sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Notícias Portistas

1 – Convocados para o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Maicon, Belluschi, Cristian Rodríguez, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Souza, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Bracali, Defour e Kadú.

Finalmente Iturbe!

2 – Lista de Dragões de Ouro

Aqui está a lista de dragões de ouro referentes à época 2010-2011

“Filiais e Delegações do Ano: Alfândega da Fé (nacional) e Venezuela (internacional)

Dirigente do ano: Ilídio Pinto

Carreira: Celestino Oliveira

Treinador do ano: André Villas-Boas (futebol)

Atleta do ano: João Moutinho (futebol)

Futebolista do ano: Hulk (futebol)

Atleta de alta competição do ano: Reinaldo Ventura (hóquei em patins)

Atleta amador do ano: Manuel Santos Oliveira (bilhar)

Revelação do ano: James Rodríguez (futebol)

Atleta jovem do ano: Christian Atsu (futebol)

Sócio do ano: Paulo Teixeira Pinto

Parceiro: Unicer

Projecto do ano: Dragon Force

Recordação: Pôncio Monteiro

Dragão de Honra: Manuel Salgado”

Em

www.fcporto.pt

3 – O meu comentário à eleição de Villas-Boas para treinador do ano

É verdade que André Villas-Boas saiu de uma forma tremendamente desagradável, foi traidor para com aqueles que confiaram nele e para com os adeptos portistas, esqueceu-se de tudo o que tinha prometido para correr atrás do dinheiro e deixou a equipa sem treinador à beirinha da pré-época. Mas também não é menos verdade que ele conduziu a equipa a uma maravilhosa época, época em que o FC Porto ganhou tudo o que se dispôs a ganhar: a supertaça frente ao Benfica, quando grande parte do país já decretava falhanço no FC Porto; o campeonato sem derrotas, com a conquista no terreno do maior adversário; a taça de Portugal, com a brilhante reviravolta na meia final, outra vez na luz; e ainda conduziu a equipa a uma final europeia, que eu pensei que levaria muitos mais anos até voltar a ver o meu clube lá. E se não sou capaz de esquecer a traição, também não sou capaz de esquecer a maravilhosa época passada. Por isso percebo o dragão de ouro para Villas-Boas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vítor Pereira em Antevisão do jogo da Terceira Eliminatória da Taça de Portugal

Aqui está a antevisão de Vítor pereira do jogo referente à Terceira Eliminatória da Taça de Portugal.

“"A TAÇA É UM OBJECTIVO FUNDAMENTAL"

Em conferência de imprensa de antevisão do desafio com o Pero Pinheiro, Vítor Pereira garantiu que o FC Porto não vai subestimar um adversário da terceira divisão e irá ter em conta as condições do Campo Pardal Monteiro, nomeadamente o relvado sintético. O objectivo é seguir em frente na Taça, que os Dragões conquistaram nas últimas três edições, e proporcionar um bom espectáculo aos portistas do Sul.

Este jogo será uma oportunidade para dar tempo jogo aos atletas que treinaram nos últimos dias e não foram às selecções nacionais?

Estes 15 dias serviram essencialmente para trabalhar com os jogadores que ficaram e para confirmar o valor da nossa formação. Tivemos muitos jovens integrados no plantel e pudemos certificar a qualidade do trabalho efectuado. Relativamente ao encontro da Taça, jogaremos com uma equipa que nos garanta um bom jogo E um bom resultado. A Taça é um objectivo fundamental para nós. Faremos a gestão necessária do esforço, em conformidade com o estado em que os jogadores chegarem das selecções.

Este é o jogo mais perigoso da época, tendo em conta que ninguém espera uma derrota do FC Porto?

Sabemos que este é um jogo a eliminar, em que vamos defrontar uma equipa motivada, num campo sintético, diferente daqueles a que estamos habituados, mas preparamo-nos para ganhar independentemente das dificuldades e da motivação do adversário. Trata-se de uma equipa que, ainda para mais, não perdeu qualquer jogo esta época nem desperdiçou qualquer ponto em casa. Faremos o nosso papel, que é chegar lá para ganhar e orgulhar a nossa massa associativa. Temos ainda uma oportunidade para jogar perante a nossa massa associativa do Sul, o que é sempre especial.

As notícias sobre o caso do túnel da Luz podem destabilizar a equipa?

Temos consciência de que o que temos vindo a ganhar nos últimos anos causa algum incómodo. Também temos consciência de que os jogadores de que se fala são experientes, fazem parte de uma grande estrutura e saberão salvaguardar a sua imagem e dar uma resposta à altura.

O Pêro Pinheiro é adversário ideal para o regresso ao trabalho?

É uma equipa que nos merece o maior respeito. Sabemos das dificuldades que enumerei, mas claramente a Taça é um objectivo que temos presente e queremos muito acrescentar mais uma vitória às três Taças consecutivas. Não vamos facilitar e vamos dar uma resposta que dignifique o FC Porto.

Iturbe está preparado para jogar?

É um jogador talentoso, mas vem de um contexto diferente. Está a evoluir para padrões mais europeus e a caminhar para se preparar para jogar a este nível. Temos de ter em atenção que é um jovem e não podemos criar expectativas demasiado altas. Ele precisa do seu tempo, de se encontrar com os colegas de uma forma que nos garanta que coloca o seu potencial à disposição do colectivo. De forma tranquila, queremos que dentro em breve possa acrescentar o seu talento à equipa.

A exibição de James pela selecção da Colômbia supreendeu-o?

Quem trabalha todos os dias com ele não fica admirado, porque é um jogador talentoso e evoluiu nos seus comportamentos de uma forma que lhe permite chegar à selecção principal e jogar com a maturidade que já demonstrou no FC Porto.

Bracalli vai ser o guarda-redes?

Vão ter de esperar para ver quem joga. O que garanto é que os eleitos vão fazer um jogo sério, a respeitar claramente o adversário, as condições do campo e da bola. Estamos preparados para ganhar, que é aquilo que nos faz correr.

E Alex Sandro, irá jogar?

Não é falta de consideração, mas vão ter de esperar para ver. O Alex Sandro está a trabalhar bem, a evoluir, e vai sentir-se mais confiante. É um jovem com talento, que também se está a adaptar ao nosso futebol e que dentro em breve vai chegar a um nível que nos garante o aproveitamento das suas qualidades.”

Em

www.fcporto.pt

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Caso do Túnel da Luz de Volta

Quase vinte e dois meses depois do caso do túnel da Luz, eis que o Correio da Manhã - quem mais poderia ser? – noticia que:

“Ministério Público acusou cinco jogadores por incidentes no túnel da Luz

O Ministério Público deduziu acusações contra cinco jogadores do FC Porto, Hulk, Sapunaru, Fucile, Christian Rodriguez e Helton pelas agressões a dois seguranças no túnel do Estádio da Luz, a 20 de Dezembro de 2009.

No documento a que o Correio da Manhã teve acesso foi dado como provado que os jogadores agrediram os seguranças Ricardo Silva e Sandro Correia no final do encontro Benfica - FC Porto, que terminou com a vitória "encarnada", por 1-0.

Sapunaru, acusado de dois crimes, pode ser punido com uma pena até cinco anos de prisão enquanto os restantes, acusados de um crime, incorrem numa pena até três anos.

Os factos remontam ao jogo da 14.ª jornada da temporada de 2009/2010 da Liga, que terminou com incidentes no túnel de acesso aos balneários.

Como consequência, a Comissão Disciplinar (CD) da Liga suspendeu o avançado brasileiro Hulk por quatro meses e o defesa romeno Sapunaru por seis meses, tendo arquivado um processo movido ao guarda-redes brasileiro Helton.

Na base do castigo, o presidente da CD em funções, Ricardo Costa, revelou ter ficado demonstrado que Hulk e Sapunaru agrediram assistentes de recinto desportivo, com o primeiro a agredir um e o segundo dois e que em cada castigo houve uma "atenuação especial", para metade, devido a "provocação".

Os jogadores recorreram da decisão para o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em que pediam a nulidade do acórdão da CD da Liga e, apesar de alegarem que os "stewards" não são intervenientes no jogo, remetiam, "na melhor das hipóteses", para o artigo 120 do Regulamento Disciplinar da Liga, que previa penas de dois a seis jogos de suspensão para agressões de jogadores a "delegados ou outros intervenientes do jogo com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo".

Em 24 de Março de 2010, o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu alterar os castigos impostos pela Liga a Hulk e Sapunaru, reduzindo as penas para três e quatro jogos, respectivamente, alegando que a exclusão dos assistentes de recinto desportivo da categoria de intervenientes no jogo esteve na base da sua decisão.

Segundo o acórdão do CJ, a exclusão dos stewards da categoria de intervenientes no jogo obrigou a equipará-los ao público e, dessa forma, reduzir as suspensões de Hulk e Sapunaru de quatro e seis meses para três e quatro jogos, respectivamente.

Enquanto decorreram os processos na Liga e FPF, os dois jogadores estiveram suspensos e não alinharam em qualquer jogo da Liga desde o embate com o Benfica,

Tendo Hulk apenas actuado pelos "dragões" na Liga dos Campeões e Sapunaru sido emprestado aos romenos do Rapid de Bucareste.”

Em

www.ojogo.pt

Entretanto o presidente portista reagiu com ironia a esta notícia, questionando se o Ministério Público deduziu acusação a Scolari. "Não faço ideia se o Ministério Público fez o mesmo em relação ao soco de Scolari ou de diversas agressões públicas. Não quero comentar essa notícia".

Deixo aqui várias questões: porque será que esta história voltou agora à ribalta? E porque será que foi o correio da manhã a noticiá-la? Será que o filme dos acontecimentos já está, com som, e na totalidade no youtube? E Jorge Jesus que agrediu um jogador do Nacional no relvado, para esse não há punição?

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sobre a Entrevista deKleber Ao Porto Canal

No programa “Somos Porto” de hoje, foi possível assistir a mais uma entrevista de um jogador do plantel portista, dada em exclusivo ao Porto canal. Desta vez foi Kleber quem falou.

Gostei da entrevista do brasileiro, Kleber pareceu-me seguro, sereno, maduro e confiante. Entre outras coisas, o avançado portista foi capaz de auto-analisar-se - concordo com a análise que ele fez – elogiou o FC Porto, referiu que só quem está lá dentro percebe a grandeza do clube; falou da alegria que sentiu ao ser chamado à selecção brasileira e da desilusão da lesão; elegeu os momentos mais importantes até agora com a camisola do FC Porto; Afirmou que é possível estar recuperado para o jogo da Liga dos Campeões na próxima semana; prometeu golos.

É preciso não esquecer que Kleber tem 21 anos e que, ao contrário do que era esperado, foi atirado para a titularidade sem ter passado pela fase de adaptação e de protecção que o FC Porto gosta, e bem, de fazer. Mesmo assim, parece-me que Kleber já aprendeu a lidar com a pressão, mas creio que ainda precisa de mais tempo para estar a cem porcento.

PS. Por não estar devidamente preparada para assistir a entrevista Não me lembro de todos os pontos abordados, por isso é capaz de estar a faltar muita coisa neste texto, mas certamente que o essencial está cá.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sobre a Entrevista de Helton Ao Porto Canal

Helton deu uma entrevista em exclusivo ao Porto Canal - infelizmente não consegui encontrar nenhum link da entrevista do capitão portista, mas vou continuar a procurar, pode ser que um dia destes apareça alguma coisa.

Helton não é portista desde pequenino, pelo contrário, mas aprendeu a, como ele próprio diz, “ser porto”. Na época passada foi promovido a capitão e para mim a braçadeira ficou muito bem entregue. Helton tem carácter, humildade, serenidade e capacidade de liderança.

Nesta entrevista, o guarda-redes portista afirmou que o grupo está sólido e empenhado, e ainda afastou o rótulo de crise que muita gente quis colar ao FC Porto.

Helton saiu em defesa de Vítor Pereira, o capitão dos dragões afirmou que é preciso tempo, pois a mudança de adjunto para treinador principal não se faz de forma imediata. Acrescenta que cabe aos jogadores portistas ajudar Vítor Pereira, como teriam de fazer com qualquer outro treinador. "Nós ajudamo-lo, ele ajuda-nos a nós, é uma espécie de troca de favores".

domingo, 2 de outubro de 2011

Crónica e Análise: Académica 0 – FC Porto 3

1 – Crónica

FC Porto de Regresso às Vitórias

A Académica recebeu este Domingo o FC Porto em jogo a contar para a sétima jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-3.

O FC Porto entrou em campo sabendo que a vitória o levaria de volta para o primeiro lugar, onde desde ontem já estava isolado o Benfica; por sua vez, a Académica entrou em campo sabendo que se vencesse ultrapassava os dragões na tabela classificativa. Vamos ao jogo, que até aos vinte e sete minutos foi muito equilibrado, porque Pedro Emanuel conhece demasiado bem os jogadores portistas e por isso tentou montar uma estratégia que anulasse os pontos fortes do FC Porto. Ao minuto vinte e três os dragões deram o primeiro sinal de perigo, Walter, na sequencia de um livre cobrado por Hulk, rematou ao lado da baliza da Académica. Mas ao minuto vinte e sete a estratégia do treinador da briosa caiu por terra, Walter inaugurou o marcador e simultaneamente fez o seu primeiro golo na liga no seu primeiro jogo a titular. Seis minutos depois o FC Porto ampliou a vantagem, desta vez foi James o autor do golo. Após o intervalo a Académica quis mostrar que não dava de barato a vitória portista, e Helton viu-se obrigado a fazer uma defesa de recurso para manter a vantagem. O terceiro golo dos dragões surgiu ao minuto cinquenta e oito e foi da autoria de Guarin, o colombiano finalizou uma jogada que iniciou-se nos pés do guarda-redes Helton. Helton que viu-se obrigado a fazer, mais uma vez, uma boa defesa. Depois Walter esteve próximo de fazer o quarto golo. Perto do final do encontro a Académica ficou reduzida a dez e por isso a defender mais, já o FC Porto continuou a pressionar.

Com esta vitória os dragões somam dezassete pontos e comandam a liga em igualdade pontual com o Benfica.

2 – Análise

O FC Porto regressou às vitórias num jogo que não se adivinhava fácil, não só devido à pressão que começava a existir devido aos resultados verificados nos últimos três jogos, mas também devido ao conhecimento que o treinador da Académica tem desta equipa. Gostei do jogo, ainda que acredite que esta equipa é capaz de fazer melhor, por exemplo: preferia que a bola andasse mais para a frente do que para traz ou que hulk partilhasse a bola mais vezes. Na minha opinião Vítor Pereira esteve bem na definição do onze inicial bem como nas alterações que efectuou. Objectivamente esta vitória foi importante para o grupo - vamos ver se acalma as hostes - e para a manutenção do primeiro lugar, ainda que partilhado com o Benfica. Agora é aproveitar a paragem para jogos das selecções para recuperar os lesionados, para recuperar fisicamente os que estão em baixo, para limar arestas que estão por limar e esperar que nenhum dos atletas que vai representar as selecções regresse lesionado. De salientar o fantástico apoio portista nas bancadas.

sábado, 1 de outubro de 2011

Antevisão da Sétima Jornada da Liga e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira da sétima jornada da Liga, encontro frente a Académica de Coimbra.

““VAMOS DAR UMA RESPOSTA À PORTO”

Três jogos sem vencer não abalam as convicções de Vítor Pereira, que se mostra absolutamente seguro da competência da equipa e da sua capacidade de resposta, ao ponto de antecipar uma atitude positiva diante de críticas e adversidades. Na conferência de imprensa de antevisão do jogo de Coimbra, frente à Académica, o técnico dos Dragões garantiu ainda que, em Portugal, não melhor do que o FC Porto.

Não há melhor

“O FC Porto vai jogar para ganhar, independentemente dos resultados que ficaram para trás. Neste momento, não há equipa, neste país, melhor do que o FC Porto. Ganhámos a Supertaça, estamos na frente do campeonato e a apenas um ponto do primeiro lugar do nosso grupo na Liga dos Campeões.”

Focados em Coimbra

“Quando não ganhamos, não ficamos satisfeitos, mas vamos dar uma resposta à Porto. E os nossos adeptos também vão dar uma resposta à Porto. Ganhámos como equipa, perdemos como equipa e não estamos habituados a apontar o dedo a ninguém. As nossas respostas são sempre conseguidas colectivamente. Já tivemos jogos de grande qualidade e vamos dar uma resposta à altura das exigências. Estamos completamente focados no jogo de Coimbra.”

Para orgulho dos adeptos

“Vai ser, de certeza, um jogo complicado, mas o FC Porto vai jogar para ganhar, que é o que aprendemos desde cedo neste clube. Vamos assentar o nosso jogo num sentido colectivo, de carácter e que orgulhe os nossos adeptos.”

Críticas e elogios relativizados

“Sei exactamente o quero para este FC Porto e sei para onde caminhamos. Compreendemos as pessoas que criticam, porque gostam do clube, porque estão do nosso lado. As outras críticas, as exteriores, são inerentes à profissão, temos que as relativizar, como fazemos também com os elogios.”

Amigos, amigos...

“Vou reencontrar um amigo, que é treinador da Académica. Mas eu sou treinador do FC Porto e, amanhã, vou querer ganhar.””

Em

www.fcporto.pt

2 – Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o desafio de amanhã.

Helton, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Walter, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.