sábado, 10 de setembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Vitória de Setúbal 0


1 – Crónica

Três Bolas Na Barra Antes Dos Três Golos E Mais Três Pontos

No início de noite de ontem, o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Vitória de Setúbal, em partida a contar para a quarta jornada da liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 3-0.
O FC Porto apresentou-se em campo com algumas alterações: Hulk e João Moutinho ficaram no banco, Souza regressou a titularidade assim como Cristian Rodríguez, já o belga Defour foi titular pela primeira vez - na jornada anterior tinha jogado uns minutos da segunda parte. Vamos ao jogo, que começou com um vitória de Setúbal defensivo e sem o FC Porto conseguir chegar com êxito à baliza dos sadinos. Os primeiros lances de perigo dos portistas surgiram a meio do primeiro tempo e em três vezes o FC Porto podia ter marcado três golos, mas a bola teimou em bater na barra. No início do segundo tempo, Vítor Pereira fez entrar João Moutinho para o lugar de Souza, a equipa ganhou nova alma e foi o ex-jogador do Sporting quem activou o marcador. James foi o responsável pelo segundo tento azul e branco, o colombiano finalizou após passe de Hulk – o brasileiro tinha entrado um minuto antes. Mais próximo do final do encontro, o FC Porto chegou ao terceiro, Belluschi foi o marcador, mais uma vez Hulk esteve na jogada do golo.
Os dragões somam agora doze pontos e aconteça o que acontecer no final desta jornada, são líderes isolados.

2 – Análise

O FC Porto soma e segue, e mais importante, deixa bons indicadores para o futuro. Mais uma vez gostei do jogo, e gostei da vitória, doze pontos já cá cantam e quatro vitórias na liga, a juntar às que transitam das últimas duas épocas … já são muitas que até já perdi a conta, mas não faz mal, que continue a crescer esse número é o que queremos. Mais uma vez digo que esta equipa está a dar sinais positivos, é preciso que os jogadores estejam em forma e que os deixem trabalhar.

Notas:
Muito bem James, com o colombiano em campo a história é outra, já marcou três golos em dois jogos.
Muito bem Hulk, o brasileiro jogou esta semana três vezes no espaço de cinco dias, e chegou a estar em dúvida para o jogo de ontem.
Muito bem Defour, gostei do belga, precisa de adaptar-se a esta equipa e a sua forma de jogar.
Não tenho dúvidas que Vítor Pereira vai ter boas dores de cabeça para fazer jogar estes jogadores, há tanto talento neste plantel, mas também há muitos jogos, todos terão o seu espaço, precisam é de saber esperar.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Antevisão Da Quarta Jornada Da Liga e Lista de Convocados

1 - Antevisão:

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira da quarta jornada da Liga, segundo jogo da época no Estádio do Dragão.

Vítor Pereira: "Vamos precisar do apoio da nossa gente"

Vítor Pereira antecipou em conferência de imprensa o jogo desta sexta-feira com o Vitória de Setúbal. O treinador prevê um jogo “complicado”, em que será necessário estar "alerta" e apelou ao "apoio do público" para manter a liderança do campeonato.

"O jogo do ano passado foi jogo de grande dificuldade, as dificuldades que vamos encontrar amanhã. Jogo complicado, vamos precisar de estar ao nosso nível e vamos precisar do apoio da nossa gente, do nosso público, para conquistarmos a vitória. É um jogo de importância extrema e estaremos focalizados nele e no que teremos que fazer para ficar com os três pontos e ficarmos com a liderança do campeonato".

Calendário apertado

"Temos feito gestão e procuramos fazer a gestão correcta, mas isto é a vida de um plantel de um clube deste nível. Já estão habituados a essa dinâmica e não é por aí que não estaremos ao nosso melhor nível. O Setúbal é uma equipa experiente, que se vai manter organizada, que não vai em nenhum momento emocionar-se e perder referências posicionais e o sentido do jogo. Pela experiência dos seus jogadores irá querer marcar o ritmo do jogo, em determinadas fases abrandar o ritmo e espero uma equipa perigosa, nomeadamente nas bolas paradas, em transições rápidas. Teremos de estar concentrados, teremos de estar do ponto de vista posicional bem preparados no momento de perda de bola, teremos de ter paciência e uma circulação de qualidade a conquistar os espaços, temos de ter critério na gestão da bola se quisermos realmente dominar e ter o controlo total do jogo".

Dependência de Hulk?

"O Hulk é um jogador importante para nós. Vamos ver, ainda temos tempo até amanhã para termos certeza da sua utilização, mas se o Hulk não poder jogar teremos alternativas de grande qualidade que não irão influenciar na nossa dinâmica. Dando a importância que de facto o Hulk tem, mas o colectivo é que é fundamental e o nosso colectivo está preparado sem ele".

Golos através de transições rápidas

"A nossa dominância em teremos de treino é de facto para um jogo de posse, um jogo pensado, circulado, de apoios constantes, mas os momentos de transição, em que o adversário se desequilibra, são momentos que também queremos aproveitar. Os golos surgem naturalmente, as transições surgem com naturalidade, mas pela qualidade de decisão e porque o treino estimula essas decisões. São os jogadores que decidem, no treino damos as ferramentas para pensarem bem".

Preocupação com golos sofridos?

"Os golos sofridos preocupam sempre. Os golos normalmente acontecem por muito mérito do adversário ou por situações em que nos desconcentramos. É sempre motivo para correcção".

Opinião sobre o Benfica

"Para ser o mais sincero possível, os jogos têm sido tantos, tenho tido tanto trabalho que ainda não tive tempo para observar o Benfica com atenção. Quando os defrontarmos farei a minha análise, para já não quero, porque não quero ser superficial na forma como avalio os adversários. O nosso objectivo é chegar ao jogo com o Benfica só com vitórias e chegar o mais longe possível só com vitórias".”

Em

www.fcporto.pt

2 – Lista de Convocados:

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para este jogo. Destaque para Hulk, que está em dúvida até mais próximo da hora do jogo.

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Fucile, Rolando, Walter, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Bracali e Defour.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Crónica e Análise: União de Leiria 2 – FC Porto 5

1 – Crónica

Chegar À Liderança A Golear

No início de noite de ontem, União de Leiria e FC Porto defrontaram-se no Estádio Municipal da Marinha Grande, em partida a contar para a terceira jornada da liga - jogo que foi adiado devido à participação dos portistas na final da Supertaça Europeia. No final do encontro verificou-se a vitória do FC Porto por 2-5.

Por causa de compromissos de selecções, Vítor Pereira não pôde contar com o contributo de alguns atletas para este jogo, Sapunaru, Otamendi e Guarin ficaram de fora, o mesmo ia acontecer com Hulk, mas o FC Porto arranjou forma de tornar mais rápido o regresso do incrível a Portugal e assim o brasileiro pôde participar nesta partida. Com Álvaro Pereira, Fernando e James pela primeira vez titulares esta época, o FC Porto entrou em campo sabendo que se somasse os três pontos isolava-se no topo da classificação da Liga portuguesa. Vamos ao jogo, que começou morno, muito disputado a meio campo, ainda assim, através de contra ataques rápidos o Leiria ia aproximando-se da área portista e somando cantos. Mas foram os dragões a activar o marcador, James foi o autor do golo, e o colombiano podia ter ampliado a vantagem logo depois, assim como Kleber. O avançado brasileiro não marcou nessa oportunidade, mas alguns minutos depois não desperdiçou e ampliou o marcador. E foi com o FC Porto a vencer por 0-2 que chegou o intervalo. No segundo tempo o Leiria procurou reagir o mais rápido possível à desvantagem e acabou mesmo por reduzir. Eis que chegou o momento do estádio ficar as escuras, não, não foi no estádio das trevas, não, não havia nenhuma comemoração, não, não foi ligada a rega, foi apenas uma falha. Retomada a iluminação no estádio, retomado o jogo, o Leiria procurava chegar ao empate, mas foi o FC Porto quem voltou a marcar, James bisou e voltou a dar aos dragões dois golos de vantagem. Minutos depois foi a vez de Kleber bisar, e assim a vantagem estava confortável para os portistas. Mas o Leiria voltou a reduzir. Os golos não ficaram por aqui, Varela - que tinha entrado para o lugar de Hulk logo após a retoma da iluminação - assinou o quinto tento e fixou o resultado final no 2-5.

Assim os dragões somam nove pontos e isolam-se na liderança do campeonato.

2 – Análise

Mais uma vitória para o campeonato, mais uma a juntar ao recorde que já vem de meados da época 2009-2010, um recorde que nós portistas esperamos que continue a crescer. E a liderança já é do FC Porto! Mesmo com a atrapalhação que o Leiria provocou na defesa portista, gostei do jogo, e gostei da vitória. Muito bem James, muito bem Kleber. Espero que estes dois golos tenham ajudado ao brasileiro a livrar-se da pressão e que não tenha medo de marcar. Acredito que agora, com o mercado fechado, a concentração vai ser outra e que as vitórias, seja com muitos ou com poucos golos, vão continuar a aparecer. Ah, é verdade, o apagão foi engraçado, fez-me lembrar algo, mas desta vez não estava um título em jogo, nem era no estádio das trevas. Já o disse e mantenho exactamente a mesma opinião, esta equipa tem argumentos para fazer bons jogos e nós portistas temos razões para ter esperança, só precisam que os deixem trabalhar em paz.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Convocados para a Terceira Jornada da Liga

Aqui esta a lista de convcados para terceira jornada da Liga:

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, Joao Moutinho, Cristian Rodriguez, Kleber, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Mangala, Souza, Fernando, Bracali e Defour.

domingo, 4 de setembro de 2011

Vítor Pereira em Antevisão da Terceira Jornada da Liga e Declarações do Presidente

1 – Antevisão de Vítor Pereira

“"Queremos ficar à frente o mais depressa possível"

http://www.fcporto.pt/Imagens/48660.jpgVítor Pereira tem uma noção clara sobre a dificuldade da deslocação à Marinha Grande, para defrontar a União de Leiria, mas revela pressa para “ficar à frente” e isolar-se no topo da tabela ao final da terceira jornada. O objectivo foi assumido este domingo, ao longo da conferência de imprensa em que o treinador do FC Porto fez antevisão do jogo da próxima terça-feira.

Qualidade e atitude
“É um jogo complicado, porque acredito que vamos encontrar uma equipa que privilegia o bom futebol e a circulação de bola. Vamos defrontar um Leiria de qualidade, que precisa de pontos, mas vamos estar preparados, procurando fazer um jogo sério, com grande atitude e com comportamentos de qualidade.”

Evolução dinâmica
“Sabemos que o campeonato é exigente e competitivo, que está a começar, mas queremos ficar à frente o mais depressa possível, e ehttp://www.fcporto.pt/Imagens/48655.jpgstamos preparados para o conseguir. Não saímos desvalorizados do jogo com o Barcelona, mas com as ideias reforçadas sobre o nosso valor e as nossas ideias de jogo. Acreditamos que estamos a evoluir em termos de dinâmica, quer defensiva, quer ofensiva.”

Capacidade de resposta
“Estou satisfeitíssimo com quem cá está, temos um plantel de grande qualidade, com soluções em todas as posições, e que vai dar resposta no campeonato e nas outras competições. Podemos fazer um grande trabalho esta época, que nos permita chegar aos títulos que desejamos.”

Alvaro e Walter
“O Alvaro é um profissional exemplar, que quis ficar e que está a treinar a nível elevado e pronto a ajudar-nos. O Walter tem trabalhado muito bem e acredito que este ano conseguirá ser o Walter que se notabilizou no Brasil. Estou convencido de que vai mostrar o seu valor.”

Em

www.fcporto.pt

2 Declarações do Presidente

“"Chelsea falou com o Álvaro sem autorização"

CARLOS GOUVEIA

O mercado encerrou e Pinto da Costa fez um balanço do defeso numa curta entrevista ao "Porto Canal" em que acusou o Chelsea de ter abordado ilegalmente Álvaro Pereira. "Tive uma conversa com ele em que me disse que foi convidado pelo Chelsea, mas mal porque falaram sem autorização do FC Porto, o que vai contra os regulamentos da UEFA e da FIFA. Fizeram-lhe uma proposta, ele ficou perante essa situação, mas nunca disse publicamente, nem a ninguém, que queria sair. E a prova disso é a forma como tem treinado, estando apto para jogar. Espero que na próxima actuação, pelo menos quando o virem entrar em campo, alguns senhores sintam vergonha do que andaram a dizer", sublinhou.

Pinto da Costa criticou ainda as constantes notícias sobre a saída de jogadores do clube. "Desde o Fucile, ao Álvaro Pereira, ao Guarín, ao Moutinho, não houve nenhum que não fosse dito categoricamente por alguns jornais, em particular por "A Bola", que era seguro que saíam", acusou, insistindo no assunto. "Foram ao ponto de dizer, no dia 31, estúpida e ignorantemente, que era seguro que ia sair e que estava metido no negócio o Lukaku, um belga que, nem que quiséssemos e o Chelsea também, nunca poderia vir porque já tinha jogado no Anderlecht e no Chelsea e, como todos sabem menos eles, não pode na mesma época representar três clubes", frisou.

Não saiu o Palito, mas El Tigre foi vendido para lamento do presidente portista. "Perdemos o Falcao, que foi um jogador importante, mas temos o Kléber em quem acreditamos muito", referiu.”


Em

www.ojogo.pt

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Avançado? Talvez Para Janeiro

No último dia de mercado de transferências não houve novidades para os portistas, Álvaro Pereira não saiu e não entrou nenhum avançado. Agora fica a questão, será que o FC Porto fez mal em impedir a saída do lateral uruguaio? Se por um lado percebo o ponto de vista dos dirigentes portistas, talvez assim alguns agentes percebam que no FC Porto as coisas não funcionam como eles querem, mas sim como o FC Porto quer. Por outro lado corremos o risco de ter um jogador contrariado, que poderá render menos. Veremos o que acontece. Espero que Álvaro Pereira respeite o FC Porto e os seus adeptos e que tenha paciência, quem sabe na próxima época não tem a oportunidade de sair? A questão da não compra de um avançado é que me preocupa. Kleber e Walter serão suficiente? Não sei, aliais, acho que ninguém sabe responder a esta questão. Talvez falte um golo a Kleber para sacudir a pressão e finalmente mostrar trabalho, ou talvez precise de tempo. A situação de Walter é um pouco diferente, está com um problema familiar e isso afecta o seu rendimento em campo. Espero que em breve fique tudo bem com a filha do jogador e que Walter possa dar o seu contributo à equipa. Assim sendo, avançado só se for na reabertura do mercado em Janeiro. Até lá, é com estes que vamos contar e é a estes que vamos apoiar.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ufff! Finalmente Fechou!

Já está! Há cerca de 1 hora e 30 minutos acabou a ansiedade, finalmente o mercado de transferências fechou, já não era sem tempo. Agora o plantel vai trabalhar em paz.

Quem dirige já arrumou o barco, já foram seleccionados os marinheiros que pretendem seguir viagem e excluídos os que procuraram outros barcos e outras viagens. Agora segue Vítor Pereira ao leme, supervisionado por Pinto da Costa e de mais dirigentes e é esperar que os marinheiros remem todos para o mesmo lado para que este barco possa rumar a bom porto.