domingo, 31 de julho de 2011

Último Jogo Da Pré-Época

FC Porto 1 – Lyon 2

Não vi o jogo; mas pelo que ouvi no noticiário da Antena 1 e pelo que li na crónica do site oficial; o FC Porto até jogou bem, só o resultado é que foi mau. Nunca é bom perder,, mas nestes jogos não vem mal nenhum ao mundo. A uma semana do início dos jogos oficiais, este foi mais um jogo para olear a máquina portista que dá mostras de estar preparada para enfrentar os desafios que se aproximam.

Como não pude ver o jogo, segue-se a crónica do mesmo, retirada do site do FC Porto.

“MAU SÓ O RESULTADO

O FC Porto perdeu este domingo por 1-2 com o Lyon, em jogo de preparação disputado em Genebra, na Suíça. Apesar da derrota, o FC Porto realizou uma boa exibição, em especial na primeira parte, mas acabou derrotado por dois golos contra a corrente, que não põem em causa o bom jogo dos Dragões, que parecem prontos para o início dos jogos a sério.

Perante um bom adversário, que servia para testar as reais capacidades da equipa a uma semana do início da competição, o FC Porto mandou no jogo desde o apito inicial, desenhando uma série infindável de belas jogadas e de remates perigosos. O melhor jogador do Lyon foi o guarda-redes Vercoutre, que com um punhado de boas defesas, conseguiu manter a equipa na discussão do jogo.

Com muita circulação de bola, com muita posse e a jogar quase sempre no meio-campo do adversário, o FC Porto entrou a dominar e a querer mostrar o futebol que Vítor Pereira pretende para a equipa.

Contra a corrente, no primeiro ataque que efectuou, o Lyon chegou à vantagem, com Lisandro a rematar colocado, sem hipóteses para Helton. O ex-avançado do FC Porto não festejou o golo, por respeito para com a equipa que defendeu durante três épocas.

Estavam jogados oito minutos e a reacção do FC Porto surgiu três minutos depois, com Rúben Micael a concluir uma excelente jogada de Kleber pela direita. Antes, aos cinco minutos, já Hulk tinha posto à prova o guarda-redes Vercoutre, que defendeu bem um forte remate do brasileiro.

O jogo era um carrossel do FC Porto, com as oportunidades a sucederem-se e o Lyon sem capacidade para impedir o bom futebol dos campeões nacionais. Hulk,

Moutinho, Sapunaru, novamente Hulk e Fucile, que rematou ao poste, tiveram o segundo golo nos pés, mas a sorte nada quis com os Dragões.

O Lyon só importunou a baliza de Helton por uma vez, com Gomis a cabecear ao lado um livre da esquerda.

Ao intervalo, a igualdade era uma grande injustiça e a segunda parte, apesar do FC Porto ter descido de rendimento, não foi muito diferente, com a equipa de Vítor Pereira a ser de longe a melhor em campo a que dispôs das melhores oportunidades. Djalma e Varela estiveram muito perto do golo, as acabaria por ser o Lyon a marcar, já nos minutos finais e depois de muitas substituições que descaracterizaram a partida, com Michel Bastos a aproveitar um ressalto em Fernando para fazer um golo fácil.

Nunca é bom perder, mas pelo futebol apresentado, o FC Porto está preparado para iniciar as competições oficiais, o que acontecerá no próximo domingo, quando defrontar o Vitória de Guimarães em Aveiro, em jogo para a Supertaça nacional.

Ficha de Jogo:

FC Porto - Lyon, 1-2

Jogo de preparação

31 de Julho de 2011

Estádio de Genebra, na Suíça.

Assistência: cerca de 15 mil espectadores.

Árbitro: Jérôme Laperriere (França).

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; João Moutinho, Souza e Rúben Micael; Hulk, Kléber e Silvestre Varela.

Substituições: Rúben Micael por Beluschi (63m), Souza por Fernando (63m), Kleber por Djalma (65m), Sapunaru por Sereno (78m), Otamendi por Maicon, Moutinho

por Castro (78m), Varela por Christian Atsu (78m).

Não utilizado: Beto.

Treinador: Vítor Pereira.

LYON: Vercoutre; Réveillère, Cris, Lovren, Cissokho; Gonalons, Källström, Briand, Bastos; Lisandro e Gomis.

Substituições: Gomis por Belfodil (71m), Gonalons por Koné (79m), Briand por Pied (84m)

Não utilizados: Anthony Lopes, Mensah, Gassama, Chavalerin.

Treinador: Remi Garde.

Ao intervalo: 1-1

Marcadores: Lisandro Lopez 8m, Rúben Micael 11m; Michel Bastos 81m.”

Em

www.fcporto.pt

sábado, 30 de julho de 2011

Segunda-Feira, Atenção Ao Porto Canal!

“Pinto da Costa no primeiro dia do Porto Canal

DINA MARGATO

Dois novos programas televisivos assinalam o início da gestão do F.C. Porto no Porto Canal, e num deles poderá contar-se, no arranque, na próxima segunda-feira, dia 1 de Agosto, com um convidado de peso, o presidente do F. C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. "Somos Porto", no ar a partir das 22 horas, conta com uma presença diferente a cada edição - na estreia, a cadeira é ocupada pelo presidente do F.C. Porto - além dos comentadores fixos, Rita Moreira, empresária, e Pedro Madeira Froufe, professor universitário. Durante uma hora, analisa-se e discute-se a actividade do clube.”

Em

JN

Finalmente! Agora sim um espaço de informação portista de confiança. Tentarei estar atenta à programação. E claro que Segunda é obrigatório assistir à entrevista do presidente.

Notícias Portistas

1 James:

“ "Já tenho estatuto na equipa"

ANDRÉ MORAIS

James puxa dos galões. Não é um novato e tem um espaço no FC Porto que resiste à participação no Mundial de sub-20, onde capitaneia a selecção anfitriã.

No dia em que se estreia na competição, fala a O JOGO sobre o que o espera quando regressar à Invicta. E James rejeita que possa perder terreno por estar

longe da equipa. "Não estou a perder nada, porque tenho um ano de FC Porto e todos me conhecem. Já todos sabem o que posso dar", avisa, ciente de que já

ultrapassou o processo de adaptação à Europa e de que, agora, é sempre a somar. "Sou um jogador conhecido, já tenho estatuto na equipa e por isso não acho

que possa atrasar-me nos meus objectivos no FC Porto só porque estou num torneio tão importante como este", complementa, sem perder o respeito pela concorrência

interna.

James não adianta se a sua afirmação no clube passará pela ala ou por uma posição mais central, mais estratégica. Esse é assunto para o treinador e o colombiano

admira aqueles que com ele discutem um lugar. Internamente, a luta sairá reforçada com as chegadas de Iturbe ou Djalma, mas James interpreta os sinais

e a determinação da SAD para o segurar, renovando-lhe contrato e reforçando a cláusula de rescisão até aos 45 milhões de euros.

Um aviso ao mercado e uma garantia de que o futuro é azul e branco. Aliás, aos 20 anos o futuro de James é já. Por isso, olha para o calendário e pensa

na Supertaça Europeia. "Quero ganhar o Mundial, que acaba no dia 20 de Agosto, e depois sigo logo para aí. Espero jogar na Supertaça e contem comigo para

ganhar ao Barça. Será um sonho e ninguém quer perder esse jogo", projecta. É um momento único e de que James não abdica. O colombiano só fez 12 minutos

na final de Dublin e espera por uma oportunidade mais consistente no Mónaco, alegando que o Mundial de sub-20, ao invés de o fragilizar, reforça o seu

estatuto.

Em Bogotá, James carrega uma selecção às costas. Ele é o 10 e o líder, mas distribuiu a pressão. "Começamos com a França, será um grande jogo e uma reedição

da final do Torneio de Toulon, que vencemos. Estou tranquilo, sei que há muita expectativa e que as pessoas contam comigo. É um grande torneio, mas estou

preparado. Toda a Colômbia espera muito desta equipa, mas não sinto pressão. Temos de fazer o que sabemos", aponta.

A voz não treme, o que confirma a maturidade de um jogador que foi campeão na Colômbia (Envigado, na 2ª Divisão), na Argentina (Banfield) e em Portugal.

É um vencedor: "Olhe, vamos agora para o último treino. Tenho de desligar, mas espero defrontar a vossa selecção na final."”

Em

www.ojogo.pt

2 Guarin:

“Guarín em trânsito quer ser a surpresa

ANDRÉ VIANA

Com os lugares da "pole position" para a Supertaça praticamente definidos, resta saber que contra-relógio podem os colombianos fazer para ameaçar o onze

que já estará na cabeça de Vítor Pereira. Ora, Guarín apresenta-se, pelo menos, com a firme vontade de complicar as contas do treinador. Através do Twitter,

o médio confirmou que aterra na Invicta na segunda-feira, participando portanto em toda a semana de preparação do duelo com o Guimarães.

