sexta-feira, 1 de julho de 2011

Notícias Portistas

1 – Gala da Liga Foi Dominada pelo FC Porto

“DRAGÕES DOMINARAM GALA DA LIGA

O FC Porto foi a equipa mais premiada na Gala da Liga Portugal, que se realizou esta quinta-feira e destacou os melhores da época 2010/11. O brasileiro

Hulk foi a estrela da noite, ao arrecadar os títulos de melhor jogador do campeonato e de melhor marcador, com 23 golos.

O avançado subiu assim por duas vezes ao palco montado na Alfândega do Porto, onde decorreu a cerimónia, poucas horas após o sorteio do calendário para

a época 2011/12. Helton foi considerado o melhor guarda-redes e André Villas-Boas foi eleito o melhor treinador.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Segundo Treino da Época

“DJALMA JÁ TREINA COM A CAMISOLA DO FC PORTO

O FC Porto cumpriu, esta sexta-feira, o segundo treino da temporada 2011/12, com destaque para a presença do avançado Djalma, uma das contratações dos

Dragões para a nova época.

Sem Rafa e Belluschi (no Departamento Médico), nem Sapunaru (autorizado a ausentar-se, por motivos pessoais), Vítor Pereira orientou a sessão de trabalho

desta manhã com 20 jogadores, seguindo-se, durante a tarde, a conclusão dos exames médicos, após os quais será divulgado o boletim clínico.”

Em

www.fcporto.pt

3 – Exames médicos Concluídos

“EXAMES MÉDICOS FINALIZADOS

O plantel do FC Porto finalizou, esta sexta-feira, a dupla jornada de exames médicos de princípio de temporada. Os testes foram concluídos durante a tarde,

tendo decorrido dentro da normalidade.

No que diz respeito ao boletim clínico, Rafa e Belluschi mantêm-se em trabalho de ginásio.

Os Dragões prosseguem com o plano de treinos amanhã, novamente no Olival. O primeiro está marcado para as 10h00 (aberto 30 minutos à comunicação social)

e o segundo para as 17h00 (porta fechada).

Para este sábado está ainda agendada uma superflash, com início às 9h45.”

Em

www.fcporto.pt

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Notícias Portistas

1 – Calendário da próxima época

1ª Guimarães - FC Porto

2ª FC Porto - Gil Vicente

3ª U. Leiria - FC Porto

4ª FC Porto - Setúbal

5ª Feirense - FC Porto

6ª FC Porto - Benfica

7ª Académica - FC Porto

8ª FC Porto - Nacional

9ª FC Porto - Paços de Ferreira

10ª Olhanense - FC Porto

11ª FC Porto - Braga

12ª Beira-Mar - FC Porto

13ª FC Porto - Marítimo

14ª Sporting - FC Porto

15ª FC Porto - Rio Ave

2 – Calendário de jogos da pré-época

“FC PORTO RECEBE O PEÑAROL NA APRESENTAÇÃO OFICIAL

O FC Porto apresenta-se oficialmente aos sócios no próximo dia 24 de Julho, numa cerimónia que contemplará um jogo frente ao Peñarol, do Uruguai, clube

de Formação de Cristian Rodríguez.

Entretanto, há mais duas partidas confirmadas na pré-época dos Dragões: contra o Rio Ave, a 21 de Julho, em Vila do Conde; e perante os franceses do Lyon,

a 31 de Julho, em Genebra, na Suíça.

Programa de jogos de pré-época actualizado:

Quarta-feira, 6 de Julho de 2011

FC Porto-Tourizense (porta fechada), no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia (Olival)

Domingo, 10 de Julho de 2011

FC Gutersloh-FC Porto, no Heidewaldstadion, às 19h30 locais (18h30 em Portugal Continental)

Sábado, 16 de Julho de 2011

Borussia Moenchengladbach-FC Porto, no Niederrheinstadion, em Oberhausen, às 19h30 locais (18h30 em Portugal Continental)

Quinta-feira, 21 de Julho de 2011

Rio Ave-FC Porto, em Vila do Conde

Domingo, 24 de Julho de 2011

FC Porto-Peñarol, no Estádio do Dragão (Apresentação Oficial do FC Porto)

Domingo, 31 de Julho de 2011

Lyon-FC Porto, em Genève, na Suíça, às 21h00 locais (20h00 em Portugal Continental)”

Em

www.fcporto.pt

3 – Primeiro dia de trabalho da época 2011/2012

“CAMPEÕES JÁ PREPARAM A TEMPORADA 2011/12

O FC Porto já trabalha no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde se apresentaram 22 jogadores. A nova temporada do Campeão

Nacional e vencedor da UEFA Europa League, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira arrancou esta quinta-feira, com um ensaio matinal.

Para a tarde está reservada a realização de exames médicos, após os quais será difundido o boletim clínico.

Na sessão inaugural da época 2011/12, foram novidade as presenças dos reforços Bracali e Kelvin, os regressos de Addy e Castro (que estiveram cedidos,

por empréstimo, no ano desportivo transacto) e as integrações de David e Christian (ex-juniores) e Kadú e Tiago Ferreira, dos Sub19.

Destaque ainda para a renovada equipa técnica – liderada agora por Vítor Pereira –, que conta ainda com Rui Quinta, José Semedo, Filipe Almeida e Wil Coort.

Quanto a ausências, há a referir nove jogadores. Alvaro Pereira, Cristian Rodríguez, Falcao e Guarín estão ao serviço das respectivas Selecções (Uruguai,

no caso da primeira dupla; Colômbia, no caso dos outros dois), na Copa América; João Moutinho, Rolando, Varela e Fucile permanecem de férias; Iturbe encontra-se

no Mundial de Sub20, em representação da Argentina.

Lista completa de jogadores que se apresentaram esta manhã, no Olival: Beto, Bracali, Helton e Kadú (guarda-redes); Addy, David, Maicon, Otamendi, Rafa,

Sapunaru, Sereno e Tiago Ferreira (defesas); Belluschi, Castro, Fernando, Rúben Micael e Souza (médios); Christian, Kelvin, Hulk, James e Walter (avançados).”

Em

www.fcporto.pt

4 – Concluída a primeira fase dos indispensáveis exames médicos

“PRIMEIRA FASE DE EXAMES MÉDICOS CONCLUÍDA

Os jogadores do FC Porto submeteram-se, esta quinta-feira, à primeira fase de exames médicos de início de temporada. O procedimento decorreu com normalidade,

estando marcada para esta sexta-feira, também da parte da tarde, a conclusão dos mesmos.

Relativamente ao boletim clínico, referência para Rafa e Belluschi, que se limitaram a fazer trabalho de ginásio.

Os Dragões voltam a treinar amanhã de manhã, às 10h00, novamente no Olival, com os jornalistas a poderem presenciar os 15 minutos iniciais da sessão de

trabalho.”

Em

www.fcporto.pt

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Carta Ao Plantel

Caros jogadores portistas

Uma nova época vai iniciar-se amanhã, novos objectivos serão definidos e nós adeptos estamos ansiosos para que a bola volte a rolar no Dragão.

Em relação à época passada algumas coisas mudaram, desde logo a saída de André Villas-Boas. Não sei se tal como nós foram apanhados desprevenidos, ou se de alguma forma já tinham conhecimento da saída do treinador, ou da possibilidade de isso vir a acontecer. Nós fomos completamente apanhados desprevenidos e foi um golpe duro que ainda custa a acreditar. Mas não falemos do passado, falemos sim do futuro, sempre sem esquecer o que o passado teve de bom. Por isso queria pedir-vos que se unam em torno do novo treinador, novo que no fundo não é desconhecido para vocês. Queria pedir-vos que mais uma vez, e outra vez, demonstrem que o FC Porto faz das fraquezas forças, mostrem que a saída do antigo treinador tenha sido só um abalo. Queria pedir-vos que mais uma vez, e outra vez, se unam mais do que nunca, e que a equipa continue a cumprir o destino do clube, vencer. Nós adeptos estamos aqui, a apoiar.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mariano Ao OJOGO

O ex-capitão do FC Porto falou ao OJOGO, Mariano não só falou do seu futuro que ainda é indefinido, como também falou da actualidade portista. Aqui ficam as declarações do Argentino.

“"Vítor Pereira? É sério e tem carácter"

PEDRO MARQUES COSTA

Mariano deixou Portugal há algumas semanas, mas, mesmo na distante Argentina, onde se encontra a gozar férias enquanto não define o futuro, continua a fazer

questão de acompanhar tudo o que está relacionado com o FC Porto. "Estes últimos dias foram surpreendentes. É só novidades!", comentou a O JOGO pelo telefone,

antes de aceitar comentar a escolha feita para suceder a André Villas-Boas. "Vítor Pereira? É uma boa aposta. Ele é uma pessoa séria, com carácter e muito

trabalhador. Falava muito com os jogadores. Acredito que a ideia de o escolher passará também por oferecer uma continuidade a um trabalho que foi bem feito;

as ideias dele não são muito diferentes das do André [Villas-Boas] e, desta forma, os jogadores já sabem com o que vão contar."

Nesta altura, as declarações de Mariano têm uma dupla vantagem: se, por um lado, o argentino conhece como ninguém o balneário do FC Porto, por outro está

completamente descomprometido com o futuro do clube. Por isso, mas também por ser reconhecidamente uma pessoa com ideias próprias, assume que os elogios

a Vítor Pereira são "sinceros" e não para agradar a quem quer que seja. "Reconheço-lhe qualidades para ser um líder. Na época passada, como era adjunto,

nunca falou com os jogadores em grupo, porque essa era uma tarefa do André. No entanto, falava muito com os jogadores individualmente e, durante as conversas

que teve comigo, percebi que era uma pessoa honesta e com boas ideias. Por tudo isto, mas também por estar no clube em que está, estou certo de que vai

ter sucesso no FC Porto."

A questão que mais se põe neste momento é a forma como os jogadores vão encarar esta mudança. Poderá o plantel sentir a saída de André Villas-Boas e perder

a motivação da última temporada? "Isso não existe no FC Porto. Esqueçam. Se alguém tiver vontade de sair, vai comunicá-lo aos dirigentes, e tudo se resolverá...

Mas não acredito que a mudança de treinador aumente, por si só, a vontade de alguém sair ou que alguém deixe de treinar bem por causa disso." Mariano vai

ainda mais longe na garantia de um plantel motivado para repetir uma grande temporada. "Quem ficar, e mesmo que tenham existido propostas, vai pensar em

ganhar o campeonato e fazer uma boa Liga dos Campeões. E é fácil perceber porquê: quem não sair vai querer manter o nível para garantir que no futuro surjam

propostas para melhorar a sua vida. E Vítor Pereira vai agarrar-se a isto para manter os jogadores motivados." Convicção de ex-capitão.

"Não vai ser fácil manter este plantel"

Falcao, Moutinho, Hulk, Fernando, Rolando, Fucile ou Rodríguez - as notícias sobre potenciais interessados nos jogadores do FC Porto são praticamente diárias

e Mariano, mesmo à distância, não duvida de que alguns possam mesmo partir nos próximos dias. "Mais do que a mudança de treinador, o que me preocupa é

a possível saída de jogadores. Tenho quase a certeza absoluta de que, com o mesmo plantel, o FC Porto voltaria a ganhar o campeonato, mesmo depois da partida

do André [Villas-Boas]. Nesta altura, a grande dificuldade passará por conseguir manter os mesmos jogadores. Veremos quem vai sair, se é que vai alguém

sair, para ver como fica o plantel. Mesmo assim, não existem grandes dúvidas de que o FC Porto continuará muito forte", explicou Mariano, que revelou ainda

o teor das últimas conversas com... Falcao. "Tenho falado com regularidade com dois jogadores, Belluschi e Falcao, e eles continuam a dizer-me que não

pensam em sair e que, por eles, continuavam no FC Porto na próxima temporada. Mas, no futebol, há muitas coisas que ultrapassam os próprios jogadores."

Futuro ainda por definir

"Ainda não há nada de concreto sobre o meu futuro." Mariano ainda não se comprometeu com nenhum clube e continua a aguardar por propostas da Europa. "As

únicas propostas que tenho daí são da Turquia, mas não quero ir viver para lá. Pretendo continuar na Europa, mas, para já, ainda não recebi mais nada,

pelo menos de forma oficial." No entanto, o extremo tem sido contactado por vários clubes sul-americanos - de Brasil e Argentina -, embora mantenha a crença

de que ainda vai surgir uma "boa oportunidade" para voltar ao Velho Continente. Mariano desmentiu ainda que tenha recebido um convite do Panathinaikos,

comandado por Jesualdo Ferreira. "Não sei de onde surgiu essa ideia. Nunca ninguém me falou dessa possibilidade", explicou.

Surpreendido com saída de Villas-Boas

Mariano mantém-se actualizado sobre as notícias do FC Porto - "Procuro ver todos os dias aquilo que se vai passando" - e confessou que foi apanhado de surpresa

com a saída de André Villas-Boas, sobretudo pela celeridade com que o processo decorreu. "Foi incrivelmente rápido. Um dia não havia nada, no outro falou-se

dessa possibilidade, e no seguinte já estava tudo decidido. Fiquei surpreendido, mas só por se ter falado pouco antes da concretização do negócio." Depois,

e apesar de não ter sido utilizado com frequência na última temporada, sobram os elogios às qualidades do ex-treinador. "O André tem capacidade para ser

bem sucedido em qualquer clube do mundo. Todos percebíamos que era uma questão de tempo até surgir uma proposta de um clube com a dimensão do Chelsea.

Se não fosse este ano, seria no próximo... O que mais me surpreendeu acabou por ser a forma como tudo aconteceu", admitiu.”

Em

www.ojogo.pt

terça-feira, 21 de junho de 2011

Um Novo Ciclo

Vítor Pereira é o novo treinador do FC Porto, isso mesmo anunciou a momentos Pinto da Costa. Pelo que percebi das palavras do presidente a saída de André Villas-Boas já era previsível a algum tempo, e o sucessor já estava escolhido. Ainda bem que assim é, porque assim só nós adeptos fomos apanhados completamente desprevenidos, seria bem pior se o clube também o fosse.

