domingo, 12 de dezembro de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Sporting de Braga 0

1 – Crónica

 

No início de noite deste domingo, o FC Porto recebeu o Sporting de Braga, em jogo a contar para a 14ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba e Wendell; Uribe, Grujic, Vítor Ferreira, Otávio, Luis Diaz e Evanilson.

Pertenceu ao FC Porto a primeira oportunidade de golo, contudo o remate foi travado pelo guarda-redes bracarense. O Sporting de Braga tentou responder, ao minuto 15, com a bola a acertar no poste da baliza à guarda de Diogo Costa. Do outro lado do campo, ao minuto 22, Luis Diaz colocou os Dragões em vantagem.

No segundo tempo, Vitinha procurou aumentar a vantagem portista no marcador, no entanto, o guarda-redes contrário travou-lhe os festejos. Do outro lado do campo, o Sporting de Braga procurou o empate, mas sem sucesso.

Com este resultado o FC Porto soma 38 pontos, está em primeiro lugar em igualdade pontual com Sporting, ambos com mais 4 que Benfica.

 

2 – Análise

 

Depois de uma derrota europeia que resultou na saída da Liga dos Campeões, o FC Porto regressou ao campeonato nacional com uma difícil receção ao Sporting de Braga. Era um jogo que não se esperava fácil e, de facto não foi. Na minha perspetiva, na primeira parte o FC Porto esteve melhor, mais pressionante, sem deixar que o Braga conseguisse aproximar-se da área portista. Ainda que os Dragões também tivessem revelado algumas dificuldades em criar perigo, muito por culpa de uma estratégia defensiva bem montada por parte do adversário. A vantagem dos azuis e brancos ao intervalo era justíssima. No segundo tempo o Braga, naturalmente, procurou contrariar a estratégia portista e os Dragões tiveram mais dificuldade a pressionar como tinham conseguido no primeiro tempo. Destaco Luis Diaz, pelo golo.

Em suma, o FC Porto venceu de forma justa um jogo difícil. Foi uma boa resposta ao desaire europeu. Segue-se um jogo da Taça da Liga que serve apenas para cumprir calendário. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: