terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Algumas notícias Portistas, Problemas Alheios e Ses…

Bom, este post é uma verdadeira salada russa! Tem de tudo um pouco. Primeiro vou dar duas notícias portistas acompanhadas de umas palavras do Presidente do FC Porto. Depois vou fazer um breve comentário à situação de um dos rivais da capital – eu sei que não tenho de o fazer, não é nada com o FC Porto, mas assim se vê que há muita gente que tem muita coisa para aprender com os portistas! E finalmente vou terminar o meu post com vários ses para fazer reflectir…

“PINTO DA COSTA RECONDUZIDO POR UNANIMIDADE NA SAD

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD reuniu-se esta segunda-feira em Assembleia Geral de Accionista para a eleição dos órgãos sociais para o quadriénio 2012/15, tendo Jorge Nuno Pinto da Costa sido reconduzido por unanimidade como presidente do Conselho de Administração.

A novidade no Conselho de Administração foi a eleição de Rui Ferreira Vieira de Sá, como administrador não executivo, indicado pela Somague, um dos accionistas de referência da SAD do FC Porto, depois de ter comprado a participação da Aplicação Urbana.

Estiveram presentes 60,7% do capital social da sociedade.”

“PINTO DA COSTA: "MANTER O FC PORTO NO TOPO EUROPEU"

Manter o FC Porto no "topo do futebol europeu" e procurar "exercícios positivos", como nas últimas cinco épocas, são os desígnios de Pinto da Costa para o novo mandato como presidente do Conselho de Administração da SAD.

Reeleito por unanimidade para novo mandato (2012/2015), Pinto da Costa assumiu em declarações exclusivas aos meios do clube a determinação em manter o FC Porto entre os grandes da Europa, sem descurar o equilíbrio económico.

"Naturalmente que continuaremos a lutar por manter o FC Porto no topo do futebol europeu, ao mesmo tempo que procuraremos continuar a ter exercícios positivos, como aconteceu nos últimos cinco anos".

O presidente do clube reconheceu que a conjuntura não é fácil para os clubes de futebol, mas garantiu que o FC Porto continuará a lutar pela defesa do futebol, apesar de todas as dificuldades: "No último ano o Grupo FC Porto pagou 17 milhões de euros de impostos e tomara o Estado ter muitas empresas que paguem todos os anos 17 milhões de euros de impostos".”

Em

www.fcporto.pt

Quanto a reeleição de Pinto da Costa, nada a dizer. Quanto às palavras do Presidente, estas e as que se referiu à FPF e à data do clássico frente ao Benfica, disse está dito! E mais nada!

“PAULINHO SANTOS INTEGRA EQUIPA TÉCNICA

Paulinho Santos passa a partir desta terça-feira a integrar a equipa técnica do FC Porto. A necessidade de acompanhamento dos jovens jogadores e dos atletas emprestados motivou o crescimento do "staff" liderado por Vítor Pereira.

Paulinho Santos tem 41 anos e foi um emblemático jogador do FC Porto, que representou durante 11 épocas, tendo conquistado 18 troféus com a camisola azul e branca, entre os quais sete campeonatos nacionais, sendo um dos atletas que estiveram do princípio ao fim na série do pentacampeonato.

António Folha, por sua vez, é o novo assistente do treinador Rui Gomes, nos Sub19.”

Em

www.fcporto.pt

Quanto a Paulinho Santos. Ainda não tenho uma opinião formada sobre este assunto, mas não me parece mal, é um homem da casa e isso deve ser importante. Pelo menos é o que eu acredito. Quanto a António Folha. Parece-me uma reorganização na casa.

Agora vamos ao tema do momento, a saída do Domingos, bom, eu tenho uma opinião sobre este assunto e ainda que me pareça que nós portistas tenhamos pouco a ver com isso, vou deixá-la aqui... vejamos, o Sporting quis pôr a carroça à frente dos bois. Quem é que contrata uma data de jogadores novos, um treinador novo e está a espera que as coisas resultem na perfeição logo no primeiro ano? Tudo bem que é possível que corram bem, mas também é possível que não corram bem. Não souberam conter as expectativas e esperar que os resultados chegassem, então despediram o elo mais fraco que é sempre o treinador. Esta para mim é a questão fundamental do problema. Depois não tinham era como justificar a outra parte desta história, a mudança de atitude do presidente do Sporting em 24 horas, então alguém justificou a saída de Domingos com uma aproximação ao FC Porto… verdade ou não, neste momento é pura especulação. Esta é a minha análise.

Vamos aos ses para reflectir?

No final dos jogos vejo muitos comentários de treinadores de bancada que criticam Vítor Pereira por tudo e por nada. Fazem conjunturas baseadas em: se A fosse titular o jogo teria sido diferente, mas depois se A foi titular e as coisas não correram bem ao jogador já devia ter ficado no banco. Enfim, depois de ver o que aconteceu é fácil falar…

Com base nos ses, vou reflectir um pouco.

Se André Villas-Boas tivesse cumprido o contrato talvez as coisas estivessem diferentes. Se Villas-Boas não tivesse saído uma semana antes de arrancar a pré-época, Vítor Pereira teria visto a sua vida facilitada, porque a saída não seria repentina e ele não teria ficado com uma “batata bem quente” nas mãos. Se Falcao não tivesse saído a integração do Kleber teria sido diferente. Se a Académica não tivesse eliminado o FC Porto da Taça de Portugal, talvez os azuis e brancos estivessem na final. Se, na Liga dos Campeões, os dois jogos com os cipriotas tivessem terminado com vitórias portistas o FC Porto não estava agora na Liga Europa. Se o senhor Capela e o senhor Paixão não tivessem roubado em Olhão e em Barcelos, respectivamente, o FC Porto estaria em primeiro lugar. Se … se … se …

Como vêm é fácil encontrar os ses, mas nunca saberemos se a história era igual caso eles não existissem. Seria bom pensar nisto …

PS. Não deve ser nada fácil jogar com temperaturas negativas, mas é só o Benfica que está nessa situação? Quem vê as notícias fica a pensar que é, mas a verdade é que não é! Quem diria que outra equipa portuguesa vai jogar com temperaturas baixas?

Sem comentários: