sábado, 11 de fevereiro de 2012

Convocados Para a Décima Oitava Jornada da लीग

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da décima oitava jornada da Liga, frente à União de Leiria, amanhã no Estádio do Dragão.

Helton, Danilo, Lucho Gonzalez, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Hulk, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Janko, Bracali e Defour.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Décima Oitava Jornada da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da décima oitava jornada da Liga, frente à União de Leiria.

“"QUEREMOS CRIAR UMA ONDA POSITIVA EM VOLTA DA EQUIPA"

Em conferência de imprensa, Vítor Pereira fez a antevisão da recepção à UD Leiria (domingo, 20h15), e reforçou a ideia de que a equipa está num caminho de crescimento. Com a integração plena dos reforços Danilo, Lucho e Janko, o técnico pretende não só ganhar os três pontos, mas também oferecer aos adeptos "um jogo de qualidade".

Depois do jogo anterior, frente ao Vitória de Setúbal, disse que a equipa poderia melhorar. Espera que essa melhoria continue frente à UD Leiria?

Com os ajustamentos que fizemos no mercado estamos mais equilibrados. Estamos em condições de evoluir em termos de qualidade de jogo. Frente ao Setúbal tivemos alguns momentos de grande qualidade e esperamos que a equipa dê sequência a isso e possa evoluir.

Referiu que o Maicon como defesa direito dava equilíbrio à equipa. Como o poderá manter se colocar o Danilo a lateral direito e o Hulk à sua frente?

Teremos de encontrar outra forma de equilibrar a equipa. Com o Maicon tínhamos uma tendência de dinâmica mais forte e basculação do lado esquerdo. Temos de nos equilibrar de outra forma, com os dois corredores mais dinâmicos, mas ainda bem que assim é.

Com o Janko, o FC Porto recupera alguma identidade e vai atacar de maneira diferente?

Privilegiamos o jogo ofensivo e queremos dinâmica nos três corredores. Temos a possibilidade de jogar pelo chão, mas também podemos recorrer ao jogo aéreo, o que já era possível com o Kléber. Temos ainda o Lucho, o Danilo à direita. Estamos em condições de produzir um jogo de maior qualidade.

Que análise faz ao adversário?

A UD Leiria é a única equipa da Liga que joga numa estrutura de 3-4-3, em termos de ataque, a toda a largura do campo. Esse sistema só é usado por quem pensa o jogo de forma ofensiva e aberta. Reconheço que é uma estrutura de largura total, com dois alas que se projectam bem. Acho que é de louvar quem pensa o jogo dessa forma. Acredito num bom jogo, com a UD Leiria a jogar com qualidade mas provavelmente a defender de outra forma. É uma equipa com carácter positivo.

Hulk vai jogar?

Não posso responder, porque estaria a quebrar a regra de que os jogadores são os primeiros a saber.

Preocupa-o ter o SC Braga a três pontos?

A minha preocupação é ganhar o próximo jogo à UD Leiria. É nisso que nos vamos focar: queremos ganhar três pontos, de preferência com um jogo de qualidade, que entusiasme. Queremos criar uma onda positiva em volta da equipa.

Com os novos reforços, prevê-se um FC Porto muito mais forte do que o da primeira volta. O que promete?

Prometo trabalho e procurar evidenciar um jogo de qualidade. Não temos lesionados, à excepção do Rafa. Estamos em condições de praticar um jogo de maior qualidade e lutar pelo título.

O Souza vai jogar no Grêmio de Porto Alegre?

Ele já viajou, à procura de mais oportunidades. Sentia que aqui era difícil jogar mais, que não estava a ter o tempo de jogo que achava justo e que pretendia. Consideramos que é uma saída que não desequilibra o plantel e a administração permitiu a sua saída.

A selecção tem um jogo amigável agendado para dia 29, frente à Polónia, e dois dias depois há um Benfica-FC Porto. O FC Porto foi consultado? O que pensa disso?

Não vou falar a uma distância tão grande do jogo, mas do meu ponto de vista isto não defende o futebol. Para preparar o jogo era importante termos os jogadores todos disponíveis. Quando acontece esta situação, mais de metade do plantel vai para as selecções e assim não se defende o futebol.

Foi consultado?

Eu não fui, mas estes são os regulamentos. Lamento que não haja um calendário que defenda os interesses do futebol.

Com as saídas de três jogadores do meio campo, pensa recorrer a Danilo e James nesse sector? Há alternativa a Fernando?

O James pode jogar a “10” e o Danilo também pode jogar no meio campo. São soluções válidas. A qualidade dos nossos médios permite que tenhamos uma dinâmica diferente, sem o Fernando, mas apresentando na mesma um jogo de qualidade, equilibrando a equipa de outra forma.

Vê o Kléber menos motivado com chegada do Janko?

O Kléber é um jogador de qualidade e vai prová-la no FC Porto. Vejo-o a trabalhar com motivação, a querer evoluir nos comportamentos. Estou satisfeito com o seu trabalho e profissionalismo e conto com ele para o resto da época.

Espera resolver o jogo cedo tendo em vista a recepção ao Manchester City, na quarta-feira?

Para vencer no domingo, teremos de ser consistentes ao longo dos 90 minutos. Temos de manter a qualidade de jogo e a concentração. Não nos podemos dar ao luxo de baixar o andamento. Sabemos a importância do jogo e é preciso garantir os três pontos.”

Em

www.fcporto.pt

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

E siga o andor!

O presidente do Benfica ontem deu uma entrevista à RTP. Como é óbvio não vou publicá-la aqui, mas vou apenas comentar duas coisas que achei muito boas! Imaginem só que deu os parabéns ao FC Porto pelo campeonato da época passada! Obrigadinho, mas dispensamos as felicitações de gente cínica. MAS a melhor de todas foi o senhor dizer que a arbitragem estava mais transparente! Então não está! Clarinha como água! Mas com o Benfica a ser levado ao colo como tem sido, era o que mais faltava se vieira estivesse insatisfeito e viesse dizer mal!

E siga o andor!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mais Depressa se Apanha Um Mentiroso Que Um Coxo!

Já diz o ditado popular: mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo. Pois bem, a FIFA e a UEFA desmentiram a investigação à contratação de Walter pelo FC Porto. Logo, quem mentiu foi apanhado…

“FIFA e UEFA desmentem investigação à contratação de Walter pelo FC Porto

A FIFA e a UEFA desmentiram qualquer investigação ao processo que resultou na contratação do futebolista brasileiro Walter pelo FC Porto, notícia que a agência internacional de informação Bloomberg avançou a semana passada.

Segundo a Bloomberg, teria sido a UEFA a iniciar uma investigação sobre o negócio entre os uruguaios do Atlético Rentistas e o FC Porto, mas fonte do organismo europeu desmentiu à Agência Lusa que estivesse a recolher quaisquer dados sobre a transferência, remetendo o assunto para a FIFA. Em causa estaria o envolvimento de duas empresas, a Gool Co e a Pearl Design (sediadas em Inglaterra), no financiamento deste negócio, a troco de 35 por cento do passe do jogador.“ A UEFA não está a investigar essa transferência. Aliás, as transferências estão sob jurisdição da FIFA e quaisquer dúvidas sobre a matéria têm de ser esclarecidas junto da FIFA”, adiantou a mesma fonte. Tal como a UEFA, também a FIFA negou à Lusa qualquer investigação à contratação de Walter, entretanto emprestado pelo FC Porto ao Cruzeiro de Belo Horizonte.“ Não existe qualquer investigação a Walter ou ao FC Porto”, garantiu fonte da FIFA. Sobre o envolvimento de empresas em negociações de jogadores, a mesma fonte lembrou que todas as transferências são registadas, desde outubro de 2010, numa base de dados (Transfer Matching System) que permite à FIFA avaliar a legalidade de todos os negócios. Para esclarecer esta matéria, a FIFA remeteu para o artigo 18 do regulamento de transferências, que barra a interferência de terceiros na independência dos clubes, em matéria de política laboral, transferências e desempenho. Se verificada alguma destas ingerências de terceiros, “o Comitê Disciplinar da FIFA pode impor medidas disciplinares aos clubes que não cumpram as obrigações previstas”, como refere o ponto 2 do mesmo artigo.”

