quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Crónica e Análise: Maccabi Telavive 1 – FC Porto 3



1 – Crónica

FC Porto Venceu Pela Primeira Vez em Israel

No início de noite desta Quarta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Maccabi Telavive em jogo a contar para a quarta jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-3.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Marcano, Martins Indi e Layun; Danilo, Ruben Neves e Evandro; André André, Aboubakar e Tello.
Durante os primeiros minutos da partida assistiu-se a um jogo dividido, com o Maccabi a procurar chegar perto da baliza portista e os Dragões, por seu lado,  a procurar aproveitar os espaços. Foram os israelitas os primeiros a criar perigo junto da área portista, obrigando mesmo Casillas a efetuar uma grande defesa à passagem do primeiro quarto de hora de jogo. Do outro lado, o FC Porto ia aproveitando o espaço deixado pela defesa israelita para criar perigo, sobretudo por intermédio de Aboubakar que teve três oportunidades para introduzir a bola na baliza adversária. Não marcou o camaronês, marcou um espanhol. Tello, ao minuto 19, ativou o marcador. A partir desse momento o FC Porto começou a ter mais posse de bola e, consequentemente, a tomar conta das rédeas do jogo. Aboubakar, voltou a ter uma boa oportunidade para marcar, contudo, atirou a bola ao poste. Assim, chegou o intervalo com os Dragões a vencerem pela margem mínima.
Pouco depois do recomeço da partida, minuto 49, André André ampliou a vantagem. Os israelitas procuraram reagir e tiveram mesmo uma boa oportunidade para reduzir, mas Casillas levou a melhor no confronto com o adversário, corrigindo assim, um erro seu na reposição da bola que originou a ocasião de golo adversária. Do outro lado do campo, o FC Porto procurava chegar à baliza adversária. Evandro teve oportunidade para fazer o terceiro golo, no entanto, não o conseguiu. Golo que chegou ao minuto 72, Layun fez o terceiro da noite. Os israelitas beneficiaram de uma grande penalidade, mal assinalada, e, dessa forma, fizeram o seu primeiro golo na prova. O jogo não terminou sem que Aboubakar voltasse a tentar marcar, contudo, a bola voltou a ser travada pelo poste.
Com esta vitória, a primeira em Israel, o FC Porto soma 10 pontos, lidera o grupo G e fica a faltar apenas um ponto para garantir a presença na próxima fase da prova.


2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, tal como não se esperava que o Maccabi fosse jogar da mesma forma que jogou no Dragão. Os Israelitas procuraram – até porque nada tinham a perder – criar dificuldades à defesa portista, dificuldades essas que Casillas e a defesa foram resolvendo. Por outro lado, o FC Porto aproveitava para chegar o mais rápido possível à área adversária com sucesso. Os Dragões marcaram três golos, mas podiam ter marcado mais, não fosse o azarado Aboubakar estar numa noite em que acertar na baliza foi missão impossível.
Gostei do jogo, acho que o FC Porto fez uma boa exibição, competente, segura e respondeu da melhor forma às dificuldades que o Maccabi procurou criar nos primeiros minutos.
Em suma, o FC Porto traz na bagagem três importantes pontos nas contas do grupo G, ficando a faltar apenas um ponto para garantir a presença nos oitavos de final da prova rainha do futebol europeu.



Sem comentários: