quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Crónica e Análise: Dínamo de Kiev 2 – FC Porto 2



1 – Crónica

Dragões Regressam a Portugal com Um Ponto na Bagagem

Ao início de noite desta Quarta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Dínamo de Kiev em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 2.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Maicon, Martins Indi e Layún; Danilo, Ruben Neves, Herrera e André André; Brahimi e Aboubakar.
A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio, já que ambas as equipas procuraram exercer preção alta. Foi de Brahimi a primeira tentativa de golo, no entanto, a bola passou ao lado da baliza. Do outro lado do campo, os Ucranianos, aproveitando os espaços concedidos do lado esquerdo da defesa, chegaram a vantagem ao minuto 20. No entanto, o FC Porto foi rápido a reagir à desvantagem, e três minutos depois, Aboubakar fez o empate, dando o melhor seguimento ao cruzamento de Layún. A partir do momento do golo do empate, o FC Porto procurou agarrar o domínio do encontro. Mas pouco antes do intervalo, há a destacar uma fantástica defesa de Casillas que permitiu que o jogo se mantivesse empatado a 1.
Os dragões entraram melhor no segundo tempo, fizeram circular a bola, no entanto as iniciativas de ataque acabavam por esbarrar numa defesa adversária atenta. André André, por duas vezes, esteve perto de criar perigo, não fosse, primeiro ter sido antecipado por um adversário e depois ter mandado a bola para o lado da baliza. Do outro lado do campo o Dínamo dispôs de uma ocasião de perigo, mas a bola, após desviar no capitão Maicon, acabou por cima da baliza portista. Corona, que havia entrado a pouco tempo, quis continuar a por à prova a sua veia goleadora que demonstrou no passado Domingo, porém, o guarda-redes do Dínamo travou o remate, não permitindo os festejos. Desse lance surgiu o canto que originou o segundo golo. Ao minuto 81, Aboubakar fez o segundo golo, confirmando a reviravolta no marcador. Contudo, na resposta os ucranianos ficaram perto do golo, mas a bola acabou ao lado da baliza defendida por Casillas. Não marcaram nessa ocasião, mas fizeram-no ao minuto 89, através de um golo irregular, já que na jogada interfere um jogador que está em fora de jogo.
Com este resultado o FC Porto regressa a Portugal com 1 ponto na bagagem.


2 – análise

Não foi um jogo fácil, como aliás, não se esperava que fosse. A primeira parte foi equilibrada, tanto que os golos acabam por surgir quase ao mesmo tempo – primeiro o do Dínamo e depois o do FC Porto. No segundo tempo os dragões estiveram melhor, fizeram o segundo golo que significava a cambalhota no marcador. No entanto, os Ucranianos conseguiram empatar, num golo que fará, por certo, correr tinta.
Sem querer individualizar a exibição de ninguém, há que destacar Aboubakar, não só pelos dois golos, mas também por todo o seu jogo.
Em suma, acho que se pode considerar que o FC Porto fez um bom resultado em Kiev, no entanto, este empate tem um sabor um tanto ou quanto amargo, devido ao facto dos dragões terem deixado escapar a vitória quase no final do encontro, depois de terem conseguido virar o resultado.
E siga para a Liga Portuguesa que Domingo há clássico com o Benfica.



Sem comentários: