quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Avançado Precisa-se no Dragão!

É um facto inegável, o FC Porto precisa de um avançado. Walter já não faz parte do plantel para o que resta da época, Kleber não está a dar conta do recado e Hulk não tem de ser sempre o sacrificado, mesmo que marque golos fora da sua posição natural.

Quando Kleber foi contratado a ideia era adaptá-lo aos poucos, o brasileiro seria o suplente de Falcao e, com calma, teria tempo de se integrar na estrutura portista. Era a estratégia perfeita. Mas perante a saída de Falcao a estratégia caiu por terra,, Kleber teve de se integrar “à força”, passou a ter a pressão de ser o titular e de ser ele a decidir. O brasileiro não foi capaz de lidar com essa pressão, a titularidade pesou muito e Kleber agora está a tentar agarrar um lugar, ao mesmo tempo que tenta cativar os adeptos portistas. Por isso não concordo minimamente com os assobios, não é dessa forma que Kleber vai marcar, não é dessa forma que ele vai encontrar a motivação de que precisa para que a titularidade não pese e para que seja capaz de afastar o “fantasma” Falcao que ainda está presente no Dragão. O erro foi não contratar mais nenhum avançado quando Falcao saiu.

Contudo há uma dúvida que eu tenho, será útil neste momento contratar outro avançado que não conheça o futebol português, que também precisará de tempo para se adaptar? Talvez o melhor seria conseguir chegar a acordo com alguém que conhecesse o futebol português e de preferência o futebol do FC Porto. Mas onde é que há um avançado que cumpra estes requisitos? Aí está o mais complicado da questão. Vamos esperar por boas novidades até ao fecho do mercado de Inverno.

PS. Não percebi esta… o Fucile foi ou não foi para o Santos? É que no site do FC Porto, relativamente ao treino de hoje, o uruguaio é dado como recuperado da lesão.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Estoril 0

1 – Crónica

FC Porto venceu pela margem mínima

O FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Estoril em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-0.

Era esperada a estreia do defesa direito brasileiro Danilo, mas tal não aconteceu. Sem poder contar com o lesionado Hulk nem com o castigado Rolando, Vítor Pereira fez algumas alterações no onze. João Moutinho regressou à equipa, depois de ter cumprido castigo e foi capitão. Vamos ao jogo.

O FC Porto sem ser exuberante fez tudo para merecer a vitória, e começou a procurá-la cedo, Mangala ao minuto 8 cabeceou ao lado da baliza do Estoril. Minutos depois ficou por marcar uma grande penalidade a favor dos dragões. No entanto a primeira situação de perigo surgiu ao minuto 22, quando Kleber permitiu a defesa do guarda-redes adversário. Mas o momento em que os dragões estiveram mais próximo do golo na primeira parte foi protagonizado por João Moutinho, que na marcação de um livre quase inaugurava o marcador, mas o guarda-redes adversário conseguiu impedir os festejos do médio portista. O intervalo chegava com um nulo no marcador, mas com os dragões a terem um sinal +, pois foram mais dominadores, sem no entanto terem sido exuberantes.

No segundo tempo o FC Porto entrou a pressionar mais e Kleber, por duas vezes, criou perigo junto da baliza adversária. Ao minuto 62, na marcação de um livre, james viu a bola bater no poste. Mas minutos depois, Varela activou o marcador, que logo a seguir podia ter sido ampliado por james. O Estoril ainda tentou chegar ao empate, mas o lance não ofereceu perigo. Iturbe teve mais uns minutos de jogo, e com um remate de fora da área fez a bola passar ao lado do poste. Mesmo a terminar a partida o Estoril ficou próximo de marcar, mas a bola acabou por cima da baliza portista.

O jogo foi morno, mas a vitória do FC Porto é inteiramente justa. Ganhou quem mais atacou.

Com esta vitória os dragões somam 6 pontos e estão na liderança do grupo D.

2 – Análise

Foi mais um jogo em que a vitória foi justíssima, contudo mais um jogo em que o FC Porto não foi brilhante, exuberante ou tremendo. Não posso dizer que a equipa esteve mal, posso é dizer que podem fazer mais. Ficou, mais uma vez, evidente a falta de um ponta de lança, mas também parece-me injusto assobiarem o Kleber de cada vez que as coisas não lhe saem bem. Na minha opinião, sem Hulk, James e Moutinho carregaram a equipa e ambos estiveram próximo de marcar. Varela voltou a ser titular e voltou a marcar. Em suma, foi uma vitória justa num jogo morno.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Segunda Jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira ao jogo da segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga, frente ao Estoril.

“Vítor Pereira: "Danilo vai ser convocado"

Vítor Pereira revelou em conferência de imprensa que o brasileiro Danilo vai ser convocado para o jogo de quarta-feira, com o Estoril, enquanto espera que o problema burocrático se resolva. Quanto ao resto, elogios para o Estoril, mas a vontade de sempre de vencer.

Como antecipa o jogo com o Estoril?

O Estoril é uma equipa que joga bom futebol, reflecte a qualidade que existe em muitos jogadores e treinadores na Liga de Honra. É um exemplo de como se trabalha bem na Liga de Honra, onde há bons jogadores. Vai ser um jogo nada fácil. O Estoril é uma equipa com um ou outro destaque individual, mas que funciona bem do ponto de vista colectivo. Queremos ganhar e é isso que vamos procurar fazer.

Não pode contar com Hulk e há novidades em relação ao Danilo?

Em relação ao Hulk, sei que tem um pequeno problema, mas não sou especialista, não consigo prever a paragem dele, mas julgo que não é nada de grave. Relativamente ao Danilo, vai ser convocado e vamos esperar que a situação se regularize para ele ser utilizado amanhã.

É verdade que Fucile está de saída?

Sobre saídas e entradas só faço comentários relativamente a situações concretas. O Fucile é nosso jogador, não posso comentar.

O treinador do Estoril disse que o FC Porto era uma equipa mais fraca sem Hulk, como comenta?

O Hulk sem dúvidas nenhumas é um jogador de grande qualidade, mas o FC Porto é forte como equipa. O Hulk acrescenta-nos a sua qualidade individual, mas de certeza que o FC Porto sem o Hulk não é uma equipa fraca. Valemos pelo colectivo, pelo que representamos no jogo em termos colectivos.

Preocupa-o só ter o Kléber como ponta-de-lança?

Neste momento concreto temos unicamente o Kléber para jogar como ponta-de-lança, se não podermos jogar com ele teremos de inventar uma dinâmica nova. Eu estou aqui para treinar, para fazer o melhor possível com os jogadores que estão à minha disposição, o clube está a trabalhar, o mercado está aberto e se tivermos que fazer alguma adaptação fazemos.

O Iturbe vai ser utilizado frente ao Estoril?

Não podemos esperar que um miúdo com 18, 19 anos chegue e de repente possa ser um jogador diferenciado. Ainda tem muita coisa para assimilar, até é natural que a ansiedade dele o traia, por querer mostrar. É um jovem que tem talento, mas que precisa de tempo para se adaptar a este campeonato que é diferente do que estava habituado.

E Danilo vai resolver-lhe problemas?

O Danilo tem qualidade, tem talento, mas o que ele pode acrescentar são características um bocadinho diversas daquelas que neste momento temos. Depois de o integrar e de começar a jogar, só aí é que podemos perceber o que ele nos pode dar.

Com meia época cumprida, quais os momentos que destaca, pela negativa e pela positiva?

Tivemos aqui dois momentos que foram difíceis, a eliminação na Taça de Portugal e aquele jogo com o Zenit, em que poderíamos ter carimbado a continuidade na Liga dos Campeões, foram os dois momentos que nos marcaram pelo lado negativo. Pela positiva, ganhámos a Supertaça, conseguimos a primeira volta sem qualquer derrota, o que não é para qualquer equipa, conseguimos em alguns momento, fundamentalmente na última parte, uma consistência maior em termos de jogo e fundamentalmente estarmos com o campeonato a dois ponto da liderança, tudo em aberto. Temos uma palavra a dizer na Liga Europa, vamos ver o que conseguimos fazer com o City.

A luta pelo título vai ser apenas a dois?

Eu não vejo as coisas dessa forma, tenho dito que no campeonato estão duas equipas ligeiramente destacadas, mas o Sporting e o Braga têm uma palavra a dizer até ao fim.

E a Taça da Liga é uma competição prioritária para o FC Porto?

Nós continuamos a dizer que a nossa prioridade é e continuará a ser o campeonato, só que o Porto disputa todos os jogos para vencer. Vamos Apresentar uma equipa para bater o Estoril, mas não é prioridade para nós.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Danilo, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodriguez, Kléber, Varela, James Rodriguez, Mangala, Souza, Fernando, Iturbe, Otamendi, Bracali, Defour, Kadú, Tiago Ferreira e Vion.

PS. Lamento a saída de Fucile, ainda que seja por empréstimo. No entanto, compreendo que visto que o uruguaio não estava a ser opção do treinador, a situação tinha de ser resolvida. Espero que Fucile aproveite esta oportunidade para voltar a ser o jogador que era quando chegou ao Dragão.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Rio Ave 0

1 – Crónica

James Bisou Na Vitória Que Bateu Recorde

No início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Rio Ave, em partida a contar para a décima quinta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.

Na jornada após a perda da liderança do campeonato, em noite de chuva, o FC Porto regressou ao estádio do Dragão. Vítor Pereira viu-se obrigado a mexer no onze inicial, devido à ausência, por castigo, de João Moutinho. Para o lugar do português entrou o belga Defour. A espaços, timidamente e sem criar demasiado perigo, o FC Porto dava sinais de que queria somar os três pontos. Mas passada a primeira meia hora, Vítor Pereira viu-se obrigado a trocar uma das pedras do xadrez, Hulk saiu lesionado, para o seu lugar entrou Kleber. Mas o golo portista, que ainda chegou antes do intervalo foi da autoria de James. Durante a primeira parte Helton viu-se obrigado a intervir para impedir o golo dos vila-condenses.

Após o descanso pouca coisa mudou, o FC Porto continuava, timidamente a aproximar-se da área adversária, somando cantos. Helton voltou a impedir um golo dos visitantes e viu Belluschi ter oportunidades para ampliar o marcador, mas na hora H, o argentino não conseguiu colocar a bola no sítio desejado. Quem acabou por o fazer foi novamente James - o colombiano bisou e já soma 7 golos na liga.

Com esta vitória o FC Porto soma 37 golos e permanece no segundo lugar da prova, a dois pontos do líder. E também com esta vitória o FC Porto bateu um recorde, que já lhe pertencia, agora já soma 54 jogos sem perder.

2 – Análise

Começo por dizer que o jogo foi fraco, talvez por João Moutinho – considerado por muitos o motor desta máquina por outros um jogador perfeitamente dispensável – ter ficado de fora, talvez isto faça pensar muita gente. Bom, adiante, o jogo foi fraco, ainda assim positivo, na minha opinião somar três pontos é sempre positivo. Além do mais a vitória foi inteiramente justa, de qualquer forma eu esperava mais. Mas também convém acrescentar que os dragões já sabiam que os rivais e lideres tinham somado três pontos, logo a motivação foi certamente outra. Quanto a Hulk, espero sinceramente que a lesão não seja grave, porque o brasileiro mesmo a jogar no meio dá dores de cabeça aos adversários. Parece-me que Kleber está a acusar a pressão que sentiu no início da época, não está a ser de todo o jogador que já mostrou ser. Gostei do jogo de Álvaro Pereira, o uruguaio está em forma e a equipa agradece. Iturbe teve mais uns minutos de jogo, é preciso dar-lhe tempo como deram a James e como resultou! O colombiano bisou e deu literalmente os três pontos ao FC Porto. E meus caros, já são 54 jogos, foi batido o recorde!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Convocados Para a Décima Quinta Jornada da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da décima quinta jornada da liga.

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, Cristian Rodriguez, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Mangala, Souza, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Otamendi, Bracali e Defour.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Décima Quinta Jornada da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da décima quinta jornada da liga, frente ao Rio ave.

“"QUEREMOS RECUPERAR A LIDERANÇA O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL"

Uma vitória na recepção ao Rio Ave (sábado, 20h30) é o primeiro passo que o FC Porto tem de dar para recuperar a liderança. Em conferência de imprensa, o treinador Vítor Pereira garantiu que os Dragões não vão esperar pelo confronto directo com o Benfica para ganhar pontos ao rival. Foi uma semana de trabalho "exigente", sublinhou o técnico, que considera o Rio Ave uma equipa "organizada".

Numa semana diferente, qual foi a resposta da equipa e que tipo de dificuldades espera do Rio Ave?

Foi uma semana normal. Se se refere à perda do primeiro lugar, posso dizer que nos preparamos da mesma forma. Foi uma semana exigente, em que os jogadores deram um a boa resposta. Vamos defrontar uma equipa organizada, com um treinador que tem feito um belíssimo trabalho, mas estamos preparados para as dificuldades.

Já sabe quem vai jogar nos lugares de Moutinho, castigado, e Djalma, que está ao serviço da selecção de Angola?

Sei, mas não vou dizer.

O reforço Danilo vai poder jogar?

Para já não tenho confirmação de que possa ser utilizado. Vamos ver.

O FC Porto era líder do campeonato há mais de 500 dias. Que sensação tem notado nos jogadores e na equipa?

É algo desconfortável. É uma situação que não é normal e com a qual não convivemos bem, mas só trabalhando podemos chegar ao fim no primeiro lugar. Queremos recuperar a liderança o mais rapidamente possível. Temos de jogar bem para obter os pontos necessários.

A situação traz algum peso psicológico?

O Benfica tem uma vantagem de dois pontos, nós temos um atraso de dois... Uma equipa como a nossa prefere andar na frente, é claro que sim. A condicionante psicológica de que fala advém daí, mas ainda falta muito campeonato, há muitos jogos. Não vamos esperar pelo jogo com o Benfica para decidir o campeonato, porque todos os jogos o decidem. Estamos concentrados no jogo com o Rio Ave e depois faremos as contas.

Como tem gerido a situação do Sapunaru e Fucile, agora que o mercado está aberto?

A gestão é fácil e resume-se a uma ideia simples: exigência máxima. Quem me der resposta em termos de treino e jogo tem a minha confiança total. É isto que me faz decidir por um ou por outro jogador.

Como encarou as críticas por ter posto Rodríguez no "onze" inicial e deixado James de fora?

Quem critica não sabe que o James esteve toda a semana doente, com vómitos, e, além disso, quase não tinha treinado nas últimas três semanas.

O jogo no estádio do Benfica será decisivo, face ao calendário?

Decisivo é o jogo com o Rio Ave, já no sábado. E depois vamos ter de somar três pontos nos jogos seguintes. É preciso ganhar os jogos todos até a ida à Luz.

Em casa a responsabilidade aumenta?

Temos de ganhar fora e em casa. O grau de responsabilidade é o mesmo. Sabemos que para ter a massa associativa do nosso lado temos de corresponder com compromisso, dedicação, exigência e entrega total ao jogo. É a isso que estamos habituados e queremos corresponder, porque os adeptos merecem. Em casa temos a massa associativa do nosso lado, é a única diferença.

Ainda espera um novo ponta de lança?

Abordarei qualquer tipo de questão relacionada com saídas e entradas quando elas acontecerem. Aconteceu a do Walter, de que já falei. Já disse há semanas que o clube está a trabalhar. Eu treino, tenho outras funções. Vamos esperar.

Como está a correr a integração do Danilo?

Ele chegou de uma paragem e tivemos algum cuidado. Agora está a treinar normalmente, integrado com os outros. Está a assimilar algumas ideias, mas é um jogador de qualidade em que acreditamos e com a qual contamos.”

Ele vai jogar no FC Porto a lateral direito ou no meio campo?

Ele veio para Portugal como lateral. Em função das necessidades, avaliaremos onde nos pode ajudar mais. Só o tempo o dirá.”

Em

www.fcporto.pt

sábado, 7 de janeiro de 2012

Crónica e Análise: Sporting 0 – FC Porto 0

1 – Crónica

Nem Dragões Nem Leões Marcaram

Ao início da noite deste Sábado o Sporting recebeu em Alvalade o FC Porto, em jogo a contar para a décima quarta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.

O clássico entre leões e dragões ficou abaixo do esperado por muitos. Foi um jogo intenso, com muita luta a meio campo e por isso pobre em termos de jogadas e de oportunidades de golo. Costuma-se dizer que: cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. E assim foi, nenhuma das equipas entrou apostada em arriscar demasiado. Através de livres, cantos ou cruzamentos a bola, de quando em vez, ia aproximando-se da baliza adversária. Mas Rui Patrício e Helton estiveram exemplares na defesa das respectivas balizas.

Até ao intervalo prevaleceu a luta a meio campo, mas no segundo tempo a velocidade entrou em jogo e com ela alguns momentos de proximidade com o golo. Hulk chegou mesmo a marcar, mas o tento foi anulado por fora de jogo. Mais próximo do final surgiram duas oportunidades flagrantes, uma para cada lado. Ao FC Porto valeu Álvaro Pereira, que sobre a linha negou o golo a Izmailov. Já ao Sporting valeu Polga, que também negou o golo a James.

Assim Sporting e FC Porto dividiram o nulo e os pontos em Alvalade. Os dragões somam 34 pontos e assumem a liderança do campeonato, ficam agora à espera do que vai fazer o Benfica amanhã.

2 – Análise

Eu não estava à espera de um jogo fácil, porque no futebol não há jogos fáceis, além do que num clássico, normalmente, ninguém gosta de se expor. E por tudo o que referi, também não acreditava em goleadas, apenas pedia um golo. Assim não aconteceu, dividiram-se os pontos, justo. Na minha opinião o jogo foi equilibrado, intenso, de muita luta, um jogo onde creio que brilharam os guarda-redes. Se esperava mais do FC Porto? Sim, esperava, mas percebo que as circunstâncias do jogo não o permitiram. Repito, julgo que o empate foi um resultado justo. O FC Porto permanece na liderança à espera de saber o resultado do Benfica para perceber se, com o empate em Alvalade, ficou a perder muito ou não. Ah! Com este empate os dragões já somam 53 jogos sem perder na Liga! Vítor Pereira igualou a melhor marca que pertencia a Robson!