In "ionline.pt"

Retirado de:

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Isto mesmo confirmou o FC Porto, num comunicado publicado no seu site oficial, onde também acusa um jornalista de mau jornalismo.

“Mau jornalismo

"FIFA e UEFA desmentem investigação à contratação de Walter pelo FC Porto". O título da notícia da Agência Lusa, de hoje mesmo, é suficientemente esclarecedor e vem pôr fim a uma série de maus exemplos do tratamento da matéria noticiosa e que teve um lamentável expoente através do jornalista Paulo Garcia, no programa Dia Seguinte, da SIC Notícias de segunda-feira.

Esquecendo os mais elementares princípios da verificação das notícias, Paulo Garcia resolveu induzir os telespectadores de que a UEFA estava a investigar o FC Porto, acrescentando depois que o FC Porto trabalhará com "fundos ilícitos".

Mentira, tudo mentira, como qualquer jornalista que preze a verdade facilmente descobriria. Bastaria questionar o FC Porto, ou, em alternativa, ligar para a UEFA, ou para a FIFA, que é quem supervisiona as transferências de jogadores. Paulo Garcia não fez o trabalho de casa e do alto do púlpito que é um canal de televisão preferiu acusar o FC Porto sem qualquer fundamento.

Para não deixar dúvidas a ninguém, o FC Porto nunca foi questionado por quem quer que seja relativamente à transferência de Walter ou de qualquer outro jogador.”

Em

www.fcporto.pt

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um Vintage Portista de Óptima Qualidade!

Na passada Sexta foi servido no Dragão Caixa um Vintage portista de óptima qualidade. Com um certo atraso, é verdade, aqui fica a crónica dos acontecimentos.

“QUEM SABE NUNCA ESQUECE

Melhor era impossível. Ao longo de mais de uma hora, o Dragão Caixa foi cápsula do tempo. Na estreia portista na Liga Fertibéria, que até terminou em vitória (11-10) sobre o detentor do título, o “Vintage” azul e branco revelou todos os predicados que se lhe adivinhavam: a velocidade não é mais a mesma, mas o aroma de futebol intenso permanece intacto. Porque quem sabe nunca esquece.

O anúncio repetido e o aviso frequente sustentavam as previsões de brilho forte, mas a realidade superou as expectativas, com o cruzamento de estrelas a provocar faísca ainda antes do apito inicial. Enquanto Vítor Baía, o mais saudado, trocava um abraço com Abelardo, com quem fez equipa em Barcelona, Gomes era homenageado pelo Sporting de Gijón, clube que representou na década de 80. Mais tarde, quando os adeptos descobriram Lucho nas bancadas, só Folha se irritou com o remate que bateu na trave, depois de saído dos seus pés.

Na fase inicial do encontro, Baía foi, efectivamente, o elemento mais preponderante, impedindo o ampliar da desvantagem com uma sucessão de grandes defesas que estabilizou e lançou o “Vintage” portista para uma recuperação soberba perante o detentor do troféu e para uma exibição… brilhante.

Equilibrado o “cinco”, entraram em cena os artistas, com Capucho a fazer o primeiro de onze golos, dos quais sobressaem o pontapé de Bandeirinha, preparado bem antes da linha de meio-campo, o remate à meia-volta de Gomes, depois de “matar” no peito, e o toque sobre a linha de golo com o qual Rui Barros fechou uma jogada colectiva.

Com a mesma lógica revivalista que precipitou os festejos antes do início da partida, os aplausos propagaram-se muito para lá do apito final, com Gomes a oferecer a braçadeira aos adeptos de forma aleatória e Vítor Baia a gastar cerca de 30 minutos para percorrer as dezenas de metros que o separavam do balneário, travado por múltiplas solicitações de autógrafos e poses para a fotografia, num prolongamento merecido de uma espécie de regresso ao futuro.

FICHA DE JOGO

Liga Fertiberia, 1.ª jornada

3 de Fevereiro de 2012

Dragão Caixa, no Porto

Assistência: 1.360 espectadores

Árbitros: Aníbal Fernandes e José Castro

FC PORTO (11): Vítor Baía (g.r.), João Pinto, Paulinho Santos, Rui Barros e Gomes (cap.); Capucho, Pedro Emanuel, Bino, Folha, Bandeirinha, Mário Silva, Coelho, Chainho, Daniel Correia (g.r.)

Treinador: Luís Castro

SPORTING GIJÓN (10): Ramón (g.r.), Marcelino Elena, Abelardo (cap.), Cano e Tomás; Nikiforov, José Manuel, Tati, Morán, Mendéz (g.r.)

Treinador: Redondo

Ao intervalo: 4-3

Marcadores: 0-1, Tomás (7m); 1-1, Capucho (8m); 1-2, Morán (16m); 2-2, Mário Silva (22m); 2-3, Abelardo (23m); 3-3, Rui Barros (29m); 4-3, Paulinho Santos

(30m+2); 5-3, Rui Barros (33m); 5-4, Tati (37m); 5-5, Cano (39m); 6-5, Gomes (42m); 7-5, Mário Silva (43m); 8-5, João Pinto (44m); 8-6, Marcelino Elena

(45m); 9-6, Bino (47m); 9-7, Tomás (50m); 10-7, Bandeirinha (52m); 11-7, Rui Barros (57m); 11-8, José Manuel (58m); 11-9, José Manuel (60m); 11-10, Cano

(60m+3)

Cartão amarelo: Cano (33m), João Pinto (41m) e Paulinho Santos (49m)”

Em

www.fcporto.pt

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Vitória de Setúbal 0

1 – Crónica

Reforços Chegaram, Treinaram, Jogaram e … Marcaram

O FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal em jogo a contar para a terceira e última jornada da fase de grupos da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.

O FC Porto tinha a porta para as meias-finais da Taça da Liga aberta, precisava apenas de um ponto para passá-la, mas os dragões fizeram melhor, somaram os três pontos e passaram de rompantes para as meias-finais. Ora, Vítor Pereira decidiu que este era o jogo perfeito para as estreias. Lucho e Janko foram titulares e Danilo, depois de ser suplente utilizado foi pela primeira vez titular e no lado direito da defesa. Maicon regressou ao centro, onde fez dupla com Mangala.

Bom, vamos ao jogo? O FC Porto entrou decidido a resolver a questão o mais rápido possível. Lucho regressou, treinou, jogou, viu, ensaiou o remate e marcou. E que grande golo marcou el comandante, Nem parece que esteve dois anos e meio fora. O argentino rematou com o pé esquerdo, de fora da área e estava assim feito o primeiro golo aos 23 minutos de jogo. O Vitória tentou, timidamente, reagir ao golo portista e ao minuto 36 a bola foi ao ferro da baliza hoje defendida por Bracali.

Na segunda parte Varela esteve próximo de fazer o segundo, tal como Janko, mas, dessa vez, o remate do austríaco foi defendido pelo guarda-redes sadino. Janko não marcou dessa vez, marcou mais tarde. Depois de um cruzamento de James, o avançado austríaco, ao minuto 67, fez a bola entrar pela segunda vez na baliza defendida pelo Vitória.

Com esta vitória os dragões passaram às meias-finais da Taça da Liga, que serão disputadas frente ao Benfica no estádio da luz.

2 – Análise

Foi um jogo consistente e uma vitória incontestável. Depois da derrota em Barcelos, ainda que em competições distintas, era importante ganhar e recuperar a confiança. Foi o jogo do regresso de lucho e da estreia de Janko. Que classe trouxe el comandante! Que golo marcou Lucho! Que saudades que nós tínhamos! E lá vai outra vez o FC Porto a luz, vamos lá sem medo à procura do acesso à final,. A ver se desta vez essa taça vem para o Dragão, porque mesmo sendo uma competição com pouco valor, as taças nunca são de mais.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Convocados Para a Terceira Jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, frente ao Vitória de Setúbal.

Danilo, Lucho González, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Varela, James Rodríguez, Sapunaru, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Bracali, Defour e Kadú.