sábado, 1 de outubro de 2011

Antevisão da Sétima Jornada da Liga e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira da sétima jornada da Liga, encontro frente a Académica de Coimbra.

““VAMOS DAR UMA RESPOSTA À PORTO”

Três jogos sem vencer não abalam as convicções de Vítor Pereira, que se mostra absolutamente seguro da competência da equipa e da sua capacidade de resposta, ao ponto de antecipar uma atitude positiva diante de críticas e adversidades. Na conferência de imprensa de antevisão do jogo de Coimbra, frente à Académica, o técnico dos Dragões garantiu ainda que, em Portugal, não melhor do que o FC Porto.

Não há melhor

“O FC Porto vai jogar para ganhar, independentemente dos resultados que ficaram para trás. Neste momento, não há equipa, neste país, melhor do que o FC Porto. Ganhámos a Supertaça, estamos na frente do campeonato e a apenas um ponto do primeiro lugar do nosso grupo na Liga dos Campeões.”

Focados em Coimbra

“Quando não ganhamos, não ficamos satisfeitos, mas vamos dar uma resposta à Porto. E os nossos adeptos também vão dar uma resposta à Porto. Ganhámos como equipa, perdemos como equipa e não estamos habituados a apontar o dedo a ninguém. As nossas respostas são sempre conseguidas colectivamente. Já tivemos jogos de grande qualidade e vamos dar uma resposta à altura das exigências. Estamos completamente focados no jogo de Coimbra.”

Para orgulho dos adeptos

“Vai ser, de certeza, um jogo complicado, mas o FC Porto vai jogar para ganhar, que é o que aprendemos desde cedo neste clube. Vamos assentar o nosso jogo num sentido colectivo, de carácter e que orgulhe os nossos adeptos.”

Críticas e elogios relativizados

“Sei exactamente o quero para este FC Porto e sei para onde caminhamos. Compreendemos as pessoas que criticam, porque gostam do clube, porque estão do nosso lado. As outras críticas, as exteriores, são inerentes à profissão, temos que as relativizar, como fazemos também com os elogios.”

Amigos, amigos...

“Vou reencontrar um amigo, que é treinador da Académica. Mas eu sou treinador do FC Porto e, amanhã, vou querer ganhar.””

Em

www.fcporto.pt

2 – Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o desafio de amanhã.

Helton, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Walter, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Portistas, O FC Porto Precisa de Nós

Portistas, o FC Porto precisa de nós sempre, precisa de nós agora, precisa que nós apoiemos e que não critiquemos, precisa que não ponhamos tudo em causa. No fundo todos nós sabíamos que esta época não ia ser fácil, principalmente porque a época passada foi fantástica, ficamos tão habituados a ganhar que esquecemo-nos que não há equipas invencíveis. Agora que as dificuldades andam coladas ao FC Porto e ao seu treinador, há muitos que desatam a criticar e a crucificar Vítor Pereira. Até já ouvi opiniões de que ele deveria sair. Há que manter a calma e a confiança em Vítor Pereira. A mudança foi calculada, o treinador não é um ilustre desconhecido para o plantel e isso tem benefícios. Precisamos de dar tempo ao tempo e esperar que ele consiga que a equipa jogue exactamente como ele pretende, o que mais cedo ou mais tarde vai acontecer, não tenho dúvidas. Vítor Pereira continuará a ter o meu apoio, mesmo que por vezes não perceba algumas das suas decisões, mas ele é quem treina, e estar ao leme deste barco deve ser complicado. Por vezes é preciso errar para descobrir a fórmula certa, quem sabe se não é disso que anda à procura Vítor Pereira? Aguardemos e vamos apoiar.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Crónica e Análise: Zenit 3 – FC Porto 1

1 – Crónica

O Azar Marcou Presença Em Dia de Aniversário do Clube

Os russos do Zenit receberam hoje o FC Porto em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos – grupo G – da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos russos por 3-1.

Em dia de aniversário do FC Porto, a vitória era, como sempre é, o resultado mais desejado, mas há jogos em que tudo corre mal e hoje isso aconteceu aos portistas. Os dragões até entraram bem, aos dez minutos já estavam em vantagem, James foi o autor do golo. Mas depois o jogo começou a fugir do controle dos portistas. O Zenit chegou ao empate num lance com responsabilidades para Helton. A meio da primeira parte, Kleber foi obrigado a abandonar o jogo devido a lesão, e Vítor Pereira viu-se obrigado a fazer uma alteração: fez entrar Varela para o lugar do brasileiro. Mesmo à beirinha do intervalo Fucile, infantilmente, viu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Mais um problema para o treinador, que ao intervalo fez entrar Souza para o lugar de James, o brasileiro passou a actuar no lugar de Fernando e o médio no lugar de Fucile. O Zenit acabou por dar a volta ao marcador e mais tarde por marcar o terceiro golo. O FC Porto ainda tentou reagir, mas não conseguiu.

Com esta derrota os dragões mantêm-se com três pontos, os mesmos dos Russos do Zenit, no outro jogo do grupo verificou-se um empate entre Shaktar Donetsk e APOEL, assim, são os cipriotas que estão na liderança deste grupo G, com 4 pontos, já os Ucranianos somam um ponto.

2 – Análise

Nem sei bem por onde começar esta análise, estou tão desgostosa com este resultado. Por força de várias circunstâncias sabíamos que o jogo não ia ser nada fácil: o Zenit está numa fase adiantada do campeonato e claro que a forma física dos seus jogadores é outra, além de que jogar na Rússia implica uma viagem desgastante para os jogadores do FC Porto. Como se já não fosse o suficiente, o azar fez questão de marcar presença. Primeiro momento de azar: creio que Helton abordou mal o lance do primeiro golo dos russos, e surgiu aí o empate. Segundo momento de azar: a lesão de Kleber – espero sinceramente que não seja nada demasiado grave – sem mais nenhum ponta de lança no banco, Vítor Pereira fez entrar Varela. Terceiro momento de azar: num lance infantil, Fucile viu segundo amarelo e foi expulso. Ora, ao intervalo, empatado a 1 e com menos um jogador era mais que certo que teria de sair alguém para dar o lugar a um defesa. Para mim isto era demasiado óbvio, sairia Varela e entrava Maicon, Otamendi passaria para a direita e não mexia no meio campo. É verdade que Varela tinha entrado a pouco tempo, mas tendo em conta que James é explosivo no contra-ataque e que os defesas russos preocupavam-se com Hulk teria sido talvez o melhor a fazer. Mas Vítor Pereira optou por deixar Varela em campo, retirou James e fez entrar Souza que passou a jogar no lugar de Fernando e este a defesa direito. Podia ter corrido bem? Podia, mas não correu. Também é verdade que não sabemos, nunca saberemos se o resultado teria sido outro caso as alterações tivessem sido diferentes. Depois creio que Defour entrou tarde. Não creio que a opção de entrar de início Belluschi não foi boa, mas eu, se fosse o treinador, teria jogado com o belga de início. Com tudo a correr mal os golos do Zenit acabaram por surgir. Quero salientar que apesar de não estar de acordo com as substituições do treinador e de não as perceber, não o posso crucificar, porque não sei se no lugar dele fazia o mesmo que ele fez. E só me resta dizer: que rico presente de aniversário, dragão.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Antevisão da Segunda Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões

Aqui estão as declarações de Vítor Pereira e de Kleber em antevisão da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Vítor Pereira:

“VÍTOR PEREIRA: "FC PORTO SÓ SABE JOGAR PARA GANHAR"

Vítor Pereira antecipou na tarde desta terça-feira o jogo de amanhã, com o Zenit. O treinador do FC Porto espera um adversário de qualidade, mas contrapõe com um FC Porto igual a si próprio, empenhado em discutir o resultado com a equipa russa.

"O Zenit é uma das grandes equipas da Europa neste momento. Uma equipa que tem jogadores como Bruno Alves, referência do nosso clube, com força económica para ir buscar um jogador dessa qualidade. Danny, jogador da selecção nacional, Kerzhakov, jogadores de grande qualidade, Spalletti, grande treinador... Esperamos grandes dificuldades, mas o FC Porto só sabe jogar para ganhar. É com esse sentido que vamos abordar o jogo amanhã".

Pressão pelos dois empates consecutivos?

"A pressão neste clube existe sempre, é um clube que está habituado a ganhar e é natural que depois de dois empates consecutivos nos queiramos afirmar pela qualidade do nosso jogo, pela nossa competência. Viver com a pressão é o dia-a-dia de um grande clube. Não há nem mais nem menos pressão e se viéssemos depois de duas vitórias consecutivas vínhamos com a mesma intenção de vencer. Sabemos que vamos defrontar o primeiro do campeonato russo a cinco jornadas do fim. Estamos num grupo com Zenit, Shakhtar e nós próprios, três clubes que ganharam a liga Europa nos últimos cinco anos. Vai ser de certeza uma fase de grupos disputada até ao fim e com grande qualidade pelas equipas intervenientes, inclusive pelo HAPOEL também".

Prolongar a primeira parte do jogo com o Benfica

"Espero um FC Porto forte, pressionante, de posse de bola, que seja capaz de prolongar esses 45 minutos por mais tempo, porque é esse Porto, com essa identidade, que procurámos. Mas é também o Porto que depois de um empate com o Benfica não ficou satisfeito e que sentiu que perdeu dois pontos. É isso que nos distingue, porque o nosso adversário, pelo que ouvi, ficou satisfeito e festejou até".

Talento individual e colectivo

"Estamos completamente identificados com a qualidade do Zenit, com a qualidade individual, com a qualidade colectiva. Documentamo-nos, vamos ver amanhã o talento dos jogadores, a inspiração da equipa, os argumentos do Porto e os argumentos do Zenit, e vamos no final verificar quais são os mais fortes e se vimos um FC Porto inspirado e com os seus talentos a virem ao de cima, é isso que eu espero amanhã".

FC Porto fiel aos seus princípios

"O Zenit amanhã pode esperar um Porto igual a si próprio, sem mudança nenhuma, fiel aos seus princípios, acreditando no seu trabalho. Do Zenit espero uma equipa rápida, muito rápida a sair em transição, muito rápida a sair em contra-ataque, com muitos jogadores de qualidade. Um Zenit que explora muito bem a velocidade dos seus avançados. É esta equipa que esperamos amanhã, mas o Zenit também pode esperar uma equipa habituada a grandes jogos, a grandes competições e que não vai alterar absolutamente nada".”

Kleber:

“"A PRIMEIRA PARTE CONTRA O BENFICA É QUE É À PORTO"

O jogo com o Zenit é difícil. Tão difícil, que Kléber chegou a comparar o grau de exigência do encontro com as dificuldades que ele próprio experimentou, durante a conferência de imprensa, para compreender as perguntas dos jornalistas russos. E para o ganhar, o avançado conta com uma exibição colectiva semelhante à da primeira parte, frente ao Benfica, porque é essa a verdadeira identidade do FC Porto, explicou.

Na antevisão do jogo de quarta-feira, da segunda jornada do Grupo G da UEFA Champions League, Kléber respondeu a quase tudo. Da curiosidade revelada pela imprensa russa sobre a preferência do avançado pelos Dragões ou sobre a nacionalidade dos dois guarda-redes portistas em São Petersburgo, o brasileiro apenas adiou uma abordagem mais profunda à convocatória para a selecção "canarinha".

Primeiro a Rússia, depois o Brasil

"Estou muito feliz por ter sido convocado para a selecção do Brasil, mas, neste momento, estamos todos focados no jogo com o Zenit, que é muito importante para nós."

Guarda-redes, brasileiros e amigos

"Temos dois grandes guarda-redes, o Helton e o Bracalli, que por acaso são brasileiros e meus amigos. Mas, independentemente de serem brasileiros, portugueses,

argentinos ou espanhóis, todos os jogadores do FC Porto têm qualidade para cá estar."

Difícil como as perguntas

"O jogo vai ser tão difícil como entender as perguntas em russo, porque sabemos que se trata de uma equipa de qualidade. Vamos tentar repetir a primeira parte fabulosa que fizemos contra o Benfica, porque, isso sim, é à Porto. Esse é que é o nosso futebol."

Comparações sem sentido

"Representar um clube grandioso como o FC Porto é uma responsabilidade enorme. É claro que eu gostaria de ter trabalhado e aprendido algo com o Falcao, mas a vida é assim. Ele já está noutro clube e as comparações já não fazem sentido. O Falcao já tem a sua maturidade e eu ainda estou a trabalhar para lá chegar. Mas também foi por isso que eu escolhi o FC Porto, porque este clube faz grandes jogadores e grandes pessoas."

A realizar um sonho

"No FC Porto, eu estou a realizar o meu sonho, estou feliz, sinto-me bem. Pretendo ficar por um bom tempo e fazer história, como o próprio Bruno Alves, que está agora aqui, no Zenit, e foi um grande capitão e uma grande referência do FC Porto."”

Em

www.fcporto.pt

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Convocados Para a Segunda Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, jogo frente aos russos do Zenit.

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Benfica 2

1 – Crónica

E Continuam Empatados

No início de noite desta Sexta-Feira, FC Porto e Benfica defrontaram-se no Estádio do Dragão, em partida a contar para a sexta jornada da liga. No final do encontro verificou-se um empate a 2.

O primeiro clássico da época tinha uma componente extra, é que além da rivalidade entre ambos os emblemas, estava em jogo a liderança da liga portuguesa, logo, quem somasse os três pontos ficava isolado. Ora, Vítor Pereira montou a equipa tendo em conta esse objectivo, Hulk voltou à titularidade – depois da ausência por lesão no fim-de-semana passado. E foi exactamente o brasileiro quem deu o primeiro sinal de perigo: Artur defendeu para canto uma bola que muito provavelmente entrava, isto passou-se ao minuto 11. Durante o primeiro tempo o FC Porto foi somando posse de bola e foi criando perigo junto da área benfiquista. Ao minuto 28 o lateral direito portista, Fucile, esteve perto de festejar, mas o uruguaio viu o guarda-redes parar o remate. Até que chegou o minuto 37, Guarin cobrou um livre que castigou uma falta que Álvaro Pereira havia sofrido, e Kleber, de cabeça inaugurou o marcador, festa portista nas bancadas. O Benfica reagiu, mas Helton estava atento e não permitiu o empate no primeiro tempo. Seguiu-se o intervalo. No início do segundo tempo o Benfica empatou a partida, balde de água fria nas bancadas. Mas três minutos depois os dragões reagiram e recuperaram a liderança no marcador, o defesa Otamendi foi o autor do golo, na sequência de um canto. Novamente festa portista nas bancadas. Seguiram-se as alterações dos treinadores, Vítor Pereira tentou fazer com que a equipa mantivesse a baliza adversária no horizonte, mas a substituição não funcionou exactamente assim. Já próximo do final o Benfica chegou ao empate, resultado que não viria a sofrer qualquer alteração.

Assim ambas as equipas continuam em igualdade pontual com 14 pontos e dividem a liderança do campeonato.

2 – Análise

Ponto prévio, o FC Porto entra em todos os jogos para ganhar, e os clássicos não são excepção, por isso o empate soube a pouco. Não estava de todo à espera que se repetisse o 5 – 0 da época passada, porque não há jogos iguais, mas esperava que o FC Porto ganhasse. Gostei do FC Porto, principalmente na primeira parte, e gostei da capacidade de reacção ao golo do empate, só lamento aqueles minutos menos positivos no segundo tempo que o Benfica aproveitou. Percebo o que queria fazer Vítor Pereira ao retirar Guarin e no seu lugar colocar Belluschi, mas penso que não deveria ter sido o argentino a entrar e sim o belga Defour. Volto a repetir, gostei do jogo, o problema foram os minutos menos bons do FC Porto, facilitaram demasiado e creio que é aí que tem de haver correcções, não podem dar margem para o adversário fazer o seu jogo. Ainda estamos numa fase inicial da época e a equipa ainda tem muito a melhorar, eu acredito que mais uns jogos e a equipa cometerá cada vez menos erros. A verdade é que neste jogo o FC Porto voltou a perder dois pontos. Quanto à arbitragem, devo dizer que não percebi o amarelo a Fucile e o do Álvaro Pereira também me pareceu um tanto ou quanto estranho, tal como o amarelo a Otamendi e a Fernando. Vale a pena perceber que só Rolando não viu amarelo na defesa. De positivo à a salientar o bom ambiente nas bancadas e o facto do jogo ter sido antecedido por um ambiente pacífico, o que é sempre positivo, porque é assim que o futebol deve ser, deve haver rivalidades, mas sem violência.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Convocados Para a Sexta Jornada da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para a sexta jornada da Liga.

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.