terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Que É Que Dizem do FC Porto Em França?

Dizem bem, meus caros, em França dizem bem do nosso clube ao contrário de algumas identidades do nosso mesquinho país. Aqui fica o trabalho do jornal francês L'Équipe, que retirei do blog:

www.dragaodoente.blogspot.com

E aproveito para, mais uma vez, agradecer ao Dragão Vila Pouca, proprietário do blog anteriormente referido, o facto de ter disponibilizado em português.

“Página 1Sem ter um orçamento enorme e apesar da recorrente partida dos seus melhores jogadores, o FC Porto reconstrói constantemente uma equipa talentosa. Eis como conseguiu erguer 24 troféus desde 2001, um dos quais a Liga dos Campeões.

Página 2Caixa 1 – Bom vendedor, o FCPorto é também um formidável descobridor de talentos. É desta forma que o seu brasileiro Hulk, descoberto na 2ª divisão japonesa em 2008, possui actualmente uma cláusula de rescisão de 100 milhões.

Caixa 2 – P.C. Presidente do FC Porto desde 1982: "Não temos os recursos do Real mas possuímos um grande rigor económico e financeiro. Aqui tudo nos pertence. São activos muito importantes."

Caixa 3 – Porto, 27 de Outubro. Angelino Ferreira, administrador, apresenta as contas de 2010-2011. Há 5 anos que clube está equilibrado financeiramente. Pela 5ª época consecutiva, as contas do FC Porto estão no verde, com 534 000 € de receitas. Numa sala do Estádio do Dragão, onde assiste à apresentação do relatório de contas de 2010-2011, Pinto da Costa, presidente do clube desde 17 de Abril de 1982, está satisfeito. Desde o início do século XXI, o Porto conquistou 24 troféus, um dos quais a Liga dos Campeões em 2004, diante do Mónaco (3-0), e também 7 campeonatos, 6 Taças de Portugal, uma Taça Intercontinental e acaba de conseguir uma época excepcional, com um “triplete” Campeonato – Taça – Liga Europa, algo que já conseguira em 2002-2003. Nenhum clube conseguiu este registo. No entanto, pertencendo a um país onde as receitas em termos de direitos televisivos (apenas 11M€ na última época), de patrocínios da camisola e de marketing são forçosamente limitados, o Porto não tem armas para lutar economicamente contra os mastondontes espanhóis, ingleses ou italianos. Esta época, o clube prevê ultrapassar pela primeira vez os 100M€ de orçamento anual (o Real Madrid tem um orçamento de 500 M€). Pinto da Costa, 73 anos, recusa o termo “milagre”: “Não temos os meios do Real, do Barça, do Milan ou dos clubes de Manchester, mas possuímos um grande rigor económico e financeiro. Temos um passivo (200 M€ em 2010-2011), é certo, mas a situação está totalmente controlada. As dificuldades temporárias de tesouraria existem, como em qualquer empresa, mas o facto de estarmos cotados em bolsa (desde 1997), obriga-nos...

Página 3Caixa – O Porto contrata jogadores em todo o lado mas sobretudo na América do Sul. No ano passado, após duas épocas no Banfield, na Argentina, o internacional colombiano de 20 anos James Rodriguez, assinou pelo clube lusitano por 5 M€ ...a ser transparentes e os nossos auditores são extremamente rigorosos”. O clube dispõe de infraestruturas soberbas: o centro de treinos de Gaia e o ultramoderno Estádio do Dragão. “Tudo nos pertence”, prossegue Pinto da Costa, “são activos muito importantes”. Mas não tanto quanto os que fazem a grande força do clube: os seus jogadores, frequentemente comprados a baixo preço e revendidos a preços bastante superiores. Este Verão, o Porto vendeu o seu avançado colombiano Falcao ao Atlético de Madrid por 40 M€, após tê-lo comprado por 5,5 M€ dois anos antes. Desde o ano 2000, o clube obteve mais de 415 M€ em receitas de transferências (ver abaixo) e apresenta a particularidade de vender também... os seus treinadores. O Chelsea pagou 6M€ por José Mourinho em 2004 e 15M€ este Verão por André Villas-Boas. "Havia uma cláusula no contrato do André, o Chelsea pagou o montante da cláusula, está tudo dito. Não fico com a impressão de sermos duros em termos negociais.

Em qualquer negociação um bom produto vende-se caro, não é? Olhemos para o exemplo do Aly Cissokho (vendido ao Lyon por 15M€ em 2009). Se o OL o quiser vender hoje, fa-lo-á por um preço superior ao que pagou por ele"

O Porto vende jogadores que chegam a titulares nos seus novos clubes: Deco, Ricardo Carvalho, Anderson, Lisandro, Pepe... O que é caro para um clube são os jogadores que não jogam!”. Se o Porto sabe vender, sabe também e em primeiro lugar comprar muito bem, antecipando as inevitáveis partidas em um ou dois anos e emprestando frequentemente os jogadores recrutados a outros clubes portugueses, em modo de “incubadora." A sua vasta rede de prospecção, estimada em cerca de 300 pessoas no Mundo inteiro, permite-lhe estar atento à menor oportunidade. É impossível fotografar o departamento de observação, alojado nas entranhas do Estádio do Dragão, onde uma gigantesca base de dados de vídeo é constantemente actualizada. "Muitos antigos jogadores, amigos, em Portugal e no estrangeiro, nos ajudam nesta área”, explica o presidente . A ideia é simples: recrutar jogadores para em primeiro lugar ter bons resultados desportivos e depois bons resultados económicos, quando forem para outras paragens. Falcao partiu mas já temos jogadores fantásticos como James Rodriguez (médio atancante colombiano, 20 anos) ou Juan Manuel Iturbe (atacante argentino, 18 anos) que representam..."

Página 4Caixa 1 – IMAGEM DE MARCA “Aqui ganhamos muitos títulos e depois podemos sair para um grande clube. Os jogadores sabem-no muito bem. A marca Porto existe” - Rui Barros, antiga glória do clube e hoje olheiro.

Caixa 2 - Mangala, certo da sua escola – Após Stephane Paille (1990-1991) e Aly Cissokho (2009), Elaquim Mangala tornou-se este Verão no terceiro jogador francês da rica história do FC Porto. Este atlético defesa central de 20 anos, internacional esperança, fez a sua carreira na Bélgica onde viveu 15 anos, e deixou o Standard de Liége por 6 M€. “Discutimos com o Antero Henrique os projectos que tinham para mim e a política do clube agradou-me” assegura ele que estava igualmente nos planos do Benfica, da Udinese e do Valência. “Decidi-me depressa. Quando chegas a uma equipa que ganhou tudo e da qual apenas um jogador (Falcao) saiu, tentas estar estar pronto para quando fores chamado. Só tenho 20 anos mas, para os meus planos de carreira, o Porto era a melhor escolha. O clube é estável, bem estruturado. Nas primeiras semanas de treino senti-me submergido! Perguntava-me onde tinha vindo parar dado o nível daquilo que via.” Mangala estabeleceu-se no Bairro da Boavista e já experimentou a sua popularidade quando frequenta os cais da zona velha da cidade. “Estou a aprender português a pouco e pouco, ao mesmo tempo que estou a ter aulas de inglês. O clube ajuda-me em todas as minhas tarefas administrativas e de instalação, estamos perfeitamentE enquadrados”. No clube, Rui Barros como Henrique têm a certeza de ter acertado na contratação. “Ele tem ainda espaço para crescer mas é um jogador muito sério, com o perfil de um futuro líder”, diz Henrique. “Ainda por cima não jogava em França” o que permitiu um investimento menor que aquele que seria necessário se Mangala tivesse passado pela 1ª divisão francesa.

...o futuro”. Antero Henrique, director geral do clube que José Mourinho queria ao seu lado no Chelsea e depois em Madrid, é o homem forte do sector desportivo. Este quadragenário poliglota defende o espírito de solidariedade “Os olheiros, o staff técnico e a administração do clube têm de estar de acordo na compra de um jogador, a decisão deve ser unânime. A nossa avaliação não diz respeito apenas à qualidade desportiva do jogador, também damos importância à sua capacidade de integração e ao seu contexto familiar”.O mercado sul-americanoé evidentemente o mais lógico em termos económicos e culturais. No entanto, Hulk, o poderoso atacante brasileiro, cuja cláusula de rescisão é de...100M€, foi descoberto na 2ª divisão japonesa, apesar de ter passado alguns meses da sua adolescência a jogar numa equipa dos subúrbios do Porto. “Hoje” inflama-se Henrique “Hulk é um dos 3 maiores jogadores do Mundo, juntamente com

Messi e C.Ronaldo mas não o queremos vender”. Rui Barros, lenda do clube onde foi jogador, treinador adjunto e onde hoje é olheiro, passou também pela Juventus, Monaco e Marselha. Em nenhum outro lugar encontrou um tão grande respeito pela identidade do clube. “A presença de Pinto da Costa, e também dos mais antigos, mantém uma tradição, um estado de espírito. Somos uma quinzena de ex-jogadores que ainda colaboram com o clube. Aqui a organização é evidente, apenas com 80 elementos, não há confusões”.

O FC Porto, que recentemente assinou um importante acordo com um banco brasileiro (BMG) não esquece o mercado europeu, nomeadamente o francês. “É um país muito interessante uma vez que, no plano táctico, estão à frente” diz Henrique “A formação do jogador está quase completa, o que não é o caso dos jogadores sul-americanos. No entanto o mercado francês é caro para nós”. Apesar de tudo, o jovem avançado Thibaut Vion (17 anos) assinou no último Verão, proveniente do FC Metz, e Elaquim Mangala, vindo do Standard de Liége, começa a afirmar-se na equipa principal. (ler caixa 2, da página 4). “Para convencer um jogador francês, é preciso ir buscá-lo antes dos outros clubes” diz Rui Barros “A História fala por nós: aqui ganhamos muitos títulos e depois podemos sair para um clube ainda maior. Os jogadores sabem muito bem disso. A marca Porto existe”.

Este Verão, após ter tido de pagar 17M€ em prémios de jogadores relativos ao triplete, o clube investiu perto de 45M€ em contratações, dos quais 13 pelo brasileiro Danilo, 20 anos, emprestado ao Santos até Janeiro. “É um risco calculado” assegura Pinto da Costa. “Não tenho qualquer dúvida acerca da sua

rentabilidade. Ele já é internacional”. Também será necessário vender e vender jogadores para manter o equilíbrio financeiro, sempre sob a direcção de um patriarca que nada parece afectar, nem o processo “Apito Dourado(*)” ou uma recente indisposição no regresso de uma derrota em Nicósia para a Liga dos Campeões, que comprometeu as hipóteses de qualificação do clube para os oitavos de final. Nem pensar em dar lugar a desconhecidos. “O clube foi fundado em 1893 e apoia-se sobre uma história, uma cultura e os sócios são muito apegados a ele.” indica Henrique. “Ser controlado por um investidor estrangeiro não é o nosso caminho. Podemos estabelecer acordos de parceria, perspectivar muitas coisas, é certo, mas o FC Porto nunca perderá a sua identidade.” Apenas os seus melhores jogadores.

STÉPHANE KOHLER

(*) Vasto caso de tráfico de influências e de corrupção de árbitros de meados dos anos 2000. Pinto da Costa foi julgado antes de ser ilibado em 2008”

Retirado de:

www.dragaodoente.blogspot.com

O FC Porto é grande, só neste país à beira-mar plantado é que não se dá o valor a quem tanto faz por Portugal

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Reacção do FC Porto Aos Prémios da CDP

O FC Porto reagiu no seu site oficial aos prémios da confederação do Desporto Português. Aqui fica a reacção.

“CIRCUITO FECHADO

A Confederação do Desporto de Portugal realizou a sua gala anual esta semana no Casino Estoril. Para além de uma série de desportistas premiados pelos seus desempenhos no último ano desportivo, entenderam os responsáveis atribuírem o prémio Alto Prestígio ao Benfica e ao Sporting.

Estas distinções valem sempre o que valem, mas não deixa de ser surpreendente e estranho que os responsáveis pela Confederação tenham distinguido dois grandes clubes de Lisboa e tenham esquecido, por exemplo, os finalistas da última Liga Europa, FC Porto e Braga, os dois clubes que nos últimos anos mais têm feito pela imagem internacional de Portugal.

Pela primeira vez dois clubes portugueses disputaram uma final europeia, pela quarta vez nos últimos oito anos uma equipa portuguesa venceu um troféu internacional – e só para recordar o quão difícil é vencer competições internacionais basta recordar que os agora distinguidos venceram troféus internacionais há 47 anos (Sporting) e 49 anos (Benfica) – mas os senhores da Confederação do Desporto de Portugal decidiram homenagear esses emblemas com o prémio Alto Prestígio.

Desconhecem-se os critérios de tais escolhas, necessariamente muito criativos, mas para os mais desatentos convirá também recordar que caso queiram retirar o futebol e concentrar a argumentação nas chamadas modalidades, o FC Porto venceu todas e até tem uma equipa (hóquei em patins) que há dez anos consecutivos conquista o campeonato nacional, mas isso ainda deve estar no “quase prestígio”, longe de atingir o épico “alto prestígio”...

É este funcionamento em circuito fechado, alheado da realidade, que o FC Porto continuará sempre a denunciar e a combater. Para ao menos no Desporto o país ser realmente do Minho ao Algarve, sem esquecer as regiões autónomas.”

Em

www.fcporto.pt

Muito bem, concordo plenamente

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mais Uma Vergonha Deste Futebol Português

Tudo o que descrevo aqui:

http://portistaacemporcento.blogspot.com/2011/05/epoca-de-sonho.html

Ou tudo o que estes vídeos mostram:

http://www.youtube.com/watch?v=7aieiWy9ktcfeature=related

http://www.youtube.com/watch?v=DqTmvRzDKZgfeature=related

Não chegaram para a Confederação do Desporto Português, premiar ou sequer nomear o FC Porto, colectivamente ou individualmente para qualquer uma das categorias que ontem foram distinguidas numa gala com toda a circunstância no Casino do Estoril em Lisboa.

É uma vergonha, mais uma vergonha. Não consigo perceber qual é a lógica de não premiar ou sequer nomear quem leva o nome de Portugal bem alto; quem, com as suas vitórias permite, para a próxima época, que mais uma equipa tenha entrada directa na Liga dos Campeões; quem tem mais presenças em provas Europeias. É mais uma prova da falta de gratidão que existe no país em geral e no futebol português em particular. Em vez disso entregam prémios que são uma palhaçada como o prémio de alto prestígio atribuído ao Benfica e Sporting. Prestígio de quê? Não percebi, eles ganharam alguma coisa a nível mundial? Não me lembro, devo estar com amnésia, ou será que esses prémios ainda se referem ao tempo em que a televisão era a preto e branco? O FC Porto tem contra si o facto de estar inserido num campeonato de um país que é mesquinho e por assim ser, nós portistas ainda devemos valorizar mais este clube, porque não é justo ganhar tanto e não ver reconhecimento nenhum neste país à beira mar plantado.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mais uma Vez Sobre Vítor Pereira e o Momento do FC Porto

Depois de ter saído em defeza do FC Porto: aqui,

http://portistaacemporcento.blogspot.com/2011/11/mais-uma-vez-em-defesa-do-fc-porto_02.html

e aqui,

http://portistaacemporcento.blogspot.com/2011/10/o-momento-no-reino-do-dragao.html

Não queria voltar a este tema, mas tem de ser.

Acho que muita gente anda a fazer tempestades em copos de água, vamos lá a ter calma, até parece que tudo está perdido. É verdade que a equipa não está a render o que devia e sobretudo o que nós esperávamos que rendesse, mas também é verdade que, em determinados momentos, tem faltado sorte. O primeiro lugar continua a ser do FC Porto que também está na Taça de Portugal e o apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões está complicado mas não é impossível. A grande questão é perceber o porquê de tanta falta de confiança, tanta intranquilidade e tanta desmotivação. Respostas que tentamos encontrar através de culpados. E claro que é sempre mais fácil tirar o tapete ao treinador. Já o disse aqui e volto a dizer, não concordo com o despedimento de treinadores. Afinal será justo retirar o tapete ao homem quando lhe puseram nas mãos a equipa numa época que não se adivinhava fácil? Será que muitos daqueles que criticam Vítor Pereira já se puseram no lugar dele? É que não deve ser nada fácil. Ele de repente passou de adjunto para treinador principal, de repente tem de lidar com a imprensa e tem dificuldade, de repente cai tudo e todos em cima dele atribuindo-lhe a culpa de tudo e mais alguma coisa. Outro facto que não podemos esquecer é que a pré-época foi demasiado atribulada e agora isso está a pesar. Vamos ter calma.

Creio que alguém da direcção devia vir a público defender o treinador, só assim acabavam os rumores estranhos – a imprensa já põe qualquer um no Dragão … - Outra solução seria, talvez, fazer alterações na equipa técnica, com gente da casa, de forma a Vítor Pereira estar mais apoiado. Não sei se os adjuntos são ou não competentes, mas acho que alguém da casa daria uma maior ajuda.

Enfim, todos nós especulamos, todos nós damos palpites e soluções, mas nenhum de nós é o presidente.

Hoje o jornal OJOGO traz uma sondagem:

“Vítor Pereira (VP) deve ficar ou sair? De quem é a culpa do mau momento do líder do campeonato: do treinador, dos

jogadores ou da SAD? Quem devia ser o substituto, em caso de saída de VP?

À primeira pergunta, 46,9 % dizem que VP deve ficar; 42,4 % que deve sair; 10,7 % não sabem ou não respondem.

À segunda, culpa é de VP, 35,7 %; dos jogadores, 32,5 %.

À terceira pergunta, Paulo Bento é o preferido, com mais de 20 % dos votos; seguido de Carlos Queiroz com 19,4 %; e de Pedro Emanuel com 15,6 %. …”

Retirada de:

www.dragaodoente.blogspot.com

Para mim as sondagens são aquilo que se chama a imprensa a atirar lenha para uma fogueira.

E para terminar: Paulo Bento nãooooo! Por amor de Deus e de todos os santinhos deste mundo! Não fizemos mal nenhum a ninguém para ter semelhante castigo!

sábado, 5 de novembro de 2011

Crónica e Análise: Olhanense 0 – FC Porto 0

1 – Crónica

Dois Pontos Perdidos Em Olhão

No início desta noite o Olhanense recebeu o FC Porto em jogo a contar para a décima jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.

Este foi um jogo cuja história é fácil de contar. O Olhanense fez o seu jogo que resumia-se a defender e contra atacar; o FC Porto tentava, de uma forma desconexa atacar. O nulo como resultado final penaliza mais os dragões, que não foram capazes de marcar. Logo aos três minutos de jogo Hulk teve nos pés a maior oportunidade para marcar, através de uma grande penalidade que o guarda-redes adversário defendeu, aliais, não só defendeu a grande penalidade como também defendeu a recarga. No segundo tempo o FC Porto voltou a rondar a baliza do Olhanense mas sem qualquer sucesso.

Agora os dragões ficam à espera do resultado do Sporting de Braga Benfica para saber em que lugar vão ficar na classificação.

2 – Análise

Esperava que os jogadores doFC Porto pusessem em campo aquilo que ontem Vítor Pereira transmitiu na conferência de imprensa, mas não foi isso que aconteceu. A equipa voltou a ser apática, nervosa e sem soluções para furar a muralha defensiva do olhanense. É verdade que também a sorte não sorriu ao campeão, que podia ter chegado à vantagem logo no início do jogo, e talvez esse momento marcou tudo o resto, porque, no segundo tempo, as ocasiões em que os dragões voltaram a estar próximos do golo não passaram disso mesmo, oportunidades. Julgo que as alterações efectuadas por Vítor Pereira tiveram razão de ser. Passo a explicar a minha visão: Guarin, tem um pontapé forte que podia ser útil num remate de fora da área; Defour, nos primeiros jogos que fez com a camisola dos dragões mostrou ter bom remate, mas o belga voltou a não conseguir trazer nada de novo à equipa; e Walter foi troca por troca com Kleber. Que se passa afinal com esta equipa? Já não acreditam que tem valor? Deixaram de querer ganhar? Onde está a raça, a luta e o querer? Por favor não deixem de acreditar, não deixem que as críticas vos afectem, remem todos para o mesmo lado, porque o FC Porto é o mais importante.

PS. Alguém que diga aos senhores da TVI que estavam a transmitir um jogo do FC Porto, como tal estar sempre a falar do jogo da jornada passada entre o Olhanense e o Benfica é completamente desnecessário.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vítor Pereira Em Antevisão da Décima Jornada e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira da nona jornada da liga, jogo frente ao Olhanense.

“"PRECISAMOS MUITO DOS ADEPTOS"

Na antevisão da deslocação a Olhão, Vítor Pereira pediu à massa associativa para apoiar incondicionalmente a equipa, de forma a que o FC Porto possa manter a liderança do campeonato por mais uma jornada. O técnico chamou a atenção para a disparidade na análise das exibições dos principais rivais e garante que a evolução da equipa será alicerçada nas vitórias.

Competições distintas

"Temos de ter capacidade para perceber que a Champions League e o campeonato são duas competições distintas. É importante, mesmo internamente, mudar o 'chip' e focarmo-nos naquilo que temos feito no campeonato. A Champions ficou para trás e voltará a exigir a nossa concentração no próximo jogo. Agora, concentramo-nos no campeonato, em que somos líderes e vamos encontrar o Olhanense, uma equipa bem trabalhada, com bons jogadores e que tem feito um bom campeonato. Queremos continuar na liderança e é com esse objectivo que vamos a Olhão."

Ganhar confiança

"Acreditamos que no fim da época poderemos concretizar os nossos objectivos. O nível exibicional acontece em cima de confiança e de resultados. Aquilo que foi o nível do ano passado veio ao de cima na sequência de vitórias. As coisas não nos correram desde início com o nível exibicional que pretendíamos. O que temos de fazer é procurar o nosso jogo de posse, de pressão, para que a confiança e a constância exibicional venham normalmente. É para isso que trabalhamos e é nisso que acreditamos. Acreditamos que o futebol de qualidade, que estes jogadores são capazes de fazer, pode aparecer a curto prazo."

Imunidade às críticas

"Sinto que os jogadores estão unidos, querem corresponder com uma boa exibição e com qualidade. Eles querem dar a resposta, numa competição que será diferente da do ano passado. A estrutura do FC Porto dá-me total confiança e acredito na minha competência e coragem para tomar decisões. Não me sinto minimamente fragilizado com aquilo que se diz externamente."

Critérios distintos

"Aquilo que vejo claramente é que há um critério diferenciado entre aquilo que nós fazemos e o que fazem as outras equipas que lutam pelo título. Percebemos a intenção das pessoas que o fazem e os jogadores sentem claramente a injustiça: vencemos o Nacional por 5-0 e a imprensa fala no que de mal fizemos; em relação a outros adversários, que, com grande dificuldade, vencem um ou outro jogo, fala-se não daquilo que faltou mas daquilo que tiveram. No balneário, isto só nos dá revolta e força para continuar a lutar."

Apelo aos adeptos

"Queria alertar a massa associativa para não ir na onda que se cria para desestabilizar o clube. Os jogadores que tanto nos deram no passado merecem carinho e apoio dos adeptos. Só eles podem fazer isso, porque os outros querem o nosso mal. Precisamos muitos dos adeptos, porque estamos a lutar por muita coisa, contra muita gente. Graças à força que eles nos dão, vamos ter de certeza motivos para festejar no fim. Esta é a convicção plena do grupo de trabalho. Trabalho, competência e dedicação total é aquilo que podemos prometer."

Vontade de melhorar

"Os jogadores querem exibir-se ao nível do ano passado. Em Nicósia, falei num jogo à Porto porque tivemos vontade de fazer bem, mas não conseguimos, e isso é que foi diferente. Só se consegue ter um nível exibicional grande se tivermos a confiança daqueles que nos querem bem. Este é um jogo que queremos ganhar, em que queremos ser Porto no carácter, na entrega e na qualidade. Vamos a Olhão como líderes do campeonato, conscientes das dificuldades, mas com o objectivo claro de trazer de lá os três pontos."”

Em

www.fcporto.pt

2 – Convocados

Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, Walter, James, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Otamendi, Bracali e Defour.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mais Uma Vez em Defesa do FC Porto

Vou começar este meu texto com uma evidência: nem todas as épocas podem ser de sonho como foi a época passada, dificilmente repetem-se conquistas como as de 2003 e 2004. Posto isto, todos nós sabíamos que esta época não ia ser fácil, mas muitos agora fingem que não sabiam disso e, quando a equipa mais precisa de apoio desatam a disparar em todas as direcções, sendo que a principal vítima é o treinador. O resultado de ontem não foi positivo, o jogo também não, mas alguma coisa está perdida? As contas estão claramente complicadas, mas ainda há esperança. Como não gosto de memória curta, não gosto de críticas destrutivas quando a equipa precisa de críticas construtivas e precisa mais do que nunca de apoio. Aqueles que agora criticam o treinador, lembrem-se que ele ficou no Dragão sabendo que a época não ia ser fácil; lembrem-se que a pré-época foi terrível; lembrem-se que é nos piores momentos que se vêm os verdadeiros portistas. Vamos todos lutar ao lado da equipa contra este mau momento, mas será mesmo um mau momento? Afinal de contas o FC Porto está em primeiro lugar, está na taça de Portugal e ainda há esperança na Liga dos Campeões - ainda que seja uma pequena esperança, a verdade é que ela existe. Vamos todos apoiar o FC Porto e o seu treinador. Como diz o capitão Helton: “Torcer pelo clube é fácil, mas ser Porto é mais complicado, é preciso ter disposição para isso”