segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Crónica e Análise: Casa Pia 2 - FC Porto 1

1 - Crónica 


Na noite desta segunda o FC Porto deslocou-se ao terreno do Casa Pia, em jogo a contar para a 20ª jornada da ILiga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Francesco Farioli apostou num onze composto por: Diogo Costa; Martim Fernandes, Tiago Silva, Bednarek, Francisco Moura, Alan Varela, Pablo Rosario, Gabri Veiga, Borja Sainz, Pepê e Samu

O FC Porto foi o primeiro a tentar criar perigo, por intermédio de Borja Sainz, contudo o espanhol acabou por escorregar no momento decisivo e perdeu-se a oportunidade. Do outro lado do campo, ao minuto 12, o Casa Pia colocou-se em vantagem no marcador. Do outro lado do campo, ao minuto 15, Gabri Veiga não acertou por pouco na baliza contrária. Mais tarde, ao minuto 35, Gabri Veiga voltou a protagonizar um lance de perigo, com o guarda-redes adversário a responder com uma defesa. Depois Alan Varela atirou perto do poste e Borja Sainz chegou a marcar, mas o golo foi anulado por fora de jogo. Quem não marca arrisca-se a sofrer, foi o que se passou. Ao minuto 45, o Casa Pia aumentou a vantagem no marcador, num lance em que Tiago Silva acabou por fazer autogolo. 

Logo no início do segundo tempo, Pablo Rosário reduziu a desvantagem no marcador. Pouco depois Tiago Silva ficou perto do empate, mas a bola foi desviada sobre a linha de golo. Mais tarde, Gabri Veiga voltou a protagonizar uma oportunidade de perigo, mas o guarda-redes contrário voltou a levar a melhor. Depois foi Deniz Gül a tentar a sorte, mas o guarda-redes levou a melhor. Como se já não bastasse a desvantagem no marcador, piorou com a expulsão de William Gomes. Até ao final, Diogo Costa travou um remate dos da casa e o FC Porto continuou a tentar procurar o golo, sem sucesso.

Com este resultado o FC Porto soma 55 pontos, permanece na liderança do campeonato com mais 4 pontos que Sporting e 9 pontos que Benfica.


2 - Análise 


O FC Porto entrou em campo sabendo que o Sporting tinha vencido o seu jogo e que, por isso, para manter os leões a 7 pontos de distância antes de os receber no Dragão, tinha de vencer o seu jogo. Por outro lado também era esperado que a deslocação ao terreno do Casa Pia não fosse fácil, primeiro porque os da casa necessitavam mesmo muito de pontos e, por outro lado, porque esperava-se um terreno pesado e com muita chuva. E foi um jogo difícil. O FC Porto dominou, mas não conseguiu desmontar a estratégia defensiva montada pelos da casa. Faltou arte, ideias, eficácia, em alguns momentos calma e discernimento para tomar as melhores decisões e, porque não, faltou sorte, sorte no momento defensivo (podia o segundo golo do Casa Pia a Bola ter ido para outro lugar) e faltou sorte no ataque, podia a bola ter acertado num defesa contrário e ter entrado. Hoje não correu bem. É certo que, sendo realista, sabia-se que a derrota no campeonato haveria de chegar, mas a verdade é que esta época estamos habituados que o querer da equipa acaba por dar frutos quando as coisas estão a ser mais complicadas. Hoje o querer da equipa não foi suficiente. O FC Porto perdeu pela primeira vez para o campeonato à 20ª jornada, soma 18 vitórias, 1 empate e 1 derrota na prova que continua a liderar, é certo agora com uma vantagem mais curta. Mas apesar da sensação de tristeza que invade neste momento, precisamos, todos, ter a noção que o FC Porto continua a depender de si próprio. E, por isso, acredito que foi importante o apoio que os adeptos que se deslocaram ao terreno do Casa Pia dirigiram à equipa no final. 

Em suma, o FC Porto perdeu um jogo em que deveria ter conseguido ser mais eficaz pelas oportunidades que criou. Agora é perceber o que correu mal, trabalhar para melhorar e preparar da melhor forma a receção ao Sporting. Vamos Porto!


Sem comentários: