domingo, 7 de agosto de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Vitória de Guimarães 1

1 – Crónica

E Está Dado O Pontapé De Saída…

Pelo segundo ano consecutivo o Estádio Municipal de Aveiro recebeu a Final da Supertaça, jogo disputado entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-1. O FC Porto venceu a Supertaça, pela terceira vez consecutiva.

Mais uma final minhota – a terceira neste ano de 2011 – que praticamente começou com um golo do FC Porto, aos 3 minutos, Rolando finalizou com sucesso uma jogada que teve um passe fantástico de Moutinho e um cruzamento de letra de Hulk. Mas antes do golo portista, o guarda-redes vimaranense havia parado o ataque azul e branco, situação que voltou a repetir-se por mais duas vezes Hulk tentou marcar, mas Nilson impediu. O Vitória de Guimarães viria a empatar a partida ao minuto 32, na transformação de um canto. Mas, o central Rolando decidiu fazer de goleador e voltou a marcar, ao minuto 40. O segundo tempo teve poucos lances interessantes, o FC Porto controlou a partida e o Vitória tentou contrariar a vantagem dos campeões nacionais, situação que quase se confirmava, já que Rolando quase fez auto-golo, Maicon salvou na altura certa o empate. O FC Porto reclamou algumas decisões do árbitro do jogo.

2 – Análise

E que saudades dos jogos oficiais, que saudades de ver o meu FC Porto ganhar um troféu, que saudades das festas portistas…

Gostei do jogo, sobretudo do primeiro tempo, se bem que a segunda parte foi também importante a nível de controlo de jogo. Não foi uma partida fantástica, mas creio que nesta altura não podemos pedir o máximo, afinal ainda estamos no início. Mas gostei sobretudo daquilo que este jogo representou, mais uma vitória na Supertaça, competição que os azuis e brancos dominam claramente, já são 18 Taças; a terceira consecutiva! Ah, agora são 70 títulos, já nem a Taça Latina ajuda nas contas! Mas isto são contas de outro rosário, o que importa aqui é a vitória portista naquele que foi o pontapé de saída da época 2011-2012. E o FC Porto começou-a exactamente como começou a anterior, com uma vitória na Supertaça.

Não sabemos o que nos reserva esta época, mas de uma coisa tenho a certeza, este FC Porto vai dar muita luta.

Notas:

Bem Rolando como marcador de serviço, mas mal quando quase fez auto golo.

Kleber e Falcao juntos, talvez com mais uns treinos e noutro esquema de jogo pode ser que sejam compatíveis, hoje não me pareceu.

sábado, 6 de agosto de 2011

Primeira Convocatória da Época 2011-2012

Aqui estão os primeiros 18 convocados de Vítor Pereira para o primeiro jogo oficial, a Final da Supertaça.

Bracali, Helton, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Sereno, Belluschi, Guarín, João Moutinho, Rúben Micael, Souza, Djalma, Falcao, Hulk, Kleber e Varela.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vítor Pereira em Antevisão Da Supertaça

Aqui ficam as palavras do treinador portista na conferência de imprensa de antevisão da final da Supertaça.

“"QUERO UM FC PORTO DOMINADOR"

Qualidade, domínio e posse. Três palavras que resumem a caracterização do FC Porto de Vítor Pereira, feita pelo próprio durante a sua primeira conferência de imprensa no auditório do Olival, que, mais do que projectar as particularidades da equipa em acelerada renovação, serviu para antever o encontro da Supertaça, que oporá os Dragões ao Vitória de Guimarães, no domingo à noite (21h00), em Aveiro.

O treinador, que diz conviver bem com a pressão e dela desfrutar, assume abertamente a intenção de conquistar o seu primeiro troféu, assegura que a equipa

Está preparada, reconhece a dificuldade colocada pelo adversário e admite que o onze a apresentar não andará muito distante daquele que defrontou o Lyon, em Genebra.

Preparados

"Pelos jogos realizados e pela evolução revelada pela equipa, sinto que estamos preparados e que experimentaremos dificuldades, porque o Guimarães não será, com certeza, o mesmo Guimarães do último confronto entre as duas equipas. O último que encontrámos foi, à semelhança do FC Porto, um Guimarães desgastado e a cometer erros."

Adversário organizado

"O Guimarães é uma equipa bem organizada, que tem um belíssimo plantel, e bem trabalhada por um treinador que já provou ter qualidade. Perante todas estas dificuldades, acreditamos que vamos vencer o jogo e que traremos o troféu para casa."

Crescimento em qualidade

"Ainda não estamos todos, mas estamos fortes. Os que cá estão dão-nos claras garantias de qualidade e, por isso, não estou preocupado. É claro que temos consciência de que o Falcao, o Guarín, o Alvaro e todos os outros que faltam acrescentarão ainda mais qualidade ao plantel, mas aquilo que temos feito ao longo da pré-época dá-nos indicações claras de que estamos preparados para este primeiro jogo. É natural que a equipa que se apresentará no domingo não fuja muito daquela que jogou contra o Lyon, mas ainda temos mais um dia para decidir o onze."

Identificados

"O mercado manter-se-á em aberto até 31 de Agosto, mas o Hulk, o Falcao e o João Moutinho são jogadores que queremos muito manter e acreditamos sinceramente que o conseguiremos, pela vontade revelada por eles e pelo facto de se identificarem muito com o clube."

Maior controlo

"Defendo um jogo de qualidade, um pouco à imagem daquilo que fizemos no ano passado, se possível com um estilo ainda mais agressivo, com comportamentos de maior controlo. Quero um FC Porto dominador, de posse."

Ponto de interrogação

"Eu aceito perfeitamente qualquer tipo de interrogação que se coloque sobre mim, mas uma coisa é aquilo que as outras pessoas pensam e outra é aquilo que pensam e sentem as pessoas que trabalham directamente comigo. E o que eu sinto é uma confiança total no trabalho e nas ideias. Sei como quero esta equipa a jogar e conheço o jogo profundamente."

Boa pressão

"Sentir a pressão é o maior gozo que me dá a actividade de treinador de futebol. Quanto mais difícil for a competição e o jogo, mais à vontade eu estou. O maior problema são os jogos que não parecem ter um elevado grau de dificuldade. A pressão é um estímulo e eu quero viver desafios constantes."

Sub20 de futuro

"Os jogadores que estão no Mundial de Sub20 têm grande talento e futuro. Vão ajudar-nos a melhorar a nossa dinâmica e a elevar o nosso potencial."

Garantias de sucesso

"Que este clube é aquele que mais garantias dá para se atingir o sucesso em Portugal, disso não tenho dúvidas. Provavelmente, seria isso que o sr. Souness queria dizer."”

Em

www.fcporto.pt

Grande Comunicado!

Só hoje tive a possibilidade de publicar aqui este comunicado que ontem foi publicado no site oficial do FC Porto.

“SANTA IGNORÂNCIA

Hermínio Loureiro saiu da toca e foi à SIC Notícias assumir-se como candidato às eleições para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol. O que era para ser a análise à pré-eliminatória da Liga dos Campeões transformou-se numa sessão de pré-campanha do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que assumiu ter já “falado com muita gente do futebol” – imaginamos que gente… – e aproveitou para nos esclarecer qual é o seu pensamento sobre o futebol português.

E o que disse de substantivo sobre futebol o político Hermínio Loureiro? Asneiras. Uma série de asneiras tão grande que ilustram bem por que é que o FC Porto sempre se opôs e sempre se oporá a que políticos aproveitem o futebol para obterem notoriedade que lhes dê vantagem na política.

Mas vamos ao que interessa: num discurso vazio de ideias, Hermínio Loureiro clamou contra a falta de competitividade do campeonato de juniores e reclamou a possibilidade dos jogadores alinharem mais um ano no escalão, como se fosse a FPF e não a FIFA quem determina as idades dos diferentes escalões de formação. Pior, fez tese sobre um campeonato sem interesse, com uma fase final disputada por quatro equipas! Santa ignorância, a fase nacional do campeonato de juniores é disputado pelas oito melhores equipas, numa prova de 14 jornadas – informação suplementar, o FC Porto é o campeão nacional.

Mais à frente, depois de muito falar e nada dizer, Hermínio Loureiro lá se espalhou novamente, quando disse que há um acordo que dá, no futebol, a dupla nacionalidade aos jogadores brasileiros. Santa ignorância mais uma vez. Há anos e anos que isso não existe e, do ponto de vista regulamentar e desportivo, é absolutamente igual seja o jogador oriundo do Brasil ou do Bangladesh. É assim hoje, como era assim quando Hermínio Loureiro era presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, mas ele nunca o percebeu, sabe-se lá porquê.

É precisamente por estas coisas que o FC Porto se põe de parte destes putativos regeneradores e reclama para a FPF um presidente competente e com obra feita no futebol.”

