quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Reacção do FC Porto Aos Prémios da CDP

O FC Porto reagiu no seu site oficial aos prémios da confederação do Desporto Português. Aqui fica a reacção.

“CIRCUITO FECHADO

A Confederação do Desporto de Portugal realizou a sua gala anual esta semana no Casino Estoril. Para além de uma série de desportistas premiados pelos seus desempenhos no último ano desportivo, entenderam os responsáveis atribuírem o prémio Alto Prestígio ao Benfica e ao Sporting.

Estas distinções valem sempre o que valem, mas não deixa de ser surpreendente e estranho que os responsáveis pela Confederação tenham distinguido dois grandes clubes de Lisboa e tenham esquecido, por exemplo, os finalistas da última Liga Europa, FC Porto e Braga, os dois clubes que nos últimos anos mais têm feito pela imagem internacional de Portugal.

Pela primeira vez dois clubes portugueses disputaram uma final europeia, pela quarta vez nos últimos oito anos uma equipa portuguesa venceu um troféu internacional – e só para recordar o quão difícil é vencer competições internacionais basta recordar que os agora distinguidos venceram troféus internacionais há 47 anos (Sporting) e 49 anos (Benfica) – mas os senhores da Confederação do Desporto de Portugal decidiram homenagear esses emblemas com o prémio Alto Prestígio.

Desconhecem-se os critérios de tais escolhas, necessariamente muito criativos, mas para os mais desatentos convirá também recordar que caso queiram retirar o futebol e concentrar a argumentação nas chamadas modalidades, o FC Porto venceu todas e até tem uma equipa (hóquei em patins) que há dez anos consecutivos conquista o campeonato nacional, mas isso ainda deve estar no “quase prestígio”, longe de atingir o épico “alto prestígio”...

É este funcionamento em circuito fechado, alheado da realidade, que o FC Porto continuará sempre a denunciar e a combater. Para ao menos no Desporto o país ser realmente do Minho ao Algarve, sem esquecer as regiões autónomas.”

Em

www.fcporto.pt

Muito bem, concordo plenamente

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mais Uma Vergonha Deste Futebol Português

Tudo o que descrevo aqui:

http://portistaacemporcento.blogspot.com/2011/05/epoca-de-sonho.html

Ou tudo o que estes vídeos mostram:

http://www.youtube.com/watch?v=7aieiWy9ktcfeature=related

http://www.youtube.com/watch?v=DqTmvRzDKZgfeature=related

Não chegaram para a Confederação do Desporto Português, premiar ou sequer nomear o FC Porto, colectivamente ou individualmente para qualquer uma das categorias que ontem foram distinguidas numa gala com toda a circunstância no Casino do Estoril em Lisboa.

É uma vergonha, mais uma vergonha. Não consigo perceber qual é a lógica de não premiar ou sequer nomear quem leva o nome de Portugal bem alto; quem, com as suas vitórias permite, para a próxima época, que mais uma equipa tenha entrada directa na Liga dos Campeões; quem tem mais presenças em provas Europeias. É mais uma prova da falta de gratidão que existe no país em geral e no futebol português em particular. Em vez disso entregam prémios que são uma palhaçada como o prémio de alto prestígio atribuído ao Benfica e Sporting. Prestígio de quê? Não percebi, eles ganharam alguma coisa a nível mundial? Não me lembro, devo estar com amnésia, ou será que esses prémios ainda se referem ao tempo em que a televisão era a preto e branco? O FC Porto tem contra si o facto de estar inserido num campeonato de um país que é mesquinho e por assim ser, nós portistas ainda devemos valorizar mais este clube, porque não é justo ganhar tanto e não ver reconhecimento nenhum neste país à beira mar plantado.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mais uma Vez Sobre Vítor Pereira e o Momento do FC Porto

Depois de ter saído em defeza do FC Porto: aqui,

http://portistaacemporcento.blogspot.com/2011/11/mais-uma-vez-em-defesa-do-fc-porto_02.html

e aqui,

http://portistaacemporcento.blogspot.com/2011/10/o-momento-no-reino-do-dragao.html

Não queria voltar a este tema, mas tem de ser.

