segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Convocados Para a Segunda Mão dos 16avos de Final da Liga Europa

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da segunda mão dos 16avos de final da Liga Europa, frente aos ingleses do Manchester City.

Helton, Lucho González, Maicon, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James Roríguez, Djalma, Sapunaru, Fernando, Alex Sandro, Otamendi, Bracali, Defour e Tomás Podstawski.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Crónica e Análise: Vitória de Setúbal 1 – FC Porto 3

1 – Crónica

Vitória Tranquila dos Dragões

No final de tarde início de noite deste Domingo, o Vitória de Setúbal recebeu o FC Porto no estádio do Bonfim. No final do encontro verificou-se a vitória dos ainda campeões nacionais por 1-3.

Entre dois jogos europeus o FC Porto regressou ao campeonato nacional e deslocou-se a Setúbal, onde sabia que não podia perder pontos. Os sadinos, que tinham trocado de treinador no meio da semana, queriam aproveitar esse facto para dificultar a vida ao campeão. Vítor Pereira promoveu uma alteração mais ou menos inesperada: Maicon ficou no banco e assim, este jogo marcou o regresso de Sapunaru à titularidade, algo que já não acontecia desde Outubro. Vamos ao jogo, que foi Lento, foi este o ritmo durante quase toda a partida.

O FC Porto entrou a ganhar. Logo aos 3 minutos Janko, após passe de Moutinho, inaugurou o marcador. O Vitória não conseguiu reagir e devagar devagarinho os dragões iam dominando, circulando a bola, gerindo a vantagem e o esforço. Até que aos 25 minutos Fernando ampliou a vantagem, finalizando um lance que o próprio iniciara. E o jogo continuou com um ritmo lento e tranquilo.

No segundo tempo o Vitória apareceu um pouco mais afoito, e, ao minuto 75, conseguiu reduzir a desvantagem de livre directo. Mas, quatro minutos depois, na resposta Varela restabeleceu a vantagem de dois golos. Ainda houve tempo para Sapunaru acertar em cheio na trave da baliza sadina.

Com esta vitória o FC Porto soma 46 pontos e está a dois pontos do líder que apenas joga amanhã.

2 – Análise

O FC Porto venceu, sem alta nota artística, é verdade, mas agora o importante é mesmo somar os três pontos. Gostei do jogo, mais da primeira parte e gostei do resultado mas como já referi, o importante agora é ganhar. Se esperava mais deste jogo? Não sei se esperava um jogo muito diferente, sabia que o FC Porto não ia impor muita velocidade, tendo em conta que está no meio de uma eliminatória europeia - que é verdade já está praticamente perdida – mas também ia depender do Vitória de Setúbal. Bem Janko a activar o marcador – que pena que não pode jogar na Liga Europa … Bem Fernando a ampliar a vantagem. E bem Varela a devolver a vantagem de dois golos que tinha sido perdida. Agora é esperar para ver o que acontece em Guimarães para perceber a quantos pontos fica o FC Porto do líder no final desta jornada.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Décima Nona Jornada da Liga e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da décima nona jornada da Liga, jogo frente ao Vitória de Setúbal.

“"NÃO ABDICAMOS DE JOGAR COM TODOS OS ARGUMENTOS"

Vítor Pereira já esteve na sala de imprensa do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia para a antevisão da visita a Setúbal (domingo, 18h15), referente à 19.ª jornada da Liga. Apesar das recentes contrariedades que afectaram o plantel, o técnico dos Dragões garante que o grupo “está forte e preparado” e "com o pensamento exclusivo na vitória".

Por força dos constrangimentos já conhecidos, decorrentes das lesões de Mangala e Danilo e do castigo de Alvaro, vai ser obrigado a mexer na equipa para Setúbal. Consegue dissociar este jogo do próximo, em Manchester? Pode-se dizer que esta partida serve de ensaio para a equipa?

São competições distintas. Temos objectivos claros, que passam por ganhar no campeonato para termos ainda possibilidade de lutar pelo título. Não podemos

abdicar de jogar com todos os argumentos em Setúbal. Vamos lá jogar na máxima força, pois sabemos que vamos encontrar uma equipa motivada, que mudou recentemente de treinador, o que mexe sempre emocionalmente com os atletas, mas vamos ao Bonfim na máxima força e com o pensamento na vitória. Queremos ganhar o jogo.

O FC Porto entra em campo antes do Benfica, que tem uma deslocação complicada a Guimarães. Espera encurtar distâncias nesta ronda, até tendo em conta que já bateu os sadinos duas vezes esta temporada?

Espero é ganhar o jogo em Setúbal. Não espero qualquer facilidade. Espero até dificuldades acrescidas pelo facto de já lhes termos ganho em duas ocasiões. Quando assim é, quando há vários jogos entre duas equipas, vão-se reconhecendo qualidades e encontrando soluções para contrariar o adversário. Este é um jogo importante para nós, em que é fundamental ganhar. Vamos à procura dos três pontos.

Jogar antes do rival é uma vantagem?

Não. É perfeitamente normal haver esta alternância. Não é significativa. Independentemente do que fizer o adversário nós temos é de pensar em nós e ganhar os nossos jogos. É com isso que nos preocupamos.

Sem Mangala, Danilo e Alvaro, e depois do resultado negativo desta quinta-feira para a Liga Europa, a equipa está fragilizada emocionalmente?

Não, não está, nem eu admito essa possibilidade. Contra o Manchester City fizemos coisas muito boas e temos de as valorizar. O que fizemos de menos bom temos de corrigir e é para isso que trabalhamos, ponto final. Estamos totalmente concentrados no campeonato e no Vitória de Setúbal. Temos a obrigação de estar no nosso melhor nível para trazermos de lá os três pontos.

Estas baixas podem, de alguma forma, pôr em causa algum dos objectivos da equipa?

De todo. Lamentamos as lesões e lamentamos não poder contar com os jogadores, porque são jogadores de qualidade, mas nesta situação surgem oportunidades para outros atletas se mostrarem. Todo o grupo tem vindo a trabalhar bem. Há vários jogadores que merecem e justificam as oportunidades que vão ter e garanto que vamos ter uma equipa preparada para vencer. Acredito muito nos jogadores que estão disponíveis e que vão ser chamados a jogo.

Com a lesão de Danilo deduz-se que Maicon volte à direita da defesa. Pode confirmar?

Não vou abrir o jogo, vocês já sabem disso. Vou dizer o que digo em todas as conferências de imprensa: antes de avisar a equipa, não dou o onze publicamente. Maicon pode jogar ou não, à direita ou não. Eles ainda não sabem, portanto...

E Sapunaru? Conta com ele?

Conto sempre com quem está disponível e a trabalhar nos níveis de exigência que achamos necessários. O Sapunaru está a trabalhar bem, no nível de exigência que pretendemos, portanto é um jogador que faz parte dos planos da equipa. Ele está disponível, satisfaz-me em termos de comportamento de treino, de entrega, de envolvimento de grupo, e eu conto com ele. Amanhã vê-se se joga ou se não joga.

Que marcas deixou o jogo contra o Manchester City? Os ingleses têm uma equipa muito forte fisicamente, houve um processo de recuperação diferente?

Infelizmente o que houve foi um prazo muito curto para recuperar. Não preparámos o jogo com V. Setúbal, propriamente, só tivemos tempo para recuperar os jogadores. Mas estamos habituados a isto, a ter de responder a um quadro de jogos a meio da semana. Espero que a equipa chegue bem ao jogo e pronta a dar uma boa resposta.

Disse há pouco que o FC Porto fez coisas boas frente ao City. Quer especificar?

Já comentei esse jogo, não vou voltar a repetir-me. Há que corrigir o que esteve menos bem, mas essa é uma preocupação para a próxima semana.

Também referiu há momentos que esta visita a Setúbal é fundamental...

Sim, é um jogo fundamental numa prova onde procuramos o título. E isso tem a ver com os cinco pontos de atraso que temos neste momento. Sabemos que temos de encurtar a distância. Não podemos dar-nos ao luxo de perder pontos. Temos de chegar a Setúbal, fazer um bom jogo e ganhar, para trazermos mais três pontos. Neste momento só pensamos nesta partida. Nesse sentido, o fundamental é ganhar o próximo jogo para termos possibilidades de chegar ao título.

Recentemente Pinto da Costa disse numa entrevista à “Gazzeta dello Sport” que José Mourinho enviava mensagens aos jogadores do Chelsea. André Villas-Boas respondeu dizendo que também o fazia com jogadores da Académica e do FC Porto. Incomoda-o?

Não, de todo. São situações normais. É perfeitamente normal. Depois de trabalharmos com um grupo de jogadores criam-se laços de amizade. Eu também troco mensagens com o André e ele comigo, somos amigos na mesma. É natural enviarmos mensagens de apoio ou de felicitações. É um assunto que não incomoda minimamente.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira.

Helton, Lucho, Maicon, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Otamendi, Bracali e Defour.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Lesão de Danilo e a História dos Insultos Racistas

Danilo saiu lesionado ao minuto 22 do seu primeiro jogo nas competições europeias. Segundo o site oficial do FC Porto o jogador sofreu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo. Assim o tempo de paragem de Danilo não será tão grande como inicialmente previsto e o resto da época não está em risco.

Já Mangala, o outro lesionado da partida de ontem, sofreu uma entorse de grau II no tornozelo direito.

Racismo no Dragão? Parece-me uma atitude estranha, principalmente tendo em conta que o FC Porto tem uma equipa multirracial! Será que, depois dos casos de racismo na Liga Inglesa, os jogadores das equipas inglesas estão a ficar ligeiramente egocêntricos? Aqui fica a versão do director de comunicação do FC Porto.

“Para o director de comunicação do FC Porto, Rui Cerqueira, “nada de anormal aconteceu” no jogo com o Manchester City.

Em declarações reproduzidas pela agência Reuters, o director de comunicação do FC Porto, Rui Cerqueira, mostrou-se surpreendido pela queixa do Manchester City junto da UEFA, por alegados cânticos considerados ofensivos dirigidos a jogadores dos “citizens” no Estádio do Dragão”.

“O que podemos basicamente dizer é que nada de anormal aconteceu. Ninguém notou nada estranho, nem mesmo os delegados da UEFA que trabalharam de perto com o FC Porto durante a partida”, afirmou Rui Cerqueira.

A imprensa inglesa dá conta nesta sexta-feira de que dois jogadores do City (Yaya Touré e Mario Balotelli) se queixaram de ter ouvido “gritos de macacos”, e que sentiram que esses gritos eram dirigidos contra eles.

À Reuters, Rui Cerqueira disse que os cânticos em causa foram proferidos pelos adeptos do FC Porto e do City, dirigindo-se aos respectivos jogadores Hulk e Sergio “Kun” Aguero. “Kun, Kun, Kun; Hulk, Hulk, Hulk”, demonstrou o director de comunicação do FC Porto, explicando que tal poderá ter sido confundido com outros sons.

“Estes cânticos podem facilmente ser confundidos com cânticos racistas”, disse Cerqueira, notando que o FC Porto não tem historial de incidentes racistas.

“Temos orgulho em ter uma equipa multirracial, com jogadores de várias origens e que obtiveram muitos títulos na base do respeito. Os jogadores do FC Porto nunca sentiram o mais pequeno indício de racismo, e ficaram muito surpreendidos com as acusações”, concluiu.”

Retirado de:

http://portobolaazul.blogspot.com/

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Manchester City 2

1 – Crónica

Um Golo Portista e Dois Golpes nos Portistas

No início de noite desta quinta-feira o FC Porto recebeu no estádio do dragão os ingleses do Manchester City, em jogo a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. No final do jogo verificou-se a vitória dos ingleses por 1-2.

O FC Porto iniciou a defesa do título europeu, que na época passada conquistou, em casa, com o objectivo de o defender ao máximo. Mas se as coisas até começaram a correr de feição, acabaram difíceis.

O FC Porto fez uma boa primeira parte, exerceu uma pressão alta e, aos 15 minutos, por intermédio de Rolando, beneficiou de uma óptima oportunidade para activar o Marcador. Não o fez aos 15 minutos fê-lo ao minuto 27 por Varela. O internacional português activou o marcador e deixou os portistas a acreditar firmemente que o jogo estava a correr de feição. E os portistas acreditaram mais ainda perante as intervenções de Helton a salvar a vantagem. Mas antes de Varela marcar, o FC Porto sofreu o primeiro contra-tempo da noite – Danilo saiu lesionado e Vítor Pereira viu-se obrigado a passar Maicon para a lateral e a fazer entrar Mangala para o centro da defesa. O intervalo chegou com os portistas em vantagem no marcador. Boa primeira parte do FC Porto.

No início do segundo tempo o Manchester City esteve próximo da igualdade. Momento de sorte para o FC Porto. Mas a sorte começou a mudar quando Álvaro Pereira viu um cartão amarelo – que o retira do jogo da segunda mão – e segundos depois, o uruguaio, inadvertidamente coloca a bola na própria baliza. Estava feito o empate. Primeiro golpe para os portistas. Estrategicamente o City fez o seu jogo e acabou por chegar à vitória perto do final, uma falha defensiva do FC Porto, outro lance feliz e outro golpe para os portistas. Antes do final do encontro Vítor Pereira ainda viu mais um jogador do FC Porto sair lesionado, desta vez foi Mangala.

Com este resultado o Manchester City tem vantagem na eliminatória, mas o FC Porto ainda tem uma palavra a dizer na segunda mão, na próxima semana.

2 – Análise

Começo por dizer que: há jogos assim, parece que vão correr bem, mas depois percebemos que não passou disso, parecer que vão correr bem. Não, isto não é uma crítica para ninguém, é simplesmente um desabafo, uma constatação perante as incidências do jogo. Ponto prévio, eu não estava a espera de um jogo fácil, julgo que ninguém esperava, mas também digo que na minha opinião o FC Porto não merecia a derrota. Gostei muito da primeira parte, foi o um FC Porto à Porto. Bem Varela a marcar e Helton a defender. Mal o árbitro turco ao não assinalar grande penalidade sobre Hulk. Infelicidade para Danilo ao sair lesionado – as últimas informações apontam para o pior dos cenários, ou seja, a lesão é grave. No meu ponto de vista, perante a lesão do lateral direito, Vítor Pereira fez o que tinha de ser feito. Depois um segundo tempo com o Manchester City a reagir, porque tinha de o fazer. Álvaro Pereira teve dois minutos completamente azarados e infelizmente o Uruguaio acabou por dar uma preciosa ajuda ao adversário. Não estou de acordo com a substituição de Varela por Kleber, mas percebo que Vítor Pereira a tenha feito. Depois veio o golo da vitória para os ingleses e a lesão, mais uma, de Mangala. Diria que esta noite a estrelinha da sorte só marcou presença em parte do jogo, depois abandonou o FC Porto. É verdade que ainda há a segunda mão e tudo pode mudar, mas é difícil, muito difícil.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vítor Pereira e João Moutinho em Antevisão da Primeira Mão dos 16 Avos de Final da Liga Europa e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, frente ao Manchester City.

“"ESPERAMOS FAZER UM JOGO INSPIRADO"

Em conferência de imprensa, Vítor Pereira abordou o duelo com o Manchester City (quinta-feira, 20h05) e anteviu um grande espetáculo. O técnico espera que os adeptos azuis e brancos levam a equipa "à transcendência e a um jogo de muita qualidade". Jogando ao seu melhor nível, o actual detentor da prova tem "argumentos mais do que suficientes para ganhar o jogo", garante.

Vai ter de fazer alterações face aos últimos jogos. Como vai abordar este jogo com o Manchester City?

Vamos abordar o encontro de acordo com os princípios e ideia de jogo que temos vindo a trabalhar há meses. Teremos intervenientes diferentes, porque o Janko não está disponível, o que altera a nossa dinâmica, mas seremos uma equipa forte, de certeza absoluta.

O Manchester City tem tido uma dinâmica forte em termos domésticos, sem derrotas até Dezembro, mas mais fraca na Europa. Pensa que poderá fraquejar?

Relativamente ao adversário, não vou perder muito tempo porque toda a gente conhece o seu poderio. É líder da Liga inglesa e tem um plantel que toda a gente conhece. Queremos fazer um grande jogo, dar um grande espetáculo e ter a massa associativa em força connosco.

Falou do público. É importante o factor casa e o apoio dos adeptos?

Se há estádio onde temos um prazer enorme de jogar é no nosso, que é lindíssimo. Temos uma massa associativa exigente, mas que sabe valorizar os momentos em que os entusiasmamos e é para isso que trabalhamos. Sentir o conforto e apoio deles é fundamental e espero amanhã um Dragão cheio, do nosso lado e a levar-nos à transcendência e a um jogo de muita qualidade.

O que preocupará mas o City na equipa do FC Porto?

O City tem uma grande equipa no seu todo. Estou fundamentalmente concentrado na qualidade do nosso jogo. Jogando ao nosso melhor nível, temos argumentos mais do que suficientes para ganhar o jogo.

Pode comentar a situação de André Villas-Boas no Chelsea?

O André é um treinador com qualidade e vai, com tempo, provar a sua qualidade e competência.

Falou em transcendência. Isso significa uma equipa a assumir o jogo?

Significa que seremos iguais a nós próprios. Esperamos fazer um jogo inspirado. A nossa intenção é ter bola e recuperá-la o mais depressa possível. Essa será a intenção do FC Porto de amanhã e de todos os jogos, porque é uma identidade para a qual trabalhamos todos os dias.

Acredita que o FC Porto é um dos favoritos à conquista da Liga Europa?

Acredito plenamente.

É a equipa mais forte que o FC Porto já defrontou este ano?

Qualquer clube tem de provar dentro do campo a sua qualidade. Queremos fazer um grande jogo e provar a qualidade que temos.

Será de esperar que o Maicon regresse ao posto de lateral? Pode abrir o jogo?

Não vou responder, mas quero deixar uma ideia bem clara. Não se pode liderar uma equipa segundo o princípio da chiclete. Colocamos um atleta a jogar, ele corresponde e depois, porque tínhamos outro disponível e o sabor acabou, pomos o outro a jogar. Relativamente ao James e ao Varela fui questionado sobre isso no domingo. Os jogadores não são chicletes para utilizar e deitar fora. Só porque aparece outra com sabor total, não deito uma fora e uso a outra. É muito fácil dar lições a partir de fora, mas cá dentro há homens que é preciso liderar, motivar e envolver. As coisas são diferentes.

Os treinadores não são chicletes, mas esta semana deu-se a saída de um colega.

Como qualquer colega, lamento a saída do Domingos. Tenho pena que assim seja, porque reconheço competência a toda a sua equipa técnica. É só isso que lhe posso dizer.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Antevisão de João Moutinho

“"VAMOS TRABALHAR PARA SER A MELHOR EQUIPA"

Em sintonia com o treinador Vítor Pereira, João Moutinho antevê um jogo difícil frente ao Manchester City, mas acredita que é possível ultrapassar "a melhor equipa de Inglaterra".

A defesa do título da Liga Europa é também uma questão de orgulho?

O que está em jogo é uma eliminatória bastante difícil, contra a melhor equipa do momento no campeonato inglês. Vamos trabalhar para sermos nós os melhores.

Como antevê os duelos no meio-campo?

Vamos ter duelos interessantíssimos, porque eles têm excelentes jogadores, mas nós também. É aí que temos de ser mais fortes.

Como tem sido o entendimento com Lucho González?

Tem sido bom, porque ele é excelente jogador e já conhecia o clube e a casa. Tentamos fazer o mais fácil, que é ambientá-lo à nossa equipa, e ele está a demonstrá-lo dentro de campo, onde mostra excelente entendimento com todos os companheiros.

O objectivo do FC Porto é tentar ganhar esta competição?

O FC Porto ambiciona e quer ganhar todas as competições em que está presente. No ano passado foi possível e tivemos mérito. Este ano vamos fazer o mesmo, que é pensar eliminatória a eliminatória, sempre com o desejo e a ambição de chegar ao título.”

Em

www.fcporto.pt

3 – Lista de convocados

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira.

Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Alvaro, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Bracali e Defour.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Algumas notícias Portistas, Problemas Alheios e Ses…

Bom, este post é uma verdadeira salada russa! Tem de tudo um pouco. Primeiro vou dar duas notícias portistas acompanhadas de umas palavras do Presidente do FC Porto. Depois vou fazer um breve comentário à situação de um dos rivais da capital – eu sei que não tenho de o fazer, não é nada com o FC Porto, mas assim se vê que há muita gente que tem muita coisa para aprender com os portistas! E finalmente vou terminar o meu post com vários ses para fazer reflectir…

“PINTO DA COSTA RECONDUZIDO POR UNANIMIDADE NA SAD

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD reuniu-se esta segunda-feira em Assembleia Geral de Accionista para a eleição dos órgãos sociais para o quadriénio 2012/15, tendo Jorge Nuno Pinto da Costa sido reconduzido por unanimidade como presidente do Conselho de Administração.

A novidade no Conselho de Administração foi a eleição de Rui Ferreira Vieira de Sá, como administrador não executivo, indicado pela Somague, um dos accionistas de referência da SAD do FC Porto, depois de ter comprado a participação da Aplicação Urbana.

Estiveram presentes 60,7% do capital social da sociedade.”

“PINTO DA COSTA: "MANTER O FC PORTO NO TOPO EUROPEU"

Manter o FC Porto no "topo do futebol europeu" e procurar "exercícios positivos", como nas últimas cinco épocas, são os desígnios de Pinto da Costa para o novo mandato como presidente do Conselho de Administração da SAD.

Reeleito por unanimidade para novo mandato (2012/2015), Pinto da Costa assumiu em declarações exclusivas aos meios do clube a determinação em manter o FC Porto entre os grandes da Europa, sem descurar o equilíbrio económico.

"Naturalmente que continuaremos a lutar por manter o FC Porto no topo do futebol europeu, ao mesmo tempo que procuraremos continuar a ter exercícios positivos, como aconteceu nos últimos cinco anos".

O presidente do clube reconheceu que a conjuntura não é fácil para os clubes de futebol, mas garantiu que o FC Porto continuará a lutar pela defesa do futebol, apesar de todas as dificuldades: "No último ano o Grupo FC Porto pagou 17 milhões de euros de impostos e tomara o Estado ter muitas empresas que paguem todos os anos 17 milhões de euros de impostos".”

Em

www.fcporto.pt

Quanto a reeleição de Pinto da Costa, nada a dizer. Quanto às palavras do Presidente, estas e as que se referiu à FPF e à data do clássico frente ao Benfica, disse está dito! E mais nada!

“PAULINHO SANTOS INTEGRA EQUIPA TÉCNICA

Paulinho Santos passa a partir desta terça-feira a integrar a equipa técnica do FC Porto. A necessidade de acompanhamento dos jovens jogadores e dos atletas emprestados motivou o crescimento do "staff" liderado por Vítor Pereira.

Paulinho Santos tem 41 anos e foi um emblemático jogador do FC Porto, que representou durante 11 épocas, tendo conquistado 18 troféus com a camisola azul e branca, entre os quais sete campeonatos nacionais, sendo um dos atletas que estiveram do princípio ao fim na série do pentacampeonato.

António Folha, por sua vez, é o novo assistente do treinador Rui Gomes, nos Sub19.”

Em

www.fcporto.pt

Quanto a Paulinho Santos. Ainda não tenho uma opinião formada sobre este assunto, mas não me parece mal, é um homem da casa e isso deve ser importante. Pelo menos é o que eu acredito. Quanto a António Folha. Parece-me uma reorganização na casa.

Agora vamos ao tema do momento, a saída do Domingos, bom, eu tenho uma opinião sobre este assunto e ainda que me pareça que nós portistas tenhamos pouco a ver com isso, vou deixá-la aqui... vejamos, o Sporting quis pôr a carroça à frente dos bois. Quem é que contrata uma data de jogadores novos, um treinador novo e está a espera que as coisas resultem na perfeição logo no primeiro ano? Tudo bem que é possível que corram bem, mas também é possível que não corram bem. Não souberam conter as expectativas e esperar que os resultados chegassem, então despediram o elo mais fraco que é sempre o treinador. Esta para mim é a questão fundamental do problema. Depois não tinham era como justificar a outra parte desta história, a mudança de atitude do presidente do Sporting em 24 horas, então alguém justificou a saída de Domingos com uma aproximação ao FC Porto… verdade ou não, neste momento é pura especulação. Esta é a minha análise.

Vamos aos ses para reflectir?

No final dos jogos vejo muitos comentários de treinadores de bancada que criticam Vítor Pereira por tudo e por nada. Fazem conjunturas baseadas em: se A fosse titular o jogo teria sido diferente, mas depois se A foi titular e as coisas não correram bem ao jogador já devia ter ficado no banco. Enfim, depois de ver o que aconteceu é fácil falar…

Com base nos ses, vou reflectir um pouco.

Se André Villas-Boas tivesse cumprido o contrato talvez as coisas estivessem diferentes. Se Villas-Boas não tivesse saído uma semana antes de arrancar a pré-época, Vítor Pereira teria visto a sua vida facilitada, porque a saída não seria repentina e ele não teria ficado com uma “batata bem quente” nas mãos. Se Falcao não tivesse saído a integração do Kleber teria sido diferente. Se a Académica não tivesse eliminado o FC Porto da Taça de Portugal, talvez os azuis e brancos estivessem na final. Se, na Liga dos Campeões, os dois jogos com os cipriotas tivessem terminado com vitórias portistas o FC Porto não estava agora na Liga Europa. Se o senhor Capela e o senhor Paixão não tivessem roubado em Olhão e em Barcelos, respectivamente, o FC Porto estaria em primeiro lugar. Se … se … se …

Como vêm é fácil encontrar os ses, mas nunca saberemos se a história era igual caso eles não existissem. Seria bom pensar nisto …

PS. Não deve ser nada fácil jogar com temperaturas negativas, mas é só o Benfica que está nessa situação? Quem vê as notícias fica a pensar que é, mas a verdade é que não é! Quem diria que outra equipa portuguesa vai jogar com temperaturas baixas?