sexta-feira, 23 de março de 2012

Vítor Pereira Em Antevisão da Vigésima Quarta Jornada da Liga

Aqui esta a antevisão de Vítor Pereira do jogo da vigésima quarta jornada da Liga, frente ao Paços de Ferreira.

“"VENCER É FUNDAMENTAL"

Faltam sete jornadas para terminar o campeonato, pelo que a margem para errar é estreita. Vítor Pereira está consciente desse facto, mas sabe que o Paços de Ferreira (domingo, 20h15, 24.ª jornada da Liga) não vai facilitar a tarefa azul e branca. Em conferência de imprensa, o treinador destacou o “futebol rápido e agressivo” do adversário, especialmente na Mata Real. Fernando ainda está em dúvida.

Faltam sete jogos oficiais para o FC Porto acabar a época. Vê algum benefício em só jogar no campeonato?

As questões motivacionais superam as outras. Não vejo qualquer benefício.

Que tipo de jogo e de adversário espera na Mata Real?

O campo do Paços de Ferreira é pequeno e tem características muito próprias. A equipa joga um futebol rápido e agressivo, com transições aceleradas. É um adversário complicado mas queremos ultrapassar as dificuldades e estar ao melhor nível.

O que aconteceu entre Cristian Rodríguez e João Moutinho?

O Cristian está dispensado dos treinos para tratar de assuntos relacionados com o futuro dele. Tem a permissão do clube e do treinador. O desentendimento com o Moutinho é especulação vossa.

Quer comentar as declarações de Jorge Jesus sobre os bloqueios? Tem algum receio de que o árbitro seja influenciado pelas palavras do treinador do Benfica?

Eu não pretendo influenciar ninguém. Inicialmente os bloqueios eram disfarçados. Neste momento, e como estas faltas têm passado em claro, estão cada vez mais refinados. Agora, conseguem construir bloqueios e fazer barreiras a vários jogadores. Apenas constato que, observando as imagens, há um padrão claro. Se as coisas continuarem assim, o Benfica vai continuar a fazer golos de bola parada.

As suas palavras no final do jogo com o Benfica eram de alerta ou de pressão?

Ao ver o segundo golo do Benfica em câmara lenta, é notório o que aconteceu. Estou a constatar factos, não estou a pressionar ninguém. São faltas, obstruções.

As questões motivacionais dos jogadores vão ser uma preocupação até ao final da época?

O nosso grande objectivo é o campeonato e é nele que estão concentradas as nossas motivações. Quem está noutras competições também tem questões motivacionais.

Se conquistar o título, vai considerar que esta foi uma boa época?

Estamos concentrados no jogo com o Paços de Ferreira. Vencer é fundamental. No final, estaremos aqui para fazer o balanço da época.

Só conta com 19 jogadores disponíveis. Pensa que o plantel é curto?

Desde que não haja lesões e todos os jogadores estejam operacionais, o plantel chega e sobra para o que resta do campeonato.

O Fernando já está apto para o jogo de domingo?

Vamos ver. Espero que consiga recuperar porque é um jogador importante para nós.

Ainda pensa utilizar o Danilo esta época?

Espero que sim. Vamos ver se podemos contar com ele porque é um jogador de qualidade, mas isso é mais uma questão do departamento médico.”

Em

www.fcporto.pt

quinta-feira, 22 de março de 2012

Manipulação Rasca!

Portugal é um país livre? Eu tinha esperança que sim, mas …

“A MADRASSA DA ERICEIRA

Uma educadora de infância de uma escola pré-primária da Ericeira alterou a letra da popular canção infantil "Atirei o pau ao gato" e acrescentou-lhe no final "batata frita, viva o Benfica". A história soube-se porque um pai, adepto do FC Porto, apresentou uma queixa no Ministério da Educação.

O FC Porto saúda o civismo do pai e condena este proselitismo feito em escolas públicas, que em vez de ensinarem os valores da liberdade de escolha, ou de opinião, preferem ser uma espécie de "ayatollahs" das suas próprias preferências.

Mais grave é entretanto o FC Porto ter tido conhecimento que a adulteração da letra é prática diária e repetida três vezes ao dia não só no jardim-infância da Ericiera, mas também em todas as escolas do pré-escolar do agrupamento e também noutras dos concelhos de Lisboa e Cascais.

Urge, por isso, que o Ministério da Educação se pronuncie sobre estes fascistas do gosto e dê instruções para que em todas as escolas do país se acabem de uma vez por todas com práticas que fazem lembrar os tempos da outra senhora.”

Em

www.fcporto.pt

E pensava eu que vivia num país livre! Chamo a isto manipulação rasca. Espero que outros pais façam o mesmo que este fez, a ver se as educadoras, em vez de adulterar canções infantis, se começam a fazer dos Homens de amanhã pessoas civilizadas e com liberdade de escolha e de expressão.

terça-feira, 20 de março de 2012

Crónica e Análise: Benfica 3 – FC Porto 2

1 – Crónica

FC Porto Fora da Final da Taça da Liga

O Benfica recebeu o FC Porto em jogo a contar para a meia-final da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se uma derrota dos dragões por 3-2.

Dragões e águias entraram em campo sabendo que disponham de apenas um jogo para resolver o acesso à final da prova. Vítor Pereira fez algumas alterações no onze inicial, fruto de uma óbvia gestão de plantel, uma vez que o campeonato é o principal objectivo. Voltando às opções do treinador portista, Vítor Pereira optou por adiantar Álvaro Pereira no terreno, fazendo entrar para defesa esquerdo Alex Sandro. Para além desta alteração, o treinador dos dragões deu a titularidade a Kleber, por troca com Janko. Hulk voltou ao onze depois de ter cumprido castigo no último jogo do campeonato. E Maicon foi para o banco por troca com Mangala. Posto isto, vamos à história do jogo.

O encontro começou aguerrido e o Benfica marcou cedo, mas o FC Porto reagiu da melhor forma. Aos 8 minutos, Lucho empatou o encontro, e ao minuto 17 Mangala foi o autor do segundo golo portista. Sapunaru esteve perto de fazer o terceiro, mas a bola acabou defendida por Eduardo. Este correspondeu a um bom momento dos dragões, que evitaram que o Benfica criasse perigo perto da baliza portista. Mas, naturalmente, os encarnados reagiram e começaram a aproximar-se da área. Bracali viu a bola bater no poste e na barra da sua baliza por três vezes, mas também viu a mesma entrar próximo do intervalo.

O segundo tempo começou com um empate a dois e com um jogo mais dividido. Ao minuto 77 o Benfica fez o terceiro golo. E, aí, o FC Porto para chegar ao empate tinha de arriscar, Vítor Pereira - que já tinha chamado a jogo James e Janko, por troca com Lucho e Kleber, respectivamente – fez entrar Iturbe para o lugar de Alex Sandro, mas os dragões não conseguiram chegar ao golo.

Assim, o FC Porto ficou de fora da final da Taça da Liga.

2 - Análise

Começo por dizer que concordo que a Taça da Liga não era o principal objectivo da época e, como tal, este jogo não assumia uma estrema importância. É verdade, uma verdade incontornável, o FC Porto não é ainda campeão, ainda tem sete finais para disputar e tudo pode acontecer, mas o campeonato é realmente o principal objectivo dos dragões, e é nesta prova que o FC Porto tem de dar o tudo por tudo. Posto isto, acrescento que não gosto que o meu FC Porto perca, nem que seja a feijões e tão pouco frente ao Benfica, como tal, não estou satisfeita com o resultado final do jogo desta noite. Não gostei do resultado mas, por outro lado, não desgostei do jogo. O FC Porto reagiu muito bem à desvantagem, mas depois o Benfica reagiu, como era esperado que reagisse. Quanto às opções de Vítor Pereira, nada a dizer, concordei com as opções iniciais e concordei com as substituições. Para mim, o FC Porto sai desta prova de cabeça erguida. Agora é reunir as tropas e centrar todos os esforços no campeonato.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Vítor Pereira em Antevisão das Meias-Finais da Taça da Liga e Convocados

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo das meias-finais da Taça da Liga, jogo frente ao Benfica.

