quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Notícias Portistas

Bom, os jornais escrevem tanto sobre o FC Porto, algumas coisas credíveis, outras nem por isso. Aqui fica um apanhado de notícias portistas e os meus comentários às mesmas…

1

“Baía considerado o melhor guarda-redes português

O português Vítor Baía, já retirado dos relvados, foi considerado o 15.º melhor guarda-redes dos últimos 25 anos, num "ranking" da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).Baía, que se notabilizou no FC Porto e passou duas épocas e meia no FC Barcelona, contabilizou 94 pontos, muito à frente dos seus compatriotas Ricardo (66.º, com 16 pontos) e Eduardo (107.º, com nove), guarda-redes ainda no ativo.A lista, organizada em função das classificações anuais da IFFHS para o melhor guarda-redes e que contempla o período entre 1987 e 2011, é liderada pelo italiano Gianluigi Buffon (226 pontos), o guardião da Juventus e da seleção transalpina.Atrás de Buffon encontram-se o espanhol Iker Casillas (213 pontos), do Real Madrid, e o holandês Edwin van Der Sar (201), que terminou a carreira na última época, cumprindo o último ano no Manchester United.O guarda-redes melhor classificado e com passagem no futebol português é o dinamarquês Peter Schmeichel (ex-Sporting), que ocupa o quarto lugar (179 pontos), enquanto o belga Michel Preud"homme (Benfica) é 11.º (124 pontos).”

in "dn.pt"

Ora, se Baía tivesse jogado noutro clube português, talvez esta notícia fizesse capas de jornal …

2

“Juventus fecha Cáceres e sai da rota de Guarín

Guarín viu ontem as portas da Juventus fecharem-se, depois de os bianconeri terem fechado a contratação do defesa Martín Cáceres, uruguaio do Sevilha. As posições que os dois ocupam em campo são diferentes, mas o clube italiano fica agora sem vagas para mais extracomunitários no plantel e impossibilitado de inscrever o colombiano. …”

In “ojogo.pt”

Será?

3

“Pai quer Iturbe no Racing

PEDRO MARQUES COSTA

Quando parecia definitivamente afastada a ideia de Iturbe ser emprestado nesta segunda fase da temporada para jogar com maior regularidade, o pai do argentino, que também se chama Juan, voltou a colar o seu filho a uma possível mudança para a Argentina, mais concretamente para o Racing de Avellaneda. Em declarações reproduzidas pela rádio Fox Sports Del Plata, Juan afirmou que o filho não tem a continuidade pretendida nesta sua primeira experiência europeia e revelou o seu desejo de experimentar o campeonato argentino. "O meu filho não tem continuidade no FC Porto. Sabemos do interesse do Racing pelos jornais e estamos à procura de uma solução, ou seja, um empréstimo para ele poder jogar", garantiu.

Tal como já foi noticiado, a formação de Avellaneda está interessada no empréstimo de Iturbe, embora o jornal "Olé" tenha adiantado, na sua edição de ontem, que o clube só tem condições de receber o jogador por "empréstimo" e com "baixas pretensões económicas", dado que não terá condições de "igualar o contrato" que Iturbe tem actualmente no FC Porto.

O pai do avançado foi, no entanto, ainda mais longe nas declarações ao anunciar o amor do filho ao Racing. "Gostava de ver o meu filho a

jogar na Argentina, e oxalá que a transferência se concretize. O meu filho é adepto do Racing", anunciou, depois de há um ano ter revelado que Iturbe era adepto do Cerro Porteño (Paraguai) e do... Boca

Juniors.

Apesar de ter sido pouco utilizado esta temporada - um total de cem minutos repartidos por cinco jogos -, os responsáveis portistas depositam grandes expectativas em Iturbe, não estando na disposição de o libertar por considerarem que é melhor que ele continue a evoluir em Portugal.”

Em

www.ojogo.pt

O quê? Alguém que diga a este senhor para estar calado. O FC Porto sabe o que faz, e James é a prova disso. Ele que tenha calma que o filho vai jogar, era óbvio que não ia ser logo titular, ou será que este senhor esperava isso? E depois querer que o filho volte para a Argentina? Haja paciência …

Nota:

As noticias 1 e 2 foram retiradas de:

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

domingo, 22 de janeiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Vitória de Guimarães 1

1 – Crónica

FC Porto Vence e Danilo Estreia-se

No final de tarde, início de noite deste Domingo, o FC Porto recebeu o Vitória de Guimarães, em partida a contar para a décima sexta jornada da Liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 3-1.

Depois do jogo da Taça da Liga, no meio da semana, o FC Porto voltou ao campeonato. Sem poder contar com Hulk, Vítor Pereira fez alinhar na frente de ataque Varela, James e Kleber. E o FC Porto entrou decidido em marcar o mais rápido possível para assim garantir a vitória. Imparáveis no ataque, os dragões inauguraram o marcador aos dezoito minutos, Rolando, qual ponta de lança, fez a bola entrar pela primeira vez na baliza vimaranense, após receber a bola de James. O “carrossel” portista, apoiado nas acelerações de Álvaro Pereira e nas jogadas de Varela, continuou a girar num ritmo frenético e imparável até aos 30 minutos, quando começou a baixar o ritmo e o Vitória aproveitou para dizer “presente”. Os vimaranenses beneficiaram de duas boas oportunidades para empatar, na primeira Rolando salvou, na segunda foi Otamendi. O intervalo chegava com os dragões em vantagem no marcador.

O FC Porto começou o segundo tempo a facturar, João Moutinho foi o autor do segundo golo portista – Kleber passou a bola ao internacional português, que colocou a bola no fundo da baliza adversária, concluindo um lance que o mesmo Moutinho tinha iniciado. Tudo caminhava sem polémicas, eis que chegou o lance que irá, por certo, fazer correr tinta. Fernando corta, sem falta, um lance de ataque vitoriano, o árbitro assinala livre e mostra cartão amarelo ao jogador portista, que assim fica de fora do próximo encontro. Do livre resultou o golo do Guimarães. Minuto 68, Danilo entra em campo por troca com Defour, o brasileiro estriou-se assim com a camisola azul e branca. Minutos depois, James foi tocado no interior da ária vimaranense, o árbitro não teve dúvidas e assinalou grande penalidade. Foi o próprio James que converteu fazendo o terceiro golo do jogo e o seu oitavo no campeonato.

Com esta vitória o FC Porto soma 40 pontos, mas porque o Benfica também venceu, permanece no segundo lugar do campeonato.

2 – Análise

Foi uma vitória justa – já lá vão 55 jogos sem perder – e a equipa precisava desta vitória para mostrar que há mais para além de Hulk. Gostei do jogo, gostei da forma decidida que a equipa entrou em campo, gostei do início do segundo tempo e da forma como a equipa respondeu ao golo sofrido. Muito bem Varela, o internacional português parece decidido em voltar a fazer óptimas exibições e o FC Porto agradece. Muito bem Rolando, quer no ataque, quer na defesa. Muito bem João Moutinho, marcou e carregou a equipa às costas – e ainda há quem diga que não percebeu o porquê da contratação de Moutinho… Enfim, adiante. James esteve meio “ausente”, mas bem presente quando sofreu a grande penalidade e a converteu. Em suma, na minha opinião a equipa esteve bem e Vítor Pereira também, pois não disponha de todas as peças do xadrez e geriu o esforço dos atletas no final. Destaque para a estreia de Danilo, finalmente o brasileiro pisou o relvado do Dragão num jogo oficial e esteve bem. Infelizmente a vitória portista não foi suficiente para agarrar a liderança, mas há toda uma segunda volta para jogar, há muitos pontos em disputa, à que levantar a cabeça e seguir o caminho sem deitar a toalha ao chão, sempre a agarrar os pontos que estão ao alcance. Nunca é de mais repetir que o FC Porto já soma 55 jogos, passo a redundância, a somar pontos!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Convocados para a Décima Sexta Jornada da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da décima sexta jornada da Liga.

Helton, Danilo, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Rolando, Varela, James Rodriguez, Mangala, Souza, Fernando, Iturbe, Otamendi, Bracali, Defour e Vion.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Décima Sexta Jornada da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da décima sexta jornada da Liga, frente ao Vitória de Guimarães.

“"ESTAMOS PRONTOS PARA A LUTA"

Vítor Pereira pede aos adeptos “um sinal forte de união e portismo” para que o FC Porto revalide o título nacional. Na antevisão da recepção ao Vitória de Guimarães (domingo, 18h15), o técnico revelou que a equipa vai manter a sua estrutura habitual, apesar das baixas na frente de ataque, nomeadamente de Hulk, lesionado.

Dados os constrangimentos, como as baixas do Hulk e, previsivelmente, do Cristian Rodríguez, vai manter o mesmo modelo ou fazer alterações?

O modelo é sempre o mesmo, acreditamos nos nossos princípios de jogo. Se se estiver a referir à estrutura, ela também não vai mudar, porque temos vindo a trabalhá-la desde o ano passado. Por vezes surgem dinâmicas diferentes associadas aos jogadores em campo, mas o modelo será o mesmo.

Que tipo de dificuldades espera?

Vamos defrontar uma equipa com qualidade, com homens da frente criativos e capazes de criar dificuldades a qualquer equipa. Acreditamos no nosso jogo e no nosso trabalho e vamos claramente com intenção de ganhar no domingo.

Já pode contar com o Danilo. Vai utilizá-lo?

Vamos ver. É um jogador com qualidade e que, com as suas características, nos vai ajudar. É polivalente e vamos ver o que vai trazer à equipa.

Está satisfeito com a prestação do Kléber ou pensa que ele ainda precisa de trabalhar mais para evoluir?

Ele merece todo o nosso apoio, da equipa e da própria massa associativa. É um jogador de equipa, que trabalha muito e já provou ter qualidade. Chegou a um clube grande, depois de uma época difícil como a anterior… É natural que a exigência seja grande e que se façam comparações. Ele tem qualidade, já o provou e merece o apoio de todos. Trabalha mesmo quando as coisas não lhe saem bem e os golos não surgem. Agradeço-lhe isso pessoalmente.

É mais um jogador de futuro do que de presente?

É jogador do FC Porto, por isso é de presente e também será de futuro.

Tem indicações sobre uma provável saída do Guarín?

Comentarei qualquer saída ou entrada quando isso acontecer.

O antigo treinador do Danilo, Muricy Ramalho, disse que, se pudesse, o utilizaria sempre como médio. Em 20 dias de trabalho, já entendeu onde ele pode render mais?

Entendo que ele pode desempenhar mais do que uma posição, em função das necessidades do nosso jogo e do próprio jogo em específico.

Jorge Jesus diz que o FC Porto está interessadíssimo na Taça da Liga. Tomou isso como uma provocação?

Vou-lhe responder assim: Porto, Porto, Porto. Quem estabelece os nossos objectivos e prioridades somos nós.

Qual é a melhor equipa e melhor jogador da Liga?

Isso é relativo: há períodos em que uma equipa está melhor e há muitas ideias de jogo. Gostava de responder à sua pergunta, mas não consigo… O melhor jogador será um avançado, um defesa? Não lhe consigo dizer.

Sabe se vai contar com o Hulk? E o Fucile vai sair?

Comento apenas saídas e entradas confirmadas. Só verifiquei a entrada do Danilo, pelo que só posso comentar a sua possível utilização. O Hulk ainda está entregue ao departamento médico e por isso não vou poder contar com ele.

Falando um pouco do Guimarães…

Como já disse, é uma equipa com qualidade, com jogadores da frente com características distintas mas que, no seu conjunto, podem criar problemas. Não estamos em altura de muitos discursos, mas sim de trabalho. Nós, equipa, e a massa associativa devemos dar um sinal forte de união e portismo. É nisso que estamos focados. Estamos prontos para a luta e para revalidar o título nacional.

Varela pode ser um “reforço” para a segunda metade da época, até na posição nove?

O Varela é um jogador de muita qualidade e, sinceramente, estou a espera de uma grande segunda volta dele. Já lho disse pessoalmente. Penso que pode ser uma opção tanto no FC Porto como para a selecção, no Europeu. È com esse Varela com estou a contar.”

Em

www.fcporto.pt

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Avançado Precisa-se no Dragão!

É um facto inegável, o FC Porto precisa de um avançado. Walter já não faz parte do plantel para o que resta da época, Kleber não está a dar conta do recado e Hulk não tem de ser sempre o sacrificado, mesmo que marque golos fora da sua posição natural.

Quando Kleber foi contratado a ideia era adaptá-lo aos poucos, o brasileiro seria o suplente de Falcao e, com calma, teria tempo de se integrar na estrutura portista. Era a estratégia perfeita. Mas perante a saída de Falcao a estratégia caiu por terra,, Kleber teve de se integrar “à força”, passou a ter a pressão de ser o titular e de ser ele a decidir. O brasileiro não foi capaz de lidar com essa pressão, a titularidade pesou muito e Kleber agora está a tentar agarrar um lugar, ao mesmo tempo que tenta cativar os adeptos portistas. Por isso não concordo minimamente com os assobios, não é dessa forma que Kleber vai marcar, não é dessa forma que ele vai encontrar a motivação de que precisa para que a titularidade não pese e para que seja capaz de afastar o “fantasma” Falcao que ainda está presente no Dragão. O erro foi não contratar mais nenhum avançado quando Falcao saiu.

Contudo há uma dúvida que eu tenho, será útil neste momento contratar outro avançado que não conheça o futebol português, que também precisará de tempo para se adaptar? Talvez o melhor seria conseguir chegar a acordo com alguém que conhecesse o futebol português e de preferência o futebol do FC Porto. Mas onde é que há um avançado que cumpra estes requisitos? Aí está o mais complicado da questão. Vamos esperar por boas novidades até ao fecho do mercado de Inverno.

PS. Não percebi esta… o Fucile foi ou não foi para o Santos? É que no site do FC Porto, relativamente ao treino de hoje, o uruguaio é dado como recuperado da lesão.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Estoril 0

1 – Crónica

FC Porto venceu pela margem mínima

O FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Estoril em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-0.

Era esperada a estreia do defesa direito brasileiro Danilo, mas tal não aconteceu. Sem poder contar com o lesionado Hulk nem com o castigado Rolando, Vítor Pereira fez algumas alterações no onze. João Moutinho regressou à equipa, depois de ter cumprido castigo e foi capitão. Vamos ao jogo.

O FC Porto sem ser exuberante fez tudo para merecer a vitória, e começou a procurá-la cedo, Mangala ao minuto 8 cabeceou ao lado da baliza do Estoril. Minutos depois ficou por marcar uma grande penalidade a favor dos dragões. No entanto a primeira situação de perigo surgiu ao minuto 22, quando Kleber permitiu a defesa do guarda-redes adversário. Mas o momento em que os dragões estiveram mais próximo do golo na primeira parte foi protagonizado por João Moutinho, que na marcação de um livre quase inaugurava o marcador, mas o guarda-redes adversário conseguiu impedir os festejos do médio portista. O intervalo chegava com um nulo no marcador, mas com os dragões a terem um sinal +, pois foram mais dominadores, sem no entanto terem sido exuberantes.

No segundo tempo o FC Porto entrou a pressionar mais e Kleber, por duas vezes, criou perigo junto da baliza adversária. Ao minuto 62, na marcação de um livre, james viu a bola bater no poste. Mas minutos depois, Varela activou o marcador, que logo a seguir podia ter sido ampliado por james. O Estoril ainda tentou chegar ao empate, mas o lance não ofereceu perigo. Iturbe teve mais uns minutos de jogo, e com um remate de fora da área fez a bola passar ao lado do poste. Mesmo a terminar a partida o Estoril ficou próximo de marcar, mas a bola acabou por cima da baliza portista.

O jogo foi morno, mas a vitória do FC Porto é inteiramente justa. Ganhou quem mais atacou.

Com esta vitória os dragões somam 6 pontos e estão na liderança do grupo D.

2 – Análise

Foi mais um jogo em que a vitória foi justíssima, contudo mais um jogo em que o FC Porto não foi brilhante, exuberante ou tremendo. Não posso dizer que a equipa esteve mal, posso é dizer que podem fazer mais. Ficou, mais uma vez, evidente a falta de um ponta de lança, mas também parece-me injusto assobiarem o Kleber de cada vez que as coisas não lhe saem bem. Na minha opinião, sem Hulk, James e Moutinho carregaram a equipa e ambos estiveram próximo de marcar. Varela voltou a ser titular e voltou a marcar. Em suma, foi uma vitória justa num jogo morno.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Segunda Jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira ao jogo da segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga, frente ao Estoril.

“Vítor Pereira: "Danilo vai ser convocado"

Vítor Pereira revelou em conferência de imprensa que o brasileiro Danilo vai ser convocado para o jogo de quarta-feira, com o Estoril, enquanto espera que o problema burocrático se resolva. Quanto ao resto, elogios para o Estoril, mas a vontade de sempre de vencer.

Como antecipa o jogo com o Estoril?

O Estoril é uma equipa que joga bom futebol, reflecte a qualidade que existe em muitos jogadores e treinadores na Liga de Honra. É um exemplo de como se trabalha bem na Liga de Honra, onde há bons jogadores. Vai ser um jogo nada fácil. O Estoril é uma equipa com um ou outro destaque individual, mas que funciona bem do ponto de vista colectivo. Queremos ganhar e é isso que vamos procurar fazer.

Não pode contar com Hulk e há novidades em relação ao Danilo?

Em relação ao Hulk, sei que tem um pequeno problema, mas não sou especialista, não consigo prever a paragem dele, mas julgo que não é nada de grave. Relativamente ao Danilo, vai ser convocado e vamos esperar que a situação se regularize para ele ser utilizado amanhã.

É verdade que Fucile está de saída?

Sobre saídas e entradas só faço comentários relativamente a situações concretas. O Fucile é nosso jogador, não posso comentar.

O treinador do Estoril disse que o FC Porto era uma equipa mais fraca sem Hulk, como comenta?

O Hulk sem dúvidas nenhumas é um jogador de grande qualidade, mas o FC Porto é forte como equipa. O Hulk acrescenta-nos a sua qualidade individual, mas de certeza que o FC Porto sem o Hulk não é uma equipa fraca. Valemos pelo colectivo, pelo que representamos no jogo em termos colectivos.

Preocupa-o só ter o Kléber como ponta-de-lança?

Neste momento concreto temos unicamente o Kléber para jogar como ponta-de-lança, se não podermos jogar com ele teremos de inventar uma dinâmica nova. Eu estou aqui para treinar, para fazer o melhor possível com os jogadores que estão à minha disposição, o clube está a trabalhar, o mercado está aberto e se tivermos que fazer alguma adaptação fazemos.

O Iturbe vai ser utilizado frente ao Estoril?

Não podemos esperar que um miúdo com 18, 19 anos chegue e de repente possa ser um jogador diferenciado. Ainda tem muita coisa para assimilar, até é natural que a ansiedade dele o traia, por querer mostrar. É um jovem que tem talento, mas que precisa de tempo para se adaptar a este campeonato que é diferente do que estava habituado.

E Danilo vai resolver-lhe problemas?

O Danilo tem qualidade, tem talento, mas o que ele pode acrescentar são características um bocadinho diversas daquelas que neste momento temos. Depois de o integrar e de começar a jogar, só aí é que podemos perceber o que ele nos pode dar.

Com meia época cumprida, quais os momentos que destaca, pela negativa e pela positiva?

Tivemos aqui dois momentos que foram difíceis, a eliminação na Taça de Portugal e aquele jogo com o Zenit, em que poderíamos ter carimbado a continuidade na Liga dos Campeões, foram os dois momentos que nos marcaram pelo lado negativo. Pela positiva, ganhámos a Supertaça, conseguimos a primeira volta sem qualquer derrota, o que não é para qualquer equipa, conseguimos em alguns momento, fundamentalmente na última parte, uma consistência maior em termos de jogo e fundamentalmente estarmos com o campeonato a dois ponto da liderança, tudo em aberto. Temos uma palavra a dizer na Liga Europa, vamos ver o que conseguimos fazer com o City.

A luta pelo título vai ser apenas a dois?

Eu não vejo as coisas dessa forma, tenho dito que no campeonato estão duas equipas ligeiramente destacadas, mas o Sporting e o Braga têm uma palavra a dizer até ao fim.

E a Taça da Liga é uma competição prioritária para o FC Porto?

Nós continuamos a dizer que a nossa prioridade é e continuará a ser o campeonato, só que o Porto disputa todos os jogos para vencer. Vamos Apresentar uma equipa para bater o Estoril, mas não é prioridade para nós.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Danilo, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodriguez, Kléber, Varela, James Rodriguez, Mangala, Souza, Fernando, Iturbe, Otamendi, Bracali, Defour, Kadú, Tiago Ferreira e Vion.

PS. Lamento a saída de Fucile, ainda que seja por empréstimo. No entanto, compreendo que visto que o uruguaio não estava a ser opção do treinador, a situação tinha de ser resolvida. Espero que Fucile aproveite esta oportunidade para voltar a ser o jogador que era quando chegou ao Dragão.