terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ainda a História da Possível Exclusão do FC Porto da Taça da Liga



Depois de na passada Sexta-Feira ter escrito sobre este assunto, volto a este tema para deixar aqui mais umas informações que me parecem pertinentes, ainda que possivelmente as mesmas já sejam do conhecimento de grande parte das pessoas.
O principal facto desta história é a utilização, dizem indevida, de três jogadores da Equipa B num jogo da Taça da Liga, sendo que o jogo, disputado pela equipa A, iniciou-se passadas 71 horas e 45 minutos depois do termino do jogo disputado pela B. Ah, mas há um ponto fundamental que não referi: esta descoberta foi feita pelos senhores do jornal abola. Logo, por pessoas honestas, que defendem todos os clubes de igual modo… e que nunca, já mais em tempo algum, atacam qualquer clube, muito menos o FC Porto. Senhores que deram um grande destaque de capa aquando da vitória dos dragões na Taça Intercontinental. Isto para não fazer crescer muito o role…
Mas vamos ao que interessa agora. Em diversos blogues esbarrei com o regulamento presente no tal anexo V, que serve de base para afirmar que os dragões cometeram uma ilegalidade. Pois bem, aqui está ele.

"Artigo 1.º - O presente Regulamento regula a participação das equipas “B” no campeonato da II Liga."

Esclarecidos? Prosseguimos então.

"Artigo 13.º
1. Qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa “B”, decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo.
2. O disposto no número anterior, abrange igualmente os jogadores que tenham participado nas competições oficiais de Juniores."


Fala aqui de competições em concreto? Para mim, e voltando ao primeiro artigo, este regulamento parece-me referir-se à participação das equipas B na segunda Liga. Para completar o meu raciocínio, deixo aqui umas linhas que espelham exactamente o que eu penso deste regulamento.

“Parece-me claro que este regulamento apenas se refere à I e II liga e por consequência, a utilização de jogadores numa liga e depois menos de 72 horas
noutra, como foi o caso de Emídio Rafael. E isto acontece por uma razão simples. Por questões de desvirtuamento de verdade desportiva, ao tentar evitar
que clubes utilizem nas suas equipas “B” jogadores que jogaram quase sempre na equipa “A”, mas que numa eventual situação de aperto na II Liga joguem menos
de 72 horas depois na equipa “B” fazendo concorrência desleal às outras equipas da II Liga.”
(de RCBC)
Retirada de:

Posto isto, não tenho mais nada a acrescentar ao tema, apenas dizer que aguardo, serenamente, o que se vai passar, certa de que o departamento jurídico do FC Porto saberá, melhor do que eu, analisar este regulamento.


Nota:
O regulamento foi retirado do blog:

Sem comentários: