terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mais Um Comunicado Portista E A Entrevista de Kleber

1 – Comunicado do FC Porto

“Uma mentira, duas mentiras, três mentiras...

À força de tanto desejar o enfraquecimento da equipa do FC Porto, o jornal “A Bola” é um depósito infinito de mentiras. Na edição de hoje, lê-se na primeira página, de forma taxativa, “Real Madrid em cima de Guarín” e depois acrescenta-se: “Colombiano vai deixar o Dragão”. Mentira, mil vezes mentira.

Impressionante o desejo incontido do jornal “A Bola” de escrever sucessivas mentiras sobre o FC Porto e o seu plantel. Habituados como estamos aos devaneios deste género de imprensa parcial e militante, já nem ligamos muito, só que a paciência tem limites.

Ao contrário do que escreve “A Bola”, sem qualquer fonte, como é habitual, o FC Porto não recebeu uma única proposta para a transferência de Guarín, seja ela do Real Madrid ou de qualquer outro clube, nem pretende negociar o passe deste e de outros jogadores. Por muito que isso doa a clubes e jornais que às vezes até se confundem.

Desenganem-se também os que pensam que com este género de notícias vão conseguir perturbar o trabalho da equipa do FC Porto. No domingo vencemos o 70.º

troféu e iniciamos a época com a mesma sede de vitórias com que terminamos a anterior e, para nos enfraquecer, vai ser preciso muito mais do que umas mentiras cirurgicamente colocadas na primeira página de “A Bola”. Já o deviam saber.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Entrevista de Kleber

“"A primeira já está!"

ANDRÉ VIANA

Kléber caiu em graça. Ao único reforço a passar nos testes de acesso à titularidade faltava ainda tomar o pulso à opinião popular. Fê-lo em dia de folga, na tradicional Ribeira do Porto, sede do clubismo mais fervoroso e sem papas na língua. "Ó filho, não tenhas vergonha, aqui podes falar à vontade", ouviu de uma comerciante quando a miudagem lhe pediu opinião sobre... o Benfica!

Kléber precisaria de um bloco de notas para registar todas as requisições. Das mais simples às mais complexas e inesperadas, como a de um turista espanhol que se acercou para lhe encomendar golos... ao Barcelona! E de golos percebe o avançado, que deixou garantias a quem lhe confidenciou já ter bilhete comprado para a Supertaça Europeia: "No Mónaco marco eu." De surpreendido a afirmativo, Kléber contornou um fervor popular que, nitidamente, não tinha imaginado. A ensolarada Ribeira agitou-se com a sua presença. Saiu das casas e das esplanadas e percorreu com ele a margem do rio. "É maravilhoso. Ainda não conhecia, mas a vista é bonita. É muito legal e vou aproveitar mais vezes, até porque quero conhecer estes restaurantes", disse a O JOGO, ainda de barriga cheia depois de um almoço no D.O.P., do chef Rui Paula, junto ao Palácio da Bolsa.

Ainda lhe falta o sabor dos golos nos jogos a doer, mas foi um Kléber plenamente satisfeito aquele que se passeou pelo Porto profundo. Desde logo, porque tinha ganho o seu primeiro título na véspera e fez questão de se passear com ele: "A primeira já está."

"Isso é a Supertaça? A verdadeira?", perguntava a pequenada, surpreendida pela presença do goleador e tocada pela sua disponibilidade para intermináveis e improvisadas sessões de fotos e autógrafos que o deixaram a suar em bica! O Porto genuíno acolheu o jogador e a figura. "Ai filho, se eu fosse mais nova não me escapavas", foi um dos muitos piropos atirados à beira-rio. No meio do povo, Kléber ficou a compreender um dos mais pertinentes ditados portugueses: "Mais vale cair em graça do que ser engraçado".

"Escolhi a pensar na carreira porque quero viver de títulos"

ANDRÉ VIANA

Há uma onda de entusiasmo em seu torno. Já se sente um ídolo?

