sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal!

Mesmo com a crise a obrigar a poupanças na hora de comprar os presentes, desejo a todos os portistas e não só um feliz Natal repleto de coisas boas, saúde, partilha, paz, amor e alegria.

http://www.youtube.com/watch?v=UMm2Mr98P3c&list=UUQegzQwEExHgXvm_yHptzQg&feature=plcp

Feliz Natal!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vários Assuntos da Semana!

Tanta coisa para falar por aqui e eu com tão pouco tempo para o blog…

No passado sábado o Presidente portista falou e falou de vários assuntos. Começou por criticar, com razão, a arbitragem deplorável de Duarte Gomes, que não viu uma grande penalidade demasiado evidente, aliais nem viu ele nem o seu competente assistente. No dia seguinte, Domingo, o árbitro Duarte Gomes, no seu facebook, assumiu o erro. Mas de que serve ele assumir, não mudou nada. O engraçado é que o árbitro Duarte Gomes, esta época, já foi capaz de assinalar três grandes penalidades contra o Guimarães na luz. Grandes penalidades essas que não merecem comentários. E se puxarmos o filme um pouco mais para trás, aparece-nos o jogo do título, aquele em que o FC Porto apagou a luz da Luz, curiosamente com o mesmo senhor ao apito, foi assinalada uma grande penalidade contra os dragões muito duvidosa. Coincidências? Como a arbitragem portuguesa está cada vez melhor e como o campo fica inclinado sempre para o mesmo lado … enfim ... adiante. O presidente portista sugeriu que a nova direcção da Federação, tratasse da profissionalização dos árbitros, para que não haja conflito de interesses entre a profissão do senhor do apito e a arbitragem. Segundo consta, estas palavras parece que incomodaram algumas pessoas no reino do leão. Pinto da Costa falou ainda da reabertura de mercado e salientou o que Vítor Pereira já tinha dito, não sairá nenhum dos jogadores considerados imprescindíveis. Pois presidente, vamos ver como gira a “roleta”, é que por vezes é difícil segurá-los. Eu não duvido que Pinto da Costa queira realmente segurar as jóias da coroa, só tenho dúvidas que o mercado permita. Aguardemos. É verdade, ontem ouvi uma grande verdade dita por Luís Freitas Lobo, o comentador disse que não concordava com a reabertura de mercado agora em Janeiro, que a mesma causa instabilidade nos jogadores e os treinadores tem de continuar a treinar da mesma forma. Não podia estar mais de acordo com tal coisa. Vai reabrir o mercado e vai recomeçar as dores de cabeça. Logo agora que a equipa estava a começar a carburar. Aguardemos.

Mas há mais temas. O Barça sagrou-se campeão do mundo – final frente aos brasileiros do Santos, final que os catalãs venceram por 4-0. Ora, o Barça soma 18 títulos neste século XXI, sabem quem é a equipa, na Europa, com mais títulos que os catalãs? Não, não é uma equipa inglesa, nem alemã, nem italiana tão pouco francesa. Pois é, é o FC Porto, os dragões somam 24 títulos. Quem é o mais maior grande clube português? Pois, ao contrário daquilo que muita gente diz e gostava que fosse, é o FC Porto!

Fico por aqui, amanhã ou depois há mais!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Crónica e Análise: Paços de Ferreira 1 – FC Porto 2

1 – Crónica

FC Porto na Liderança do Grupo D

Realizou-se esta noite, no estádio da Mata Real o desafio entre Paços de Ferreira e FC Porto, referente à primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, partida que foi antecipada. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-2.

Para este jogo Vítor Pereira promoveu algumas alterações no onze, do conjunto que, no passado sábado, defrontou o marítimo quatro mantiveram a titularidade. Logo aos dois minutos, Rodriguez inaugurou o marcador. A vantagem durou alguns minutos, já que ao minuto dezasseis o Paços de Ferreira empatou.

No segundo tempo Vítor Pereira fez entrar, primeiro João Moutinho e depois Hulk. Com as duas alterações a dinâmica ficou mais clara entre os jogadores. O golo da vitória portista foi marcado por Hulk, na transformação de uma grande penalidade que o próprio sofreu.

Com esta vitória e, apesar das outras duas equipas que compõem o grupo ainda não terem jogado, os dragões posicionam-se no primeiro lugar do grupo D.

2 – Análise

O FC Porto iniciou esta noite a participação na edição deste ano da Taça da Liga. Vítor Pereira promoveu alterações no onze dando assim oportunidade a jogadores que não tem jogado regularmente e os dragões realizaram um jogo aceitável. Na minha opinião fez bem o treinador do FC Porto, pois todos tem de ter a dinâmica de jogo bem presente. No segundo tempo entraram João Moutinho e Hulk, jogadores habituais titulares, talvez para mostrar que nenhum jogo é a feijões, nem mesmo os da Taça da Liga. Aliais, foi do incrível o golo da vitória. De destacar o segundo jogo de Alex Sandro, parece-me que o brasileiro ainda está em fase de adaptação, vamos dar tempo ao tempo. Já referi que os dragões realizaram um jogo aceitável, pessoalmente gostei mais do segundo tempo que do primeiro. É certo que a Taça da Liga não é nem de perto nem de longe um dos principais objectivos da época, mas também é certo que o FC Porto nunca entra em campo para perder. Três pontos já estão no bolso e agora é ver no que dá. No ano de 2011 está tudo dito no que diz respeito aos jogos do campeão, para o ano há mais!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vítor Pereira Em Antevisão da Primeira Jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor pereira do jogo da primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, jogo frente ao Paços de Ferreira, partida antecipada.

“"O PAÇOS É UMA EQUIPA TRADICIONALMENTE COMPLICADA"

Na antevisão da deslocação a Paços de Ferreira (quarta-feira, 21h00), Vítor Pereira assume que a Taça da Liga serve para dar tempo de jogo a atletas menos utilizados e lançar alguns jovens. No entanto, não devem restar dúvidas de que os Dragões vão à Mata Real "com o objectivo da vitória", num desafio que encerra o ano competitivo de 2011 e inaugura o grupo D da competição.

Vão encontrar-se duas equipas em momentos antagónicos, com o Paços de Ferreira no último lugar da Liga e o FC Porto na melhor fase da época. Concorda com esta análise?

Esta é uma competição diferente, que se vai iniciar agora. O Paços é uma equipa tradicionalmente complicada na sua casa. Esperamos um jogo difícil mas vamos lá com o objectivo da vitória.

Vai mexer muito no "onze"?

Vamos fazer a gestão necessária, apresentando uma equipa que dá garantias de um bom resultado.

Está há seis meses no comando técnico. Que balanço pode fazer?

Temos aspectos positivos, como o actual momento da equipa, de há uns jogos a esta parte. Ganhámos uma Supertaça. Do lado negativo, temos de assumir que a saída da Taça nos deixou descontentes e lembrar a eliminação na Champions, com o Zenit, num jogo em que claramente não fomos felizes.

Esse balanço corresponde às suas expectativas?

Foram seis meses de muito trabalho, que passou por fases diferentes. Agora temos um FC Porto dentro dos níveis de exigência que ambiciono.

Sentiu o lugar ameaçado?

Os treinadores estão sempre dependentes dos resultados e da qualidade de jogo. Ser treinador é viver jogo a jogo mas também ter ideias próprias, confiar nelas, acreditar na competência da equipa e na sua evolução. Com o tempo ela tornou-se mais consistente e é isso que tenho visto.

Esta paragem de Natal é benéfica para a equipa?

Preferia continuar a jogar.

Que comentário lhe merece o "mea culpa" do árbitro Duarte Gomes relativamente ao penálti não assinalado no jogo com o Marítimo?

No final do jogo falei sobre a arbitragem, relativamente à grande penalidade não assinalada. Comentei um facto, aquilo que vi, mas as minhas competências não passam por avaliar o árbitro. Não quero dizer mais nada.

A Taça da Liga ganha importância em função do facto do FC Porto estar fora da Taça de Portugal?

A nossa prioridade é o campeonato, isso é claro. A Taça da Liga não é uma prioridade e não substitui a Taça de Portugal. É uma competição para dar tempo de jogo a quem não teve oportunidades e lançar jogadores mais jovens. É assim que a encaramos, respeitando a competição. Vamos a Paços de Ferreira com o objectivo de ganhar, mas a competição deve ser enquadrada desta forma.

Espera entradas e saídas em Janeiro?

Temos trabalhado com qualidade e apresentado bom futebol. Concentro-me nos jogadores que tenho e estou satisfeito pelo que estamos a produzir.

Vai dar tempo de jogo a Iturbe?

Vão ter de aguardar para ver. Na integração do Iturbe temos de ter algum cuidado. Recordo-me claramente do James no ano passado: temos de dar tempo de jogo em função da adaptação do jogador e não podemos queimar etapas. Ele tem de ganhar espaço assimilando conceitos de jogo diferentes dos sul-americanos. Vamos fazê-lo crescer com sustentabilidade.

O Danilo vai chegar num patamar diferente, em que pode entrar directamente na equipa?

Teremos de ver em que condições chega. Depois faremos a avaliação e vamos integrá-lo gradualmente.

Gostaria que o campeonato continuasse devido ao bom momento do FC Porto ou porque acha que deveria haver futebol nestes dias?

Alguém disse que o futebol é o ópio do povo e, para mim, um fim-de-semana sem futebol não faz sentido. É quase como um vazio . Podemos dedicar um bocadinho de tempo à família, mas para mim dois ou três dias chegariam e poderíamos continuar a competir.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista para o desafio de amanhã.

Maicon, Belluschi, João Moutinho, Rodríguez, Kléber, Hulk, Varela, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Otamendi, Bracali, Kadu, Tiago e Vion.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Marítimo 0

1 – Crónica

Água Mole Em Pedra Dura Tanto Bate Até Que Fura!

No início de noite deste Sábado, o FC Porto recebeu o Marítimo no Estádio do Dragão em jogo a contar para a décima terceira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.

No último jogo do campeonato, antes do final de 2011, o FC Porto entrou em campo com a certeza que ganhar era o único resultado que permitia voltar à liderança do Campeonato. E foi com esse pensamento que Vítor Pereira fez alinhar o mesmo onze que na jornada passada tinha derrotado o Beira-Mar.

O FC Porto procurou o golo durante todo o encontro, traduzindo essa busca num impressionante jogo ofensivo, pintado de lances colectivos, cantos e remates. Mas foi difícil marcar, porque na baliza do Marítimo estava um guarda-redes que esta noite estava apostado em ser herói. Belluschi foi o primeiro a tentar o golo e a esse remate sucederam-se outros tantos que invariavelmente encontravam o guarda-redes verde rubro do outro lado. Quase no final do primeiro tempo os madeirenses ficaram reduzidos a 10.

No segundo tempo Vítor Pereira lançou todos os trunfos que tinha no banco, apostando cada vez mais no ataque e essa aposta deu frutos. Já diz o ditado que tantas vezes o cântaro vai a fonte que um dia parte; quando nas bancadas, por certo, muitos lembravam-se do jogo que ditou o afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões; eis que Rodriguez resolveu activar o marcador e acalmar os portistas, que minutos antes tinham visto o Marítimo quase inaugurar o marcador. Dois minutos depois do golo de Rodriguez, surgiu o segundo golo, este por intermédio de um defesa do Marítimo que ao desviar a bola do alcance de Otamendi colocou-a na sua própria baliza.

Com esta vitória os dragões terminam 2011 na liderança do campeonato, repartida com o Benfica, somam 33 pontos, 32 golos marcados e 8 sofridos.

2 – Análise

Custou mas foi! Tanto remate, tanto canto, tanto jogo ofensivo tinha de dar vitória. Não foi fácil, nenhum de nós certamente esperava que fosse, o Marítimo tem feito bons jogos e frente aos outros dois grandes dificultou-lhes a vida, hoje não foi diferente. Gostei do jogo, não gostei de sofrer – confesso que a dada altura lembrava-me do jogo da Liga dos Campeões e não queria acreditar que podia ser possível haver outro jogo assim. E não houve, porque ao contrário desse jogo hoje houve golos, que apareceram devido à persistência dos jogadores portistas, mas tendo em conta o volume de jogo ofensivo a vantagem foi curta. Quanto a mim, fez bem Vítor Pereira ao lançar os trunfos todos em campo, à que correr riscos para ganhar. A verdade é que se corresse mal iam chover críticas por ter arriscado, se é que não vão chover críticas na mesma … a diante, foi um bom jogo, com um FC Porto com um caudal ofensivo enorme, com os jogadores a mostrarem grande querer, grande persistência e quando assim é as vitórias aparecem, pode custar a entrar os golos, mas eles aparecem. Em 2011 está tudo dito sobre o campeonato, para o ano há mais! E quem é o campeão de Inverno? Eu sei que não vale de nada ser campeão de inverno, mas mais uma vez é o FC Porto, com 33 pontos, 32 golos marcados e 8 sofridos. E meus caros 52 jogos sem perder!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Convocados Para a Décima Terceira Jornada da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da Décima Jornada da Liga, frente ao Marítimo.


Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Otamendi e Bracali.

Sorteio dos 16 avos de Final da Liga Europa

Realizou-se na manhã de hoje o sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa. O FC Porto vai iniciar a defesa do título que conquistou no passado mês de Maio frente aos ingleses do Manchester City, que, tal como os dragões, baixaram da Liga dos Campeões. A eliminatória vai realizar-se a 16 e 23 de Fevereiro. Diria que a fava saiu demasiado cedo ao campeão, vamos ver como as coisas vão correr. Ainda falta muito tempo e muitos jogos.