sexta-feira, 16 de junho de 2017

Notas Sobre a Reação do Benfica ao Caso dos E-mails



A primeira pergunta que me ocorre fazer acerca desta reação é: para que é que reagiram?
Mas já que reagiram, cá vai um resumo do que disse o diretor de comunicação do Benfica ao canal do clube, retirado do jornal OJOGO e as indispensáveis notas adicionais de minha autoria (que se encontram entre *).

“Luís Bernardo, diretor de comunicação do Benfica, esteve ao final da tarde na Benfica TV para reagir ao caso dos emails revelados pelo FC Porto e que implicam o clube encarnado num esquema que envolve a arbitragem portuguesa. Foi a primeira reação do Benfica a um assunto que entretanto está a ser investigado pelo Ministério Público e pelo Conselho de Disciplina da FPF.
O Benfica alegou que o sistema informático do clube foi atacado por hackers, anunciou um processo-crime contra Pinto da Costa e administração da SAD do FC Porto e confirmou que pedirá a reabertura do processo Apito Dourado.
AS PRINCIPAIS FRASES DE LUÍS BERNARDO
"Só hoje porque o Benfica teve de recolher informação", *não, o Benfica só reagiu hoje porque foi preciso alguém escrever uma cartilha antes* diz diretor do Benfica para explicar a reação tivesse chegado apenas esta sexta-feira. "Crime de difamação ao Benfica", *é difamação, mas não consegue dizer, claramente e convictamente, que os e-mails não existem!* é a última frase de Luís Bernardo.
Luís Bernardo espera uma decisão rápida da justiça desportiva para que a próxima época possa começar com tranquilidade. *nós também.*
"O Pedro Proença e o presidente do Conselho de Arbitragem foram eleitos com o apoio do FC Porto e Sporting. O presidente da federação foi administrador do FC Porto", *isso serve-nos de muito!* recorda Luís Bernardo ao responder sobre o alegado "domínio" que o Benfica tem no futebol português.
"Não quero comentar os emails, não sei se existem", *então porque deu a cara? E não sabe se existem? Ou será que também não se lembra se os viu?* disse Luís Bernardo. "A partir de agora serão os advogados do Benfica que falarão, nós estaremos concentrados na preparação da época". *portanto, ninguém vai mais falar sobre isto, nem na Benfica TV!*
Luís Bernardo diz que análise feita revela que houve uma violação do sistema informático do clube, negando que os emails resultem de uma "toupeira". "Isto não é bom nem para o Benfica, nem para o futebol português", *de acordo!* afirmou diretor encarnado.
"Não sei se é verdade ou é falso", diz Luís Bernardo ao acusar Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, de ter já um contrato de trabalho com os dragões quando ainda era editor na agência Lusa. "É uma demonstração da gravidade disto" *isto é o que eu chamo misturar alhos com bugalhos. De qualquer forma, já há reação de Francisco J. Marques, que farei referência no final do post.*
Diretor do Benfica garante que tem informação grave que fará chegar ao Ministério Público. "Nunca o faremos na Benfica TV", disse. *força!* "O Benfica tem muita informação, pode utilizá-la", acrescentou *e porque não o fizeram ainda?*
"Não há coragem do FC Porto em assumir a denúncia", afirma Luís Bernardo sobre a denúncia anónima feita no MP. Benfica diz que tem recebido denúncias ao longo dos últimos anos e que por isso vai requerer a reabertura do processo Apito Dourado. *o Benfica tem recebido denúncias? Mas o Benfica tem autoridade para receber e avaliar denúncias alheias? E a sério que querem mesmo falar do apito dourado? E vão acusar o FC Porto de quê? Caso não tenham percebido, o FC Porto, nos últimos 4 anos – para não recuar mais – foi claramente prejudicado.
Será aberto um processo-crime contra Pinto da Costa e administração da SAD do FC Porto, anuncia diretor do Benfica. *e contra Lopetegui, Nuno Espírito Santo, cada um dos jogadores que integraram os planteis, cada um dos adeptos portistas, o cão, o gato e o periquito, não?*
Luís Bernardo garante que o Benfica apresentou perícias realizadas que serão entregues ao Ministério Público.
Os emails são verdadeiros, questionam Luís Bernardo?. Diretor de comunicação começa por referir que os dados foram recolhidos através de "pirataria informática". Não confirma, todavia, que o FC Porto tivesse pago a eventuais hackers. * Se foi ataque informático, como é que não há acesso aos anexos? Bem sei que eu não percebo muito disto, mas suponho que desse modo era fácil aceder aos anexos.*
Luís Bernardo defende que, ao contrário do Benfica, o FC Porto e o Sporting passam momentos maus. "Tentativa desesperada de desviar as atenções" e "tentativa de condicionar o início da época", acrescentou. *e o Benfica tenta, a todo o custo, utilizar a justificação das dificuldades financeiras para abafar este caso dos e-mails*
"Estes mails não comprometem o Benfica", *ah pois não, comprometem o Barcelona…* diz Luís Bernardo, diretor de comunicação do Benfica, na resposta à primeira pergunta.”

Entretanto, Francisco J. Marques, reagiu às declarações de Luís Bernardo.

“Luís Bernardo, diretor de comunicação do Benfica, acusou esta sexta-feira Francisco J. Marques, diretor de informação e comunicação do FC Porto, de já ter um contrato de trabalho com os dragões quando ainda desempenhava as funções de editor na agência Lusa. "Não sei se é verdade ou é falso", ressalvou o dirigente encarnado, em declarações à BTV.
Contactado por O JOGO, Francisco J. Marques reagiu às declarações de Luís Bernardo, defendendo-se das acusações:
"É mentira e até me surpreende que um profissional de comunicação experiente e tão bem pago embarque numa falsidade destas", afirmou, taxativo, Francisco J. Marques.”

Diria, quem não deve não teme! E reagir o mais rápido possível – não é nem uma semana nem duas depois – é a melhor reação possível!




Sem comentários: