sábado, 17 de dezembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Marítimo 0

1 – Crónica

Água Mole Em Pedra Dura Tanto Bate Até Que Fura!

No início de noite deste Sábado, o FC Porto recebeu o Marítimo no Estádio do Dragão em jogo a contar para a décima terceira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.

No último jogo do campeonato, antes do final de 2011, o FC Porto entrou em campo com a certeza que ganhar era o único resultado que permitia voltar à liderança do Campeonato. E foi com esse pensamento que Vítor Pereira fez alinhar o mesmo onze que na jornada passada tinha derrotado o Beira-Mar.

O FC Porto procurou o golo durante todo o encontro, traduzindo essa busca num impressionante jogo ofensivo, pintado de lances colectivos, cantos e remates. Mas foi difícil marcar, porque na baliza do Marítimo estava um guarda-redes que esta noite estava apostado em ser herói. Belluschi foi o primeiro a tentar o golo e a esse remate sucederam-se outros tantos que invariavelmente encontravam o guarda-redes verde rubro do outro lado. Quase no final do primeiro tempo os madeirenses ficaram reduzidos a 10.

No segundo tempo Vítor Pereira lançou todos os trunfos que tinha no banco, apostando cada vez mais no ataque e essa aposta deu frutos. Já diz o ditado que tantas vezes o cântaro vai a fonte que um dia parte; quando nas bancadas, por certo, muitos lembravam-se do jogo que ditou o afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões; eis que Rodriguez resolveu activar o marcador e acalmar os portistas, que minutos antes tinham visto o Marítimo quase inaugurar o marcador. Dois minutos depois do golo de Rodriguez, surgiu o segundo golo, este por intermédio de um defesa do Marítimo que ao desviar a bola do alcance de Otamendi colocou-a na sua própria baliza.

Com esta vitória os dragões terminam 2011 na liderança do campeonato, repartida com o Benfica, somam 33 pontos, 32 golos marcados e 8 sofridos.

2 – Análise

Custou mas foi! Tanto remate, tanto canto, tanto jogo ofensivo tinha de dar vitória. Não foi fácil, nenhum de nós certamente esperava que fosse, o Marítimo tem feito bons jogos e frente aos outros dois grandes dificultou-lhes a vida, hoje não foi diferente. Gostei do jogo, não gostei de sofrer – confesso que a dada altura lembrava-me do jogo da Liga dos Campeões e não queria acreditar que podia ser possível haver outro jogo assim. E não houve, porque ao contrário desse jogo hoje houve golos, que apareceram devido à persistência dos jogadores portistas, mas tendo em conta o volume de jogo ofensivo a vantagem foi curta. Quanto a mim, fez bem Vítor Pereira ao lançar os trunfos todos em campo, à que correr riscos para ganhar. A verdade é que se corresse mal iam chover críticas por ter arriscado, se é que não vão chover críticas na mesma … a diante, foi um bom jogo, com um FC Porto com um caudal ofensivo enorme, com os jogadores a mostrarem grande querer, grande persistência e quando assim é as vitórias aparecem, pode custar a entrar os golos, mas eles aparecem. Em 2011 está tudo dito sobre o campeonato, para o ano há mais! E quem é o campeão de Inverno? Eu sei que não vale de nada ser campeão de inverno, mas mais uma vez é o FC Porto, com 33 pontos, 32 golos marcados e 8 sofridos. E meus caros 52 jogos sem perder!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Convocados Para a Décima Terceira Jornada da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da Décima Jornada da Liga, frente ao Marítimo.


Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Otamendi e Bracali.

Sorteio dos 16 avos de Final da Liga Europa

Realizou-se na manhã de hoje o sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa. O FC Porto vai iniciar a defesa do título que conquistou no passado mês de Maio frente aos ingleses do Manchester City, que, tal como os dragões, baixaram da Liga dos Campeões. A eliminatória vai realizar-se a 16 e 23 de Fevereiro. Diria que a fava saiu demasiado cedo ao campeão, vamos ver como as coisas vão correr. Ainda falta muito tempo e muitos jogos.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vítor Pereira em Antevisão da Décima Terceira Jornada da Liga

Vítor Pereira em Antevisão da Décima Terceira Jornada da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da décima terceira jornada da Liga, frente ao Marítimo.

“VÍTOR PEREIRA: "QUEREMOS CONTINUAR NA FRENTE"

Vítor Pereira espera um Marítimo difícil de bater, com um "onze" equilibrado e competente, apesar das ausências no meio-campo. O treinador diz que o FC Porto só tem em mente a vitória, para dar seguimento às últimas exibições, numa época em que o campeonato deverá ser "disputado até ao limite".

"Em mente a vitória"

"O Marítimo está a fazer um belíssimo campeonato, é uma equipa organizada e equilibrada, que tem provado a sua competência e que vem ao Dragão tentar dar seguimento a esse momento. Temos única e exclusivamente em mente a vitória, sabendo das dificuldades, mas querendo continuar na frente. O FC Porto dos últimos quatro jogos tem-se revelado consistente, com qualidade de jogo e é essa equipa que espero ver amanhã, para levar de vencida o Marítimo".

Marítimo enfraquecido?

"Só depois do jogo posso responder a essa questão. No plano teórico sim, porque jogarão atletas sem o mesmo ritmo de jogo. Os jogadores que entrarem serão igualmente jogadores de qualidade, que procuram a sua oportunidade. Sinceramente, não sei se o Marítimo se apresenta menos forte do que o costume."

Equipa confiante e consistente

"Sentimos que devemos evoluir para um jogo de maior qualidade, mas pelo menos sentimos a equipa confiante, segura, com exibições consistentes e esperamos continuar a dar sequência a essa melhoria. Neste jogo, sabendo que vai ser complicado, queremos proporcionar aos nossos adeptos, que merecem – e não esqueço o jogo com o Zenit, em que foram verdadeiros adeptos –, um bom jogo, com qualidade e com uma vitória."

Campeonato disputado até ao limite

"Este ano seria um campeonato diferente, disputado até ao limite, e acredito que será assim até ao fim. O Sporting está bem, o SC Braga também e vai ser duro. Temos de estar preparados para o disputar até ao fim."

Jogadores nucleares vão manter-se

"É natural que surjam nomes para sair e para entrar. A garantia que tenho do nosso presidente é que todos os jogadores nucleares se vão manter. É com eles que quero ver este FC Porto crescer. É natural que haja muitas especulações, mas não estou preocupado com isso."

Danilo tem muita qualidade

"Danilo tem muita qualidade. Esperamos que ele chegue e quando chegar vai lutar pelo espaço dele, como vão lutar todos os que cá estão."

Rodríguez está a trabalhar bem

"O Walter neste momento não está a treinar, não conto com ele. Conto com todos ao nível da exigência que eu quero para o FC Porto. O Rodríguez não está satisfeito com a situação dele, quer dar mais, e eu quero o melhor para a equipa. Ele sabe o que pretendo dele, neste momento está a trabalhar bem e é opção como todos os outros."”

Em

www.fcporto.pt

PS. O jogo vai ser transmitido pela TVI, como será que se vai comportar o habitual narrador, Valdemar Duarte?

sábado, 10 de dezembro de 2011

Crónica e Análise: Beira-Mar 1 – FC Porto 2

1 – Crónica

FC Porto Somou Mais uma Vitória

No final de tarde início de noite deste Sábado, Beira-Mar e FC Porto defrontaram-se no Estádio municipal de Aveiro, em partida a contar para a 11ª jornada da liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 1-2.

O FC Porto regressou ao campeonato nacional, depois da jornada europeia menos feliz, com a missão de somar três pontos para permanecer na liderança da Liga. Com esse objectivo em mente, Vítor Pereira apenas fez uma alteração no onze inicial, fê-la devido à lesão do belga Defour, que foi substituído pelo argentino Belluschi.

Vamos à história do jogo. Que foi morno, com uma primeira parte dividida – até no número de golos – mas não no número de oportunidades, aí os dragões tiveram vantagem. Foram os aveirenses que inauguraram o marcador, ao minuto 33, mas o colombiano James tratou de empatar a partida ainda antes do intervalo, minuto 40. No segundo tempo, os dragões aumentaram a pressão e ao minuto 58 Hulk completou a cambalhota no marcador. Ainda houve tempo para Iturbe estriar-se no campeonato. Destaque ainda para a oportunidade flagrante que o Beira-Mar teve para chegar ao empate, mesmo no minuto final da partida.

Com esta vitória o FC Porto soma 30 pontos e mantêm a liderança.

2 – Análise

Depois do afastamento da Liga dos Campeões, era importante vencer este jogo, não só em termos de motivação da equipa, mas também e sobretudo, para manter a liderança no campeonato. O objectivo foi cumprido ainda que, na minha opinião, tenha sido curta a vantagem. A exibição de hoje não foi como a da passada Terça, mas não posso dizer que não gostei do jogo de hoje. Não estava à espera de um jogo fácil, como não foi, mas o FC Porto soube, com calma, dar a volta à situação. E, como já disse, até parece-me que a vantagem foi curta. Os dragões criaram situações de perigo suficientes para, na minha opinião, mais um ou dois golos. Mas também é verdade que tiveram sorte, porque no último minuto podia ter caído um grande balde de água fria. Acredito que a equipa ainda é capaz de fazer mais e melhor. Destaque ainda para a estreia de Iturbe, vamos lá ver se é desta que o argentino começa a brilhar no campeonato. Ah! E já lá vão 51 jogos!

PS. Fantástico o apoio dos adeptos portistas que foram a Aveiro.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vítor Pereira em Antevisão da Décima Segunda Jornada da Liga e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da décima segunda jornada da Liga.

“"QUERO VER O FC PORTO DOS ÚLTIMOS TEMPOS"

Na conferência de imprensa de antevisão da deslocação ao terreno do Beira-Mar (12.ª jornada da Liga, sábado, às 18h30), Vítor Pereira analisou a subida de forma da equipa nos últimos encontros. As falhas de concretização registadas frente ao Zenit, que impediram os Dragões de seguir em frente na Champions, não se vão repetir muitas vezes, sublinhou.

Que resposta espera da equipa no jogo frente ao Beira-Mar?

Quero ver o FC Porto dos últimos tempos. Há três jogos que a equipa tem evidenciado comportamentos de qualidade, a partir do encontro com o Shakhtar. Com o SC Braga fizemos um jogo colectivo forte e com Zenit a mesma coisa. No mínimo, espero um FC Porto igual ao do último jogo, mas a concretizar as oportunidades de golo.

Houve uma melhoria de qualidade, mas também dificuldades de finalização. Precisa de um avançado?

O FC Porto, este ano, está a jogar com um avançado que foi “só” o melhor marcador do campeonato passado. É com ele que contamos neste momento, acreditando na sua qualidade. Quer na ala, quer no meio, o Hulk já provou que consegue marcar golos. O que suceder no futuro depende do clube e da administração. Já conversámos e vamos ver o que pode acontecer.

Como definiria a época do FC Porto até aqui?

Sou um treinador exigente. Gostaria que a equipa continuasse na Champions League e não tivesse saído da Taça, mas estamos em primeiro lugar do campeonato, que é objectivo principal da época. Temos a oportunidade de defender o título da Europa League, o que também é importante, e a Taça da Liga ainda não começou. Não posso dizer que seja uma época de sucesso absoluto e com uma qualidade de jogo que me satisfaça, porque sou exigente. Mas nos últimos tempos temos tido um crescimento de qualidade de jogo, carácter e confiança, que nos cria a expectativa de ter um FC Porto mais forte daqui para a frente.

O que mudou nos últimos jogos?

Temos uma equipa mais coesa, agressiva e confiante, a jogar melhor. Houve uma melhoria dos comportamentos. Este é um FC Porto diferente daquele que jogou contra a Académica, por exemplo.

Concorda com o facto das equipas da Champions baixarem para a Europa League, algo que André Villas-Boas criticou?

Os regulamentos são regulamentos. Conquistámos esse direito, pelo terceiro lugar que alcançámos no grupo. Vamos aproveitar a oportunidade para defender o título que é nosso.

Que comentário lhe merece a nomeação de Sapunaru como melhor jogador romeno do ano?

Para mim, o futebol é um jogo colectivo e só num grande colectivo se conseguem títulos individuais. Provavelmente, ele conquistou esse título pela grande época do colectivo FC Porto no ano passado.

Como está a equipa psicologicamente?

A equipa ficou triste pela saída da Champions, mas tem consciência de que a jogar desta forma estaremos muito mais habilitados a ganhar do que a empatar, o que foi o caso frente ao Zenit. As falhas de concretização não acontecerão sempre como no último jogo, porque somos uma equipa que até costuma fazer muitos golos. Vamos defrontar um Beira-Mar muito bem organizado, como mostra o baixo número de golos sofridos. É uma equipa que criou grandes dificuldades a todos os adversários, inclusivamente os “grandes”. Mas sabemos qual tem sido o nosso trabalho e estamos num momento forte.

À excepção de Defour, lesionado, o FC Porto vai manter o mesmo figurino?

Temos trabalhado com muita exigência e a equipa que jogará é a que tem correspondido às exigências e a que me tem transmitido mais confiança no trabalho semanal. Não será muito diferente daquela que transmitiu confiança, qualidade e solidariedade táctica e emocional, frente ao Zenit.

VÍTOR PEREIRA: “NÃO VAMOS PERDER JOGADORES FUNDAMENTAIS”

Devido às notícias especulativas que quase diariamente têm sido veiculadas pela imprensa, o sítio do FC Porto colocou directamente a questão a Vítor Pereira, sobre eventuais saídas do plantel.

“Após conversa com o Presidente, tenho a garantia de que em Janeiro não sairão quaisquer jogadores que eu considere fundamentais para alcançar o sucesso”, respondeu o técnico.

Vítor Pereira quis ainda esclarecer que o planeamento faz-se sempre entre o presidente, a estrutura e o treinador, e que o FC Porto não está disponível para negociar os passes de jogadores considerados decisivos para o sucesso da equipa.

“É normal que haja clubes interessados em jogadores nossos, como é normal o FC Porto estar interessado em jogadores de outros clubes, isso faz parte do futebol, mas é seguro que não vamos prescindir dos nossos principais atletas, pelo que não faz sentido sequer voltar a responder a este género de notícias especulativas, que não têm qualquer fundo de verdade”.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Lista de convocados de Vítor Pereira

Helton, Maicon, Alvaro, Belluschi, João Moutinho, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Walter, Iturbe, Alex Sandro, Otamendi e Bracali.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Mercado de Transferências Já Faz Correr Tinta

Depois do “inferno” que foi o mercado de transferências no verão, com a incerteza a pairar no plantel portista, cujos resultados dessa incerteza, na minha opinião, fizeram-se sentir depois – quando a equipa esteve em baixo de forma.

Em pleno verão nós portistas só esperávamos para ver quem ia sobrar. Apenas saiu Falcão e nós as tantas ficámos agradecidos por não nos terem devastado o plantel.

Entretanto o mercado fechou, mas para os jornais desportivos parece que ele continuou aberto, porque todos os dias, invariavelmente, vemos notícias sobre interessados neste ou naquele jogador do FC Porto. Já não há paciência, quando o plantel precisa de estar em sossego para continuar a evoluir a qualidade de jogo, o que menos precisam é de notícias destas. Se é que os jogadores lêem jornais…

O mercado vai reabrir agora - lá vem mais um mês de incerteza e sufoco - mas as vendas, para os desportivos, claro, já estão em velocidade de cruzeiro, até há saldos…

É verdade que com a despromoção do FC Porto da Liga dos Campeões para a Liga Europa deixou de entrar dinheiro que, certamente, daria tanto jeito e talvez por isso seja necessário mesmo vender alguém, agora não será, espero eu, alguma das peças fulcrais no xadrez de Vítor Pereira.

Aguardemos para ver o que acontece.