sábado, 28 de maio de 2011

Época de Sonho


Super Taça 2010


Campeão Nacional 2010/2011


Liga Europa 2011


Taça de Portugal 2011


Quando estamos a ter um sonho bom, não queremos acordar, queremos retardar o toque do despertador para prolongar ao máximo esse sonho. E se por azar acordamos no meio da noite, queremos voltar a adormecer o mais rápido possível a ver se conseguimos retomar exactamente no ponto em que acordamos. No fundo é este o sentimento que tenho em relação a esta época, não quero acordar desta época de sonho.

Entre 7 de Agosto de 2010 e 22 de Maio de 2011, o FC Porto escreveu páginas fantásticas na história do clube, a história de uma das mais belas épocas de sempre, mais uma das inesquecíveis, títulos foram somados ao palmarés, mais concretamente: uma SuperTaça de Portugal; um campeonato; a Liga Europa e uma Taça de Portugal. O campeonato foi conquistado sem derrotas, em trinta jogos o FC Porto somou 27 vitórias e 3 empates. Acredito que nem o mais optimista dos portistas acreditava que seria possível uma época assim.

Ainda no final da época passada, numa entrevista à RTP; neste mesmo blog falei dessa entrevista na passada semana; o presidente Pinto da Costa prometeu que voltaria a ganhar não só cá dentro, como lá fora. Terá sido aqui que foi dado o mote para o sonho? Acredito que sim. Creio que o presidente direccionou a frase em dois sentidos: para dentro; ou seja, para os adeptos, e não só, como a lembrar que nada nos para, nem uns miseráveis castigos, no fundo um toque de alerta para reunir as “tropas” de forma rigorosa; e para fora; para que as pessoas percebessem, que o FC Porto é grande, mesmo que em Portugal muitos queiram passar a ideia contrária.

Há um provérbio que diz que quem não arrisca não petisca. Pois bem, Pinto da Costa contratou André Villas-Boas, quando este tinha apenas uns meses de experiência como treinador principal. Arriscou? Claro, mas afinal não é sempre um risco? A verdade é que a aposta está mais que ganha, o FC Porto ganhou tudo; ou quase tudo; só faltou uma tacita, mas, há que deixar alguma coisa para os outros … se bem que na próxima época espero que essa taça não fuja!

Tudo começou sem promessas exageradas, André Villas-Boas foi apresentado numa conferência de imprensa cujas palavras mais marcantes, pelo menos na minha perspectiva foram: “…Prometer faz-me relembrar 2002 quando um predestinado prometeu pela primeira vez. Agora promete-se à primeira conferência e há muitas que ficam por cumprir. O nosso compromisso é com a vitória, este clube vence desde 1893 e quero continuar a vencer. Quero deixar a minha marca e fazer parte da história deste clube. Promessas cheira a mais do mesmo, é repetição. …” E sem promessas, Villas-Boas cumpriu, e mais importante, venceu.

Vou começar a folhear as páginas deste livro fantástico que o FC Porto escreveu recentemente. Foi uma época de sonho, que teve vários momentos altos. O primeiro foi logo a 7 de Agosto, quando, contra todas as expectativas – já havia quem diagnosticasse fracasso no Dragão - o FC Porto ganhou ao Benfica por 2-0. O primeiro troféu da época estava ganho, a Supertaça Cândido de Oliveira. Mas esta foi apenas a primeira vitória dos dragões sobre as águias.

Na página seguinte encontro o a Liga Zon-Sagres. Poucos dias depois da vitória na Supertaça, começava o campeonato. Há muito que dizer sobre a Liga Portuguesa, mas vou destacar os jogos mais marcantes. Em Setembro, disputou-se aquele que para mim foi um dos melhores jogos da época, sem dúvida, o FC Porto Sporting de Braga, os portistas venceram 3-2, mas a qualidade de jogo foi fantástica. Em Novembro houve mais um momento especial da época, o FC Porto recebeu o Benfica e goleou por 5-0. Algumas vitórias e meses depois… é chegada a hora de falar do mítico jogo deste campeonato, jogo que se disputou no estádio das trevas, jogo em que o título de campeão transferiu-se do Benfica para o FC Porto. Os Dragões venceram 1-2 e a luz apagou-se e o sistema de rega ligou-se – grande falta de desportivismo, mas agradecemos imensamente por isso, assim nunca mais nenhum portista esquece o jogo no estádio das trevas. E de vitória em vitória, de recorde em recorde, paço a paço o FC Porto foi caminhando invicto no campeonato – em 30 jogos, 3 empates e os restantes 27 jogos com vitórias.

Passando a página … encontro a Liga Europa, outra competição onde o FC Porto brilhou esta época, outra competição onde a caminhada foi de sonho. O FC Porto realizou 17 jogos, destes, perdeu dois; Sevilha e Villarreal; e empatou um; ainda na fase de grupos. Destaco: o jogo em Viena, que se disputou num imenso manto de neve; os dois jogos dos quartos de final, no conjunto dos dois jogos o FC Porto marcou 10 golos e sofreu 3; e a primeira mão das meias finais, frente ao Villarreal, jogo que o FC Porto começou a perder e que acabou por ganhar por 5-1. Foi uma campanha fantástica que terminou em Dublin, numa final inédita, frente a outra equipa Portuguesa, o Sporting de Braga. Os dragões venceram 1-0, e a Taça voltou, tal como em 2003, para a cidade do Porto.

Mais uma vez viro a página, e aqui encontro a Taça de Portugal. Nesta competição o FC Porto defrontou equipas de escalões mais ou menos inferiores, mas ao chegar às meias finais o sorteio determinou que o Benfica seria o adversário. E em Fevereiro os benfiquistas foram ao dragão ganhar, 0-2 – partida a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. A 20 de Abril; poucos dias depois da conquista do campeonato; novamente na casa do rival – quando grande parte deste país esperava que o jogo da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal fosse apenas e só uma mera formalidade – eis que o FC Porto vence o Benfica 1-3 e carimba categoricamente o passaporte para a final. Desta vez as luzes não se apagaram. Na final os dragões defrontaram o Vitória de Guimarães, e venceram inequivocamente por 6-2. outra Taça rumou ao Dragão.

Será que o sucesso portista estava escrito nas estrelas?

Foi ou não foi uma época de sonho? Não apetece prolongar? Apetecer até apetece, mas agora é tempo de férias, os jogadores merecem de todo o descanso, foram muitos jogos, muitos momentos de festa, precisam e merecem descansar. Esta época vai deixar saudades, porque é difícil repetir uma proeza destas. Mas esta época coloca a fasquia para a próxima mais elevada ainda, porque nós adeptos ficamos cada vez mais exigentes. O que é preciso é ter a noção do limite do sonho, a Liga Dos Campeões é mais complicada, lá estão os grandes tubarões europeus, aqueles que tem dinheiro para tudo e mais alguma coisa, aqueles que à UEFA convém manter o máximo de tempo possível em prova, porque as receitas com eles lá são maiores. Ou seja, o FC Porto não só precisa de jogar bem, como precisa de muita sorte nos sorteios. Vamos aguardar tranquilamente e saudosos pela próxima época, e esperar que os ditos tubarões não nos venham comprar as jóias da coroa.

A vencer desde 1893, este é sem dúvida o nosso destino!

Sem comentários: