sábado, 19 de novembro de 2011

Crónica e Análise: Académica 3 – FC Porto 0

1 – Crónica

FC Porto Despediu-se da Taça de Portugal

No início da noite deste Sábado a Académica recebeu o FC Porto em jogo a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória da Académica por 3-0.

A primeira parte resume-se numa só palavra. Lenta. O FC Porto apresentou-se sem ideias e a Académica foi, calmamente, fazendo o seu jogo. No segundo tempo o FC Porto tentou aproximar-se mais da baliza adversária, mas desprotegeu o seu lado direito da defesa. E foi exactamente por aí que surgiram os três golos da Académica. Já a perder por 1-0, o FC Porto chegou ao empate, mas o golo foi anulado por fora de jogo de James. Depois surgiu o segundo golo da Académica e o terceiro apareceu perto do final do encontro.

Com este resultado os dragões despediram-se da Taça de Portugal, deixando um dos objectivos da época para trás, somar a quarta Taça de Portugal consecutiva.

2 – Análise

Triste, desalentada, amargurada … é como eu me sinto neste momento. O jogo foi horrível, terrível, péssimo e com ele lá se foi um dos objectivos da época a Taça de Portugal. Onde está a raça, a crença e a alma desta equipa? O que é que se passa? Porque é que não aproveitaram a pausa para jogos das selecções para perceber qual é o problema? E agora? O que vai acontecer? Por hoje não tenho mais nada a acrescentar, com a excepção do seguinte: O FC Porto ensinou-nos a gostar de ganhar e nós portistas aprendemos na perfeição a saber e a gostar de ganhar, por isso não lidamos nada bem com as derrotas tão pouco com as eliminações das provas.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Convocados para a Quarta Eliminatória da Taça de Portugal e Comunicado Portista

1 - Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o desafio da quarta eliminatória da Taça de Portugal, frente à Académica.

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, Walter, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

2 – Comunicado Arrasador do FC Porto

“SANTOS E PECADOR

"Isso só disse uma pessoa, uma pessoa que não é séria, que não é íntegra, uma pessoa que não tem valores, não tem sentimentos. (...) Não tem de se dar credibilidade a uma pessoa que manipula pela mentira".

Estas palavras foram proferidas pelo seleccionador nacional de futebol, Paulo Bento, e por envolverem o FC Porto merecem o nosso esclarecimento.

O que está em causa é tão simplesmente o facto do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa ter estado na Dinamarca, para assistir ao jogo da selecção nacional no início de Outubro, alegadamente para contratar Paulo Bento.

As palavras do seleccionador nacional são suficientemente esclarecedoras do carácter de quem pôs a correr mais uma mentira com o objectivo de prejudicar o FC Porto, mas para que não sofra o justo pelo pecador e porque ainda há muita gente séria na comunicação social, sentimos o dever de denunciar o autor da mentira.

Foi o suposto especialista em futebol Rui Santos quem lançou esta falsidade para o ar, apenas mais uma de tantas e tantas mentiras que semanalmente diz na SIC Notícias, numa patética tentativa de diminuir o FC Porto e que tem tido os resultados conhecidos.

Como diz muito bem o seleccionador nacional, Rui Santos não é sério, não é íntegro, não tem valores. Não é credível. É mentiroso.”

Em

www.fcporto.pt

3 – O FC Porto juntou-se ao apelo de ajuda para o pequeno Gostavo, filho de Carlos Martins. Por isso

“VAMOS AJUDAR O PEQUENO GUSTAVO

Gustavo Martins, de apenas três anos e filho do futebolista Carlos Martins, necessita urgentemente de um transplante de medula.

O transplante de medula é um procedimento simples, sem qualquer contra-indicação para o dador e pode salvar vidas.

A família de Gustavo Martins está a viver o pior dos dramas, que é ter um filho doente, assim como muitas famílias anónimas, e o FC Porto apela a que todos

façam testes e que ajudem a encontrar dadores compatíveis para todos os que necessitam de transplantes de medula.

Em baixo ficam os contactos dos três centros de Histocompatibilidade do nosso país.

Centro de Histocompatibilidade do Norte

Rua Dr. Roberto Frias - Pav. "Maria Fernanda"

4200-465 PORTO

Telefone: 225573470

Fax: 225501101

E-mail: administ@chn.pt

Centro de Histocompatibilidade do Centro

Praceta Prof. Mota Pinto, Edif. S. Jerónimo, 4.º piso

Apartado 9041

3001-301 COIMBRA

Telefone: 239480700

Fax: 239480790

E-mail: geral@histocentro.min-saude.pt

Centro de Histocompatibilidade do Sul

Alameda das Linhas de Torres, n.º 117

1769-001 LISBOA

Telefone: 217504100

Fax: 217504101

E-mail: lusotransplante@chsul.pt

Em

www.fcporto.pt

Eu associo-me também a este apelo, neste caso não importa cores clubistas, aqui o importante é salvar a vida do Gustavo. Por isso deixo aqui o link da página do facebook criada para o efeito para que quem não a conheça possa aceder.

http://www.facebook.com/vamosajudarogustavo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vítor Pereira em Antevisão da Quarta Eliminatória da Taça de Portugal

Aqui ficam as palavras do treinador do FC Porto na antevisão da deslocação dos dragões à casa da Académica, jogo a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

“"O PIOR ERRO SERIA SUBESTIMAR A ACADÉMICA"

O FC Porto procura a sua quarta Taça de Portugal consecutiva, mas para lá chegar terá de ultrapassar a Académica, em jogo da quarta eliminatória (sábado, 20h15, no Estádio Cidade de Coimbra). Em conferência de imprensa, o treinador Vítor Pereira salienta a qualidade do adversário e reconhece as dificuldades que lhe foram causadas pela ausência de 12 jogadores nas respectivas selecções.

Este jogo com a Académica será diferente por ser para a Taça?

Sim, é uma prova diferente do campeonato, a eliminar. Estamos conscientes das dificuldades. Normalmente não mudo de opinião, por isso volto a dizer que vamos defrontar uma equipa bem orientada, que procura jogar futebol de qualidade. Sabemos das dificuldades, mas queremos seguir em frente para conquistar a Taça

A ausência dos internacionais causou problemas ou foi uma boa oportunidade para trabalhar com os que ficaram?

Esta é a realidade dos clubes a este nível. Quanto mais alto é o nível, maior é a probabilidade de ter jogadores nas selecções. Estamos habituados, trabalhámos bem e forte com os que ficaram e estamos a avaliar a condição de quem regressou.

Vê os próximos três jogos em separado ou como um ciclo?

São jogos em provas distintas. Este é para a Taça de Portugal, a eliminar, depois teremos o encontro da Champions League e voltamos ao campeonato. São jogos diferentes e temos de pensar na Académica, que é o próximo adversário.

Que resposta espera da equipa?

O que quero é que a equipa expresse a qualidade dos jogadores e do nosso trabalho. É desse FC Porto que estou à espera.

Vai mexer muito na equipa?

Temos de gerir. Vamos escolher uma equipa que nos transmita confiança para ganhar, mas o pior erro seria subestimar a Académica. Sabemos, porém, que temos jogadores a chegar em estados diferentes. Uns regressam de viagens muito longas e de dois jogos, outros fizeram só um jogo…

Ganhou ou perdeu com esta paragem?

Há ganhos e perdas. Provavelmente, os que atingiram grandes objectivos estão mais confiantes do ponto de vista individual. Também há jogadores que regressam lesionados, por isso há um balanço que ainda não posso fazer. É de lamentar a perda do Guarín, um jogador importante que provavelmente estará afastado durante algum tempo.

O seleccionador Paulo Bento elogiou o seu trabalho. Que comentário isso lhe merece?

Não ouvi, mas acredito, agradeço e retribuo. Felicito o Paulo e a sua equipa técnica, os jogadores e a própria estrutura da selecção pelo seu trabalho. Deram-nos uma grande alegria. Quando as pessoas acreditam e vão a fundo nas suas ideias, fico satisfeito de ver o trabalho recompensado. Felicito a competência de todos.

O Helton disse ontem que o seu momento favorito no Dragão foi a vitória por 5-0 sobre o Benfica. Também é a sua escolha?

Foi um momento bonito, foi um jogo marcante. Tive a sorte de estar presente e de fazer parte dessa vitória, mas houve outros jogos em que expressámos qualidade e que me satisfizeram da mesma forma.

Vai usar o facto do FC Porto perseguir a quarta Taça consecutiva como factor de motivação?

Estes jogadores alimentam-se de vitórias e títulos e esta é uma Taça que queremos conquistar. As dificuldades são a cada ano maiores, mas estamos a preparar-nos para elas.

Vai poder contar com Fucile, Sapunaru e Iturbe?

São três jogadores que estão em processo de aquisição de condição física. Temos mais um dia para os avaliar, vamos ver o que se seguirá.”

Em

www.fcporto.pt

A História de Messi

Encontrei este texto num blog e decidi partilhar aqui. É uma história com um final feliz, mas para lá chegar, foi preciso persistência e valeu a pena. O Messi é realmente um jogador fantástico, é humilde e discreto. Muita gente deve estar arrependida de não ter feito o que o Barça fez, ajudá-lo, era só isso que os pais pretendiam, ajuda para resolver o problema do filho. Leiam até ao fim e vão entender …

“"GRANDE LIÇÃO DOS PAIS QUE NÃO DESISTIRAM DO SONHO: CURAR O FILHO." Não se focaram só no problema, mas sim na solução e sem a ajuda dos clubes argentinos.

Mesmo que você não goste de futebol, leia para ver como são certas passagens da vida.

Para os adeptos do Barça, a oitava maravilha é Messi. Eis uma história, uma lição de vida, que encanta Camp Nou. É uma desforra bem pessoal, a história do menino autista aos 8 anos, anão aos 13, que via o mundo a 1,10m do solo. É esse mesmo, Lionel Messi, que botou o corpo à base de tratamentos hormonais e que, 59 centímetros depois, encanta o mundo do futebol, naquele jeito singularíssimo de conduzir a bola colada ao genial pé esquerdo, como se o couro redondo fosse um mano siamês, uma mera extensão corporal, um órgão vital, inseparável. Barcelona rende-se ao talento de "La Pulga" e os adversários caem aos pés de um talento puro e raro. E por muito talento que tivesse para jogar a bola, estaria o rapaz consciente do destino glorioso que lhe estava reservado?

O miúdo de 16 anos que vestiu pela primeira vez a camisola da equipe principal do Barcelona num jogo com o F. C. Porto, a 16 de Novembro de 2003, na inauguração do Estádio do Dragão, o Lionel Messi que agora caminha sobre a água, é ainda o mesmo menino que sobrevoou o Atlântico, em 2000, para se curar de uma patologia hormonal.

Lá na Argentina, na Rosário natal, os prognósticos médicos eram arrasadores: sem tratamento eficaz contra o nanismo, Lionel chegaria à idade adulta com 1,50 metros, no máximo. Os diagnósticos alarmaram os Messi. E o custo dos curativos também: mil euros mensais, ou seja, quatro meses de rendimentos da família de La Heras, um bairro pobre de Rosário. Mas o pai de Lionel não se resignou. Sabia que o filho, pequeno no corpo, era gigante no talento. E não aceitou a fatalidade. Nessa altura, o prodígio de dez anos despontava no Newells Boys, fintando meninos com o dobro do tamanho e marcando gols atrás de golos. O pai sugeriu ao clube que pagasse os tratamentos de Lionel. A resposta foi negativa. E o mesmo sucedeu quando os Messi foram bater à porta do grande

River Plate. Na adversidade, a família Messi teve mais força, com a ajuda de uma tia de Lionel, emigrada na Catalunha. E foi assim, em 2000, ainda antes de completar 13 anos, que Lionel e os pais viajaram até Lérida. Dias depois, o pequeno prodígio foi fazer testes no Barcelona... E com a bola quase a dar-lhe pelos joelhos, aquela habilidade enorme logo maravilhou os treinadores do Barça. Carles Rexach, director do centro de formação do Barcelona, ficou maravilhado com o prodigiozinho argentino. Ao cabo de dois treinos, não hesitou e logo tratou de arranjar contrato. E ficou espantado com a proposta do pai do craque: o Barça só tinha de lhe pagar os tratamentos que os médicos argentinos sugeriam. Foi dito e feito.

Durante 42 meses, Lionel levou, todos os dias, injecções de somatropina, hormônio de crescimento inscrito na tabela de produtos proibidos pela Agência

Mundial Antidopagem, e só autorizada para fins terapêuticos. Em 2003, o milagroso hormônio fizera de Lionel o que ele é hoje, um rapagão de... 1,69 metros!

No Verão de 2004, acabadinho de fazer 17 anos, e já com contrato profissional, entrou para a equipe B do Barça. Mas fez só cinco jogos, porque aquele enorme talento não cabia no "Miniestadi". Reclamava palcos maiores. E rapidamente começou a jogar no Camp Nou, na equipe principal. Em 16 de Outubro de 2004, o prodígio fez a grande estreia na liga espanhola, num dérbi com o Espanhol. Em 1º de Maio de 2005 entrou para a história do Barça: marcou no Albacete e tornou-se no mais jovem jogador a marcar um gol pelo Barcelona. Aos 17 anos, dez meses e sete dias, começou a lenda. Cinco anos depois, Messi teve a consagração absoluta. Foi eleito Melhor Jogador do Mundo de 2009, após uma época de sonho, concluída com um feito inédito do Barça "de las seis copas": campeão de Espanha, da Taça do Rei, da Supertaça Espanhola, da Supertaça Europeia, da Liga dos Campeões, do Mundial de Clubes. Ufff!

O craque que o Barça contratou pelo custo da terapia de crescimento é, hoje, a maior jóia do futebol mundial, segurada por uma cláusula de rescisão de... 250 milhões de euros! E é, também, o mais bem pago de todos: o menino pobre do bairro de la Heras é, agora, multimilionário, recebendo qualquer coisa como 33 milhões de euros anuais em salários e publicidade. Nem em contos...

Lionel Andrés Messi 23 anos (24/06/1987)

Nacionalidade: Argentina (os argentinos têm vergonha de não terem tratado do rapaz).

Títulos: campeão Espanha (2005, 2006, 2009, 2010 e 2011), taça do rei (2009); Supertaça Espanha (2005, 2006, 2009 e 2010); liga dos campeões (2006, 2009);

supertaça europeia (2009); mundial de clubes (2009).”

Retirada de:

www.dragaodoente.blogspot.com

A história de Messi e a do Estádio do Dragão cruzam-se, foi naquele relvado que a estrela jogou pela primeira vez com a equipa principal do Barcelona. Foi no Dragão, não foi nem em Alvalade, nem na Luz nem em qualquer outro estádio do mundo, foi no Estádio do Dragão! Esta é a verdade, mesmo que algumas pessoas não o digam, outras não sabem e algumas sabem e querem esquecer… porquê? Porque não foi no estádio dos clubes deles!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Oitavo Aniversário do Estádio do Dragão

Faz hoje oito anos que o Estádio do Dragão foi inaugurado. Além de ser considerado por muitos um dos mais belos estádios do mundo, para os portistas o Dragão é um palco de emoções, um salão de festas, um santuário, um anfiteatro. É onde misturam-se a paixão pelo FC Porto, a alegria, a emoção, o sonho, a crença e o orgulho. O nosso Dragão já recebeu inúmeros jogos, repartidos por diferentes competições, desde a Taça da Liga à Liga dos Campeões e já festejou títulos nacionais e internacionais. Que o Estádio do Dragão continue a ser o palco de muitas festas é o nosso principal desejo!

Deixo aqui dois vídeos curiosos que revelam os segredos do Estádio do Dragão.

http://www.youtube.com/watch?v=41VXhVbmeak

http://www.youtube.com/watch?v=iw1WguAW4Xk&feature=related

Parabéns Dragão!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Que É Que Dizem do FC Porto Em França?

Dizem bem, meus caros, em França dizem bem do nosso clube ao contrário de algumas identidades do nosso mesquinho país. Aqui fica o trabalho do jornal francês L'Équipe, que retirei do blog:

www.dragaodoente.blogspot.com

E aproveito para, mais uma vez, agradecer ao Dragão Vila Pouca, proprietário do blog anteriormente referido, o facto de ter disponibilizado em português.

“Página 1Sem ter um orçamento enorme e apesar da recorrente partida dos seus melhores jogadores, o FC Porto reconstrói constantemente uma equipa talentosa. Eis como conseguiu erguer 24 troféus desde 2001, um dos quais a Liga dos Campeões.

Página 2Caixa 1 – Bom vendedor, o FCPorto é também um formidável descobridor de talentos. É desta forma que o seu brasileiro Hulk, descoberto na 2ª divisão japonesa em 2008, possui actualmente uma cláusula de rescisão de 100 milhões.