“"VAMOS COM O SENTIDO CLARO DE GANHAR"

O FC Porto volta à Luz, esta terça-feira (20h45), para defrontar o Benfica nas meias-finais da Taça da Liga. Em conferência de imprensa, Vítor Pereira antevê um jogo difícil e admite alterações na equipa, mas estes factos não são “justificações” para uma menor ambição. No entanto, o técnico azul e branco confessa que a prioridade é a conquista do título de campeão nacional.

O que espera deste desafio?

O jogo é importante e vamos para ganhar. Vamos fazer uma gestão inteligente do nosso objectivo que é passar mais uma fase desta competição. Não acredito no condicionamento das equipas pelo que se passou anteriormente. A história faz-se no próprio dia e o FC Porto está preparado para o jogo de amanhã.

Como vai gerir a equipa para este encontro?

A equipa que jogar amanhã é uma equipa preparada para disputar e ganhar o jogo. Este clube vai para qualquer lado com o sentido de vitória. Viemos de um encontro complicado e temos outro no domingo. Para esta meia-final, temos que fazer uma gestão inteligente.

Pretende levar a campo jogadores menos utilizados?

Vamos gerir o plantel, da forma que acharmos mais adequada. Vamos entrar em campo com uma equipa que nos dê confiança e nos permita ganhar.

O FC Porto já viu a Taça da Liga fugir numa final contra o Benfica. Este ano era importante vencer?

Importante e fundamental é ganhar o campeonato, mas amanhã vamos com a intenção de passar à fase seguinte.

Olha para a Taça da Liga de forma diferente da que olha para o campeonato?

Vou ter de fazer uma outra alteração na equipa, até porque estamos com algumas limitações. Mas volto a dizer que vamos com o sentido claro de ganhar. Sem justificações, sem desculpas, sem nada que nos faça encarar o jogo como tendo menor importância. Vamos jogar à Luz com o sentido de chegar à final de uma competição.

Ganhar a Taça da Liga pode substituir o título de campeão nacional?

Comparar uma Taça da Liga com um campeonato nacional não tem lógica absolutamente nenhuma. É uma competição que tem de ser encarada com seriedade, mas a nossa prioridade é o campeonato. Queremos ser campeões, queremos o título.

Não é a prioridade mas não deixa de ser um clássico. Que mensagem passou aos jogadores?

A mensagem neste clube está sempre relacionada com vencer. É um clássico e há uma motivação latente. A equipa quer continuar em prova e vai fazer tudo para o conseguir.

Neste jogo enfrenta dificuldades para gerir o meio campo. Um jogador com o perfil do Fernando faz falta?

O Fernando é um jogador de qualidade que nos faz falta. É um jogador importante no colectivo e nas funções que exerce. Para o seu lugar não temos grandes alternativas, mas vamos encontrar uma dinâmica que nos permita chegar à vitória.

O que falta à Taça da Liga para ter mais importância no futebol português?

Com tantas competições, numa altura destas, naturalmente as equipas estão desgastadas. Há uma necessidade de definir prioridades. A nossa equipa tem dificuldades no meio campo e temos que ter isso em consideração. Faltam sete jogos para acabar o campeonato e ganhando esses encontros somos de certeza campeões nacionais.

Esse é o objectivo que queremos alcançar. Não quero retirar importância nem seriedade à Taça da Liga, mas para nós não é ela que salva uma época ou que a torna positiva. Já ganhámos a Supertaça e queremos o título nacional. Se ganharmos a Taça da Liga ficamos satisfeitos porque nosso objectivo é somar títulos, mas a prioridade é o campeonato.”

Em

www.fcporto.pt

Aqui está a lista de convocados do treinador do FC Porto.

Bracali, Kadú, Lucho, Maicon, Alvaro, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Sapunaru, Mangala, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Otamendi e Defour.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Crónica e Análise: CD. Nacional 0 – FC Porto 2

1 – Crónica

À Que Saber Sofrer Para Vencer

No final de tarde início de noite desta Sexta-feira, o Nacional recebeu o FC Porto em jogo a contar para a vigésima Terceira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-2.

O FC Porto entrou em campo sabendo que para continuar líder teria, forçosamente, de ganhar na Choupana. Vítor Pereira não pôde contar com o contributo de Hulk - que cumpriu castigo – e fez entrar para o seu lugar Cristian Rodríguez; para o lugar de Fernando – que saiu lesionado no jogo frente à Académica – entrou o belga Defour. Posto isto, vamos ao jogo.

O Nacional entrou determinado a dificultar o jogo dos dragões, e durante os primeiros 15 minutos conseguiu. Mas Otamendi, na sequência de um livre, foi o responsável pela resposta portista à entrada dos Madeirenses. E, ao minuto 21, Janko activou o marcador, o avançado aproveitou da melhor forma um mau corte de um defesa do nacional que bateu em Álvaro Pereira. Dois minutos antes, Lucho tinha rematado com perigo. Ao minuto 34, o FC Porto ficou próximo de ampliar a vantagem, mas Rolando rematou por cima da barra. Cristian Rodríguez, ao minuto 40, também esteve próximo de marcar, mas o remate acabou por sair ao lado.

No início do segundo tempo o FC Porto beneficiou de duas boas oportunidades de golo, uma protagonizada por James e a outra por Janko. Entretanto o Nacional foi à procura do golo do empate, mas o guarda-redes do FC Porto respondeu sempre presente às situações mais complicadas. Ao minuto 86, o FC Porto voltou a ter dupla oportunidade de golo, no seguimento de um livre, cobrado por James, Maicon e Rolando cabecearam ao poste. O Nacional continuava à procura do golo do empate, mas foi o FC Porto quem conseguiu marcar. João Moutinho iniciou um contra-ataque que james tentou concluir, mas quem acabou por marcar foi Alex Sandro, o brasileiro aproveitou da melhor forma uma defesa incompleta do guarda-redes nacionalista.

Com esta vitória o FC Porto mantêm-se na liderança do campeonato.

2 – Análise

Foi uma vitória sofrida, mas foi uma vitória, o FC Porto soma mais três pontos e aconteça o que acontecer é líder. Que dizer do jogo? Não foi mau mas podia ter sido muito melhor. O Nacional deu luta o que tornou as coisas mais complicadas. Eu não esperava um jogo fácil, porque na Choupana os jogos raramente, muito raramente, são fáceis e este não seria excepção. O FC Porto sofreu mas soube sofrer, para ganhar os jogos também é preciso saber sofrer. Na minha opinião, a primeira parte foi um pouco melhor que a segunda, pelo menos foi menos sofrida. Grande Helton, mais uma vez foi grande a salvar … E quanta falta faz o Fernando … espero que no próximo jogo já esteja disponível. Se me permitem, deixo aqui umas linhas da crónica do jogo do site do FC Porto, reflecte exactamente o que eu penso. “No Sítio da Choupana, localidade onde se encontra o estádio do Nacional e onde por vezes o nevoeiro é de cortar à faca, muitas equipas poderosas caem. Esta sexta-feira, o FC Porto teve de sofrer para bater os madeirenses, por 2-0, com golos de Janko e Alex Sandro, ao cair do pano. Numa partida em que os Dragões apelaram mais à alma do que à técnica, garantiu-se o mais importante: os três pontos e a liderança da Liga. Alguém esperaria vencer na Madeira sem sofrimento? A luta pelo título continua em Paços de Ferreira (domingo, 25/03, 20h15), na Mata Real, outro terreno complicado. Provavelmente, será novamente necessário um jogo de esforço e períodos de menor beleza estética. Porém, o que mais interessa é chegar ao fim na frente: esta missão está cumprida, venha a próxima. Faltam sete "finais".” Nem mais…

E, para finalizar, resta-me acrescentar que: eu estive lá …

quinta-feira, 15 de março de 2012

Convocados Para a Vigésima Terceira Jornada da Liga

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o desafio da vigésima terceira jornada da Liga, frente ao Nacional.

Helton, Bracali, Lucho, Maicon, Álvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Rolando, James, Sapunaru, Mangala, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Otamendi, Defour e Mikel.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Vítor Pereira em Antevisão da Vigésima Terceira Jornada da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da vigésima terceira jornada da Liga, frente ao Nacional.

“"VAMOS TER DE ESTAR NO NOSSO MELHOR"

Na luta pelo título, o FC Porto tem pela frente um obstáculo duro de roer. A Choupana, terreno do Nacional, oferece dificuldades a qualquer equipa, pelo que, na sexta-feira (19h00), os Dragões vão ter de estar num nível alto para vencer. Em conferência de imprensa, Vítor Pereira garantiu que os portistas não vão repetir os erros cometidos na recepção à Académica.

Como perspectiva a partida frente ao Nacional?

É um jogo fundamental, em que queremos os três pontos. Sabemos que a Choupana não é um terreno fácil para qualquer equipa. Vamos ter de estar no nosso melhor para vencer.

Como é que a equipa trabalhou durante a semana?

Trabalhou bem. Reflectimos sobre o jogo com a Académica, tirámos ilações e vamos tentar rectificar o que não fizemos bem.

Sente que a equipa está comprometida com a luta pelo título?

Quem defende estas cores tem de estar comprometido em cada jogo, treino e momento de vivência do clube.

Como reagiu a equipa ao facto de ter dito que ela se “pôs a jeito” para perder pontos?

Podia ter ido pelo caminho mais curto, que é o da arbitragem. Vamos jogar com o Nacional sem o Hulk, de uma forma injusta. Não optei por esse caminho, mas sim por olhar para dento e para o que não fizemos tão bem. Já vimos e revimos o jogo e percebemos até onde foi o nosso demérito e o mérito do adversário. As ilações estão tiradas e fizemos o nosso trabalho semanal para rectificar os erros. Vamos fazer um jogo diferente na Choupana, de certeza.

A margem reduzida de um ponto de vantagem condicionou o trabalho? Sentiu os jogadores abalados?

Não. Este ponto de diferença reflecte a competitividade do campeonato. É uma distância curta, que impõe que estejamos atentos, concentrados e focados no jogo seguinte. Se estivéssemos a cinco pontos do primeiro lugar estaríamos na mesma focados no Nacional, assim como não demos nada por garantido quando tínhamos três pontos de vantagem. Temos de jogar sempre com o sentido na vitória, essa é a nossa obrigação.

Qual a razão desta inconstância de resultados, que resultou num empate em casa depois da vitória na Luz?

As outras equipas também vão falhar. O FC Porto jogou com o Benfica e depois com a Académica, não são jogos comparáveis em termos de dinâmica e da forma como as equipas se posicionam. Sabemos que não estivemos ao melhor nível frente à Académica, nomeadamente na primeira parte. Temos de fazer um jogo completo de qualidade e é natural que quando isso não acontece se percam pontos. Mas eu não quis dizer que os jogadores não quiseram, apenas que não conseguiram. A Académica é passado e o que nos interessa é o próximo jogo. Não éramos campeões com três pontos de vantagem e o campeonato também não estava perdido há três ou quatro jornadas atrás.

De que forma olham para as últimas oito jornadas, face à hipótese de não existirem descidas de divisão?

É de uma enorme irresponsabilidade querer argumentar de alguma forma a favor da justiça de uma decisão dessas. Só se se quiser um campeonato da mentira. Nem me passa pela cabeça essa possibilidade.

Dadas as ausências de Hulk e Fernando, como vai preparar a equipa?

Lamentamos essas baixas, mas quem entrar em campo vai fazer um bom jogo e dar a resposta que esperamos.

Como viu reacção do Rolando quando ele foi substituído, frente à Académica?

O que está na essência dessa atitude tem a ver com a vontade do Rolando querer ajudar a equipa e ter sido retirado numa altura daquelas. Em relação à forma como se reage, estou aqui para frontalmente falar com o jogador e equipa. A situação está ultrapassada. Quem anda no futebol sabe que a reacção do momento, muitas das vezes, nem sequer transparece o que sentimos por dentro.

O FC Porto tem vantagem em, pela segunda semana consecutiva, jogar antes do Benfica?

Sinceramente, penso que não.”

Em

www.fcporto.pt