quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Declarações de Rolando e de Sapunaru

1 – Declarações de Rolando

“"Não devemos favores a ninguém"

ANDRÉ VIANA

Com 17 derrotas em 185 jogos sob o comando técnico de Guardiola, o universo de probabilidades não é famoso para quem defronta o Barcelona. A equipa perdeu de formas variadas. Houve quem tentasse discutir o jogo e quem assumisse que havia que baixar linhas e apostar tudo nas saídas para o ataque. O que nunca aconteceu foi o Barça ficar abaixo dos 50 por cento na posse de bola. Percebe-se que o FC Porto se propõe a uma tarefa hercúlea. "O Barcelona é o vencedor da Liga dos Campeões e é conhecido pela qualidade do seu jogo. Mas se só tentarmos eliminar o jogo deles, não vamos fazer o nosso. Para contrariar uma equipa com posse de bola, tem de ser com posse de bola. É a única forma de os defrontar. Não será fácil, mas temos qualidade e experiência e vamos procurar o nosso jogo. É claro que o Barcelona é fora de série", admite Rolando, bravo na hora de dizer ao que veio, mas sem certezas de sucesso.

"Nunca joguei contra o Barcelona. Vejo pela televisão e muitas equipas tentam, mas o Barcelona é muito forte e não deixa jogar. Normalmente, a posse de bola é a nosso favor. É um pormenor importante e tentaremos ter a bola para nós, mas fundamental é fazer golos", avisa quem já este ano teve a oportunidade de travar um duelo com Messi, então num Portugal-Argentina (1-2). O contexto é totalmente diferente e não é legítimo afastar os dragões da contenda: "É uma final. Estamos aqui por mérito próprio, não devemos favores a ninguém. Tentaremos provar a nossa qualidade. Ganhar depende de muitos pormenores e detalhes, de um momento de inspiração."

Fala-se em inspiração e logo pensamos em Hulk. Afinal, ele tem sido omnipresente nos golos do FC Porto neste arranque de época. "O forte do FC Porto sempre será a equipa. Se assim for, depois há jogadores que, pelas suas características, fazem a diferença e destacam-se. O Hulk tem mais probabilidades de se destacar, gosta de ter a bola e tem prazer nisso. Mas a equipa precisa de estar bem para ele se destacar", desvia Rolando, para quem não vale a pena teorizar muito sobre o que pode ser o jogo: "Uma coisa é ver pela televisão, outra é estar em campo. Em casa vês tudo o que tens de fazer, analisas os espaços… Dentro de campo é diferente."

Bola. O Barça não vive sem ela, desespera quando não a tem. Pode o FC Porto lançar essa provocação suprema? "O objectivo é fazer golos e o Barcelona reclama a bola como esse pensamento. Quando tivermos a bola, temos de a proteger e atacar bem. Quando não a tivermos, há que defender", simplificou, preparado para correr mais do que o habitual: "Hoje em dia, ter pulmão é essencial. Se não estivermos bem, não temos a mínima hipótese."”

Em

www.ojogo.pt

2 – Declarações de Sapunaru

““Temos de recuperar o nosso futebol"

Passaram-se três meses. Pelo meio, saíram o treinador e o goleador. Até o FC Porto dá os primeiros passos em 2011/12 tentando perceber quem é. São questões a que só se responde com vitórias e isso os dragões têm conseguido. Para Sapunaru, porém, o patamar a que a equipa se propõe exige mais. O romeno desfrutou da última temporada e quer repetir. "Temos de melhorar o nosso jogo, a qualidade do nosso jogo. Temos de recuperar o nosso futebol do ano passado, de que toda a gente gostava e que se dizia ser o segundo Barcelona. Temos de melhorar a qualidade e a concentração", atirou em conversa com O JOGO.

Parece cábula, mas Sapunaru fala por si e sabe de cor o que quer. Aliás, percebe-se que essa é uma noção colectiva e permanentemente enfatizada por Vítor Pereira. O plantel assume que quer mais, que pode dar mais, mas conhece as agruras dos arranques. "Estamos a começar e é difícil, no ano passado também não arrancámos assim tão bem. Estamos a ganhar jogos e a ganhar confiança", projecta quem sente que o ponto de viragem pode chegar a qualquer momento.

Aliás, convém que chegue já. O Barcelona assim exige. "Gostamos de ter a bola, será um jogo de posse", avisa, ciente de que ainda nenhuma equipa conseguiu que os catalães passassem a maior parte de um jogo em trabalho defensivo. É um dado que assusta sem abalar a predisposição portista. "Queremos reclamar a bola, é assim que jogamos. Se começarmos a correr atrás da bola não vai ser bom para nós. É muito mais fácil quando se tem a bola", sentencia Sapunaru. Essa é uma verdade absoluta para ambas as equipas. Não há um acordo tácito que satisfaça ambas as partes. O FC Porto sabe que se pode ganhar de várias formas, mas quer fazê-lo tocando no ponto mais sensível do rival, no seu orgulho: a bola.

Com Villas-Boas, essa era uma obsessão. Por isso, Sapunaru fala de "um ano de sonho", não como recordação, mas como referência. "Fizemos grandes jogos", diz quem quer voltar a abrir os jornais e a ler apreciações eloquentes: "Todos nós queremos dar mais. Pensamos no ano passado porque toda a gente falava bem de nós…" Se ganhar ao Barcelona, o FC Porto volta a tocar o céu…

"Temos de ajudar o Hulk"

Ora aí está um título para barulho. Ajudar como? Sapunaru vai marcar outra vez? "Agora vou ficar à espera do próximo. Mas o meu trabalho é defender, não marcar. Não conheço muitos laterais que marquem golos. Fico contente é por ganhar campeonatos. Se marco ou não, é-me indiferente", foi avisando. Portanto, lá voltamos a olhar para Hulk. "O Hulk é um grande jogador, mas se o deixarmos sozinho vai ser complicado. Temos de o ajudar", remata, salientando que Messi também não funcionará a solo no Barcelona. Não?

"Playstation? O Moutinho joga bem"

Sapunaru compara o Barça de Guardiola a um videojogo: "Toda a gente sabe a equipa que é o Barcelona, joga à bola como se fosse Playstation. Temos de estar concentrados." L1+X: passa e desmarca. Talvez não resulte tão fluído no famoso jogo que até tem Messi na capa. Aí, pelo menos, Sapunaru sabe que é possível vencer. "Na Playstation conseguimos ganhar. O João Moutinho joga bem. O futebol parece muito fácil quando vemos o Barcelona jogar. É a melhor equipa do mundo", sentencia. Parecendo que não, há outras vantagens nas consolas: não é preciso correr e até a duração do jogo é virtual.”

Em

www.ojogo.pt

Notícias Portistas

Antevisão da Final da Supertaça Europeia; Fase de Grupos da Liga dos Campeões; Reacção ao Sorteio; Declarações de Pinto da Costa

1 – Antevisão da Supertaça Europeia

Depois da lista de convocados, publicada no post anterior, eis a antevisão de Vítor Pereira, de Hulk e de Helton, da final da Supertaça Europeia, jogo frente ao Barça, que vai realizar-se amanhã no Mónaco.

1.1 – Antevisão do treinador do FC Porto

“"NÃO VIEMOS PARA OS VER JOGAR"

Vítor Pereira agradeceu e retribuiu. Os elogios feitos por Guardiola, cerca de uma hora antes, naquele mesmo local, foram prontamente devolvidos. No Fórum Grimaldi, no Mónaco, o treinador do FC Porto não teve problemas em reconhecer no Barcelona a melhor equipa que alguma vez viu jogar. Só que, desta vez, com a Supertaça Europeia em disputa, tenciona fazer muito mais do que assistir.

Na véspera da grande decisão, o objectivo foi assumido abertamente pelo técnico: o FC Porto está no Mónaco para ganhar. E disse-o sublinhando repetidamente a qualidade individual e colectiva do adversário, que, como os Dragões, cultiva o futebol positivo e aberto. Por isso mesmo, deixou o resultado também em aberto, sem apontar o favorito.

Identidade

"O FC Porto será igual a si próprio, será uma que acredita no seu jogo e nas suas ideias. Temos vindo a trabalhar já há um ano em 433 e é natural que a estrutura seja a mesma. É nela que trabalhamos e não há motivos para a mudar."

Mérito

"Estamos cá por mérito próprio, na sequência de uma época brilhante, mas reconhecendo no Barcelona uma grande equipa e um grande treinador. Não viemos cá para os ver jogar, mas para vencer. Somos também um grande clube, habituado a muita exigência e cujo jogo também prima pela qualidade."

Prova de qualidade

"Vamos procurar ter bola e acreditamos sinceramente que temos argumentos para colocar problemas ao Barcelona. Não tenho qualquer problema em reconhecer que o Barcelona é, provavelmente, a melhor equipa que alguma vez vi jogar, mas eu também lidero um grande equipa com jogadores com muita qualidade. É um momento para desfrutar e para continuar a provar a nossa qualidade."

Futebol positivo

"Os elogios do Guardiola, por virem de quem vêm, têm grande significado. Também gostamos de proporcionar grandes jogos e de futebol positivo, pelo que acredito que a final de amanhã será um grande espectáculo de futebol."

Em aberto

"O jogo também é feito de criatividade, pelo que acredito que a concentração e a inspiração de cada um dos intérpretes pode definir o jogo. O Messi pára-se com um colectivo forte, entreajudas e capacidade de antecipação. Não sou apologista de qualquer marcação individual. FC Porto e Barcelona são duas equipas experientes, com grande qualidade individual e colectiva e que praticam um jogo aberto. Como tal, o resultado também está em aberto."”

Em

www.fcporto.pt

1.2 – Antevisão de Hulk e de Helton.

“"ESTOU POUCO ME LIXANDO PARA O MERCADO"

Hulk e Helton responderam, cada um na sua vez, a perguntas em tudo idênticas e formuladas para ambos, já depois da abordagem de Vítor Pereira ao jogo da Supertaça Europeia. Repisaram, sobretudo, as ideias do treinador. Mas Hulk fez muito mais, proporcionando o melhor momento da conferência, ao recorrer a uma expressão bem brasileira para assegurar concentração absoluta no jogo com o Barcelona.

Hulk sem medo do Barça

"Vamos enfrentar o Barcelona de sempre, que constrói os seus resultados através do colectivo e com várias soluções. A ideia não nos aterroriza, porque a verdade é que não há motivação maior do que defrontar a melhor equipa do momento. Estamos muito motivados para levar o troféu. Quem cá está, está concentrado no jogo de amanhã. Eu estou pouco me lixando para o mercado. Quero dar o melhor e ganhar o troféu."

Helton com atenção redobrada

"Vamos tentar jogar o nosso futebol. Sabemos da capacidade do adversário, mas isto é uma final. A solução é ter personalidade e tentar fazer o melhor dentro de campo. Um guarda-redes nunca tem jogos tranquilos, especialmente tratando-se de uma final. Por isso, o jogo merece atenção redobrada."”

Em

www.fcporto.pt

2 – Fase de Grupos da Liga Dos Campeões

Realizou-se esta tarde no Mónaco o sorteio da fase de grupos da mais importante prova de clubes da Europa, a Liga dos Campeões. O FC Porto ficou no grupo G, com: Shaktar Donetsk da Ucrânia, Zenit S. Petersburg da Rússia e APOEL Nicósia do Chipre. Resta acrescentar que, pela primeira vez, o FC Porto esteve no pote 1 por “ranking”.

2.1 – Reacção de Fernando Gomes ao sorteio

“FERNANDO GOMES: "OBJECTIVO É PASSAR FASE DE GRUPOS"

Fernando Gomes, em representação do FC Porto, reagiu ao sorteio da Liga dos Campeões, afirmando que o objectivo do FC Porto na competição é, para já, “passar a fase de grupos”.

“O FC Porto tem sido feliz nas deslocações ao Leste Europa, já assim era no meu tempo, e esperamos continuar a ser felizes, mas para isso é sempre preciso uma pontinha de sorte”.

Gomes relembrou que o objectivo do FC Porto, para já, é garantir o apuramento, ao mesmo tempo que recordou que o principal objectivo da época é a conquista do campeonato nacional: “O nosso objectivo é passar a fase de grupos e depois ver-se-á, jogo a jogo, mas a nossa grande prioridade é o campeonato nacional”.”

Em

www.fcporto.pt

3 - Declarações de Pinto da Costa

“"Nem sempre ganham os favoritos"

ADALBERTO RAMOS

O FC Porto não parte derrotado para o Mónaco, mesmo sabendo que vai defrontar a melhor equipa do mundo, vincou ontem o seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, em declarações aos jornalistas durante a apresentação, no Porto, da equipa do Sport Progresso, da I Divisão da Associação de Futebol do Porto, que fez questão de "apadrinhar". Entre elogios ao técnico Vítor Pereira pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no meio de muitas dúvidas relativas ao futuro de alguns futebolistas, Pinto da Costa recordou que não há forma de impedir a saída dos que possuem cláusulas de rescisão no caso de surgirem clubes

Interessados em pagar os respectivos montantes.

"Claro que o jogo do Mónaco é difícil, mas será daqueles em que o importante é estar lá, porque todos os anos há dois clubes na disputa da Supertaça europeia e este ano o FC Porto é um deles, o que constitui motivo de grande orgulho. E se há jogos em que há favoritos, este é um deles, pois o Barcelona surge nitidamente como a melhor equipa do mundo, mas nem sempre ganham os favoritos e não vamos lá apenas para participar. Vamos apostados em tentar fazer o melhor possível, e isso é ganhar."

Revelando-se muito satisfeito com o trajecto, em termos de resultados, da equipa neste início de temporada, o presidente do FC Porto voltou a recordar que não está surpreendido com o desempenho do técnico Vítor Pereira, a quem endereçou os maiores elogios.

"Já o conhecia, daí não ter sido colhido de surpresa. Vítor Pereira tem trabalhado em condições muito difíceis, porque depois de amanhã [sexta-feira] vai disputar uma prova importantíssima com a melhor equipa do mundo e neste momento não pode ter a garantia dos jogadores que vai ter ou não. Há jogadores com cláusulas de rescisão e, se vierem propostas e eles quiserem sair, não podemos impedi-los. É uma situação delicada, daí a ausência de alguns jogadores, mas o técnico tem feito um trabalho excelente."

Pinto da Costa confirmou a proposta apresentada pelo Chelsea por Álvaro Pereira, referindo que "demorou 30 segundos a responder negativamente" e desmentindo, por outro lado, que o clube tenha entrado na corrida por Leandro Damião.

"Sei que é um bom jogador, mas não admitimos a hipótese de o contratar. Aliás, não estamos à procura de qualquer substituto para o lugar de Falcao."

Na óptica do líder do FC Porto, o excesso de ruído em torno da arbitragem neste início de campeonato só descredibiliza o futebol, atribuindo responsabilidades a alguns comentadores de programas televisivos.

"Há pseudo-intelectuais a falar de futebol como se percebessem alguma coisa do assunto e a darem opiniões ridículas sobre arbitragem. Estão a chegar fogo ao futebol, são incendiários que julgam estar a fazer um grande papel. Criam um clima insustentável aos próprios árbitros, que têm sido uns heróis."”

Em

www.ojogo.pt

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Convocados Para A SuperTaça Europeia

Aqui está a lista de convocados para a Final da Supertaça, jogo frente ao Barcelona, que vai realizar-se na próxima Sexta-Feira. Nesta lista é de destacar as saídas de Álvaro Pereira – será que o lateral vai mesmo sair? – e de Walter, e as entradas de Defour e Cristian Rodríguez.

Lista de Convocados:

Bracali, Helton, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Belluschi, Defour, Fernando, Guarín, João Moutinho, Souza, Cristian Rodríguez, Djalma, Hulk, Kleber e Varela

sábado, 20 de agosto de 2011

Muito Bem Mister!

Ontem Vítor Pereira arrasou na resposta a Jorge Jesus, que tinha dito na conferência de imprensa de antevisão do jogo do Benfica que a grande penalidade que na semana passada deu a vitória ao FC Porto não existiu. Pois bem, Vítor Pereira esteve muito bem na resposta a Jorge Jesus, disse o que tanta gente pensa e não diz. Para dar este tipo de respostas não há tempos indicados para o fazer, ou se responde logo depois do sucedido, ou não se responde. Eu gostei e concordo com o que disse o treinador do FC Porto.

