sábado, 4 de fevereiro de 2012

Convocados Para a Terceira Jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, frente ao Vitória de Setúbal.

Danilo, Lucho González, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Varela, James Rodríguez, Sapunaru, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Bracali, Defour e Kadú.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vítor Pereira Em Antevisão da Terceira Jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, frente ao Vitória de Setúbal.

“"FOI UMA BOA SEMANA DE TRABALHO"

Vítor Pereira encara a recepção ao Vitória de Setúbal (3.ª jornada da Taça da Liga, domingo, 18h30) como uma oportunidade para rectificar a exibição frente ao Gil Vicente. O técnico relembra o facto do FC Porto ser um clube inconformado perante as derrotas e sublinha que a equipa fez "uma boa semana de trabalho". Vítor Pereira falou ainda das características dos reforços Lucho e Janko.

Tendo em conta a derrota frente ao Gil Vicente, este jogo com o Vitória de Setúbal assume mais importância? Espera uma outra atitude, como pediu depois do jogo em Barcelos?

Este clube está habituado a ganhar, é natural que, depois de uma derrota, se queira rectificar o resultado e a exibição.

Como perspectiva o encontro?

Não vamos jogar para o campeonato, mas sim para a Taça da Liga, frente a uma equipa que tem objectivos e aspirações. Nós também temos o objectivo de ganhar o jogo. Queremos fazer um bom jogo e um bom resultado.

O que vão trazer os novos reforços?

Fundamentalmente, o Lucho traz qualidade e experiência. Espero que o Janko dê sequência ao jogo dele, se adapte o mais depressa possível e que nos ajude a fazer golos.

Conta com eles para domingo?

Estão disponíveis e poderão fazer parte das minhas opções.

Como sentiu a equipa, com quem já terá tido uma longa conversa? Por outro, como recebeu a anunciada insatisfação do Iturbe por não estar inscrito na Liga Europa?

Quanto à primeira questão, e depois de um resultado e de uma exibição que não estava nas nossas previsões, houve uma conversa normal. Foi uma boa semana de trabalho, por isso espero um bom jogo no domingo. Quanto ao Iturbe, é um jovem de 18 anos, que queria jogar mais vezes e estar dentro das opções para a Liga Europa. Foi um desabafo de um jovem em adaptação, até em termos sociais. Conversámos antes de eu tomar a decisão e já conversei com ele depois.

Ele não tinha um objectivo de destabilização e temos de compreender a sua juventude, transmitir-lhe confiança e dizer-lhe que tem talento. Ele só terá de esperar pelo tempo certo.

Conta com o Lucho para a gestão de balneário?

Com a sua experiência e qualidades naturais de liderança, é normal que ele acrescente algo nesse domínio.

O Janko poderá mudar a forma como o FC Porto joga?

Ele não é só um avançado de jogo aéreo, mas é dentro da área que se sente à vontade e esperamos dele esse tipo de movimentos. Ele vai estar presente nesse espaço para dar sequência ao nosso jogo, juntando-se assim ao Kléber para nos dar mais opções.

Como se processou a passagem da braçadeira de capitão do Helton para o Rolando?

O Helton pediu para falar comigo, devido ao facto de não poder intervir, porque os jogadores podem agora ser penalizados por correrem para o árbitro. Sem correr, ele não terá possibilidade de chegar a tempo a alguma situação e intervir. Ele entendeu que para o bem da equipa era importante que o capitão fosse um jogador de campo. A administração esteve de acordo com a opinião do Helton e chegámos a um entendimento. A partir do próximo jogo, o Hulk passará a capitanear a equipa.

A equipa ficou agora sem Guarín e Belluschi...

Eram jogadores que tinham vontade de jogar mais vezes. Surgiram duas situações que foram de encontro às suas aspirações. O clube entendeu a oportunidade e que o plantel ficaria equilibrado com as entradas.

Maicon e Mangala serão titulares, dado que Rolando e Otamendi não poderão jogar no encontro seguinte, frente à UD Leiria?

Não posso revelar a minha decisão antes de termos mais um treino. Ainda estamos em fase de trabalho e só domingo, quando os jogadores souberem, é que vocês também podem saber. Não posso passar a equipa primeiro à imprensa e depois aos jogadores. Não faz sentido.

Até que ponto a derrota em Barcelos deixa o FC Porto mais longe do título?

A nossa desvantagem aumentou de dois para cinco pontos. Vamos atrás desses cinco pontos porque esta não é uma distância que nos iniba ou retire confiança. Estávamos em melhor situação, mas acreditamos no título e vamos atrás dele.”

Em

www.fcporto.pt

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ainda o Regresso de Lucho e a Lista de Inscritos na Liga Europa

1 – Ainda sobre o regresso de Lucho…

E Esta?

“Lucho trocou a fortuna pelo futuro

ANDDRÉ VIANA

Onde é que o destino de Lucho se cruzou com os de Nasri e Fàbregas? Há meio ano, quando o Arsenal sofria uma razia no seu meio-campo, Wenger pensou no argentino para compor as perdas, mas o Marselha negou-lhe a transferência, prometendo que estaria disposto a negociá-lo numa futura janela.

Lucho cobrou essa mesma palavra quando a possibilidade de regressar ao FC Porto, que esteve sempre em aberto, ganhou contornos reais. A aproximação definitiva aconteceu há duas semanas e El Comandante foi rápido a responder às outras três propostas que tinha em carteira: "não".

Lucho sabia perfeitamente que, para regressar, tinha de perder. Os cerca de seis milhões de euros que receberia até final do contrato com os franceses (Junho de 2013) são uma miragem face ao que irá encaixar nos dois anos e meio que acordou com o FC Porto.

O argentino, que ganhava 390 mil euros por mês no Sul de França, abdicou de mais de metade do vencimento para voltar ao Dragão, mas também fechou os olhos a prémios que ainda tinha a receber do Marselha.

Contas feitas, vai jogar mais uma temporada e receber cerca de dois milhões de euros a menos. É o primeiro estrangeiro a regressar ao clube depois de ter sido vendido e as cedências que fez sensibilizaram a SAD e confirmaram que Lucho tem uma relação com o FC Porto que vai muito para além das quatro temporadas (e outros tantos campeonatos) que somou de azul e branco.

Com 31 anos e algumas épocas desportivas pela frente, Lucho parece destinado a cumprir o sonho de terminar carreira no Dragão. É cedo para antecipar o fim, mas o seu empresário, Federico Simonian, admite a O JOGO que Lucho não esconde que imagina o seu futuro associado ao FC Porto muito para além do seu papel em campo. "Há alguns anos pela frente, mas é verdade que ele gostaria de continuar ligado ao clube como dirigente", revela Simonian.

Com casa na cidade e uma ligação que se estende à sua companheira, que é portuguesa, Lucho dividiu o seu tempo, nos últimos anos, entre o

contrato com o Marselha e as férias no Porto, para onde viajava regularmente e onde chegou a passar largas temporadas.

Sendo certo que tem um contrato largamente acima da média do plantel e até do onze-tipo dos dragões, a verdade é que Lucho fez cedências significativas para poder regressar. Para o FC Porto, caiu que nem sopa no mel, até porque nem gastou um tostão, já que o Marselha se arriscava a ver o médio sair a custo zero mas já com seis milhões de euros a mais na conta.”

Em

www.ojogo.pt

Isto mostra que ainda há quem não pense só no dinheiro. O argentino podia perfeitamente ter ficado em Marselha, a rechear a sua conta bancária, mas não, abdicou de muitos milhões para regressar ao Dragão. Grande Lucho, grande lição para muitos!

2 – Aqui está a lista de inscritos na Liga Europa

Helton, Bracali, Danilo, Sapunaru, Maicon, Rolando, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Álvaro Pereira, Fernando, João Moutinho, Lucho, Defour, Souza, Varela, Hulk, Kléber, James, C.Rodríguez e Djalma. Ainda, Kadú, Tiago Ferreira e Vion

Iturbe não gostou de ter ficado fora dos inscritos e demonstrou o seu desagrado numa rede social. Iturbe tem mais é de ter paciência, ele ainda é jovem, tem apenas 18 anos, acabou de chegar à Europa e ainda tem muito que crescer e aprender.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Entradas e Saídas no Mercado de Inverno e Algumas Reflexões

Entradas e Saídas no Mercado de Inverno

Desde que abriu o mercado de Inverno muita coisa se escreveu, muito se especulou. Durante alguns dias as questões faziam parte do dia à dia dos adeptos do FC Porto. Será que Lucho ia mesmo voltar? Será que ia ser contratado algum ponta de lança? E quem sairia? Pois bem, Lucho voltou mesmo, o ponta de lança foi contratado e houve saídas. O FC Porto deixou os movimentos no plantel para os dois últimos dias de mercado.

O regresso de Lucho, já o disse, é uma óptima notícia para os portistas, é o regresso a casa de um jogador admirado pela sua personalidade e classe dentro e fora das quatro linhas. Vítor Pereira poderá contar com o argentino na Liga Europa.

Marc Janko, o ponta de lança, é um jogador de nacionalidade austríaca, de 28 anos que mede 1,96. Jogava nos Holandeses do Twente onde, até agora, já tinha marcado 10 golos. Ora, em relação a este jogador não sei nada, mas sei que Vítor pereira não o poderá utilizar na Liga Europa, uma vez que Janko já disputou essa prova ao serviço do Twente esta época. Assim sendo, à semelhança do que aconteceu na Liga dos Campeões, o treinador do FC Porto só poderá contar com Kleber.

Foi também durante este mês de Janeiro que Danilo chegou ao FC Porto, embora já estivesse contratado desde o Verão.

Em relação a saídas, Fucile, Belluschi e Guarin deixam o dragão para rumar a Itália. O uruguaio rumou, por impréstimo, ao Santos. O argentino vai jogar, por empréstimo, no Génova, sendo que os Italianos ficam com opção de compra no final da presente época. Já o colombiano vai ingressar no Inter, também por empréstimo, sendo que os italianos ficam com opção de compra no final da presente temporada. Das três saídas, creio que Fucile e Belluschi poderão fazer mais falta. O primeiro pela sua polivalência, o segundo por ser uma opção para o meio campo. É verdade que quer um quer outro já foram mais incontestáveis do que estavam a ser agora. Quanto a Guarin, o médio sempre foi um tanto ou quanto inconstante. Fará falta o seu potente remate. Aos três desejo boa sorte e quem sabe se não regressam um dia?

Algumas Reflexões

Vamos retroceder à anterior reabertura de mercado. Com a saída de Falcao no Verão, o FC Porto passou a contar com Kleber e com Walter. Isto foi um facto incontornável durante a primeira metade da época, além do que só um deles, no caso Kleber, estava inscrito na Liga dos Campeões. Voltemos então à reabertura de mercado, que à poucos minutos encerrou, mas sempre sem deixar de lado a primeira abertura de mercado. Com o empréstimo de Walter, no início do mês de Janeiro, sobrava apenas Kleber. Voltemos outra vês ao Verão, para constatar que talvez a SAD portista, perante a possível saída de Falcao, devesse ter agido e contratado mais alguém. Não o fez e, até hoje, notou-se que deveria tê-lo feito. De regresso à actualidade. Finalmente foi contratado Marc Janko, o ponta de lança que desde o início do mês de Janeiro era ansiosamente aguardado. Mas tendo em conta que o ponta de lança que foi contratado nesta reabertura de mercado não pode jogar na Liga Europa, persiste o problema que a equipa tinha antes, ou seja, continua a ser pouco uma só opção para a prova europeia. De qualquer forma, salvaguardando a devida adaptação que espero que seja muito rápida, parece-me bom a contratação de alguém que partilhe com Kleber a responsabilidade de marcar golos, quem sabe assim o brasileiro começa a dar nas vistas?

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

El Comandante Regressa ao Dragão!

Dois anos e meio depois de Lucho ter rumado a Marselha para jogar no clube local, regressa a casa, regressa ao dragão. E é com muita felicidade que os portistas o vêm regressar.

Com o regresso de El Comandante, dei por mim a vasculhar no meu arquivo a ver o que havia sobre Lucho, mesmo já depois de ter saído do FC Porto. Encontrei uma reportagem do OJOGO, que me pareceu apropriada para a ocasião. Em 2010, a um programa de rádio argentino, o médio afirmou: "Tenho as melhores recordações do FC Porto, um clube no qual vivi momentos inesquecíveis, criando-se uma ligação muito importante com os adeptos e os dirigentes. Sei que no FC Porto tenho a porta aberta para regressar em qualquer momento e não descarto essa hipótese". E a hipótese virou realidade, Lucho já está na cidade do Porto, amanhã vai fazer testes médicos e certamente acertar todos os pormenores do regresso.

O excerto que se segue relata as circunstâncias da transferência do médio para Marselha:

“A saída de Lucho para o Marselha teve contornos curiosos. Com 28 anos, e depois de ter dito numa entrevista a O JOGO que pensava mesmo terminar a carreira no FC Porto, o clube francês interessou-se pelo médio argentino. Como Lucho não queria sair, e a SAD não estava muito interessada em vender o seu passe, os dirigentes do Marselha perguntaram ao jogador quanto queria ganhar. Lucho pensou e atirou com um número elevadíssimo, de maneira a que os franceses perdessem o interesse. O resto da história é conhecida. O Marselha aceitou pagar a tal verba - 4,3 milhões de euros por quatro anos de contrato, o que dá um salário mensal de 358 mil euros - e negociou com o FC Porto, apresentando uma proposta de 18 milhões de euros (mais bónus por objectivos), praticamente irrecusável devido à idade do jogador. E Lucho ficou a ser o terceiro jogador mais bem pago de França.”

Ainda a mesma reportagem do OJOGO, que data de 2010 refere o seguinte:

“Pelos títulos, mas sobretudo pelo tipo de futebol praticado, a empatia entre Lucho e os adeptos portistas rapidamente ganhou raízes. A alcunha de El Comandante nasceu quando o médio argentino marcou um golo e fez o gesto típico de um militar. Os companheiros gozaram-no e, apesar de Lucho não concordar muito com a ideia, foi-se habituando ao nome, até porque na rua e no balneário era assim que o tratavam. Dentro do campo Lucho foi sempre um líder. Com a camisola oito, o médio foi tão essencial para Co Adriaanse na primeira época, como fundamental para Jesualdo Ferreira nas três temporadas seguintes. O futebol de régua e esquadro era uma especialidade do internacional argentino, importante também nas transições ofensivas. (…)Apesar da nacionalidade, Lucho foi um dos capitães de equipa, ou seja, mais uma prova do elevado estatuto que alcançou no FC Porto.”. Os adeptos portistas não esqueceram Lucho, nem tão pouco mudaram de opinião sobre a sua postura, a sua atitude dentro e fora de campo e esperam que o argentino ajude, de alguma forma, o FC Porto. Não estamos à espera que seja o salvador da nação, mas que ajude a reunir as tropas, que ajude a dar o click que o FC Porto precisa de dar o mais rápido possível.

Bem vindo de volta Lucho! Bem vindo El Comandante!

Crise? …

O FC Porto perdeu ontem para o campeonato, algo que não acontecia a quase dois anos, para ser mais precisa, depois de 55 jogos sem perder. Todos nós acreditávamos que este número ia continuar a crescer, mas lá no fundo todos nós tínhamos consciência que algum dia a derrota ia chegar, chegou ontem. O problema é que não estamos habituados a perder, e tão pouco para o campeonato. A questão aqui não é só o facto do FC Porto ter perdido o jogo, mas sobretudo a forma como o perdeu. A equipa não jogou bem, não fez o jogo que deveria ter feito, mas também é verdade que houve roubalheira descarada em Barcelos que podia ter mudado a história do jogo.

É verdade que o FC Porto está a cinco pontos do líder, é verdade que as coisas não se adivinham fáceis – principalmente depois do que ficou bem à vista este fim-de-semana – mas não me venham dizer que há crise no dragão! Por amor de deus, uma equipa que na semana passada faz o jogo que o FC Porto fez não pode estar em crise uma semana depois! Foi um jogo mau, sim, mas acontece a todos! Vamos ter calma que ainda muita água vai passar por baixo da ponte, ainda falta muito caminho e não podemos deixar de acreditar tão facilmente, não podemos deitar a toalha ao chão e virar a cara a luta tão cedo. Chamem-me ingénua, sonhadora, crente… o que quiserem, eu acredito até ao fim!

PS 1 – Espero que o FC Porto reaja de forma veemente à roubalheira que ontem foi vítima.

