1 – Crónica
Água Mole Em Pedra Dura Tanto Bate Até Que Fura!
No início de noite deste Sábado, o FC Porto recebeu o Marítimo no Estádio do Dragão em jogo a contar para a décima terceira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.
No último jogo do campeonato, antes do final de 2011, o FC Porto entrou em campo com a certeza que ganhar era o único resultado que permitia voltar à liderança do Campeonato. E foi com esse pensamento que Vítor Pereira fez alinhar o mesmo onze que na jornada passada tinha derrotado o Beira-Mar.
O FC Porto procurou o golo durante todo o encontro, traduzindo essa busca num impressionante jogo ofensivo, pintado de lances colectivos, cantos e remates. Mas foi difícil marcar, porque na baliza do Marítimo estava um guarda-redes que esta noite estava apostado em ser herói. Belluschi foi o primeiro a tentar o golo e a esse remate sucederam-se outros tantos que invariavelmente encontravam o guarda-redes verde rubro do outro lado. Quase no final do primeiro tempo os madeirenses ficaram reduzidos a 10.
No segundo tempo Vítor Pereira lançou todos os trunfos que tinha no banco, apostando cada vez mais no ataque e essa aposta deu frutos. Já diz o ditado que tantas vezes o cântaro vai a fonte que um dia parte; quando nas bancadas, por certo, muitos lembravam-se do jogo que ditou o afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões; eis que Rodriguez resolveu activar o marcador e acalmar os portistas, que minutos antes tinham visto o Marítimo quase inaugurar o marcador. Dois minutos depois do golo de Rodriguez, surgiu o segundo golo, este por intermédio de um defesa do Marítimo que ao desviar a bola do alcance de Otamendi colocou-a na sua própria baliza.
Com esta vitória os dragões terminam 2011 na liderança do campeonato, repartida com o Benfica, somam 33 pontos, 32 golos marcados e 8 sofridos.
2 – Análise
Custou mas foi! Tanto remate, tanto canto, tanto jogo ofensivo tinha de dar vitória. Não foi fácil, nenhum de nós certamente esperava que fosse, o Marítimo tem feito bons jogos e frente aos outros dois grandes dificultou-lhes a vida, hoje não foi diferente. Gostei do jogo, não gostei de sofrer – confesso que a dada altura lembrava-me do jogo da Liga dos Campeões e não queria acreditar que podia ser possível haver outro jogo assim. E não houve, porque ao contrário desse jogo hoje houve golos, que apareceram devido à persistência dos jogadores portistas, mas tendo em conta o volume de jogo ofensivo a vantagem foi curta. Quanto a mim, fez bem Vítor Pereira ao lançar os trunfos todos em campo, à que correr riscos para ganhar. A verdade é que se corresse mal iam chover críticas por ter arriscado, se é que não vão chover críticas na mesma … a diante, foi um bom jogo, com um FC Porto com um caudal ofensivo enorme, com os jogadores a mostrarem grande querer, grande persistência e quando assim é as vitórias aparecem, pode custar a entrar os golos, mas eles aparecem. Em 2011 está tudo dito sobre o campeonato, para o ano há mais! E quem é o campeão de Inverno? Eu sei que não vale de nada ser campeão de inverno, mas mais uma vez é o FC Porto, com 33 pontos, 32 golos marcados e 8 sofridos. E meus caros 52 jogos sem perder!