domingo, 19 de agosto de 2012

Crónica e Análise: Gil Vicente 0 – FC Porto 0

1 – Crónica

Bicampeão Entra a Empatar na Liga 2012-2013

No final de tarde deste Domingo, Gil Vicente e FC Porto defrontaram-se no estádio Cidade de Barcelos, em partida a contar para a primeira jornada da Liga. No final do jogo verificou-se um empate a 0.

O FC Porto iniciou a defesa do título no terreno da única equipa que na época passada impôs uma derrota ao conjunto de Vítor Pereira. Não se esperava, por isso e não só, um jogo fácil. Vítor Pereira apresentou um onze com algumas alterações, em comparação com o conjunto que na semana passada iniciou a final da Super Taça. João Moutinho foi titular assim como Hulk. O brasileiro, recém-chegado dos jogos olímpicos, teve logo entrada directa para o onze portista. Vamos à história deste empate.

A primeira parte conta-se em poucas linhas. O FC Porto atacou mais, dominou quanto baste e o Gil defendeu, ou seja, fez o seu jogo. Hulk e Lucho tiveram boas oportunidades para activar o marcador, mas como não o fizeram, o intervalo chegou com o nulo a persistir.

No segundo tempo, os dragões entraram com o objectivo de continuar a tentar furar a densa muralha defensiva construída pelos de Barcelos. E foi com esse pensamento que Vítor Pereira promoveu as alterações, trocando Fernando por Kleber, Mangala por Alex Sandro e mais tarde James por Atsu. Com estas alterações os dragões subiram a equipa - ainda que muitas vezes de forma atabalhoada - e o Gil ganhou espaço para os contra ataques. Por duas vezes os de Barcelos estiveram próximos do golo. Mas também o FC Porto esteve próximo, nomeadamente através de Hulk e Jackson Martinez. Convêm salientar a boa exibição do guarda-redes do Gil Vicente, que esteve sempre presente quando a muralha defensiva deixava a bola escapar.

E assim começou o campeonato para o Gil Vicente e para o FC Porto. Como ninguém desfez o nulo, houve partilha de pontos entre o galo e o dragão.

2 – Análise

Foi com o jogo da época passada como termo de comparação que o FC Porto entrou em campo e foi com um empate que o campeão iniciou a defesa do título, num terreno onde não se esperavam facilidades. Não sei bem de que jogo estava a espera, porque nesta fase ainda esta tudo muito perro, a maquina ainda precisa de ser afinada, que é como quem diz, ainda falta velocidade, ideias de jogo e claro, pontaria – espero que a máquina seja afinada o mais rápido possível – no entanto, esperava que os dragões fossem capazes de desfazer a muralha defensiva construída pelo Gil, não o foram e por isso sobrou um empate a 0. Moutinho e Hulk foram titulares, confesso que estava a espera que o português o fosse, mas tinha dúvidas em relação ao brasileiro. Mais uma vez repito: ainda falta afinar a máquina, para que tudo fique a 100%. Segue-se o Guimarães, no próximo fim-de-semana, naquele que será o primeiro jogo em casa.

2 comentários:

Penta disse...

foi o primeiro teste da época. se comparado com a transacta, já conquistamos um ponto.
(é a visão positiva da coisa, a perspectiva pelo copo meio-cheio).

foi uma partida onde o futebol praticado ficou muito aquém do rápido, intenso, pressionante, com a equipa a só pressionar na parte final, e mais com o coração que com a cabeça. ou seja, um filme muito visto na época transacta...
(é a visão negativa da coisa, a perspectiva pelo copo meio-vazio).

e, se nada está perdido, é certo!, não deixa de ser igualmente verdade que convém encontrar o rumo da vitória já no próximo encontro, em nossa casa e frente ao Vitória de Guimarães (que empatou o Sporting na possibilidade de liderar o campeonato - um feito que já não consegue desde 17 de Agosto de 2007).

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Ontem o FC Porto merecia vencer a partida apesar de termos feito um jogo fraquinho.
O Gil Vicente limitou-se a defender e a fazer anti-jogo perante a permissividade do árbitro.

Podemos nos queixar de duas grandes penalidades, mas devemos queixar-nos também de nós próprios.
A equipa entrou muito lenta na saída e construção de jogo. O tridente ofensivo muito apático, sem capacidade de alvejar a baliza de Adriano, o melhor jogador em campo.

Os nossos médios tem de circular mais a bola e correr menos com ela.
Tem de haver mais dinâmica no tridente ofensivo, e de uma vez por todas definir a posição de James.

Na minha opinião poderíamos jogar em 4*1*3*2.
Fernando na cabeça de área, Lucho e Moutinho lado a lado, James a 10 nas costas de Hulk e Jackson Martinez, e os defesas/alas esquerdo e direito Alex Sandro e Danilo mais afoitos nas subidas no corredor, com Fernando nas movimentações ofensivas a ficar num tridente defensivo com os dois centrais.

Estamos no início da época, e ainda há muitas arestas a limar.

Merecíamos ainda assim a vitória, pois fomos a única equipa que a procurou.

Uma palavra de apreço para os milhares de portistas que foram apoiar a nossa equipa.

Nota final para James, que deve pensar mais no Porto do que no salto para outro campeonato. Se este for o caminho por si escolhido não irá longe na sua carreira. Há que ser profissional. Iturbe padece da mesma maleita e rompe banco.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt