem já trabalhou. Era de uma pessoa assim que a Selecção precisava;
de alguém que saiba gerir um balneário, que saiba controlar e falar com os jogadores." Indirecta a Queiroz? Deco diz que não...”

Em
www.ojogo.pt