Guarín acrescentou que goza os últimos dias de férias em Medellín e que está "com muita vontade de estar com a equipa e com os adeptos". É música para os

ouvidos dos portistas, que se preparam para receber dois dos jogadores mais influentes da última campanha e que podem ter um grande impacto no importante

calendário de Agosto.

E se o mercado parece continuar aberto para Falcao, estará cada vez mais fechado para Guarín. O médio foi apontado a vários clubes e sondado por um grupo

mais restrito, mas prevaleceu a sua ligação ao FC Porto e um contrato que o torna pouco acessível à maior parte das bolsas. Convergindo interesses, está

até em cima da mesa a possibilidade de o colombiano rever o vínculo com os dragões, confirmando o estatuto adquirido na parte final da última temporada.

Decisivo para a conquista do campeonato e da Liga Europa, Guarín aproveitou a onda para se apresentar na Copa América como uma das cabeças-de-cartaz da

Colômbia, mas caiu da prova logo nos quartos-de-final, eliminado pelo Peru. Pouco mais de dez dias de férias serão suficientes para fazer a ponte para

a nova temporada, tanto mais que o médio já tinha gozado alguns dias de descanso entre o final da época em Portugal e o início da preparação para o torneio

sul-americano.

Ainda embalado pela posição que reclamou com Villas-Boas, Guarín apresenta-se para vincar um espaço que lhe garanta a titularidade nas primeiras jornadas

da Liga e na Supertaça Europeia.”

Em

www.ojogo.pt

3 O comunicado do FC Porto

“COMUNICADO

A propósito da notícia publicada, esta sexta-feira, pelo jornal “Correio da Manhã”, sob o título “Portista rouba taças do Dragão”, o Futebol Clube do Porto

vem, por este meio, desmentir o conteúdo veiculado por aquele diário e esclarecer que:

1. No dia 10 de Junho, um indivíduo conseguiu aceder a um camarote do Estádio do Dragão, onde o troféu de campeão nacional e a Supertaça Cândido de Oliveira

estiveram expostos ao longo de uma semana, a propósito de um programa especial de visitas;

2. Em nenhum momento, o intruso esteve próximo do gabinete do presidente, que não se situa no mesmo piso do camarote em questão, e, muito menos, nele pernoitou;

3. É igualmente falso que se tenha passeado com os troféus ou que tenha chegado a pisar o relvado;

4. Assim que a presença do indivíduo foi detectada pelo serviço de segurança do estádio, depois de accionado o alarme, foi chamada a Polícia e o intruso

foi detido;

5. Com o caso a seguir os trâmites legais, o Futebol Clube do Porto lamenta a enorme falta de rigor revelada pela notícia do jornal em questão, num exercício

especulativo e absolutamente fantasioso que já não surpreende e atropela a verdade dos factos.

A Direcção do Futebol Clube do Porto”

Em

www.fcporto.pt

domingo, 24 de julho de 2011

Apresentação Portista

FC Porto 3 - Peñarol 0

Já está, numa tarde de festa que culminou com uma vitória portista, o plantel para 2011-2012 foi apresentado. Não sabemos se esta época vai ser de sonho como a anterior, mas de uma coisa eu, pelo menos, tenho a certeza, equipa para sonhar temos, é preciso é por os pés no chão.

E que saudades dos jogos no Dragão! Não vi o jogo todo, mas gostei do que vi. Num jogo que apelava à memória; não só para recuar ao FC Porto Peñarol de Tóquio, o jogo disputado na neve; mas também apelava à memória dos jogos da época passada, com o brilho dos reforços para esta época. Três jogadores brasileiros deixaram a sua marca neste jogo, primeiro Kleber voltou a marcar, activou o marcador no primeiro tempo. No segundo tempo Hulk ampliou-o, na transformação de uma grande penalidade, que o mesmo sofreu. E para finalizar, Walter fixou o resultado nos 3 – 0.

O FC Porto está a caminhar a bom ritmo em direcção às competições, é certo que a máquina ainda precisa de uns acertos, mas está lá a filosofia de jogo.

Hulk Em Entrevista Ao OJOGO

“"Sou substituível porque o FC Porto ganhou muito sem mim"

ANDRÉ VIANA

CARLOS GOUVEIA

Enquanto uns partem e outros piscam o olho ao mercado, Hulk puxa dos valores e assegura que não vira as costas ao FC Porto. A sua história na Invicta não

se esgota em 3 anos e o Incrível fala de um projecto de títulos que prevalece sobre os cheques com que lhe acenam de outras paragens. Numa entrevista que

olha para o passado e projecta o futuro, a estrela dos dragões comenta a hierarquia do balneário, as metas traçadas e o seu temperamento especial...

