sábado, 10 de março de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Académica 1

1 – Crónica

FC Porto Empata, Mas Mantêm Liderança Isolada

No início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão a Académica, em jogo a contar para a vigésima segunda jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.

O FC Porto voltou a casa, depois de na jornada passada ter recuperado a liderança isolada no campeonato. E, do outro lado, Pedro Emanuel visitou uma casa que tão bem conhece. Em relação ao onze apresentado na passada semana na Luz, Vítor Pereira deu a titularidade a Sapunaru e a James. Vamos aos acontecimentos do encontro.

O FC Porto entrou tarde no jogo, a lentidão dos portistas fez com que a Académica pusesse em campo a sua estratégia com tranquilidade. Ainda no primeiro tempo Vítor Pereira foi obrigado a fazer entrar Defour para o lugar de Fernando, devido a lesão. Mas nada mudou, o FC Porto continuava lento, sem ideias, sem inspiração, sem chama, sem soluções para chegar à baliza da Académica. E perto do intervalo, minuto 39, os estudantes activaram o marcador.

No segundo tempo o FC Porto tinha de alterar o rumo dos acontecimentos e, por isso, Vítor Pereira arriscou ao retirar Rolando para fazer entrar Kleber e Sapunaru para fazer entrar Djalma. Os dragões começaram a criar mais perigo junto da baliza da briosa, mas sem eficácia. João Moutinho esteve próximo do golo na cobrança de um livre, mas a bola embateu na barra. Janko também esteve próximo de festejar. Mas é de salientar que ficou uma grande penalidade por assinalar falta sobre Hulk, em vez disso o brasileiro viu amarelo que o impede de jogar a próxima jornada. Já próximo do final do desafio, minuto 90, os portistas beneficiaram de uma grande penalidade que Hulk encarregou-se de a converter e empatar o encontro.

Com este empate o FC Porto permanece na liderança isolada do campeonato, um ponto à frente do Sporting de Braga, que já jogou e venceu.

2 – Análise

Não houve nota artística nem vitória. Eu não estava à espera de um jogo fácil, mas o maior problema foi o FC Porto ter chegado tarde ao jogo e isso é algo que não pode acontecer a uma equipa que quer ser campeã. Acho que começo a perceber porque é que o James funciona como trunfo para Vítor Pereira. É que na minha opinião o jovem colombiano agarra melhor o jogo quando entra no meio do mesmo, talvez a titularidade pese demasiado. É algo que o jogador tem de ultrapassar, mas que ultrapasse rápido, porque entretanto o FC Porto precisa dele. E que dizer mais? Uma primeira parte lenta, terrivelmente lenta. Uma segunda parte mais rápida, mas sem eficácia. Hulk, depois de ter falhado a grande penalidade frente ao Feirense, hoje voltou a converter um castigo máximo e como foi importante esse golo … Entretanto, aconteça o que acontecer até ao fecho da jornada, o FC Porto é líder isolado. E termino dizendo o seguinte: espero que o plantel aproveite os treinos desta semana para reflectir bem sobre este jogo para que não voltem a entrar tarde nos próximos, é que pode ser demasiado penalizador.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Convocados para a Vigésima Segunda Jornada da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o encontro da vigésima segunda jornada da Liga, frente à Académica.

Helton, Lucho, Maicon, Álvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, James, Djalma, Sapunaru, Fernando, Alex Sandro, Janko, Otamendi, Bracali e Defour.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Vigésima Segunda Jornada da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da vigésima segunda jornada da Liga, frente à Académica.

“VÍTOR PEREIRA: "ESTAMOS FOCADOS EM VENCER A ACADÉMICA"

Vítor Pereira quer bater a Académica para manter o FC Porto rumo ao "objectivo fundamental da época, que é vencer o campeonato". Alheio a polémicas, o treinador do FC Porto diz que não interessa dizer quem é o melhor, mas "sê-lo de facto".

Que lhe parece a polémica sobre o clássico da última jornada?

Quem ganhou o último jogo foram os jogadores e ponto final.

Como encara a recepção à Académica, que eliminou o FC Porto da Taça de Portugal?

Este jogo por todos os motivos deve-nos lembrar o jogo da Taça de Portugal. Uma Académica bem organizada, com bons jogadores. Uma Académica que vem para fazer o seu jogo, para dificultar a nossa tarefa ao máximo, mas temos um FC Porto que está determinado, concentradíssimo no objectivo fundamental da época, que é vencer o campeonato. Será fundamental entrarmos fortes e mantermo-nos fortes e bem focados, em estado de alerta, com muita confiança e com a confiança dos nossos adeptos, vencer e somar os três pontos.

Sentiu a equipa mais tranquila esta semana, após recuperar o primeiro lugar?

A equipa trabalhou esta semana exactamente da mesma forma, acreditando no título, como acreditávamos antes. Conscientes das dificuldades, mas muito confiantes, sabendo que o jogo se prepara durante a semana, com um ritmo forte de treino.

Qual é a equipa que joga melhor futebol em Portugal?

Em minha opinião a equipa mais forte será aquela que no final ganhar o campeonato. Os campeonatos não se ganham nem no início, nem no meio. Conscientes de um campeonato muito competitivo, o que nós queremos não é dizer às pessoas que somos os melhores, mas sê-lo de facto, no fim, vencendo o campeonato. É esse o nosso objectivo. Essa questão para mim é para embalar. Não queremos ser embalados.

Maicon foi muito criticado e você também, afinal onde ele rende mais, a lateral ou a central?

O Maicon nunca foi tão falado. Continuo a responder da mesma forma, acredito no colectivo e acredito no talento individual e acredito em decisões tomadas em consciência, sempre para o melhor da equipa.

Não acha grave um treinador dizer que um árbitro assistente não assinalou porque não quis?

Não vou comentar. Excelente jogo, resolvido pelo talento dos jogadores, só isso. Não sou eu que tenho de avaliar a gravidade.

Desde Janeiro houve várias mudanças, chegaram Lucho e Janko, pôs um adjunto na bancada, Paulinho Santos integrou a equipa técnica, o FC Porto recuperou a liderança. Em dois meses mudou muita coisa...

As reestruturações que fizemos foram no sentido de nos tornarem mais fortes e julgo que foi isso que aconteceu. O Janko veio trazer, a par do Kléber, uma presença forte nas zonas de definição. O Lucho veio trazer liderança, tem qualidades intrínsecas de liderança. O Paulinho porque achamos que precisávamos de uma pessoa com o perfil e a personalidade do Paulinho no seio do grupo. O professor Quinta porque achámos que era importante ter uma visão num plano diferente. Achamos que funcionaria melhor se tivéssemos alguém num plano superior. Foram reestruturações no sentido de nos fortalecer.

Como é que viu afastamento de Villas-Boas?

O afastamento do André é o afastamento de um amigo, que me entristece, depois de uma pessoa muito competente. Já conversámos, mas nesta altura julgo que o André quer estar resguardado, tranquilo, para rapidamente voltar ao activo.”

Em

www.fcporto.pt

terça-feira, 6 de março de 2012

Uma Vez Pinóquio, Sempre Pinóquio

Há coisas que nunca mudam, por muito que passe tempo, por muito que o FC Porto ganhe. Aqui fica o comunicado do FC Porto que denuncia mais uma mentira desse comentador fantástico que é o Rui Santos.

“O PINÓQUIO

A verdade desportiva de um mentiroso. Para Rui Santos dizer a verdade sobre o FC Porto é inversamente proporcional às nossas vitórias. Quanto mais ganhamos mais Rui Santos mente e se lhe crescesse o nariz a cada mentira que diz...

Do alto do púlpito que lhe oferece a SIC Notícias, Santos inventou agora que não houve controlo antidoping no jogo Benfica-FC Porto. Mentira. Mais uma. Houve sim senhor, os jogadores João Moutinho e Sapunaru foram controlados.

De resto, ainda na semana passada, como foi amplamente noticiado pela comunicação social, quatro jogadores do FC Porto foram controlados no final de um treino. O mesmo aconteceu após o jogo com o Feirense ou após ambos os jogos com o Manchester City, só para falar dos mais recentes.

O FC Porto orgulha-se de estar na primeira linha da luta antidoping, tem atrás de si um passado, no futebol e nas outras modalidades, que outros não podem exibir, e nunca deixará de desmascarar mentirosos que julgam assim beliscar as nossas vitórias.”

Em

www.fcporto.pt

segunda-feira, 5 de março de 2012

Entrevista de Maicon ao OJOGO

“"Somos melhores do que o Benfica"

ANDRÉ MORAIS

Ao terceiro ano no FC Porto, a primeira entrevista. MAICON não tem tiques de vedeta. O golo ao Benfica fê-lo saltar definitivamente para a ribalta e entender a dimensão do que é ser jogador do FC Porto. Vencer em casa do Benfica é um prazer especial, admite, e diz ter sido a prova em campo do estatuto de melhor equipa portuguesa que Jorge Jesus reclamou para a sua algumas vezes. Ele é também a prova de que a persistência pode vencer a crítica Maicon não hesita quando fala e assume sem rodeios sonhos que há alguns meses poderiam parecer brincadeira. Em estado de graça, contesta quem diz que a época não está a ser boa e defende com toda a força o clube que deseja, um dia, capitanear. O problema, garante, foi a fasquia colocada na época passada...

O golo ao Benfica foi o mais importante da sua carreira?

Sem dúvida. Valeu uma vitória que nos levou à liderança isolada e foi o meu primeiro num clássico. Vai ficar marcado na minha vida. Sonhei com isto durante toda a carreira. Estou numa fase excelente. Os meus colegas e os treinadores têm-me apoiado ao máximo e isso ajuda bastante.

Além dos golos, nunca tinha tido uma sequência tão boa de jogos. Este é também o seu melhor momento?

Acho que sim. Estou numa fase muito boa. Tenho feito boas exibições, não só eu como a equipa toda. Apanhei o FC Porto num momento crescente. A equipa está agora muito compacta e todos estão a ajudar.

Tem noção de que nunca foi tão consensual e famoso como agora?

Sim. Agora senti mesmo o que é ser jogador do FC Porto. Para um defesa é mais difícil ser estrela...

Jorge Jesus disse que o Benfica é a equipa que melhor joga em Portugal. Vítor Pereira acha que no final é que se vê. E a sua opinião, qual é?

Desde a época passada, e mesmo noutras anteriores, eles dizem que são os melhores. O FC Porto não tem de falar, mas sim trabalhar. Estamos a mostrar dentro de campo, e já ao longo de muitos anos, quem são os melhores. Acho que o FC Porto está num momento muito bom.

Considera injustas as críticas recebidas em determinada fase da época?

Pegaram um pouco pesado connosco. A equipa estava num momento de adaptação. Houve uma mudança de treinador, que ao longo do tempo foi acertando, e graças a Deus encontrou a equipa ideal. Ele está com o grupo e o grupo está todo com ele. As críticas são naturais, porque no ano passado fizemos uma época inesquecível.

Não concorda, então, que este FC Porto seja mais fraco que o da época anterior...

Não. Somos os mesmos. São fases. Nem sempre tudo dá certo. Há jogos difíceis e, por termos feito uma época tão boa no ano passado, os adversários estão mais preocupados connosco e jogam mais recuados. Isso prejudica-nos.

Sentem mais respeito dos adversários do que há um ano, é isso?

Sim. As equipas defendem do meio para trás e roubam-nos espaços. Isso prejudica o futebol da nossa equipa.

Depois desta vitória na Luz, criou-se uma grande euforia. O título está garantido?

O futuro só Deus sabe. Vamos dar o melhor e, se depender de mim, dos colegas e treinadores, os adeptos podem esperar muito trabalho. Depois desta vitória, só pensamos no título. Mas, como Hulk disse, temos nove finais.

