sábado, 21 de maio de 2022

Antevisão da Final da Taça de Portugal

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição e de Pepe da final da Taça de Portugal, frente ao Tondela.

 

““TEMOS DE ESTAR CONFIANTES, MAS DESCONFIADOS”

Sérgio Conceição alertou para o perigo adversário na final da Taça de Portugal (domingo, 17h15)

Após Pepe faz a antevisão à final da Taça de Portugal, que se joga este domingo no Jamor (17h15, TVI), Sérgio Conceição, que se pode tornar o primeiro treinador português a conquistar duas dobradinhas, deixou a sua antevisão ao jogo decisivo.

O técnico começou por afirmar que “os títulos são todos especiais. Trabalhámos ao longo da época com esse objetivo de conquistar o máximo de títulos. Conquistámos o principal, que é o campeonato, e o próximo é o mais importante. Amanhã temos a possibilidade de darmos o nosso melhor, respeitando o Tondela porque isto nada tem que ver com o trajeto no campeonato. Eles são uma equipa com valia, com boas individualidades, sentem-se bem nos jogos a eliminar e por isso estão aqui. Temos de estar confiantes, mas desconfiados. Vai ser com certeza a equipa mais motivada que vamos apanhar pela frente, não tenho a menor dúvida. Pelo trajeto que temos nesta Taça de Portugal, merecemos estar aqui e os jogadores merecem a cereja no topo do bolo, que é ganhar a Taça”.

Mais uma vez questionado sobre a continuidade no clube, foi perentório: “O treinador tem sempre a mala pronta, ou porque faz as coisas muito bem ou porque tem resultados menos positivos e é despedido. O nosso foco é o jogo de amanhã. Se tudo correr de uma forma normal, tenho dois anos de contrato e são dois anos de contrato para cumprir”.

Conceição falou ainda sobre o, no passado, já muito falado tapete do Jamor e explicou que o favoritismo teórico não serve se não for exibido na prática: “A relva parece-me em bom estado, apenas falei com os responsáveis porque está um pouco alta. Disseram-me que vai ter dois cortes para ficar normal, está em muito melhor estado. A partir do momento em que o árbitro apita, são as nossas dinâmicas dentro do jogo que ditam se temos esse peso ou não”.

De acordo com o técnico, “até ao último momento, o Uribe vai ser avaliado e veremos se está em condições de competir. Só se estiver a cem por cento é que pode ir para o banco ou jogar a titular. No último treino deu notas positivas, há esperança que isso aconteça”.

Por último, o mister desvalorizou os recordes e frisou que o importante é voltar a dar alegrias aos adeptos: “Não ando atrás de recordes pessoais, o importante é juntarmos ao Museu mais uma Taça de Portugal e darmos uma alegria à nação portista. Para isso, é preciso entrar em campo, jogar e ganhar. Temos que ser a equipa que fomos durante a época, foi assim que encarámos esta semana”.”

 

 

““ESTOU AQUI PARA CONSEGUIR MAIS UM TÍTULO”

Pepe frisou que o trabalho da equipa durante a semana foi sério para preparar a final frente ao Tondela (domingo, 17h15)

O FC Porto disputa amanhã, no Jamor, a final da Taça de Portugal frente ao Tondela (domingo, 17h15, TVI). Na antevisão ao derradeiro encontro, Pepe, capitão azul e branco, começou por lembrar que “há que disputar 90 ou 120 minutos, todos respeitamos o Tondela, tem o mérito de ter chegado a final, deixou várias equipas para trás. Fico feliz por poder ganhar, trabalhamos sempre com esse intuito e hoje estou aqui para conseguir mais um título. A equipa trabalhou muito forte para conseguir este objetivo”.

Habituado a estar nos grandes palcos, o central valorizou o momento que a equipa vive ao afirmar que “todas as finais são importantes. Cada uma tem o seu significado, amanhã terá esse significado para nós ganhar, se Deus quiser, a segunda competição mais importante no país. Trabalhámos muito forte, com muito empenho, e o sentimento é poder festejar, se ganharmos, com os nossos adeptos”.

Questionado sobre a sua possível parceria com Mbemba na defesa no jogo de amanhã, respondeu: “Eu nem sei se vou jogar. Somos 26 ou 27 jogadores, infelizmente o Manafá está lesionado, só amanhã sabemos. O foco de todos foi trabalharmos ao máximo e dar uma complicação ao nosso treinador porque o forte do grupo é o coletivo e durante a época tentamos sempre trabalhar de forma séria para dificultar a escolha do treinador”.

Para o número 3 azul e branco, o segredo da longevidade está na exigência diária no Olival: “Se vocês olharem para o ano passado, fiz muitos jogos, este ano levo 32 ou 33 jogos e agradeço ao meu treinador e equipa técnica porque exigem muito de nós e dão-nos a oportunidade de aprender sempre. Sinto-me muito privilegiado de aos 39 anos poder competir, eles exigem muito de nós para darmos o máximo. Sinto-me muito feliz de, com esta idade, poder ajudar o meu clube e estar numa equipa que me proporciona momentos inesquecíveis. É sempre especial estar na final da Taça de Portugal, a minha felicidade é acordar e poder ir treinar todos os dias”.

Sobre o adversário, referiu que “são competições diferentes, a Taça de Portugal é a eliminar e o Tondela provou que merece estar aqui. Temos que ser fiéis ao que foi o nosso percurso durante o ano. Vamos competir contra uma boa equipa, que tem mérito em estar na final da Taça de Portugal”.”

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Marchesin; João Mário, Pepe, Mbemba e Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio, Pepê, Taremi e Evanilson.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; empenhado; determinado; ambicioso; motivado; rigoroso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

 

Sem comentários: