1 – Crónica
FC Porto Goleou Pêro Pinheiro
O Pêro Pinheiro recebeu esta tarde o FC Porto no estádio Pardal Monteiro em partida a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-8.
O FC Porto entrou em campo um tanto ou quanto remodelado, nota para as estreias absolutas de Alex Sandro e de Iturbe. O Pêro Pinheiro entrou em campo cheio de boa vontade e tentou ir a luta, para isso o objectivo era retardar ao máximo o primeiro golo portista. E o objectivo foi cumprido até meio da primeira parte, depois começou o festival azul e branco. Primeiro foi Defour, depois Walter, outra vez Walter, seguiu-se Djalma e novamente Walter. Com o marcador nos cinco chegou o intervalo. No segundo tempo o FC Porto continuou a fazer o seu jogo, embora em ritmo um pouco mais baixo. O sexto golo foi da autoria de Djalma, seguiu-se o golo de Varela e Walter fechou as contas do jogo fixando o resultado nos 0-8.
Com esta vitória o FC Porto segue para a próxima fase da prova, defendendo o troféu conquistado na época passada.
2 – Análise
O FC Porto cumpriu a missão, ganhou o jogo e mais do que isso terá ganho jogadores que tiveram oportunidade de ser titulares esta tarde. Gostei do jogo, gostei da estreia de Iturbe, se bem que julgo que o jovem jogador argentino terá tido dificuldades com o relvado, além de ter sido substituído ao intervalo devido a lesão – espero que não seja nada de grave. Alex Sandro também estreou-se, mas creio que este precisa de mais tempo para se adaptar à forma de jogar em Portugal e do FC Porto. Um jogo realizado num relvado sintético, que segundo dizem os especialistas jogar num relvado sintético não é o mesmo que jogar num relvado normal, pois o sintético implica mais esforço. Ainda assim os portistas adaptaram-se e marcaram 8 golos sem resposta. Os dragões seguem assim na defesa do título.