Caixa 2 – P.C. Presidente do FC Porto desde 1982: "Não temos os recursos do Real mas possuímos um grande rigor económico e financeiro. Aqui tudo nos pertence. São activos muito importantes."

Caixa 3 – Porto, 27 de Outubro. Angelino Ferreira, administrador, apresenta as contas de 2010-2011. Há 5 anos que clube está equilibrado financeiramente. Pela 5ª época consecutiva, as contas do FC Porto estão no verde, com 534 000 € de receitas. Numa sala do Estádio do Dragão, onde assiste à apresentação do relatório de contas de 2010-2011, Pinto da Costa, presidente do clube desde 17 de Abril de 1982, está satisfeito. Desde o início do século XXI, o Porto conquistou 24 troféus, um dos quais a Liga dos Campeões em 2004, diante do Mónaco (3-0), e também 7 campeonatos, 6 Taças de Portugal, uma Taça Intercontinental e acaba de conseguir uma época excepcional, com um “triplete” Campeonato – Taça – Liga Europa, algo que já conseguira em 2002-2003. Nenhum clube conseguiu este registo. No entanto, pertencendo a um país onde as receitas em termos de direitos televisivos (apenas 11M€ na última época), de patrocínios da camisola e de marketing são forçosamente limitados, o Porto não tem armas para lutar economicamente contra os mastondontes espanhóis, ingleses ou italianos. Esta época, o clube prevê ultrapassar pela primeira vez os 100M€ de orçamento anual (o Real Madrid tem um orçamento de 500 M€). Pinto da Costa, 73 anos, recusa o termo “milagre”: “Não temos os meios do Real, do Barça, do Milan ou dos clubes de Manchester, mas possuímos um grande rigor económico e financeiro. Temos um passivo (200 M€ em 2010-2011), é certo, mas a situação está totalmente controlada. As dificuldades temporárias de tesouraria existem, como em qualquer empresa, mas o facto de estarmos cotados em bolsa (desde 1997), obriga-nos...

Página 3Caixa – O Porto contrata jogadores em todo o lado mas sobretudo na América do Sul. No ano passado, após duas épocas no Banfield, na Argentina, o internacional colombiano de 20 anos James Rodriguez, assinou pelo clube lusitano por 5 M€ ...a ser transparentes e os nossos auditores são extremamente rigorosos”. O clube dispõe de infraestruturas soberbas: o centro de treinos de Gaia e o ultramoderno Estádio do Dragão. “Tudo nos pertence”, prossegue Pinto da Costa, “são activos muito importantes”. Mas não tanto quanto os que fazem a grande força do clube: os seus jogadores, frequentemente comprados a baixo preço e revendidos a preços bastante superiores. Este Verão, o Porto vendeu o seu avançado colombiano Falcao ao Atlético de Madrid por 40 M€, após tê-lo comprado por 5,5 M€ dois anos antes. Desde o ano 2000, o clube obteve mais de 415 M€ em receitas de transferências (ver abaixo) e apresenta a particularidade de vender também... os seus treinadores. O Chelsea pagou 6M€ por José Mourinho em 2004 e 15M€ este Verão por André Villas-Boas. "Havia uma cláusula no contrato do André, o Chelsea pagou o montante da cláusula, está tudo dito. Não fico com a impressão de sermos duros em termos negociais.

Em qualquer negociação um bom produto vende-se caro, não é? Olhemos para o exemplo do Aly Cissokho (vendido ao Lyon por 15M€ em 2009). Se o OL o quiser vender hoje, fa-lo-á por um preço superior ao que pagou por ele"

O Porto vende jogadores que chegam a titulares nos seus novos clubes: Deco, Ricardo Carvalho, Anderson, Lisandro, Pepe... O que é caro para um clube são os jogadores que não jogam!”. Se o Porto sabe vender, sabe também e em primeiro lugar comprar muito bem, antecipando as inevitáveis partidas em um ou dois anos e emprestando frequentemente os jogadores recrutados a outros clubes portugueses, em modo de “incubadora." A sua vasta rede de prospecção, estimada em cerca de 300 pessoas no Mundo inteiro, permite-lhe estar atento à menor oportunidade. É impossível fotografar o departamento de observação, alojado nas entranhas do Estádio do Dragão, onde uma gigantesca base de dados de vídeo é constantemente actualizada. "Muitos antigos jogadores, amigos, em Portugal e no estrangeiro, nos ajudam nesta área”, explica o presidente . A ideia é simples: recrutar jogadores para em primeiro lugar ter bons resultados desportivos e depois bons resultados económicos, quando forem para outras paragens. Falcao partiu mas já temos jogadores fantásticos como James Rodriguez (médio atancante colombiano, 20 anos) ou Juan Manuel Iturbe (atacante argentino, 18 anos) que representam..."

Página 4Caixa 1 – IMAGEM DE MARCA “Aqui ganhamos muitos títulos e depois podemos sair para um grande clube. Os jogadores sabem-no muito bem. A marca Porto existe” - Rui Barros, antiga glória do clube e hoje olheiro.

Caixa 2 - Mangala, certo da sua escola – Após Stephane Paille (1990-1991) e Aly Cissokho (2009), Elaquim Mangala tornou-se este Verão no terceiro jogador francês da rica história do FC Porto. Este atlético defesa central de 20 anos, internacional esperança, fez a sua carreira na Bélgica onde viveu 15 anos, e deixou o Standard de Liége por 6 M€. “Discutimos com o Antero Henrique os projectos que tinham para mim e a política do clube agradou-me” assegura ele que estava igualmente nos planos do Benfica, da Udinese e do Valência. “Decidi-me depressa. Quando chegas a uma equipa que ganhou tudo e da qual apenas um jogador (Falcao) saiu, tentas estar estar pronto para quando fores chamado. Só tenho 20 anos mas, para os meus planos de carreira, o Porto era a melhor escolha. O clube é estável, bem estruturado. Nas primeiras semanas de treino senti-me submergido! Perguntava-me onde tinha vindo parar dado o nível daquilo que via.” Mangala estabeleceu-se no Bairro da Boavista e já experimentou a sua popularidade quando frequenta os cais da zona velha da cidade. “Estou a aprender português a pouco e pouco, ao mesmo tempo que estou a ter aulas de inglês. O clube ajuda-me em todas as minhas tarefas administrativas e de instalação, estamos perfeitamentE enquadrados”. No clube, Rui Barros como Henrique têm a certeza de ter acertado na contratação. “Ele tem ainda espaço para crescer mas é um jogador muito sério, com o perfil de um futuro líder”, diz Henrique. “Ainda por cima não jogava em França” o que permitiu um investimento menor que aquele que seria necessário se Mangala tivesse passado pela 1ª divisão francesa.

...o futuro”. Antero Henrique, director geral do clube que José Mourinho queria ao seu lado no Chelsea e depois em Madrid, é o homem forte do sector desportivo. Este quadragenário poliglota defende o espírito de solidariedade “Os olheiros, o staff técnico e a administração do clube têm de estar de acordo na compra de um jogador, a decisão deve ser unânime. A nossa avaliação não diz respeito apenas à qualidade desportiva do jogador, também damos importância à sua capacidade de integração e ao seu contexto familiar”.O mercado sul-americanoé evidentemente o mais lógico em termos económicos e culturais. No entanto, Hulk, o poderoso atacante brasileiro, cuja cláusula de rescisão é de...100M€, foi descoberto na 2ª divisão japonesa, apesar de ter passado alguns meses da sua adolescência a jogar numa equipa dos subúrbios do Porto. “Hoje” inflama-se Henrique “Hulk é um dos 3 maiores jogadores do Mundo, juntamente com

Messi e C.Ronaldo mas não o queremos vender”. Rui Barros, lenda do clube onde foi jogador, treinador adjunto e onde hoje é olheiro, passou também pela Juventus, Monaco e Marselha. Em nenhum outro lugar encontrou um tão grande respeito pela identidade do clube. “A presença de Pinto da Costa, e também dos mais antigos, mantém uma tradição, um estado de espírito. Somos uma quinzena de ex-jogadores que ainda colaboram com o clube. Aqui a organização é evidente, apenas com 80 elementos, não há confusões”.

O FC Porto, que recentemente assinou um importante acordo com um banco brasileiro (BMG) não esquece o mercado europeu, nomeadamente o francês. “É um país muito interessante uma vez que, no plano táctico, estão à frente” diz Henrique “A formação do jogador está quase completa, o que não é o caso dos jogadores sul-americanos. No entanto o mercado francês é caro para nós”. Apesar de tudo, o jovem avançado Thibaut Vion (17 anos) assinou no último Verão, proveniente do FC Metz, e Elaquim Mangala, vindo do Standard de Liége, começa a afirmar-se na equipa principal. (ler caixa 2, da página 4). “Para convencer um jogador francês, é preciso ir buscá-lo antes dos outros clubes” diz Rui Barros “A História fala por nós: aqui ganhamos muitos títulos e depois podemos sair para um clube ainda maior. Os jogadores sabem muito bem disso. A marca Porto existe”.

Este Verão, após ter tido de pagar 17M€ em prémios de jogadores relativos ao triplete, o clube investiu perto de 45M€ em contratações, dos quais 13 pelo brasileiro Danilo, 20 anos, emprestado ao Santos até Janeiro. “É um risco calculado” assegura Pinto da Costa. “Não tenho qualquer dúvida acerca da sua

rentabilidade. Ele já é internacional”. Também será necessário vender e vender jogadores para manter o equilíbrio financeiro, sempre sob a direcção de um patriarca que nada parece afectar, nem o processo “Apito Dourado(*)” ou uma recente indisposição no regresso de uma derrota em Nicósia para a Liga dos Campeões, que comprometeu as hipóteses de qualificação do clube para os oitavos de final. Nem pensar em dar lugar a desconhecidos. “O clube foi fundado em 1893 e apoia-se sobre uma história, uma cultura e os sócios são muito apegados a ele.” indica Henrique. “Ser controlado por um investidor estrangeiro não é o nosso caminho. Podemos estabelecer acordos de parceria, perspectivar muitas coisas, é certo, mas o FC Porto nunca perderá a sua identidade.” Apenas os seus melhores jogadores.

STÉPHANE KOHLER

(*) Vasto caso de tráfico de influências e de corrupção de árbitros de meados dos anos 2000. Pinto da Costa foi julgado antes de ser ilibado em 2008”

Retirado de:

www.dragaodoente.blogspot.com

O FC Porto é grande, só neste país à beira-mar plantado é que não se dá o valor a quem tanto faz por Portugal

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Reacção do FC Porto Aos Prémios da CDP

O FC Porto reagiu no seu site oficial aos prémios da confederação do Desporto Português. Aqui fica a reacção.

“CIRCUITO FECHADO

A Confederação do Desporto de Portugal realizou a sua gala anual esta semana no Casino Estoril. Para além de uma série de desportistas premiados pelos seus desempenhos no último ano desportivo, entenderam os responsáveis atribuírem o prémio Alto Prestígio ao Benfica e ao Sporting.

Estas distinções valem sempre o que valem, mas não deixa de ser surpreendente e estranho que os responsáveis pela Confederação tenham distinguido dois grandes clubes de Lisboa e tenham esquecido, por exemplo, os finalistas da última Liga Europa, FC Porto e Braga, os dois clubes que nos últimos anos mais têm feito pela imagem internacional de Portugal.

Pela primeira vez dois clubes portugueses disputaram uma final europeia, pela quarta vez nos últimos oito anos uma equipa portuguesa venceu um troféu internacional – e só para recordar o quão difícil é vencer competições internacionais basta recordar que os agora distinguidos venceram troféus internacionais há 47 anos (Sporting) e 49 anos (Benfica) – mas os senhores da Confederação do Desporto de Portugal decidiram homenagear esses emblemas com o prémio Alto Prestígio.

Desconhecem-se os critérios de tais escolhas, necessariamente muito criativos, mas para os mais desatentos convirá também recordar que caso queiram retirar o futebol e concentrar a argumentação nas chamadas modalidades, o FC Porto venceu todas e até tem uma equipa (hóquei em patins) que há dez anos consecutivos conquista o campeonato nacional, mas isso ainda deve estar no “quase prestígio”, longe de atingir o épico “alto prestígio”...

É este funcionamento em circuito fechado, alheado da realidade, que o FC Porto continuará sempre a denunciar e a combater. Para ao menos no Desporto o país ser realmente do Minho ao Algarve, sem esquecer as regiões autónomas.”

Em

www.fcporto.pt

Muito bem, concordo plenamente