sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Lesão de Danilo e a História dos Insultos Racistas

Danilo saiu lesionado ao minuto 22 do seu primeiro jogo nas competições europeias. Segundo o site oficial do FC Porto o jogador sofreu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo. Assim o tempo de paragem de Danilo não será tão grande como inicialmente previsto e o resto da época não está em risco.

Já Mangala, o outro lesionado da partida de ontem, sofreu uma entorse de grau II no tornozelo direito.

Racismo no Dragão? Parece-me uma atitude estranha, principalmente tendo em conta que o FC Porto tem uma equipa multirracial! Será que, depois dos casos de racismo na Liga Inglesa, os jogadores das equipas inglesas estão a ficar ligeiramente egocêntricos? Aqui fica a versão do director de comunicação do FC Porto.

“Para o director de comunicação do FC Porto, Rui Cerqueira, “nada de anormal aconteceu” no jogo com o Manchester City.

Em declarações reproduzidas pela agência Reuters, o director de comunicação do FC Porto, Rui Cerqueira, mostrou-se surpreendido pela queixa do Manchester City junto da UEFA, por alegados cânticos considerados ofensivos dirigidos a jogadores dos “citizens” no Estádio do Dragão”.

“O que podemos basicamente dizer é que nada de anormal aconteceu. Ninguém notou nada estranho, nem mesmo os delegados da UEFA que trabalharam de perto com o FC Porto durante a partida”, afirmou Rui Cerqueira.

A imprensa inglesa dá conta nesta sexta-feira de que dois jogadores do City (Yaya Touré e Mario Balotelli) se queixaram de ter ouvido “gritos de macacos”, e que sentiram que esses gritos eram dirigidos contra eles.

À Reuters, Rui Cerqueira disse que os cânticos em causa foram proferidos pelos adeptos do FC Porto e do City, dirigindo-se aos respectivos jogadores Hulk e Sergio “Kun” Aguero. “Kun, Kun, Kun; Hulk, Hulk, Hulk”, demonstrou o director de comunicação do FC Porto, explicando que tal poderá ter sido confundido com outros sons.

“Estes cânticos podem facilmente ser confundidos com cânticos racistas”, disse Cerqueira, notando que o FC Porto não tem historial de incidentes racistas.

“Temos orgulho em ter uma equipa multirracial, com jogadores de várias origens e que obtiveram muitos títulos na base do respeito. Os jogadores do FC Porto nunca sentiram o mais pequeno indício de racismo, e ficaram muito surpreendidos com as acusações”, concluiu.”

Retirado de:

http://portobolaazul.blogspot.com/

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Manchester City 2

1 – Crónica

Um Golo Portista e Dois Golpes nos Portistas

No início de noite desta quinta-feira o FC Porto recebeu no estádio do dragão os ingleses do Manchester City, em jogo a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. No final do jogo verificou-se a vitória dos ingleses por 1-2.

O FC Porto iniciou a defesa do título europeu, que na época passada conquistou, em casa, com o objectivo de o defender ao máximo. Mas se as coisas até começaram a correr de feição, acabaram difíceis.

O FC Porto fez uma boa primeira parte, exerceu uma pressão alta e, aos 15 minutos, por intermédio de Rolando, beneficiou de uma óptima oportunidade para activar o Marcador. Não o fez aos 15 minutos fê-lo ao minuto 27 por Varela. O internacional português activou o marcador e deixou os portistas a acreditar firmemente que o jogo estava a correr de feição. E os portistas acreditaram mais ainda perante as intervenções de Helton a salvar a vantagem. Mas antes de Varela marcar, o FC Porto sofreu o primeiro contra-tempo da noite – Danilo saiu lesionado e Vítor Pereira viu-se obrigado a passar Maicon para a lateral e a fazer entrar Mangala para o centro da defesa. O intervalo chegou com os portistas em vantagem no marcador. Boa primeira parte do FC Porto.

