1 – Crónica
E Está Dado O Pontapé De Saída…
Pelo segundo ano consecutivo o Estádio Municipal de Aveiro recebeu a Final da Supertaça, jogo disputado entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-1. O FC Porto venceu a Supertaça, pela terceira vez consecutiva.
Mais uma final minhota – a terceira neste ano de 2011 – que praticamente começou com um golo do FC Porto, aos 3 minutos, Rolando finalizou com sucesso uma jogada que teve um passe fantástico de Moutinho e um cruzamento de letra de Hulk. Mas antes do golo portista, o guarda-redes vimaranense havia parado o ataque azul e branco, situação que voltou a repetir-se por mais duas vezes Hulk tentou marcar, mas Nilson impediu. O Vitória de Guimarães viria a empatar a partida ao minuto 32, na transformação de um canto. Mas, o central Rolando decidiu fazer de goleador e voltou a marcar, ao minuto 40. O segundo tempo teve poucos lances interessantes, o FC Porto controlou a partida e o Vitória tentou contrariar a vantagem dos campeões nacionais, situação que quase se confirmava, já que Rolando quase fez auto-golo, Maicon salvou na altura certa o empate. O FC Porto reclamou algumas decisões do árbitro do jogo.
2 – Análise
E que saudades dos jogos oficiais, que saudades de ver o meu FC Porto ganhar um troféu, que saudades das festas portistas…
Gostei do jogo, sobretudo do primeiro tempo, se bem que a segunda parte foi também importante a nível de controlo de jogo. Não foi uma partida fantástica, mas creio que nesta altura não podemos pedir o máximo, afinal ainda estamos no início. Mas gostei sobretudo daquilo que este jogo representou, mais uma vitória na Supertaça, competição que os azuis e brancos dominam claramente, já são 18 Taças; a terceira consecutiva! Ah, agora são 70 títulos, já nem a Taça Latina ajuda nas contas! Mas isto são contas de outro rosário, o que importa aqui é a vitória portista naquele que foi o pontapé de saída da época 2011-2012. E o FC Porto começou-a exactamente como começou a anterior, com uma vitória na Supertaça.
Não sabemos o que nos reserva esta época, mas de uma coisa tenho a certeza, este FC Porto vai dar muita luta.
Notas:
Bem Rolando como marcador de serviço, mas mal quando quase fez auto golo.
Kleber e Falcao juntos, talvez com mais uns treinos e noutro esquema de jogo pode ser que sejam compatíveis, hoje não me pareceu.