sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Benfica 2

1 – Crónica

E Continuam Empatados

No início de noite desta Sexta-Feira, FC Porto e Benfica defrontaram-se no Estádio do Dragão, em partida a contar para a sexta jornada da liga. No final do encontro verificou-se um empate a 2.

O primeiro clássico da época tinha uma componente extra, é que além da rivalidade entre ambos os emblemas, estava em jogo a liderança da liga portuguesa, logo, quem somasse os três pontos ficava isolado. Ora, Vítor Pereira montou a equipa tendo em conta esse objectivo, Hulk voltou à titularidade – depois da ausência por lesão no fim-de-semana passado. E foi exactamente o brasileiro quem deu o primeiro sinal de perigo: Artur defendeu para canto uma bola que muito provavelmente entrava, isto passou-se ao minuto 11. Durante o primeiro tempo o FC Porto foi somando posse de bola e foi criando perigo junto da área benfiquista. Ao minuto 28 o lateral direito portista, Fucile, esteve perto de festejar, mas o uruguaio viu o guarda-redes parar o remate. Até que chegou o minuto 37, Guarin cobrou um livre que castigou uma falta que Álvaro Pereira havia sofrido, e Kleber, de cabeça inaugurou o marcador, festa portista nas bancadas. O Benfica reagiu, mas Helton estava atento e não permitiu o empate no primeiro tempo. Seguiu-se o intervalo. No início do segundo tempo o Benfica empatou a partida, balde de água fria nas bancadas. Mas três minutos depois os dragões reagiram e recuperaram a liderança no marcador, o defesa Otamendi foi o autor do golo, na sequência de um canto. Novamente festa portista nas bancadas. Seguiram-se as alterações dos treinadores, Vítor Pereira tentou fazer com que a equipa mantivesse a baliza adversária no horizonte, mas a substituição não funcionou exactamente assim. Já próximo do final o Benfica chegou ao empate, resultado que não viria a sofrer qualquer alteração.

Assim ambas as equipas continuam em igualdade pontual com 14 pontos e dividem a liderança do campeonato.

2 – Análise

Ponto prévio, o FC Porto entra em todos os jogos para ganhar, e os clássicos não são excepção, por isso o empate soube a pouco. Não estava de todo à espera que se repetisse o 5 – 0 da época passada, porque não há jogos iguais, mas esperava que o FC Porto ganhasse. Gostei do FC Porto, principalmente na primeira parte, e gostei da capacidade de reacção ao golo do empate, só lamento aqueles minutos menos positivos no segundo tempo que o Benfica aproveitou. Percebo o que queria fazer Vítor Pereira ao retirar Guarin e no seu lugar colocar Belluschi, mas penso que não deveria ter sido o argentino a entrar e sim o belga Defour. Volto a repetir, gostei do jogo, o problema foram os minutos menos bons do FC Porto, facilitaram demasiado e creio que é aí que tem de haver correcções, não podem dar margem para o adversário fazer o seu jogo. Ainda estamos numa fase inicial da época e a equipa ainda tem muito a melhorar, eu acredito que mais uns jogos e a equipa cometerá cada vez menos erros. A verdade é que neste jogo o FC Porto voltou a perder dois pontos. Quanto à arbitragem, devo dizer que não percebi o amarelo a Fucile e o do Álvaro Pereira também me pareceu um tanto ou quanto estranho, tal como o amarelo a Otamendi e a Fernando. Vale a pena perceber que só Rolando não viu amarelo na defesa. De positivo à a salientar o bom ambiente nas bancadas e o facto do jogo ter sido antecedido por um ambiente pacífico, o que é sempre positivo, porque é assim que o futebol deve ser, deve haver rivalidades, mas sem violência.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Convocados Para a Sexta Jornada da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para a sexta jornada da Liga.

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vítor Pereira Em Antevisão da Sexta Jornada da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira da sexta jornada da liga, jogo frente ao Benfica.

“"VAMOS TER UM FC PORTO DE GRANDE NÍVEL"

Na antevisão da recepção ao Benfica (sexta-feira, 20h15), Vítor Pereira prometeu um FC Porto "personalizado" e "assumido em termos de comportamentos e ideias de jogo". Em conferência de imprensa, o treinador garantiu motivação e talento para proporcionar à massa associativa a "alegria final de vencer O jogo".

Análise do jogo com o Feirense

"Já admitimos que não estivemos inspirados, que houve coisas que não correram da melhor forma, mas fomos condicionados pelas ausências por lesão e por questões físicas que aconteceram no decorrer do jogo e de que as pessoas nem sequer se apercebem. O Walter foi equacionado para entrar no encontro, mas o Sapunaru tinha de sair por lesão e não quis ficar a jogar com três defesas, perante uma equipa que joga em transições rápidas e em bolas longas. Seria um risco enorme. O Walter está a trabalhar bem e dá sinais de estar a um nível que nos pode ajudar. Naquele jogo não fomos felizes, mas já passou. Temos muitos jogos de grande qualidade para trás e queremos e vamos ter outro na sexta-feira. Quanto à ausência de um ‘pivot’, tínhamos um plano de jogo que previa uma circulação diferente. A vida do treinador é esta, se tivéssemos marcado com dois avançados móveis teria sido uma estratégia muito boa. Hoje é natural que as críticas surjam e temos de viver com elas."

Análise do Benfica

"Analiso os adversários como na época passada. Não me preocupo por antecipação, se me quero focalizar no próximo adversário não me podia preocupar antecipadamente com o Benfica. Agora sim, procurei fazer uma análise profunda e posso dizer que é uma equipa forte, com jogadores de qualidade e que com certeza tem os seus argumentos, como nós temos os nossos. Vamos esgrimir argumentos e ver dentro do campo quais são os mais fortes."

O árbitro

"Se o Jorge Sousa for o nomeado desejo-lhe um grande jogo, que esteja à altura do clássico e que no final os protagonistas sejam jogadores."

O 5-0 é irrepetível?

"Orgulhamo-nos do que fizemos, mas sabemos que as circunstâncias são outras. Precisamos é de mostrar competência e que estamos preparados. Se quisermos fazer história, teremos de a fazer na sexta."

Almofada motivacional

"As vitórias são sempre importantes e, neste caso, por se tratar de um jogo com um candidato ao título, ela assume ainda mais importância. De facto são só três pontos em disputa e estamos longe do fim, mas é importante irmos conseguindo ao longo da época uma almofada motivacional. Os campeonatos fazem-se dessas almofadas, que nos permitem crescer como equipa e acreditar nos nossos argumentos e no nosso jogo. É por isso que considero este jogo importante."

Motivação e concentração

"Se à primeira perda de pontos deixasse de acreditar nas minhas ideias e nas convicções que me são garantidas por anos e anos de experimentação, então não estaria preparado. A mensagem que passo é de confiança total nas nossas qualidades, sem colocar grande ênfase no adversário, seja ele qual for. São estes jogos que mais me agradam, em que o pormenor pode fazer a diferença, em que a habilidade táctica e estratégica é confirmada ou não. Gosto destes jogos e de tudo o que os rodeia, como a tensão. São aspectos que me motivam e induzem á concentração total, focalização e motivação. São estes jogos que se querem jogar."

Rivalidade sadia

"A rivalidade entre os dois clubes é cultural e emocional. Vem de anos e anos. Desde que seja sadia, sem atropelos e violência, é boa para a competição, porque o futebol é competitivo. O que nos motiva é a competição, neste nível somos animais competitivos e é natural que este tipo de adversário seja a vitamina para atingirmos o nosso máximo potencial. São estes adversários que nos motivam a sermos melhores, mais fortes e a transcendermo-nos."

Responsabilidade e favoritismo

"Quem está a frente de um clube como o FC Porto tem de sentir responsabilidade, mas também a confiança de uma estrutura, de um plantel e de uma massa associativa fenomenal, que é emocional mas que nos apoia sempre. O nosso maior prazer é proporcionar-lhes momentos de alegria. É uma responsabilidade boa. Vamos ter um FC Porto de grande nível, personalizado, assumido em termos de comportamentos e ideias de jogo. O favoritismo é apenas teórico e não tem peso absolutamente nenhum, porque o importante é provar na sexta-feira que somos melhores. Quero é que a nossa equipa entre em campo e prove competência, qualidade e talento, que os jogadores desfrutem do jogo e do ambiente criado pela massa associativa e que lhes proporcionem a alegria final de vencer o jogo."”

Em

www.fcporto.pt

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Olhar Para a Frente Depois Do Empate

O jogo de ontem não foi bem jogado, o resultado não foi nada bom, perdemos a liderança isolada do campeonato. Será que tudo isto é motivo para pôr tudo em causa? Será que esta equipa não merece o benefício da dúvida? Afinal de contas até aqui tudo estava a correr bem, os golos apareceram, as vitórias também e por conseguinte os elogios eram constantes e merecidos. Agora parece que tudo foi esquecido e já há quem critique. Vamos ter calma.

Foi um jogo mau que tenho a certeza que mais tempo tivesse, mais bolas iriam bater na trave, mais bolas iriam para fora, enfim para todo o lado, menos para a baliza, há jogos assim …

Já o disse que para mim a equipa acusou demasiado a ausência de Hulk, o que por si só não justifica tudo. É certo que o incrível é um jogador fantástico, mas também é certo que a equipa tem de saber viver sem ele, porque, por muito bom jogador que Hulk seja, porque o é i isso nem tem discussão, apesar de ter nome de super herói não o é, nem é de ferro, logo não é imune a lesões ou a castigos, por isso à que saber jogar e ganhar sem ele.

Também já o disse aqui, não percebi as alterações do treinador, mas não vou ser eu a crucificá-lo, porque há muita coisa que nós não sabemos, é fácil estar a ver o jogo e dizer: eu fazia assim, eu ponha este a jogar ali, aquele ficava no banco e para o seu lugar entrava o outro … é fácil, pois é, mas quem lá está é o treinador, e eu acredito no trabalho de Vítor Pereira, é o treinador que eu apoio desde o primeiro minuto da sua apresentação, é ele que está ao leme. Errou ontem? Talvez, mas quem nunca errou?

Vamos deixar este jogo onde está, no passado, sem esquecer que ele existiu para não se repetirem os erros, mas vamos agora olhar para o futuro e apoiar a equipa e o treinador.

domingo, 18 de setembro de 2011

Crónica e Análise: Feirense 0 – FC Porto 0

1 – Crónica

O Resultado da Ineficácia é a Perda de Pontos

No final de tarde de hoje o Feirense recebeu o FC Porto em casa emprestada, no Estádio Municipal de Aveiro, em partida a contar para a quinta jornada da liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.

O FC Porto apresentou-se perante o Feirense com algumas alterações no onze inicial, umas devido a lesões, outras por opção. Uma dessas alterações foi a estreia de Mangala em detrimento de Otamendi – o argentino ficou no banco, quando seria espectável que fosse o titular. Vamos ao jogo e deixemos as opções do treinador. Durante o primeiro tempo a equipa da feira surpreendeu pelo controle do jogo, o FC Porto não encontrava o caminho da baliza e as oportunidades de que os dragões dispuseram acabaram fora do alvo desejado. No segundo tempo o Feirense tentou continuar o controlo da partida e continuar a manter o equilíbrio no jogo, mas o FC Porto, a partir do minuto 55 desfez esse equilíbrio intensificando a pressão sobre os da feira. Cristian Rodríguez acertou com um remate na trave da baliza, situação que se repetiu mais próximo do final do encontro com Belluschi a ser o protagonista. Antes disso o Feirense esteve perto de marcar, num momento em que Helton estava afastado da baliza, valeu um jogador portista. Na resposta Varela não conseguiu fazer o golo. A ineficácia paga-se com a perda de pontos.

Num jogo onde a sorte e o azar estiveram presentes o FC Porto somou um ponto e devido à vitória do Benfica, ambas as equipas partem em igualdade pontual para o clássico da próxima Sexta no Estádio do Dragão.

2 – Análise

Antes do clássico frente ao Benfica, o FC Porto tinha um jogo, onde era importante somar três pontos, mas os dragões apenas somaram um. Foi um jogo sofrido e muito pouco bem jogado, com sorte e azar a mistura. A equipa acusou demasiado a ausência de Hulk, o que não justifica tudo. É certo que o incrível é um jogador fantástico, mas também é certo que a equipa tem de saber viver sem ele, porque Hulk não é de ferro, logo não é imune a lesões ou a castigos, por isso à que saber jogar e ganhar sem ele. Esperava outra resposta portista, é certo que estava a espera de um jogo complicado, mas esperava que os dragões dessem a resposta certa, assim não aconteceu. Confesso que não percebi as alterações do treinador, mas não vou ser eu a crucificá-lo. O pior é que uma desgraça nunca vem só, como se não bastasse perder pontos, ainda ficamos sem James para o clássico. Ó James, que infantilidade. De uma coisa o FC Porto não se pode queixar, apoio não faltou.

sábado, 17 de setembro de 2011

Convocados Para A Quinta Jornada Da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o desafio da quinta jornada da Liga. Destaque para as ausências de Álvaro Pereira e Hulk devido a lesão.

Helton, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Antevisão Da Quinta Jornada da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira da quinta jornada da Liga.

“"IMPORTANTE É CHEGAR AO FIM EM VANTAGEM"

Do encontro com o Feirense a uma concorrência alargada, passando por Hulk, James, Guarín e Fernando, o treinador do FC Porto falou um pouco de tudo, abertamente e sem esquivas. Na antevisão da partida da quinta jornada da Liga, que antecede a recepção ao Benfica, Vítor Pereira abordou concepções de treino e jogo, e sublinhou a relevância de objectivos finais.

Dificuldades para superar

"Espero um adversário complicado, que tem feito um bom campeonato, organizado e a explorar os ataques rápidos. Espero dificuldades que temos de superar e para as quais estamos preparados."

Hulk, James e o todo

"Defendo um conceito de jogo colectivo, no qual acabam por evidenciar-se jogadores. Quando falamos no Hulk e no James, estamos a falar de dois jogadores de grande talento, pelo que é natural que acabem por evidenciar um nível de jogo que pode levar as pessoas a pensar que o FC Porto depende deste ou daquele. Mas, para mim, o FC Porto depende do todo."

Concorrência

"Ainda ontem o Sporting revelou estar a subir e vai, de certeza, lutar pelo título. O Braga mostrou boa qualidade e o Benfica a evidenciou bom nível de jogo. A nossa luta vai ser com estas equipas, com outras a revelarem-se ao longo do campeonato, como sempre acontece todas as épocas."

Imprescindível Guarín

"Estamos contentes com as respostas do Belluschi e do Defour, mas estou convencido de que treinador nenhum prescindiria da qualidade do Guarín. Fazê-lo seria pouco inteligente."

O exemplo de James

"O James teve o seu tempo de adaptação ao futebol europeu, tal como têm agora o Iturbe e o Kelvin, que, face ao talento de ambos, só têm que mudar o chip sul-americano para o chip europeu. É o tempo de adaptação, em que os ritmos são diferentes. Em relação ao James, estou certo de que vai evoluir para um nível mundial, para níveis que eu nem sou capaz de perspectivar."

Fernando de volta

"O Fernando é um grande profissional, que dá tudo pelo colectivo e que, perante um mercado agressivo, com propostas a chegar, se deixou abalar emocionalmente, porque é humano. Mas essa fase já passou. Agora temos Fernando para uma grande época."

Três médios dinâmicos

"O FC Porto caminha para que os seus três médios sejam todos eles de grande dinâmica, com o 6 a conquistar outras características, sendo um pivô, o primeiro organizador de jogo. Essa é a minha ideia, aproximá-lo da fase de construção de jogo ofensivo."

Qualidade sob pressão

"Acredito num campeonato muito mais competitivo, mas este plantel está preparado para as dificuldades e não tem qualquer receio de competir do primeiro ao último jogo. E mais importante do que chegar ao jogo com o Benfica com dois pontos de vantagem, é chegar ao final em vantagem. A época passada foi uma época singular, por mérito do FC Porto, mas agora não esperem facilidades. Acredito nos títulos e na capacidade de resposta da nossa equipa, com futebol de qualidade e sendo competitivos, sob pressão e nas dificuldades. A nossa qualidade de jogo depende muito do trabalho no dia-a-dia."

Concepção de treino

"Treinar é ir ao encontro daquilo que os jogadores nos dão, não é impormos simplesmente aquilo que queremos, circunscrevendo-os a determinadas acções. É perceber as suas qualidades, pontenciar o seu talento e atingir compreender que eles nos dão para além daquilo que nós achamos que poderão dar. Treinar é deixar que sejam eles a proporcionar o espectáculo, moldando-os aqui ou acolá."”

Em

www.fcporto.pt