Realizou-se esta Segunda-feira o sorteio da quarta eliminatória da taça de Portugal, o adversário que o FC Porto vai defrontar é a Académica, jogo que irá realizar-se em Coimbra, no fim-de-semana de dezanove e vinte de Novembro.
Sempre e para sempre portista a cem porcento! Tudo por uma paixão que não se vê, sente-se!
Realizou-se esta Segunda-feira o sorteio da quarta eliminatória da taça de Portugal, o adversário que o FC Porto vai defrontar é a Académica, jogo que irá realizar-se em Coimbra, no fim-de-semana de dezanove e vinte de Novembro.
1 – Crónica
Resultado Melhor que a Exibição
No final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Nacional, em partida a contar para a oitava jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 5-0.
A chuva marcou presença no jogo em que o FC Porto apresentou-se em campo com um onze remodelado, cinco alterações em comparação com o jogo da passada Quarta. Os dragões já sabiam que para não deixar fugir o primeiro lugar teriam de vencer o Nacional. E entraram determinados, depois de alguns sinais de perigo, o primeiro golo surgiu ao minuto 24, o belga Defour rematou forte, a bola esbarra num defesa nacionalista e entra. Estava assim aberto o marcador. Walter ampliou a conta, ao minuto 40, na sequência de um canto. No segundo tempo o ritmo de jogo baixou e a qualidade caiu. Pertenceu ao nacional o primeiro lance de perigo do segundo tempo, mas foram os dragões que voltaram a marcar, ao minuto 67, Sapunaru foi o autor do terceiro golo. E perto do final do encontro surgiram o quarto e quinto golos. Kleber foi o autor do quarto golo, minuto 90, a concluir uma jogada desenhada por Guarin e Moutinho – golo fabricado pelos três jogadores que estiveram no banco e que entraram no segundo tempo. E finalmente, ao minuto 92, Hulk fechou as contas do jogo com um remate potente que só parou nas redes nacionalistas. O resultado não espelha de todo o que se passou em campo, já que o jogo foi fraquinho.
Com esta vitória o FC Porto cola-se ao Benfica na liderança do campeonato, sendo que os dragões são os líderes, já que tem mais golos marcados.
2 – Análise
Sem dúvida que gostei muito mais do resultado que do jogo, o FC Porto ganhou o que agora é o mais importante para moralizar a equipa, as boas exibições virão com o tempo. A verdade é que os dragões precisam de golos e de vitórias como de pão para a boca. Mas os números não espelham de forma nenhuma o que se passou em campo, diria que alguém tinha de pagar a factura e a vítima foi o Nacional. Penso que Vítor Pereira fez bem em alterar o onze, é preciso mostrar que não há lugares cativos, esperemos que a mensagem tenha chegado. Ao contrário de Quarta, hoje gostei do ambiente nas bancadas, a equipa precisa dele.
1 – Aqui esta a antevisão de Vítor Pereira do jogo da oitava jornada da liga, frente ao Nacional
“VÍTOR PEREIRA: “JOGO COM NACIONAL É PARA GANHAR”
Vítor Pereira quer um FC Porto forte para bater o Nacional este domingo, no regresso da Liga. Reconhecendo que a equipa fez um mau jogo, o técnico aceita as crítias dos adeptos, mas alerta para as “críticas ilegítimas”, que pretendem atingir o clube.
Vencer o Nacional
“O jogo com o Nacional é um jogo para ganhar, sabemos o que queremos e temos de demonstrar isso frente ao Nacional”.
Críticas legítimas e ilegítimas
“O treinador do FC Porto é exactamente o mesmo que começou a época, com confiança na qualidade dos jogadores e a trabalhar com uma grande estrutura. Quando acontece um jogo como o último, em que não estivemos ao nosso melhor nível, isso é natural. Há críticas dos nossos adeptos, que são de quem gosta de nós, que temos de valorizar. Agora, há críticas que têm segundas intenções, para atingirem o clube. Entender os adeptos, porque estão habituados a bons resultados e temos de as entender e proporcionar-lhes bons resultados e temos de saber filtrar as outras, que não têm o mesmo tipo de intenção e não são legítimas”.
Adeptos a apoiar a equipa
“Perfeitamente natural, porque os adeptos no Porto são exigente, estão habituados a que o clube ganhe e conquiste títulos e é natural que queiram ver resultados e bons jogos. Quando isso não acontece é natural que se manifestem. Temos de trabalhar para lhes proporcionar bons joos. Não há nada mais genuíno do que a manifestação dos adeptos. Os nossos são exigentes, mas queria alertá-los que para os jogadores readquirem a confiança e proporcionarem bons jogos tenham o carinho, a compreensão e a força da massa associativa, porque é este o momento em que isso é necessário”.
Os melhores neste momento frente ao Nacional
“Treinar é gerir sistematicamente os momentos de forma de cada um. Os momentos às vezes são alterados por sequência de jogos que fazem, pelas idas às selecções, temos de fazer uma gestão bem feita. No domingo, vão entrar em campo aqueles que do nosso ponto de vista estarão em melhores condições de proporcionarem e terem os comportamentos que nos interessa ter frente ao Nacional”.
Concentrados em vencer
“A equipa não esteve ao seu melhor nível com o APOEL, ponto final. Sabemos que temos de ganhar o nosso jogo e é nisso que estamos concentrados. Vamos defrontar uma equipa que vem de três resultados positivos e sabemos que resposta temos de dar para garantir os três pontos”.
O carácter de João Moutinho
“O João manifestou aquilo que sente, se o que sente é genuíno tenho de respeitar. Exige muito de si próprio e tem capacidade para fazer essa auto-análise e só vem atestar o grande carácter que tem. Só atesta a qualidade humana do João Moutinho”.”
Em
2 – Aqui esta a lista de convocados.
Helton, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, Walter, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.
As coisas não estão fáceis no reino do dragão, o FC Porto soma jogos bons com menos bons e com péssimos. A contestação em torno do treinador aumenta, nos momentos menos bons multiplicam-se as vozes contra Vítor Pereira. Mas será que Vítor Pereira tem a culpa toda das coisas não estarem a correr tão bem? Afinal de contas ele é o treinador, mas quem joga são os jogadores. Em comparação com a época passada a equipa não se alterou assim tanto, o que mudou foi o treinador que nem era desconhecido. O que fazer agora? Despedi-lo? Não me parece boa solução, nunca fui apologista das chicotadas psicológicas, acredito que as pessoas tem de ter o benefício da dúvida e provarem que se estão no lugar onde estão é porque são boas no que fazem. Vítor Pereira tem contra si o tempo, o FC Porto não tem tempo para que as coisas se organizem, o tempo continua a correr e as provas avançam com ele. Eu continuo a apoiar Vítor Pereira.
Na análise do jogo da passada quarta falei que creio que a menos boa forma física de alguns atletas está a ser demasiado pesada para a equipa, que não encontrando nesses elementos um motor, não consegue dar a volta a situação. Como fazer então? Pois bem, há que procurar forma de fazê-los voltar aos índices habituais, para isso alguns deles precisam continuar a jogar regularmente. Mas há outra coisa muito importante, o psicológico. Se um atleta não está bem psicologicamente dificilmente está bem fisicamente. Há que arranjar forma de motivar esta equipa, que já provou ser capaz de fazer bons jogos. Cabe então à equipa técnica e a nós adeptos ajudar a pôr esta equipa com moral, outra vez.
Mas o que mais me choca é a comunicação social tão mesquinha, porque raio vem falar de clubes interessados em jogadores portistas? Chega, o mercado está fechado, deixem essa ladainha para depois. Ah, e já agora, deixem de falar que o Walter não está inscrito na Liga dos Campeões, agora não há nada a fazer, não sei para quê continuar a bater nessa tecla. E mais uma coisa, a história do FC Porto dever dinheiro ao clube belga já irrita, porque as tantas outro clube deve ao FC Porto e que eu saiba no Dragão não há petróleo. É isso e a história do Hulk ser preso … Eu sei que a comunicação adora deitar o FC Porto a baixo para outros ficarem satisfeitos, mas há limites.
E termino este meu texto com um apelo aos adeptos portistas, principalmente às claques, por favor, não deixem que o Dragão fique em silêncio, apoiem esta equipa, porque eles precisam desse apoio, puxem por eles para que eles percebam que não estão sozinhos.
Força FC Porto!
1 – Crónica
Ficou Tudo Exactamente Igual
No início desta noite o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Apoel, em jogo a contar para a terceira jornada da fase de Grupos, grupo G, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
O FC Porto entrou em campo sabendo que se ganhasse aos cipriotas passaria para a frente do grupo. Por outro lado, o Apoel entrou em campo sabendo que não tem nada a perder nem a provar a ninguém. Os dragões activaram o marcador ao minuto treze, através de um livre directo cobrado por Hulk. Antes Kleber esteve perto de festejar por duas vezes. No entanto a vantagem portista só durou seis minutos, ao minuto dezanove o Apoel empatou a partida. Até ao intervalo o jogo apresentou-se dividido, com um FC Porto demasiado intranquilo perante um Apoel bem organizado defensivamente. O segundo tempo mostrou mais do mesmo. Vítor Pereira promoveu alterações na tentativa de alterar o rumo dos acontecimentos, mas o marcador não voltou a sofrer alterações.
Com este resultado ficou tudo exactamente igual na classificação do grupo. Agora há nove pontos em disputa, e convém o FC Porto agarrá-los.
2 – Análise
Não foi um jogo fácil, a equipa cipriota jogou à defesa, porque depois de ter sido dada como a equipa mais fraca do grupo não tem nada a perder. Cabia então ao FC Porto desmontar a teia defensiva e procurar a vitória. Mas os dragões mostraram-se intranquilos - porquê? – e não foram capazes de agarrar os três pontos. Creio que a menos boa forma física de alguns atletas está a ser demasiado pesada para a equipa, que não encontrando nesses elementos um motor, não consegue dar a volta a situação. Creio também que falar agora da não inscrição de Walter é chover no molhado, a situação é bem simples de se perceber: na altura das inscrições na UEFA, Walter estava com um grave problema pessoal, logo, o FC Porto não sabia quanto tempo ia durar esse problema, tão pouco sabia como ia estar Walter nesta fase. Não me parece certo fazer disto um filme. Os próximos três jogos não se adivinham nada fáceis, tendo em conta que dois deles são fora de casa. Para terminar, tantas vezes elogio o apoio dos adeptos portistas, mas hoje ouvi demasiados assobios. Eu sei que a equipa não jogou como se esperava, sei também que todos nós adeptos queremos sempre o melhor, mas assobiar não me parece ser de todo a solução.
1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira e de Guarin do jogo da terceira jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões.
1.1 – Antevisão de Vítor Pereira
“"A NORMALIDADE NESTE CLUBE É GANHAR"
Vítor Pereira não faz contas aos pontos que serão necessários para o FC Porto ultrapassar a fase de grupos da Champions League, pensando apenas em vencer o próximo jogo. Na conferência de imprensa de antevisão do desafio com os cipriotas do APOEL, o técnico confirmou que os azuis e brancos vão assumir as rédeas do encontro.
A equipa percebe a importância deste jogo?
Claro que sim. Sabemos que é um jogo importante, mas aqui todos os jogos são importantes. A nossa focalização está na vitória e este é mais um encontro em que queremos triunfar.
Os três pontos são fundamentais para o FC Porto não perder o comboio do apuramento? Julgo que é um encontro importante, mas não decisivo. Vamos entrar em campo com o objectivo de vencer, assumindo a responsabilidade do jogo e de sermos iguais a nós próprios.
Que dificuldades pode apresentar o APOEL?