Três anos depois de ter chegado, já vimos tudo o que tem para mostrar?

Tive a felicidade de ganhar dois campeonatos e perdi um que não podia ter perdido, infelizmente. Cada época que passa aprendo mais e melhoro. Para nós,

jogadores, nunca está bom. Em relação ao que fiz no ano passado, sei que posso fazer melhor e vou trabalhar em cima disso para ganhar mais títulos com

o FC Porto.

Os adeptos podem esperar mais de si?

Claro. É como disse, com o tempo vou aprendendo mais. Este ano vai ser melhor.

É possível manter o registo de golos? Na última época marcou 36...

É possível. Se não tiver lesões nem castigos, não vejo por que não posso fazer melhor. Vou trabalhar com humildade, mas sempre para melhorar dia-a-dia.

Sente que a equipa depende de si?

Fala-se muito sobre isso, mas eu procuro nem escutar. Se isso me sobe à cabeça, acaba por me prejudicar. Sempre disse que isto funciona como um grupo, como

uma família. Os jogadores dão-se muito bem, tanto dentro como fora do campo. Quando se trabalha em colectivo, os resultados aparecem. Quando a equipa está

bem, é mais fácil que as unidades se destaquem e é mais fácil eu mostrar o que tenho de melhor.

Foi esse conceito de família que o fez aceitar continuar no clube?

Só tenho de agradecer o carinho da direcção e dos treinadores com quem trabalhei. Sempre me ajudaram bastante. Se eu saísse agora seria um ingrato. Sou

grato porque me receberam muito bem, sinto-me bem quando chego aqui para trabalhar. Se ainda não saí é porque não chegou o momento. Quando tiver que sair,

que seja bom para ambas as partes.

E já vale os 100 milhões de euros ou ainda vai lá chegar?

Esse negócio de cláusula de rescisão não me interessa, procuro é focar-me no meu trabalho e deixo isso para a direcção do FC Porto e para os meus agentes.

Há três anos, na apresentação aos sócios, parecia espantado a olhar para o estádio. Ainda tem esse impacto ao jogar no Dragão?

Foi a primeira vez que vi o Dragão cheio e fiquei surpreendido. Senti que havia uma interrogação em relação a mim. "Quem será esse Hulk?" Ninguém me conhecia,

o futebol do Japão e da Ásia não passa. Ninguém conhecia o meu estilo de jogo e aquilo que eu podia render. Quando comecei a jogar ocupei o meu espaço

e hoje sinto-me em casa no Dragão.

Sente-se um ídolo?

Sim, consegui o meu espaço e quero mantê-lo. Acho que tenho um bom entendimento com os adeptos e quando entro em campo todos esperam que dê o meu melhor

pelo FC Porto.

O presidente disse, aliás, que o Hulk é o único insubstituível do plantel.

Quando se recebe um elogio do presidente, ainda para mais alguém com a sua história e o seu nome, tenho de me sentir lisonjeado, mas procuro que não me

suba à cabeça. Todos os jogadores dão o máximo e podem decidir um jogo. Eu acho que sou substituível, até porque o FC Porto já ganhou muito sem mim. Fico

muito feliz pela confiança que o presidente tem em mim e procurarei retribuir da melhor forma, mas acho que todo o plantel tem qualidade para decidir jogos.

Vejo todos de igual forma.

"Braçadeira é só um acessório a mais"

Hulk não vai mudar se entrar na hierarquia dos capitães. O brasileiro diz que o líder é Helton, mas conhece as suas responsabilidades e vai exercer o seu

papel qualquer que seja o estatuto que lhe reservarem.

Depois da saída do Mariano, está preparado para ser capitão?

O capitão é o Helton e a equipa está bem servida a esse nível. Ele tem muitos anos de casa e tem o respeito de todos. Não penso na braçadeira, quero é jogar.

Independentemente de ser capitão, há sempre comunicação e entreajuda. No FC Porto, não é só o capitão que fala, mas o Helton merece a braçadeira e não

há razões para mudar.

Mas há mais capitães e um deles saiu...

Isso é com o mister. A minha preocupação é jogar, não ligo muito para isso porque para mim é só um acessório a mais no equipamento. É claro que a responsabilidade

aumenta, mas quem me conhece sabe que faço isso sendo ou não capitão. A minha função será a mesma.

