quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

E siga o andor!

O presidente do Benfica ontem deu uma entrevista à RTP. Como é óbvio não vou publicá-la aqui, mas vou apenas comentar duas coisas que achei muito boas! Imaginem só que deu os parabéns ao FC Porto pelo campeonato da época passada! Obrigadinho, mas dispensamos as felicitações de gente cínica. MAS a melhor de todas foi o senhor dizer que a arbitragem estava mais transparente! Então não está! Clarinha como água! Mas com o Benfica a ser levado ao colo como tem sido, era o que mais faltava se vieira estivesse insatisfeito e viesse dizer mal!

E siga o andor!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mais Depressa se Apanha Um Mentiroso Que Um Coxo!

Já diz o ditado popular: mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo. Pois bem, a FIFA e a UEFA desmentiram a investigação à contratação de Walter pelo FC Porto. Logo, quem mentiu foi apanhado…

“FIFA e UEFA desmentem investigação à contratação de Walter pelo FC Porto

A FIFA e a UEFA desmentiram qualquer investigação ao processo que resultou na contratação do futebolista brasileiro Walter pelo FC Porto, notícia que a agência internacional de informação Bloomberg avançou a semana passada.

Segundo a Bloomberg, teria sido a UEFA a iniciar uma investigação sobre o negócio entre os uruguaios do Atlético Rentistas e o FC Porto, mas fonte do organismo europeu desmentiu à Agência Lusa que estivesse a recolher quaisquer dados sobre a transferência, remetendo o assunto para a FIFA. Em causa estaria o envolvimento de duas empresas, a Gool Co e a Pearl Design (sediadas em Inglaterra), no financiamento deste negócio, a troco de 35 por cento do passe do jogador.“ A UEFA não está a investigar essa transferência. Aliás, as transferências estão sob jurisdição da FIFA e quaisquer dúvidas sobre a matéria têm de ser esclarecidas junto da FIFA”, adiantou a mesma fonte. Tal como a UEFA, também a FIFA negou à Lusa qualquer investigação à contratação de Walter, entretanto emprestado pelo FC Porto ao Cruzeiro de Belo Horizonte.“ Não existe qualquer investigação a Walter ou ao FC Porto”, garantiu fonte da FIFA. Sobre o envolvimento de empresas em negociações de jogadores, a mesma fonte lembrou que todas as transferências são registadas, desde outubro de 2010, numa base de dados (Transfer Matching System) que permite à FIFA avaliar a legalidade de todos os negócios. Para esclarecer esta matéria, a FIFA remeteu para o artigo 18 do regulamento de transferências, que barra a interferência de terceiros na independência dos clubes, em matéria de política laboral, transferências e desempenho. Se verificada alguma destas ingerências de terceiros, “o Comitê Disciplinar da FIFA pode impor medidas disciplinares aos clubes que não cumpram as obrigações previstas”, como refere o ponto 2 do mesmo artigo.”

In "ionline.pt"

Retirado de:

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Isto mesmo confirmou o FC Porto, num comunicado publicado no seu site oficial, onde também acusa um jornalista de mau jornalismo.

“Mau jornalismo

"FIFA e UEFA desmentem investigação à contratação de Walter pelo FC Porto". O título da notícia da Agência Lusa, de hoje mesmo, é suficientemente esclarecedor e vem pôr fim a uma série de maus exemplos do tratamento da matéria noticiosa e que teve um lamentável expoente através do jornalista Paulo Garcia, no programa Dia Seguinte, da SIC Notícias de segunda-feira.

Esquecendo os mais elementares princípios da verificação das notícias, Paulo Garcia resolveu induzir os telespectadores de que a UEFA estava a investigar o FC Porto, acrescentando depois que o FC Porto trabalhará com "fundos ilícitos".

Mentira, tudo mentira, como qualquer jornalista que preze a verdade facilmente descobriria. Bastaria questionar o FC Porto, ou, em alternativa, ligar para a UEFA, ou para a FIFA, que é quem supervisiona as transferências de jogadores. Paulo Garcia não fez o trabalho de casa e do alto do púlpito que é um canal de televisão preferiu acusar o FC Porto sem qualquer fundamento.

Para não deixar dúvidas a ninguém, o FC Porto nunca foi questionado por quem quer que seja relativamente à transferência de Walter ou de qualquer outro jogador.”

Em

www.fcporto.pt

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um Vintage Portista de Óptima Qualidade!

Na passada Sexta foi servido no Dragão Caixa um Vintage portista de óptima qualidade. Com um certo atraso, é verdade, aqui fica a crónica dos acontecimentos.

“QUEM SABE NUNCA ESQUECE

Melhor era impossível. Ao longo de mais de uma hora, o Dragão Caixa foi cápsula do tempo. Na estreia portista na Liga Fertibéria, que até terminou em vitória (11-10) sobre o detentor do título, o “Vintage” azul e branco revelou todos os predicados que se lhe adivinhavam: a velocidade não é mais a mesma, mas o aroma de futebol intenso permanece intacto. Porque quem sabe nunca esquece.

O anúncio repetido e o aviso frequente sustentavam as previsões de brilho forte, mas a realidade superou as expectativas, com o cruzamento de estrelas a provocar faísca ainda antes do apito inicial. Enquanto Vítor Baía, o mais saudado, trocava um abraço com Abelardo, com quem fez equipa em Barcelona, Gomes era homenageado pelo Sporting de Gijón, clube que representou na década de 80. Mais tarde, quando os adeptos descobriram Lucho nas bancadas, só Folha se irritou com o remate que bateu na trave, depois de saído dos seus pés.

Na fase inicial do encontro, Baía foi, efectivamente, o elemento mais preponderante, impedindo o ampliar da desvantagem com uma sucessão de grandes defesas que estabilizou e lançou o “Vintage” portista para uma recuperação soberba perante o detentor do troféu e para uma exibição… brilhante.

Equilibrado o “cinco”, entraram em cena os artistas, com Capucho a fazer o primeiro de onze golos, dos quais sobressaem o pontapé de Bandeirinha, preparado bem antes da linha de meio-campo, o remate à meia-volta de Gomes, depois de “matar” no peito, e o toque sobre a linha de golo com o qual Rui Barros fechou uma jogada colectiva.

Com a mesma lógica revivalista que precipitou os festejos antes do início da partida, os aplausos propagaram-se muito para lá do apito final, com Gomes a oferecer a braçadeira aos adeptos de forma aleatória e Vítor Baia a gastar cerca de 30 minutos para percorrer as dezenas de metros que o separavam do balneário, travado por múltiplas solicitações de autógrafos e poses para a fotografia, num prolongamento merecido de uma espécie de regresso ao futuro.

FICHA DE JOGO

Liga Fertiberia, 1.ª jornada

3 de Fevereiro de 2012

Dragão Caixa, no Porto

Assistência: 1.360 espectadores

Árbitros: Aníbal Fernandes e José Castro

FC PORTO (11): Vítor Baía (g.r.), João Pinto, Paulinho Santos, Rui Barros e Gomes (cap.); Capucho, Pedro Emanuel, Bino, Folha, Bandeirinha, Mário Silva, Coelho, Chainho, Daniel Correia (g.r.)

Treinador: Luís Castro

SPORTING GIJÓN (10): Ramón (g.r.), Marcelino Elena, Abelardo (cap.), Cano e Tomás; Nikiforov, José Manuel, Tati, Morán, Mendéz (g.r.)

Treinador: Redondo

Ao intervalo: 4-3

Marcadores: 0-1, Tomás (7m); 1-1, Capucho (8m); 1-2, Morán (16m); 2-2, Mário Silva (22m); 2-3, Abelardo (23m); 3-3, Rui Barros (29m); 4-3, Paulinho Santos

(30m+2); 5-3, Rui Barros (33m); 5-4, Tati (37m); 5-5, Cano (39m); 6-5, Gomes (42m); 7-5, Mário Silva (43m); 8-5, João Pinto (44m); 8-6, Marcelino Elena

(45m); 9-6, Bino (47m); 9-7, Tomás (50m); 10-7, Bandeirinha (52m); 11-7, Rui Barros (57m); 11-8, José Manuel (58m); 11-9, José Manuel (60m); 11-10, Cano

(60m+3)

Cartão amarelo: Cano (33m), João Pinto (41m) e Paulinho Santos (49m)”

Em

www.fcporto.pt

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Vitória de Setúbal 0

1 – Crónica

Reforços Chegaram, Treinaram, Jogaram e … Marcaram

O FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal em jogo a contar para a terceira e última jornada da fase de grupos da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.

O FC Porto tinha a porta para as meias-finais da Taça da Liga aberta, precisava apenas de um ponto para passá-la, mas os dragões fizeram melhor, somaram os três pontos e passaram de rompantes para as meias-finais. Ora, Vítor Pereira decidiu que este era o jogo perfeito para as estreias. Lucho e Janko foram titulares e Danilo, depois de ser suplente utilizado foi pela primeira vez titular e no lado direito da defesa. Maicon regressou ao centro, onde fez dupla com Mangala.

Bom, vamos ao jogo? O FC Porto entrou decidido a resolver a questão o mais rápido possível. Lucho regressou, treinou, jogou, viu, ensaiou o remate e marcou. E que grande golo marcou el comandante, Nem parece que esteve dois anos e meio fora. O argentino rematou com o pé esquerdo, de fora da área e estava assim feito o primeiro golo aos 23 minutos de jogo. O Vitória tentou, timidamente, reagir ao golo portista e ao minuto 36 a bola foi ao ferro da baliza hoje defendida por Bracali.

Na segunda parte Varela esteve próximo de fazer o segundo, tal como Janko, mas, dessa vez, o remate do austríaco foi defendido pelo guarda-redes sadino. Janko não marcou dessa vez, marcou mais tarde. Depois de um cruzamento de James, o avançado austríaco, ao minuto 67, fez a bola entrar pela segunda vez na baliza defendida pelo Vitória.

Com esta vitória os dragões passaram às meias-finais da Taça da Liga, que serão disputadas frente ao Benfica no estádio da luz.

2 – Análise

Foi um jogo consistente e uma vitória incontestável. Depois da derrota em Barcelos, ainda que em competições distintas, era importante ganhar e recuperar a confiança. Foi o jogo do regresso de lucho e da estreia de Janko. Que classe trouxe el comandante! Que golo marcou Lucho! Que saudades que nós tínhamos! E lá vai outra vez o FC Porto a luz, vamos lá sem medo à procura do acesso à final,. A ver se desta vez essa taça vem para o Dragão, porque mesmo sendo uma competição com pouco valor, as taças nunca são de mais.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Convocados Para a Terceira Jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, frente ao Vitória de Setúbal.

Danilo, Lucho González, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Varela, James Rodríguez, Sapunaru, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Bracali, Defour e Kadú.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vítor Pereira Em Antevisão da Terceira Jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, frente ao Vitória de Setúbal.

“"FOI UMA BOA SEMANA DE TRABALHO"

Vítor Pereira encara a recepção ao Vitória de Setúbal (3.ª jornada da Taça da Liga, domingo, 18h30) como uma oportunidade para rectificar a exibição frente ao Gil Vicente. O técnico relembra o facto do FC Porto ser um clube inconformado perante as derrotas e sublinha que a equipa fez "uma boa semana de trabalho". Vítor Pereira falou ainda das características dos reforços Lucho e Janko.

Tendo em conta a derrota frente ao Gil Vicente, este jogo com o Vitória de Setúbal assume mais importância? Espera uma outra atitude, como pediu depois do jogo em Barcelos?

Este clube está habituado a ganhar, é natural que, depois de uma derrota, se queira rectificar o resultado e a exibição.

Como perspectiva o encontro?

Não vamos jogar para o campeonato, mas sim para a Taça da Liga, frente a uma equipa que tem objectivos e aspirações. Nós também temos o objectivo de ganhar o jogo. Queremos fazer um bom jogo e um bom resultado.

O que vão trazer os novos reforços?

Fundamentalmente, o Lucho traz qualidade e experiência. Espero que o Janko dê sequência ao jogo dele, se adapte o mais depressa possível e que nos ajude a fazer golos.

Conta com eles para domingo?

Estão disponíveis e poderão fazer parte das minhas opções.

Como sentiu a equipa, com quem já terá tido uma longa conversa? Por outro, como recebeu a anunciada insatisfação do Iturbe por não estar inscrito na Liga Europa?

Quanto à primeira questão, e depois de um resultado e de uma exibição que não estava nas nossas previsões, houve uma conversa normal. Foi uma boa semana de trabalho, por isso espero um bom jogo no domingo. Quanto ao Iturbe, é um jovem de 18 anos, que queria jogar mais vezes e estar dentro das opções para a Liga Europa. Foi um desabafo de um jovem em adaptação, até em termos sociais. Conversámos antes de eu tomar a decisão e já conversei com ele depois.

Ele não tinha um objectivo de destabilização e temos de compreender a sua juventude, transmitir-lhe confiança e dizer-lhe que tem talento. Ele só terá de esperar pelo tempo certo.

Conta com o Lucho para a gestão de balneário?

Com a sua experiência e qualidades naturais de liderança, é normal que ele acrescente algo nesse domínio.

O Janko poderá mudar a forma como o FC Porto joga?

Ele não é só um avançado de jogo aéreo, mas é dentro da área que se sente à vontade e esperamos dele esse tipo de movimentos. Ele vai estar presente nesse espaço para dar sequência ao nosso jogo, juntando-se assim ao Kléber para nos dar mais opções.

Como se processou a passagem da braçadeira de capitão do Helton para o Rolando?

O Helton pediu para falar comigo, devido ao facto de não poder intervir, porque os jogadores podem agora ser penalizados por correrem para o árbitro. Sem correr, ele não terá possibilidade de chegar a tempo a alguma situação e intervir. Ele entendeu que para o bem da equipa era importante que o capitão fosse um jogador de campo. A administração esteve de acordo com a opinião do Helton e chegámos a um entendimento. A partir do próximo jogo, o Hulk passará a capitanear a equipa.

A equipa ficou agora sem Guarín e Belluschi...

Eram jogadores que tinham vontade de jogar mais vezes. Surgiram duas situações que foram de encontro às suas aspirações. O clube entendeu a oportunidade e que o plantel ficaria equilibrado com as entradas.

Maicon e Mangala serão titulares, dado que Rolando e Otamendi não poderão jogar no encontro seguinte, frente à UD Leiria?

Não posso revelar a minha decisão antes de termos mais um treino. Ainda estamos em fase de trabalho e só domingo, quando os jogadores souberem, é que vocês também podem saber. Não posso passar a equipa primeiro à imprensa e depois aos jogadores. Não faz sentido.

Até que ponto a derrota em Barcelos deixa o FC Porto mais longe do título?

A nossa desvantagem aumentou de dois para cinco pontos. Vamos atrás desses cinco pontos porque esta não é uma distância que nos iniba ou retire confiança. Estávamos em melhor situação, mas acreditamos no título e vamos atrás dele.”

Em

www.fcporto.pt

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ainda o Regresso de Lucho e a Lista de Inscritos na Liga Europa

1 – Ainda sobre o regresso de Lucho…

E Esta?

“Lucho trocou a fortuna pelo futuro

ANDDRÉ VIANA

Onde é que o destino de Lucho se cruzou com os de Nasri e Fàbregas? Há meio ano, quando o Arsenal sofria uma razia no seu meio-campo, Wenger pensou no argentino para compor as perdas, mas o Marselha negou-lhe a transferência, prometendo que estaria disposto a negociá-lo numa futura janela.

Lucho cobrou essa mesma palavra quando a possibilidade de regressar ao FC Porto, que esteve sempre em aberto, ganhou contornos reais. A aproximação definitiva aconteceu há duas semanas e El Comandante foi rápido a responder às outras três propostas que tinha em carteira: "não".

Lucho sabia perfeitamente que, para regressar, tinha de perder. Os cerca de seis milhões de euros que receberia até final do contrato com os franceses (Junho de 2013) são uma miragem face ao que irá encaixar nos dois anos e meio que acordou com o FC Porto.

O argentino, que ganhava 390 mil euros por mês no Sul de França, abdicou de mais de metade do vencimento para voltar ao Dragão, mas também fechou os olhos a prémios que ainda tinha a receber do Marselha.

Contas feitas, vai jogar mais uma temporada e receber cerca de dois milhões de euros a menos. É o primeiro estrangeiro a regressar ao clube depois de ter sido vendido e as cedências que fez sensibilizaram a SAD e confirmaram que Lucho tem uma relação com o FC Porto que vai muito para além das quatro temporadas (e outros tantos campeonatos) que somou de azul e branco.

Com 31 anos e algumas épocas desportivas pela frente, Lucho parece destinado a cumprir o sonho de terminar carreira no Dragão. É cedo para antecipar o fim, mas o seu empresário, Federico Simonian, admite a O JOGO que Lucho não esconde que imagina o seu futuro associado ao FC Porto muito para além do seu papel em campo. "Há alguns anos pela frente, mas é verdade que ele gostaria de continuar ligado ao clube como dirigente", revela Simonian.

Com casa na cidade e uma ligação que se estende à sua companheira, que é portuguesa, Lucho dividiu o seu tempo, nos últimos anos, entre o

contrato com o Marselha e as férias no Porto, para onde viajava regularmente e onde chegou a passar largas temporadas.

Sendo certo que tem um contrato largamente acima da média do plantel e até do onze-tipo dos dragões, a verdade é que Lucho fez cedências significativas para poder regressar. Para o FC Porto, caiu que nem sopa no mel, até porque nem gastou um tostão, já que o Marselha se arriscava a ver o médio sair a custo zero mas já com seis milhões de euros a mais na conta.”

Em

www.ojogo.pt

Isto mostra que ainda há quem não pense só no dinheiro. O argentino podia perfeitamente ter ficado em Marselha, a rechear a sua conta bancária, mas não, abdicou de muitos milhões para regressar ao Dragão. Grande Lucho, grande lição para muitos!

2 – Aqui está a lista de inscritos na Liga Europa

Helton, Bracali, Danilo, Sapunaru, Maicon, Rolando, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Álvaro Pereira, Fernando, João Moutinho, Lucho, Defour, Souza, Varela, Hulk, Kléber, James, C.Rodríguez e Djalma. Ainda, Kadú, Tiago Ferreira e Vion

Iturbe não gostou de ter ficado fora dos inscritos e demonstrou o seu desagrado numa rede social. Iturbe tem mais é de ter paciência, ele ainda é jovem, tem apenas 18 anos, acabou de chegar à Europa e ainda tem muito que crescer e aprender.