Voltando ao novo treinador, espero que tenha toda a sorte deste mundo, que consiga conduzir o FC Porto a bom porto, que consiga continuar a cumprir o destino deste clube, vencer. Não sei se a próxima época será tão proveitosa como a anterior, mas também quem o sabe? É impossível prever o futuro, mas acredito que vai ser mais uma batalha longa e provavelmente dura em certos momentos. Eu por mim estou aqui, sempre a apoiar, nos bons e nos maus momentos.

Assim, um ano depois, o FC Porto inicia um novo ciclo.

Desilusão

Durante o dia de ontem alimentei a esperança de que a história da saída de Villas-Boas não passasse apenas e só de um rumor, uma notícia de muito mau gosto, mas infelizmente não, infelizmente é mesmo verdade. É com revolta e sobretudo com desilusão que escrevo estas linhas. A notícia da saída de André Villas-Boas foi como uma bomba que caiu no universo portista, que deixou-me completamente desiludida, principalmente porque não estava a espera que acontecesse, não agora. Eu já sabia que no futebol o que hoje é verdade amanhã deixa de o ser, e visse versa, mas não estava a espera que AVB saísse assim. O que custa mais, é perceber que todas as promessas que Villas-Boas fez, frases como: “Estou sentado na minha cadeira de sonho e não abdico dela por nada” ou “O meu futuro está completamente ligado ao FCPorto”, não passaram de frases bonitas que os portistas gostaram de ouvir e que acreditaram nelas. Mas um cheque recheado resumiu as frases bonitas a pó, e Villas-Boas deixa o FC Porto a uma semana do começo da época 2011-2012. Se tivesse saído logo depois da final da Taça de Portugal, eu até era capaz de aceitar isto melhor, e sem dúvida que nessa altura Villas-Boas saía pela porta grande, sair agora, soa a traição, e para mim sai pela porta pequena. Faz-me muita confusão perceber que o dinheiro tem mais puder que o sonho, que uma pessoa seja capaz de deixar tudo por dinheiro. Eu sei que não sou ninguém para julgar Villas-Boas, mas estou desiludida, revoltada, triste e como portista sinto-me traída. Agora não consigo perdoar, muito menos entender esta saída repentina, como disse anteriormente, para mim André Villas-Boas sai pela porta pequena. Com a revolta que estou nem consigo agradecer-lhe tudo o que fez pelo FC Porto, muito menos desejar-lhe boa sorte, talvez um dia, talvez quando a revolta passar. Como é possível que todos nós portistas tenhamos sido enganados desta forma? Se Villas-Boas afastou sempre a comparação de Mourinho, acabou por inevitavelmente sair com essa comparação bem rotulada, mas com uma diferença, toda a gente sabe que Mourinho é benfiquista ao contrario de Villas-Boas que afirmou ser portista. Não duvido que Villas-Boas seja portista, mas também não duvido que o rótulo de traidor vai ser difícil de afastar, porque o sabor amargo desta traição vai custar a passar, talvez mais do que quando perdemos um jogo.

É certo que o FC Porto é muito mais que um bom treinador, se anteriormente o clube foi capaz de voltar a conquistar troféus depois de grandes treinadores terem saído, agora não será diferente, Pinto da Costa arranjará uma alternativa, se bem que também foi apanhado desprevenido e assim sendo, a escolha poderá ser menos reflectida do que seria recomendável.

É complicado perceber que a época passada não passou de uma época de sonho, que nós portistas tínhamos a esperança de ver o sucesso repetir-se na próxima época, mas com a saída do treinador o projecto de continuidade foi literalmente pela janela fora.

E agora o que vai acontecer? Quem será o senhor que se segue? Será ele capaz de motivar estes jogadores? Será que os jogadores não sentem esta saída como uma traição? Será o FC Porto capaz de segurar as melhores peças do xadrez depois da saída do treinador? Perguntas para as quais o tempo vai dar-nos respostas.

Só peço uma coisa, por favor, não contratem o Jorge Jesus, aí sim era o pesadelo completo, e nós portistas não merecemos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pesadelo?

Hoje o dia não começou bem, a possibilidade de Villas-Boas sair do FC Porto deixou-me completamente em pânico, não quero acreditar que seja verdade. Que raio de dia é este? Que pesadelo. Se isto não passa de uma notícia sensacionalista, então o FC Porto que desminta rapidamente para acalmar os portistas. Não quero acreditar que Villas-Boas faça uma coisa destas ao seu FC Porto, vai deixar o clube assim? Não faz sentido.