Mas sente-se um modelo, uma referência?

Quem chega respeita-me e sinto-me feliz por isso. Quem chega conversa comigo e procuro ajudar. Tenho três anos de clube, mas até parece que são mais...

"Vítor Pereira? Não ficamos a perder"

Conta ter Falcao ao seu lado?

Ele renovou, portanto... Fico feliz, porque é decisivo e o FC Porto fez muito bem em segurar todos os jogadores. Queremos manter o futebol do ano passado

e até melhorá-lo com a chegada de alguns jogadores. Queremos voltar a ser campeões e chegar o mais longe possível na Champions. Sem perder a humildade,

quem sabe até ganhá-la! Quando se está num clube grande, só podemos pensar grande.

Que lhe parece o Kléber?

Como todos têm visto, é um finalizador, um jogador de área. Todos os que chegaram têm qualidade para lutar por uma vaga. Já lhes disse que vamos ajudá-los

porque eles também vieram para ajudar.

Fala-se muito em continuidade face à época passada, mas o que lhe pergunto é se o projecto não tinha o cunho do treinador? Acha que se pode perder algo

com a saída de Villas-Boas?

Todos sabem que ele é um grande treinador e uma grande pessoa, que se dava muito bem com todos os jogadores. Mas não ficamos a perder, porque já conhecemos

o mister Vítor, já conhecemos o trabalho dele. Já nos ensinava muito e agora que assumiu como treinador tem tudo para vingar e para dar continuidade ao

nosso bom momento. Desejo-lhe sorte e que Deus o abençoe para nos dar muitos títulos.

"Aprendi a não falar tanto"

Ainda não percebeu as razões da sua expulsão frente ao Borússia Moenchengladbach, mas reconhece que servirá de exemplo para moderar o seu temperamento.

Justifica algum descontrolo com a obsessão pelas vitórias...

Na época passada não viu nenhum vermelho, mas ainda fica revoltado quando acha que as decisões são injustas. Ainda "esquenta" muito, como dizem no Brasil?

Infelizmente, às vezes há lances em que sei que estou certo, mas quem manda é o árbitro e tenho de aceitar. Nem sempre é fácil, porque no jogo estou de

cabeça quente e quero ganhar. Quando há um lance duvidoso e estamos a perder ou empatados, acaba por se perder a cabeça. Quem me viu no ano passado sabe

que não levei cartões por reclamar. Aprendi muito aqui para não falar tanto, tenho é que respeitar.

E este episódio da expulsão na Alemanha?

Ainda hoje me pergunto por que é que fui expulso. Eu nem sei falar alemão e ele não queria falar inglês. Deu-me amarelo porque disse que tinha sido falta

e depois bati palmas e disse "muito bem" e ele deu-me o segundo cartão. É passado, tenho é de me focar em ajudar o FC Porto.

Serve de exemplo para moderar o temperamento?

Lógico. Todo o mundo sabe que não gosto de perder nenhuma bola, que não quero perder nenhum jogo. Vou estar sempre focado em dar o máximo, mas às vezes

quero tanto ganhar que aparecem situações em que se perde o controlo. No ano passado não aconteceu isso e também não vai acontecer este ano.

Acha que vai perder a Supertaça por causa daquele momento?

Não, de certeza que não. Os adeptos do FC Porto podem estar descansados que vou estar em campo para essa final.

"Tenho de enganar os adversários"

Raramente tem lesões ou é poupado, mesmo em competições como a Taça de Portugal ou a Taça da Liga. Como é que se faz a manutenção de uma máquina destas?

Graças a Deus nunca tive uma lesão muito grave. Procuro alimentar-me bem e trabalhar para jogar sempre. Quero que o treinador conte comigo para todos os

jogos, o meu objectivo é jogar o máximo.

Se pudesse acrescentar algum atributo ao seu jogo, o que seria? Marcar golos de pé direito ou de cabeça?

Isso são situações de jogo... A perna esquerda é a minha perna forte e é lógico que é ela que me vai dar mais golos, mas não penso nos meus defeitos. Se

houvesse algo que pudesse mudar, seria não ter sido suspenso. Aquela suspensão prejudicou muita gente e prejudicou a equipa.

A sua imagem de marca é o remate em força. Quando arma o pé esquerdo pensa onde quer meter a bola ou é como sair?

Por vezes sim, mas nem vou falar porque senão os adversários aprendem a marcar-me. Tenho de os enganar, fazer uma finta de corpo. Já sei que se puxar a

bola para a esquerda não vou passar nunca, é o que todos esperam. No remate, tudo depende do sítio onde esteja. Às vezes pego-lhe em jeito, outras procuro

a força. Tento diversificar.”

Em

www.ojogo.pt

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sobre a Pré-Época e Análise dos Reforços Portistas

Ao contrário dos dois grandes de Lisboa, que estão a contratar jogadores às resmas, o FC Porto apenas contrata conforme necessita, e por isso a pré-época está a ser relativamente calma para os lados do Dragão. O facto do FC Porto pretender manter grande parte da equipa de sucesso da época passada faz com que a corrida ao mercado seja cautelosa e as contratações sejam a pensar essencialmente no futuro a longo prazo e não a curto prazo.

Até agora; e à que salientar que infelizmente ainda falta muito tempo para o fecho do mercado de transferências; a saída de maior relevo do Dragão foi a do treinador, uma saída inesperada, e que deixa-nos, adeptos, a pensar que com ele outros jogadores podem rumar a Londres.

De resto os reforços já anunciados parecem-me ser bons jogadores:

Bracali – bom guarda-redes, que, por ter estado várias épocas ao serviço do Nacional, já conhece o futebol Português;

David – produto da formação portista, certamente que será emprestado;

Castro – produto da formação portista, parece-me que está na altura de ter mais uma oportunidade no plantel principal;

Alex Sandro? e Danilo – não conheço nenhum dos dois, por isso é esperar para ver, mas acredito que são duas boas apostas;

Iturbe – comparam-no ao Messi, que venha o génio …;

Kelvin – parece-me ser bom jogador, no entanto julgo que fazia-lhe bem ser emprestado;

Kleber – finalmente veio para o Dragão, e parece-me uma aposta muito boa;

Djalma – bom jogador, mas será que vai ficar no plantel?

Christian – mais um produto da formação, que deverá ser emprestado.

Ainda há jogadores para dispensar, um dos casos à espera de solução é o dos guarda-redes Beto e Bracali, que é mais que provável e certo que um deles seja emprestado, resta saber qual.

Infelizmente o plantel não está fechado, porque além da necessidade de dispensar alguns jogadores, ainda há os grandes tubarões da Europa que andam de olho nas nossas jóias da coroa, assim sendo, há que esperar para perceber o que vai acontecer. Sonho com o dia em que o FC Porto não precisará de vender as jóias da coroa para conseguir gerir as contas do clube. Sonhar não custa, não é? A verdade é que não é assim, o FC Porto compra barato, valoriza e depois faz grandes vendas, e apesar de não conseguir habituar-me a ideia de perder os melhores, tenho orgulho porque o meu clube consegue fazer algo muito bom. Agora, se o FC Porto tivesse o puder de compra que por exemplo o Barça tem, não tenho dúvidas nenhumas que todos os anos seria um sério candidato à vitória na Liga dos Campeões, como o FC Porto não tem esse puder de compra, continuará com a sua política de contratações, e nós adeptos continuaremos a sonhar com uma época em que os grandes tubarões tenham algum azar na liga dos campeões e que o FC Porto tenha a sorte de chegar à final, porque afinal no futebol tudo é também uma questão de sorte.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mais Um Jogo de Pré-Época

Rio Ave 1 – FC Porto 3

Foi mais um jogo para afinar as agulhas e para olear a máquina portista, mais um jogo com golos de Kleber e mais uma exibição aceitável. Gostei da primeira parte, o facto de só três reforços terem estado presentes no onze inicial; sendo um o guarda-redes; fez com que a equipa tenha posto em prática algumas rotinas trazidas da época passada. E foi no primeiro tempo que apareceram os dois primeiros golos portistas. Kleber activou o marcador e João Moutinho tratou de o ampliar, na transformação de um canto directo. O Rio Ave reduziu através de uma grande penalidade. No segundo tempo, Kleber bisou e fixou o resultado final. Depois Vítor Pereira alterou tudo, e, porque as rotinas de jogo não estavam lá, mas não só por isso, o ritmo de jogo baixou.

Volto a salientar que gostei do jogo, mais da primeira parte que da segunda, portanto, nota positiva. Está lá a base e assim é mais fácil trabalhar, é só introduzir alguns reforços aos poucos e com o tempo e com o treino as coisas acabam por ficar coesas.

Domingo é a apresentação aos sócios no estádio do Dragão.