Acho que muita gente anda a fazer tempestades em copos de água, vamos lá a ter calma, até parece que tudo está perdido. É verdade que a equipa não está a render o que devia e sobretudo o que nós esperávamos que rendesse, mas também é verdade que, em determinados momentos, tem faltado sorte. O primeiro lugar continua a ser do FC Porto que também está na Taça de Portugal e o apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões está complicado mas não é impossível. A grande questão é perceber o porquê de tanta falta de confiança, tanta intranquilidade e tanta desmotivação. Respostas que tentamos encontrar através de culpados. E claro que é sempre mais fácil tirar o tapete ao treinador. Já o disse aqui e volto a dizer, não concordo com o despedimento de treinadores. Afinal será justo retirar o tapete ao homem quando lhe puseram nas mãos a equipa numa época que não se adivinhava fácil? Será que muitos daqueles que criticam Vítor Pereira já se puseram no lugar dele? É que não deve ser nada fácil. Ele de repente passou de adjunto para treinador principal, de repente tem de lidar com a imprensa e tem dificuldade, de repente cai tudo e todos em cima dele atribuindo-lhe a culpa de tudo e mais alguma coisa. Outro facto que não podemos esquecer é que a pré-época foi demasiado atribulada e agora isso está a pesar. Vamos ter calma.

Creio que alguém da direcção devia vir a público defender o treinador, só assim acabavam os rumores estranhos – a imprensa já põe qualquer um no Dragão … - Outra solução seria, talvez, fazer alterações na equipa técnica, com gente da casa, de forma a Vítor Pereira estar mais apoiado. Não sei se os adjuntos são ou não competentes, mas acho que alguém da casa daria uma maior ajuda.

Enfim, todos nós especulamos, todos nós damos palpites e soluções, mas nenhum de nós é o presidente.

Hoje o jornal OJOGO traz uma sondagem:

“Vítor Pereira (VP) deve ficar ou sair? De quem é a culpa do mau momento do líder do campeonato: do treinador, dos

jogadores ou da SAD? Quem devia ser o substituto, em caso de saída de VP?

À primeira pergunta, 46,9 % dizem que VP deve ficar; 42,4 % que deve sair; 10,7 % não sabem ou não respondem.

À segunda, culpa é de VP, 35,7 %; dos jogadores, 32,5 %.

À terceira pergunta, Paulo Bento é o preferido, com mais de 20 % dos votos; seguido de Carlos Queiroz com 19,4 %; e de Pedro Emanuel com 15,6 %. …”

Retirada de:

www.dragaodoente.blogspot.com

Para mim as sondagens são aquilo que se chama a imprensa a atirar lenha para uma fogueira.

E para terminar: Paulo Bento nãooooo! Por amor de Deus e de todos os santinhos deste mundo! Não fizemos mal nenhum a ninguém para ter semelhante castigo!

sábado, 5 de novembro de 2011

Crónica e Análise: Olhanense 0 – FC Porto 0

1 – Crónica

Dois Pontos Perdidos Em Olhão

No início desta noite o Olhanense recebeu o FC Porto em jogo a contar para a décima jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.

Este foi um jogo cuja história é fácil de contar. O Olhanense fez o seu jogo que resumia-se a defender e contra atacar; o FC Porto tentava, de uma forma desconexa atacar. O nulo como resultado final penaliza mais os dragões, que não foram capazes de marcar. Logo aos três minutos de jogo Hulk teve nos pés a maior oportunidade para marcar, através de uma grande penalidade que o guarda-redes adversário defendeu, aliais, não só defendeu a grande penalidade como também defendeu a recarga. No segundo tempo o FC Porto voltou a rondar a baliza do Olhanense mas sem qualquer sucesso.

Agora os dragões ficam à espera do resultado do Sporting de Braga Benfica para saber em que lugar vão ficar na classificação.

2 – Análise

Esperava que os jogadores doFC Porto pusessem em campo aquilo que ontem Vítor Pereira transmitiu na conferência de imprensa, mas não foi isso que aconteceu. A equipa voltou a ser apática, nervosa e sem soluções para furar a muralha defensiva do olhanense. É verdade que também a sorte não sorriu ao campeão, que podia ter chegado à vantagem logo no início do jogo, e talvez esse momento marcou tudo o resto, porque, no segundo tempo, as ocasiões em que os dragões voltaram a estar próximos do golo não passaram disso mesmo, oportunidades. Julgo que as alterações efectuadas por Vítor Pereira tiveram razão de ser. Passo a explicar a minha visão: Guarin, tem um pontapé forte que podia ser útil num remate de fora da área; Defour, nos primeiros jogos que fez com a camisola dos dragões mostrou ter bom remate, mas o belga voltou a não conseguir trazer nada de novo à equipa; e Walter foi troca por troca com Kleber. Que se passa afinal com esta equipa? Já não acreditam que tem valor? Deixaram de querer ganhar? Onde está a raça, a luta e o querer? Por favor não deixem de acreditar, não deixem que as críticas vos afectem, remem todos para o mesmo lado, porque o FC Porto é o mais importante.

PS. Alguém que diga aos senhores da TVI que estavam a transmitir um jogo do FC Porto, como tal estar sempre a falar do jogo da jornada passada entre o Olhanense e o Benfica é completamente desnecessário.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vítor Pereira Em Antevisão da Décima Jornada e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira da nona jornada da liga, jogo frente ao Olhanense.

“"PRECISAMOS MUITO DOS ADEPTOS"

Na antevisão da deslocação a Olhão, Vítor Pereira pediu à massa associativa para apoiar incondicionalmente a equipa, de forma a que o FC Porto possa manter a liderança do campeonato por mais uma jornada. O técnico chamou a atenção para a disparidade na análise das exibições dos principais rivais e garante que a evolução da equipa será alicerçada nas vitórias.

Competições distintas

"Temos de ter capacidade para perceber que a Champions League e o campeonato são duas competições distintas. É importante, mesmo internamente, mudar o 'chip' e focarmo-nos naquilo que temos feito no campeonato. A Champions ficou para trás e voltará a exigir a nossa concentração no próximo jogo. Agora, concentramo-nos no campeonato, em que somos líderes e vamos encontrar o Olhanense, uma equipa bem trabalhada, com bons jogadores e que tem feito um bom campeonato. Queremos continuar na liderança e é com esse objectivo que vamos a Olhão."

Ganhar confiança

"Acreditamos que no fim da época poderemos concretizar os nossos objectivos. O nível exibicional acontece em cima de confiança e de resultados. Aquilo que foi o nível do ano passado veio ao de cima na sequência de vitórias. As coisas não nos correram desde início com o nível exibicional que pretendíamos. O que temos de fazer é procurar o nosso jogo de posse, de pressão, para que a confiança e a constância exibicional venham normalmente. É para isso que trabalhamos e é nisso que acreditamos. Acreditamos que o futebol de qualidade, que estes jogadores são capazes de fazer, pode aparecer a curto prazo."

Imunidade às críticas

"Sinto que os jogadores estão unidos, querem corresponder com uma boa exibição e com qualidade. Eles querem dar a resposta, numa competição que será diferente da do ano passado. A estrutura do FC Porto dá-me total confiança e acredito na minha competência e coragem para tomar decisões. Não me sinto minimamente fragilizado com aquilo que se diz externamente."

Critérios distintos

"Aquilo que vejo claramente é que há um critério diferenciado entre aquilo que nós fazemos e o que fazem as outras equipas que lutam pelo título. Percebemos a intenção das pessoas que o fazem e os jogadores sentem claramente a injustiça: vencemos o Nacional por 5-0 e a imprensa fala no que de mal fizemos; em relação a outros adversários, que, com grande dificuldade, vencem um ou outro jogo, fala-se não daquilo que faltou mas daquilo que tiveram. No balneário, isto só nos dá revolta e força para continuar a lutar."

Apelo aos adeptos

"Queria alertar a massa associativa para não ir na onda que se cria para desestabilizar o clube. Os jogadores que tanto nos deram no passado merecem carinho e apoio dos adeptos. Só eles podem fazer isso, porque os outros querem o nosso mal. Precisamos muitos dos adeptos, porque estamos a lutar por muita coisa, contra muita gente. Graças à força que eles nos dão, vamos ter de certeza motivos para festejar no fim. Esta é a convicção plena do grupo de trabalho. Trabalho, competência e dedicação total é aquilo que podemos prometer."

Vontade de melhorar

"Os jogadores querem exibir-se ao nível do ano passado. Em Nicósia, falei num jogo à Porto porque tivemos vontade de fazer bem, mas não conseguimos, e isso é que foi diferente. Só se consegue ter um nível exibicional grande se tivermos a confiança daqueles que nos querem bem. Este é um jogo que queremos ganhar, em que queremos ser Porto no carácter, na entrega e na qualidade. Vamos a Olhão como líderes do campeonato, conscientes das dificuldades, mas com o objectivo claro de trazer de lá os três pontos."”

Em

www.fcporto.pt

2 – Convocados

Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, Walter, James, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Otamendi, Bracali e Defour.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mais Uma Vez em Defesa do FC Porto

Vou começar este meu texto com uma evidência: nem todas as épocas podem ser de sonho como foi a época passada, dificilmente repetem-se conquistas como as de 2003 e 2004. Posto isto, todos nós sabíamos que esta época não ia ser fácil, mas muitos agora fingem que não sabiam disso e, quando a equipa mais precisa de apoio desatam a disparar em todas as direcções, sendo que a principal vítima é o treinador. O resultado de ontem não foi positivo, o jogo também não, mas alguma coisa está perdida? As contas estão claramente complicadas, mas ainda há esperança. Como não gosto de memória curta, não gosto de críticas destrutivas quando a equipa precisa de críticas construtivas e precisa mais do que nunca de apoio. Aqueles que agora criticam o treinador, lembrem-se que ele ficou no Dragão sabendo que a época não ia ser fácil; lembrem-se que a pré-época foi terrível; lembrem-se que é nos piores momentos que se vêm os verdadeiros portistas. Vamos todos lutar ao lado da equipa contra este mau momento, mas será mesmo um mau momento? Afinal de contas o FC Porto está em primeiro lugar, está na taça de Portugal e ainda há esperança na Liga dos Campeões - ainda que seja uma pequena esperança, a verdade é que ela existe. Vamos todos apoiar o FC Porto e o seu treinador. Como diz o capitão Helton: “Torcer pelo clube é fácil, mas ser Porto é mais complicado, é preciso ter disposição para isso”

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Crónica e Análise: Apoel 2 – FC Porto 1

1 – Crónica

Complicaram-se As Contas

O FC Porto deslocou-se ao Chipre, onde defrontou o Apoel, em desafio a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos cipriotas por 2-1.

O FC Porto entrou em campo sabendo que o único resultado que interessava esta noite era a vitória, que acabou por fugir, mais uma vez. A primeira parte foi pouco interessante, com os dragões a terem maior posse de bola, mas sem criarem verdadeiro perigo junto da baliza do Apoel. Perto do intervalo, de grande penalidade, os cipriotas chegaram à vantagem. No segundo tempo Vítor Pereira promoveu alterações na equipa e o FC Porto tentou aproximar-se da área adversária, mas os lances esbarravam na muralha defensiva do Apoel. Próximo do final os dragões beneficiaram de uma grande penalidade que Hulk converteu. Com o empate esperava-se que o FC Porto procurasse o golo da vitória, mas ele chegou para os cipriotas, que num contra ataque rápido aproveitaram a descompensação defensiva.

Com este resultado o FC Porto reduz as esperanças no apuramento para os oitavos de final, pois deixa de depender de si próprio.

2 – Análise

Para começar: Não gosto nada de equipas que jogam como a Grécia quando foi campeã Europeia, equipas que defendem e que aproveitam contra ataques rápidos para matar os jogos. Eu sei que essa é uma forma de jogar futebol como outra qualquer, mas não gosto nada. Não estou com isto a desvalorizar o Apoel, até porque acho que mais do que ser uma equipa acessível - talvez não tão acessível como parecia ser no momento do sorteio - é uma equipa bem organizada e sabe fazer proveito disso, não é a toa que tem os pontos que tem. Dito isto, sigo para a minha análise do FC Porto. Como se esperava não foi nada fácil jogar no Chipre , a somar a esse facto está o outro, o facto dos dragões não terem feito um bom jogo, mais uma vez um pouco melhor a segunda parte que a primeira. Além disso creio que faltou sorte aos campeões nacionais. Não creio que Vítor Pereira tenha estado mal nas substituições, acho é que continua a haver gente em baixo de forma. Penso que Moutinho voltou a não estar tão bem, depois das duas entradas frente ao Nacional e ao Paços, estava a espera de outro Moutinho. Hulk também voltou a não estar ao seu melhor nível. Por outro lado Fernando esteve bem, principalmente na ajuda a defesa. As contas do grupo estão claramente complicadas, o FC Porto deixa de depender de si próprio e isso é o problema. A verdade é que aproxima-se demasiado a porta da Liga Europa, no entanto ainda há uma hipótese de ficar na Liga dos Campeões, mas para isso os dragões tem forçosamente de vencer os dois jogos que faltam, e esperar que os russos do Zenit percam frente ao Apoel. Volta a ser um mau resultado, e eu estou tremendamente chateada com esse facto, mas não vou criticar, vou sim , mais uma vez, apoiar.