domingo, 4 de dezembro de 2011

Mais Uma Entrevista do Capitão Helton

“Helton: "O primeiro a baixar a guarda fica de fora"

O balão da confiança voltou a encher no balneário portista. Helton dá a cara pelo grupo na primeira grande entrevista dos últimos meses e reclama que o brio da equipa não pode ser posto em causa. Optimista e sempre ambicioso, comentou os piores momentos da época, assegurou sintonia com Vítor Pereira e chamou os adeptos para o jogo com o Zenit. "Cobrem só no fim", pede...

O jogo com o Zenit é o mais importante da temporada?

Todos os jogos são importantes e os que virão a seguir também. Mas é óbvio que sabemos da importância deste jogo devido às margens de erro que temos. Acaba por ser de uma extrema importância.

A margem é zero...

Sim, a nossa margem é zero. É exactamente por isso que acabamos por valorizar tanto este jogo.

Não é um pouco estranho que à sexta jornada da fase de grupos da Champions o FC Porto não esteja apurado?

Já passámos por situações semelhantes. Temos consciência do que precisamos de fazer, mas é assim o futebol. Infelizmente não conseguimos aquilo a que, de alguma forma, nos íamos habituando, mas é uma questão de consciência, empenho, humildade, determinação, paciência e trabalho.

Sente uma curva de crescimento naquilo que o FC Porto está a mostrar?

Há sempre várias maneiras de ver a questão. Pelo lado negativo, vão procurar as peças que não encaixam; se olharmos pela positiva, vão ver que já conseguimos juntar muitas peças. É trabalhar e olhar pelo lado positivo, porque de amargo já basta a vida. Há quem só se contente olhando para as coisas ruins e a massacrar. Eu não consigo, acho que tenho de tirar proveito de tudo o que acontece.

Vendo pelo lado positivo, "só" precisa de vencer o Zenit para continuar na Champions e até final do ano defende a liderança da Liga em dois jogos. Esse seria um embalo definitivo?

Garanto que a ideia é sempre a mesma: fazer o que fizemos no campeonato da época passada, vencer todas as partidas possíveis. Quando entramos em campo não vamos a pensar que as outras equipas no confronto directo podem tropeçar... Desde que aqui cheguei aprendi que o nosso objectivo passa por fazer bem o nosso trabalho e não dependermos dos outros.

A contestação chegou a ser muito dura na fase mais conturbada da época. Acha que em algum momento foi injusta? O que sentiram naquela recepção após o jogo de Coimbra?

O futebol é assim. A cada dia que passa temos de mostrar que somos superiores e que temos as mesmas condições para alcançar grandes coisas.

Acha que as últimas exibições convenceram os adeptos de que o pior já passou?

É o que nós procuramos todos os dias, fazendo com que eles nos apoiem e acreditem que estamos a dar o nosso melhor. Não parece, mas ninguém fica satisfeito quando empatamos, muito menos com uma derrota. Não se tem noção, infelizmente, de como fica triste o balneário quando empatamos ou perdemos, porque não trabalhamos para isso, dedicamo-nos todos os dias para ganhar.

Por falar em balneário, como reagem quando os adeptos apontam alguns jogadores como não estando com a cabeça no clube?

É complicado, mas procuramos incentivar-nos uns aos outros no trabalho. É uma função de todos e quero deixar bem claro que não é só do capitão, há mais capitães, porque é muito fácil passar por um momento razoável e dar força, agora quando se passa por um momento ruim é mais complicado continuar a dar força.

Tem tido essa força?

Sempre, porque o primeiro a baixar a guarda fica de fora. Ou estamos todos juntos ou vira bagunça.

Houve algum momento em que alguém tenha balançado?

Até ao momento ainda não vi.

Mas não acha que o FC Porto esteve muito tempo sem admitir que algo estava mal?

Nas dificuldades temos de nos manter unidos para as superar. Uma cabeça não pensa melhor do que duas ou três. É melhor parar para analisar e é o que fazemos sempre para podermos reflectir sobre aquilo em que estamos mal. Só assim damos a volta por cima.

"Presidente está sempre connosco"

Sem entrar em polémicas, o guarda-redes não se incomoda com a onda de optimismo que tem invadido os rivais de Lisboa. Diz que as contas fazem-se em campo e lembra que foi campeão em cinco das seis temporadas que já completou no Dragão.

Apesar de alguns jogadores terem reconhecido que não estavam bem, porque é que só com a ida do presidente ao balneário, em Coimbra, se viu uma reacção diferente?

A verdade é que na Ucrânia conseguimos um bom resultado. O presidente sempre foi uma peça que nos ajudou bastante.

Mas os resultados só foram visíveis a partir de Donetsk.

Isso foi o que vocês conseguiram enxergar.

Foi o que se passou...

Sim, mas o presidente não apareceu no balneário só no dia do jogo de Coimbra.

Mas então o que motivou a reacção que vimos nos últimos jogos?

Calhou de o resultado surgir após essa presença dele. Mas ele é importante, apoia-nos sempre, viaja connosco, não fica em casa a ver o jogo, até nos momentos mais complicados, nem que caia um dilúvio. Ele está sempre connosco, sempre nos tem acompanhado.

Mas quando o presidente disse que reforçou a confiança em Vítor Pereira, que era quem estava mais na mira da crítica, o grupo sentiu que a resposta tinha de ser dado pelos jogadores?

Parecia que tinha sido assim, mas não foi. Posso dizer em nome do grupo que não foi por aí, muito pelo contrário. Tivemos jogos que não vencemos, mas nos quais nunca deixámos de correr e procurar a vitória. Calhou bem, graças a Deus, mas a vontade e o empenho foram sempre os mesmos.

Acha que um mau momento do FC Porto tem mais ênfase do que uma crise no Benfica ou no Sporting?

Só posso responder pelo FC Porto. São sete anos cá, por isso só posso responder pelo FC Porto. Se há ou não pressão nas outras equipas, não sei.

Há discursos muito confiantes nos adversários. Ainda esta semana Jorge Jesus disse que ninguém joga o jogo pelo jogo contra o Benfica...

Estou feliz no FC Porto, como disse é a minha sétima temporada e fui campeão em cinco. Não sei o porquê de ele dizer isso...

Quer dizer que não vê o FC Porto abaixo de ninguém?

Antes de terminar o campeonato ninguém pode falar se é melhor ou pior, só no fim é que se pode dizer. Não adianta eu dizer coisas e depois não as mostrar dentro do relvado. É lá que é preciso mostrar o que valemos...

Não há intocáveis no plantel

Vítor Pereira tem recorrido a quase todos os jogadores para encontrar a melhor fórmula para o FC Porto. Depois da derrota em Coimbra, reviu as suas opções e sacrificou algumas unidades. Helton reage com naturalidade e defende que não há intocáveis. "Se o mister achar amanhã que eu não devo jogar, tenho de Trabalhar para conseguir o meu lugar novamente", diz, dando o exemplo: "Não tenho nenhuma cláusula no contrato que diga que tenho de ser titular. Tenho é de trabalhar. Agora, a opinião é do treinador, não é do jogador." Importante, defende o guarda-redes, é não excluir aqueles que, momentaneamente, saíram das opções: "Mudanças sempre houve, mas posso dizer que eles são excelentes jogadores e que nos ajudam muito e têm sido profissionais sempre, agora a escolha não é nossa, é do treinador."

"Se a mensagem não fosse aceite saía tudo do avesso"

Não vale a pena forçar comparações com Helton, que dá a cara pelo treinador e desmente, em nome do balneário, qualquer contestação ao antigo adjunto, cuja promoção foi encarada sem preconceitos. Acima de tudo, equipa técnica e jogadores perseguem um objectivo comum.

Não escondia, na época passada, que tinha uma admiração especial por André Villas-Boas. Já tem essa sintonia com Vítor Pereira?

Antes de mais, quero frisar que não sou o único capitão do FC Porto. Somos 26 capitães. Sou o mais velho, mas como disse cada um tem uma maneira de ver. Vinha de uma época não muito feliz e o André fez com que eu voltasse a sentir prazer por jogar futebol e voltasse a dedicar-me cada vez mais ao meu trabalho.

Não perdeu essa dedicação?

Em momento algum perdi. O tempo diz-nos muito.

Mas como encararam a promoção de Vítor Pereira a treinador principal?

É difícil encontrar quem tenha iniciado a carreira como treinador principal. Tudo serve para aprender. Quando somos humildes sabemos aproveitar as oportunidades e fazer o melhor por nós. Não houve qualquer problema em vê-lo passar a principal, acho que ele só tem tirado proveito disso.

Acusam Vítor Pereira de falta de carisma e de condições para se impor ao grupo. Concorda com essa crítica?

Não, ele transmite-nos a mensagem e essa mensagem é aceite. Se não fosse assim saía tudo do avesso.

Mas não acha que ele foi um homem isolado perante a crítica em certas alturas?

Isolado não. Não consigo ver isso por esse ângulo, pelo contrário.

A torcer pelo amigo André

A saída de André Villas-Boas do FC Porto cortou o relacionamento profissional entre o treinador e o jogador Helton, mas não teve implicações na relação de proximidade que nasceu de um ano de convivência. "Está mais do que claro e transparente que ele, dentro do futebol, é um dos meus melhores amigos; e tenho poucos amigos. Tenho muitos colegas, mas amigos são poucos, é como na vida. É uma pessoa por quem vou torcer, independentemente de onde estiver, porque me mostrou e ensinou muita coisa. Embora sejamos praticamente da mesma idade, aprendi muito com ele e uma das coisas foi ser homem, independentemente de gostarem ou não, sou quem sou, sou assim", regista Helton.

"Venham ao estádio e cobrem só no fim"

Há boas perspectivas de ver o Estádio do Dragão encher contra o Zenit, a julgar pelo entusiasmo que o jogo está a gerar junto dos adeptos. Para além da venda a bom ritmo dos bilhetes, que já ultrapassou os 45 mil ingressos, os detentores de lugar anual têm a possibilidade de levar um convidado, o que promete encher o Dragão para o duelo com os russos. Helton juntou-se a 11 adeptos na foto que O JOGO reproduz nestas páginas, mas espera que o 12º jogador seja importante na terça-feira, num apoio incessante durante os 90 minutos: "Venham e cobrem só no fim".

Esta temporada, contudo, o relacionamento entre jogadores e adeptos nem sempre tem sido pacífico. "Os adeptos têm todo o direito de nos fazerem cobranças, uma vez que nos apoiam, pagam cotas e acompanham-nos", sublinhou Helton que, no entanto, tem uma visão diferente. "Aprendi a gostar do FC Porto, mas sempre pensei que a melhor forma de cobrar é esperar pelo final. Não posso cobrar a qualquer um dos meus empregados sem antes ver o resultado. Tenho pessoas que trabalham comigo, a quem eu peço para fazer algumas coisas, uma produção, por exemplo, mas antes de ver o final desse trabalho, não posso criticar, não posso apontar ou acusar, porque ainda não terminou e posso causar um dano maior se o fizer", explicou. Embora reconhecendo que no futebol as coisas são diferentes, o guarda-redes aceita a crítica: "Estou de acordo com essa cobrança até porque hoje também me vejo como adepto e tenho de ter cuidado com os meus companheiros de trabalho para não deixar passar o emocional como adepto, porque eu também sou profissional e tenho de estar desse lado sempre e ao mesmo tempo passando essa emoção como adepto". O que incomoda mais Helton e os outros jogadores do clube são as críticas sem razão de ser. "Ninguém gosta de ser criticado. É sempre chato, a menos que haja uma crítica construtiva bem alicerçada, aí as pessoas ainda conseguem entender. No fundo, é tudo uma questão de como as coisas são feitas", explicou.

"Adeptos contra nós é gostinho para os nossos adversários"

A época quase perfeita de 2010/11 é um termo de comparação que eleva a fasquia. Helton lembra que só os rivais do FC Porto beneficiam quando os dragões são assobiados e lembra que a união faz a força.

Concorda que é difícil convencer os adeptos de que um grupo de jogadores praticamente igual ao que venceu tanta coisa na época passada possa baixar de rendimento?

Eu sei que é complicado, não resta qualquer dúvida. Mas faço um pedido: não vamos dar o gostinho aos nossos adversários de ver os nossos adeptos contra nós, não podemos dar esse gostinho, porque isso não seria apoio, nem cobrança normal para que nos superássemos. Dou um exemplo: contra o Besiktas, no ano passado, tivemos provas de que eles torcem pela equipa. A qualquer momento nós éramos insultados pelos adeptos, mas eles só criticaram os jogadores deles quando terminou um jogo em que estávamos com menos dois jogadores e ganhámos.

in "ojogo.pt"”

Retirada de:

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Esta Semana …

Meus caros, não tenho publicado no meu blog, não por falta de assunto, mas por falta de tempo - vida de estudante tem destas coisas – aqui vai um post resumido.

Esta semana aconteceram algumas coisas relevantes no futebol português. Foi o escaldante clássico na Luz que desta vez escaldou mesmo. Os sportinguistas não gostaram de ser as cobaias da jaula e decidiram mostrar o seu desagrado incendiando a bancada. Toda a semana tem sido um falatório por causa disso… Depois veio o presidente do clube de Alvalade afirmar que - meus amigos voltou a haver coisas estranhas no túnel da luz! – Os sportinguistas pedem que os de Benfica mostrem as filmagens. Esqueçam, elas já devem estar manipuladas. Enfim a segunda circular está ao rubro, eles que se entendam enquanto isso nós portistas vamos assistindo ao filme.

No Domingo o FC Porto somou 50 jogos sem perder na Liga. Segundo vi, creio que no OJOGO, é preciso procurar muito para encontrar um registo semelhante. Que esse número continue a subir é o que queremos.

Ainda no Reino do Dragão, outro acontecimento que marcou a semana foi o jornalista da TVI Valdemar Duarte ter afirmado que foi insultado pelo presidente do FC Porto e agredido por membros da segurança. Não sei se o facto aconteceu mesmo, o que sei é que esse senhor já à muito tempo que está a pôr-se a jeito, durante as transmissões dos jogos do FC Porto farta-se de fazer comentários infelizes. No entanto, se aconteceu mesmo, julgo que talvez o clube azul e branco podia ter resolvido a coisa de outra forma.

Não podia terminar este meu post sem fazer uma referência aos Super Dragões que comemoraram esta semana 25 anos. Se muitas vezes as claques estão ligadas a acontecimentos menos positivos do futebol, a verdade é que sem elas os jogos seriam uma tristeza. Os super estão sempre com a equipa, seja onde for, sempre prontos a apoiar e isso faz com que nos estádios haja um ambiente fantástico. Gosto muito quando, durante as transmissões de jogos, seja no Estádio do Dragão ou noutro qualquer, só se ouve o apoio das claques portistas, fazendo com que os comentadores sejam quase imperceptíveis. Parabéns aos Super dragões! E que continuem a apoiar a equipa seja onde for.

Este fim-de-semana não há jogo do FC Porto, o campeonato volta a parar para a Taça de Portugal, assim a equipa tem mais tempo para preparar o jogo da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

domingo, 27 de novembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Sporting de Braga 2

1 – Crónica

FC Porto Carimba Cinquenta Jogos Sem Perder Com Mais Uma Vitória

No final de tarde início de noite deste Domingo, o FC Porto recebeu o Sporting de Braga em partida a contar para a décima primeira jornada da Liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos campeões nacionais por 3-2.

O FC Porto entrou em campo sabendo que para permanecer no primeiro lugar da liga precisava de vencer o Sporting de Braga. Fazendo uso da máxima: em equipa que ganha não se mexe, Vítor Pereira fez alinhar o mesmo onze que na passada quarta venceu na Ucrânia. A primeira parte revelou duas equipas a jogarem olhos nos olhos, duas equipas a jogarem futebol sem que nenhuma delas pusesse o autocarro e o atrelado frente a sua baliza. O Sporting de Braga entrou a querer mostrar ao campeão nacional que estava ali sem medo e durante os primeiros minutos aproximou-se algumas vezes da área portista. Aos poucos o FC Porto foi tomando conta do jogo e o primeiro golo surgiu ao minuto 37, Hulk de cabeça concluiu uma jogada que Defour havia iniciado e que James deu sequencia. Ainda na primeira parte Hulk esteve perto de bisar. Após o intervalo os dragões mostraram que queriam resolver o jogo o mais rápido possível, James esteve perto do golo. Entretanto os minhotos reagiram, mas Helton desviou o perigo da baliza portista. O segundo golo do jogo surgiu através de um remate do Incrível Hulk, ao minuto 78, após uma tabelinha deste com João Moutinho. Entretanto Vítor Pereira retirou James do jogo e lançou Kleber. E foi Kleber quem, ao minuto 82, marcou o terceiro tento, a passe de Hulk. Com o FC Porto a vencer por 3-0 havia festa nas bancadas onde seguramente esperavam mais golos portistas, contudo quem marcou foi o Braga. Ao minuto 88 o árbitro assinalou grande penalidade a favor dos minhotos e Lima reduziu a desvantagem. Quatro minutos depois o mesmo Lima fez o segundo golo do Braga. Assim o marcador ficou 3-2.

Com esta vitória o FC Porto mantêm a liderança do campeonato, em igualdade pontual com o Benfica, mas com mais golos marcados e menos golos sofridos.

2 – Análise

Na minha memória estava o FC Porto Sporting de Braga da época passada, à quarta jornada, esse grande jogo que os dragões também venceram por 3-2, jogo que ambas as equipas discutiram o resultado até ao fim, jogo que teve uma arbitragem fantástica. Ora, o jogo desta época, à décima primeira jornada, foi, também um bom jogo, mas foi incomparável ao da época passada, a começar pela arbitragem. Mas não vou entrar por aí, porque nós portistas gostamos pouco de reclamar, a verdade é que razões para tal temos. A diante. Gostei do jogo, mais uma vez o FC Porto mostrou que o mau momento passou, chutaram-no em grande estilo para canto e daí para fora. Vítor Pereira voltou a apostar nos mesmos onze que na passada quarta venceram na Ucrânia, e na minha opinião fez muito bem. Gostei, mais uma vez, do trio de meio campo, penso que dá consistência à equipa. Julgo que o que falta agora é a defesa acertar, para que não voltem a repetir desconcentrações que podem por a equipa em apuros. Por todos os acontecimentos recentes este jogo assumia uma grande importância, na medida em que se esperava a confirmação da resposta que a equipa havia dado na Ucrânia, e os dragões responderam positivamente. Acredito que o campeão está de volta! E já lá vão cinquenta jogos para o campeonato nacional sem perder, que este número continue a crescer!

PS. Grande ambiente nas bancadas!

sábado, 26 de novembro de 2011

Convocados Para a Décima primeira Jornada da Liga

Aqui estão os convocados de Vítor Pereira para a décima jornada da Liga.

Helton, Maicon, Alvaro, Belluschi, João Moutinho, Rodríguez, Kléber, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, James, Djalma, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vítor Pereira em Antevisão da Décima Primeira Jornada

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo do próximo Domingo relativo à décima primeira jornada da liga, frente ao Sporting de Braga.

“"ESPERAMOS UM GRANDE AMBIENTE"

Na antevisão da recepção ao SC Braga, o treinador Vítor Pereira considerou "fundamental" criar um "envolvimento forte" com a massa associativa para assegurar a vitória. Depois do triunfo por 2-0 em Donetsk, para a Champions League, o técnico frisou que se a equipa apresentar "empenho, agressividade, concentração e talento", então o público do Dragão funcionará como 12.º jogador.

Adversário de qualidade

"Este é um SC Braga competitivo, de qualidade e bem orientado. Nos últimos anos, tem-se afirmado no futebol português. É uma equipa complicada, que nos vai criar dificuldades, mas vamos estar preparados para elas e vamos adoptar a estratégia que acharmos conveniente para abordar o jogo."

Apelo aos adeptos

"Sinceramente nem tinha pensado na hipótese de podermos chegar aos 50 jogos sem perder no campeonato nacional. Estou focado unicamente na vitória, com o apoio da massa associativa. É fundamental criar um envolvimento forte, de grande emocionalidade, e sentirmos que a massa associativa está connosco. Esperamos um grande ambiente, um grande jogo e uma vitória. Temos de fazer o nosso trabalho e se o fizermos com empenho, agressividade, concentração e talento, de certeza que os adeptos estarão do nosso lado."

Rumores de saída do treinador

"Já disse, por mais do que uma vez, que ser treinador é conviver com isso e ser treinador de um clube como o FC Porto é conviver com isso de uma forma ainda mais exponenciada. É natural que surjam muitas notícias porque vendem. Acredito no trabalho que fazemos e acredito muito no talento dos jogadores. Numa estrutura como a do FC Porto, temos tudo para ganhar e mantermo-nos confiantes. Sou um treinador confiante no meu trabalho."

O "derby" Benfica-Sporting

"Sinceramente, a minha preocupação única e exclusiva é ganhar o nosso jogo, porque, se o fizermos, de certeza absoluta que vamos continuar na frente. Não me passa totalmente ao lado porque é um jogo que nos diz também respeito, mas o que nos interessa verdadeiramente é o FC Porto e o grande adversário que vamos ter pela frente."

De Coimbra a Donetsk

"Fizemos um jogo frente à Académica em que reconhecemos que não estivemos ao nosso melhor nível, em termos de agressividade e concentração. Frente ao Shakhtar tudo isso surgiu e o resultado foi diferente. O Presidente foi ao balneário porque o FC Porto, como estrutura, faz o que é possível para sermos competitivos e ganhar os jogos. Não se trata de nada de especial, penso que não acontece só no FC Porto mas sim em todos os clubes. Tratou-se da necessidade de assumirmos as nossas responsabilidades, só isso."

Mais confiança

"Uma vitória sobre o SC Braga pode dar-nos mais confiança, que nos permita potenciar melhor o talento de cada um. Esperamos ganhar para reforçar a nossa posição na frente do campeonato e a consistência dos nossos comportamentos. Estamos a tentar recuperar e para já não há ninguém impedido de jogar. Sabemos que fizemos uma viagem desgastante e tivemos um jogo igualmente desgastante, mas vamos estar de certeza preparados."”

Em

www.fcporto.pt

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Do Jogo de Ontem Às Declarações do Presidente Passando Por Outros Temas

Antes de mais peço desculpa por este post ser demasiado grande, mas há tanta coisa para dizer …

Sobre o jogo de ontem

Não há mal que sempre dure, já diz o ditado. E o jogo de ontem revelou que o FC Porto tem equipa e que os jogadores estão lá para remar contra o mau momento. Ontem foi dado um grande paço para mandar esse mau momento às malvas, agora à que continuar a trabalhar e a ter a mesma atitude guerreira de ontem. Tudo bem que não foi um jogo brilhante, mas houve raça, crença e sorte, porque no futebol também é preciso sorte, já que costuma-se dizer que a sorte protege os audazes.

Atitudes estranhas de Portistas

“Ser portista é uma bênção que não se pode partilhar…” Diz a letra dos Filhos do Dragão, e diz bem. Ou como diz o Capitão Helton: “torcer pelo FC Porto é fácil, ser porto não é para todos” outra verdade. Para ser portista tem de ser sempre, nas horas boas e nas más, nas vitórias e sobretudo nas derrotas. Eu defendo o FC Porto o melhor que posso, sinto um grande orgulho ao fazer isso e faz-me muita confusão que possa haver portistas que juntem a sua voz às vozes que querem deitar o clube a baixo. Portistas que ontem ficaram tristes com a vitória do FC Porto, porque queriam que Vítor Pereira saísse. Que raio de portistas são estes? Eu não me considero mais portista que ninguém, mas não admito que portistas tenham semelhante posição. Talvez seja melhor mudarem de clube, porque isso não é ser portista, isso não é ser Porto.

Atitude da imprensa

Mais uma vez revoltou-me o facto, daqueles dois supostos jornais desportivos de Lisboa terem puxado para a capa assuntos tão desnecessários, para mais uma vez ignorarem uma vitória portista na Europa. Que raiva!

Posto isto, vamos às declarações do presidente Pinto da Costa no final do jogo de ontem.

“Pinto da Costa: "FC Porto que esteve em Coimbra morreu"

Pinto da Costa enalteceu a vitória da equipa, mas sobretudo o carácter com que jogadores e equipa técnica partiram para o jogo. "Estive no balneário antes do jogo e já depois de me ter despedido fui de novo chamado pelo treinador e pelos jogadores, que me quiseram garantir que o FC Porto de Coimbra tinha morrido e que hoje [ontem] ia ver o meu FC Porto fazer uma exibição à Porto, para vencer", revelou. Aliás, confiança é algo que o presidente acredita ver recuperada: "É isto que eu espero dos meus jogadores e não tenho a mínima dúvida que é o que vai acontecer no futuro. Ninguém desaprendeu de jogar, ninguém deixou de querer e no momento de cerrar os dentes e unir fileiras, todos disseram presente". Ao contrário das notícias postas a circular, o lugar de Vítor Pereira nunca esteve em causa, assegurou. "Há gente que vem inventando notícias do Paulo Bento e daquele rapaz do Marítimo. Sabemos que são coisas orquestradas pelo Correio da Manhã. Mas não lhes damos o mínimo de credibilidade. O senhor Rui Santos teve o descaramento de dizer que tinha ido à Dinamarca para contactar O Paulo Bento. É ridículo e estúpido. No dia em que quiser falar com ele não tenho de ir à Dinamarca, basta pegar no telefone. Como próprio Paulo disse - e bem -, isso é de um indivíduo que não tem credibilidade, nem é sério. O treinador nunca se sentiu afectado, nunca se sentiu perturbado, nem nunca sentiu o lugar em risco. Se não confiasse nele não estaria aqui", frisou. Antes de pensar no Zenit, Pinto da Costa sublinhou a importância do próximo jogo do campeonato:

"Há que ganhar ao Braga. Não estamos só nesta prova. Domingo vamos dar continuidade a esta exibição".Por fim, o presidente aproveitou para fazer um esclarecimento:

"Quando jogámos em São Petersburgo houve um energúmeno que escreveu que eu não tinha ido, porque sabia que o FC Porto ia perder e não me queria envolver na derrota. Faltei ao jogo, como era sabido, porque o meu filho estava a ser submetido a uma operação delicada nesse mesmo dia. Esse palavreado não tem qualificação".

in "ojogo.pt"

Em

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Declarações Soltas

Passei pelo blog:

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

E deparei-me com as seguintes declarações de dois ex-jogadores do FC Porto.

“"ao longo dos anos, o FC Porto, nomeadamente o seu presidente, têm defendido as pessoas que lá trabalham, e penso que este ano não será diferente".”

João Pinto, Ex-Capitão dos Dragões.

“"Posso dizer que o clube que mais amei foi o FC Porto. Não nasci a gostar do FC Porto, mas apaixonei-me pelo FC Porto"”

Deco

E estas palavras do brasileiro ex-médio do FC Porto lembraram-me umas palavras de um outro brasileiro, actual capitão do FC Porto, no aniversário da inauguração do Estádio do Dragão.

“"Fico no Dragão até que se enjoem de mim. Eu não consigo enjoar-me de estar cá. E mesmo depois de se enjoarem e me mandarem embora, vou continuar a ser Porto. Não há forma de mudar isso"; "Durante estes sete anos aprendi a ser portista e a amar o clube. Vou continuar a emocionar-me cada vez que piso o relvado e continuar a procurar os títulos".

Helton

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Crónica e Análise: Shakhtar Donetsk 0 - FC Porto 2

1 – Crónica

FC Porto Deu Boa Resposta na Ucrânia

O FC Porto deslocou-se ao terreno do Shakhtar Donetsk, em partida a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final do jogo verificou-se a vitória dos campeões nacionais por 0 – 2.

O FC Porto entrou em campo sabendo que dependia de si próprio para continuar na Liga dos Campeões, para isso era imperativo ganhar. Mas foram os Ucranianos – que estão de fora das competições Europeias – os primeiros a dar sinal de perigo, aliais, durante a primeira parte surgiram algumas vezes próximo da baliza de Helton. O FC Porto também esteve próximo de marcar no primeiro tempo, mas o intervalo chegou com um nulo no marcador. No segundo tempo os dragões entraram decididos a resolver a questão, e foram aproveitando o desgaste dos ucranianos para ganharem metros. O Shakhtar esteve próximo de activar o marcador, mas o guarda-redes e capitão do FC Porto não permitiu. Hulk, inaugurou o marcador, a passe de João Moutinho e encheu os portistas de esperança. Até que perto do final do encontro Maicon falha o remate mas um jogador ucraniano introduz a bola na própria baliza. Estava assim feito o segundo golo do FC Porto e a vitória segura.

Com este resultado os dragões deixam em aberto a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ainda com possibilidade de chegar ao primeiro lugar do grupo, de qualquer forma seja para passar em primeiro lugar ou em segundo tem de vencer, na próxima e última jornada o Zenit no Estádio do Dragão.

2 – Análise

Antes do jogo, em dois blogs, disse o seguinte: “Sei que não vai ser fácil, e que muita coisa pode acontecer hoje. Por isso no final do jogo logo se vê…” E o que é que se viu? Viu-se um FC Porto à Porto, um conjunto de jogadores que mostraram que quiseram e foram Porto esta noite, hoje sim, hoje foram Porto e eu estou feliz e orgulhosa por isso. Eu tinha esperança que isto fosse acontecer, mas tinha medo de ter esperança e por isso sofri hoje como a muito tempo não sofria, mas sofri, porque sabia que a equipa era capaz de trazer para o Dragão o resultado que trouxe. Gostei do jogo, mais da segunda parte - a primeira foi mais complicada, porque os Ucranianos deram trabalho - na segunda parte o FC Porto carregou e conseguiu o que mais importava, os golos que dessem a vitória. A passagem à próxima fase está ao alcance de uma vitória na última jornada da fase de grupos. Mais uma vez a Ucrânia deu sorte! Acredito que este jogo com um resultado positivo funcionem como um dínamo, uma vitamina para esta equipa enfrentar os jogos que se aproximam. Tenho orgulho em ser portista, e tenho orgulho hoje e sempre sejam quais forem os resultados.