sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Esta Semana …

Meus caros, não tenho publicado no meu blog, não por falta de assunto, mas por falta de tempo - vida de estudante tem destas coisas – aqui vai um post resumido.

Esta semana aconteceram algumas coisas relevantes no futebol português. Foi o escaldante clássico na Luz que desta vez escaldou mesmo. Os sportinguistas não gostaram de ser as cobaias da jaula e decidiram mostrar o seu desagrado incendiando a bancada. Toda a semana tem sido um falatório por causa disso… Depois veio o presidente do clube de Alvalade afirmar que - meus amigos voltou a haver coisas estranhas no túnel da luz! – Os sportinguistas pedem que os de Benfica mostrem as filmagens. Esqueçam, elas já devem estar manipuladas. Enfim a segunda circular está ao rubro, eles que se entendam enquanto isso nós portistas vamos assistindo ao filme.

No Domingo o FC Porto somou 50 jogos sem perder na Liga. Segundo vi, creio que no OJOGO, é preciso procurar muito para encontrar um registo semelhante. Que esse número continue a subir é o que queremos.

Ainda no Reino do Dragão, outro acontecimento que marcou a semana foi o jornalista da TVI Valdemar Duarte ter afirmado que foi insultado pelo presidente do FC Porto e agredido por membros da segurança. Não sei se o facto aconteceu mesmo, o que sei é que esse senhor já à muito tempo que está a pôr-se a jeito, durante as transmissões dos jogos do FC Porto farta-se de fazer comentários infelizes. No entanto, se aconteceu mesmo, julgo que talvez o clube azul e branco podia ter resolvido a coisa de outra forma.

Não podia terminar este meu post sem fazer uma referência aos Super Dragões que comemoraram esta semana 25 anos. Se muitas vezes as claques estão ligadas a acontecimentos menos positivos do futebol, a verdade é que sem elas os jogos seriam uma tristeza. Os super estão sempre com a equipa, seja onde for, sempre prontos a apoiar e isso faz com que nos estádios haja um ambiente fantástico. Gosto muito quando, durante as transmissões de jogos, seja no Estádio do Dragão ou noutro qualquer, só se ouve o apoio das claques portistas, fazendo com que os comentadores sejam quase imperceptíveis. Parabéns aos Super dragões! E que continuem a apoiar a equipa seja onde for.

Este fim-de-semana não há jogo do FC Porto, o campeonato volta a parar para a Taça de Portugal, assim a equipa tem mais tempo para preparar o jogo da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

domingo, 27 de novembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Sporting de Braga 2

1 – Crónica

FC Porto Carimba Cinquenta Jogos Sem Perder Com Mais Uma Vitória

No final de tarde início de noite deste Domingo, o FC Porto recebeu o Sporting de Braga em partida a contar para a décima primeira jornada da Liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos campeões nacionais por 3-2.

O FC Porto entrou em campo sabendo que para permanecer no primeiro lugar da liga precisava de vencer o Sporting de Braga. Fazendo uso da máxima: em equipa que ganha não se mexe, Vítor Pereira fez alinhar o mesmo onze que na passada quarta venceu na Ucrânia. A primeira parte revelou duas equipas a jogarem olhos nos olhos, duas equipas a jogarem futebol sem que nenhuma delas pusesse o autocarro e o atrelado frente a sua baliza. O Sporting de Braga entrou a querer mostrar ao campeão nacional que estava ali sem medo e durante os primeiros minutos aproximou-se algumas vezes da área portista. Aos poucos o FC Porto foi tomando conta do jogo e o primeiro golo surgiu ao minuto 37, Hulk de cabeça concluiu uma jogada que Defour havia iniciado e que James deu sequencia. Ainda na primeira parte Hulk esteve perto de bisar. Após o intervalo os dragões mostraram que queriam resolver o jogo o mais rápido possível, James esteve perto do golo. Entretanto os minhotos reagiram, mas Helton desviou o perigo da baliza portista. O segundo golo do jogo surgiu através de um remate do Incrível Hulk, ao minuto 78, após uma tabelinha deste com João Moutinho. Entretanto Vítor Pereira retirou James do jogo e lançou Kleber. E foi Kleber quem, ao minuto 82, marcou o terceiro tento, a passe de Hulk. Com o FC Porto a vencer por 3-0 havia festa nas bancadas onde seguramente esperavam mais golos portistas, contudo quem marcou foi o Braga. Ao minuto 88 o árbitro assinalou grande penalidade a favor dos minhotos e Lima reduziu a desvantagem. Quatro minutos depois o mesmo Lima fez o segundo golo do Braga. Assim o marcador ficou 3-2.

Com esta vitória o FC Porto mantêm a liderança do campeonato, em igualdade pontual com o Benfica, mas com mais golos marcados e menos golos sofridos.

2 – Análise

Na minha memória estava o FC Porto Sporting de Braga da época passada, à quarta jornada, esse grande jogo que os dragões também venceram por 3-2, jogo que ambas as equipas discutiram o resultado até ao fim, jogo que teve uma arbitragem fantástica. Ora, o jogo desta época, à décima primeira jornada, foi, também um bom jogo, mas foi incomparável ao da época passada, a começar pela arbitragem. Mas não vou entrar por aí, porque nós portistas gostamos pouco de reclamar, a verdade é que razões para tal temos. A diante. Gostei do jogo, mais uma vez o FC Porto mostrou que o mau momento passou, chutaram-no em grande estilo para canto e daí para fora. Vítor Pereira voltou a apostar nos mesmos onze que na passada quarta venceram na Ucrânia, e na minha opinião fez muito bem. Gostei, mais uma vez, do trio de meio campo, penso que dá consistência à equipa. Julgo que o que falta agora é a defesa acertar, para que não voltem a repetir desconcentrações que podem por a equipa em apuros. Por todos os acontecimentos recentes este jogo assumia uma grande importância, na medida em que se esperava a confirmação da resposta que a equipa havia dado na Ucrânia, e os dragões responderam positivamente. Acredito que o campeão está de volta! E já lá vão cinquenta jogos para o campeonato nacional sem perder, que este número continue a crescer!

PS. Grande ambiente nas bancadas!

sábado, 26 de novembro de 2011

Convocados Para a Décima primeira Jornada da Liga

Aqui estão os convocados de Vítor Pereira para a décima jornada da Liga.

Helton, Maicon, Alvaro, Belluschi, João Moutinho, Rodríguez, Kléber, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, James, Djalma, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vítor Pereira em Antevisão da Décima Primeira Jornada

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo do próximo Domingo relativo à décima primeira jornada da liga, frente ao Sporting de Braga.

“"ESPERAMOS UM GRANDE AMBIENTE"

Na antevisão da recepção ao SC Braga, o treinador Vítor Pereira considerou "fundamental" criar um "envolvimento forte" com a massa associativa para assegurar a vitória. Depois do triunfo por 2-0 em Donetsk, para a Champions League, o técnico frisou que se a equipa apresentar "empenho, agressividade, concentração e talento", então o público do Dragão funcionará como 12.º jogador.

Adversário de qualidade

"Este é um SC Braga competitivo, de qualidade e bem orientado. Nos últimos anos, tem-se afirmado no futebol português. É uma equipa complicada, que nos vai criar dificuldades, mas vamos estar preparados para elas e vamos adoptar a estratégia que acharmos conveniente para abordar o jogo."

Apelo aos adeptos

"Sinceramente nem tinha pensado na hipótese de podermos chegar aos 50 jogos sem perder no campeonato nacional. Estou focado unicamente na vitória, com o apoio da massa associativa. É fundamental criar um envolvimento forte, de grande emocionalidade, e sentirmos que a massa associativa está connosco. Esperamos um grande ambiente, um grande jogo e uma vitória. Temos de fazer o nosso trabalho e se o fizermos com empenho, agressividade, concentração e talento, de certeza que os adeptos estarão do nosso lado."

Rumores de saída do treinador

"Já disse, por mais do que uma vez, que ser treinador é conviver com isso e ser treinador de um clube como o FC Porto é conviver com isso de uma forma ainda mais exponenciada. É natural que surjam muitas notícias porque vendem. Acredito no trabalho que fazemos e acredito muito no talento dos jogadores. Numa estrutura como a do FC Porto, temos tudo para ganhar e mantermo-nos confiantes. Sou um treinador confiante no meu trabalho."

O "derby" Benfica-Sporting

"Sinceramente, a minha preocupação única e exclusiva é ganhar o nosso jogo, porque, se o fizermos, de certeza absoluta que vamos continuar na frente. Não me passa totalmente ao lado porque é um jogo que nos diz também respeito, mas o que nos interessa verdadeiramente é o FC Porto e o grande adversário que vamos ter pela frente."

De Coimbra a Donetsk

"Fizemos um jogo frente à Académica em que reconhecemos que não estivemos ao nosso melhor nível, em termos de agressividade e concentração. Frente ao Shakhtar tudo isso surgiu e o resultado foi diferente. O Presidente foi ao balneário porque o FC Porto, como estrutura, faz o que é possível para sermos competitivos e ganhar os jogos. Não se trata de nada de especial, penso que não acontece só no FC Porto mas sim em todos os clubes. Tratou-se da necessidade de assumirmos as nossas responsabilidades, só isso."

Mais confiança

"Uma vitória sobre o SC Braga pode dar-nos mais confiança, que nos permita potenciar melhor o talento de cada um. Esperamos ganhar para reforçar a nossa posição na frente do campeonato e a consistência dos nossos comportamentos. Estamos a tentar recuperar e para já não há ninguém impedido de jogar. Sabemos que fizemos uma viagem desgastante e tivemos um jogo igualmente desgastante, mas vamos estar de certeza preparados."”

Em

www.fcporto.pt

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Do Jogo de Ontem Às Declarações do Presidente Passando Por Outros Temas

Antes de mais peço desculpa por este post ser demasiado grande, mas há tanta coisa para dizer …

Sobre o jogo de ontem

Não há mal que sempre dure, já diz o ditado. E o jogo de ontem revelou que o FC Porto tem equipa e que os jogadores estão lá para remar contra o mau momento. Ontem foi dado um grande paço para mandar esse mau momento às malvas, agora à que continuar a trabalhar e a ter a mesma atitude guerreira de ontem. Tudo bem que não foi um jogo brilhante, mas houve raça, crença e sorte, porque no futebol também é preciso sorte, já que costuma-se dizer que a sorte protege os audazes.

Atitudes estranhas de Portistas

“Ser portista é uma bênção que não se pode partilhar…” Diz a letra dos Filhos do Dragão, e diz bem. Ou como diz o Capitão Helton: “torcer pelo FC Porto é fácil, ser porto não é para todos” outra verdade. Para ser portista tem de ser sempre, nas horas boas e nas más, nas vitórias e sobretudo nas derrotas. Eu defendo o FC Porto o melhor que posso, sinto um grande orgulho ao fazer isso e faz-me muita confusão que possa haver portistas que juntem a sua voz às vozes que querem deitar o clube a baixo. Portistas que ontem ficaram tristes com a vitória do FC Porto, porque queriam que Vítor Pereira saísse. Que raio de portistas são estes? Eu não me considero mais portista que ninguém, mas não admito que portistas tenham semelhante posição. Talvez seja melhor mudarem de clube, porque isso não é ser portista, isso não é ser Porto.

Atitude da imprensa

Mais uma vez revoltou-me o facto, daqueles dois supostos jornais desportivos de Lisboa terem puxado para a capa assuntos tão desnecessários, para mais uma vez ignorarem uma vitória portista na Europa. Que raiva!

Posto isto, vamos às declarações do presidente Pinto da Costa no final do jogo de ontem.

“Pinto da Costa: "FC Porto que esteve em Coimbra morreu"

Pinto da Costa enalteceu a vitória da equipa, mas sobretudo o carácter com que jogadores e equipa técnica partiram para o jogo. "Estive no balneário antes do jogo e já depois de me ter despedido fui de novo chamado pelo treinador e pelos jogadores, que me quiseram garantir que o FC Porto de Coimbra tinha morrido e que hoje [ontem] ia ver o meu FC Porto fazer uma exibição à Porto, para vencer", revelou. Aliás, confiança é algo que o presidente acredita ver recuperada: "É isto que eu espero dos meus jogadores e não tenho a mínima dúvida que é o que vai acontecer no futuro. Ninguém desaprendeu de jogar, ninguém deixou de querer e no momento de cerrar os dentes e unir fileiras, todos disseram presente". Ao contrário das notícias postas a circular, o lugar de Vítor Pereira nunca esteve em causa, assegurou. "Há gente que vem inventando notícias do Paulo Bento e daquele rapaz do Marítimo. Sabemos que são coisas orquestradas pelo Correio da Manhã. Mas não lhes damos o mínimo de credibilidade. O senhor Rui Santos teve o descaramento de dizer que tinha ido à Dinamarca para contactar O Paulo Bento. É ridículo e estúpido. No dia em que quiser falar com ele não tenho de ir à Dinamarca, basta pegar no telefone. Como próprio Paulo disse - e bem -, isso é de um indivíduo que não tem credibilidade, nem é sério. O treinador nunca se sentiu afectado, nunca se sentiu perturbado, nem nunca sentiu o lugar em risco. Se não confiasse nele não estaria aqui", frisou. Antes de pensar no Zenit, Pinto da Costa sublinhou a importância do próximo jogo do campeonato:

"Há que ganhar ao Braga. Não estamos só nesta prova. Domingo vamos dar continuidade a esta exibição".Por fim, o presidente aproveitou para fazer um esclarecimento:

"Quando jogámos em São Petersburgo houve um energúmeno que escreveu que eu não tinha ido, porque sabia que o FC Porto ia perder e não me queria envolver na derrota. Faltei ao jogo, como era sabido, porque o meu filho estava a ser submetido a uma operação delicada nesse mesmo dia. Esse palavreado não tem qualificação".

in "ojogo.pt"

Em

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Declarações Soltas

Passei pelo blog:

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

E deparei-me com as seguintes declarações de dois ex-jogadores do FC Porto.

“"ao longo dos anos, o FC Porto, nomeadamente o seu presidente, têm defendido as pessoas que lá trabalham, e penso que este ano não será diferente".”

João Pinto, Ex-Capitão dos Dragões.

“"Posso dizer que o clube que mais amei foi o FC Porto. Não nasci a gostar do FC Porto, mas apaixonei-me pelo FC Porto"”

Deco

E estas palavras do brasileiro ex-médio do FC Porto lembraram-me umas palavras de um outro brasileiro, actual capitão do FC Porto, no aniversário da inauguração do Estádio do Dragão.

“"Fico no Dragão até que se enjoem de mim. Eu não consigo enjoar-me de estar cá. E mesmo depois de se enjoarem e me mandarem embora, vou continuar a ser Porto. Não há forma de mudar isso"; "Durante estes sete anos aprendi a ser portista e a amar o clube. Vou continuar a emocionar-me cada vez que piso o relvado e continuar a procurar os títulos".

Helton

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Crónica e Análise: Shakhtar Donetsk 0 - FC Porto 2

1 – Crónica

FC Porto Deu Boa Resposta na Ucrânia

O FC Porto deslocou-se ao terreno do Shakhtar Donetsk, em partida a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final do jogo verificou-se a vitória dos campeões nacionais por 0 – 2.

O FC Porto entrou em campo sabendo que dependia de si próprio para continuar na Liga dos Campeões, para isso era imperativo ganhar. Mas foram os Ucranianos – que estão de fora das competições Europeias – os primeiros a dar sinal de perigo, aliais, durante a primeira parte surgiram algumas vezes próximo da baliza de Helton. O FC Porto também esteve próximo de marcar no primeiro tempo, mas o intervalo chegou com um nulo no marcador. No segundo tempo os dragões entraram decididos a resolver a questão, e foram aproveitando o desgaste dos ucranianos para ganharem metros. O Shakhtar esteve próximo de activar o marcador, mas o guarda-redes e capitão do FC Porto não permitiu. Hulk, inaugurou o marcador, a passe de João Moutinho e encheu os portistas de esperança. Até que perto do final do encontro Maicon falha o remate mas um jogador ucraniano introduz a bola na própria baliza. Estava assim feito o segundo golo do FC Porto e a vitória segura.

Com este resultado os dragões deixam em aberto a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ainda com possibilidade de chegar ao primeiro lugar do grupo, de qualquer forma seja para passar em primeiro lugar ou em segundo tem de vencer, na próxima e última jornada o Zenit no Estádio do Dragão.

2 – Análise

Antes do jogo, em dois blogs, disse o seguinte: “Sei que não vai ser fácil, e que muita coisa pode acontecer hoje. Por isso no final do jogo logo se vê…” E o que é que se viu? Viu-se um FC Porto à Porto, um conjunto de jogadores que mostraram que quiseram e foram Porto esta noite, hoje sim, hoje foram Porto e eu estou feliz e orgulhosa por isso. Eu tinha esperança que isto fosse acontecer, mas tinha medo de ter esperança e por isso sofri hoje como a muito tempo não sofria, mas sofri, porque sabia que a equipa era capaz de trazer para o Dragão o resultado que trouxe. Gostei do jogo, mais da segunda parte - a primeira foi mais complicada, porque os Ucranianos deram trabalho - na segunda parte o FC Porto carregou e conseguiu o que mais importava, os golos que dessem a vitória. A passagem à próxima fase está ao alcance de uma vitória na última jornada da fase de grupos. Mais uma vez a Ucrânia deu sorte! Acredito que este jogo com um resultado positivo funcionem como um dínamo, uma vitamina para esta equipa enfrentar os jogos que se aproximam. Tenho orgulho em ser portista, e tenho orgulho hoje e sempre sejam quais forem os resultados.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Antevisão da Quinta Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira e de Defour do jogo frente aos ucranianos do Shakhtar Donetsk, referente à quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

“VÍTOR PEREIRA: "VAI SER UM FC PORTO DIFERENTE"

Vítor Pereira acredita que o jogo de Donetsk corresponda a uma inversão, depois da derrota e má exibição de Coimbra. Ganhar na Ucrânia é o objectivo, para voltar a entrar na corrida pelo apuramento. O médio Defour também está confiante num sucesso.

Preparados para levar os três pontos

"Esta é uma competição diferente. O jogo de Coimbra foi para a Taça de Portugal e este é para a Liga dos Campeões. É um desafio de extrema importância para nós, estamos motivados, concentrados e preparados para discutir o resultado e levar os três pontos".

Jogo que pode abrir boas perspectivas

"Vai ser um jogo diferente, porque sabemos que nos pode abrir boas perspectivas de passagem à fase seguinte, que é um objectivo de época. É para isso que vamos jogar, estamos confiantes e conscientes de que não podemos repetir o jogo de Coimbra. Acreditamos no talento dos jogadores e vamos estar à altura de um jogo de Champions. Vai ser um FC Porto diferente de certeza absoluta".

Confiança na equipa

"Acredito e confio no trabalho, no talento e no carácter da equipa. Acredito plenamente, confio plenamente no nosso trabalho, no talento dos jogadores e no carácter da equipa. Estamos focalizados para amanhã termos as condições necessárias para discutir o jogo com o Shakthar e ganhar".

O que é envolvente passa-nos ao lado

"Temos de nos preparar para todas as eventualidades e esta equipa tem experiência para abordar estes grandes jogos e sabe que tem de manter o controlo emocional, acreditar muito na organização da equipa e na estratégia. Estamos de tal forma focados neste mundo do futebol, no que é competitivo, no que é fazer tudo para ganhar, que quase que o que é envolvente nos passa ao lado, porque estamos absorvidos pelo que temos de fazer para chegar à vitória. É nisso que estamos concentrados".

Defour

Saber o que fazer

"Sabemos bem o que temos de fazer e vamos mostrá-lo amanhã. O Shakhtar tem muita qualidade, mas nós também a temos. Não sei se vou jogar".

Confiantes num bom resultado

"Nem sequer pensamos nisso [Liga Europa]. Estamos prontos para este jogo e muito confiantes numa boa exibição e num bom resultado".”

Em

www.fcporto.pt