sábado, 21 de maio de 2011

Quatro Reacções À Vitória Na Liga Europa

“ Muito melhor que um sonho


CARLOS GOUVEIA
PEDRO MARQUES COSTA

Rolando quase não pregou o olho, Guarín teve que se beliscar para perceber que todas as emoções não eram apenas um sonho bom, Belluschi pensava que ia acordar
com dores de garganta de tanto gritar e Fernando diz que nunca se cansará de ganhar troféus. Quatro jogadores, quatro dragões que ajudaram à conquista
da Liga Europa, quatro versões da festa que se seguiu ao apito final de Carlos Carballo e que só terminou 24 horas depois, com a entrada do autocarro no
estacionamento do Dragão. "Felizmente ainda tenho voz. Foi uma festa muito linda, inesquecível, e gritámos muito", contou Belluschi, enquanto piscava o
olho ao troféu exibido ali ao lado, seguramente também a precisar de descanso depois da alucinante festa entre Dublin e a Invicta. "Pelo fanatismo dos
adeptos, ficámos felizes por lhes termos dado mais essa alegria, mas quero dar mais ainda. Tomara que nunca nos cansemos, mas para festa há sempre vontade.
Não temos é forças para as derrotas", atirou Fernando.

O golo foi assinado em colombiano, com cruzamento de Guarín e finalização do inevitável Falcao. O médio ainda hoje tem dificuldades em acreditar que conquistou
uma prova europeia. "Até pensei que era mentira, mas acordei e vi que era realidade. Até liguei ao Falcao para confirmar que era mesmo verdade. Foi uma
emoção única", explicou. Rolando viveu as mesmas emoções e a adrenalina foi tanta que custou a fechar os olhos. "Quase não dormi e nem sei como estou aqui..
Mas estou muito feliz. Posso dizer que sou um homem quase realizado, e acrescento o quase porque ainda nos falta ganhar a Taça de Portugal para ser uma
época em cheio", frisou, resumindo o espírito deste dragão 2010/11: ainda as canas não foram apanhadas da última festa e já pensa na próxima conquista.
Melhor do que um sonho, pois claro.

Fernando: "Depois da defesa do Helton não tinham como nos tirarem a Taça"

Fernando ainda mal recuperou das festas que se seguiram à conquista da Liga Europa e as mensagens de parabéns no telemóvel só agora deixaram de chegar com
uma frequência alucinante. Chega, portanto, a hora de fazer o rescaldo. Não ao jogo, mas do lance que, na sua opinião, o decidiu em que errou e permitiu
que Mossoró se isolasse. "Foi um lance muito rápido e na hora em que o Mossoró se isolou em pedi a Deus para ele falhar, mas o Helton salvou. Foi um momento
complicado que não desejo a ninguém. Não vi o Mossoró, ele foi muito rápido e isolou-se, mas o Helton ajudou. Até lhe dei um beijo no fim a agradecer porque
depois daquele lance não tinha mais como nos tirarem a Taça", admitiu.

Feita a festa, Fernando conta que os músculos estejam em condições para a partida com o Guimarães. "Espero que dê para entrar sem estar cansado, mas vai
ser complicado porque foi muito tempo de festa, com uma viagem longa. Estamos todos cansados, mas contamos recuperar bem e entrar concentrados para ganhar
mais um título", referiu, sublinhando a importância da concentração. "Vamos ter de nos desligar de tudo o que se passou porque o jogos será difícil, até
pelo percurso que fizemos na Taça de Portugal. O Guimarães tem uma grande equipa e sabemos da importância da Taça para eles, pelo que temos de entrar concentrados
e temos de eliminar todos os pontos fortes deles para depois fazer o nosso futebol", insistiu.

Quanto ao seu futuro, Fernando deixou no ar a hipótese de sair. "Está tudo em aberto. Primeiro a Taça e depois vou ver com o meu agente como se vão passar
as coisas. Todos jogadores pensam noutros campeonato e sei que há alguns interessados, mas repito, há uma Taça para ganhar e tenho é que estar concentrado
nisso", terminou.

Belluschi
"Já fazemos parte da história"

Depois dos heróis de 1987 e de 2003/04, o FC Porto tem agora os heróis de 2011. Belluschi tem consciência de que acabou de entrar para a história do clube,
apesar de reconhecer que ainda não tem a noção da real importância do momento que está a viver. "Os adeptos cantaram que queriam voltar a ganhar a Liga
Europa como em 2003. Se calhar, a próxima canção vai ser a dizer que querem ser campeões como em 2011... Fazemos parte da história, mas acho que só com
o passar dos anos é que teremos a verdadeira noção do que estamos a conquistar". Apesar da festa da noite anterior e das muitas cantorias pela cidade,
Belluschi acordou com a voz intacta e com os braços... doridos. "A taça é muito pesada... Aliás, quando a tínhamos na mão e o autocarro travava, precisávamos
de fazer muita força para ela não cair. Não a podíamos deixar cair, tal como tinha acontecido com o Sergio Ramos, do Real Madrid, e com o guarda-redes
do Borússia de Dortmund. Tínhamos de a segurar bem, porque esta não é para estragar", explicou, divertido. Belluschi não tem dúvidas de que a conquista
da Liga Europa foi o "melhor momento da carreira" e assegura que vai "guardar para sempre na memória" estes últimos dias, embora ainda falte disputar a
final da Taça de Portugal. "A partir de agora, temos de esquecer o campeonato e a Liga Europa, até porque queremos ganhar a quarta competição esta época.
Isso seria incrível". O argentino garante que, para a próxima época, mais importante do que manter este grupo de jogadores para prosseguir na senda de
vitórias, será a obrigação de continuar com o mesmo estilo de jogo. Quanto ao seu futuro, não sobraram dúvidas: "Vou continuar, claro!".

Guarín

"Mudar o chip para o Jamor"

Guarín ainda não tem bem a noção do impacto da conquista da Liga Europa. "No futuro é que vou entender o que fizemos em Dublin, quando vir os vídeos e ler
as notícias", atirou. Do que o médio colombiano tem a perfeita noção é que a época que está a terminar, além dos títulos para o currículo, fez mudar a
opinião da plateia do Dragão em relação a si. "Também fui adepto, antes de ser profissional, e assobiava os jogadores. Por isso, compreendo os adeptos
e até fiz um repto no início da época: não podia sair sempre dos jogos assobiado. Sentia que um passe tinha de ser certo e que os remates não podiam sair
tortos, mas sim para a baliza. A exigência dos adeptos deu-me ainda mais força", admitiu. A mudança em campo, diz, deve-se à confiança. "Este seria um
ano muito importante para a minha afirmação, queria marcar o meu nome no clube. Sentia que isso era possível porque confio no meu trabalho e faço-o da
mesma forma quer esteja a jogar ou não. Sabia que o meu momento chegaria e tinha de estar preparado e a um nível alto. Tive oportunidade de jogar a titular
e isso vale muito para melhorar, pois é mais rápido e mais fácil consegui-lo no campo", sublinhou. Conquistada a Liga Europa, Guarín, assegura a mesma
atitude para atacar a Liga dos Campeões na próxima época. "O desejo é o mesmo do início deste ano. Ir passo a passo, porque é uma prova muito difícil".
Antes, há o Jamor. "A Liga Europa foi algo muito bonito, mas temos de cambiar o chip. Este jogo é importante como todos os outros. A forma como ganhámos
o acesso a esta final foi notável e vai-nos motivar ainda mais. Dá-nos força para levantar esta taça também", concluiu.

Rolando

"Quanto mais ganhamos mais queremos ganhar"

Depois de dois dias vividos no limite das emoções, Rolando guardou com grande intensidade na memória um momento especial: "Agora, quando olho para trás,
recordo-me sobretudo quando levantamos a Taça. Foi lindo e especial". O defesa admite que sempre sonhou "com grandes conquistas", mas admitiu também que
esta época está "muito para além do melhor sonho" que pudesse ter. "Vencemos a Supertaça, o campeonato sem derrotas e ainda uma competição europeia...
É fantástico. E agora ainda temos a oportunidade de conquistar a Taça de Portugal". Os elogios estendem-se também ao treinador, que se tornou no mais novo
de sempre a conquistar uma competição europeia. "É um enorme orgulho para ele, mas também para nós, que o ajudamos muito durante esta temporada fantástica.
Ele é novo, mas o nosso plantel também é muito jovem. Ficou confirmado que no futebol não é a idade que conta, mas sim a qualidade". E agora, o que se
segue na próxima época, depois de uma época de grandes vitórias? "Ainda falta ganhar tanta coisa... Para já, temos uma Taça de Portugal para conquistar
e logo a seguir entramos de férias; veremos o que acontece a seguir. No entanto, a nossa motivação é ganhar e, neste clube, quanto mais ganhamos, mais
queremos ganhar. Temos uma enorme sede de vitórias". Sobre a possível saída para o estrangeiro, o defesa assumiu apenas que o jogo com o Guimarães vai
ser o seu último... "esta temporada", embora reconheça que os dirigentes não vão ter uma tarefa fácil para manter este grupo na próxima temporada, tendo
em conta o constante assédio de outros clubes.”

Em
www.ojogo.pt

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Palavra de Presidente, A História das Bandeiras e a Festa Portista Na Baixa

Já tinha idealizado este Post, mas dividido em três, como por estes dias, felizmente há muito que escrever, decidi juntar tudo num.

1 – Palavra de Presidente
A mais ou menos um ano houve uma noite rica em entrevistas, nessa noite, o presidente do FC Porto, na RTP disse a Judite de Sousa:

“Vou voltar a ganhar, não só cá, como lá fora"

Ora, neste mesmo blog, aqui:
http://portistaacemporcento.blogspot.com/2010/03/noite-de-entrevistas.html
Eu disse:
Esta frase ficou-me no ouvido, não me saiu da cabeça durante uns largos minutos. É isso presidente, vamos voltar a erguer bem alto a bandeira do FC Porto, e escrever o nome de Portugal, e do clube, no patamar mais alto.

E já vencemos, Pinto da Costa não brinca em serviço, contratou gente com competência e voltou a vencer, não só cá como na Europa. A bandeira do FC Porto voltou a ser erguida bem alto, e o nome do clube e do país voltou a ser escrito a letras de ouro.


2 – A história das Bandeiras
No final da final da liga Europa, quando a equipa portista foi receber as medalhas e o troféu, os jogadores estrangeiros do clube fizeram-se acompanhar das bandeiras dos respectivos países. Nenhum dos jogadores portugueses levou a bandeira portuguesa, situação que deixou muita gente descontente.
No blog:
www.dragaodoente.blogspot.com
e a respeito deste assunto das bandeiras escrevi estas palavras:
Essa história das bandeiras já irrita, bolas, tem assim tanta importância? Para mim não tem, é me completamente indiferente se os jogadores exibem bandeiras ou não. Sabem, isso é mais um assunto para fazer correr tinta, como eles gostam de criticar e não há mais nada, agarraram-se a essa das bandeiras, haja paciência….


3 – A Festa Portista Na Baixa

“Felicidade Clube do Porto

ANTÓNIO MANUEL SOARES

Batiam as 17h55, em Pedras Rubras, quando o avião abriu a porta para deixar sair o capitão Helton, que saudou os pouco mais de meio milhar de adeptos que
foi receber os jogadores. Os dragões da TAP aproveitaram a oportunidade para tirar fotos para a posteridade, enquanto no alto da torre de controlo tinha
sido içada uma bandeira azul e branca. Só 40 minutos depois, o autocarro viria a deixar o aeroporto em direcção aos Aliados. Problemas mecânicos que levaram
a várias paragens pelo caminho acabaram por levar à substituição do veículo, improvisando-se a decoração, mas sem perder o espírito festivo e as garrafas
de cinco litros de cerveja que haviam de "regar" o povo na hora da festa.

Nos Aliados, que por essa hora já ferviam, o autocarro que liga a Trindade via Monte da Virgem, preso no meio dos adeptos azuis e brancos que invadiram
a Avenida dos Aliados, tinha no painel electrónico "parabéns FC Porto". No meio dos adeptos, as vendedoras de avental e saco a tiracolo anunciavam o cachecol
alusivo à vitória na Liga Europa com aquele sotaque tripeiro típico. "São cinco euros! Olhe que é verdadeiro". Na zona onde ficaram concentrados os Super
Dragões, as gargantas aqueciam com umas cervejas à mistura por entre os "olé Porto olé, nós somos a tua voz...". No ar, de braços bem esticados, muitos
aproveitaram para registar mais uma página histórica do clube, que há-de ser divulgada via Facebook e deixar milhares de polegares virados para cima em
sinal de aprovação. As camisolas estampadas de Deco, Jardel e Lucho, generais de outras conquistas, misturaram-se com um coro de vozes que arrepiou e aplausos
que contagiaram até quem saía do emprego de fato e gravata.

A impaciência crescia. Os directos televisivos iam mostrando os motivos do atraso, até que em poucos minutos se ouviu a maior irrupção de alegria da tarde.
O helicóptero que filmou tudo surgiu no céu e o povo cantou. "O FC Porto já ganhou a Taça, como em 2003...", a recepção era feita como convém a mais um
São João antecipado, um hábito dos últimos anos. As gargantas roucas de tanto cantar escoltaram uma volta de honra de mais de uma hora dos dois autocarros,
braços no ar e petardos a ecoar na avenida, tochas a envolver o ambiente num nevoeiro que se instalou debaixo de um céu pesado a ameaçar a chuva: Nada
que travasse a gigantesca manifestação de alegria, como não tinha travado outra, de protesto, horas antes no mesmo cenário, da CGTP. Pelo direito a ser
feliz, as duas.”

Em
www.ojogo.pt

“ADEPTOS RECEBEM EQUIPA EM APOTEOSE


Galeria de fotos


A equipa do FC Porto chegou hoje em apoteose à cidade, onde foi recebida por mais de 200 mil pessoas, que saudaram os vencedores da Liga Europa.

Impressionante a caravana ao longo do trajecto para o aeroporto, como que a antecipar o banho de multidão na baixa da cidade.

O FC Porto tem uma história de conquistas, particularmente nas últimas décadas, mas não há memória de uma celebração como a desta quinta-feira.

E nem uma avaria no autocarro que transportava a equipa, em plena A4, e que obrigou depois à sua substituição, impediu os adeptos de saudarem os heróis
de Dublin.

Os jogadores cantaram, saltaram, exibiram o troféu, ganho pela segunda vez pelo FC Porto, enquanto as famílias viajaram atrás, num autocarro idêntico.

Eram praticamente 22 horas quando a comitiva chegou ao Estádio do Dragão, onde os jogadores seguiram para suas casas, porque domingo há mais uma final
para jogar e ganhar.”

Em
www.fcporto.pt

Foi uma festa fantástica, magnífica, espectacular, arrepiante … foi lindo tanta gente na baixa a saudar os heróis de Dublin, a tão desejada e sonhada Taça, os campeões! Quanta felicidade, quanto orgulho… Que pena que eu tenho de viver longe do Porto …

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Continuação do Post De Ontem e Mais Uns Dados Históricos

Posso dizer que só hoje estou a saborear verdadeiramente a vitória de ontem. Passo a explicar. Ando aflita com matéria para estudar para uma frequência … vida de estudante tem destas coisas … e como tal ontem, não consegui acompanhar convenientemente a festa dos Dragões na TV; tenho um dos programas gravado, amanhã ou depois vou concentrar-me nele; vi parte da festa dos jogadores, mas não consegui acompanhar a dos adeptos.
Vi o jogo de ontem com um nervosismo especial; creio que é o nervosismo típico dos grandes jogos; julgo que à muito tempo não sentia algo do género. No fundo temia o que o Braga pudesse fazer, porque fez tombar grandes equipas nesta competição, e porque sendo uma equipa portuguesa tem um conhecimento mais amplo do FC Porto. Também sabia perfeitamente que os dragões conseguiam ter força anímica suficiente para, caso fosse preciso, dar a volta a uma situação menos favorável, o problema seria o Braga apanhar-se em vantagem e fechar-se completamente à defesa, aí a ansiedade e a vontade de querer fazer tudo rápido pudesse não ser o melhor caminho. Por isso não conseguia controlar a ansiedade bem como o tal nervosismo que já fiz referência. Quando Falcao marcou o golo, acalmei-me um pouco mais, mas quando, no início do segundo tempo Helton efectuou aquela grande defesa, percebi que o Braga não ia dar de barata a derrota. Voltei a temer que a ansiedade dos jogadores levasse a que aparecessem erros. Quando finalmente o árbitro apitou, fiquei como anestesiada, não reagi logo, parecia que estava a tentar acordar do sonho, sim, porque de certa forma esta conquista é um sonho, um sonho que os dragões alimentaram à muito tempo. Quando Helton e Falcao receberam a taça, e os sons da festa começavam a ser cada vez mais audíveis, comecei a cair na real, a satisfação saiu cá para fora, ainda que meio inibida, provavelmente a preocupação da frequência chamava-me a real. Aliais, durante o segundo tempo, por um momento essa preocupação apareceu-me de repente na cabeça, mas tratei de afastá-la, porque nada podia afastar-me da final. Voltando de todo ao FC Porto e à vitória. Comecei este meu texto a dizer que só hoje estou a saborear verdadeiramente a vitória de ontem, neste momento estou a acompanhar em directo, através da RTP, a chegada dos heróis de Dublin a invicta cidade do Porto, que grande ambiente, que grande alegria, que grande emoção. O Porto está literalmente na rua!

Já vencemos, já vencemos, já vencemos outra vez, o Porto já ganhou a taça como em 2003!


Alguns dados retirados do Site oficial do clube


“O QUARTO TROFÉU INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI

Com a conquista da UEFA Europa League, o FC Porto arrecadou o seu quarto troféu internacional no século XXI. Os Dragões estão assim ao lado dos ingleses
do Liverpool e dos espanhóis do FC Barcelona, sendo apenas superados a nível europeu pelos italianos do AC Milan, que contam cinco títulos internacionais.

Passemos então às contas: o FC Porto conquistou uma UEFA Champions League (2004), duas Taças UEFA/Europa League (2003 e 2011) e uma Taça Intercontinental
(2004). O AC Milan, por sua vez, venceu duas UEFA Champions League (2003 e 2007), duas Supertaças europeias, relativas aos mesmos anos, e um Campeonato
Mundial de Clubes, em 2007.

Liverpool (uma Taça UEFA, uma UEFA Champions League e duas Supertaças europeias) e FC Barcelona (duas Ligas dos Campeões, uma Supertaça Europeia e um Mundial
de Clubes) “empatam” com o campeão português. No entanto, os catalães têm a hipótese de vencer na próxima semana mais uma Champions League.

Se falarmos em termos de competições organizadas pela UEFA, o FC Porto até lidera no século XXI, igualando AC Milan e Liverpool, com quatro troféus. O
Campeonato Mundial de Clubes é organizado pela FIFA, enquanto que a Taça Intercontinental (cuja última edição, em 2004, foi arrebatada pelo FC Porto) era
uma organização conjunta da UEFA e da CONMEBOL.

Top 10 dos clubes europeus com mais troféus internacionais no século XXI:

1.º - AC Milan (Itália), 5 troféus
2.º - FC Porto (Portugal), FC Barcelona (Espanha) e Liverpool (Inglaterra), 4
5.º - Real Madrid e Sevilha (Espanha), 3
7.º - Bayern Munique (Alemanha), Manchester United (Inglaterra), Inter de Milão (Itália), Zenit (Rússia), Valência e Atlético de Madrid (Espanha), 2


NESTE SÉCULO, NINGUÉM VENCE MAIS NA EUROPA

Com a conquista da segunda Taça UEFA da sua história, o FC Porto soma 22 títulos no século XXI, uma marca única em toda a Europa. Com sete campeonatos
nacionais, cinco Taças de Portugal, seis Supertaças, uma UEFA Champions League, duas Taças UEFA/Europa League e uma Taça Intercontinental, o FC Porto é
o clube europeu com mais títulos no século XXI.

Na segunda posição aparecem os croatas do Dínamo Zagreb (sete campeonatos, seis Taças e quatro Supertaças), com 17 títulos. No terceiro posto, “ex aequo”,
surgem os alemães do Bayern de Munique (seis campeonatos, cinco Taças, duas Taças da Liga, uma Supertaça, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental)
e os ingleses do Manchester United (seis campeonatos, uma Taça, três Taças da Liga, quatro Supertaças, uma Liga dos Campeões e um Campeonato Mundial de
Clubes), com 16 troféus.

Seguem-se, nesta lista, Olympique Lyon (França) e Rangers (Escócia), com 15, e Olympiacos (Grécia), Inter de Milão (Itália), FC Barcelona (Espanha) e Shakhtar
Donetsk (Ucrânia), com 14. Esta análise reporta-se às competições oficiais de topo dos 30 primeiros países do ranking da UEFA.

Convém não esquecer que, esta época, ainda há mais um troféu para conquistar: o século XXI pode tornar-se ainda mais azul e branco.

Top 10 dos clubes europeus com mais títulos no século XXI

1.º - FC Porto (Portugal), 22 títulos
2.º - Dínamo Zagreb (Croácia), 17
3.º - Bayern Munique (Alemanha) e Manchester United (Inglaterra), 16
5.º - Lyon (França) e Rangers (Escócia), 15
7.º - Olympiacos (Grécia), Inter (Itália), Barcelona (Espanha) e Shaktar Donetsk (Ucrânia), 14

DE GENK A DUBLIN

A conquista da Europa demorou nove meses, desde Genk, na Bélgica, até Dublin, na Irlanda. O FC Porto efectuou 17 jogos e marcou 44 golos, sofrendo apenas
16 Ganhou 14 jogos, empatou um e perdeu somente dois, um dos quais frente ao Villarreal, no encontro em que garantiu o apuramento para a final. Recorde
os resultados e números do percurso dos Dragões.

PLAY-OFF

19/08/10, Genk-FC Porto, 3-0
(Falcao, 29m, pen.; Souza, 82m; Belluschi, 90m)

26/08/10, FC Porto-Genk, 4-2
(Hulk, 36m, 59m, pen. e 63m; Fernando, 53m / Vossen, 22m e 56m)

FASE DE GRUPOS (GRUPO L)

16/09/10 Rapid Viena-FC Porto, 3-0
(Rolando, 26m; Falcao, 65m; Rúben Micael, 77m)

30/09/10 CSKA Sófia-FC Porto, 0-1
(Falcao, 16m)

21/10/10 Besiktas-FC Porto, 1-3
(Bobo, 90+2m / Falcao, 26m e Hulk, 59m e 78m)

04/11/10 Besiktas-FC Porto, 1-1
(Falcao, 35, pen. / Nihat, 62m)

01/12/10 Rapid Viena-FC Porto, 1-3
(Trimmel, 38m / Falcao, 42m, 85m e 88m)

15/12/10 FC Porto-CSKA Sófia, 3-1
(Otamendi, 22m; Rúben Micael, 54m; James, 90+3m / Delev, 48m)

Classificação: 1.º: FC Porto, 16 pontos (cinco vitórias e um empate), 14 golos marcados e quatro sofridos; 2.º: Besiktas, 13 pontos (quatro vitórias, um
empate e uma derrota), seis golos marcados e três sofridos; 3.º: Rapid Viena, três pontos (uma vitória e cinco derrotas), cinco golos marcados e 12 sofridos;
4.º: CSKA Sófia, três pontos (uma vitória e cinco derrotas), quatro golos marcados e 10 sofridos.

16-AVOS-DE-FINAL

17/02/11 Sevilha-FC Porto, 1-2
(Kanouté, 65m / Rolando, 58m e Guarín, 85m)

23/02/11 FC Porto-Sevilha, 0-1
(Luís Fabiano, 71m)

OITAVOS-DE-FINAL

10/03/11 CSKA Moscovo-FC Porto, 0-1
(Guarín, 70m)

17/03/11 FC Porto-CSKA Moscovo, 2-1
(Hulk, 1m e Guarín, 24m / Tosic, 29m)

QUARTOS-DE-FINAL

07/04/11 FC Porto-Spartak Moscovo, 5-1
(Falcao, 37m, 84m, e 90+2m; Varela, 65m; Maicon, 70m / Kombarov, 71m)

14/04/11 Spartak Moscovo-FC Porto, 2-5
(Dzyuba, 52m e Ari, 72m / Hulk, 28m; Rodríguez, 45+2m; Guarin, 47m; Falcao, 54m; Rúben Micael, 89m)

MEIAS-FINAIS

28/04/11 FC Porto-Villarreal, 5-1
(Falcao, 49m, pen, 67m, 75m e 90m; Guarín, 61m / Cani, 45m)

05/05/11 Villarreal-FC Porto, 3-2
(Cani, 17m; Capdevila, 75m e Rossi, 80m, pen. / Hulk, 40m e Falcao, 48m)

FINAL

18/05/11 FC Porto-SC Braga, 1-0
(Falcao, 44m)

Foram utilizados 22 jogadores: Helton e Beto (guarda-redes); Rolando, Alvaro, Otamendi, Sapunaru, Fucile e Maicon (defesas); João Moutinho, Fernando, Guarín,
Belluschi, Rúben Micael, Souza e Castro (médios); Hulk, Falcao, Rodríguez, Varela, James, Walter e Ukra. Castro e Ukra já não fazem parte do plantel.”

Em
www.fcporto.pt

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Análise: FC Porto 1 – Sporting de Braga 0

A Liga Europa é Portista!
Diz o poeta que o sonho comanda a vida, e o FC Porto desde bem cedo colocou a fasquia bem alta nesta Liga Europa, sem dar de barato o favoritismo, sempre a respeitar cada adversário, foi dando paços seguros até Dublin, e voltou a ganhar o troféu que em 2003 tinha vencido em Sevilha, e o sonho portista realizou-se.
Felicidade e orgulho é o que sinto neste momento, tenho dificuldade em encontrar as palavras certas… mas creio que todos os portistas percebem perfeitamente o que quero dizer… Quero agradecer aos jogadores; principalmente ao Falcao, pelo golo da vitória de hoje, bem como todos os outros que fez durante a caminhada nesta competição; e ao Helton, pela grande defesa que hoje fez. Quero também agradecer ao nosso treinador, André Villas-Boas, por conduzir estes talentos tão sabiamente. Quero agradecer ao presidente, pelas escolhas sempre acertadas que faz. Em suma, quero agradecer a todos por mais esta grandiosa vitória internacional, por mais esta noite de glória que vai ficar escrita com letras de ouro no livro de honra das vitórias do FC Porto. Haverá neste país adeptos mais felizes que os portistas?
A final; a primeira entre equipas portuguesas; não foi um jogo fantástico, creio que talvez foi tal como eu esperava, um jogo muito calculista, onde o receio de errar por vezes foi grande, a vontade de agarrar a vitória por vezes levou a que se cometessem erros. É preciso não esquecer que do outro lado estava uma equipa que derrubou alguns dos favoritos, e que por isso a cautela teria de ser maior. Falcao felizmente aproveitou a oportunidade que teve e carimbou o nome do FC Porto como vencedor, ainda antes do intervalo. No segundo tempo, Helton também carregou no marcador que carimbou o nome do vencedor, ao evitar que o Braga chegasse ao empate. E assim o FC Porto voltou, tal como em 2003, a vencer a Liga Europa.

Vencemos, vencemos, vencemos outra vez, o Porto ganhou a taça como em 2003!

PS 1. Parabéns a todos aqueles que estiveram em Dublin, a apoiar estas duas grandes equipas portuguesas. Parabéns ao Braga pela presença.

PS 2. Amanhã espera-se mais festa na baixa portuense, vou acompanhar tudo na TV, mas o que eu queria era estar lá …

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Falcao, Belluschi E … A Final De Dublin

“DUBLIN: TERCEIRA FINAL EUROPEIA NO SÉCULO XXI

O FC Porto disputa esta quarta-feira, frente ao SC Braga, a sua quinta final europeia, a terceira nos últimos oito anos. Os Dragões são, a par de Manchester
United, FC Barcelona, Milan e Liverpool, o clube com mais presenças em finais europeias no século XXI: três.

O número global de cinco finais europeias exclui as três presenças dos Dragões na Supertaça Europeia (em 1987/88, 2003 e 2004). Para além disso, poderíamos
falar em finais internacionais, o que nos levaria a adicionar as duas vitoriosas participações na Taça Intercontinental (1987 e 2004), chegando a um total
de 10 presenças.

Em Dublin, os azuis e brancos vão procurar o seu sétimo troféu em competições organizadas pela UEFA, num “ranking” em que se encontram no nono lugar (seis
títulos), a par do Manchester United, que estará presente na final da Champions League. Face à impossibilidade de ultrapassarem, esta época, Bayern de
Munique e Inter, com oito títulos, ingleses e portugueses vão assim disputar o nono lugar desta honrosa classificação.”

Em
www.fcporto.pt


Falcao

“Falcao assume conversas para renovar

HUGO SOUSA

A renovação de Falcao é capaz de ser a notícia mais esperada pelos adeptos do FC Porto, mas, para já, fica só a certeza de que o assunto está mesmo a ser
tratado. Numa longa entrevista ao jornal colombiano "El Tiempo", publicada ontem, o avançado admitiu que tem havido conversas com o clube nesse sentido
e, apesar das notícias que o dão como alvo dos mais variados emblemas europeus, não descarta a possibilidade de prolongar uma ligação que, a continuar
como está, é válida por mais duas épocas. "A única coisa certa é que tenho mais dois anos de contrato com o FC Porto. Tento alhear-me de todas as notícias,
porque estou muito concentrado em terminar bem a época e em conquistar as duas competições que ainda temos pela frente. Há, de ambas as partes, boas intenções
de aumentar o vínculo contratual, mas essas são decisões que a Direcção terá de tomar no momento certo", disse Falcao, confessando-se rendido ao carinho
recebido no clube e na cidade: "Trataram-me sempre muito bem desde que cheguei. O carinho das pessoas tem sido maravilhoso, fazendo-me sentir confortável.
É natural que esse tratamento esteja ligado ao meu rendimento desportivo, e isso é claro para mim, mas tanto as pessoas do clube como os adeptos, ou simples
habitantes da cidade, expressam o seu carinho e esforçam-se por servir-me da melhor maneira. Por vezes, espanta-me tanta amabilidade, mas só tenho palavras
de agradecimento".

A enviada especial do "El Tiempo" ao Porto esforça-se por contar aos colombianos a dimensão da popularidade de Falcao, alvo também de todas as atenções
mediáticas no seu país. Aliás, ainda ontem, outro jornal - "Semana" - procurava retratar o "fenómeno Falcao", com a ajuda de treinadores, amigos e jornalistas.
Em Portugal, El Tigre permanece tranquilo, com dias serenos que ele próprio relata. "Treino de manhã e tenho as tardes livres; estudo inglês três vezes
por semana, descanso, vou ao cinema ou leio. Estou sempre ocupado". Não contem com ele para filmes de ficção científica; Ronaldo (o Fenómeno brasileiro)
foi a principal referência. Nos livros, destaca a biografia de Dostoievski, escritor russo, Paulo Coelho e Ernesto Sábato; García Márquez, também colombiano,
"é complexo, mas interessante"; esforça-se por falar português - "um idioma lindo" - continua profundamente religioso e espera a chegada dos familiares
a Portugal nos próximos dias. O pai, que até costuma - ou costumava, pelo menos - falar de assuntos relacionados com a carreira desportiva, e com os contratos,
chega brevemente ao Porto, informa o "El Tiempo".”

"O jogo chega à área; só tenho de estar lá..."

Falcao tentou explicar o êxito do FC Porto para colombiano entender. "É um clube com uma organização de muitos anos e com esquema táctico definido. Tem
mantido a coluna vertebral da equipa e, se sai um jogador, basta a quem chega encaixar e fazer o trabalho do anterior. O plantel não se desfaz e tem uma
ideia clara de jogo. Foi um detalhe importante quando cheguei: bastou-me entrar numa equipa que já se conhecia; tratei de aprender com rapidez e fazer
o meu trabalho. Entendi o sistema de jogo, a ambição ofensiva e vi que chegavam muitas vezes à área e percebi que só tinha de estar no lugar certo. Cada
um cumpre a sua função em campo. Numa equipa, quando todas as peças estão bem, as individualidades sobressaem; é um trabalho conjunto: sem eles, não poderia
fazer o que tenho feito". Na selecção, diz, é mais difícil porque as rotinas são menos treinadas.”

Em
www.ojogo.pt


Belluschi

“"Temos de provar o favoritismo"

HUGO SOUSA

Belluschi percebe que o FC Porto seja encarado como favorito à vitória na final de Dublin, mas garante que essa ideia, no que toca aos jogadores portistas,
entra por um ouvido e sai pelo outro. "Temos de provar em campo que somos os favoritos. Se não o fizermos, não ganharemos. De nada adianta sermos favoritos
se não o confirmarmos em campo", disse o argentino, em entrevista ao "Eleftheros Typos", jornal grego que quis tomar pulso ao êxito dos dragões e em particular
ao de Belluschi, que jogou no Olympiacos antes de se transferir para Portugal. "Oxalá que possamos repetir o que se passou em 2003; esse é o nosso sonho.
A nossa caminhada tem sido feita passo a passo e agora temos a final".

Explicar aos gregos o perigo representado pelo Braga foi uma tarefa a que Belluschi dedicou algum tempo. "É uma equipa muito boa, joga bem em contra-ataque,
porque tem jogadores perigosos. Não é uma coincidência que tenha chegado à final e não será também um adversário fácil", diz, acrescentando uma visão curiosa.
"O bom é que, ao contrário da maioria das finais europeias, as duas equipas não terão segredos uma para a outra; conhecemo-nos bem e não haverá surpresas,
porque sabemos o que esperar deles."

Ainda que não tenha trabalhado com José Mourinho, Belluschi arriscou uma análise na sempre batida comparação com Villas-Boas. "Pelo que vejo de Mourinho
na televisão, são treinadores diferentes. Mourinho aposta mais em defesas muito fechadas, contra-ataque e procura ganhar de uma maneira prática. Villas-Boas
não é assim: quer que joguemos um futebol de ataque, de pressing alto e posse de bola; Barcelona serve de modelo", reforça o argentino, com o objectivo
de vincar as diferenças entre os dois treinadores mais comparados dos últimos tempos. Sobre o trabalho diário, Belluschi revela que a equipa se aplica
em treinos diários "muito duros", mas compensadores. "Os resultados falam por si", remata. "A minha melhor recordação europeia foi um jogo que fiz pelo
Olympiacos, em 2008, no campo do Chelsea, com um remate ao poste. Espero que a minha melhor recordação passe a ser esta final", disse ainda.

El Samurai diz que pretende cumprir o contrato

Recuperado de lesão, Belluschi ainda vai a tempo de participar em duas conquistas: a Liga Europa e a Taça de Portugal. El Samurai perdeu algum protagonismo
nos últimos jogos para Guarín, mas o balanço da segunda época no FC Porto continua a ser francamente favorável. Numa altura em que vários jogadores têm
sido apontados aos mais diversos clubes, Belluschi tem conseguido escapar desse mediatismo. "Sou jovem, tenho 27 anos e contrato com o FC Porto que pretendo
cumprir. O meu objectivo é ficar", disse. Voltar à Grécia, porque a entrevista foi a um jornal grego, é uma hipótese a que responde com diplomacia. "Não
fecho portas, mas só se for para o Olympiacos, que foi o clube que me abriu as portas da Europa". Jogar contra o Olympiacos na próxima Champions "seria
difícil, mas sou profissional", disse ainda Belluschi.”

Em
www.ojogo.pt

sábado, 14 de maio de 2011

Análise: Marítimo 0 – FC Porto 2

Campeões Sem Derrotas!
O FC Porto terminou esta época sem derrotas, em 30 jogos somou 27 vitórias e 3 empates. Quem sonhava com uma coisa destas? Julgo que nem dirigentes, nem equipa técnica, nem jogadores sonhavam com tal coisa, mas foi possível, e a distância entre o primeiro e o segundo é completamente abismal, 21 pontos. Orgulho, é o que sinto nesta equipa, obrigada campeões por este campeonato maravilhoso, acho que vai ser complicado repetir uma proeza destas.
O jogo de hoje teve uma primeira parte aceitável; momento do jogo em que surgiram os dois golos portistas; e uma segunda um pouco mais fraca, grande Beto que segurou a vitória. O último jogo da época foi jogado nos Barreiros, mas com o pensamento já na final de Dublin, mesmo assim mais uma vez o FC Porto venceu, Varela e Walter foram os marcadores e os responsáveis pela explosão de alegria dos adeptos portistas na bancada. Eu era uma delas, com todo o prazer deste mundo estive lá a apoiar, a aplaudir e a gritar pelos campeões de Portugal.
Quarta é a final da Liga Europa, e aconteça o que acontecer esta equipa vai ficar na história de ouro do nosso FC Porto.
Força campeão!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Declarações de Lucho

Depois de ter reposto dois posts que perdi devido a um problema no blogger, publico declarações de um ex-jogador do FC Porto, Lucho.

“"Se há quem merece ganhar é o FC Porto"

VALTER MADUREIRA

Lucho não esquece o FC Porto. Nem quer. Deixou o clube há dois anos para ser campeão pelo Marselha e continua a dizer que tem a porta do Dragão aberta para
um eventual regresso. Mas prefere não antecipar cenários que não pode confirmar. Em entrevista a O JOGO, o médio falou de Villas-Boas, de Falcao e de Otamendi
e, naturalmente, da final da Liga Europa. Considera o FC Porto favorito na partida com o Braga e admite que a qualidade de jogo da sua antiga equipa é
uma das grandes surpresas desta temporada a nível europeu.


A época que o FC Porto está a realizar surpreende-o?

Claro que não. Sei a classe dos jogadores, conheço a maioria deles, e não me surpreende o nível que têm apresentado. Tive a possibilidade de conhecer o
Villas-Boas e vê-se que é um treinador muito ambicioso, jovem, mas uma pessoa que trabalha muito. Conhecendo as gentes do clube, a equipa técnica e os
jogadores, ninguém pode ficar surpreendido.

O que é que o FC Porto tem de especial que faz com que seja tantas vezes vencedor em Portugal?

É sobretudo a estrutura e a mentalidade das pessoas que trabalham no clube. Saem jogadores importantes todos os anos, vendem a um bom preço, mas encontram
sempre o substituto certo e a equipa continua competitiva. Além disso, os jogadores só têm de se preocupar em treinar e jogar bem. É essa a base do sucesso
do FC Porto.

E vai ganhar a Liga Europa contra o Braga?

Penso que sim, já era um dos candidatos à vitória final antes do início da prova e ao longo da época demonstrou isso fazendo grandes partidas, como com
o Villarreal no Dragão em que foi amplamente superior. As finais são jogos diferentes dos outros, mas se há quem merece ganhar é o FC Porto.

Quer aproveitar para deixar uma mensagem aos antigos companheiros?

Que desfrutem deste momento que estão a viver, podem ficar na história do clube. Isso é o mais bonito que pode acontecer na carreira de um jogador, ser
recordado por algo grande quando deixar de jogar.

É um clube que lhe deixou boas recordações?

Obviamente. Nem se pode colocar em causa isso. Tenho amigos no plantel e no clube e estou sempre atento a tudo o que se passa com o FC Porto, leio nas notícias
e vejo os jogos. Estarei sempre agradecido.

Considera que, a seguir ao Barcelona, é a equipa mais forte na Europa como já foi dito?

Não sei se é a mais forte, mas é uma das que melhor jogam e que demonstrou estar mais sólida. Não se pode dizer dessa maneira, obviamente que é das grandes
surpresas desta época a nível europeu.

"Villas-Boas está sempre bem disposto"

Lucho saiu de Portugal há quase dois anos numa altura em que Villas-Boas ainda não se tinha sentado num banco técnico - com a curta excepção da passagem
pelas Ilhas Virgens Britânicas - mas tem acompanhado com particular atenção a carreira do sucessor de Jesualdo Ferreira no FC Porto. Além de ver os jogos
pela televisão - tem os canais nacionais na sua casa do Sul de França - o argentino deu um salto a Portugal em Janeiro para matar saudades e rever os amigos,
tendo aproveitado para ir a Aveiro assistir ao jogo com o Beira-Mar. Aí, conheceu pessoalmente o jovem treinador do FC Porto. "Pelo pouco que pude ver
e pelo que conversei com ele nesse dia parece-me um treinador muito aberto, que está sempre bem disposto, que fala com os jogadores e ter uma óptima relação
com eles é fundamental", referiu. Lucho defende que isso se tem reflectido nas vitórias dos azuis e brancos. "Quando assim é os resultados dentro do relvado
são ainda mais positivos. A carreira dele ainda agora começou, mas começar desta maneira ganhando o campeonato e tendo ainda a hipótese de vencer a Liga
Europa e a Taça de Portugal é fantástico", frisou. Mais difícil para Lucho é entrar na inevitável e repetida comparação com José Mourinho. "Não segui o
começo da carreira dele como treinador. É verdade que ouço muita gente a fazer essa comparação e se o fazem deve ser por alguma coisa. Mas eu não o posso
fazer para não cometer qualquer injustiça. Sei só que o Mourinho ganhou o campeonato e a Taça UEFA e depois a Liga dos Campeões pelo FC Porto", atirou.

"Não há muitos goleadores como o Radamel Falcao"

Os últimos grandes goleadores do FC Porto cruzaram-se com Lucho. Um viajou com ele do outro lado do Atlântico para jogar no Dragão, o outro foi seu companheiro
de equipa no River Plate, durante duas temporadas. Falámos de Lisandro e de Falcao, naturalmente. Desde Marselha, Lucho, que não esconde o seu "portismo",
tem vibrado com os golos do colombiano, a quem não poupou nos elogios, ainda que admita que o nível de facturação do avançado esteja um pouco acima das
suas expectativas. "A carreira do Falcao não me surpreende porque sei o que ele vale. Tive a possibilidade de jogar ao lado dele e na Argentina já era
um goleador. É um daqueles jogadores que hoje em dia já não há muitos. Dentro da área, geralmente, não falha, mas claro que ninguém contava que fizesse
tantos golos como está a fazer na Europa. Fico contente por ele porque o conheço e sei que trabalha duro para merecer este momento", sublinhou, El Comandante.

"Manifestei vontade de voltar e sei que é uma porta que está aberta"

Se pudesse escolher, Lucho acabava a carreira na Argentina, dentro de uns anos. Mas antes voltava a pisar o relvado do Estádio do Dragão com a camisola
8 do FC Porto. Só que o argentino sabe que o futuro é imprevisível, ainda mais no futebol, pelo que prefere não fazer grandes vaticínios. "É difícil ter
uma opinião exacta sobre o futuro. Desde que saí do FC Porto que manifestei a vontade de um dia voltar, é uma porta que está aberta, mas não sei o que
vai acontecer. O meu pensamento é terminar a carreira na Argentina, mas também não sei se isso é possível", atirou o sócio número 103 052 do FC Porto.


Para já, está no Marselha a cumprir a segunda das quatro temporadas que assinou e ainda pode render mais algum dinheiro aos cofres da SAD azul e branca
se voltar a vencer o campeonato. E garante que não está arrependido da mudança. "Foi um passo importante. Cheguei a um clube que não ganhava nada há 18
anos e na época passada conseguimos três títulos. Este ano voltamos a vencer a Taça da Liga ao Montpellier e ainda estamos na luta pelo campeonato. O balanço
é mais do que positivo e não estou nada arrependido de ter saído do FC Porto. Creio que foi um passo à frente e não para trás", considerou.

"Otamendi parece que anda nisto há muito tempo"

Lucho deixou de ir à selecção da Argentina, mais ou menos, na altura em que saiu do FC Porto, há quase dois anos, para jogar no Marselha. Uma coincidência
que o impediu de jogar ao lado de Otamendi, o defesa que os dragões contrataram esta temporada, depois de ter sido titular no Mundial da África do Sul
pelas mão de Maradona. "Dios" saiu da alviceleste, mas o central/lateral continua nas escolhas de Sergio Batista e Lucho tem acompanhado a sua carreira.
"É um jogador com experiência, muito seguro, que jogou competições internacionais como o último Mundial. Trata-se de um jovem [23 anos], mas com trajectória
e que parece que já anda nisto há muitos anos", referiu.”

Em
www.ojogo.pt


Grande Lucho!