Em

www.fcporto.pt

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Entrevista De Pinto da Costa Ao Porto Canal

“"Neste momento não trocava o Hulk pelo Cristiano Ronaldo"

MELO ROSA

No programa "Somos Porto" que serviu de abertura oficial da gestão do FC Porto no Porto Canal, Pinto da Costa garantiu que "não chegou" qualquer proposta de compra pelos jogadores do FC Porto. "Todas as propostas que fizeram aos nossos jogadores são dos jornais; ao FC Porto não chegou nenhuma", revelou, fazendo depois uma confissão para muitos inesperada: "Não chegou nenhuma proposta por Hulk. Não vejo que não possa acontecer pagarem a cláusula de rescisão do Hulk. E poderá parecer uma heresia, mas eu não trocava o Hulk pelo Cristiano Ronaldo, considerado o melhor jogador do mundo e obviamente o melhor português", revelou na entrevista conduzida pelo jornalista Paulo Miguel Castro e pelos comentadores residentes do programa, Rita Moreira e Pedro Madeira Froufe.

Ainda sobre o mercado, o presidente do FC Porto não receia "que algum jogador possa sair, a não ser que seja bom para todos, mas os que possam sair terá de ser pelos valores da cláusula de rescisão" e acrescentou: "Não estamos a pensar ir ao mercado, porque não estamos a pensar que o Falcao vá sair".

É, de resto, uma crença que se alarga a todos os jogadores do núcleo duro do plantel. Assegurando, por exemplo, que "Álvaro Pereira não vai sair", sobre o reforço brasileiro Danilo disse que "há conversações" para chegar até ao final de Agosto, porque "na altura não ficou devidamente decidido quando vinha"

e que "poderá eventualmente vir só em Janeiro", como tem sido amplamente noticiado e como é desejo do Santos, reconhecido pelo próprio jogador.

Sobre os guarda-redes, admitiu que "vá algum rodar", fazendo considerações sobre Beto e Bracali: "O Beto é um dos melhores guarda-redes portugueses, se não for o melhor. Merecia estar na selecção, perdeu o lugar na selecção por não jogar muito no FC Porto, e manifestou vontade de jogar mais por causa da Selecção Nacional. É legítimo que possa querer sair e temos que estar precavidos para essa situação. Como Bracali era um jogador livre e entendemos que era uma boa opção, foi contratado."

Claro que a aposta em Vítor Pereira foi tema de conversa na primeira entrevista de Pinto da Costa ao Porto Canal. "A mais fácil escolha ao longo destes 30 anos foi a deste ano. Só podia ser este pelo que vi ao longo da época passada", defendeu, recordando que "às quatro horas da tarde André Villas-Boas consumou a rescisão e às seis horas estava a a apresentar Vítor Pereira".

"O Vítor já era o meu treinador para o FC Porto antes de o André Villas-Boas consumar a rescisão do contrato. No ano passado, quando contratei o André Villas-Boas, dei-lhe oportunidade de escolher dois treinadores e fui eu que convidei o Vítor Pereira porque considerava que era um dos grandes treinadores do futuro", declarou. Com a habitual frontalidade, sublinhou que "o treinador do FC Porto não tem que meter medo nas conferências de Imprensa, de conversa ninguém mete medo, tem de meter medo na forma de jogar e de vencer".

"Roberto? São milhões da treta"

Ao seu bom estilo, Pinto da Costa fez este comentário a propósito de Helton e da venda de Roberto para o Saragoça. "Tirando o Helton já todos foram vendidos pela Comunicação Social. Roberto? Isso são milhões da treta, estamos a falar de milhões reais", afirmou o presidente do FC Porto, que sobre as eleições na FPF avançou: "Os políticos já deram provas suficientes na política para eu não os querer no futebol. O FC Porto não vai interferir na escolha do presidente da Federação. A posição que tivemos na Liga de perfeita neutralidade com a escolha do presidente vamos mantê-la na Federação". E sobre as notícias que apontam Hermínio Loureiro como candidato a suceder a Gilberto Madail, confidenciou: "Assusta-me que o Governo tenha um candidato à Federação e seja qual For o político ou a sua cor partidária, o FC Porto será contra."

A eventualidade de Vítor Baía ser candidato a presidente da FPF foi assim comentada: "Em determinados momentos, o Vítor Baía foi usado como arma de arremesso e usado indevidamente porque não merece isso. E acredito que não pretende ser presidente da FPF. Não me interessa ter alguém do FC Porto, o que interessa é que seja alguém que defenda o futebol e os clubes e que estes não sejam apresentados como foras-de-lei".”

Em

www.ojogo.pt

domingo, 31 de julho de 2011

Último Jogo Da Pré-Época

FC Porto 1 – Lyon 2

Não vi o jogo; mas pelo que ouvi no noticiário da Antena 1 e pelo que li na crónica do site oficial; o FC Porto até jogou bem, só o resultado é que foi mau. Nunca é bom perder,, mas nestes jogos não vem mal nenhum ao mundo. A uma semana do início dos jogos oficiais, este foi mais um jogo para olear a máquina portista que dá mostras de estar preparada para enfrentar os desafios que se aproximam.

Como não pude ver o jogo, segue-se a crónica do mesmo, retirada do site do FC Porto.

“MAU SÓ O RESULTADO

O FC Porto perdeu este domingo por 1-2 com o Lyon, em jogo de preparação disputado em Genebra, na Suíça. Apesar da derrota, o FC Porto realizou uma boa exibição, em especial na primeira parte, mas acabou derrotado por dois golos contra a corrente, que não põem em causa o bom jogo dos Dragões, que parecem prontos para o início dos jogos a sério.

Perante um bom adversário, que servia para testar as reais capacidades da equipa a uma semana do início da competição, o FC Porto mandou no jogo desde o apito inicial, desenhando uma série infindável de belas jogadas e de remates perigosos. O melhor jogador do Lyon foi o guarda-redes Vercoutre, que com um punhado de boas defesas, conseguiu manter a equipa na discussão do jogo.

Com muita circulação de bola, com muita posse e a jogar quase sempre no meio-campo do adversário, o FC Porto entrou a dominar e a querer mostrar o futebol que Vítor Pereira pretende para a equipa.

Contra a corrente, no primeiro ataque que efectuou, o Lyon chegou à vantagem, com Lisandro a rematar colocado, sem hipóteses para Helton. O ex-avançado do FC Porto não festejou o golo, por respeito para com a equipa que defendeu durante três épocas.

Estavam jogados oito minutos e a reacção do FC Porto surgiu três minutos depois, com Rúben Micael a concluir uma excelente jogada de Kleber pela direita. Antes, aos cinco minutos, já Hulk tinha posto à prova o guarda-redes Vercoutre, que defendeu bem um forte remate do brasileiro.

O jogo era um carrossel do FC Porto, com as oportunidades a sucederem-se e o Lyon sem capacidade para impedir o bom futebol dos campeões nacionais. Hulk,

Moutinho, Sapunaru, novamente Hulk e Fucile, que rematou ao poste, tiveram o segundo golo nos pés, mas a sorte nada quis com os Dragões.

O Lyon só importunou a baliza de Helton por uma vez, com Gomis a cabecear ao lado um livre da esquerda.

Ao intervalo, a igualdade era uma grande injustiça e a segunda parte, apesar do FC Porto ter descido de rendimento, não foi muito diferente, com a equipa de Vítor Pereira a ser de longe a melhor em campo a que dispôs das melhores oportunidades. Djalma e Varela estiveram muito perto do golo, as acabaria por ser o Lyon a marcar, já nos minutos finais e depois de muitas substituições que descaracterizaram a partida, com Michel Bastos a aproveitar um ressalto em Fernando para fazer um golo fácil.

Nunca é bom perder, mas pelo futebol apresentado, o FC Porto está preparado para iniciar as competições oficiais, o que acontecerá no próximo domingo, quando defrontar o Vitória de Guimarães em Aveiro, em jogo para a Supertaça nacional.

Ficha de Jogo:

FC Porto - Lyon, 1-2

Jogo de preparação

31 de Julho de 2011

Estádio de Genebra, na Suíça.

Assistência: cerca de 15 mil espectadores.

Árbitro: Jérôme Laperriere (França).

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; João Moutinho, Souza e Rúben Micael; Hulk, Kléber e Silvestre Varela.

Substituições: Rúben Micael por Beluschi (63m), Souza por Fernando (63m), Kleber por Djalma (65m), Sapunaru por Sereno (78m), Otamendi por Maicon, Moutinho

por Castro (78m), Varela por Christian Atsu (78m).

Não utilizado: Beto.

Treinador: Vítor Pereira.

LYON: Vercoutre; Réveillère, Cris, Lovren, Cissokho; Gonalons, Källström, Briand, Bastos; Lisandro e Gomis.

Substituições: Gomis por Belfodil (71m), Gonalons por Koné (79m), Briand por Pied (84m)

Não utilizados: Anthony Lopes, Mensah, Gassama, Chavalerin.

Treinador: Remi Garde.

Ao intervalo: 1-1

Marcadores: Lisandro Lopez 8m, Rúben Micael 11m; Michel Bastos 81m.”

Em

www.fcporto.pt