sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sobre a Pré-Época e Análise dos Reforços Portistas

Ao contrário dos dois grandes de Lisboa, que estão a contratar jogadores às resmas, o FC Porto apenas contrata conforme necessita, e por isso a pré-época está a ser relativamente calma para os lados do Dragão. O facto do FC Porto pretender manter grande parte da equipa de sucesso da época passada faz com que a corrida ao mercado seja cautelosa e as contratações sejam a pensar essencialmente no futuro a longo prazo e não a curto prazo.

Até agora; e à que salientar que infelizmente ainda falta muito tempo para o fecho do mercado de transferências; a saída de maior relevo do Dragão foi a do treinador, uma saída inesperada, e que deixa-nos, adeptos, a pensar que com ele outros jogadores podem rumar a Londres.

De resto os reforços já anunciados parecem-me ser bons jogadores:

Bracali – bom guarda-redes, que, por ter estado várias épocas ao serviço do Nacional, já conhece o futebol Português;

David – produto da formação portista, certamente que será emprestado;

Castro – produto da formação portista, parece-me que está na altura de ter mais uma oportunidade no plantel principal;

Alex Sandro? e Danilo – não conheço nenhum dos dois, por isso é esperar para ver, mas acredito que são duas boas apostas;

Iturbe – comparam-no ao Messi, que venha o génio …;

Kelvin – parece-me ser bom jogador, no entanto julgo que fazia-lhe bem ser emprestado;

Kleber – finalmente veio para o Dragão, e parece-me uma aposta muito boa;

Djalma – bom jogador, mas será que vai ficar no plantel?

Christian – mais um produto da formação, que deverá ser emprestado.

Ainda há jogadores para dispensar, um dos casos à espera de solução é o dos guarda-redes Beto e Bracali, que é mais que provável e certo que um deles seja emprestado, resta saber qual.

Infelizmente o plantel não está fechado, porque além da necessidade de dispensar alguns jogadores, ainda há os grandes tubarões da Europa que andam de olho nas nossas jóias da coroa, assim sendo, há que esperar para perceber o que vai acontecer. Sonho com o dia em que o FC Porto não precisará de vender as jóias da coroa para conseguir gerir as contas do clube. Sonhar não custa, não é? A verdade é que não é assim, o FC Porto compra barato, valoriza e depois faz grandes vendas, e apesar de não conseguir habituar-me a ideia de perder os melhores, tenho orgulho porque o meu clube consegue fazer algo muito bom. Agora, se o FC Porto tivesse o puder de compra que por exemplo o Barça tem, não tenho dúvidas nenhumas que todos os anos seria um sério candidato à vitória na Liga dos Campeões, como o FC Porto não tem esse puder de compra, continuará com a sua política de contratações, e nós adeptos continuaremos a sonhar com uma época em que os grandes tubarões tenham algum azar na liga dos campeões e que o FC Porto tenha a sorte de chegar à final, porque afinal no futebol tudo é também uma questão de sorte.

Sem comentários: