segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Crise? …

O FC Porto perdeu ontem para o campeonato, algo que não acontecia a quase dois anos, para ser mais precisa, depois de 55 jogos sem perder. Todos nós acreditávamos que este número ia continuar a crescer, mas lá no fundo todos nós tínhamos consciência que algum dia a derrota ia chegar, chegou ontem. O problema é que não estamos habituados a perder, e tão pouco para o campeonato. A questão aqui não é só o facto do FC Porto ter perdido o jogo, mas sobretudo a forma como o perdeu. A equipa não jogou bem, não fez o jogo que deveria ter feito, mas também é verdade que houve roubalheira descarada em Barcelos que podia ter mudado a história do jogo.

É verdade que o FC Porto está a cinco pontos do líder, é verdade que as coisas não se adivinham fáceis – principalmente depois do que ficou bem à vista este fim-de-semana – mas não me venham dizer que há crise no dragão! Por amor de deus, uma equipa que na semana passada faz o jogo que o FC Porto fez não pode estar em crise uma semana depois! Foi um jogo mau, sim, mas acontece a todos! Vamos ter calma que ainda muita água vai passar por baixo da ponte, ainda falta muito caminho e não podemos deixar de acreditar tão facilmente, não podemos deitar a toalha ao chão e virar a cara a luta tão cedo. Chamem-me ingénua, sonhadora, crente… o que quiserem, eu acredito até ao fim!

PS 1 – Espero que o FC Porto reaja de forma veemente à roubalheira que ontem foi vítima.

PS 2 – Lucho está de regresso ao Dragão, esta é uma boa notícia, que se me permitem vou abordar num outro post. Vem também um ponta de lança, Janko, não conheço mas espero que venha para ajudar e que se adapte rápido.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Crónica e Análise: Gil Vicente 3 – FC Porto 1

1 – Crónica

56 Jogos Depois Dragão Perde e Cai o Recorde

No início de noite deste Domingo, o Gil Vicente recebeu o FC Porto em jogo a contar para a décima sétima jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória do Gil por 3-1.

O FC Porto entrou em campo sabendo que teria de ganhar para não deixar fugir o Benfica. Mas os dragões não puseram em campo esta ideia, em parte por culpa própria, mas também em parte por culpa do Gil. Durante o primeiro tempo o FC Porto foi uma equipa lenta, até um tanto ou quanto apática, perante um Gil Vicente bem organizado defensivamente. Aos quinze minutos surgiu o primeiro golo dos de Barcelos. O FC Porto tentou reagir, mas de forma atabalhoada. Surgiu então o primeiro lance passível de grande penalidade a favor dos portistas que Bruno Paixão não assinalou: Defour foi tocado na cara por um defesa dos de Barcelos. Não assinalou a favor do FC Porto, assinalou a favor do Gil. Lance precedido de fora de jogo e grande penalidade cometida por Otamendi. O intervalo chegou com dois golos de vantagem para os de Barcelos.

No segundo tempo Vítor Pereira promoveu duas alterações, retirou Otamendi e Souza e lançou para os seus lugares Danilo e Belluschi. Mas antes que a equipa tivesse tempo para mudar o rumo dos acontecimentos, surgiu nova grande penalidade que ficou por marcar por falta do guarda-redes do Gil sobre Kleber. Surge então o terceiro golo do Gil, de nada adiantou os protestos portistas a reclamar fora de jogo. Caía um grande balde de água fria sobre os jogadores pportistas, que começaram a jogar muito mais com o coração do que com a razão. Varela ainda reduziu mas de nada valeu.

Com esta derrota o FC Porto fica a 5 pontos do Benfica e quase dois anos, 55 jogos depois voltou a perder, não conseguindo assim bater o recorde.

2 – Análise

Estou completamente de acordo com Vítor Pereira: o FC Porto não fez um bom jogo, não fez o jogo que devia ter feito, o Gil Vicente fez o que lhe competia fazer e o árbitro fez uma péssima arbitragem. Ao FC Porto faltou garra, ambição, querer e porque não sorte? No primeiro tempo a equipa jogou de forma muito lenta, foi para intervalo a perder 2-0 e no segundo tempo Vítor Pereira fez alterações. Na minha opinião fez bem Vítor Pereira em alterar, pois a perder tinha de arriscar. Entretanto o FC Porto sofre o terceiro golo e os jogadores portistas começam a jogar muito mais com o coração do que com a razão. Varela ainda conseguiu reduzir e nessa altura pensei que o Clik tinha sido dado e que ainda havia tempo para o FC Porto chegar, pelo menos, ao empate. Infelizmente enganei-me. Agora vamos à segunda parte da questão. O Gil Vicente fez o que lhe competia, defender o mais que pudesse e aproveitar os contra ataques para conseguir criar perigo. Foi feliz, teve sorte, aquela que o FC Porto não teve. E agora meus caros, vamos à terceira questão… o senhor árbitro. Ora bem, nós já sabíamos que vinha por aí alguma coisa que não seria nada boa. Ontem na feira ficou, mais uma vez, à vista que a roubalheira este ano é a descarada e só restava saber o que hoje ia acontecer em Barcelos. E claro, o senhor Paixão veio continuar a roubalheira. É verdade, já o disse, o FC Porto não esteve bem, mas valha-me Deus, duas grandes penalidades ficaram por marcar. Como a história do jogo podia ter sido diferente… E depois, há mesmo falta no lance que origina o primeiro golo do Gil? E o fora de jogo antes da grande penalidade a favor dos de Barcelos, ficou onde? E o terceiro golo do Gil, não estava em fora de jogo? Enfim … e siga o andor. E com isto o FC Porto não conseguiu bater o recorde nacional, os dragões ficam com o registo de 55 jogos sem perder, o que é fantástico. Agora resta levantar a cabeça, seguir em frente e pensar no futuro. E porque não iniciar aqui um novo ciclo, se possível superior à marca de 55 jogos sem derrotas? Força aí campeão!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Convocados para a Décima Sétima Jornada da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o encontro da décima sétima jornada da Liga, frente ao Gil Vicente.

Helton, Danilo, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Rolando, Varela, James Rodríguez, Mangala, Souza, Iturbe, Otamendi, Bracali, Defour e Vion.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Décima Sétima Jornada da Liga

Aqui fica a antevisão de Vítor Pereira do jogo da décima sétima jornada da Liga, frente ao Gil Vicente.

“"PREVEJO UM CAMPEONATO COMPETITIVO ATÉ AO FIM"

Em conferência de imprensa, Vítor Pereira fez esta sexta-feira a antevisão do jogo no terreno do Gil Vicente (domingo, 19h15), da 17.ª jornada da Liga. Com a prova a entrar numa fase decisiva, o técnico sublinha que o momento é propício para "apresentar resultados e ganhar jogos" e não para criar "polémicas" e "falar muito". A equipa quer continuar a "evidenciar consistência e maturidade".

Quer um FC Porto igual àquele que venceu o Vitória de Guimarães?

Espero um FC Porto consistente, rigoroso, a fazer um jogo sério, de qualidade, para nos exibirmos ao nível dos últimos jogos. Temos vindo a evidenciar consistência e maturidade, características que espero ver em Barcelos.

Já poderá contar com Hulk?

Até ao dia de hoje, esteve entregue ao departamento médio. Ainda temos o dia de amanhã e vamos ver o que acontecerá.

Quer comentar as notícias sobre o alegado interesse em Lucho González?

Só comento entradas e saídas confirmadas, como tenho dito.

Que análise faz ao Gil Vicente?

É uma equipa bem organizada, que tem provado que tem qualidade colectiva. Sabemos que vamos encontrar dificuldades, mas vamos a Barcelos com o objectivo claro de trazer três pontos.

Tem dito que esta equipa precisa de desafios. O FC Porto melhorou também pelo facto de estar em segundo lugar e ter agora um desafio concreto e objectivo?

Sabemos que a nossa margem erro diminuiu. Temos de ser sérios e rigorosos, sabendo o que pretendemos e pondo as qualidades individuais ao serviço do colectivo, que deve sustentar e ultrapassar as dificuldades. Não tenho dúvidas de que este vai ser um campeonato competitivo e temos de ser regulares e, se possível, crescer a nível de comportamentos.

Vê alguma hipótese deste campeonato não se decidir no confronto directo entre FC Porto e Benfica?

O campeonato decide-se em todos os jogos. Não coloco só FC Porto e Benfica como candidatos. Há mais equipas, nomeadamente Sporting, SC Braga e Marítimo, que têm evidenciado qualidades para lutar connosco e com o Benfica. Prevejo um campeonato competitivo até ao fim.

Na hora da partida de Fucile, o que lhe tem a dizer?

Desejo-lhe boa sorte e agradeço o que fez e tem feito por nós. Não estava a ter as oportunidades que pretendia e foi para um grande clube. Vai manter-se a um alto nível e, como foi emprestado, poderá voltar. Desejo-lhe o mesmo que nos desejou, que seja campeão e tenha oportunidade de jogar e de se valorizar.

Foi ver o Manchester City ao vivo esta semana. Pelo que viu, acredita que o FC Porto pode ultrapassar a eliminatória?

Peço desculpa, mas falarei do Manchester City na altura própria. Hoje falarei do Gil Vicente, um adversário complicado e no qual estamos concentrados.

Com o Maicon na direita e o Alvaro na esquerda, concorda que o FC Porto é uma equipa virada para o flanco esquerdo?

É natural que isso aconteça, pela predisposição do Alvaro, que se comporta como um extremo e é extremamente ofensivo. Claro que é preciso equilibrarmo-nos. Os jogadores do flanco direito também influenciam essa dinâmica, pois é diferente ter lá Hulk ou James, que descai mais para o meio.

Tem alguma palavra para o Kléber, que tem sido algo criticado?

O Kléber não precisa disso. Quando as pessoas confiam em si próprias e sabem a sua qualidade, aceitam as críticas e a força vem de dentro, do seu carácter e confiança. Sentimos um Kléber a trabalhar sempre muito para o colectivo, mais tranquilo e a crescer em termos das movimentações que queremos que ele faça.

Está ansioso pelo dia 1 de Fevereiro e pelo fecho do mercado?

Os treinadores, jogadores e estrutura dos clubes de alto nível têm de estar preparados para a especulação do mercado. Têm-se falado muito, mas as saídas e entradas têm sido poucas.

Danilo está preparado para ser titular?

Ele está a trabalhar bem, está mais ambientado e dentro das ideias do nosso jogo. Por isso, está disponível para o treinador e poderá jogar se assim o entender.

Concorda com a ideia de que o Benfica também tem muitos "Hulks"?

Não estamos num momento de polémicas e de falar muito. É um momento fundamental para apresentar resultados e ganhar jogos, com uma exigência muito grande. Toda a gente tem direito às suas ideias, por isso não vou comentar.”

Em

www.fcporto.pt

Novidades?

Será que estará para breve novidades no reino do Dragão? Aguardemos …

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Notícias Portistas

Bom, os jornais escrevem tanto sobre o FC Porto, algumas coisas credíveis, outras nem por isso. Aqui fica um apanhado de notícias portistas e os meus comentários às mesmas…

1

“Baía considerado o melhor guarda-redes português

O português Vítor Baía, já retirado dos relvados, foi considerado o 15.º melhor guarda-redes dos últimos 25 anos, num "ranking" da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).Baía, que se notabilizou no FC Porto e passou duas épocas e meia no FC Barcelona, contabilizou 94 pontos, muito à frente dos seus compatriotas Ricardo (66.º, com 16 pontos) e Eduardo (107.º, com nove), guarda-redes ainda no ativo.A lista, organizada em função das classificações anuais da IFFHS para o melhor guarda-redes e que contempla o período entre 1987 e 2011, é liderada pelo italiano Gianluigi Buffon (226 pontos), o guardião da Juventus e da seleção transalpina.Atrás de Buffon encontram-se o espanhol Iker Casillas (213 pontos), do Real Madrid, e o holandês Edwin van Der Sar (201), que terminou a carreira na última época, cumprindo o último ano no Manchester United.O guarda-redes melhor classificado e com passagem no futebol português é o dinamarquês Peter Schmeichel (ex-Sporting), que ocupa o quarto lugar (179 pontos), enquanto o belga Michel Preud"homme (Benfica) é 11.º (124 pontos).”

in "dn.pt"

Ora, se Baía tivesse jogado noutro clube português, talvez esta notícia fizesse capas de jornal …

2

“Juventus fecha Cáceres e sai da rota de Guarín

Guarín viu ontem as portas da Juventus fecharem-se, depois de os bianconeri terem fechado a contratação do defesa Martín Cáceres, uruguaio do Sevilha. As posições que os dois ocupam em campo são diferentes, mas o clube italiano fica agora sem vagas para mais extracomunitários no plantel e impossibilitado de inscrever o colombiano. …”

In “ojogo.pt”

Será?

3

“Pai quer Iturbe no Racing

PEDRO MARQUES COSTA

Quando parecia definitivamente afastada a ideia de Iturbe ser emprestado nesta segunda fase da temporada para jogar com maior regularidade, o pai do argentino, que também se chama Juan, voltou a colar o seu filho a uma possível mudança para a Argentina, mais concretamente para o Racing de Avellaneda. Em declarações reproduzidas pela rádio Fox Sports Del Plata, Juan afirmou que o filho não tem a continuidade pretendida nesta sua primeira experiência europeia e revelou o seu desejo de experimentar o campeonato argentino. "O meu filho não tem continuidade no FC Porto. Sabemos do interesse do Racing pelos jornais e estamos à procura de uma solução, ou seja, um empréstimo para ele poder jogar", garantiu.

Tal como já foi noticiado, a formação de Avellaneda está interessada no empréstimo de Iturbe, embora o jornal "Olé" tenha adiantado, na sua edição de ontem, que o clube só tem condições de receber o jogador por "empréstimo" e com "baixas pretensões económicas", dado que não terá condições de "igualar o contrato" que Iturbe tem actualmente no FC Porto.

O pai do avançado foi, no entanto, ainda mais longe nas declarações ao anunciar o amor do filho ao Racing. "Gostava de ver o meu filho a

jogar na Argentina, e oxalá que a transferência se concretize. O meu filho é adepto do Racing", anunciou, depois de há um ano ter revelado que Iturbe era adepto do Cerro Porteño (Paraguai) e do... Boca

Juniors.

Apesar de ter sido pouco utilizado esta temporada - um total de cem minutos repartidos por cinco jogos -, os responsáveis portistas depositam grandes expectativas em Iturbe, não estando na disposição de o libertar por considerarem que é melhor que ele continue a evoluir em Portugal.”

Em

www.ojogo.pt

O quê? Alguém que diga a este senhor para estar calado. O FC Porto sabe o que faz, e James é a prova disso. Ele que tenha calma que o filho vai jogar, era óbvio que não ia ser logo titular, ou será que este senhor esperava isso? E depois querer que o filho volte para a Argentina? Haja paciência …

Nota:

As noticias 1 e 2 foram retiradas de:

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

domingo, 22 de janeiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Vitória de Guimarães 1

1 – Crónica

FC Porto Vence e Danilo Estreia-se

No final de tarde, início de noite deste Domingo, o FC Porto recebeu o Vitória de Guimarães, em partida a contar para a décima sexta jornada da Liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 3-1.

Depois do jogo da Taça da Liga, no meio da semana, o FC Porto voltou ao campeonato. Sem poder contar com Hulk, Vítor Pereira fez alinhar na frente de ataque Varela, James e Kleber. E o FC Porto entrou decidido em marcar o mais rápido possível para assim garantir a vitória. Imparáveis no ataque, os dragões inauguraram o marcador aos dezoito minutos, Rolando, qual ponta de lança, fez a bola entrar pela primeira vez na baliza vimaranense, após receber a bola de James. O “carrossel” portista, apoiado nas acelerações de Álvaro Pereira e nas jogadas de Varela, continuou a girar num ritmo frenético e imparável até aos 30 minutos, quando começou a baixar o ritmo e o Vitória aproveitou para dizer “presente”. Os vimaranenses beneficiaram de duas boas oportunidades para empatar, na primeira Rolando salvou, na segunda foi Otamendi. O intervalo chegava com os dragões em vantagem no marcador.

O FC Porto começou o segundo tempo a facturar, João Moutinho foi o autor do segundo golo portista – Kleber passou a bola ao internacional português, que colocou a bola no fundo da baliza adversária, concluindo um lance que o mesmo Moutinho tinha iniciado. Tudo caminhava sem polémicas, eis que chegou o lance que irá, por certo, fazer correr tinta. Fernando corta, sem falta, um lance de ataque vitoriano, o árbitro assinala livre e mostra cartão amarelo ao jogador portista, que assim fica de fora do próximo encontro. Do livre resultou o golo do Guimarães. Minuto 68, Danilo entra em campo por troca com Defour, o brasileiro estriou-se assim com a camisola azul e branca. Minutos depois, James foi tocado no interior da ária vimaranense, o árbitro não teve dúvidas e assinalou grande penalidade. Foi o próprio James que converteu fazendo o terceiro golo do jogo e o seu oitavo no campeonato.

Com esta vitória o FC Porto soma 40 pontos, mas porque o Benfica também venceu, permanece no segundo lugar do campeonato.

2 – Análise

Foi uma vitória justa – já lá vão 55 jogos sem perder – e a equipa precisava desta vitória para mostrar que há mais para além de Hulk. Gostei do jogo, gostei da forma decidida que a equipa entrou em campo, gostei do início do segundo tempo e da forma como a equipa respondeu ao golo sofrido. Muito bem Varela, o internacional português parece decidido em voltar a fazer óptimas exibições e o FC Porto agradece. Muito bem Rolando, quer no ataque, quer na defesa. Muito bem João Moutinho, marcou e carregou a equipa às costas – e ainda há quem diga que não percebeu o porquê da contratação de Moutinho… Enfim, adiante. James esteve meio “ausente”, mas bem presente quando sofreu a grande penalidade e a converteu. Em suma, na minha opinião a equipa esteve bem e Vítor Pereira também, pois não disponha de todas as peças do xadrez e geriu o esforço dos atletas no final. Destaque para a estreia de Danilo, finalmente o brasileiro pisou o relvado do Dragão num jogo oficial e esteve bem. Infelizmente a vitória portista não foi suficiente para agarrar a liderança, mas há toda uma segunda volta para jogar, há muitos pontos em disputa, à que levantar a cabeça e seguir o caminho sem deitar a toalha ao chão, sempre a agarrar os pontos que estão ao alcance. Nunca é de mais repetir que o FC Porto já soma 55 jogos, passo a redundância, a somar pontos!