sexta-feira, 2 de março de 2012

Crónica e Análise: Benfica 2 – FC Porto 3

1 – Crónica

FC Porto Líder Isolado

O Benfica recebeu esta noite o FC Porto no estádio da Luz, em jogo a contar para a vigésima primeira jornada da liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-3.

As duas equipas entraram em campo empatadas na liderança da Liga, e ambas sabiam perfeitamente que quem perdesse o clássico deixaria o adversário sozinho a comandar o campeonato. Vítor Pereira voltou a apostar em Maicon no lado direito da defesa, Otamendi voltou ao centro e Djalma a completar a vaga que no outro jogo pertenceu a Varela. Vamos ao jogo, que foi intenso e equilibrado.

O FC Porto entrou a pressionar e Hulk cedo, ao minuto 7, colocou os dragões em vantagem, grande golo do incrível, que melhor forma de concluir uma jogada. Entretanto, alguns minutos depois, o Benfica conseguiu contrariar a tendência e começou a aproximar-se da área portista. Ao minuto 23 apareceu o primeiro lance de perigo criado pelos encarnados. Em resposta, ao minuto 36, o FC Porto, por três vezes, ficou próximo de ampliar; o guarda-redes benfiquista impediu por duas vezes os golos a Janko e a Álvaro Pereira e a terceira foi num livre cobrado por Moutinho que a bola foi à barra. E, ao minuto 41, os encarnados chegaram ao empate por intermédio de Cardozo. O intervalo chegou com as estatísticas a revelarem equilíbrio no jogo.

No segundo tempo o Benfica deu a volta ao marcador, outra vez por intermédio de Cardozo. Perante a desvantagem, os portistas reagiram. Primeiro Vítor Pereira retirou Rolando do jogo, fazendo entrar para o seu lugar James. E eis que, ao minuto 64, numa jogada fantástica entre Fernando e James, o colombiano fez o empate. Os dragões acreditaram mais do que nunca que podiam fazer algo mais neste jogo. Seguiu-se a expulsão de um jogador encarnado e aí o FC Porto voltou a pressionar mais. Já próximo do final do encontro, ao minuto 87, Maicon deu a vantagem aos dragões, correspondendo da melhor forma à cobrança de um livre por parte de James. No entanto, o golo está em fora de jogo.

Com esta vitória na casa do adversário, o FC Porto fica isolado na liderança do campeonato, com mais três pontos que o Benfica, que na prática são quatro.

2 – Análise

E o FC Porto voltou a apagar a luz! Eu não esperava um jogo fácil, nada disso, porque no futebol não há jogos fáceis, mais ainda com os jogos das selecções pelo meio da semana. Mas correu tudo bem. É verdade que a espaços o Benfica criou perigo, mas sejamos realistas, era normal que assim fosse, estavam a jogar em casa e são uma equipa, que tal como o FC Porto, em Portugal procuram títulos. Para mim Vítor Pereira esteve bem nas substituições, arriscou quando tinha de arriscar. Vamos às individualidades? Não vou individualizar muito, mas: grande golo de Hulk! Dizem que a bola atingiu 108 quilómetros por hora! Grande, grande James; quem diria que o colombiano chegou a Lisboa na manhã do clássico? E finalmente, muito bem Maicon! À o terceiro golo do FC Porto está em fora de jogo? E daí? O Benfica nunca ganhou jogos assim? É verdade que gosto sempre que o FC Porto ganhe de forma limpa, mas de vez em quando não tem mal nenhum! E agora para todos aqueles, portistas, que diziam que esta época já estava tudo perdido, aqui fica, o FC Porto está na liderança isolada do campeonato. Está decidido o campeão? Nada disso, mas agora o dragão tem tudo nas suas mãos, ainda falta muito para jogar, ainda faltam saídas complicadas e recepções igualmente, mas está tudo na mão. E termino da mesma forma que comecei: e o FC Porto voltou a apagar a luz!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Vigésima Primeira Jornada da Liga e Convocados

1 – Antevisão

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da vigésima primeira jornada da Liga, frente ao Benfica.

“VÍTOR PEREIRA: "ESPERAMOS TRAZER OS TRÊS PONTOS"

Vítor Pereira é um treinador confiante nas capacidades do FC Porto e acredita que vai "trazer os três pontos" do jogo de sexta-feira, na Luz. Num discurso optimista e irónico, o técnico do FC Porto reconheceu que não pôde preparar o jogo como gostaria, mas que isso não impedirá a equipa de se apresentar para ganhar.

O que podemos esperar do FC Porto na Luz?

Esperamos ganhar o jogo e somar os três pontos. Podemos esperar um FC Porto à procura de vencer e trazer os três pontos para casa.

No ano passado, o FC Porto venceu duas vezes na Luz. Acredita na superação dos jogadores?

A história já passou, o futuro é que importa e importa que amanhã estejamos no nosso melhor, para fazermos a história que nos interessa.

De que forma preparou a semana, sem ter aqui uma série de jogadores?

As condições não foram as ideais para se preparar um jogo destes, mas amanhã vamos estar preparados, de certeza, e não vou encontrar justificações desse tipo para justificar o que for. O Paulo Bento referiu-se a isso e concordo com o que ele disse, mas amanhã teremos uma equipa em condições para vencer o jogo.

Conta com James, que jogou esta madrugada pela Colômbia?

Vamos ver o estado em que chega, porque ele jogou há pouquíssimas horas. Depois avaliaremos as condições, mas não serão as melhores, de certeza absoluta.

Espera um Benfica fragilizado, depois dos últimos resultados?

Equipas como o FC Porto, Benfica e Sporting têm responsabilidades e têm de as assumir. Acredito que o Benfica vai jogar com a responsabilidade de ganhar e nós também, com a nossa identidade, com aquilo que é a nossa ideia de jogo.

Muitos críticos diziam que o Benfica estava muito melhor. Qual é a melhor equipa?

A melhor equipa será aquela que vencer o campeonato. Teremos de esperar pelo fim do campeonato para dizer se seremos nós, o Benfica ou o Braga, que também Está a lutar pelo mesmo objectivo. O que a realidade nos diz é que são duas equipas em igualdade.

Qual é o maior perigo que vem do Benfica?

Estou única e exclusivamente focado no nosso jogo, na nossa equipa e na nossa identidade. Estando ao nosso nível estamos mais do que preparados para disputar o jogo e vencê-lo.

A equipa ganhou confiança por ter recuperado a desvantagem pontual?

Há três jornadas o que líamos é que o campeonato estava entregue, mas nunca acreditamos nisso. Tenho dito desde o início que o campeonato seria discutido até final, porque é nisso que acredito depois de analisar as equipas.

Este é um jogo muito importante ou mesmo decisivo?

Decisivo não o posso dizer, porque não tenho bola de cristal, mas é um jogo muito importante, disso não tenho dúvidas.

Quais vão ser os factores determinantes?

Acredito que é preciso fazer um jogo sério e rigoroso do ponto de vista táctico, mas a qualidade individual também terá importância. A conjugação de todos os factores será determinante. Espero que seja isso e que não haja outros factores.

Este FC Porto é o mais concretizador deste século...

Devem estar a falar de outra equipa, não da minha. Face às críticas que ouço ao treinador, à equipa... É curioso, não sou eu que os marco, deve ser a equipa. Outro dado curioso: vejo que a nossa equipa é a que tem menos golos sofridos, porque leio muitas vezes que defende mal. Vamos esperar pelo fim e vamos ver o que é que a realidade traduz.

Sente-se mal tratado pelos media?

Não, nós somos muito bem tratados, sempre com nível, de forma equilibrada, justa. Somos muito bem tratados...”

Em

www.fcporto.pt

2 – Convocados

Aqui está a lista de convocados do treinador do FC Porto.

Helton, Lucho, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, James, Djalma, Sapunaru, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Otamendi, Bracali e Defour.

PS. Que seja um bom jogo de futebol, que o árbitro passe completamente despercebido e que, nas bancadas, os adeptos façam do futebol uma festa não uma batalha, limitem-se a apoiar as equipas.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Feirense 0

1 – Crónica

FC Porto De Volta À Liderança

No início de noite deste Domingo o FC Porto recebeu no estádio do Dragão o Feirense, em partida a contar para a vigésima jornada da Liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.

Depois da eliminação da Liga Europa o FC Porto regressou a casa e ao campeonato. Os dragões entraram em campo sabendo que, devido ao empate do Benfica frente à Académica, teria de somar os três pontos para igualar os encarnados na liderança. Com esse propósito, Vítor Pereira devolveu Janko ao onze e James foi para o banco. Vamos à história do jogo.

Os portistas começaram o jogo com uma notória ansiedade que acabou por alastrar às bancadas. A meados da primeira parte, Vítor Pereira viu-se obrigado a substituir Varela por James, devido a lesão do Português. O Feirense jogou o quanto baste para anular as jogadas mais complicadas que, de quando em vez, os dragões criavam – e aqui destaque-se o guarda-redes dos da Feira. Por isso o intervalo chegou com um nulo no marcador.

O Segundo tempo foi diferente. O FC Porto pressionou mais e nova mente o guarda-redes do Feirense a segurar o empate. Mas, um jogador dos da Feira acabou expulso por ter cometido falta no interior da área sobre Janko, o árbitro assinalou grande penalidade, mas Hulk não conseguiu bater o guarda-redes. A vantagem no marcador chegaria ao minuto 67, por intermédio de Maicon, que desviou de cabeça a bola para a baliza, após James ter cobrado um livre. E Minutos depois, minuto 72, James tratou de ampliar a vantagem no marcador. Antes do golo do colombiano, Lucho ficou muito perto de festejar, não fosse a bola ter parado na trave da baliza do Feirense.

Com esta vitória o FC Porto volta à liderança do campeonato, de onde saiu à décima quarta jornada, em igualdade pontual com o Benfica, que é o próximo adversário dos dragões.

2 – Análise

Sem grande nota artística, mas que importa se já cá cantam mais três pontos e o mais importante de tudo, o regresso à liderança do campeonato? Ora, que dizer do jogo? Foi o regresso ao campeonato depois da eliminação da Liga Europa. E diria que o regresso à mais importante competição nacional não podia ter sido melhor. Gostei do jogo, como é óbvio gostei mais do segundo tempo. A equipa entrou um tanto ou quanto ansiosa, ansiedade que acabou por contagiar as bancadas – os assobios não ajudam nada … - mas felizmente no segundo tempo conseguiram acalmar-se, pressionar mais e marcar dois golos. Dois golos que asseguraram uma vitória que devolve os dragões à liderança da Liga. Agora vem aí os importantíssimos jogos particulares das selecções e Vítor Pereira vai preparar um clássico a meio gás…

PS . Alguém que explique ao senhor da SportTV que o FC Porto saiu da liderança do campeonato na décima quarta jornada, não à catorze jornadas como ele referiu algumas vezes.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Vigésima Jornada da Liga e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da vigésima jornada da Liga, frente ao Feirense.

“VÍTOR PEREIRA: "VAMOS ATRÁS DO TÍTULO"

O FC Porto "vai jogar para ganhar e vai ganhar" a partida contra o Feirense (domingo, 20h15). É esta a convicção de Vítor Pereira e da equipa campeã nacional, nas vésperas de "mais um jogo fundamental" na corrida pela revalidação do título.

O jogo com o Feirense surge numa altura em que os Dragões recuperaram pontos para o líder. Como perspectiva esta partida?

É um jogo fundamental para nós. Sabemos que temos de conquistar os três pontos, se possível com um bom jogo. Esta é uma equipa que em sua casa nos subtraiu dois pontos, por isso temos de estar concentrados e no máximo das nossas capacidades e potencial para vencer o jogo.

As estatísticas valem o que valem, mas o FC Porto nunca perde duas vezes consecutivas. Responde sempre bem. Que imagens guardam os jogadores do último jogo?

Relativamente ao jogo com o Manchester City recusamos fazer o papel de coitadinhos, porque não o somos nem o fomos. Jogamos com os nossos argumentos, com a nossa qualidade, jogamos com bola, como gostamos, a dominar, a criar ocasiões de golo. Não houve um FC Porto a jogar diferente do que é habitual, foi um FC Porto igual a si próprio, que defrontou uma equipa forte. Também quero dizer que não somos uma equipa que vive de vitórias morais, nem gostamos delas. Neste clube vive-se e aceitam-se vitórias concretas, é essa a nossa forma de estar. Recusamo-nos a aceitar e a deixar-nos enganar pelos que querem resumir a eliminatória ao resultado final das duas mãos, à diferença de golos. Foi de facto uma eliminatória em que o resultado final não orgulhou, em que foi demasiado pesado. Mas fizemos no primeiro jogo 10-15 minutos muito bons, em que num erro nosso o City fez o golo. O Manchester City apresentou-se a jogar no nosso erro, de forma cínica, e foi feliz. Na segunda mão tivemos aquela infelicidade logo aos 20 segundos mas assumimos o jogo e quisemos ir atrás do

resultado e da eliminatória. É natural que por todo o esforço, e com a expulsão, os dez minutos finais se tenham desenrolado daquela forma. Quem se quiser enganar e quiser enganar as pessoas focando-se só no resultado pode fazê-lo, mas a nós não enganam. Sabemos o que fizemos bem e o que não podemos voltar a fazer. Não saímos como coitadinhos. Nunca o fomos.

Ficou surpreendido com a recepção dos adeptos no aeroporto? Era o que a equipa precisava?

O FC Porto tem adeptos muito exigentes, mas eles também sabem dar valor quando a equipa se entrega de corpo e alma. Foi o caso.

Ficou satisfeito com a prestação de Alex Sandro nestes dois jogos? Hulk está a corresponder?

Normalmente não individualizo. O futebol é um jogo colectivo e eles respondem enquanto equipa. Em termos gerais gostei do comportamento da equipa nestes jogos.

Que comentário faz à declaração de Paulo Bento, quando diz que FC Porto e Benfica não têm de se preocupar com o estado em que vão chegar os convocados para a selecção?

Tenho o máximo respeito pela selecção nacional e pelo seleccionador, mas quero ver a minha equipa totalmente concentrada no Feirense, no que é um jogo fundamental para nós. Quero falar sobre esse jogo.

O Feirense foi a primeira equipa a tirar pontos ao FC Porto. Acha que isso pode voltar a acontecer, mesmo sendo o jogo no Dragão?

Não pode voltar a acontecer. Não podemos perder pontos. Temos de ganhar e vamos jogar para ganhar e vamos ganhar. Não podemos perder meio ponto, sequer.

Sobre a questão disciplinar, que tanto tem afectado os centrais e o força a mudar a equipa. Tem explicação?

Uma equipa como a nossa gosta de jogar com bola e é agressiva quando perde o esférico. Essa agressividade está patente no nosso trabalho diário e não posso criticar os jogadores quando fazem o que lhes é pedido, o que é treinado. Não falo dos cartões amarelos criados por palavras ao árbitro, como é lógico, esses condeno. Já conversamos sobre isso cá dentro, temos de o evitar. Agora, quanto aos cartões provocados pela exigência do jogo, pela resposta aos lances do jogo, pela agressividade na procura da bola, na recuperação de bola, não tenho nada a apontar.

Ver André Villas-Boas ao lado de Pinto da Costa, em Manchester, incomodou-o?

Já disse mais do que uma vez que o André é meu amigo. Fiquei contente por tê-lo lá, por revê-lo. É um amigo e um adepto fervoroso do FC Porto. Sei que estava a torcer por nós e pelos nossos objectivos. Porque haveria de me incomodar com a presença de um amigo?

Ficou satisfeito com a derrota do Benfica em Guimarães?

Isso é um problema do Benfica, não nosso. No nosso campeonato sabemos bem o que queremos. Queremos o título e vamos atrás dele com todos os nossos argumentos, com tudo o que temos.

Com a eliminação da Liga Europa a equipa está apenas concentrada no campeonato. É uma vantagem?

Gostaríamos de estar em todas as provas, como é lógico. Temos que assumir as nossas responsabilidades. Infelizmente não foi possível continuar em prova.

Agora temos o campeonato, que foi sempre o nosso maior objectivo, o objectivo fundamental da temporada, e vamos procurar concretizá-lo. Na Taça da Liga igual. Vamos querer ganhar as competições onde estamos inseridos.

O FC Porto agora depende de si próprio no campeonato nacional. Promete aos adeptos que vai ser campeão?

Não podemos prometer isso, ninguém pode. O que podemos prometer, e prometemos, é que vamos fazer tudo ao nosso alcance no sentido de revalidarmos o título e darmos essa alegria aos adeptos. Tudo faremos.

Qual é a melhor equipa portuguesa neste momento?

Já em temos respondi a essa questão. Não é algo que se possa avaliar levemente. Mesmo no ano passado, com a época fantástica que fizemos, quando ganhamos tudo, tivemos momentos menos bons, em que valeu o esforço e a atitude para ganharmos alguns jogos.

Não ter James para o clássico preocupa-o?

Ele chega a tempo do jogo. A questão será mais em que condições chega. Teremos de avaliar o estado do jogador quando nos chegar às mãos, mas na data do jogo ele vai cá estar connosco. Decidiremos nessa altura se é utilizado ou não. Depende das condições que apresentar.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Lista de convocados

Helton, Lucho, Maicon, Alvaro, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Fernando, Alex Sandro, Janko, Otamendi, Bracali, Defour.

PS. Cuidado com o senhor árbitro …

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Crónica e Análise: Manchester City 4 - FC Porto 0

1 – Crónica

A Sorte Não Quis Nada Com O Dragão

O FC Porto deslocou-se a Manchester para defrontar o City em jogo da segunda mão dos 16avos de final da Liga Europa. No final do encontro verificou-se a vitória dos ingleses por 4-0.

Para anular a vantagem que os ingleses tinham da primeira mão – 1-2 – era necessário que os dragões vencessem por 0-2. Mas a tarefa do FC Porto não era fácil. E ficou mais difícil ainda com o início do jogo.

Logo aos 20 segundos, Otamendi falha um passe e o City activou o marcador, aumentando o número de golos que os portistas tinham de marcar. Mas o FC Porto reagiu bem e procurou reduzir a desvantagem. João Moutinho conduzia o jogo da equipa e Otamendi, Varela ou Lucho tentaram em vão acertar na baliza. A falta de eficácia foi mesmo o pior inimigo do dragão. Assim o intervalo chegou com os ingleses em vantagem.

No segundo tempo o FC Porto procurou continuar a fazer o seu jogo, mas os golos continuavam sem aparecer. Ou melhor, apareceu um golo, James conseguiu acertar na baliza, mas o árbitro anulou-o. Antes Hulk e Lucho tinham tentado acertar no alvo mas falharam. Entretanto Vítor Pereira teve de substituir Otamendi; o argentino saiu lesionado devido a um pontapé acidental de Maicon; para o seu lugar entrou Sapunaru fazendo Maicon passar para o centro da defesa. E começaram a aparecer os golos do City. Os ingleses foram eficazes. Com o 2-0 chegou também uma expulsão para Rolando. A partir daqui, reduzida a 10, a equipa abalou e foi despedaçando-se enquanto que os ingleses aproveitavam para marcar o terceiro e depois o quarto. Mas, mesmo a perder, os dragões não perderam a dignidade e continuaram a circular a bola.

Com esta derrota o FC Porto fica de fora da Liga Europa, prova que à menos de um ano conquistou.

2 – Análise

Estou triste, estou com raiva dos ingleses, estou revoltada com a falta de eficácia portista e com a muita eficácia do Manchester City. Eu já sabia que as coisas iam ser demasiado complicadas, aliais, antes do jogo, em comentários na blogoesfera, disse o seguinte: «vai ser um jogo difícil, o FC Porto tem uma tarefa praticamente impossível. Isto é o que me diz a razão. Mas por outro lado o coração diz-me que nunca devemos desistir sem antes lutar. Por isso, acreditando sem acreditar, vou apoiar e no final logo se vê quem vence: o coração ou a razão.« Infelizmente venceu a razão, mas será que o coração estava assim tão errado? Afinal de contas o FC Porto não desistiu sem lutar, lutou e lutou muito, o FC Porto foi porto, apenas faltou o mais importante de tudo, os golos, faltou a eficácia. Como eu gostava que Janko pudesse jogar na Liga Europa! Este resultado é mentiroso, profundamente mentiroso. Em suma, o FC Porto sai da prova de cabeça erguida, porque apesar da pesada e injusta derrota mostrou aos ingleses que tinham de respeitar o Dragão. Eu gostei da atitude da equipa, se eu estivesse no lugar de Vítor Pereira tinha apostado exactamente naqueles onze jogadores. Já sei que vão começar a haver críticas, talvez por Kleber não ter entrado, mas também não sabemos, nunca saberemos, o que ia Vítor Pereira fazer caso não tivesse de substituir Otamendi. Além do mais se Kleber entrasse as coisas poderiam não ser diferentes. Agora é centrar todos os esforços no campeonato, porque nem tudo pode ser assim tão mau esta época.

PS 1 . Grande, grande apoio portista nas bancadas, um grande obrigado a todos os dragões que apoiaram a equipa até ao fim.

PS 2 . Também há artistas na arbitragem europeia…

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Antevisão da Segunda Mão dos 16avos de Final da Liga Europa

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira e de Hulk do jogo da segunda mão dos 16avos de final da Liga Europa.

1 - Vítor Pereira

“VÍTOR PEREIRA: "QUEREMOS REVALIDAR ESTE TÍTULO"

Vítor Pereira quer a equipa a jogar "à Porto", única forma de tentar inverter a eliminatória da Liga Europa com o Manchester City. Reconhecendo a dificuldade da tarefa, o treinador acredita na capacidade da equipa que orienta.

Qual é o segredo para conseguir virar a eliminatória?

Jogando o nosso jogo, sem estar aqui com fórmulas mágicas, existe a consistência do trabalho. Amanhã vamos ver um FC Porto igual a si próprio, de qualidade, não cometendo os erros do primeiro jogo, e assim teremos os argumentos necessários para passar a eliminatória.

A situação no campeonato é agora mais favorável…

Ainda faltam muitos jogos para o fim do campeonato e eu sempre disse que ia ser no fim que tudo se ia decidir. Este é um jogo a decidir, em que temos de dar a volta à eliminatória. Como eu disse antes do jogo com o Setúbal, digo agora também que termos de desligar do campeonato e pensar que temos de dar a volta a uma situação difícil.

A ausência de Janko dificulta a tarefa para este jogo?

A impossibilidade do Janko muda um bocadinho a nossa dinâmica, mas acredito num FC Porto de qualidade e capaz de discutir o jogo de amanhã.

Defrontar uma equipa como o Manchester City é uma motivação extra?

Pensamos em fazer um bom jogo, o nosso jogo, ganhar e passar a eliminatória. Não temos nenhuma motivação extra, queremos revalidar este título e essa é a nossa maior motivação.

Acha que o FC Porto devia pedir desculpas pelos alegados insultos racistas a jogadores do Manchester City?

Eu não ouvi nenhum comentário racista. Não posso comentar uma coisa que não ouvi. Ouço muitas vezes, os nossos adeptos dizerem Hulk, Hulk, Hulk, mas estão a motivar o nosso avançado. Estive focado no jogo, no que se estava a passar dentro das quatro linhas, não ouvi nada que justifique o clube pedir desculpas.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Hulk

“HULK: "ESPERO SAIR DAQUI COM A CLASSIFICAÇÃO"

Hulk admite que a situação é difícil e que o Manchester City é uma grande equipa, mas acredita que é possível fazer um grande jogo esta quarta-feira e conseguir o apuramento na Liga Europa.

Está bem e em condições de ajudar a equipa?

Estou bem, estou a 100 por cento e amanhã com certeza que não vou estar a 100 por cento, vou estar a 1000 por cento. Espero fazer óptimo jogo e sair daqui com a classificação.

Se tivesse de escolher o que preferia, ganhar o campeonato ou a Liga Europa?

Se pudesse escolher escolheria os dois. Ser campeão português é o nosso principal objectivo. Infelizmente ficamos pelo caminho na Liga dos Campeões e agora estamos na Liga Europa, numa situação difícil, frente a um adversário difícil, mas vamos tentar dar a volta.

Já sabe se vai jogar nas alas ou no meio?

Independentemente da posição em que jogue vou tentar fazer o meu melhor para ajudar a equipa.

Está motivado para fazer um grande jogo?

Todos os jogos procuro dar o meu melhor e estar inspirado. E quando é um jogo como este a motivação é chegar aqui neste estádio e dar o meu melhor.

O que achou da queixa do City por alegados insultos racistas no jogo do Dragão?

Quando estamos no jogo estamos focados, mas em todos os jogos no Dragão ouço isso, especialmente quando vou bater canto, com os gritos Hulk, Hulk, Hulk. Acho que não houve racismo nenhum.

O facto de agora ser capitão mudou alguma coisa na sua forma de jogar?

A minha forma de jogar é sempre a mesma. Não mudou por ser capitão de equipa. No FC Porto todos somos capitães dentro do campo, até porque comunicamos muito bem todos. O comportamento vai ser sempre o mesmo.”

Em

www.fcporto.pt

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Convocados Para a Segunda Mão dos 16avos de Final da Liga Europa

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da segunda mão dos 16avos de final da Liga Europa, frente aos ingleses do Manchester City.

Helton, Lucho González, Maicon, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James Roríguez, Djalma, Sapunaru, Fernando, Alex Sandro, Otamendi, Bracali, Defour e Tomás Podstawski.