O APOEL surpreendeu o Zenit em casa e o Shakhtar em Donetsk. É uma equipa organizada, que mantém o treinador há cinco anos e tem alguma experiência de Champions. Já nos colocaram problemas no passado. São uma equipa muito compacta, solidária, que sai bem em transições ofensivas e joga com a intranquilidade e desespero do adversário. Em Donetsk, o Shakhtar perdeu a paciência e quis chegar muito depressa à frente, perdendo clarividência. Temos de ser pacientes, imprimir uma circulação rápida e um jogo de posse e pressão alta, em que possamos perceber o momento certo para surpreender este APOEL.
O FC Porto está obrigado a vencer?
Está obrigado pela sua natureza ganhadora a vencer todos os jogos. A normalidade neste clube é ganhar e este é mais um jogo que queremos vencer.
O Klebér vai estar a 100 por cento?
O Kléber vai estar preparado para dar uma boa resposta e é isso que espero amanhã.
Duas vitórias frente ao APOEL podem garantir nove pontos e o apuramento?
Eu acredito que as vitórias sejam o garante de estarmos na próxima fase. Contra Zenit, Shakhtar ou APOEL, todas são importantes. A garantia dos três pontos é que é importante. Se nove chegarão… não faço essas contas. Faço contas à minha equipa ganhar o próximo jogo e o outro a seguir.
Está arrependido de não ter inscrito Walter na Champions League?
A decisão que tomamos teve a ver com o Walter da altura. Garanto que o Walter de agora é diferente, mais confiante. Está a trabalhar muito bem e transmite-nos confiança e qualidade.”
Em
1.2 – Antevisão de Guarin
“"TIVE MUITAS SAUDADES DA CHAMPIONS"
Após cumprir dois jogos de castigo, devido à expulsão frente ao FC Barcelona, na Supertaça Europeia, Guarín está de volta à Champions. Depois de uma época na Europa League, que o FC Porto acabou por conquistar, o colombiano mostrou-se radiante por poder voltar à maior competição de clubes da Europa, que disputou em 2008/09 e 2009/10.
O que representa este regresso à Champions?
Sinto uma sensação de muita confiança por poder regressar a esta competição tão importante. Espero estar à altura e dar tudo o que for necessário ao grupo.
O que sentiu por ver os jogos do lado de fora?
Não foi bom, porque perdi ritmo e deixei a equipa. Independentemente das opções do treinador, gosto de estar sempre disponível. Mas estava tranquilo porque o grupo estava preparado para fazer o melhor possível, independentemente de quem estava indisponível.
Sentiu saudades?
Tive muitas saudades da Champions! Esta competição é muito importante e, depois de jogar na Europa League, voltar aqui é uma óptima sensação. O importante é estar com a cabeça no lugar e a 100 por cento.
Foi bom voltar a estar com Falcao na selecção?
Nós os dois e o James partilhámos e ganhámos muito. A nível pessoal, poder encontrar-me com ele no aeroporto e viajarmos juntos foi uma sensação diferente e boa.
A sua presença na conferência de imprensa significa que vai ser titular?
Penso que quem vem aqui é sempre titular... [risos]. Depende da decisão do técnico, mas estou sempre disponível.”
Em
2 – Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira.
Helton, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.
Vítor Pereira convocou pela primeira vez Iturbe para o jogo da terceira Eliminatória da Taça de Portugal, jogo em que o jovem argentino foi titular, mas quis o azar que Iturbe se lesionasse na sequencia de uma queda, por consequência o argentino saiu ao intervalo. No final do encontro, Vítor Pereira revelou que Iturbe tinha sido substituído por estar com dores e afirmou não saber ainda a extensão da lesão. Mas ontem confirmou-se o pior, o argentino fracturou o cotovelo esquerdo e foi submetido a uma intervenção cirúrgica. Não se sabe ainda o tempo de duração da recuperação.
Apesar do espírito positivo de Iturbe, acredito que não deve estar a ser nada fácil, mas meu caro, costuma-se dizer: maus inícios, bons acabamentos. Força aí, Iturbe.