No início do segundo tempo o Manchester City esteve próximo da igualdade. Momento de sorte para o FC Porto. Mas a sorte começou a mudar quando Álvaro Pereira viu um cartão amarelo – que o retira do jogo da segunda mão – e segundos depois, o uruguaio, inadvertidamente coloca a bola na própria baliza. Estava feito o empate. Primeiro golpe para os portistas. Estrategicamente o City fez o seu jogo e acabou por chegar à vitória perto do final, uma falha defensiva do FC Porto, outro lance feliz e outro golpe para os portistas. Antes do final do encontro Vítor Pereira ainda viu mais um jogador do FC Porto sair lesionado, desta vez foi Mangala.

Com este resultado o Manchester City tem vantagem na eliminatória, mas o FC Porto ainda tem uma palavra a dizer na segunda mão, na próxima semana.

2 – Análise

Começo por dizer que: há jogos assim, parece que vão correr bem, mas depois percebemos que não passou disso, parecer que vão correr bem. Não, isto não é uma crítica para ninguém, é simplesmente um desabafo, uma constatação perante as incidências do jogo. Ponto prévio, eu não estava a espera de um jogo fácil, julgo que ninguém esperava, mas também digo que na minha opinião o FC Porto não merecia a derrota. Gostei muito da primeira parte, foi o um FC Porto à Porto. Bem Varela a marcar e Helton a defender. Mal o árbitro turco ao não assinalar grande penalidade sobre Hulk. Infelicidade para Danilo ao sair lesionado – as últimas informações apontam para o pior dos cenários, ou seja, a lesão é grave. No meu ponto de vista, perante a lesão do lateral direito, Vítor Pereira fez o que tinha de ser feito. Depois um segundo tempo com o Manchester City a reagir, porque tinha de o fazer. Álvaro Pereira teve dois minutos completamente azarados e infelizmente o Uruguaio acabou por dar uma preciosa ajuda ao adversário. Não estou de acordo com a substituição de Varela por Kleber, mas percebo que Vítor Pereira a tenha feito. Depois veio o golo da vitória para os ingleses e a lesão, mais uma, de Mangala. Diria que esta noite a estrelinha da sorte só marcou presença em parte do jogo, depois abandonou o FC Porto. É verdade que ainda há a segunda mão e tudo pode mudar, mas é difícil, muito difícil.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vítor Pereira e João Moutinho em Antevisão da Primeira Mão dos 16 Avos de Final da Liga Europa e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, frente ao Manchester City.

“"ESPERAMOS FAZER UM JOGO INSPIRADO"

Em conferência de imprensa, Vítor Pereira abordou o duelo com o Manchester City (quinta-feira, 20h05) e anteviu um grande espetáculo. O técnico espera que os adeptos azuis e brancos levam a equipa "à transcendência e a um jogo de muita qualidade". Jogando ao seu melhor nível, o actual detentor da prova tem "argumentos mais do que suficientes para ganhar o jogo", garante.

Vai ter de fazer alterações face aos últimos jogos. Como vai abordar este jogo com o Manchester City?

Vamos abordar o encontro de acordo com os princípios e ideia de jogo que temos vindo a trabalhar há meses. Teremos intervenientes diferentes, porque o Janko não está disponível, o que altera a nossa dinâmica, mas seremos uma equipa forte, de certeza absoluta.

O Manchester City tem tido uma dinâmica forte em termos domésticos, sem derrotas até Dezembro, mas mais fraca na Europa. Pensa que poderá fraquejar?

Relativamente ao adversário, não vou perder muito tempo porque toda a gente conhece o seu poderio. É líder da Liga inglesa e tem um plantel que toda a gente conhece. Queremos fazer um grande jogo, dar um grande espetáculo e ter a massa associativa em força connosco.

Falou do público. É importante o factor casa e o apoio dos adeptos?

Se há estádio onde temos um prazer enorme de jogar é no nosso, que é lindíssimo. Temos uma massa associativa exigente, mas que sabe valorizar os momentos em que os entusiasmamos e é para isso que trabalhamos. Sentir o conforto e apoio deles é fundamental e espero amanhã um Dragão cheio, do nosso lado e a levar-nos à transcendência e a um jogo de muita qualidade.

O que preocupará mas o City na equipa do FC Porto?

O City tem uma grande equipa no seu todo. Estou fundamentalmente concentrado na qualidade do nosso jogo. Jogando ao nosso melhor nível, temos argumentos mais do que suficientes para ganhar o jogo.

Pode comentar a situação de André Villas-Boas no Chelsea?

O André é um treinador com qualidade e vai, com tempo, provar a sua qualidade e competência.

Falou em transcendência. Isso significa uma equipa a assumir o jogo?

Significa que seremos iguais a nós próprios. Esperamos fazer um jogo inspirado. A nossa intenção é ter bola e recuperá-la o mais depressa possível. Essa será a intenção do FC Porto de amanhã e de todos os jogos, porque é uma identidade para a qual trabalhamos todos os dias.

Acredita que o FC Porto é um dos favoritos à conquista da Liga Europa?

Acredito plenamente.

É a equipa mais forte que o FC Porto já defrontou este ano?

Qualquer clube tem de provar dentro do campo a sua qualidade. Queremos fazer um grande jogo e provar a qualidade que temos.

Será de esperar que o Maicon regresse ao posto de lateral? Pode abrir o jogo?

Não vou responder, mas quero deixar uma ideia bem clara. Não se pode liderar uma equipa segundo o princípio da chiclete. Colocamos um atleta a jogar, ele corresponde e depois, porque tínhamos outro disponível e o sabor acabou, pomos o outro a jogar. Relativamente ao James e ao Varela fui questionado sobre isso no domingo. Os jogadores não são chicletes para utilizar e deitar fora. Só porque aparece outra com sabor total, não deito uma fora e uso a outra. É muito fácil dar lições a partir de fora, mas cá dentro há homens que é preciso liderar, motivar e envolver. As coisas são diferentes.

Os treinadores não são chicletes, mas esta semana deu-se a saída de um colega.

Como qualquer colega, lamento a saída do Domingos. Tenho pena que assim seja, porque reconheço competência a toda a sua equipa técnica. É só isso que lhe posso dizer.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Antevisão de João Moutinho

“"VAMOS TRABALHAR PARA SER A MELHOR EQUIPA"

Em sintonia com o treinador Vítor Pereira, João Moutinho antevê um jogo difícil frente ao Manchester City, mas acredita que é possível ultrapassar "a melhor equipa de Inglaterra".

A defesa do título da Liga Europa é também uma questão de orgulho?

O que está em jogo é uma eliminatória bastante difícil, contra a melhor equipa do momento no campeonato inglês. Vamos trabalhar para sermos nós os melhores.

Como antevê os duelos no meio-campo?

Vamos ter duelos interessantíssimos, porque eles têm excelentes jogadores, mas nós também. É aí que temos de ser mais fortes.

Como tem sido o entendimento com Lucho González?

Tem sido bom, porque ele é excelente jogador e já conhecia o clube e a casa. Tentamos fazer o mais fácil, que é ambientá-lo à nossa equipa, e ele está a demonstrá-lo dentro de campo, onde mostra excelente entendimento com todos os companheiros.

O objectivo do FC Porto é tentar ganhar esta competição?

O FC Porto ambiciona e quer ganhar todas as competições em que está presente. No ano passado foi possível e tivemos mérito. Este ano vamos fazer o mesmo, que é pensar eliminatória a eliminatória, sempre com o desejo e a ambição de chegar ao título.”

Em

www.fcporto.pt

3 – Lista de convocados

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira.

Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Alvaro, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Bracali e Defour.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Algumas notícias Portistas, Problemas Alheios e Ses…

Bom, este post é uma verdadeira salada russa! Tem de tudo um pouco. Primeiro vou dar duas notícias portistas acompanhadas de umas palavras do Presidente do FC Porto. Depois vou fazer um breve comentário à situação de um dos rivais da capital – eu sei que não tenho de o fazer, não é nada com o FC Porto, mas assim se vê que há muita gente que tem muita coisa para aprender com os portistas! E finalmente vou terminar o meu post com vários ses para fazer reflectir…

“PINTO DA COSTA RECONDUZIDO POR UNANIMIDADE NA SAD

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD reuniu-se esta segunda-feira em Assembleia Geral de Accionista para a eleição dos órgãos sociais para o quadriénio 2012/15, tendo Jorge Nuno Pinto da Costa sido reconduzido por unanimidade como presidente do Conselho de Administração.

A novidade no Conselho de Administração foi a eleição de Rui Ferreira Vieira de Sá, como administrador não executivo, indicado pela Somague, um dos accionistas de referência da SAD do FC Porto, depois de ter comprado a participação da Aplicação Urbana.

Estiveram presentes 60,7% do capital social da sociedade.”

“PINTO DA COSTA: "MANTER O FC PORTO NO TOPO EUROPEU"

Manter o FC Porto no "topo do futebol europeu" e procurar "exercícios positivos", como nas últimas cinco épocas, são os desígnios de Pinto da Costa para o novo mandato como presidente do Conselho de Administração da SAD.

Reeleito por unanimidade para novo mandato (2012/2015), Pinto da Costa assumiu em declarações exclusivas aos meios do clube a determinação em manter o FC Porto entre os grandes da Europa, sem descurar o equilíbrio económico.

"Naturalmente que continuaremos a lutar por manter o FC Porto no topo do futebol europeu, ao mesmo tempo que procuraremos continuar a ter exercícios positivos, como aconteceu nos últimos cinco anos".

O presidente do clube reconheceu que a conjuntura não é fácil para os clubes de futebol, mas garantiu que o FC Porto continuará a lutar pela defesa do futebol, apesar de todas as dificuldades: "No último ano o Grupo FC Porto pagou 17 milhões de euros de impostos e tomara o Estado ter muitas empresas que paguem todos os anos 17 milhões de euros de impostos".”

Em

www.fcporto.pt

Quanto a reeleição de Pinto da Costa, nada a dizer. Quanto às palavras do Presidente, estas e as que se referiu à FPF e à data do clássico frente ao Benfica, disse está dito! E mais nada!

“PAULINHO SANTOS INTEGRA EQUIPA TÉCNICA

Paulinho Santos passa a partir desta terça-feira a integrar a equipa técnica do FC Porto. A necessidade de acompanhamento dos jovens jogadores e dos atletas emprestados motivou o crescimento do "staff" liderado por Vítor Pereira.

Paulinho Santos tem 41 anos e foi um emblemático jogador do FC Porto, que representou durante 11 épocas, tendo conquistado 18 troféus com a camisola azul e branca, entre os quais sete campeonatos nacionais, sendo um dos atletas que estiveram do princípio ao fim na série do pentacampeonato.

António Folha, por sua vez, é o novo assistente do treinador Rui Gomes, nos Sub19.”

Em

www.fcporto.pt

Quanto a Paulinho Santos. Ainda não tenho uma opinião formada sobre este assunto, mas não me parece mal, é um homem da casa e isso deve ser importante. Pelo menos é o que eu acredito. Quanto a António Folha. Parece-me uma reorganização na casa.

Agora vamos ao tema do momento, a saída do Domingos, bom, eu tenho uma opinião sobre este assunto e ainda que me pareça que nós portistas tenhamos pouco a ver com isso, vou deixá-la aqui... vejamos, o Sporting quis pôr a carroça à frente dos bois. Quem é que contrata uma data de jogadores novos, um treinador novo e está a espera que as coisas resultem na perfeição logo no primeiro ano? Tudo bem que é possível que corram bem, mas também é possível que não corram bem. Não souberam conter as expectativas e esperar que os resultados chegassem, então despediram o elo mais fraco que é sempre o treinador. Esta para mim é a questão fundamental do problema. Depois não tinham era como justificar a outra parte desta história, a mudança de atitude do presidente do Sporting em 24 horas, então alguém justificou a saída de Domingos com uma aproximação ao FC Porto… verdade ou não, neste momento é pura especulação. Esta é a minha análise.

Vamos aos ses para reflectir?

No final dos jogos vejo muitos comentários de treinadores de bancada que criticam Vítor Pereira por tudo e por nada. Fazem conjunturas baseadas em: se A fosse titular o jogo teria sido diferente, mas depois se A foi titular e as coisas não correram bem ao jogador já devia ter ficado no banco. Enfim, depois de ver o que aconteceu é fácil falar…

Com base nos ses, vou reflectir um pouco.

Se André Villas-Boas tivesse cumprido o contrato talvez as coisas estivessem diferentes. Se Villas-Boas não tivesse saído uma semana antes de arrancar a pré-época, Vítor Pereira teria visto a sua vida facilitada, porque a saída não seria repentina e ele não teria ficado com uma “batata bem quente” nas mãos. Se Falcao não tivesse saído a integração do Kleber teria sido diferente. Se a Académica não tivesse eliminado o FC Porto da Taça de Portugal, talvez os azuis e brancos estivessem na final. Se, na Liga dos Campeões, os dois jogos com os cipriotas tivessem terminado com vitórias portistas o FC Porto não estava agora na Liga Europa. Se o senhor Capela e o senhor Paixão não tivessem roubado em Olhão e em Barcelos, respectivamente, o FC Porto estaria em primeiro lugar. Se … se … se …

Como vêm é fácil encontrar os ses, mas nunca saberemos se a história era igual caso eles não existissem. Seria bom pensar nisto …

PS. Não deve ser nada fácil jogar com temperaturas negativas, mas é só o Benfica que está nessa situação? Quem vê as notícias fica a pensar que é, mas a verdade é que não é! Quem diria que outra equipa portuguesa vai jogar com temperaturas baixas?

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 4 – União de Leiria ०

1 – Crónica

É Com James Que se Afastam Autocarros…

No início de noite deste Domingo o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão a União de Leiria, em jogo a contar para a décima oitava jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 4-0.

Por ser o último dos três da frente a jogar, o FC Porto entrou em campo sabendo que teria de ganhar para manter o Braga à distância de três pontos e manter a perseguição ao Benfica. Para esse objectivo Vítor Pereira lançou Hulk no onze inicial, onde também estavam de início os reforços de Inverno, Lucho e Janko. No banco ficou James. Vamos às incidências do jogo.

A União de Leiria entrou com uma estratégia defensiva bem montada e o FC Porto precisou de paciência para a desmontar. A estratégia dos de Leiria poderá ter surpreendido um dragão que esperava um adversário menos defensivo. Assim os jogadores portistas, para tentar encontrar o caminho do golo, viram-se obrigados a jogar de forma, por vezes, lenta, mas sobretudo paciente. Quando Hulk pegava na bola e subia com mais velocidade parecia que a teia defensiva ia desmontar, mas não. Janko teve algumas oportunidades de golo no primeiro tempo, mas falhou-as. O intervalo chegava assim com um nulo no marcador e com os adeptos portistas a mostrarem alguma impaciência.

No segundo tempo o FC Porto voltou como havia terminado a primeira parte, lento e paciente. Entretanto o Leiria ficou reduzido a dez, mais espaço para o ataque portista, mas a solução ainda não tinha chegado ao jogo. Eis que entrou James, qual detonador que fez mudar tudo. Com o colombiano em campo apareceu mais velocidade que tinha faltado até então, a velocidade e a solução para desmontar a teia defensiva, logo, também com James apareceram os golos. O primeiro teve a assinatura de Janko, ao minuto 66, num lance que começou em Moutinho, passou por james e terminou no austríaco. Menos de dez minutos depois, minuto 74, o colombiano fez o segundo tento da equipa azul e branca: Lucho rematou, o guarda-redes adversário defendeu e James colocou a bola dentro da baliza. O terceiro golo foi marcado por Álvaro Pereira, ao minuto 86, após a bola ter passado por Djalma. E finalmente o terceiro, Maicon foi o autor, ao minuto 89, depois de um cruzamento de James, quem mais poderia ser?

Em suma, James foi a solução para desmontar a teia defensiva da União de Leiria quando muitos adeptos já estavam com os nervos em franja. O guarda-redes do FC Porto deve ter congelado, pois Helton foi pouco chamado a jogo. E para terminar, de referir que ficou por assinalar uma grande penalidade cometida sobre Hulk, quando o marcador ainda estava a 0.

Com esta vitória o FC Porto mantêm-se a cinco pontos do Benfica e mantêm o Braga a três pontos.

2 – Análise

Nem sempre é possível ganhar com nota artística, para dançar o tango são precisos dois e se o adversário não estiver para aí virado fica complicado. Como outros tantos, a União de Leiria apareceu no Dragão com o autocarro e o atrelado à frente da sua baliza. O FC Porto precisou de ser paciente. Vítor Pereira esteve bem ao lançar James e foi o colombiano a desbloquear o jogo. Mais uma vez Janko marcou – que pena que não pode jogar na Liga Europa … - James deu a marcar e marcou, Álvaro Pereira também inscreveu o nome na lista de marcadores de serviço e Maicon fechou a contagem. Gostei do jogo, muito mais da última meia hora, pois claro. Mais uma vez fica por marcar uma grande penalidade sobre Hulk, desta vez não fez falta uma vez que o FC Porto ganhou com margem, mas podia ter feito. Nesta fase do campeonato o mais importante é somar três pontos, se o FC Porto puder somar três pontos com nota artística óptimo, se não para mim não há problema, porque o importante são os pontos, de preferência os três.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Convocados Para a Décima Oitava Jornada da लीग

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da décima oitava jornada da Liga, frente à União de Leiria, amanhã no Estádio do Dragão.

Helton, Danilo, Lucho Gonzalez, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Hulk, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Janko, Bracali e Defour.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Décima Oitava Jornada da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da décima oitava jornada da Liga, frente à União de Leiria.

“"QUEREMOS CRIAR UMA ONDA POSITIVA EM VOLTA DA EQUIPA"

Em conferência de imprensa, Vítor Pereira fez a antevisão da recepção à UD Leiria (domingo, 20h15), e reforçou a ideia de que a equipa está num caminho de crescimento. Com a integração plena dos reforços Danilo, Lucho e Janko, o técnico pretende não só ganhar os três pontos, mas também oferecer aos adeptos "um jogo de qualidade".

Depois do jogo anterior, frente ao Vitória de Setúbal, disse que a equipa poderia melhorar. Espera que essa melhoria continue frente à UD Leiria?

Com os ajustamentos que fizemos no mercado estamos mais equilibrados. Estamos em condições de evoluir em termos de qualidade de jogo. Frente ao Setúbal tivemos alguns momentos de grande qualidade e esperamos que a equipa dê sequência a isso e possa evoluir.

Referiu que o Maicon como defesa direito dava equilíbrio à equipa. Como o poderá manter se colocar o Danilo a lateral direito e o Hulk à sua frente?

Teremos de encontrar outra forma de equilibrar a equipa. Com o Maicon tínhamos uma tendência de dinâmica mais forte e basculação do lado esquerdo. Temos de nos equilibrar de outra forma, com os dois corredores mais dinâmicos, mas ainda bem que assim é.

Com o Janko, o FC Porto recupera alguma identidade e vai atacar de maneira diferente?

Privilegiamos o jogo ofensivo e queremos dinâmica nos três corredores. Temos a possibilidade de jogar pelo chão, mas também podemos recorrer ao jogo aéreo, o que já era possível com o Kléber. Temos ainda o Lucho, o Danilo à direita. Estamos em condições de produzir um jogo de maior qualidade.

Que análise faz ao adversário?

A UD Leiria é a única equipa da Liga que joga numa estrutura de 3-4-3, em termos de ataque, a toda a largura do campo. Esse sistema só é usado por quem pensa o jogo de forma ofensiva e aberta. Reconheço que é uma estrutura de largura total, com dois alas que se projectam bem. Acho que é de louvar quem pensa o jogo dessa forma. Acredito num bom jogo, com a UD Leiria a jogar com qualidade mas provavelmente a defender de outra forma. É uma equipa com carácter positivo.

Hulk vai jogar?

Não posso responder, porque estaria a quebrar a regra de que os jogadores são os primeiros a saber.

Preocupa-o ter o SC Braga a três pontos?

A minha preocupação é ganhar o próximo jogo à UD Leiria. É nisso que nos vamos focar: queremos ganhar três pontos, de preferência com um jogo de qualidade, que entusiasme. Queremos criar uma onda positiva em volta da equipa.

Com os novos reforços, prevê-se um FC Porto muito mais forte do que o da primeira volta. O que promete?

Prometo trabalho e procurar evidenciar um jogo de qualidade. Não temos lesionados, à excepção do Rafa. Estamos em condições de praticar um jogo de maior qualidade e lutar pelo título.

O Souza vai jogar no Grêmio de Porto Alegre?

Ele já viajou, à procura de mais oportunidades. Sentia que aqui era difícil jogar mais, que não estava a ter o tempo de jogo que achava justo e que pretendia. Consideramos que é uma saída que não desequilibra o plantel e a administração permitiu a sua saída.

A selecção tem um jogo amigável agendado para dia 29, frente à Polónia, e dois dias depois há um Benfica-FC Porto. O FC Porto foi consultado? O que pensa disso?

Não vou falar a uma distância tão grande do jogo, mas do meu ponto de vista isto não defende o futebol. Para preparar o jogo era importante termos os jogadores todos disponíveis. Quando acontece esta situação, mais de metade do plantel vai para as selecções e assim não se defende o futebol.

Foi consultado?

Eu não fui, mas estes são os regulamentos. Lamento que não haja um calendário que defenda os interesses do futebol.

Com as saídas de três jogadores do meio campo, pensa recorrer a Danilo e James nesse sector? Há alternativa a Fernando?

O James pode jogar a “10” e o Danilo também pode jogar no meio campo. São soluções válidas. A qualidade dos nossos médios permite que tenhamos uma dinâmica diferente, sem o Fernando, mas apresentando na mesma um jogo de qualidade, equilibrando a equipa de outra forma.

Vê o Kléber menos motivado com chegada do Janko?

O Kléber é um jogador de qualidade e vai prová-la no FC Porto. Vejo-o a trabalhar com motivação, a querer evoluir nos comportamentos. Estou satisfeito com o seu trabalho e profissionalismo e conto com ele para o resto da época.

Espera resolver o jogo cedo tendo em vista a recepção ao Manchester City, na quarta-feira?

Para vencer no domingo, teremos de ser consistentes ao longo dos 90 minutos. Temos de manter a qualidade de jogo e a concentração. Não nos podemos dar ao luxo de baixar o andamento. Sabemos a importância do jogo e é preciso garantir os três pontos.”

Em

www.fcporto.pt