quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Shakhtar Donetsk 1

1 – Crónica

Dragões de Regresso à Liga Dos Campeões Em Grande

No início de noite de ontem, o estádio do Dragão foi o palco do encontro entre o FC Porto e o Shakhtar Donetsk, jogo referente à primeira jornada do grupo G da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final verificou-se a vitória do FC Porto por 2-1.

O jogo que marcou o regresso dos dragões à mais importante prova de clubes da UEFA, também marcou a estreia de Vítor Pereira a esse nível. Vamos à história desta partida. Não se esperava um jogo fácil frente a uma boa equipa Ucraniana, porque não há jogos fáceis, para além disso o azar também quis marcar presença e dificultar mais ainda o que não era fácil. As bolas aos postes e traves da baliza parecem querer marcar presença nos jogos portistas e ontem não foi excepção. O primeiro remate portista foi direitinho à trave, depois surge uma grande penalidade que Hulk não conseguiu converter, a bola bateu no poste. Mas o azar não ficou por aqui, num lance infeliz de Helton o Shakhtar Donetsk inaugurou o marcador. Em desvantagem, depois de uma grande penalidade falhada, o FC Porto viu-se obrigado a procurar o golo que já procurava antes do infortúnio. E esse golo surgiu dos pés de Hulk, na conversão incrivelmente perfeita de um livre, estava assim feito o empate. Ainda ficou uma grande penalidade por marcar a favor do FC Porto. Antes do intervalo o Shakhtar Donetsk ficou reduzido a dez, devido à expulsão de um defesa depois de uma entrada violentíssima sobre João Moutinho. No segundo tempo o FC Porto continuou a procurar o golo. E o golo apareceu com naturalidade, foi concluído por Kleber, a finalizar uma boa jogada de James, um tento que o brasileiro fez questão de festejar com o treinador. A pesar de não terem aparecido mais golos o FC Porto continuou a trocar a bola em busca de mais tentos. E James podia ter festejado caso a bola não tivesse embatido, outra vez, na trave. Entretanto o Shakhtar Donetsk ainda viu mais um jogador ser expulso por acumulação de amarelos.

Com esta vitória os dragões somam três importantes pontos nesta fase de grupos.

2 – Análise

Foi um regresso em grande à Liga dos Campeões, e foi uma estreia em grande do treinador. Gostei do jogo e gostei da capacidade de resposta que a equipa teve à desvantagem e ao azar, creio que só faltaram mais golos. São três pontos importantes, tendo em conta que estão em jogo dezoito pontos, logo o importante é amealhar o máximo possível.

Notas:

Muito bem James, muito bem Hulk, muito bem Kleber, muito bem Moutinho, muito bem Defour, muito bem FC Porto.

E para finalizar, grande ambiente nas bancadas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Antevisão da Primeira Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões e Lista De Convocados

1 – Antevisão:

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira e de James da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, jogo frente aos Ucranianos do Shakhtar Donetsk.

James Rodriguez: "O mais importante é o FC Porto ganhar"

James Rodriguez está a ter um início de época de sonho, que espera prolongar na Liga dos Campeões. Frente ao Shakhtar, que classificou como boa equipa, o jovem colombiano quer ajudar o FC Porto a vencer e, se for possível, manter a veia goleadora.

Shakhtar com qualidade no ataque
"Amanhã creio que vai ser uma partida complicada, o Shakhtar tem jogadores de muita qualidade no ataque, mas nós também temos qualidade, vai ser um bom jogo".

FC Porto vai tentar vencer
"Todos são bons e vêm cá para fazer um bom jogo, mas nós também somos fortes e vamos tentar fazer bom jogo e ganhar".

Primeiro a vitória, depois os golos
"Temos de pensar primeiro em que ganhe o FC Porto, mas se fizer golos também será bom. O primeiro objectivo é sempre o FC Porto ganhar. Para mim será especial jogar a Champions e amanhã esperamos que corra tudo bem. Nos últimos três jogos estive a bom nível e consegui fazer golos. Tentamos sempre para que saia tudo da melhor maneira".”



Vítor Pereira:

"Acreditamos na qualidade dos nossos jogadores"

Vítor Pereira está satisfeito com os progressos da equipa e espera estrear-se na Liga dos Campeões, esta terça-feira, com uma vitória sobre o Shakhtar, assumindo ser uma grande responsabilidade. A capacidade do adversário preocupa, mas a qualidade dos jogadores do FC Porto são, para o treinador, uma garantia.

FC Porto nunca perdeu na estreia em casa
"Grande responsabilidade. Se nunca perdeu, também não pode perder comigo. O Shakhtar é uma grande equipa europeia, vencedora da Taça UEFA, uma equipa que levou o Barcelona a prolongamento na supertaça, jogadores com muita qualidade, de selecção brasileira. Um clube e uma equipa que nos vai criar problemas, mas estaremos em condições de dar a resposta à altura. As soluções que apresentaremos amanhã serão de grande qualidade e a equipa estará à altura do jogo".

Objectivos para a Liga dos Campeões
"Partimos com a ilusão de fazer a melhor Champions possível. Estamos claramente em crescendo em termos de qualidade de jogo. Partimos confiantes e acreditamos ser possível seguir em frente e chegar à próxima fase".

Regresso à Champions
"Depois de uma época de muito sucesso na Liga Europa, vamos ter agora nova exigência, numa competição mais forte. O que fizemos no passado não significa nada se não dermos continuidade. Estamos a crescer como equipa, para nos tornarmos mais agressivos e acreditamos muito no nosso trabalho e na qualidade dos nossos jogadores e apesar das dificuldades que os adversários nos colocarão acreditamos estar em condições de dignificar um passado de sucesso que este clube tem".

Rolando e Guarín castigados
"Preferia poder contar com toda a gente, não nos vamos agarrar a isso e quem amanhã jogar vai com certeza dar resposta à altura de um jogo destes. O nível competitivo em termos de treino é enorme, os jogadores estão habituados a competir entre eles, e julgo que vai ser mais um jogo importante, de grande qualidade, pelo valor das duas equipas. Esperamos que amanhã, com a nossa massa associativa a apoiar-nos, proporcionarmos um grande espectáculo e garantir a vitória".

Ambiente mágico da Liga dos Campeões
"Jogar uma Champions é o sonho de qualquer treinador. Vi muitos jogos na bancada e não há ambiente mais mágico que o da Champions. É uma competição que reúne os melhores jogadores, as melhores equipas, que cria um ambiente diferente das outras provas. É um orgulho estar aqui, saberia que esse dia chegaria, para participar com o nosso jogo de qualidade, dinâmico e agressivo. Sabemos que estamos muito no início e acreditamos num jogo de qualidade, mas sabemos que vamos defrontar uma grande equipa. O Shakhtar pode não ter o impacto de outros emblemas, mas neste momento é das equipas mais poderosas da Europa e quem está por dentro do futebol não tem dúvidas sobre isso. Foi para isto que trabalhei a minha vida toda".

Ausência de Sapunaru
"O Sapunaru é um profissional que só não joga se não puder mesmo, que quer fazer os jogos todos, mas não está em condições porque veio com uma lesão da Roménia. Temos pena que não possa fazer parte das opções".

Comissão de arbitragem vai fazer avaliação pública?
"As questões da arbitragem deixo para o senhor Vítor Pereira, mas espero que como no ano passado haja uma avaliação de cinco em cinco jornadas e estou curioso para perceber se há uma relação entre os clubes que mais protestam a as arbitragens".”



2 – Lista de Convocados

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo de amanhã.

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Fucile, Varela, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.



sábado, 10 de setembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Vitória de Setúbal 0


1 – Crónica

Três Bolas Na Barra Antes Dos Três Golos E Mais Três Pontos

No início de noite de ontem, o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Vitória de Setúbal, em partida a contar para a quarta jornada da liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 3-0.
O FC Porto apresentou-se em campo com algumas alterações: Hulk e João Moutinho ficaram no banco, Souza regressou a titularidade assim como Cristian Rodríguez, já o belga Defour foi titular pela primeira vez - na jornada anterior tinha jogado uns minutos da segunda parte. Vamos ao jogo, que começou com um vitória de Setúbal defensivo e sem o FC Porto conseguir chegar com êxito à baliza dos sadinos. Os primeiros lances de perigo dos portistas surgiram a meio do primeiro tempo e em três vezes o FC Porto podia ter marcado três golos, mas a bola teimou em bater na barra. No início do segundo tempo, Vítor Pereira fez entrar João Moutinho para o lugar de Souza, a equipa ganhou nova alma e foi o ex-jogador do Sporting quem activou o marcador. James foi o responsável pelo segundo tento azul e branco, o colombiano finalizou após passe de Hulk – o brasileiro tinha entrado um minuto antes. Mais próximo do final do encontro, o FC Porto chegou ao terceiro, Belluschi foi o marcador, mais uma vez Hulk esteve na jogada do golo.
Os dragões somam agora doze pontos e aconteça o que acontecer no final desta jornada, são líderes isolados.

2 – Análise

O FC Porto soma e segue, e mais importante, deixa bons indicadores para o futuro. Mais uma vez gostei do jogo, e gostei da vitória, doze pontos já cá cantam e quatro vitórias na liga, a juntar às que transitam das últimas duas épocas … já são muitas que até já perdi a conta, mas não faz mal, que continue a crescer esse número é o que queremos. Mais uma vez digo que esta equipa está a dar sinais positivos, é preciso que os jogadores estejam em forma e que os deixem trabalhar.

Notas:
Muito bem James, com o colombiano em campo a história é outra, já marcou três golos em dois jogos.
Muito bem Hulk, o brasileiro jogou esta semana três vezes no espaço de cinco dias, e chegou a estar em dúvida para o jogo de ontem.
Muito bem Defour, gostei do belga, precisa de adaptar-se a esta equipa e a sua forma de jogar.
Não tenho dúvidas que Vítor Pereira vai ter boas dores de cabeça para fazer jogar estes jogadores, há tanto talento neste plantel, mas também há muitos jogos, todos terão o seu espaço, precisam é de saber esperar.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Antevisão Da Quarta Jornada Da Liga e Lista de Convocados

1 - Antevisão:

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira da quarta jornada da Liga, segundo jogo da época no Estádio do Dragão.

Vítor Pereira: "Vamos precisar do apoio da nossa gente"

Vítor Pereira antecipou em conferência de imprensa o jogo desta sexta-feira com o Vitória de Setúbal. O treinador prevê um jogo “complicado”, em que será necessário estar "alerta" e apelou ao "apoio do público" para manter a liderança do campeonato.

"O jogo do ano passado foi jogo de grande dificuldade, as dificuldades que vamos encontrar amanhã. Jogo complicado, vamos precisar de estar ao nosso nível e vamos precisar do apoio da nossa gente, do nosso público, para conquistarmos a vitória. É um jogo de importância extrema e estaremos focalizados nele e no que teremos que fazer para ficar com os três pontos e ficarmos com a liderança do campeonato".

Calendário apertado

"Temos feito gestão e procuramos fazer a gestão correcta, mas isto é a vida de um plantel de um clube deste nível. Já estão habituados a essa dinâmica e não é por aí que não estaremos ao nosso melhor nível. O Setúbal é uma equipa experiente, que se vai manter organizada, que não vai em nenhum momento emocionar-se e perder referências posicionais e o sentido do jogo. Pela experiência dos seus jogadores irá querer marcar o ritmo do jogo, em determinadas fases abrandar o ritmo e espero uma equipa perigosa, nomeadamente nas bolas paradas, em transições rápidas. Teremos de estar concentrados, teremos de estar do ponto de vista posicional bem preparados no momento de perda de bola, teremos de ter paciência e uma circulação de qualidade a conquistar os espaços, temos de ter critério na gestão da bola se quisermos realmente dominar e ter o controlo total do jogo".

Dependência de Hulk?

"O Hulk é um jogador importante para nós. Vamos ver, ainda temos tempo até amanhã para termos certeza da sua utilização, mas se o Hulk não poder jogar teremos alternativas de grande qualidade que não irão influenciar na nossa dinâmica. Dando a importância que de facto o Hulk tem, mas o colectivo é que é fundamental e o nosso colectivo está preparado sem ele".

Golos através de transições rápidas

"A nossa dominância em teremos de treino é de facto para um jogo de posse, um jogo pensado, circulado, de apoios constantes, mas os momentos de transição, em que o adversário se desequilibra, são momentos que também queremos aproveitar. Os golos surgem naturalmente, as transições surgem com naturalidade, mas pela qualidade de decisão e porque o treino estimula essas decisões. São os jogadores que decidem, no treino damos as ferramentas para pensarem bem".

Preocupação com golos sofridos?

"Os golos sofridos preocupam sempre. Os golos normalmente acontecem por muito mérito do adversário ou por situações em que nos desconcentramos. É sempre motivo para correcção".

Opinião sobre o Benfica

"Para ser o mais sincero possível, os jogos têm sido tantos, tenho tido tanto trabalho que ainda não tive tempo para observar o Benfica com atenção. Quando os defrontarmos farei a minha análise, para já não quero, porque não quero ser superficial na forma como avalio os adversários. O nosso objectivo é chegar ao jogo com o Benfica só com vitórias e chegar o mais longe possível só com vitórias".”

Em

www.fcporto.pt

2 – Lista de Convocados:

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para este jogo. Destaque para Hulk, que está em dúvida até mais próximo da hora do jogo.

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Fucile, Rolando, Walter, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Bracali e Defour.