Aqui ficam as declarações, para quem ainda não teve o prazer de as ouvir, ou simplesmente para memória futura.

www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/fc-porto-vitor-pereira-jesus-maisfutebol-futebol-iol/1274251-1304.html

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Gil Vicente 1

1 – Crónica

De Bola Parada Também Se Ganham Jogos

No início de noite desta Sexta-Feira, FC Porto e Gil Vicente defrontaram-se no Estádio do Dragão, em partida a contar para a segunda jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 3-1.

Com o mercado de transferências ainda aberto, e o futuro de alguns jogadores incerto, o FC Porto recebeu o Gil Vicente, que na jornada inaugural havia conquistado um ponto perante o Benfica, por essa razão os de Barcelos entraram em campo com a moral em alta. E começaram bem, já que começaram a ganhar. Aos dois minutos - certamente que ainda havia muitos adeptos à espera para entrar no estádio – o Gil Vicente beneficiou de uma grande penalidade. Sapunaru perdeu a bola, otamendi cometeu falta no interior da área e o árbitro assinalou o consequente castigo máximo que João Vilela converteu. O FC Porto não estava numa situação confortável, estava a perder no início do jogo com um adversário motivado e acomulava uma ansiedade sem limites. Mas o empate surgiria instantes depois, aos dez minutos e também através de uma grande penalidade. Uma grande penalidade que Hulk sofreu e que o próprio converteu. Com o empate restabelecido o FC Porto procurou o golo da tranquilidade que viria a surgir instantes depois, ao minuto dezasseis, também de bola parada, desta vez um canto, Sapunaru concretizou-o de cabeça. Mesmo a vencer o FC Porto não tranquilizou e o Gil Vicente, com calma, foi fazendo o seu jogo e várias vezes esteve próximo do empate. No segundo tempo o FC Porto decidiu deixar a ansiedade no balneário. E o Terceiro tento apareceu, mais uma vez de bola parada, agora de livre que João Moutinho cobrou, o médio

2 – Análise

Ai Porto, há que ter calma, há que ter muita calma. O jogo não foi fácil, tal como eu esperava. E não foi fácil porque o Gil Vicente tem uma boa equipa, que vinha super motivada. Para além disso o FC Porto jogou o primeiro tempo numa ansiedade que não ajudou nada. Terá essa ansiedade alguma coisa a ver com a saída de Falcao? Não sei, talvez sim, talvez não, o que eu sei é que na próxima semana os jogadores não podem facilitar, a defesa tem de estar concentrada, porque o Barça não brinca em serviço. Mas isso fica para depois, agora este jogo. Foi mais uma vitória, mas sem brilho quase nenhum. O segundo tempo foi um pouco melhor que o primeiro, e por isso gostei um pouco mais da segunda parte que da primeira. Acredito que o FC Porto vai estabilizar com o fecho do mercado e que nessa altura as ideias do treinador já vão ser postas em prática. Mais uma vez o melhor foi o resultado e a consequente soma dos três pontos.

Notas:

Bem Hulk, o Brasileiro marcou dois golos e mais uma vez, na minha opinião, levou a equipa às costas.

Não tão bem Varela, precisa de estar mais concentrado.

Muito bem o público do Dragão a apoiar sempre a equipa, mesmo com um jogo fraquinho.

Muito bem Vítor Pereira na resposta a Jorge Jesus!

Ainda Sobre Falcao e as Palavras Do Colombiano

Bom, tinha prometido que não voltava a este assunto, mas é inevitável. Ontem o FC Porto vendeu Falcao e Ruben Micael, ambos fizeram com que entrasse nos cofres do Dragão uma quantia astronómica. O colombiano “rebentou” com a escala de valorização, se não vejamos, o FC Porto deu 5000000 de euros pelo passe do jogador e dois anos depois encaixou 40000000. Já o disse aqui – o FC Porto fica a ver Braga por um canudo, com o dinheiro na conta é certo, mas sem um grande avançado. Mas outros grandes avançados se seguirão, e a história irá repetir-se. Também já o disse aqui que tenho pena que Falcao vá para um clube da segunda linha do futebol europeu, aliais, entre os portistas a opinião de que o avançado colombiano merecia ir para um clube maior é unânime. Mas não deixo por isso de lhe estar grata pelos golos que marcou ao serviço do FC Porto.

Na hora da despedida, no seu site oficial, Falcao deixou as seguintes palavras:

“Tigre coração de Dragão!

Em primeiro lugar queria agradecer a toda a família portista, liderada pelo seu presidente, pela fantástica oportunidade que me proporcionaram.

Desde o início senti que estava a chegar a um local muito querido, onde todos me receberiam da melhor forma possível, desde os meus companheiros, às pessoas do clube e da cidade e até todos os adeptos. A verdade é que nunca imaginei receber tanto carinho desta cidade, pelo que ficará para sempre na minha memória e no meu coração.

Foram duas épocas incríveis onde aprendi e cresci muitíssimo a todos os níveis. Sempre trabalhei para que a minha passagem pelo clube não fosse esquecida e sempre me esforcei para ganhar o carinho e o respeito de todos.

Este foi o meu primeiro passo na Europa e era impossível ter corrido melhor. Num momento como este apenas me consigo sentir extremamente grato a todos por esta inesquecível experiência.

Foi, desde o início, uma história de amor à primeira vista entre "O Tigre e O Dragão". Não vos posso prometer que um dia irei regressar, mas uma coisa posso garantir: serei Dragão até ao fim!

Muito obrigado a todos!

Falcao”

EM

www.falcao.com.co

Mais uma vez, obrigada por tudo, Falcao!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Já É Oficial

E pronto, já é oficial, Falcao e Ruben Micael vão mesmo ser jogadores do At. Madrid. Sou daquelas pessoas que só acredito que os jogadores saíram quando está preto no branco no site oficial do clube ou quando há uma comunicação oficial à CMVM, como é o caso não restam mais dúvidas.

Apesar de tudo ainda não consegui habituar-me às saídas de grandes jogadores, sei que tem de ser assim, porque o FC Porto precisa de lucrar com essas saídas, mas nunca vou conseguir habituar-me. Já vi grandes jogadores partirem, e também já vi grandes jogadores entrarem exactamente para os lugares dos que partiram, o ciclo é sempre o mesmo, porque tem de ser assim, porque o FC Porto não tem dinheiro à farta, porque o nosso país é pequeno e pobre.

Mas passemos a falar dos dois atletas que acabaram de rumar a Madrid. Sei que já falei aqui demasiado deste assunto, e como tal prometo que é a última vez que o faço. Custa-me realmente que Falcao saia para um clube menor, mas a opção foi certamente dele. Por outro lado o dinheiro que vai entrar nos cofres do Dragão dá perfeitamente para cobrir as compras. Quanto ao Ruben Micael, tenho pena que tenha saído, mas como disse num outro post, prefiro que saia o Ruben que o Moutinho – se bem que não sabemos o que vai acontecer até ao bendito fecho deste maldito mercado.

Resta-me agradecer ao Falcao por todos os golos que marcou ao serviço do FC Porto; principalmente por aquele golo na final da Liga Europa, que deu ao FC Porto uma Taça que julguei que demoraria mais anos até voltar a ver o meu clube vencer. Espero que o Falcao nunca se esqueça que foi o FC Porto que o projectou e que foi no FC Porto que foi considerado o melhor marcador de uma prova Europeia. E apesar de achar que faz mal em sair para o At. Madrid, desejo-lhe toda a sorte, menos quando jogar contra o FC Porto.

Ao Ruben Micael agradeço tudo o que fez no clube e desejo-lhe tudo de bom.

Olhando para estas duas saídas de uma forma económica - apesar de eu não ser uma profissional na questão, nem tão pouco mais ou menos – mesmo assim percebo perfeitamente que é sem dúvida um bom negócio para o FC Porto.

Resta-nos apoiar os que ficam e seguir em frente, porque o FC Porto precisa sempre dos portistas ao lado.