E qual delas será mais complicada?

Todas. Não faço distinção. Todas as equipas terão receio do FC Porto, porque sabem que estamos num momento bom.

Na época passada o Maicon começou como titular, mas depois perdeu o lugar para Otamendi. Porquê?

Eu procuro fazer o meu trabalho. Não tinha perdido quando saí da equipa, mas respeito as opções do antigo treinador. Só tenho de lhe agradecer as oportunidades que me deu. Graças a Deus dei a volta por cima e consegui novamente o meu lugar.

Este ano aconteceu o mesmo...

É uma opinião do treinador. Ele tentou o melhor para a equipa. Eu continuei firme e a trabalhar até aparecer nova oportunidade. Quando chegou, agarrei-a com unhas e dentes.

Ao longo deste tempo nunca pensou em sair do FC Porto para jogar mais?

Claro que não! Mesmo não estando a jogar, o FC Porto sempre me apoiou bastante e acreditou no meu potencial. Isso foi fundamental.

A que se deveu a quebra entre a altura em que perdeu o lugar para Otamendi e o regresso às primeiras opções?

Também tive problemas fora de campo. Tive um divórcio muito conturbado e isso prejudicou-me. Além de várias lesões no tornozelo. Nada que me possa desculpar. Se joguei mal foi por minha culpa, mas, se não aconteceu o melhor, não foi por não querer. Porém, dizem que joguei mal na época passada e só perdi um jogo como titular. Dei a volta e agora, junto com a equipa, estamos em grande.

Mas o Maicon já foi um dos elos mais criticados. Como lidou com isso?

A crítica só me fez crescer e ajudou-me a chegar onde cheguei. Soube absorver as críticas e dei a volta por cima. As críticas vieram por bem e em nenhum momento fiquei chateado.

E Vítor Pereira, mereceu ser criticado?

Não, claro que não. Ele não teve culpa de nada. O futebol tem fases. Na época passada conquistámos tudo e claro que a cobrança agora iria ser maior. Está a fazer um bom trabalho e toda a gente vê que está a crescer a cada jogo.

Prepararam este jogo com o Benfica de forma diferente?

Não. Clássico é clássico, mas preparámos como qualquer jogo. Claro que tem um sabor especial...

O Benfica tinha uma vantagem de cinco pontos e os adeptos acreditavam que o título não lhes fugiria. Isso reforçou a vossa motivação?

Sem dúvida que nos ajudou e deu-nos mais ânimo para ir jogar lá. Há 12 dias eram líderes, com cinco pontos de avanço. Depois ficaram iguais e sabíamos que se ganhássemos teríamos três de avanço. Isso foi importante para nós.

Acredita que o FC Porto é mais forte psicologicamente do que o Benfica?

Com toda a certeza. Provámos isso dentro de campo.

Têm festejado muito na Luz. Acreditam que isso tem influência no Benfica quando recebe o FC Porto?

Todas as equipas têm medo de jogar com o FC Porto. Independentemente de ser casa ou fora. Todos respeitam o FC Porto.

Mas é capaz de ser um sítio muito especial para ganhar...

Com certeza. Sem dúvida que, nos últimos jogos, [o Estádio da Luz] tem sido um um lugar muito bom para festejar.

"Villas-Boas? Só pode ter sido culpa dos jogadores"

André Villas-Boas foi hoje [ontem] despedido do Chelsea. Surpreendido?

Sim, um pouco. Vivia um momento difícil, mas não podemos esquecer que é um excelente treinador. Teve um começo de carreira brilhante aqui no FC Porto. É um treinador e um amigo muito querido por todos. Tenho a certeza de que todos os portistas ficaram muito tristes com a notícia.

Como é que se explica que, depois de um ano tão bom no FC Porto, agora tudo lhe tenha corrido mal?

É como eu disse a propósito da época atual do FC Porto: há alturas em que as coisas simplesmente não correm bem. Ele tinha no Chelsea um plantel de nível mundial, com internacionais por seleções de nível superior. O treinador não tem culpa; os jogadores são os principais responsáveis. Se o Villas-Boas escolhe bem a equipa e tem grandes jogadores e as coisas não correm bem, então concluo que os jogadores têm muita culpa.

E gostava de voltar a trabalhar com ele?

Agora o Vítor Pereira é que é o meu treinador. Se voltasse a trabalhar com Villas-Boas, iria gostar de certeza. Mas não há porque pensar nisso. Dou-me muito bem com o Vítor, que é um homem sério e trabalhador. Não acho que faça sentido falar em Villas-Boas , ou num regresso, porque o Vítor Pereira está muito bem e não precisamos de um novo técnico. Independentemente do que fizemos na época passada, oatual treinador também está muito bem.

Admira Bruno Alves e Rolando e quer ser a próxima referência

Há quem compare Maicon com Pepe, mas é de Bruno Alves e Rolando que o brasileiro mais gosta entre os centrais que o antecederam no clube.

"Pepe só se for pela aparência, pois somos os dois carecas [risos]. Como jogadores somos diferentes. E eu não procuro espelhar-me em ninguém, apenas trabalhar para ser eu", frisou. "O Bruno Alves era um modelo para mim. Felizmente tive o privilégio de trabalhar com ele.

Mas o Rolando também é uma referência", revela, embora negando que seja ao seu lado que prefere jogar. "Desde que esteja entre os titulares, qualquer um serve", riu-se. No futuro, gostaria de usar a braçadeira de capitão e, à semelhança de muitos outros centrais do passado recente do clube, tornar-se um símbolo. "Espero ser o próximo a tornar-me uma referência. Vou dar o máximo para isso", garantiu.

Guerreiro inspirado no filme "300"

Além da religião, é no cinema que Maicon carrega baterias quando não está a treinar. Recentemente gostou de o "Cavalo de Guerra", de Steven Spielberg, mas é outro filme bélico que está no topo das suas preferências: "300." A película, realizada por Zack Snyder, conta a história de um pequeno exército de 300 espartanos que enfrentaram e venceram dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa e prova a importância da união e a garra na disputa de qualquer batalha. É muito daí que vem a inspiração do portista e a imagem de guerreiro implacável quando está a jogar. Apesar da preferência, Maicon vê qualquer tipo de filmes.

"Ainda agora fico receoso antes de ouvir onde vou jogar"

É curioso que tenha recuperado um lugar a central depois de boas prestações a lateral. Foi uma surpresa essa adaptação?

Sem dúvida. Nunca tinha jogado a lateral. Jogar num clube de dimensão mundial, numa posição que não é a minha, foi uma surpresa muito grande. Mas estou à disposição para jogar em qualquer posição. Não tenho medo.

Foi sendo preparado para isso ou ficou completamente surpreendido quando Vítor Pereira comunicou a equipa em Olhão?

Fui tendo alguma preparação. Ainda agora, em todos os jogos, fico receoso antes de ouvir onde vou jogar [risos]. Mas o mais importante é jogar...

Não parece gostar de ouvir o treinador dizer que vai ser lateral...

Gosto. Estar entre os onze do FC Porto é sempre uma satisfação muito grande.

Que lhe disse Vítor Pereira, quando lhe comunicou pela primeira vez essa decisão?

Perguntou-me se estaria à disposição para ser lateral e eu respondi: 'Claro. Sou profissional, tenho contrato e o que você precisar de mim, pode contar. Darei o máximo para ajudar.'

Hoje já se sente um lateral ou ainda acha estranho aquele espaço?

Eu sou central. Mas, se me colocarem a lateral, faço com muito orgulho e darei o melhor.

Não lhe custa ouvir críticas pelo desempenho numa posição que não é a sua, sabendo que se está a sacrificar pessoalmente pela equipa?

Não acho que tenham sido injustos. Se acharam que joguei mal, é porque joguei mal. A partir do momento em que assumo a responsabilidade de jogar a lateral direito, tenho de ser lateral. Não me desculpo por não estar na minha posição. Eu sei que tentei sempre dar o melhor. Procurei defender mais do que atacar e fazer o que o treinador me pediu.

Ainda é muito difícil fazer a linha toda?

Claro. Estou acostumado a ficar atrás. Passar o tempo todo no flanco, ir e voltar, é difícil. Mas acho que até correu bem. Se tiver de ser, fico lá até ao final da época. Mas lembrando sempre que sou central, até porque como lateral não terei hipótese de chegar à seleção.

Um pastor pessoal guia-o no sucesso

Qual foi a primeira coisa que lhe veio à cabeça depois do golo ao Benfica?

Foi um momento marcante na minha vida e até já tinha comentado com a minha esposa que iria marcar. Mas foi de Deus que me lembrei imediatamente. Ele está presente em todos os momentos da minha vida. E pensei na vitória, pois faltava pouco tempo para terminar o jogo.

Já disse que agradeceu o golo a Deus. Agarrou-se também à religião nos momentos mais complicados da sua carreira?

Procuro muito Deus e, com tantos colegas em cima de mim, aquela foi a posição que encontrei para lhe agradecer o golo. Sem ele não estaríamos aqui nem seríamos ninguém. Acredito muito e rezo todos os dias. Aliás, tenho o meu próprio pastor evangélico.

Como assim? Um pastor "privado" ?

Não é bem privado. Ele tem uma igreja na Madeira. Chama-se Comunidade Evangélica da Ilha da Madeira. Conheci-o quando joguei no Nacional. Ajuda-me muito.

Ajuda-o como?

Vai a minha casa de 15 em 15 dias e lá fazemos o culto, mas falo com ele todos os dias por telefone. É uma pessoa que está muito presente na minha vida.

Em que consiste esse culto?

Falamos de tudo. Religião, Deus, vidas pessoais. É como se fosse um pai para mim. No culto, é aprofundada a palavra de Deus.

Ele disse-lhe alguma coisa especial antes do jogo com o Benfica?

Ele passa-me sempre muita energia. Ligo-lhe antes de todos os jogos para me abençoar. É uma pessoa muito querida.

Acredita que esse é o segredo da boa forma?

É o principal elemento desta minha fase, mas também o meu trabalho. Acho que mereço. Os meus companheiros e a equipa técnica também me passam energia positiva.

Há outros colegas a participar nesses cultos?

O Souza era o que mais participava. Em minha casa, geralmente, é só com a família, mas Fernando e Kléber também aparecem às vezes.

Teve direito a um insulto especial

Maicon reconhece que nunca foi tão famoso como agora e ainda durante a entrevista foi abordado por algumas pessoas que lhe fizeram questão de dar os parabéns. Aos autógrafos dados nos últimos dois dias perdeu a conta, mas há um insulto que não esquece. Uma benfiquista apanhou-o na rua e, depois de se queixar do golo em fora de jogo, ainda o mimou com um insulto valente. Maicon sorriu. Afinal, a reação devia-se ao facto de o FC Porto ter ganho...

"Tenho condições para jogar pelo Brasil"

A seleção brasileira é um objetivo assente na dimensão do FC Porto. "Quem joga aqui pode jogar em qualquer sítio", atira, ele, que olha para Hulk, Danilo, Alex Sandro e Kléber como exemplos de que o selecionador Mano Menezes está atento ao que acontece em Portugal. Mais do que um sonho, existe a real convicção de que não lhe falta valor para tal: "Agora estou numa fase boa e posso sonhar. Acho que tenho condições para jogar pelo Brasil. O FC Porto proporciona-me isso. Mas primeiro tenho de ganhar títulos e jogar sempre."”

Em

www.ojogo.pt

sexta-feira, 2 de março de 2012

Crónica e Análise: Benfica 2 – FC Porto 3

1 – Crónica

FC Porto Líder Isolado

O Benfica recebeu esta noite o FC Porto no estádio da Luz, em jogo a contar para a vigésima primeira jornada da liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-3.

As duas equipas entraram em campo empatadas na liderança da Liga, e ambas sabiam perfeitamente que quem perdesse o clássico deixaria o adversário sozinho a comandar o campeonato. Vítor Pereira voltou a apostar em Maicon no lado direito da defesa, Otamendi voltou ao centro e Djalma a completar a vaga que no outro jogo pertenceu a Varela. Vamos ao jogo, que foi intenso e equilibrado.

O FC Porto entrou a pressionar e Hulk cedo, ao minuto 7, colocou os dragões em vantagem, grande golo do incrível, que melhor forma de concluir uma jogada. Entretanto, alguns minutos depois, o Benfica conseguiu contrariar a tendência e começou a aproximar-se da área portista. Ao minuto 23 apareceu o primeiro lance de perigo criado pelos encarnados. Em resposta, ao minuto 36, o FC Porto, por três vezes, ficou próximo de ampliar; o guarda-redes benfiquista impediu por duas vezes os golos a Janko e a Álvaro Pereira e a terceira foi num livre cobrado por Moutinho que a bola foi à barra. E, ao minuto 41, os encarnados chegaram ao empate por intermédio de Cardozo. O intervalo chegou com as estatísticas a revelarem equilíbrio no jogo.

No segundo tempo o Benfica deu a volta ao marcador, outra vez por intermédio de Cardozo. Perante a desvantagem, os portistas reagiram. Primeiro Vítor Pereira retirou Rolando do jogo, fazendo entrar para o seu lugar James. E eis que, ao minuto 64, numa jogada fantástica entre Fernando e James, o colombiano fez o empate. Os dragões acreditaram mais do que nunca que podiam fazer algo mais neste jogo. Seguiu-se a expulsão de um jogador encarnado e aí o FC Porto voltou a pressionar mais. Já próximo do final do encontro, ao minuto 87, Maicon deu a vantagem aos dragões, correspondendo da melhor forma à cobrança de um livre por parte de James. No entanto, o golo está em fora de jogo.

Com esta vitória na casa do adversário, o FC Porto fica isolado na liderança do campeonato, com mais três pontos que o Benfica, que na prática são quatro.

2 – Análise

E o FC Porto voltou a apagar a luz! Eu não esperava um jogo fácil, nada disso, porque no futebol não há jogos fáceis, mais ainda com os jogos das selecções pelo meio da semana. Mas correu tudo bem. É verdade que a espaços o Benfica criou perigo, mas sejamos realistas, era normal que assim fosse, estavam a jogar em casa e são uma equipa, que tal como o FC Porto, em Portugal procuram títulos. Para mim Vítor Pereira esteve bem nas substituições, arriscou quando tinha de arriscar. Vamos às individualidades? Não vou individualizar muito, mas: grande golo de Hulk! Dizem que a bola atingiu 108 quilómetros por hora! Grande, grande James; quem diria que o colombiano chegou a Lisboa na manhã do clássico? E finalmente, muito bem Maicon! À o terceiro golo do FC Porto está em fora de jogo? E daí? O Benfica nunca ganhou jogos assim? É verdade que gosto sempre que o FC Porto ganhe de forma limpa, mas de vez em quando não tem mal nenhum! E agora para todos aqueles, portistas, que diziam que esta época já estava tudo perdido, aqui fica, o FC Porto está na liderança isolada do campeonato. Está decidido o campeão? Nada disso, mas agora o dragão tem tudo nas suas mãos, ainda falta muito para jogar, ainda faltam saídas complicadas e recepções igualmente, mas está tudo na mão. E termino da mesma forma que comecei: e o FC Porto voltou a apagar a luz!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Vigésima Primeira Jornada da Liga e Convocados

1 – Antevisão

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da vigésima primeira jornada da Liga, frente ao Benfica.

“VÍTOR PEREIRA: "ESPERAMOS TRAZER OS TRÊS PONTOS"

Vítor Pereira é um treinador confiante nas capacidades do FC Porto e acredita que vai "trazer os três pontos" do jogo de sexta-feira, na Luz. Num discurso optimista e irónico, o técnico do FC Porto reconheceu que não pôde preparar o jogo como gostaria, mas que isso não impedirá a equipa de se apresentar para ganhar.

O que podemos esperar do FC Porto na Luz?

Esperamos ganhar o jogo e somar os três pontos. Podemos esperar um FC Porto à procura de vencer e trazer os três pontos para casa.

No ano passado, o FC Porto venceu duas vezes na Luz. Acredita na superação dos jogadores?

A história já passou, o futuro é que importa e importa que amanhã estejamos no nosso melhor, para fazermos a história que nos interessa.

De que forma preparou a semana, sem ter aqui uma série de jogadores?

As condições não foram as ideais para se preparar um jogo destes, mas amanhã vamos estar preparados, de certeza, e não vou encontrar justificações desse tipo para justificar o que for. O Paulo Bento referiu-se a isso e concordo com o que ele disse, mas amanhã teremos uma equipa em condições para vencer o jogo.

Conta com James, que jogou esta madrugada pela Colômbia?

Vamos ver o estado em que chega, porque ele jogou há pouquíssimas horas. Depois avaliaremos as condições, mas não serão as melhores, de certeza absoluta.

Espera um Benfica fragilizado, depois dos últimos resultados?

Equipas como o FC Porto, Benfica e Sporting têm responsabilidades e têm de as assumir. Acredito que o Benfica vai jogar com a responsabilidade de ganhar e nós também, com a nossa identidade, com aquilo que é a nossa ideia de jogo.

Muitos críticos diziam que o Benfica estava muito melhor. Qual é a melhor equipa?

A melhor equipa será aquela que vencer o campeonato. Teremos de esperar pelo fim do campeonato para dizer se seremos nós, o Benfica ou o Braga, que também Está a lutar pelo mesmo objectivo. O que a realidade nos diz é que são duas equipas em igualdade.

Qual é o maior perigo que vem do Benfica?

Estou única e exclusivamente focado no nosso jogo, na nossa equipa e na nossa identidade. Estando ao nosso nível estamos mais do que preparados para disputar o jogo e vencê-lo.

A equipa ganhou confiança por ter recuperado a desvantagem pontual?

Há três jornadas o que líamos é que o campeonato estava entregue, mas nunca acreditamos nisso. Tenho dito desde o início que o campeonato seria discutido até final, porque é nisso que acredito depois de analisar as equipas.

Este é um jogo muito importante ou mesmo decisivo?

Decisivo não o posso dizer, porque não tenho bola de cristal, mas é um jogo muito importante, disso não tenho dúvidas.

Quais vão ser os factores determinantes?

Acredito que é preciso fazer um jogo sério e rigoroso do ponto de vista táctico, mas a qualidade individual também terá importância. A conjugação de todos os factores será determinante. Espero que seja isso e que não haja outros factores.

Este FC Porto é o mais concretizador deste século...

Devem estar a falar de outra equipa, não da minha. Face às críticas que ouço ao treinador, à equipa... É curioso, não sou eu que os marco, deve ser a equipa. Outro dado curioso: vejo que a nossa equipa é a que tem menos golos sofridos, porque leio muitas vezes que defende mal. Vamos esperar pelo fim e vamos ver o que é que a realidade traduz.

Sente-se mal tratado pelos media?

Não, nós somos muito bem tratados, sempre com nível, de forma equilibrada, justa. Somos muito bem tratados...”

Em

www.fcporto.pt

2 – Convocados

Aqui está a lista de convocados do treinador do FC Porto.

Helton, Lucho, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, James, Djalma, Sapunaru, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Otamendi, Bracali e Defour.

PS. Que seja um bom jogo de futebol, que o árbitro passe completamente despercebido e que, nas bancadas, os adeptos façam do futebol uma festa não uma batalha, limitem-se a apoiar as equipas.