PS 2 – Lucho está de regresso ao Dragão, esta é uma boa notícia, que se me permitem vou abordar num outro post. Vem também um ponta de lança, Janko, não conheço mas espero que venha para ajudar e que se adapte rápido.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Crónica e Análise: Gil Vicente 3 – FC Porto 1

1 – Crónica

56 Jogos Depois Dragão Perde e Cai o Recorde

No início de noite deste Domingo, o Gil Vicente recebeu o FC Porto em jogo a contar para a décima sétima jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória do Gil por 3-1.

O FC Porto entrou em campo sabendo que teria de ganhar para não deixar fugir o Benfica. Mas os dragões não puseram em campo esta ideia, em parte por culpa própria, mas também em parte por culpa do Gil. Durante o primeiro tempo o FC Porto foi uma equipa lenta, até um tanto ou quanto apática, perante um Gil Vicente bem organizado defensivamente. Aos quinze minutos surgiu o primeiro golo dos de Barcelos. O FC Porto tentou reagir, mas de forma atabalhoada. Surgiu então o primeiro lance passível de grande penalidade a favor dos portistas que Bruno Paixão não assinalou: Defour foi tocado na cara por um defesa dos de Barcelos. Não assinalou a favor do FC Porto, assinalou a favor do Gil. Lance precedido de fora de jogo e grande penalidade cometida por Otamendi. O intervalo chegou com dois golos de vantagem para os de Barcelos.

No segundo tempo Vítor Pereira promoveu duas alterações, retirou Otamendi e Souza e lançou para os seus lugares Danilo e Belluschi. Mas antes que a equipa tivesse tempo para mudar o rumo dos acontecimentos, surgiu nova grande penalidade que ficou por marcar por falta do guarda-redes do Gil sobre Kleber. Surge então o terceiro golo do Gil, de nada adiantou os protestos portistas a reclamar fora de jogo. Caía um grande balde de água fria sobre os jogadores pportistas, que começaram a jogar muito mais com o coração do que com a razão. Varela ainda reduziu mas de nada valeu.

Com esta derrota o FC Porto fica a 5 pontos do Benfica e quase dois anos, 55 jogos depois voltou a perder, não conseguindo assim bater o recorde.

2 – Análise

Estou completamente de acordo com Vítor Pereira: o FC Porto não fez um bom jogo, não fez o jogo que devia ter feito, o Gil Vicente fez o que lhe competia fazer e o árbitro fez uma péssima arbitragem. Ao FC Porto faltou garra, ambição, querer e porque não sorte? No primeiro tempo a equipa jogou de forma muito lenta, foi para intervalo a perder 2-0 e no segundo tempo Vítor Pereira fez alterações. Na minha opinião fez bem Vítor Pereira em alterar, pois a perder tinha de arriscar. Entretanto o FC Porto sofre o terceiro golo e os jogadores portistas começam a jogar muito mais com o coração do que com a razão. Varela ainda conseguiu reduzir e nessa altura pensei que o Clik tinha sido dado e que ainda havia tempo para o FC Porto chegar, pelo menos, ao empate. Infelizmente enganei-me. Agora vamos à segunda parte da questão. O Gil Vicente fez o que lhe competia, defender o mais que pudesse e aproveitar os contra ataques para conseguir criar perigo. Foi feliz, teve sorte, aquela que o FC Porto não teve. E agora meus caros, vamos à terceira questão… o senhor árbitro. Ora bem, nós já sabíamos que vinha por aí alguma coisa que não seria nada boa. Ontem na feira ficou, mais uma vez, à vista que a roubalheira este ano é a descarada e só restava saber o que hoje ia acontecer em Barcelos. E claro, o senhor Paixão veio continuar a roubalheira. É verdade, já o disse, o FC Porto não esteve bem, mas valha-me Deus, duas grandes penalidades ficaram por marcar. Como a história do jogo podia ter sido diferente… E depois, há mesmo falta no lance que origina o primeiro golo do Gil? E o fora de jogo antes da grande penalidade a favor dos de Barcelos, ficou onde? E o terceiro golo do Gil, não estava em fora de jogo? Enfim … e siga o andor. E com isto o FC Porto não conseguiu bater o recorde nacional, os dragões ficam com o registo de 55 jogos sem perder, o que é fantástico. Agora resta levantar a cabeça, seguir em frente e pensar no futuro. E porque não iniciar aqui um novo ciclo, se possível superior à marca de 55 jogos sem derrotas? Força aí campeão!