Não me considero como tal ainda. Tenho de trabalhar muito para lá chegar. É óptimo sentir este carinho, é gratificante, mas tenho de mostrar mais trabalho até me tornar num ídolo.

O que acha que as pessoas esperam de si? Pesa-lhe esta expectativa?

Não, acho que até ajuda a melhorar. São portistas, são pessoas que torcem por mim e que esperam que lhes dê muitas alegrias.

Só fez um jogo oficial e já tem um troféu. Isso significa que escolheu bem?

Claro. Quando se tem a possibilidade de vir para o FC Porto, pesa muito o facto de ser um clube vencedor. Escolhi a pensar na carreira, porque a história dos jogadores vive de títulos, eu quero viver de títulos e o FC Porto dá-me isso. Foi uma óptima escolha.

Está no FC Porto há um mês. Consegue dizer o que diferencia o clube dos outros?

Desde logo, a humildade. No plantel, impressionou-me a forma como tratam as pessoas. Ninguém é melhor do que ninguém. As pessoas estão sempre disponíveis para ajudar, procuram que estejamos confortáveis. Sente-se humildade e isso é um ponto forte.

Quando é que meteu na sua cabeça que ia jogar no FC Porto?

Tinha isso em mente, mas eu tinha um contrato e tive de o cumprir. Quando ele terminou, sentámo-nos e conversámos e foi fácil chegar a acordo. Estou feliz por isso.

Chegou a falar-se do interesse de Benfica e Sporting. Houve mesmo conversas ou nem sequer admitiu essa possibilidade?

Apenas o José Couceiro, do Sporting, chegou a ligar ao meu empresário, mas comigo ninguém falou directamente. Sempre deixei clara a vontade de jogar pelo FC Porto, nunca a escondi de ninguém. É um clube que projecta bem as carreiras e que ganha títulos.

Um avançado dorme descansado quando a equipa ganha com dois golos de um central?

Nada disso. Chateado não fico porque ganhámos um título, independentemente de quem marca. É claro que seria melhor se fosse eu a marcar, queria muito um golo meu, mas fico feliz pela conquista do título, é mérito de todos. Todos lutaram com o Rolando.

Mas não está ansioso pelo primeiro golo?

Não, ele vai sair no momento certo. Fiz uma boa pré-época, só tenho de dar continuidade. Agora é a valer, mas a única ansiedade que carrego é a de vencer todos os jogos.

Contou que observava Falcao mesmo quando estava no Marítimo. Porquê? O que é que o Falcao tem que o Kléber não tem?

O posicionamento dele é fora do normal, a forma como ele ataca a bola. Tenho de aprender isso ainda e o Falcao vai-me ajudar muito. Espero que ele continue para que possa aprender com ele, a forma como segura a bola, como a protege dos defesas, como finaliza, é excepcional. É um enorme jogador e merece todo o respeito que tem aqui no clube.

Ficou provado que podem jogar juntos?

Isso é com o treinador e depende de cada jogo. Acho que estou a evoluir e a encontrar o meu espaço no clube. O resto é com o treinador.

Pediu a Falcao para ficar?

Isso aí não é comigo. Não sei o que se passa, pelo que não posso dizer muito sobre isso. Ele deu-me um abraço de boas-vindas, desejou sorte e disse que espera que eu seja muito feliz no clube.

Falcao ou Cardozo?

Falcao, sem dúvida. Sou admirador. É humilde, trabalha sério no dia-a-dia. Neste momento não vejo melhor do que o Falcao, à frente do Ibrahimovic mesmo. Para mim, é o melhor ponta-de-lança da actualidade. E não o digo por estarmos na mesma equipa. Não é simpatia não.

Quase todos os brasileiros da sua geração têm o Ronaldo Fenómeno como referência. É a sua também?

Entre milhares, eu sou mais um fã do Ronaldo. Foi o maior avançado de todos os tempos, um goleador. É um ídolo, tal como o Ibrahimovic e o Falcao.

"Abraço para Carlos Pereira"

Ficou magoado por ter ficado no Marítimo há um ano? Como é a sua relação com Carlos Pereira? Cumprimenta-o se o vir na rua?

Claro. Dar-lhe-ia um abraço de agradecimento, porque foi ele que me projectou e me deu oportunidades no clube. Sou muito grato a todos os clubes por onde passei. O Marítimo foi muito importante e ajudou-me em tudo o que precisei.

Curto percurso em retrospectiva

De Vitória (Espírito Santo) a Belo Horizonte, Kléber fez mais de 500 quilómetros para tentar a sua sorte no futebol. Foram tempos de grande dureza para o brasileiro. "A adaptação foi terrível e eu era muito franzino. Fui para muito longe de casa e é duro estar longe da família. Sempre tivemos dificuldades financeiras, nos clubes por onde passei antes do Atlético (onde chegou aos 17) não tinha uma boa alimentação, não tinha boas condições, não tinha nada...", revive quem completou 21 anos em Maio.

Tripas à moda do Porto em agenda

Os colegas de Kléber no Marítimo tinham contado a O JOGO que o avançado é doido por piza. Ao almoço, o brasileiro esteve num restaurante da moda, junto ao Palácio da Bolsa, e ficou-se por um prato de peixe. Sorriu perante a fama e acrescentou que é um bom garfo: "Eles dizem que só como piza? (risos) Gosto muito de peixe e de carne também, mas piza nunca deixo para trás, isso é verdade. Mas gosto de experimentar coisas." Na Ribeira, que tal sugerir a Kléber que prove umas tripas à moda do Porto? "Nunca ouvi falar, mas é como digo, gosto de experimentar, portanto vamos a isso", prometeu para uma ocasião futura quem garante que, em casa, o máximo que sabe fazer é aquecer uma lasanha. Nem sempre a máxima "querer é poder" foi verdadeira para o avançado dos dragões. Para jogar futebol, recorda, passou por algumas privações. "Saí de casa aos 15 anos para tentar a sorte. Quando era preciso, não havia dinheiro, nem sempre consegui pagar as passagens para a minha família me visitar", conta.”

Em

www.ojogo.pt

domingo, 7 de agosto de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Vitória de Guimarães 1

1 – Crónica

E Está Dado O Pontapé De Saída…

Pelo segundo ano consecutivo o Estádio Municipal de Aveiro recebeu a Final da Supertaça, jogo disputado entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-1. O FC Porto venceu a Supertaça, pela terceira vez consecutiva.

Mais uma final minhota – a terceira neste ano de 2011 – que praticamente começou com um golo do FC Porto, aos 3 minutos, Rolando finalizou com sucesso uma jogada que teve um passe fantástico de Moutinho e um cruzamento de letra de Hulk. Mas antes do golo portista, o guarda-redes vimaranense havia parado o ataque azul e branco, situação que voltou a repetir-se por mais duas vezes Hulk tentou marcar, mas Nilson impediu. O Vitória de Guimarães viria a empatar a partida ao minuto 32, na transformação de um canto. Mas, o central Rolando decidiu fazer de goleador e voltou a marcar, ao minuto 40. O segundo tempo teve poucos lances interessantes, o FC Porto controlou a partida e o Vitória tentou contrariar a vantagem dos campeões nacionais, situação que quase se confirmava, já que Rolando quase fez auto-golo, Maicon salvou na altura certa o empate. O FC Porto reclamou algumas decisões do árbitro do jogo.

2 – Análise

E que saudades dos jogos oficiais, que saudades de ver o meu FC Porto ganhar um troféu, que saudades das festas portistas…

Gostei do jogo, sobretudo do primeiro tempo, se bem que a segunda parte foi também importante a nível de controlo de jogo. Não foi uma partida fantástica, mas creio que nesta altura não podemos pedir o máximo, afinal ainda estamos no início. Mas gostei sobretudo daquilo que este jogo representou, mais uma vitória na Supertaça, competição que os azuis e brancos dominam claramente, já são 18 Taças; a terceira consecutiva! Ah, agora são 70 títulos, já nem a Taça Latina ajuda nas contas! Mas isto são contas de outro rosário, o que importa aqui é a vitória portista naquele que foi o pontapé de saída da época 2011-2012. E o FC Porto começou-a exactamente como começou a anterior, com uma vitória na Supertaça.

Não sabemos o que nos reserva esta época, mas de uma coisa tenho a certeza, este FC Porto vai dar muita luta.

Notas:

Bem Rolando como marcador de serviço, mas mal quando quase fez auto golo.

Kleber e Falcao juntos, talvez com mais uns treinos e noutro esquema de jogo pode ser que sejam compatíveis, hoje não me pareceu.

sábado, 6 de agosto de 2011

Primeira Convocatória da Época 2011-2012

Aqui estão os primeiros 18 convocados de Vítor Pereira para o primeiro jogo oficial, a Final da Supertaça.

Bracali, Helton, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Sereno, Belluschi, Guarín, João Moutinho, Rúben Micael, Souza, Djalma, Falcao, Hulk, Kleber e Varela.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vítor Pereira em Antevisão Da Supertaça

Aqui ficam as palavras do treinador portista na conferência de imprensa de antevisão da final da Supertaça.

“"QUERO UM FC PORTO DOMINADOR"

Qualidade, domínio e posse. Três palavras que resumem a caracterização do FC Porto de Vítor Pereira, feita pelo próprio durante a sua primeira conferência de imprensa no auditório do Olival, que, mais do que projectar as particularidades da equipa em acelerada renovação, serviu para antever o encontro da Supertaça, que oporá os Dragões ao Vitória de Guimarães, no domingo à noite (21h00), em Aveiro.

O treinador, que diz conviver bem com a pressão e dela desfrutar, assume abertamente a intenção de conquistar o seu primeiro troféu, assegura que a equipa

Está preparada, reconhece a dificuldade colocada pelo adversário e admite que o onze a apresentar não andará muito distante daquele que defrontou o Lyon, em Genebra.

Preparados

"Pelos jogos realizados e pela evolução revelada pela equipa, sinto que estamos preparados e que experimentaremos dificuldades, porque o Guimarães não será, com certeza, o mesmo Guimarães do último confronto entre as duas equipas. O último que encontrámos foi, à semelhança do FC Porto, um Guimarães desgastado e a cometer erros."

Adversário organizado

"O Guimarães é uma equipa bem organizada, que tem um belíssimo plantel, e bem trabalhada por um treinador que já provou ter qualidade. Perante todas estas dificuldades, acreditamos que vamos vencer o jogo e que traremos o troféu para casa."

Crescimento em qualidade

"Ainda não estamos todos, mas estamos fortes. Os que cá estão dão-nos claras garantias de qualidade e, por isso, não estou preocupado. É claro que temos consciência de que o Falcao, o Guarín, o Alvaro e todos os outros que faltam acrescentarão ainda mais qualidade ao plantel, mas aquilo que temos feito ao longo da pré-época dá-nos indicações claras de que estamos preparados para este primeiro jogo. É natural que a equipa que se apresentará no domingo não fuja muito daquela que jogou contra o Lyon, mas ainda temos mais um dia para decidir o onze."

Identificados

"O mercado manter-se-á em aberto até 31 de Agosto, mas o Hulk, o Falcao e o João Moutinho são jogadores que queremos muito manter e acreditamos sinceramente que o conseguiremos, pela vontade revelada por eles e pelo facto de se identificarem muito com o clube."

Maior controlo

"Defendo um jogo de qualidade, um pouco à imagem daquilo que fizemos no ano passado, se possível com um estilo ainda mais agressivo, com comportamentos de maior controlo. Quero um FC Porto dominador, de posse."

Ponto de interrogação

"Eu aceito perfeitamente qualquer tipo de interrogação que se coloque sobre mim, mas uma coisa é aquilo que as outras pessoas pensam e outra é aquilo que pensam e sentem as pessoas que trabalham directamente comigo. E o que eu sinto é uma confiança total no trabalho e nas ideias. Sei como quero esta equipa a jogar e conheço o jogo profundamente."

Boa pressão

"Sentir a pressão é o maior gozo que me dá a actividade de treinador de futebol. Quanto mais difícil for a competição e o jogo, mais à vontade eu estou. O maior problema são os jogos que não parecem ter um elevado grau de dificuldade. A pressão é um estímulo e eu quero viver desafios constantes."

Sub20 de futuro

"Os jogadores que estão no Mundial de Sub20 têm grande talento e futuro. Vão ajudar-nos a melhorar a nossa dinâmica e a elevar o nosso potencial."

Garantias de sucesso

"Que este clube é aquele que mais garantias dá para se atingir o sucesso em Portugal, disso não tenho dúvidas. Provavelmente, seria isso que o sr. Souness queria dizer."”

Em

www.fcporto.pt

Grande Comunicado!

Só hoje tive a possibilidade de publicar aqui este comunicado que ontem foi publicado no site oficial do FC Porto.

“SANTA IGNORÂNCIA

Hermínio Loureiro saiu da toca e foi à SIC Notícias assumir-se como candidato às eleições para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol. O que era para ser a análise à pré-eliminatória da Liga dos Campeões transformou-se numa sessão de pré-campanha do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que assumiu ter já “falado com muita gente do futebol” – imaginamos que gente… – e aproveitou para nos esclarecer qual é o seu pensamento sobre o futebol português.

E o que disse de substantivo sobre futebol o político Hermínio Loureiro? Asneiras. Uma série de asneiras tão grande que ilustram bem por que é que o FC Porto sempre se opôs e sempre se oporá a que políticos aproveitem o futebol para obterem notoriedade que lhes dê vantagem na política.

Mas vamos ao que interessa: num discurso vazio de ideias, Hermínio Loureiro clamou contra a falta de competitividade do campeonato de juniores e reclamou a possibilidade dos jogadores alinharem mais um ano no escalão, como se fosse a FPF e não a FIFA quem determina as idades dos diferentes escalões de formação. Pior, fez tese sobre um campeonato sem interesse, com uma fase final disputada por quatro equipas! Santa ignorância, a fase nacional do campeonato de juniores é disputado pelas oito melhores equipas, numa prova de 14 jornadas – informação suplementar, o FC Porto é o campeão nacional.

Mais à frente, depois de muito falar e nada dizer, Hermínio Loureiro lá se espalhou novamente, quando disse que há um acordo que dá, no futebol, a dupla nacionalidade aos jogadores brasileiros. Santa ignorância mais uma vez. Há anos e anos que isso não existe e, do ponto de vista regulamentar e desportivo, é absolutamente igual seja o jogador oriundo do Brasil ou do Bangladesh. É assim hoje, como era assim quando Hermínio Loureiro era presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, mas ele nunca o percebeu, sabe-se lá porquê.

É precisamente por estas coisas que o FC Porto se põe de parte destes putativos regeneradores e reclama para a FPF um presidente competente e com obra feita no futebol.”

Em

www.fcporto.pt

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Entrevista De Pinto da Costa Ao Porto Canal

“"Neste momento não trocava o Hulk pelo Cristiano Ronaldo"

MELO ROSA

No programa "Somos Porto" que serviu de abertura oficial da gestão do FC Porto no Porto Canal, Pinto da Costa garantiu que "não chegou" qualquer proposta de compra pelos jogadores do FC Porto. "Todas as propostas que fizeram aos nossos jogadores são dos jornais; ao FC Porto não chegou nenhuma", revelou, fazendo depois uma confissão para muitos inesperada: "Não chegou nenhuma proposta por Hulk. Não vejo que não possa acontecer pagarem a cláusula de rescisão do Hulk. E poderá parecer uma heresia, mas eu não trocava o Hulk pelo Cristiano Ronaldo, considerado o melhor jogador do mundo e obviamente o melhor português", revelou na entrevista conduzida pelo jornalista Paulo Miguel Castro e pelos comentadores residentes do programa, Rita Moreira e Pedro Madeira Froufe.

Ainda sobre o mercado, o presidente do FC Porto não receia "que algum jogador possa sair, a não ser que seja bom para todos, mas os que possam sair terá de ser pelos valores da cláusula de rescisão" e acrescentou: "Não estamos a pensar ir ao mercado, porque não estamos a pensar que o Falcao vá sair".

É, de resto, uma crença que se alarga a todos os jogadores do núcleo duro do plantel. Assegurando, por exemplo, que "Álvaro Pereira não vai sair", sobre o reforço brasileiro Danilo disse que "há conversações" para chegar até ao final de Agosto, porque "na altura não ficou devidamente decidido quando vinha"

e que "poderá eventualmente vir só em Janeiro", como tem sido amplamente noticiado e como é desejo do Santos, reconhecido pelo próprio jogador.

Sobre os guarda-redes, admitiu que "vá algum rodar", fazendo considerações sobre Beto e Bracali: "O Beto é um dos melhores guarda-redes portugueses, se não for o melhor. Merecia estar na selecção, perdeu o lugar na selecção por não jogar muito no FC Porto, e manifestou vontade de jogar mais por causa da Selecção Nacional. É legítimo que possa querer sair e temos que estar precavidos para essa situação. Como Bracali era um jogador livre e entendemos que era uma boa opção, foi contratado."

Claro que a aposta em Vítor Pereira foi tema de conversa na primeira entrevista de Pinto da Costa ao Porto Canal. "A mais fácil escolha ao longo destes 30 anos foi a deste ano. Só podia ser este pelo que vi ao longo da época passada", defendeu, recordando que "às quatro horas da tarde André Villas-Boas consumou a rescisão e às seis horas estava a a apresentar Vítor Pereira".

"O Vítor já era o meu treinador para o FC Porto antes de o André Villas-Boas consumar a rescisão do contrato. No ano passado, quando contratei o André Villas-Boas, dei-lhe oportunidade de escolher dois treinadores e fui eu que convidei o Vítor Pereira porque considerava que era um dos grandes treinadores do futuro", declarou. Com a habitual frontalidade, sublinhou que "o treinador do FC Porto não tem que meter medo nas conferências de Imprensa, de conversa ninguém mete medo, tem de meter medo na forma de jogar e de vencer".

"Roberto? São milhões da treta"

Ao seu bom estilo, Pinto da Costa fez este comentário a propósito de Helton e da venda de Roberto para o Saragoça. "Tirando o Helton já todos foram vendidos pela Comunicação Social. Roberto? Isso são milhões da treta, estamos a falar de milhões reais", afirmou o presidente do FC Porto, que sobre as eleições na FPF avançou: "Os políticos já deram provas suficientes na política para eu não os querer no futebol. O FC Porto não vai interferir na escolha do presidente da Federação. A posição que tivemos na Liga de perfeita neutralidade com a escolha do presidente vamos mantê-la na Federação". E sobre as notícias que apontam Hermínio Loureiro como candidato a suceder a Gilberto Madail, confidenciou: "Assusta-me que o Governo tenha um candidato à Federação e seja qual For o político ou a sua cor partidária, o FC Porto será contra."

A eventualidade de Vítor Baía ser candidato a presidente da FPF foi assim comentada: "Em determinados momentos, o Vítor Baía foi usado como arma de arremesso e usado indevidamente porque não merece isso. E acredito que não pretende ser presidente da FPF. Não me interessa ter alguém do FC Porto, o que interessa é que seja alguém que defenda o futebol e os clubes e que estes não sejam apresentados como foras-de-lei".”

Em

www.ojogo.pt