1 – Crónica
Dragões de Regresso à Liga Dos Campeões Em Grande
No início de noite de ontem, o estádio do Dragão foi o palco do encontro entre o FC Porto e o Shakhtar Donetsk, jogo referente à primeira jornada do grupo G da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final verificou-se a vitória do FC Porto por 2-1.
O jogo que marcou o regresso dos dragões à mais importante prova de clubes da UEFA, também marcou a estreia de Vítor Pereira a esse nível. Vamos à história desta partida. Não se esperava um jogo fácil frente a uma boa equipa Ucraniana, porque não há jogos fáceis, para além disso o azar também quis marcar presença e dificultar mais ainda o que não era fácil. As bolas aos postes e traves da baliza parecem querer marcar presença nos jogos portistas e ontem não foi excepção. O primeiro remate portista foi direitinho à trave, depois surge uma grande penalidade que Hulk não conseguiu converter, a bola bateu no poste. Mas o azar não ficou por aqui, num lance infeliz de Helton o Shakhtar Donetsk inaugurou o marcador. Em desvantagem, depois de uma grande penalidade falhada, o FC Porto viu-se obrigado a procurar o golo que já procurava antes do infortúnio. E esse golo surgiu dos pés de Hulk, na conversão incrivelmente perfeita de um livre, estava assim feito o empate. Ainda ficou uma grande penalidade por marcar a favor do FC Porto. Antes do intervalo o Shakhtar Donetsk ficou reduzido a dez, devido à expulsão de um defesa depois de uma entrada violentíssima sobre João Moutinho. No segundo tempo o FC Porto continuou a procurar o golo. E o golo apareceu com naturalidade, foi concluído por Kleber, a finalizar uma boa jogada de James, um tento que o brasileiro fez questão de festejar com o treinador. A pesar de não terem aparecido mais golos o FC Porto continuou a trocar a bola em busca de mais tentos. E James podia ter festejado caso a bola não tivesse embatido, outra vez, na trave. Entretanto o Shakhtar Donetsk ainda viu mais um jogador ser expulso por acumulação de amarelos.
Com esta vitória os dragões somam três importantes pontos nesta fase de grupos.
2 – Análise
Foi um regresso em grande à Liga dos Campeões, e foi uma estreia em grande do treinador. Gostei do jogo e gostei da capacidade de resposta que a equipa teve à desvantagem e ao azar, creio que só faltaram mais golos. São três pontos importantes, tendo em conta que estão em jogo dezoito pontos, logo o importante é amealhar o máximo possível.
Notas:
Muito bem James, muito bem Hulk, muito bem Kleber, muito bem Moutinho, muito bem Defour, muito bem FC Porto.
E para finalizar, grande ambiente nas bancadas